Averbação para mudança de sobrenome dos pais no registro de nascimento

Solicite segunda via ou certidões de qualquer cartório do Brasil, no site Cartório 24 Horas.

Solicite segunda via ou certidões de qualquer cartório do Brasil, no site Cartório 24 Horas.

O registro de nascimento é um ato praticado pela natureza cartorária do Registro Civil das Pessoas Naturais, essa natureza de cartório é responsável por apontar fatos da vida de uma pessoa. O registro de nascimento deve ser realizado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais mais próximo à residência dos genitores (ou de um deles), em um prazo máximo de 15 dias após o nascimento; atualmente, existem Maternidade que viabilizam o registro de nascimento dentro da própria maternidade e em um ponto de atendimento do Cartório de Registro Civil que os atende, sendo viável realizar o registro de nascimento na própria Maternidade onde ocorreu o parto (este procedimento não é um fator obrigatório, se os pais preferirem, podem realizá-lo no Cartório de Registro Civil mais próximo ao endereço da residência dos genitores ou de um deles).

Para saber mais detalhes referente ao registro de nascimento, sugerimos consultar nosso artigo “Dúvidas frequentes sobre cartório de registro civil“. No texto é possível verificar quais documentos são necessários para registrar o nascimento de uma criança.

Há casos em que os genitores, ou um deles, realiza o matrimônio civil após o nascimento do filho e adquirem mudança no sobrenome, normalmente o sobrenome da mãe passa por alterações. Esta informação atual deve constar no registro de nascimento, sendo necessário averbar a informação no registro de nascimento.

O entendimento é que o momento em que o registro de nascimento foi lavrado no Cartório de Registro Civil, o(a) genitor(a) ainda ostentava o nome de solteiro(a) atestando a realidade da época. Como não houve erro na confecção do assento de nascimento, entende-se que é direito oriundo do princípio constitucional da dignidade humana e se sobrepõe a imutabilidade de nomes ou sobrenomes registrados no registro.

Para realização deste procedimento, basta o(a) interessado(a) se dirigir ao Cartório de Registro Civil qual realizou o registro de nascimento do menor, munido da Certidão de Casamento original para comprovar a mudança do sobrenome e requerer a averbação da mesma, visando constar na certidão de nascimento a informação atual.

É importante entender que esta averbação não irá alterar o nome do menor, tampouco acrescentar sobrenome ao nome do menor. A averbação é apenas válida para a mudança de sobrenome de um ou dos genitores, aplicando-se, limitando-se e restringindo-se apenas a esse fato, ou seja, na filiação do registro.

Caso haja necessidade de uma segunda via da certidão de nascimento, aproveitamos o espaço para informar que o site Cartório 24 Horas reúne todos os cartórios do Brasil, atendendo as naturezas de Cartório de Registro de Imóveis, Cartório de Notas, Cartório de Registro Civil, Cartório de Protesto, Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Cartório de Distribuidor; dá a possibilidade de receber certidão de nascimento, certidão de casamento, matrícula de imóvel atualizada e outras certidões, no endereço que desejar, seja ele nacional ou no exterior.

704 thoughts on “Averbação para mudança de sobrenome dos pais no registro de nascimento
  1. Bom Dia!!
    Meu nome é Jolie (Não sou menor de idade) e eu gostaria de saber como funciona para trocar o meu sobrenome para outro que seria do meu Pai somente quero trocar de um sobrenome para outro.

      • Olá Boa noite ?
        Mim chamo Isabel e minha filha chama izadora,eu queria vê se eu indo no cartório e pedi pra muda o nome da minha filha colocando o s no liga do z eu conseguiria?

      • Oi bom dia tenho um filho adotivo que mora comigo desde dois meses mais quando a mãe biologica me entregou ele ja tinha registro isso ja tem 19 anos e agora ele quer tirar osobrenome e colocar o meu .ele se chama kauan Felipe custodio sobrenome da mãe biologica e o meu nome que sou a mãe adotiva me chamo iracema Teresa Alexandrino dos santos ele quer trocar o custodio pelo Alexandrino. Assim tirando o nome da mãe biologica e colocar o meu .gostaria de saber como devo proceder? Ele completa 20 anos em agosto. Desde ja agradeço

        • olá Iracema, eu estava com esse mesmo problema, sou filho de criação . Tive que ir ate um forum e la eles falaram pra mim procurar a defensoria publica, enfim eu consegui mudar meu sobrenome, demorou uns 3 anos por causa de alguns problemas que tive com minha mãe biologica, mais eu consegui, boa sorte.

          • Boa tarde!
            Eu estou nessa mesma situação, gostaria de saber se fica muito caro para refazer todos os documentos. Desde já agradeço.

          • Boa noite!! Carrego uma cruz a 41 e anos…tem um sobrenome que detesto diferente dos meus irmãos..quando nasci minha mãe não era casada no papel…esse sobrenome é um pesadelo…nunca é tarde para mudar. Será que consigo?

        • Olá quero fazer minha identidade pq tem mas de 10 anos. Quando eu fiz eu tinha a verbacao do divórcio só quê averbação sumiu por favor o que vc mi orienta

      • Olá gostaria de saber se posso remover o meu primeiro nome? De (Jefferson Marcelo mariano só para Marcelo mariano) eu moro na nova Zelândia posso fazer a mudança de nome na embaixada brasileira?

        • Olá Marcelo,

          Uma mudança de nome demanda da solicitação por vias judiciais para que um juiz autorize ou não tal mudança. Em seu caso é possível o contato com a embaixada brasileira para verificar se existe alguma maneira de realizar os procedimentos estando no exterior.

          • Bom dia. Tenho 29 anos e hoje ja sou até casada civilmente. Desde meus 4 anos de idade fui adotada por outra familia para mim criar. Adoção essa que não te. Nenhum papel comprovando pois meus pais biológicos simplesmente me deram. Ao longo da minha vida passei por muitos.constrangimentos por ter o nome de outra pessoa no meu documento. Meus pais que me criariam são o que reconheço e amo de paixão. Seria ainda possivel com essa idade colocar o nome deles no meu documento como meus pais? Juro que seria a pessoa mais feliz do mundo.

          • Casei depois que tive meus filhos.
            Preciso mudar o nome deles na certidão ou posso deixar como está?

          • Olá Suellen,

            Neste caso deve-se averbar a mudança do seu sobrenome na certidão de nascimento dos seus filhos. Não é um procedimento obrigatório, mas pode ser necessário em algum momento que seus filhos estejam providenciando alguma documentação pessoal deles.

        • Olá bom dia.. o meu caso é o seguinte.. tenho duas filhas.. uma tem meus dois sobre nomes e o 2 do pai.. já a que nasceu depois ele registou ela com 2 sobres nomes 1 meu e 1 dele.. gostaria de mais informações.. e saber o que faço pra colocar igual da mais velhas com os 4 ..isso me incomoda

          • Boa tarde! Gostaria de saber se posso acrescentar mais um sobrenome na certidão dos meus filhos? Eu me chamo Gisane Alves Mendes e quero acrescentar o Mendes na certidão dos meus filhos pois eles só tem o Alves? Qual é o procedimento?

          • Bom dia o nome da minha mãe LUZINETE MARIA dos Santos Silva e ficou LUZINETE MARIA Silva dos Santos e os meus documentos estão todos com o primeiro nome é necessário alterar todos os meus documentos?

          • Boa noite!
            Gostaria de saber se tem como o cartório retificar o sobrenome da criança, meu rn tem 16 dias mas ao registrar o pai inverteu os sobrenomes é pra ser Vargas da Silva e ele acabou colocando da Silva Vargas, seria possível por favor? Ou se deixar assim no futuro pode haver alguma divergência?

        • Olá me cansei já fazem 15 anos e até então não tinha trocado meus documentos para casada até o registro das minhas filhas estão com o meu nome de solteira, mas agora estou tendo problemas com meus documentos tendo que trocar todos para o nome de casada, a pergunta é tem como eu retirar meu sobrenome de casada do meu registro civil? Se eu soubesse de toda esses problemas não teria acrescentado o sobrenome do meu marido

      • Ola meu nome e sabrina fui casada e me separei mas nao oficializei sendo assim tive uma filha com outra pessoa e na hora de registrar ela ficou so com o sobrenome do pai e eu na certidao nao consta meu nome como faco para colocar o meu nome na certidao da minha filha

    • Eu tenho uma filha de 5 anos , ela nunca teve contato nenhum com o pai por falta de interesse da parte dele, ela não conhece ele a gente vive se encontrando no msm ambiente pois ele mora no msm bairro . Mais ele Nunca teve interesse de si quer olhar pra ela, eu sou casada com outra pessoa e meu marido sempre quis passar ela pro nome dele. E possível fazer esse processo com ela nessa idade. Ou seria necessário ela ficar um pouco maior

        • Boa tarde, tenho uma filha de 4 anos gostaria de saber o processo para retirar o nome do pai biológico q nao quer saber dela para o nome do meu atual marido , ele nao quis ter mais registrou por obrigacao da mae dele

        • Olá boa noite, meu filho tem 11 anos e nunca casei com seu pai biológico, e o pai foi embora há desde seus 4 anos de idade ele foi embora do nosso estado e mesmo quando morava perto parou de ver o filho quando ele tinha 3 anos, faz 5 anos que não Dar notícias , Hoje meu filho tem 11 anos e considera seu pai meu esposo que o cria desde seus 3 anos de idade como pai e quer o mesmo sobrenome dos irmãos, é possível mudar seu sobrenome?

