Registro de Emancipação no Cartório de Notas

Registro de Emancipação no Cartório de Notas.

Registro de Emancipação no Cartório de Notas.

O registro da Emancipação no Cartório de Notas, promove a um menor com idade entre 16 e 18 anos, direitos e deveres que são contemplados apenas após atingida a maioridade, ou seja, o mesmo torna-se plenamente capaz e responsável para responder por seus atos.

A Escritura Pública de Emancipação é um ato irrevogável, sendo assim, os pais ou responsáveis legais devem ter plena convicção de que o menor possui maturidade suficiente para responder civilmente pela prática de todos os seus atos.

Para registrar um ato desta natureza, no Cartório de Notas, é necessário que:

  • O menor esteja com idade mínima de 16 anos;
  • Os pais devem comparecer pessoalmente no Cartório de Notas, acompanhado do menor que será emancipado.

Os documentos necessários para habilitar a lavratura da emancipação:

  • Pais ou responsáveis legais: documento de identificação pessoal original (RG ou CNH) e CPF. Para os responsáveis legais, também deve ser apresentada a tutela do menor, expedida no Conselho Tutelar.
  • Menor que será emancipado: Certidão de Nascimento, documento de identificação pessoal original (RG) e CPF (não obrigatório).

Atenção! Caso um dos pais seja falecido, deve ser apresentada a certidão de óbito original do mesmo.

Os efeitos deste ato, independe de homologação judicial, só gera efeitos em relação a terceiros após ser registrada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da Cidade de domicílio do menor. A averbação da emancipação também será anotada no registro de nascimento do interessado.

Por tratar-se de uma espécie de registro público, o registro da Escritura Pública de Emancipação, no Cartório de Notas, fica registrado no livro de Escritura Pública eternamente, bem como a averbação de emancipação na certidão de nascimento; e desta forma, o documento pode ser solicitado por meio de certidão por qualquer pessoa, o que evita desgastes desnecessários com extravios de documentos.

solicitação de Certidão da Escritura Pública de Emancipação pode ser realizada no Cartório 24 Horas, para qualquer Cartório de Notas do país!

567 thoughts on “Registro de Emancipação no Cartório de Notas
  1. Eu tenho 17 anos e em 9 meses farei 18
    Seria um processo demorado se eu me emancipar? Em quanto tempo isso estaria pronto? Pq eu quero ser independente meus pais pegam muito no meu pé
    E somente minha mãe concordaria.

    • Olá Kelly, como vai?

      O procedimento não é demorado e às vezes pode ficar pronto no mesmo dia. Porém, ambos os pais devem estar de acordo e comparecer pessoalmente no Cartório de Notas para para habilitar a lavratura da emancipação.

      • Olá, eu tenho 16 anos só que já sou casada, minha mãe é separada do meu pai não sabemos onde ele esta. Mais minha mãe indo comigo ela pode assinar só ela? Sem a precensa do meu pai?

        • Olá Vitoria, como vai?

          Na ocasião do seu casamento ter sido devidamente realizado junto ao cartório, não é necessário realizar o procedimento da emancipação. A incapacidade da menor idade é cessada com o casamento.

          • Ola eu tenho 15 anos eu preciso me emancipar pra mim pode ir visitá meu marido como eu Faço tenho que pedi uma autorização pro juiz primeiro?

          • Olá Gabrielly, como vai?

            Infelizmente não é possível você fazer o registro de emancipação, pois a idade mínima para se emancipar é 16 anos. Sugerimos que solicite uma autorização judicial.

      • Ola, meu pai e minha mãe concordam com minha emancipação, eu fui no fórum e me deram um papel pra me ter a emancipação gratuita, tenho 16 anos e quero visitar meu marido que está preso, queria saber no meu casa quanto tempo demoraria pra sair o registro?

  2. Olá! Tenho 17 anos e 10 meses, desde muito cedo, já demonstravam ter maturidade para arcar com algumas coisas; dai que, após terminar os meus estudos. Meus pais viram que era necessário me emancipar, como moro em outra cidade; eles resolver que, é justo me emanciparem para que eu possa ser responsável pelos meus próprios atos;
    Então, Será necessário fazer um novo Registro Civil ?

    • Olá Maria, como vai?

      Os valores praticados pelos cartórios variam de acordo com a tabela de emolumentos de cada estado. Desta forma orientamos que certifique-se dos valores no Cartório de Notas mais próximo ou de sua preferência.

  3. Já fiz a emancipação no cartório de notas mas moro em um estado diferente do qual eu nasci… seria necessário ir até o cartório onde nasci pra poder anotar a emancipação na certidão de nascimento? Ou eu poderia fazer na minha cidade atual mesmo?

  4. Olá, o “documento de emancipação” não altera a data de nascimento Original na Certidão de Nascimento, certo?
    E eu também não moro em minha cidade natal, seria necessário ir até lá fazer?

  5. Depois de fazer a escritura de emancipação no tabelionato com a presença dos pais,precisa fazer a averbação no registro civil,os responsáveis precisam estar juntos ou so o menos amancipado ja basta?no casa é so para averbação, a emancipação ja foi feita.obrigado

  6. Quero emancipar minha filha que vai fazer 16 anos, porém não temos qualquer contato ou endereço do pai!
    Como faço para só eu emancipar a minha filha ?

  7. Oi, completo 18 anos no final do mês mas preciso me emancipar até lá se eu tenho papel de emancipação feito em casa tem como eu apenas registrar no cartório ?

  8. Oi tenho 17 anos e so resistrada no nome do meu pai mais a muito tenpo ele foi enbora e minha mae não sabe dele so a asinatura da minha Mãe servi

  9. Olá, me chamo karine gostaria de saber se tem como eu me emancipar pois nao tenho contato com a minha mae , moro com minha avó mas ela nao tem minha guarda oque tenho que fazer ? Precisa pagar pra se emancipar ?

  10. Boa tarde,
    meu filho nasceu em MS e os escrivão ak de MG estão falando que não consegue emancipar ele que tenho que ir ate la para emancipa-lo como devo fazer?

    • Olá Juliana,

      Solicitamos que primeiramente tente realizar o procedimento em outro Cartório de Notas. Porém, caso receba a mesma orientação será necessário comparecer na cidade de nascimento do seu filho para realizar a emancipação.

      • É necessário a cidade em que eu nasci ou na que minha mãe mora? Tem como me dizer a média do valor que tem que pagar pra ser emancipado?

  11. Eu tenho 16 anos e eu queria me emancipa só que eu to com uma duvida, minha vó que tem a minha guarda minha mãe não mora comigo e meu pai faleceu a 15 anos atrás e o atestado dele de óbito ficou com a minha vó paterna e minha vó também faleceu… eu queria saber se mesmo minha vó tendo minha guarda precisa do atestado de óbito do meu pai e de algum documento da minha mãe?

  12. Olá, tenho 16 anos e em 3meses farei 17 e quero me emancipar e sair de casa.
    Minha mãe e separada do meu pai e ela aceita me emancipar mas irei sair de casa para morar com um amigo e começar a trabalha mas por enquanto eu não trabalho so irei trabalhar depois da emancipação… Sera possivel eu me sinto emancipar??

  13. Olá, tenho 16 anos e em 3meses farei 17 e quero me emancipar e sair de casa.
    Minha mãe e separada do meu pai e ela aceita me emancipar mas irei sair de casa para morar com um amigo e começar a trabalha mas por enquanto eu não trabalho so irei trabalhar depois da emancipação… Sera possivel eu me emancipar??

  14. Olá sou de menor tenho 16 vou me emancipar pois eu pretendo fazer visita no cdp,moro só com a minha mãe e ela me criou sozinha não conheço meu pai, pode ser só ela ou só pode ser os dois?

  15. Oi sou a Agnes e tenho 17 anos sou casada tenho União instável minha mãeé falecida e meu pai ta ce enrolando pra me mancipa porque nunca covivi com ele ….e meu marido e presidiário como Fasso…. e não posso ir ver ele agora ….

      • Olá, tenho 16 anos e sou casada legalmente, preciso abrir uma conta só que no banco mesmo eu casada eles falaram que precisam da emancipação dos meu país, quando casamos sendo de menor automaticamente agente tem a emancipação ou precisa ter outro papel de emancipação?

  16. Olá tenho 17 anos minha mãe não presta e ela que pegar minha guarda porém nem eu e nem meu pai queremos isso pensamos em emancipação será q demoraria muito para fazer a emancipação sem minha mãe comparecer ao cartório

  17. Olá minha mãe não presta e agora ela quer pegar minha guarda com meu pai novamente meu pai nem eu queremos isso tenho 17 anos meu pai sozinho conseguiria me emancipa ? E será que ficaria pronto no dia ?

    • Olá Lucilene, como vai?

      Para o processo de emancipação é necessário a autorização do pai e também da mãe. De todo modo, recomendamos que compareça no Cartório de Notas mais próximo para verificar se existe alguma possibilidade de realizar este procedimento.