      • Esse caso é semelhante ao meu. Inclusive meu filho de 4 anos reconhece meu atual marido como pai, porém fui ao fórum daqui com essa dúvida e lá me informaram q não pode haver essa troca, pois não cabe à mãe fazer essa escolha, pois é um direito da criança permanecer com o nome do “pai_lhaço”.

        • Olá Fátima,

          Caso haja alteração em seu sobrenome, você pode averbar tal mudança no registro de nascimento do seu filho. A solicitação é feita no Cartório de Registro Civil em que o nascimento dele está registrado.

    • Oi sou Ana , gostaria de saber como faço pra mudar meu sobrenome no registro da minha filha pois quando tive ela era de menor e agora casei no civil com outro homem e preciso fazer os documentos delas rg e e cpf

  2. Gostaria que me informassem o nome do procedimento de alteração do nome na tabela de tarifas cobrada pelo cartório.
    Em meu caso, meu nome alterou em virtude do divórcio. Possuo a averbação em minha certidão de casamento e o Cartório me pediu uma solicitação por escrito da averbação de Patronímico, assinada por mim.
    O Cartório onde casei me informou R$102,18, mas onde meu filho foi registrado está cobrando R$ 151,05. Pedi para ver a tabela, mas é confusa para leigos.

  3. Minha mãe se separou e mudou o nome dela para o nome de solteira, gostaria de saber se tenho que mudar o nome dela na minha certidão de nascimento e nos meus documentos ( RG, CPF, título de eleitor dentre outros documentos) e qual o prazo que tenho para efetuar essa mudança?
    Obrigado pela atenção

      • E quais seria a necessidade da troca do sobrenome da minha em meus documentos, porque eu estou com a mesma dúvida que ela, mais na verdade não queria trocar, pois tenho uma empresa e não queria ter que fazer essas alterações.

      • Oi meu nome é lara e a minha era casada com meu pai com o divórcio dela teve que mudar o nome e eu tive problemas por o nome dela não está atualizado nos meu documentos , toda vez que ia na caixa tinha problema , com homologação e outras coisas fui no cartório onde foi tirado meu registro e eles alteraram sem nenhum problema .

  4. ola eu me encontro em Bolivia gostaria de agregar o nome do pai na certidao de nascimento de meu filho que nasceu em Brasil e foi registrado ai, eu poderia ir em qualquer cartorio de fronteira de bolivia e Brasil como corumbar por exemplo e pedir para agregar o nome do pai na certidao o so seria possivel fazer este tipo de tramite no cartorio em manaus que e o cartorio de origem da certidao??

  5. Olá, tenho 26 anos, solteiro e meu nome é “Charles da Cunha”. Gostaria de acrescentar o nome do meu avô materno e o sobrenome da minha mãe, ficando “Charles Jerônimo Kuhn da Cunha”. Seria possível?

      • Boa tarde!
        Por favor, gostaria de saber se tem como tirar um sobrenome do meu nome, porque colocaram todo o sobrenome da minha mãe + o ultimo do meu pai. Então gostaria que ficasse só um da minha mãe e um do pai.
        Tem como?
        Dai se ser depois tenho que tirar todos os documentos de novo ou não será necessário?

  6. Olá bom dia vou registar minha filha só com meu sobrenome, meu sobrenome completo é Abadi de Souza, como ficaria a certidão da minha nenê? Devo colocar os dois sobrenomes também? Ou posso escolher qualquer um só deles?

  7. Boa tarde quando fiz o resitro da minha filha não colocaram o meu sobre nome todo ficou um de fora agora depois de 21 anos esta dando problema pra ela como faço pra acrescentar esse sobre nome na certidão dela?

  8. ola. tenho uma filha de 6 dias de nascimento fui registra ela , porem colocamos os sobre nome nela, mais por motivo pessoal vimos que erramos o sobre nome, e gostaria de sabe si e possivel troca esse sobre nome por outro, e como posso fazer isso?

    • Boa tarde casei pela segunda vez , posso acrescentar o sobrenome do marido atual no meu filho? O pai precisa consentir essa mudança?

        • Tinha a mesma dúvida, mas já que não posso alterar o sobrenome da minha filha com o nome do meu esposo, posso viajar de avião sem nenhum probleba? Preciso ter autorização do pai dela? Ela tem 7 anos e a 7 anos ele nunca esteve presente, o meu marido cria ela desde os 3 meses de vida. Queria muito trocar o sobrenome dela.

        • MESMO SE A PROPRIA CRIANÇA QUISER? POIS MEU FILHO QUER TER O SOBRENOME DOS IRMÃOS, ELE JA TEM 11ANOS E QUER POR O SOBRENOME DO SEU PAI DE CRIAÇÃO NO SEU NOME.

  9. Bom dia, o q faço p fazer alteração no meu nome na certidão de nascimento do meu filho, pois meu nome tem acento e na certidão dele não é tbm colocar o sobrenome apenas no meu nome pois casei faz pouco tempo

  10. Bom dia. Quando eu fui registrada minha mãe era casada e consta em meu registro o nome dela com o sobrenome do meu pai. Eles se separaram depois e nunca mudei meus documentos. Hoje sou funcionária pública e nunca me pediram essa retificação. Porém, estou mudando de um cargo público para outro e minha mãe se casou novamente e adquiriu o sobrenome do atual marido. Estou com medo que o nome dela afete de alguma forma a minha posse nesse novo cargo. Se for possível fazer essas averbações na minha certidão de nascimento, seria mais de uma averbação? E eu fizer, o nome dela realmente muda nos meus documentos ou permanece o nome dela como foi registrado? Obrigada.

  11. Olá como vai gostaria de saber como faço para tirar meu primeiro nome tenho dois nomes e gosto do segundo hoje já tenho dois filhos e sou casada nunca gostei do meu 1 nome é até hoje não faço uma faculdade por vergonha de apelidos etc..
    Aonde devo ir .

    Obrigada .
    Jessilla

  12. Olá!
    Como eu faço para alterar os sobrenomes dos meus avós na minha certidão? Na hora do registro minha mãe colocou o nome do meu avô e o nome da minha avó como se ela fosse casada com meu avô, mas na verdade minha avó nunca casou com meu avô e minha mãe não tem o nome de seu pai na carteira de identidade dela. Obrigada.

  13. Olá!

    Eu casei depois da minha filha nascer e foi alterado o sobrenome. Para atualizar o registro do nascimento da minha filha pode ser feito diretamente no Cartório? Este pedido faço em meu nome ou em nome da minha filha que é menor?

  14. Oi, boa tarde!
    Gostaria de uma informação!
    Me divorciei em 2008, mas não mudei meus documentos, por falta de tempo e também por estar vivendo em outro país…tive minha filha em 2011 na Itália, e registrei com meu nome de casada…Estamos no Brasil desde 2012, e fiz o registro com meu nome de casada, por falta de conhecimento…agora fomos fazer o passaporte brasileiro, e por ter alterado meus documentos, voltando a usar meu nome de solteira, não pude fazer o passaporte de minha filha.
    Fomos ao cartório e a informação é que precisa ser retificado.
    O que gostaria de saber é, esse processo é demorado…pois temos até dia 16 de março para resolver?

    • Olá Kelly, como vai?

      A informação está correta, será necessário realizar a retificação no registro. O prazo para conclusão pode variar de acordo com cada situação, desta forma o ideal é certificar-se do prazo diretamente no cartório onde será dado entrada neste procedimento.

  15. Boa tarde casei no civil e alterei meu sobrenome meu nome era charissy Santos da Silva agora é charissy da Silva Oliveira Será que eu tenho que alterar o meu sobrenome da certidão de nascimento da minha filha ela tem 7 anos é obrigado

  16. olá, descubrir esses dias que o nome da minha mãe esta errado na minha certidão, sou de maior e já tenho tds os documentos e tds estão errado ? como faço pra concerta em tds meus documentos ? tem um só luga que eu posso tirar tds os documentos

  17. Olá tudo bem?
    Gostaria de colocar o sobrenome dos meus bisavós e retirar o meu pois não gosto, gostaria de colocar Tenório Monteiro, no meu nome e no do meu filho menor de idade é possível?

  18. ola! tive uma filha ha 15 anos e não me casei no civil com o pai dela. hj sou casada com outro homem e gostaria de saber como altero meu nome de solteira na certidão da minha filha para o de casada. isso é realmente necessário?

  19. Olá, minha filha quando nasceu foi registrada só com o sobrenome paterno, mas agora tenho vários problemas para incluir como minha dependente porque não tem meu sobrenome, consigo incluir meu sobrenome mesmo o pai dela ter falecido?

    • Olá Carla, tudo bem?

      A princípio poderá realizar este procedimento sem problemas. O ideal é entrar em contato com o Cartório de Registro Civil onde sua filha foi registrada para verificar os procedimentos necessários.

  20. Boa tarde, tenho uma filha e ela está registrada em meu nome e no nome do pai biologico dela, mas ele não tem contato com ela, a anos que ele não a procura. Eu me casei a 10 anos e desde então meu marido que faz o papel de pai. Gostaria de saber se existe a possibilidade de trocar o sobrenome da minha filha para o do meu marido? Obrigada pela atenção

  21. Prezados Boa tarde!

    Minha mãe se divorciou e passou a usar o nome de solteira, com alteração dos respecitivos documentos. Assim, pergunto: Nesse caso, em virtude da alteração do nome da genitora, é obrigatório a alteração do documento de RG dos filhos afim de constar o nome atual de solteira da mãe?