  18. Olá tenho 17 anos ..e não moró com meu pai e quero se emancipada …pra mim Mota o meu próprio negócio …..quanto paga pra se emancipada

  19. Então, como posso saber o número do processo da minha emancipação?
    Porque minha mãe não quer falar ksks, aí queria saber se pela internet tem como eu descobri isso

  20. Olá tenho 17 anos, quero fazer o Supletivo o EJA sendo que aqui onde moro só pode fazer com 18 completo, é falta um mês e meio pra fazer 18. Como faço pra pedir uma emancipação?

  21. Oi meu nome é Ana Luiza tenho 16 anos e gostaria de saber se sem meus pais eu posso fazer a emancipação sem autorização deles ou com alguma testemunha familiar pode me ajudar a fazer ? Pois passo por dificuldades a humilhações em casa e quero sair daqui eu trabalho e tenho condições de me manter ..

  22. Tenho uma dúvida, eu tenho 17 anos estou grávida minha mae faleceu ano passado e meu pai passou a guarda pra minha irmã mas ela está com a provisória consegue me emancipar ?

  23. Olá! Já fiz o processo da emancipação. Já está assinado, no entanto falta registrar. Quando fui me informar no cartório que se faz o registro, uma das atendentes me informou que custava R$ 130,00. E fiquei sem entender, pois ela não tinha certeza do que estava me dizendo, e até o momento estou sem registrar. Queria saber se existe algum prazo para fazer este registro, e quanto custa.

    • Olá Bianca, como vai?

      Os valores variam de acordo com cada região, previstos na Tabela de Emolumentos. Caso esteja com dúvidas sobre as informações prestadas pela atendente, solicite a verificação dos valores nesta tabela. Você deve registrar o quanto antes para devida validade do seu processo de emancipação.

  24. Uma pessoa com 15 anos e 9 meses pode conseguir uma emancipação? Meu pai e falecido a 5 anos mais tenho a minha mãe já conversei com ela sobre, mais recebo pensão pôs morte eu perderia a pensão?

  25. quero sair de casa,mas não posso,por causa de ser menor de idade. As vezes tenho vontade de esgoelar a minha tia (responsável legal).Ca****o.

  26. Tenho 17 e meio, quero sair de casa e morar com a minha tia. Porque meus pais se negam a pagar, ou assinar qualquer autorização para eu fazer um jovem aprendiz, eu me preocupo com meu futuro, porque já estou me formando no ensino médio, e quero ter algum futuro. Porém eles que só faça isso quando eu realmente for maior de idade. Mas eles não querem assinar nenhum curso de jovem aprendiz nem bancar minha faculdade ano que vem. Mas como posso consegui um emprego sem ter nada no currículo? Ele me forçam a ficar na religião… Eu quero uma emancipação, mas eles se negam a assinar. Posso conseguir suprimento judicial?

  27. Eu tenho 15 anos eu consigo fazer a emancipação? So que ai eu não moro com meu pai nem tenho contato com ele, moro com minha mãe no caso so com a presença da minha mãe eu conseguiria?

  28. Ola eu tenho 15 anos meu marido esta preso ai pra mim pode ir visitá ele eu tenho que fazer uma emancipação ou e so eu ir no Fórum pedi uma autorização pro juiz?

  29. Olá! Tenho uma filha de 16 anos e gostaria de emancipar ela ! Só que não tenho contato com o pai dela a mais de 10 anos não faco ideia por onde anda ele!!!como faço para emancipar ela …qual quer cartório? Ela pode fazer concurso público ou trabalhar em empresa que só pegam maior de 18? Me ajuda por favor

    • Olá Silmara, como vai?

      Você deve procurar o Cartório de Notas mais próximo ou de sua preferência para solicitar a emancipação. Provavelmente será necessário duas testemunhas para atestar o desconhecimento da localização do pai. A emancipação não concederá a ela direito de tomar posse de cargo por concurso público, uma vez que concursos exigem idade mínima de 18 anos, ou seja, trata-se de idade mínima e não de direitos para realizar determinados procedimentos sozinha (que é a finalidade da emancipação). O mesmos serve para empresas que exigem idade mínima de 18 anos para contratação.

  30. ola meu nome adria caroline e gostaria de saber assim eu moro em curitiba e meus pais em belem-para e tem como eu fazer a emancipação aqui em curitiba e mandar pra els assinarem la

  31. Olá, tenho 16 anos e não tenho o meu pai, apenas a minha mãe.
    Porém moro com a minha avó, e minha avó não responde por mim, pois minha mãe tem minha guarda.
    E eu gostaria de saber certinho sobre o valor da Emancipação.

  32. Olá, tenho 16 anos, é faltam 3 meses para completar 18 anos, meus pais querem me emancipar. Sendo assim, quando eu completar 18 anos, isso ainda valerá alguma coisa? Mesmo eu tendo 18 anos, considerada a idade de maior.

  33. Ola meu nome é alice tenho 17 anos e quero fazer a emancipação mais meu pai se separou de minha mãe faz anos e nao sei onde ele mora e nem tenho noticias dele se eu for sob com minha mãe no cartorio eu consigo fazer mesmo assim a emancipação ?
    Desde ja agradeço atenção

  34. Eu tenho 17 anos e vou casar como faço para conseguir a emancipação de graça porque nao vou ter condiçoes de pagar uma emancipação agora e me caso mes esse mes que entramos agora

  35. Bom dia, eu irei fazer uma prova de término do ensino médio cuja inscrição está datada para 7 à 18 de agosto porém a idade mínima é 18 anos e gostaria de fazer a emancipação e já até teria conversado com meus pais porém eu teria que ta conseguindo até dia 18 no máximo, será que eu consigo?

    • Olá Italo,

      Neste caso a emancipação não irá lhe servir, pois como você mencionou em seu questionamento a idade mínima são 18 completos e a emancipação não irá alterar sua idade. Ela lhe concede apenas autonomia para realizar determinados procedimentos sozinho.

      • Olá tudo bem?
        Gostaria de saber mais sobre o caso? Pq eu moro só com o meu pai, a minha mãe mora em outra cidade não temos contato a muito tempo não sei nada dela, e ela ficou c a minha guarda, vcs poderiam me orientar noque devo fazer? Abraços

  36. Boa noite !
    Meu pai mora em outro estado mas concorda com minha emancipação, minha mãe faleceu. Eu consigo fazer o processo em cartório sem a presença física do meu pai ? Ele nao poderia assinar e reconhecer firma e mandar escaneado ou alguma declaração ou algo do tipo ?

    • Olá Gabriel,

      De acordo com as informações que possuímos será necessário a presença física dele. Porém, o que recomendamos é que entre em contato com o Cartório de Notas em que pretende providenciar sua emancipação para certificar-se da possibilidade de solucionar este impasse de outra forma.

  37. Meus pais tendo meus documentos em mão podem me emancipar sem a minha presença ?
    OBS: porque trabalho em outra cidade, e o máximo que posso fazer é mandar meus documentos pra ela, pra que fique mais fácil pra mim resolver alguns problemas.

  38. quero me amancipa mais não moro com o meu pai Deis de pequena nunca mais vi ele moro com minha mãe e ela autoriza tenho 17 anos quero me amancipa pra visitá meu namorado a outro modo que eu posso fazer sem ser a assinatura do meu pai pois perdi totalmente o contato com ele

  39. Oi tenho 16 anos estou pelo conselho tutelar porque denuciei meu pai por maltratos minha mae e falecida e ele não vai concorda em assinar a emancipação pois estou gravida de 3 meses ele não sabe porque ele não pode ter contato comigo e meu namorado quer casar comigo mas minha vo vai pegar a guarda provisória e ela deixa eu morar com ele eu queria saber se eu posso me emancipar sem precisar dos meus pais porque praticamente ele não vai concorda .e conselho tutelar não aceitou morar com ele e minha vo vai ver se com a guarda provisória posso morar com ele sem emancipação mas quero saber sem a assinatura e sem a guarda ou com a guarda posso conceder pois não tem condição de morar com ela grávida e o meu namorado que me asssumir

  40. Olá Tudo Bem ? queria Eu informação Fiz minha emancipação vou receber o registro da emancipação amanha eu ja posso ir pro vapt vupt fazer minha carteirinha pra poder visita meu marido ou eu tenho que averba primeiro . ?

  41. Boa tarde, tenho 15 anos e faço 16 entre dois meses, mas preciso da emancipação para entrar numa empresa e não posso esperar completar os 16 se não eu perco, tem alguma coisa que possa substituir a emancipação até eu completar os 16 ?

  42. Olá, meus pais estão divorciados e minha guarda ficou com minha mãe. Tem como só ela aprovar minha emancipação? E qual seria a taxa de custo?

  43. Boa tarde!
    A mãe do meu filho solicitou-me a emancipação do meu filho, que á completou 16 anos.
    Porém, moro em Manaus e eles em Três corações. Pelo que observei, não é possível a emancipação sem a presença dos dois, pai e mãe. Ou com uma procuração minha ela poderá realizar a emancipação?

    Desde já, agradeço pela atenção!