  22. Olá, todos os meu documentos foram tirados com o nome da minha mãe como casada, porém ela separou e voltou com o nome de solteira, no momento estou tirando certidões negativas para tomar posse de cargo público. Gostaria de saber se isso pode me prejudicar e se é uma obrigatoriedade eu mudar meus documentos, tendo em vista que todos eles estão estão com o nome da minha mãe quando ela era casada.
    Obrigado.

      • Olá, boa noite! Fui registrada com o nome de casado da minha mãe mas ela se divorciou e casou novamente e não alterei os documentos como RG, CPF e recentemente tirei meu passaporte e o visto….Isso impede alguma coisa referente ao embarque? Pergunto pois em todas as minhas informações tenho o nome antigo dela de casada e caso eu tenha que alterar alguma coisa, existe algum prazo legal para isso? Entendo que isso não pode me impedir de viajar, certo?

  23. Oi me chamo Geovana. Minha mãe erra casada com meu pai hj sao divórciados e hj ela trm nome de solteira será que é Necessário troca todo os meus documentos??

  24. Ola. gostaria de saber como faço para retificar o sobrenome do meu pai que esta errado no meu registro de nascimento e logo nos demais documentos, diferente

  25. Olá! Meu registro no passado, foi feito como genitores meus avos! Ou seja, na certidão consta o nome dos meus avos como pai e mae! Hoje precisaria alterar para o nome verdadeiro da minha mae e meu pai! Porem minha mãe é falecida! Como faço para resolver essa questão? Tenho irmão de sangue que comprove o DNA verdadeiro da minha mae, porem ele no papel é meu sobrinho!

  26. Olá, boa tarde! Meu pai foi registrado apenas com o sobrenome do pai. Atualmente pai e mãe são falecidos. Há como adicionar o sobrenome da mãe ao registro dele?

  27. Quando minha filha nasceu eu já era casada, portanto, meus documentos ainda estavam com nome de solteira, sendo assim, minha filha foi registrada com meu nome de solteira, como faço para constar meu nome da casada na certidão de nascimento dela, pois tenho medo de dar problemas futuros, como eu também quero tirar o passaporte meu e dela é acho que irá dar problema.
    Obrigada

  28. OLA, MEU NOME É PRISCILLA, E TENHO UM FILHO QUE EM SUA CERTIDÃO CONSTA O MEU NOME QUE NA EPOCA USAVA (DE CASADA) GOSTARIA DE UTILIZAR MEU NOME ATUAL, SEM O NOME DO EX MARIDO, POIS NÃO QUERO MEU SOBRENOME ANTIGO NO DOCUMENTO DE IDENTIDADE DELE ATUAL. O QUE DEVO FAZER?? ESTE PROCEDIMENTO ACIMA CITADO SERVE PARA MEU CASO TAMBEM???

  29. Minha mãe casou e alterou seu nome, gostaria de saber se para eu fazer a averbação tem que ser no cartório onde fui registrada, pois moro em outro estado.

  30. Boa noite, na minha certidão de nascimento não consta o nome completo do meu pai. Ele é italiano, está vivo e tenho a sua certidão de nascimento italiana. Posso realizar esta alteração no cartório ou necessito contratar um advogado?

  31. Olá, boa noite.
    Gostaria de uma orientação, gostaria de corrigir uma letra do meu sobrenome sendo que meu pai já falecido, foi o único filho a ser registrado com o sobrenome errado, exemplo, era pra ser Sánchez, e foi registrado Sanches, e eu também. Sendo que todos da família são com Z. Gostaria de consertar. Como devo proceder?

  32. Olá! Meu nome tem o sobrenome da minha mãe e do meu pai, minha mãe se separou e casou-se com uma pessoa. Eu sou obrigada a acrescentar o nome dela de casada nos meus documentos?

  33. Oi, bom dia !
    Tive uma filha com meu namorado e quando fomos registra-la colocamos um sobrenome meu e outro dele. Ficou Pereira Ribeiro. Depois eu e ele nos casamos e o sobrenome dele é Ribeiro da Silva e o meu era Pereira Silva. Eu não queria mais o Silva então não coloquei na nossa filha. Mas quando nos casamos, me obrigaram a ficar com o sobrenome Pereira da Silva. Eu odiei mas já me acostumei. To gravida de novo e queria saber se consigo deixar o nome da minha filha igual ao meu de casada pra registrar meu bebê que está por vir com o nome igual ao meu e ao da minha filha. Será que consigo mudar o sobrenome da minha filha de Pereira Ribeiro para Pereira da Silva ? Aguardo resposta. Obrigada.

  34. Ola tenho 3 filhos,dois do primeiro relacionamento e uma do segundo.Do segundo relacionamento tive uma filha linda,registramos tudo certinho,mas resolvemos nos casar no civil e meu nome acrescentei o do meu marido,tenho que mudar a certidão da minha filha ou não precisa?

  35. Fiz o que foi orientado pelo artigo, com relação a trocar meu nome de solteira na certidão de nascimento do meu filho, para o meu nome de casada, visto que foi alterado após nascimento. Mas o cartório não quis fazer, alegando ser possível só por ação judicial. Isso procede?

  36. Olá me chamo marcia,
    gostaria de saber no caso ao qual o nome da minha mae foi informado errado na minha certidao de nascimento acrecentaram um sobrenome que a mesma nao possui. e o meu nome ficou com este sobrenome e o nome da minha com este sobrenome em meu registro. e os ducumentos e registro da mesma nao contem esse sobrenome. Qual a solucao para este caso?

    • Olá Marcia, tudo bem?

      Você pode realizar o contato com o Cartório de Registro Civil onde seu nascimento foi registrado para tentar prosseguir com uma “Retificação Administrativa”, porém pode ser necessário realizar tal requerimento por vias judiciais.

  37. Boa noite, me divorciei e me casei novamente, então meu sobrenome de casada se alterou. Gostaria de saber se posso estar trocando o sobrenome na certidão dos meus filhos.. porque estão com o sobrenome antigo de quando estava casada pela primeira vez

  38. Olá boa noite, tenho uma dúvida. Fui registrada com o sobrenome de minha mãe e um do meu pai. Porém perdi meus documentos e vou ter que refazê-los, gostaria de saber se posso colocar apenas os dois do meu pai?

  39. meu marido colocou na certidão o meu nome de solteira .No RG dela ficou com mesmo nome.Como faço pra colocar o meu nome de casada na certidão e Rg.Terei que trocar mesmo.Poderá dar problema?

  40. Meus filhos tem 14 e 11 anos, na certidão de nascimento deles tem meu nome do primeiro casamento, porém eu me divorciei e casei novamente. Posso levar a minha certidão do segundo casamento no cartório para averbar meu nome atual na certidão de nascimento deles? Ou só via judicial ?

  41. Boa noite!
    Tenho uma filha de 10 meses, me separei do pai biológico dela quando ela ia fazer 1 mês, ele nunca ajudou com nada nem se quer ligou durante esse tempo para saber como ela está ou se precisa de alguma coisa. Sumiu literalmente! Estou com outra pessoa desde que ela fez 2 meses e gostaríamos muito de trocar o sobrenome dela é possível?

  42. Meu filho com 37 anos agora só tem o nome do pai na certidão.O pai faleceu e até hoje não consigo consertar o registro dele.O mesmo ficou como se não tivesse mãe.O que posso fazer para incluir o meu nome no registro dele?Meu filho e meus netos tbm ficaram sem nome da vó paterna nas certidões.Por favor me de uma explicação e se isto vai ficar muito caro.

  43. Boa noite..

    Gostaria de tirar uma dúvida se possível..

    Minha mãe se casou recentemente com um homem que não é meu pai, e alterou o sobrenome dela para o dele. Meus documentos permanecem com o sobrenome dela antigo. Estou prestes a dar entrada no meu próprio casamento. Sou obrigada a mudar o nome de minha mãe nos meus documentos para isso? Ou não?

    Desde já agradeço!

    • Olá Silvia, tudo bem?

      Como ocorreu alteração no sobrenome da sua mãe é necessário a atualização sim. Porém, você pode verificar a possibilidade de apenas apresentar a certidão de casamento dela (para comprovar a alteração), evitando a troca dos seus documentos antes do seu casamento.

  44. Ola, gostaria de acrescentar mais um dos meus sobrenomes no meu filho de cinco anos! Uma das justificativas é que o sobrenome que vem apos o nome ja ta causando apelidinhos. Então gostaria de colocar outro antes desse! Seria possivel? Se sim , onde devo ir e qual atitude tomar? Desde ja agradeço.

  45. Boa tarde!

    Qual procedimento de inclusão de sobrenome no nome da certidão de nascimento.

    Pessoa irá completar 18 anos, mas deseja incluir o todo o sobrenome do pai e da mãe em seu nome.

    Grata,

  46. O entendimento é que o momento em que o registro de nascimento foi lavrado no Cartório de Registro Civil, o(a) genitor(a) ainda ostentava o nome de solteiro(a) atestando a realidade da época. Como não houve erro na confecção do assento de nascimento, entende-se que é direito oriundo do princípio constitucional da dignidade humana e se sobrepõe a imutabilidade de nomes ou sobrenomes registrados no registro. Estou nessa situação e o cartorio me disse que só faz com ordem judicial.

  47. Minha mãe divorciou-se e voltou a usar o nome de solteira porem sou casado e em minha certidão de casamento consta o nome de casada de minha mãe, estou financiando um imóvel e houve divergência no nome dela pois eu já havia dado entrada com a documentação que constava o nome de casada.
    Para eu tirar uma nova certidão de casamento e mudar o nome de minha mãe para de solteira o que necessariamente tenho que fazer?

    • Olá Wilson, como vai?

      Recomendamos que compareça no Cartório de Registro Civil onde se casou, munido da Certidão de Casamento com averbação de divórcio da sua mãe (que comprova a alteração do sobrenome) para solicitar a averbação com a mudança.

  48. Olá, bom dia!
    O Sobrenome da minha mãe, saiu errado na minha certidão de nascimento, o correto é com “TTI” no final e registraram “TTE”, posso solicitar essa alteração diretamente no cartório ou tem que ter ação Judicial?

  49. preciso saber das minhas possibilidades.
    vou direto ao assunto.
    a certidão do meu pai não tem o nome do meu avô(português) nem avós paternos,acredito que seja por causa dele na época ainda não ter documento brasileiro,.
    quem declarou seu nascimento foi uma outra pessoa que é possível ser da familia.
    o nome desta pessoa começa ate com o mesmo nome do meu avô mas o sobrenome é diferente.
    preciso acerta isso como eu posso fazer?

    detalhe tenho o nome do meu avô, dos meus bisavós,e dos meus tataravós.

    • Gostaria de saber como devo proceder pois agora aos 42 após fazer exame de paternidade tive o nome do meu pai em minha certidão terei que incluir o nome dele na certidão de nascimento dos meus filhos ,são maiores de idade como preceder ?

  50. Meu filho tem 8 meses e nao e registrado no nome do pai dele.
    E reagistrado no nome do meu ex..
    Agora meu ex quer tirar o nome e o Pai quer registrar.
    Qual seria o Procedimento.

  51. O pai é de outro estado … na procuração já veio o nome e sobrenome do bebê! ! Quando eu for fazer o registro posso mudar o sobrenome? ??????

    • Olá Gi, como vai?

      Sugerimos levar a procuração ao Cartório de Registro Civil para verificar a possibilidade de alteração do sobrenome. Como esta autorização (procuração) já determina o mesmo de forma específica, pode ocorrer de não ser possível alterá-lo.

  52. Olá meu nome é Adriana,gostaria de saber o seguinte vou me casar e fiquei sabendo que terei que ir ao cartório onde fui registrada para fazer a alteração do nome de solteira para casada da mãe pois me falaram que terei problemas para casar,Quanto tempo leva para fazer esse procedimento sendo que vou me casar no dia 20 de julho .

  53. Eu quero saber como eu faço eu tenho uma filha com uma mulher que é casada no civil, ae quando ela divorcia como eu faço para tira o sobrenome de casamento da mãe dela do registro de minha filha???

  54. Consigo isenção para fazer o procedimento de colocar meu sobrenome de casada na certidão dose meus filhos. Pois casei anos depois de eles terem nascida. Me informei de preços no cartório e cada processo gira em torno de quase R$500,00.

  55. Estou com uma duvida, estou prestes a tomar posse em um cargo publico e na minha certidão de casamento o nome de minha Mãe consta o nome de casada, e é o cordero. Agora em todos os meus documentos o nome dela esta com o nome de solteira, será q pode dar problemas e o q fazer ?

  56. Boa noite, gostaria de saber se eu posso registrar meu filho com o sobrenome que eu escolher e na ordem que eu escolher, mesclando os sobrenomes meu e da minha esposa. Pois eu ouço muitos falando que existem regras, tipo só pode ser o último sobrenome do pai e o nome do meio da mãe. Isso existe ainda hoje em dia? Realmente eu não posso escolher a ordem dos sobrenomes?

  57. Boa tarde;
    O nome sobrenome da minha mae mudou . é necessário eu tirar uma nova identidade fazendo essa mudança no meu nome?

  58. Olá, sou maior de idade e minha mãe se casou recentemente. Devo alterar todos os meus documentos por conta da alteração de nome dela?

  59. Boa tarde. Quando a minha filha nasceu eu era solteira e eu registrei ela com meu nome de solteira. mas agora eu me casei e gostaria de alterar o meu sobrenome na certidão de nascimento dela. Isso é possivel?

  60. Casei em 2006.e meu pai fez reconhecimento de paternidade em 2012 como faco para alterar ou acresentar o sobre nome dele na certidadao de casamento

  61. Olá registrei meu filho so com o sobrenome do pai posso acrescentar meu sobrenome na certidão de nascimento dele. obs : ele ja esta com 5 anos

  62. Boa Tarde, tenho 49 anos e desde criança sonho em agregar o nome de minha mãe (Loyola).
    gostaria de uma orientação de como fazer e onde procurar.

  63. Na minha certidão de nascimento o sobrenome da minha mãe está errado. foi incluído o sobrenome do meu pai, que nunca foi casado com ela. Na Receita Federal meus dados constam com o nome dela correto (sem o sobrenome do meu pai) e isso agora está me impedindo de sacar meu fgts por conta da divergência no sobrenome. Como fazer? Desde já agradeço a atenção!

    • Olá Valeria, como vai?

      Neste caso orientamos que entre em contato com o Cartório de Registro Civil onde foi registrada para verificar os procedimentos necessários para retificação do seu registro. Em alguns casos é necessário autorização judicial.

  64. Quando minhas filhas nasceram não coloquei meu sobrenome, pois achei que iria ficar muito grande! Hoje me arrependo, será que posso colocar agora? Minha filha mais velha tem 4 anos! Isso teria um custo? Como faço?

  65. Olá, minha certidão está com o sobrenome da minha mãe de solteira.Agora ela casou- se com meu pai e trocou seu sobrenome.Preciso fazer averbação e trocar todos os meus documentos?

  66. Boa noite! Não sei se tem muito a ver com o assunto, mas minha dúvida é a seguinte:

    Minha bisavó, quando se casou, não alterou o sobrenome dela.
    Porém, no registro de nascimento do meu avô (filho dela), na parte de filiação, ela aparece sem sobrenome nenhum..

    Agora, preciso retificar o nome dela no registro do meu avô.

    Essa retificação deve ser feita via administrativa ou judicial? Eu entendo isso como sendo um erro óbvio, que pose ser provado com documentos anteriores. Portanto, por via administrativa.
    Isso procede?
    A moça do cartório falou que achava que deveria ser por via judicial…

    Qual seria o meio de retificação nesse caso?

    Obrigada

  67. Minha mãe não é casada no civil com meu pai. Eles apenas tiveram união estável. Na minha certidão de nascimento, o nome da minha mãe foi posto como se ela fosse casada com meu pai, mas ela não possui qualquer documento com esse nome dela alterado. Hoje, me dando conta disso, quero alterar meus documentos (certidão de nascimento, RG, CFP, passaporte) para que fique de acordo com o nome real de minha mãe (o qual nunca foi alterado). Como faço?

    • Olá Amanda,

      Para iniciar este procedimento você deve procurar o Cartório de Registro Civil onde foi registrada para verificar os procedimentos necessários para retificar a sua certidão. A partir desta retificação você solicita novos documentos aos órgãos competentes.

  68. Boa noite. Meus pais, hoje ambos falecidos, casados na década de 30, na ocasião não constou o Regime de Casamento e não foi incluído o sobrenome de meu pai no nome da minha mãe, permanecendo o nome de solteira sem qualquer menção (justificação). Porém, na minha certidão de nascimento e demais documentos (RG, CPF) consta o sobrenome de meu pai no nome de minha mãe. Destaco que na averbação do óbito de minha mãe na margem de sua certidão de casamento constou também o sobrenome de meu pai no nome dela. Para fins de pedido de dupla cidadania (nomes iguais em todos os documentos) é preciso da retificação/inclusão do sobrenome de meu pai no nome de minha mãe nesta certidão de nascimento. Isto é possível?

  69. Boa tarde.meu filho tem 5 anos hj,porém o pai biológico nunca deu uma assistência e ao menos procura para saber se existe ou não.
    Hj sou casada com um rapaz que gostaria de mudar a certidão do meu filhoe tirar o nome do pai biológico e colocar o sobrenome dele.isso é possível?

  70. Eu preciso tirar um rg novo e certidão, assim como fazer alguma alteração no cpf se a minha mãe mudou do nome de casada? Quero regularizar meus documentos. Eu levo a certidão de casamento dela atual? Qual o procedimento para ficar tudo em ordem iguais e não ter problema com a emissão do meu passaporte.

  71. Boa noite.
    Sou divorciada e tenho dois filhos de 22 anos, que ainda têm o meu nome de casada na identidade. Como devo proceder com o visto de viagem de meus filhos (se quiser mudar os documentos deles), que está válido até 2021. Se mudar os documentos, isso pode interferir?

  72. Boa noite! Gostaria de saber como faço
    Fui registrada no nome de um rapaz há 26 anos que não é meu pai hoje encontrei meu pai ele quer me registrar como faço pra tirar esse sobrenome é por o do meu pai? Grata aguardo ancioso pela resposta . Responder pro meu e-mail por favor Ge.i.se2006@hotmail.com

  73. Oi meu nome e Gabriella
    Na minha certidão de nascimento esta com sobre nome do meu pai errado e minha data de nascimento oque Fasso pra mudar?

  74. Bom dia,

    Quando fui registrar meu filho no cartório Coloquei o sobre nome da minha mãe teria como eu mudar e colocar do meu pai minha mãe e anjos meu pai e souza?

  75. Olá! Me divorciei e quero atualizar meu nome no registro do meu filho de 4 anos de idade. Posso fazer a alteração na certidão de nascimento, CPF e identidade dele?