  44. Eu Tenho 17 Anos e 3 Meses. Preciso Fazer Emancipação Porém Moro Somente Com Minha Mãe, Não Temos Notícias Do Meu Pai Faz Muitos Anos. Tem Algum Problema Ou Só Minha Mãe Pode Fazer?

  45. ola minha filha tem 16 anos e meu ex marido esta preso ele e eu queremos emancipa-la sei que para isso precisa dos dois mas no caso de eu morar em SP e ele esta preso em MS qual procedimento devo tomar.

  46. Olá eu tenho 16 anos e moro com meus avós, tenho contato com meu pai e com minha mãe que são separados. Mas tem um porém minha mãe mora em Portugal e meu pai em MS , minha mãe já mandou um documento aprovando que meu pai possa me emancipar sem a presença dela. Isso pode dar certo ou não será possível, pois não tem como minha mãe vir e eu tenho que ir para a faculdade ano que vem e vou ter que morar sozinho e preciso ser emancipado. Como que fica minha situação.

  47. oi Td bem? Tenho uma dúvida, Tenho uma sobrinha que mora no Paraguay conosco, e precisa se emancipar urgente, pois vai entrar na faculdade, só que O Pai e a mãe tem problemas: ambos adictos, porém concordam com a emansipação, cada um mora em um lugar diferente, Existe alguma forma dos pais fazerem esse documento em ausência da emancipada? teria alguma solução? por que estamos perto do Brasil tb, (FOZ), por favor se puderem me ajudar, aguardo iinformações e muito obrigado

  48. Olá, gostaria de saber quanto tempo leva pra ficar pronta a emancipação juntando o processo que envolve Certidão da Escritura Pública de Emancipação.
    Aguardo resposta, muito obrigada.

    • Olá Francisco,

      Os valores variam de estado para estado, pois cada estado possui sua Tabela de Emolumentos específica. Desta forma, recomendamos que realize a confirmação dos valores junto ao Cartório de Notas de sua preferência.

  49. Gostaria de uma orientação para emancipação de menor com 16 anos completos, cuja mãe faleceu há um tempo e o pai mora em outro estado e não cuida o filho. Há a possibilidade do pai passar procuração para emancipação do filho? Existe emancipação por procuração nessa hipótese de pai que mora em outro estado? Desde já agradeço.

  50. Ooie tenho 16 anos.n moro cm minha mae o pai da minha filha foi preso e presiso visitar ele e n estou cm condicoes e qr se amancipa so q posso assina a declaracap de pobreza pois no.mpmento n tenho dinheiro estou recebendo ajuda da fml dele e da minha maee presiso dessa amanvipacao irgente?me ajudem por favor

  51. Tenho deseis anos gostaria. De saber mais omenos quantos eu gasta para fazer minha manicipacao só registrada só no nome da minha mãe e ela ta de acordo

  52. Ola minha mae concorda em me emamcipar meu pai tanbem porem ele mora longe nao tem como comparecer junto com nos tem como enviar um papel para ele assinar na cidade dele ele mora muito longe nao tem como vim ate aq em curitiba da pra enviar um papel pra ele assinar la onde ele mora q ele concorda em me emancipar

  53. Minha mãe e meu pai concordam com a emancipação e ambos iram assinar, porém meu pai mora no rio e não pode vir até minha cidade que fica em outro estado
    Como ele faz para “assinar” o documento de outro estado?

    • Olá Kallena,

      Desconhecemos a possibilidade de realizar a autorização de emancipação à distância. De todo modo, recomendamos que entre em contato com o Cartório de Notas da sua cidade para verificar se existe alguma alternativa como, por exemplo, uma procuração.

  54. Ola me chamo Ludmila a minha mae quer me amancipar so que tenho algunhas duvidas tipo tenho um tio que esta preso como tenho 16 não posso velo minha mae me amancipando posso velo ? E quando fasso 18 anos oque acontesce com a amancipação ? E moro com meu namorado e eu tendo a amancipação eu posso casar sem prescisar da minha mae ?

    • Olá Ludmila,

      Isso vai depender das regras do presídio em que seu tio se encontra. Dependendo do presídio, mesmo com a emancipação é necessário estar acompanhada de um responsável durante a visita. Com relação ao casamento, mesmo emancipada, possuindo menos que 18 anos é obrigatório a autorização dos pais.

  55. Oii, eu tenho 15 anos e tenho uma filha, queria me emanciipa para eu ter união estável com meu companheiro para poder ir visitar ele, já que eu tenho uma filha será que eu posso?

  56. Oi , queria saber como faço pq minha mãe quer assinar , só que o problema é que meu pai faleceu faz mais de 12 anos , mas não Temos a certidão de óbito dele.
    Como posso fazer pra me emancipar???