  76. Olá boa noite, meu pai morreu a 17 anos e eu tenho 18 anos fui registrada somente no nome da minha mãe, meu pai não teve tempo para me registrar, gostaria de ter o sobrenome dele, como posso fazer já que ele já estar morto?

  77. A certidão de nascimento dos meus filhos consta meu nome de solteira,estou precisando retificar,o cartório do registro é em Maceió,e hj moramos em Salvador…
    Posso fazer isso por procuração?Ou só eu indo lá pessoalmente?
    Grata

  78. Olá.

    Meu marido foi registrado no nome do ex-marido da minha sogra, porém ele não é o pai do meu marido. Eles nunca quiseram mudar o nome dele, nos casamos e agora estou grávida, e meus sogros agora querem que ele mude e coloque o nome do pai verdadeiro dele. Gostaria e saber como funciona, quanto tempo leva e se tem algum custo.

    Pois teremos que mudar a certidão de casamento RG CPF todos os outros documentos

    Desde já agradeço

  79. Olá.

    Meu marido foi registrado no nome do ex-marido da minha sogra, porém ele não é o pai do meu marido. Eles nunca quiseram mudar o nome dele, nos casamos e agora estou grávida, e meus sogros agora querem que ele mude e coloque o nome do pai verdadeiro dele. Gostaria e saber como funciona, quanto tempo leva e se tem algum custo.

    Pois teremos que mudar a certidão de casamento RG CPF todos os outros documentos

    Desde já agradeço

  80. Quero mudar o nome meu na certidão de nascimento da minha filha. Tirar um sobrenome de casada pois agora estou divorciada e o nome voltou a ser como de solteira. Como faço?

  81. Boa tarde,
    Minha dúvida é : em relação a certidão minha mãe quando registrou minha irmã era casada com o meu pai, porém os mesmo se separaram e os documentos da minha irmã estão como o nome de casada da minha mãe, dos documentos só falta a carteira de trabalho que ainda não foi feita, precisaríamos trocar a certidão dela ? pois quando minha mãe me registrou na minha certidão consta o nome dela de solteira e ela nunca a mudou para a de casada e eu fiz todos os meus documentos sem ter essa alteração, porém como a da minha irmã consta o sobrenome de casada gostaria de saber se há tal necessidade , ou se não interfere para alguns Órgãos ?

  82. Boa tarde gostaria de saber se fica difícil trocar o sobrenome da minha filha da minha parte mesmo é como devo fazer? Ela é de menor gostaria de ter o sobrenome do meu Pai

  83. Oi boa noite gostaria de saber se posso tirar um sobrenome da certidão de nascimento do meu filho exemplo o nome dele é deivid Fellipe lubini de souza lima.gostaria de deixar só deivid Fellipe lubini de lima

  84. Boa noite. Na ocasiao do nascimento da minha filha, eu tinha o meu nome de casada, contendo o sobrenome de meu ex marido, pai das meninas. Quando nos separamos, voltei a usar meu nome de solteira. E possivel atualizar essa informacao na certidao de nascimento delas para que os documentos das mesmas constem o meu nome atual (solteira) ? Obrigada

  85. Boa noite! Recentemente, meu pai me reconheceu como filha, troquei meu sobrenome, mas tenho uma filha de 3 anos. Gostaria de saber, o que devo fazer, para trocar um sobrenome por outro? No caso pelo novo sobrenome no registro da minha filha??

  86. Bom dia,
    Tenho uma mãe de criação e gostaria de saber como faço ara incluir ela na minha certidão de nascimento, ou se posso fazer algum documento oficial que conste isso, considerando divisão dos meus bens, cuidados com minha irmã, etc.
    Obrigada

  87. Boa tarde
    Bom gostaria de saber se tem como eu altera o sobrenome do meu pai na minja certidao de nascimento . Meu pai biologico nunca ajudou em nao e nao paga pensao tenho 18 anos e o sobrenome dele foi registrado no meu documento em 2016 ..enfim tem como eu passar pro sobrenome do meu Padrasto

  88. Bom dia. Tenho uma dúvida.
    Em virtude de obtenção de cidadania italiana, minha mãe alterou o sobrenome dela de “Marques” para “Marchi”. Ela já percorreu todo o caminho judiciário e o seu nome já está alterado.
    Entretanto, na minha certidão de nascimento, o sobrenome da minha mãe ainda consta “Marques”. Como devo proceder para alterar o sobrenome da minha mãe na minha certidão de nascimento?
    Ressalto que não quero alterar o meu sobrenome, mas sim alterar o sobrenome da minha mãe na minha certidão de nascimento.
    Consigo fazer isso em qualquer cartório ou somente no cartório no qual fui registrado?
    Obrigado.

  89. Oi sou Claudiana boa noite tenho uma filha de 2 anos mas o pai dela não estava comigo quando nasceu e eu precisava do registro dela pra viaja .queria saber se em outro estado ele pode arrumar o registro dela ou só onde foi feito

  90. Olá.
    Eu fui registrado apenas com o nome da minha mãe. Só que ela é casada, mas seu marido não é meu pai. Mas o sobrenome dele veio a ser o meu sobrenome. Eu posso fazer a alteração para que meu sobrenome venha a ser apenas o sobrenome da minha mãe de solteira? E se sim, como providencio isso?
    Desde já obrigado!

  91. Olha tenho um filho de cimco anos?meu ex marido q nao e pai dele refistro.só que poco têm o ele retiro o sobre nome dele do registro.e eu continuei com o registro.só que fui asaltada e perdi o registro e agora preciso fase o registro de novo.como fasa.o que preciso pra faselo denovo

  92. Olá
    Como faço pra mudar toda filiação na certidão da minha filha ?
    Ela está registrada no meu nome e no nome do paí dela,hoje nos queremos passar o nome dela pro meus pais
    Qual procedimento devemos tomar?
    Vamos precisar de advogados pra mudança da certidão ou só precisamos ir no cartório onde ela foi registrada ?

    • Olá Wanderlane,

      Será necessário verificar o processo de adoção na Vara da Infância e Juventude do fórum mais próximo de sua casa. Não existe a possibilidade de chegar no Cartório de Registro Civil e alterar o nome dos pais biológicos para os avós de forma simplificada.

  93. Boa noite meu nome é Maria Aparecida leite da Silva sou Paraíbana… Fui registrada de forma correta,porém quando tinha 15 anos vim para o Rio de janeiro,e quando fui tirar meus documentos,minha certidão de nascimento tinha uma rasura de sobrenome Leite … Fiquei com o o sobrenome Leme .. onde todos os meus documentos RG CPF carteira de trabalho pis documento de certidão do meu filho e até documentos escolares e certificado,todos com o sobrenome Leme…
    Meu sonho é me casar ,em 2011 dei entrada na 2 via de certidão de nascimento onde meu nome veio Maria Aparecida Leite da Silva,eu não sei o que fazer até depressão já tive por causa disso … Por favor me ajude

  94. Olá, gostaria de saber como faço para acrescentar o sobrenome da minha mãe ao meu, pois quando nasci meu pai que fez o registro e não acrescentou o sobrenome da minha mãe e apenas só o dele, já sou maior e tenho filhos, mas gostaria de acrescentar o sobrenome dela.
    E outra questão caso venha me casar e se ainda não tenha acrescentado o sobrenome materno posso fazer quando for me casar?

  95. Olá
    Boa noite.
    Meu nome é Patricia Silva Souza Waz
    Minha filha nasceu e registramos ela com o mesmo sobrenome que o meu.
    Hoje me arrependo muito, porque ficou grande.
    Tem a possibilidade de eu tirar o SILVA?

  96. Olá boa tarde! Gostaria de saber se posso fazer a identidade do meus filhos com o meu nome de casada, pois depois que eles nasceram que me casei. E na certidão deles estão com o meu nome de solteira. Pode me direcionar por favor! Obrigada.

  97. Olá
    Boa noite
    Gostaria de saber se consigo tirar 1 sobrenome meu da minha filha
    Quando ela foi registrada meu esposo colocou 2 sobrenome meu é 1 dele

  98. Ola!
    Boa tarde!
    Meu pai reconheceu paternidade agora nos meus 20 anos, e com isso acrescentei o sobrenome dele, quanto tempo tenho para atualizar meus documentos?

  99. OLA, BOA TARDE!
    CASEI MINHA FILHA JA HAVIA NASCIDO E DECORRENTE DISSO O NOME DA MINHA FILHA FOI REGISTRADO COM O MEU NOME DE SOLTEIRA! HOJE FIZ A ALTERAÇÃO DO MEU SOBRENOME QUE ACRESCENTOU MAIS UM SOBRENOME, TEM COMO FAZER ESSA ALTERAÇÃO NA CERTIDÃO DA MINHA FILHA? COLOCAR MEU NOME DE CASADA? QUANTO TEMPO DEMORA ESSE PROCEDIMENTO?

  100. Meu filho faleceu.E a namorada dele teve uma filha e registrou no nome dela e de seu novo companheiro.Foi feito DNA.Por via da mae filha e eu a avó.Deu possitivo.meu filho é realmente o pai biológicoA mãe da criança pode mudar o nome ou requerer direitos?É eu posso exigir o nome do meu filho na certidão?

  101. Boa noite!
    Nasci em uma cidade e fui registrada em outra. Meu se chamava Roque umberto menezes da silva e minha mae Regina Oliveira dos Santos. Meu pai me registrou como Jessica Menezes dos Santos e o nome de minha mae na certidao daiu como Regina Menezes dos Santos, sendo que minha mae nao era casada com ele. Meu nome esta errado e minha mae na certidao nao é a minha mae.
    Como faco para corrigir meu nome e o nome de minha mae?

  102. Senhores, minha mãe teve o sobrenome alterado por retificação judicial de registro civil, para alterar certidão de nascimento e casamento e os dados na certidão de meu filho e necessário entrar com outro processo judicial ou eles corrigem administrativamente no cartório, o que é necessário ?

  103. Olá boa tarde me chamo Brenda .tenho uma filha e ela foi registrada no nome do avô isso vai dar algum problema mas tarde me tirem essa dúvida.pq minha és sogra diz que posso perder minha filha pra ele .isso é verdade

    • Olá Brenda,

      Registrar em seu nome uma criança, sabendo que não é seu filho, é crime. Em vez disso, a pessoa deve fazer o pedido de adoção na Vara da Infância e Juventude do fórum mais próximo de sua casa. Se este não foi o caso, existe a possibilidade de existirem problemas em toda esta situação.

  104. Boa tarde, meu filho foi registrado no cartório em Belo Horizonte, quando ele nasceu morávamos lá, e agora moramos em São Paulo.
    Na certidão o meu nome (mãe) está como de solteira e gostaria de acrescentar o sobrenome do meu marido, pai da criança.
    Pelo que li acima é possível incluir fazendo o pedido no cartório onde a criança foi registrada. Como faço no meu caso, a criança foi registrada numa cidade e moramos em outra.
    Obrigada pela atenção.

    • Olá Renata,

      O pedido da alteração é realizado apenas no cartório em que ocorreu o registro do nascimento. Cada cartório possui seu próprio acervo, desta forma não há como solicitar alteração da certidão em outro cartório que não seja o de origem.

  105. eu queria saber ser tem como tirar o nome da mae da certidao do meu filho eu crio meu filho sozinho desde de um ano de idade eu tenho a guarda dele a mae dele me deu ele pequeno porq ela nao queria eu queria tirar o nome dela da certidao e colocar o nome da minha namorada no lugar tem como

  106. Olá, bom dia!
    Gostaria de saber onde posso resolver o seguinte problema: Minha avó precisa alterar sua certidão de nascimento pois os nomes dos pais dela estão errados bem como o dos avós. No caso ela teria que fazer outra certidão a partir da dos pais dela, porém seu o pai já é falecido.
    Em que órgão podemos resolver este problema?

  107. Boa tarde meu nome é Sandra eu sou viúva e hoje moro com outra pessoa tenho uma filha com 9 anos desse casamento qua do ela nasceu o pai levou meu documento p registrar ela e estava com o meu nome de solteira eu tenho que fazer alteração na certidão, RG e CPF dela ?

  108. Olá casei no civil tenho 17 anos, mais não troquei meus documentos e eu casei e meu sobrenome foi mudado gostaria de saber se porque eu não mudei meus documentos ainda se vou poder registrar minha filha q está pra nascer?

  109. boa tarde
    gostaria de saber o que preciso fazer pra alterar o meu sobrenome na certidão da minha filha.meu nome na certidão dela esta de casada,mas hoje uso meu nome de solteira.

  110. bom dia senhores
    Temos 3 filhos e pretendemos adicionar o sobrenome de minha esposa nos nomes deles. Informando que ela é mãe natural deles.
    Podemos fazer diretamente no Cartório de registro.
    grato
    Antonio

  111. Olá meu nome é Adriana meu cpf tá no nome de casada mas já me separei e está nos registro de meus filhos sendo que ele não é pai de nem um tem como eu trocar

  112. Boa tarde, Gostaria de saber se posso alterar um dos sobrenomes da minha filha.
    Quando registei e coloquei o da minha mãe e um dos do meu pai e o do pai dela, e eu gostaria de trocar o do meu pai. Então ao invés de Coimbra Lima de França passar a ser Coimbra Militão de França. Seria Possível?

  113. Em casos de adoção em que os pais optem pela troca do nome do menor. Essa mudança deve ser feita no cartório em que foi registrado a certidão ou pode ser feita em qualquer cartório?

  114. Olá,
    Me casei recentemente, e foi alterado sobrenome da mae e do pai. É obrigatório eu alterar isso na certidão de nascimento do meu filho de imediato ou posso fazer em outro momento isso sem pressa?
    Tem custo essa alteração? Pois me cobraram 250,00 só para realizar alteração.
    Obrigado!

    • Olá Douglas,

      Como ocorreu alteração nos nomes, será necessário providenciar a alteração mencionada em seu questionamento. Futuramente isso pode causar problemas para seu filho em determinadas situações, uma vez que existirá divergência nos documentos. Com relação ao valor, este varia de acordo com a Tabela de Emolumentos de cada estado.
      Recomendamos que solicite ao cartório em questão que lhe explique o valor cobrado com base na Tabela de Emolumentos que, normalmente, está fixada na parede dos cartórios.

  115. Meu nome e Tayana,em 2009 meu pai me registrou,desde então eu nao mudei meus documentos,porem agora vou me casar,queria saber se isso vai ter algum problema para mim.

    • Olá Tayana,

      Como você precisará apresentar a sua certidão de nascimento atualizada, acreditamos que não terá problemas para dar entrada no processo de habilitação do casamento. De todo modo é válido o contato com o Cartório de Registro Civil mais próximo ao seu endereço para confirmação.

  116. Bom dia!
    Minha filha de 18 anos foi tira a primeira via da Carteira de Trabalho e não pode, pois nos documentos dela cosnta o meu nome de casada, porém na Receita Federal está atualizado com o meu nome de solteira. Terei de mudar todos os documentos da minha filha?
    RG, CPF, Titulo de Eleitor e Certidão de Nascimento?
    Não tive problemas com o passaporte, pois estava com a averbação de divórcio. Isso não serve para a receita Federal, só para a Polícia Federal?

  117. Meus filhos precisam de uma autorização urgente para viajarem ao exterior, mas me casei e mudei meu nome, mas nos documentos deles, ainda está meu nome de solteira. Posso fazer essa autorização no nome de solteira já que tenho minha identidade no nome de solteira? Isso irá dar algum problema?? Preciso de uma orientação!

  118. Boa tarde,
    Meu chip está com 2 a e 10m. Quando nasceu eu e meus esposo decidimos por colocar 2 sobrenomes meu e um dele. Só que agora ele fica chateado por não ter o outro sobrenome dele que acaba nele. Eu poderia averbar a certidão do meu filho com adição de mais um sobrenome do meu esposo? I
    Até pq estou grávida e no nome do bebê quer colocar e ai ficaria o nome dos irmãos diferentes.

  119. Bom dia meu caso :sou adotado no ano de 1971 por adocao simplea por procuracao publica ,o que acontece que na epoca houve um erro nao cartorio colocaram meu pai como adotante e nao colocaram minha mae apenas citaram que ele era casado com ela para piorar na certidao emitida de nascimento colocaram o nome da minha mae e do meu pai ,quando fuintirar recwntemente uma certidao de nascimento a surpresa o tabeliao me disse que colocaram o nome errado da minha mae na certidao pois nao poderia estar constando o nome dela e sim so o do meu pai .
    E agora todos os documentos meus consta o nome da minha mae inclusive meu passaporte e estou precisando debtal certidao atualizada pois eatou indo para o japao e la elea pedem a certidao de nascimento atualizada e se eu for tirar uma nova nao saira o nome de minha mae .Ai a duvida como faco para acrrscentar o nome de minha mae na certidao de nascimento por favor .
    Atenciosamente aguardando resposta .

  120. Olá boa noite! Gostaria de incluir mais um sobrenome meu no registro do meu filho de seis anos, por motivo de que o sobrenome que vem após o nome pode causar algum tipo de constrangimento ( já está causando)
    Pois o sobrenome gera apelidos , como devo agir? Eu poderia está substituindo ou somente incluir outro na frente desse? Grata.

  121. bom dia,o que eu preciso fazer pra tirar uma segunda via da minha certidao de nascimento com o nome de solteira da minha mae,ela se divorciou do meu pai em 1990,ja esta com carteira de identidade com nome de solteira mas na minha certidao de nascimento ainda sai nome de casada,eu preciso fazer uma identidade nova e nao sei como fazer a troca do nome,obrigado…

  122. Ola, preciso mudar meu sobrenome na certidão do meu filho. pois me casei com o pai dele apos seu nascimento, o cartório me pede um valor de R$ 198,00. gostaria de saber se é legal cobrar esse valor. obrigada

    • Olá Angela,

      Todos os valores cobrados pelos cartórios estão previstos na Tabela de Emolumentos vigente. Desta forma, para confirmação, recomendamos que solicite ao referido cartório o embasamento da cobrança com base na tabela mencionada.

  123. Fui casada e tive 2 filhos no primeiro casamento, divorciei e agora casei novamente e alterei meu sobrenome para o do atual marido, só q ao fazer a identidade de meus filhos eles disseram q tinha q ser como estava no registro de nascimento deles,isso procede? Pois não uso mais o mesmo sobrenome q foram registrados e na identidade eu fiquei com o sobrenome do ex, gostaria de saber se isso está correto.

  124. Boa noite.
    Sou Lourdes. Estou divorciada há mais de 15 anos , voltei ao sobrenome se solteira não me atentei para mudar a certidão de nascimento dos meus filhos. Hoje eles são maiores de idade. Gostaria de saber como proceder para realizar essa mudança.
    Att.