  57. Ola.
    Tenho 16 anos quero tirar meu titulo de emancipado, mas meu pai mora longue, posso tirar esse titulo apenas com a presença da minha mãe.

  58. Olá, tenho 17 anos e estou tendo dificuldades para abrir uma conta no banco pois não moro com minha mãe e não conheço meu pai (não tem o nome dele em minha certidão), e a pessoa que eu moro não é minha tutora legal, gostaria de realizar o pedido de emancipação, vocês poderiam me informar o preço no estado de MG? E nasci em Mg, mas minha mãe mora na Bahia, ela poderia solicitar a emancipação lá e mandar para a cidade onde moro atualmente?

    • Olá Catrine,

      Como explicamos no artigo, você pode solicitar a emancipação no Cartório de Notas mais próximo ou de sua preferência. Para isso, deverão comparecer no Cartório de Notas você e seus pais ou responsáveis legais, com a seguinte documentação:

      – Pais ou responsáveis legais: documento de identificação pessoal original (RG ou CNH) e CPF. Para os responsáveis legais, também deve ser apresentada a tutela do menor, expedida no Conselho Tutelar.
      – Menor que será emancipado: Certidão de Nascimento, documento de identificação pessoal original (RG) e CPF (não obrigatório).

    • Olá Catrine,

      Como explicamos no artigo, você pode solicitar a emancipação no Cartório de Notas mais próximo ou de sua preferência. Para isso, deverão comparecer no Cartório de Notas você e seus pais ou responsáveis legais, com a seguinte documentação:

      – Pais ou responsáveis legais: documento de identificação pessoal original (RG ou CNH) e CPF. Para os responsáveis legais, também deve ser apresentada a tutela do menor, expedida no Conselho Tutelar.
      – Menor que será emancipado: Certidão de Nascimento, documento de identificação pessoal original (RG) e CPF (não obrigatório).

  59. Ola tudo bem
    eu gostaria de me emancipar, eu nasci em determinada cidade, porem faz 15 anos que nao moro mais la, tem algum problema se me emancipar em outra cidade ?

  60. Boa noite tenho 17 anos moro com minha avó, gostaria de saber se com O termo de responsabilidade, que o concelho tutelar deu a ela, consigo minha emancipação.
    Ela Não tem minha guarda apenas esse papel. E possível ela me emancipa

  61. ola! Tenho 17 anos mas moro em sao paulo e meus pais na bahia e presizo da amancipaçao pra fichar a carteira de trabalho meus pais pode da entrada la e mandar pra mim assinar aqui aqui?

  62. Após o registro da emancipação no Cartório de Notas, como fazer para averbar a emancipação na certidão de nascimento se meu filho nasceu no RJ e hoje moro no ES?

    • Olá Roberta,

      As averbações no registro devem ser solicitadas no cartório onde o documento esta registrado. Desta forma recomendamos o contato telefônico com o Cartório de Registro Civil em que seu filho foi registrado (RJ) para verificar a melhor forma de solucionar esse impasse.

      • Olá tudo bem?
        Bom gostaria de saber mais sobre isso? Pq eu moro com só com o meu pai ele se separou da minha mãe e não temos notícias dela só sabemos que mudou de cidade, e ela estar com a minha guarda o que devo fazer? Preciso emancipar com urgência, poderia me orientar no que devo fazer?

  63. Olá tenho 17 anos moro com minha vó minha mãe mora aqui na mesma cidade mais meu pai mora nós Estados Unidos,Fui registrado pelo juiz com o nome dele e ele nunca esteve presente será que somente com minha mãe posso fazer minha emancipação?

  64. Minha noiva nasceu em SP, mas agora ela tá morando em Pernambuco. Ela tem 16 anos. Ela foi se informar sobre a emancipação e a mulher disse que precisava de 2 testemunhas e os pais para realizar o processo. Sendo que não é necessário as testemunhas. E disse que ninguem da familia dela em SP pode pegar o documento no cartorio que ela foi registrada, apenas os pais. Isso é verdade?

    • Olá João,

      De acordo com as informações que possuímos, não é necessário a presença de testemunhas. A presença dos pais é obrigatória, em virtude da necessidade de autorização para a emancipação. Com relação ao documento de São Paulo, você se refere a qual documento? Caso seja a certidão de nascimento, qualquer pessoa pode solicitá-la sim uma vez que trata-se de um documento público.
      Oportunamente informamos que se a menor se casar ela é automaticamente emancipado, conforme Art. 5º, p.u., incisos I a V do Código Civil.