  125. Bom dia,
    Eu gostaria de mudar o sobrenome do meu filho, meu esposo não colocou como pedir hj ele tem 8 anos e gostaria q o sobrenome dele fosse como eu pedir.

    • Olá Sirlene,

      Será necessário obter uma autorização judicial para alteração do sobrenome. Salientamos que seja necessário possuir um motivo pertinente para ter essa alteração autorizada, pois, caso contrário, poderá ter o pedido negado.

  126. Olá! Meu nome é Fabiano Ribeiro Silva. Em em meu RG, o nome da minha mãe está como Maria Denise Ribeiro Silva. Sendo que esse era o sobrenome utilizado por ela, quando estava casada com meu Pai. Só que eles se divorciaram, e ela casou novamente, e seu sobrenome mudou para: Maria Denise Ribeiro de Souza. Então eu gostaria de saber, se é necessário eu alterar essa informação em meu RG?

  127. Presados, boa tarde!
    Meu nome é Robson Vieira Leão, porém agora estou tendo problemas com meu CPF, pois o nome de minha mãe, é Josefa Florêncio Leão de Souza no RG/ CPF dela. Porém no meu RG, o nome dela está como, Josefa Florência de Souza , e tem me prejudicado em concurso devido o nome errado dela no meu RG. Também estou com medo de perder a bolsa de estudos que ganhei. Como faço para resolver este caso, tem que ser via judicial. Nasci no Paraná, e fui registrado no cartório de Santo Antônio do Caiuá. Passei em um concurso e me disseram que havia problemas nos documentos. Quando fui fazer o cadastro universitário bilhete estudantil foi ai que percebi o erro.

    Por favor me de uma dica. Como resolver isso se tenho que ir no cartório ou tem que ser via judicial.

    Grato, Robson!

      • Boa tarde!

        Sou separado, mas na averbação de separação, consta do mesmo jeito como era no meu registro Civil.

        Todos os meus irmãos tem o sobrenome correio em seus devidos documentos.
        Ou seja: Josefa Florêncio Leão de Souza.

        *** (Obs) No meu consta: Josefa Florencia de Souza.
        O sobrenome “Florêncio é o correto, e não tem o sobrenome Leão.
        Visto que Florêncio era o nome do meu avô (In memoriam).

  128. Quando registrei meus filhos ainda nao era casada agora casei . e alterei nome ai fiz a indentidade de acordo com o registro que ta com meu nome nao alterado tem algum problema?

  129. Bom dia.
    Minha ex mulher quer alterar na certidão do nosso filho o sobrenome proveniente de sua ascendência, sem mexer no sobrenome proveniente da minha ascendência.
    É possível alterar sem minha concordância?

  130. Olá. Vou registrar a minha filha e estou querendo acrescentar a preposição “de” no sobrenome dela, juntando o último sobrenome da minha esposa mais o meu último sobrenome e colocando o “de” entre eles, sendo que nem eu e nem minha esposa possuímos preposições em nossos sobrenomes.
    Obrigado!

  131. Bom dia me casei e acrescentei o nome dele pois tenho duas filhas de menor. Tenho q muda a certidão de nascimento delas? E estou querendo fazer o RG de nós três posso fazer isso só com a certidão de casamento ou tenho q atualizar a certidão de nascimento delas primeiro. Obrigada

    • Olá Fernanda,

      Como seu sobrenome alterou, é importante realizar a averbação com esta alteração no registro de nascimento das suas filhas. Para emissão do RG acreditamos que não terá problemas para realizá-los, mediante apresentação da certidão de casamento.

  132. me divorciei do pai do meu filho e me casei de novo alterando o meu sobrenome novamente. Na certidão de nascimento do meu filho está o meu nome de casada com o pai dele, mas teoricamente este nome não existe mais pois me separei, me casei novamente e assumi o sobrenome do meu segundo marido. gostaria de saber se na certidão dele posso alterar para o meu nome de casada atual, porque sempre tenho que andar com a minha certidão de casamento averbada para provar que sou mesmo a mãe dele, visto que todos os meu documentos são com o nome de casada atual.
    Obrigada

    • Olá Andrea,

      Você pode realizar esta alteração sim, pois apesar de não ser obrigatória pode ser necessária (além de evitar a necessidade de sempre andar com a certidão de casamento). O procedimento da averbação com esta alteração pode ser solicitado no Cartório de Registro Civil onde seu filho foi registrado.

  133. Olá, no meu RG consta o nome de solteiro da minha, sendo que quando eu tirei o documento ela já era casada e tinha acrescentado um novo sobrenome. Pelo meu RG estar desatualizado isso pode me causar transtornos?

  134. Olá. Conheci meu atual companheiro eu já estava grávida e ele decidiu registrar meu filho sabendo q n era dele. O pai biológico n sabe q tem um filho. Agora meu conjugue se arrependeu de ter registrado meu filho. Tem como cancelar o registro? Tem a possibilidade de deixar sem pai ou terei q dar o nome do pai? E estou em dúvida sobre dois homens. Se precisar como posso saber qual dos dois é o pai? Pq n tenho certeza. Agradeço desde já.

    • Olá Geovana,

      Registrar em seu nome uma criança, sabendo que não é seu filho, é crime. Nesta situação, será necessário a autorização de um juiz para retirar o nome do pai que consta no registro. Para inserir a nova filiação será necessário a realização do exame de DNA, sobretudo pela dúvida sobre a paternidade.

  135. Bom dia, o meu padrasto me registrou e agora depois de anos quis tirar o sobrenome dele!
    como faço para tirar a documentação minha de novo e sem o sobrenome dele ?

    • Olá Camila,

      Para uma alteração em seu registro, alterando o sobrenome, será necessário inicialmente uma autorização de um Juiz. Após isso, com o sobrenome alterado (se for autorizado judicialmente) e com a certidão de nascimento atualizada, você conseguirá solicitar novos documentos sem tal sobrenome.

  136. Olá!
    Bom,eu queira saber se eu posso fazer os documentos (RG,CPF,TÍTULO DE ELEITOR),sem ter o sobrenome da minha mãe.
    Porque ela foi registrada pelo meu avô após meu nascimento,e ela acho que não ia influenciar em nada,daí ela deixou so o sobrenome do meu pai.

  137. Boa tarde.
    Sou Erick e tenho uma grande dúvida.
    Tenho 29 anos e através do Poupatempo consegui o recolhimento de paternidade referente ao meu pai, entretanto não gostaria de alteração de nome que incide em colocar o sobrenome dele(eles me deram essa opção), gostaria de saber se mesmo não querendo o sobrenome do meu pai eu terei que refazer meus documentos como:
    Habilitação
    Cpf
    Carteira de trabalho.
    Desde ja agradeço.

  138. Boa tarde
    O cartório pode negar o registro de nascimento para uma mãe porque a certidão de casamento dela não foi averbada após o divorcio?
    qual seria o procedimento a se tomar?
    obrigado

    • Olá Bruno,

      Sim, uma vez que o documento está irregular. Neste caso é necessário providenciar a averbação do divórcio na certidão de casamento, sobretudo porque é um procedimento que deveria ter sido realizado após o divórcio.

  139. Bom dia, meu Bisavô tem na certidão de Nascimento apenas o NOME, sem sobrenome, como estou pleiteando a cidadania italiana preciso que a certidão de NASCIMENTO dele tenha o sobrenome averbado ao nome dele. Nas certidões de casamento e óbito dele esta tudo certo o nome + o sobrenome, porem na certidão de nascimento esta apenas o nome, essa averbação eu consigo administrativamente ou precisarei de um advogado?

  140. Estou divorciada mas ainda não voltei com nome de solteira e preciso registrar minha bebê que tenho com meu atual companheiro. Posso mudar meu nome na certidão dela depois de mudar documentos p solteira.

  141. Oi boa noite! Me chamo Aline, e tenho uma filha adotiva gostaria de saber qual procedimento pra troca de sobrenome? Ela estar registrada com o nome da mãe biologia e a minha filha ainda é menor de idade.

  142. olá, eu de saber se é possível alterar o sobrenome que coloquei em meu filho.
    gostaria de colocar ou acrescentar outro sobrenome que tenho!
    obrigado!

  143. Boa tarde!
    Estou com uma dúvida: minha mãe é divorciada, mas em minha certidão e todos os documentos meus e de minha irmã consta o nome de casada. Pretendemos retirar passaporte etc, essa divergência poderá trazer complicações no futuro ou podemos manter como está? O que precisamos fazer para corrigir as informações?
    Obrigada.

    • Olá Luiza,

      Esta divergência pode trazer complicações futuras, sobretudo para emissão de documentos (como o passaporte). Em casos como este deve ser feito a averbação da mudança do nome da sua mãe no seu registro de nascimento.

  144. Olá,sou maior de idade e gostaria de trocar o meu sobrenome da parte de pai por outro dele,será que é possível? Fazer a troca de Araújo para Pires,continuando o da minha mãe e não mudando o pai.Apenas por gosto queria que fosse outro sobrenome do meu pai,já que todos o meus irmãos acrescentaram um sobrenome e no meu o outro sobrenome do meu pai

  145. Boa noite, tenho um filho de 14 anos, quando ele naceu estava casada portando tinha o sobrenome na certidão de casamento. Logo nos separamos, mas na certidão de nascimento do meu filho estou com o nome da casada. Teria como modificar o meu nome na certidão de nascimento.Pois em todos os documentos que meu filho tirar, vai aparecer o meu nome da casada. Tenho a certidão do divorcio.