  65. Tenho uma dúvida se o reconhecimento da paternidade acontece com um filho adulto este filho e obrigado a mudar todos os seus documentos CNH RG CPF título de eleitor cartões de banco certificado de faculdade?

  66. Olá tenho 16 anos vou faze 17,e queria me emancipar porque eu queria responsável, porque meu pai me mando embora de casa, e eu trAbalho e moro com meu namorado e meu sogro.

  67. Ola, sou brasileira com 16 anos, e pretendo ir morar em portugal sozinha. Os meus pais já autorizaram a minha emancipação, mas a emancipação Brasileira serve para outros países??

  68. Tenho 17 anos, minha mãe mora comigo no Brasil e meu pai mora no exterior, nos Estados Unidos, o que eu devo fazer para a emancipação?

  69. Meu namorado tem 16 anos a guarda dele ta com a mãe dele o pai dele tem que estar presente para fazer a emancipação!?
    Caso ela não queira fazer oque ele pode fazer a respeito!?

  70. Oi tenho 16 anos e queria me emancipa mas meu namorado está em uma cidade e eu em outra será que tem como minha avó autoriza sem ir pra onde ele está ela pode da a autorização pra mim leva pra lá pra mim pode visita meu namorado no presídio?

      • Minha situação e tipo assim e pq não tô entendendo …eu tenho 16 anos i já posso me amancipa certo i quando eu chegar no cartório e só fala que quero me amancipa ou vou ter qui fala pra que quier tipo é pra mim poder visitar meu namorado no presídio de BH e eu estou em Luziânia GO aí não dá pra minha mãe ir pra lá também eu iria com a minha sogra …Eu queria saber como seria minha emacipação

  71. como eu fasso para te a minha amacipação sei autorizado por ambos pq a minha mae nao que me amacipa tenho17 ano vou faz 18 ano que vem e ela nao que deixa eu casa com meu namorado e meu pai mora na bahia como eu fasso para pega a minha amacipaçao

  72. Olá, tenho 16 anos e queria saber quanto tempo demora para sair a emancipação, ou se é imediato? Com a emancipação, eu posso fazer transferência de escola, matrícula e etc?

  73. Olá, tenho 17 anos e estou grávida de 4 meses, o meu namorado tem 22 anos, não tenho contato com os meus pais, moro com a minha avó materna, mais ela não tem minha guarda, queria saber se consigo me casar, sem tem que pedir autorização do juiz ? caso precisa assinar alguma coisa minha avó esta disposta!!
    Gostaria que me tirasse essa dúvida obrigada.

  74. Tenho 16 anos vou fazer 17 anos agr em julho meu marido foii preso so tem eu aqui po rele agente nao tem familia aqui na cidade aonde agente ta mais pramim visita ele e preciso amacipa mais minha mae moreu quando eu tinha tres anos e meu pai que matou fugiu nao conheco ele aqui so tenho meu tio aqui e tenho certidao de obito da minha mae cera que e posivel ele acina como responsavel

  75. Boa tarde meu nome é Gabriela tenho 17 anos eu fui fazer minha emanicipaçao no cartório eles me falaram que eu tenho q ir na minha cidade natal para eles da baixa na minha certidão é verdade ou não é pra poder visitar meu marido q tá preso minha mãe já assinou todos os documento mais eles falou q eu tenho que ir na minha cidade natal da baixa na minha certidão

    • Olá Gabriela,

      A informação está correta, a emancipação precisa ser averbada na certidão de nascimento para que tenha validade e este procedimento é feito no Cartório de Registro Civil em que seu nascimento foi registrado.

  76. Olá! Tenho 16 anos, estou no 1° ano e passei num vestibular de medicina. Queria muito fazer o curso, porém ainda não conclui o ensino médio.
    Se eu fizesse emancipação poderia fazer EJA ou ENCCEJA?

  77. Boa noite, tenho 17 anos e minha mãe quer me emancipar, porém não conheço meu pai, moro com minha mãe e meu padrasto, no caso meu padastro poderia assinar, minha mãe e meu padrasto são casados no papel a 15 anos

  78. Emancipação
    Mensagem: Ola tenho 16 anos e tô querendo emancipa , eu tô querendo fazer isso para pode viajar para o Portugal sozinho , si eu fazer isso vai ser possível fazer essa viagem sem acompanhante?! Por favor preciso de uma resposta .

  79. Ola,gostaria de tirar uma dúvida. Tenho 16 anos completos,irei completa 17 em agosto e quero muito me emancipa. Não quero morar mais com minha Mãe por problemas da parte dela. N tenho emprego ,mas recebo uma quantia considerável do meu pai. Isso complica?por eu n ter emprego?