  146. Boa noite meu nome é Dominik eu queria trocar o sobrenome do meu filho o nome dele é Cristian Kevin Pereira Santos o pai dele que registrou eu pedi pra registrar assim Cristian Kevin Rodrigues Araújo pq eu sofri buli quando era mais nova com o sobrenome Pereira e eu sempre quis o sobrenome Rodrigues só que meu esposo disse que a mulher falou que não podia botar desse geito que eu falei e só meu filho que tem o nome assim todos meus sobrinhos tem o Rodrigues menos meu filho o meu nome é Dominik Rodrigues Pereira e do meu esposo Sidiomar Araujo Santos como posso tá trocando eu quero ter outro filho e não quero colocar esse sobrenome que está no meu filho eu quero do outro geito.obrigada

  147. Boa noite, sou divorciada e tenho um filho, teria como retirar o meu sobrenome de casada da certidão de nascimento do meu filho. Pois em seus documentos aparecem o meu sobrenome de casada. Obrigada.

    • Olá Estefania,

      Existe essa possibilidade sim, por meio de uma averbação da sua alteração de nome no registro de nascimento do seu filho. O procedimento pode ser solicitado no Cartório de Registro Civil em que ele foi registrado.

  148. Olá! me divorciei e optei por tirar o sobrenome do meu ex dos meus documentos,posso fazer isso pela internet ou tenho que ir até o instituto de identificação?

  149. Bom dia!
    Me chamo Carol, sou maior de idade e gostaria de trocar o sobrenome da mãe biológica pelo da minha mãe de criação, sendo que, ela não me adotou legalmente, como eu faço?

  150. Boa noite. Meu RG é do Paraná pelo IIPR. Casei no Paraná mas me mudei para SC. Para atualizar o RG e CPF devo retornar ao Paraná ou posso realizar tudo por SC? Obrigado

  151. Olá,me chamo Anderson,tenho 17 anos.
    O meu caso é;
    Quando eu nasci,fui registrado apenas com o sobre nome da minha mãe.
    MEu sou documentos foram tirados com o nome do primeiro registro,depois de um tempo,meu pai me regintróito, agora meu nome ficou com o sobre nome de minha mãe e de meu Pai.
    Mais tem um problema,sempre quando vou me inscrever em algum site,como ENEM,meuse dados aparecem como o nome antigo.
    É como se meus documentos que estão fúnclonando são os antigos..
    Não sei o que fazer,não quero deixar de fazer o ENEM por causa desse problema.
    O que posso fazer para ajeitar esse problema em meus documentos?

  152. Olá mim chamo ingridy é gostaria de uma informação, minha não tinha o nome do pai dela na certidão de nascimento e acrensentou o nome Silva no nome dela, é obrigatórios os filhos mudarem os nomes tbm acdecentarem Silva tbm?

  153. meu filho foi registrado com 3 sobrenomes 2 meus ( mãe) e um do ( pai) e ficou muito grande e ta causando constrangimento que todo mundo fica zoando e eu queria tirar um dos sobrenomes so que aqui na minha cidade me falaram que não tem como mais o que faço alguém me ajudar??

  154. Quando meu filho nasceu eu não era casada com o pai dele e na certidão de nascimento e consequentemente em todos documentos dele meu nome está de solteira pois casei com o pai dele depois do nascimento dele. Isso em algum momento da vida dele vai dar algum problema? Tenho que mudar meu nome na certidão de nascimento dele é mudar todos os documentos ?

        • Olá Regina,

          O passaporte foi apenas um exemplo de documento que vai demandar que seu nome esteja atualizado na certidão de nascimento do seu filho. E, respondendo ao seu questionamento, sim. Será necessário averbar a mudança do seu sobrenome no registro de nascimento dele e atualizar sua documentação.

  155. Olá, como vai?
    Minha dúvida consiste na alteração do sobrenome de uma criança filha de colegas meus.
    Acontece que ao realizar o registro da criança o genitor acreditava que sua avó possuía certo sobrenome, sendo assim, ele colocou na criança, no entanto, depois de passados alguns anos ele descobriu que a avó não possuía este sobrenome, então ele quer retirar.
    1 – Como eles devem proceder?
    2 – É necessário um advogado ou eles conseguem fazer extrajudicialmente em um cartório, sem advogado?
    Desde já muito obrigado. ;)

  156. Boa noite.
    Na minha identidade possui o nome de solteira da minha mãe, porém ela e o meu pai se casaram.
    Por este motivo devo mudar o nome dela na minha identidade ?
    Obrigado, boa noite.

    • Olá Lorran,

      Não é um procedimento obrigatório, mas pode ser necessário em algum momento da sua vida (como na emissão de um passaporte). Por isso, sempre recomendamos a atualização uma vez que o nome sofreu alterações.

  157. Olá. Tenho uma filha de 16 anos que quando foi registrada eu era solteira. Quando ela tinha 9 anos eu e o pai dela nos casamos no cartório . Agora estou gestante e quando a Evelyn nascer vai levar meu nome de casada. Quero saber se posso incluir meu nome de casada na certidão da nossa primeira filha. Quero que as duas tenham meu nome de casada nos documentos.

  158. Olá
    Tenho um filho e me divorciei do pai dele. Peguei a certidão de casamento com a averbação do divórcio e com o meu nome de solteira, meu filho foi registrado no mesmo cartório.
    Pedi para fazer a retificação da certidão de nascimento dele com o meu nome de solteira, o cartório me informou que teria que ser via judicial.

    É realmente isso?
    O que faço?

    Obrigada

  159. Olá Cartório 24 Horas,
    Quero remover meu sobrenome em razão de plena e expressa rejeição da minha pessoa por parte dos meus progenitores. Convivo com a rejeição desde a adolescência (que foi o momento em que percebi isso mais claramente), mas agora essa circunstância foi finalmente verbalizada por eles e eu sinto que a coisa mais certa a fazer é, então, remover o sobrenome deles do meu nome (desligando-me juridicamente dessa família da qual nunca pertenci) e acrescentando o sobrenome que eu mesma me dei por força e natureza da própria situação. Como devo proceder?

      • Grata! Pois é, creio que esse direito, no caso em tela, realmente seja um direito indisponível segundo o Cód. Civil Brasileiro e não haja possibilidade de alteração. Agradeço a atenção de vcs de qualquer forma.

  160. Boa tarde!
    Minha mãe teve uma alteração no seu nome porque ela teve seu sobrenome escrito errado em sua certidão de nascimento quando ela nasceu. Com isso, quando ela me registrou, ela ainda estava com o sobrenome errado. Gostaria de saber se devo alterar MINHA certidão de nascimento para o nome correto dela. OBS.: Este sobrenome que foi alterado não tem no meu nome.

    Desde já, obrigado!

    • Olá Carlos,

      Apesar deste sobrenome não ser um sobrenome presente em seu nome, no campo da filiação dos seus documentos o nome da sua mãe estará incorreto e isso pode lhe acarretar problemas futuros. Portanto, informamos que não é uma alteração obrigatória mas que pode ser necessária em algum momento.

  161. Meu filho nasce em junho desse ano. Mas eu só me caso em outubro. E gostaria de usar o sobrenome do meu futuro marido (pai do meu filho), essa averbação irá alterar meu sobrenome na certidão dele? E todos os cartórios devem realizar essa averbação?

  162. Boa tarde , quando minha mae descobriu que estava gravida de mim ,meu pai e ela ja não estavam maos juntos . Passou 15 anos e ele apareceu , ai eu já estava quase completando meus 16 anos , e no ano passado eles foram no cartório e colocou o nome dele na minha certidão com isso aumentou mais um nome sendo assim meu nome ficou Maria Stella Aparecida Santos Silva Soares mais esse nome só esta na certidão e eu não queria colocar o nome dele na minha certidão , já estou quase completando meus 18 anos e queria saber se posso tirar esse novo sobrenome e o que tenho que fazer?

  163. Boa Noite! Eu entrei com advogado para realizar a troca de nome e à sentença foi favorável, só que os documentos foram enviados para o cartório de Carrapichel – Bahia (Fone: 0743544-2065) via sedex em 16/01/2018 e até a presente data não tenho retorno das Averbações/Certidão com à retificação para troca do nome nos documentos. Como devo proceder?

  164. Coloquei o nome do meu filho muito grande ex dois sobre nomes meus e dois do pai dele teria cm deixar um sobre nome de cada um? Eu eo Pai , está de acordo! O nome dele e Gabryel Luiz Lopes abadia Teixeira queria deixar Gabryel luiz Teixeira.

  165. minha filha foi registrada por outro cara, quero saber se posso registrar no meu nome e tirar o nome dele e colocar o meu como pai? se é preciso que ele vá assinar alguma coisa ou só a minha mulher e eu resolvemos no cartório? pois se precisar que ele vá não vai ter como, pois ele não iria só pra fazer um pouco de birra e tentar voltar com ela.

  166. Boa tarde!gostaria de saber como faço pra alterar nome da minha filha ela tem 7 mês o nome dela era pra ser Helena victoria,mas ela foi registrada como Ana vitoria meu esposo que registrou mas ele foi ver depois que tava errado o nome como faço pra coloca Helena no lugar de Ana tô me sentido muito mal por causa disso todos conhece ela como Helena victoria.como faço? o que tenho que faz ?

  167. Meu nome é Jaque, no meu RG o sobre nome da minha mãe esta errado, mais para frente vou me casar no cartório e muitos me disseram que eu consigo mudar o nome da minha mãe no dia com a certidão de nascimento, verdade?
    O que devo fazer então no dia?