  80. Olá, eu tenho 17 anos e não tenho notícias do meu pai a ANOS, não faço idéia de onde ele tá! Tentei me emancipar junto com a minha mãe, e mais 2 testemunhas pra comprovar que não sabemos o paradeiro do meu pai, e nem assim eles aceitaram. O que posso fazer?

  81. Eu preciso me emancipar para fazer uma conta no banco, (a conta é para fins de estagio) pois minha mãe é analfabeta e não assina!
    Gostaria de saber se o fato dela ser analfabeta implica na emancipação, eu ja tenho 16 anos completo e não tenho o nome do meu pai registrado

  82. Ola, tenho 16 anos e gostaria de me emacipar , mais minha mãe e doente e n pode sair d casa , so tenho meu pai , e possivel ? Ou não ? Oq faço

    • Olá Camila,

      Para o processo de emancipação é necessário a autorização de ambos os pais. Caso sua mãe não consiga comparecer no Cartório de Notas, nossa sugestão é que entre em contato com este cartório para verificar a melhor forma de concluir os trâmites da sua emancipação.

  83. Ooi tenho 15 anos e uma filha de 2 meses ..quero casar com o pai da minha filha mas tenho q me emancipar.. Entt eu posso fazer isso agora ou só com 16 anos??

  84. Olá, tenho 16 anos e queria saber se com a emancipação eu poderia morar junto com meu namorado que é de maior já. Ou ainda pode ter complicações com o conselho do tutelar e ele até ser preso.

  85. Olá, tenho 16 anos e quero ser legalmente emancipado,moro em Patos de Minas – MG e queria saber se vocês tem alguma noção dos custos para o feito.

  86. Minha mãe mora em santos e eu em itajai, preciso me emancipar, meu pai é falecido e nao tem como eu estar junto, mesmo assim da de se emancipar ?

  87. Olá tenho 16 anos e moro em Fortaleza-Ce quero me emancipar por falta de emplastificamento minha certidão de nascimento rasgo pouco de lado isso pode prejudicar? E quanto custa a emancipação?

  88. oieh me chamo jaqueline eu tenho 16 anos e quero me emancipar so que moro com minha mãe desde recem nascida e meu pai faz mais e muito mais de 10 anos que nao a vejo e nao tenho contato com ele! sera aue tem como minha mae me emancipar sem a presença dele?

    • Olá Jaqueline,

      Em casos em que a localização de um dos pais é incerta, normalmente o Cartório de Notas permite que duas testemunham compareçam no lugar de um dos pais para confirmar a incerteza da sua localização. Desta forma, recomendamos o contato com o Cartório de Notas mais próximo ou de sua preferência para confirmar esta possibilidade para o seu processo de emancipação.

    • Olá Ronaldo,

      Os valores para o processo de emancipação variam de estado para estado, conforme Tabela de Emolumentos vigente. Desta forma recomendamos o contato com o Cartório de Notas mais próximo a sua residência para confirmação.

  89. Tenho interesse em me emancipar tenho 16 anos meu maior interesse é para poder tirar habilitação pois desde meus 12 anos tenho moto e queria regularizar nessa questão sabe me informar se na Bahia, salvador é permitido tirar habilitação se emancipando ?

  90. ENHO 16 ANOS , E GOSTARIA DE ME EMANCIPAR PARA VER MEU NAMORADO TENHO UMA FILHA DE 1 ANO E 2 MESES COM ELE , MAS FAZ UM TEMPO QUE NÃO MORO COM ELA E QUE NÃO TENHO CONTATO COM A MINHA MAE , MORO COM A MINHA CUNHADA DESDE QUE MEU NAMORADO FOI PRESO , ELA CONSEGUE ASSINAR MINHA EMANCIPAÇÃO ?

  91. Olá!
    Tenho 17 anos e faltam 6 meses pra ficar de maior , moro com meus pais , porém não estamos nos dando bem, posso me emancipar? Terá algum problema ? Ou ao invés disso , tem como o “concelho do telar” dizer que ja posso responder por mim!?
    Estou no aguardo da resposta queria muito saber como posso fazer?!
    Obg

  92. Eu e meu namorado vamos casar e estamos comprando um apartamento e eu ainda sou de menor, e pro apartamento ficar mais em conta eu entrei como dependente dele, e agora tenho que fazer uma Emancipação e uma averbação e solicitar uma escritura de união estável, o que eu faço primeiro?

  93. Boa noite!
    Tenho 16 anos, perto de fazer meus 17, acabei de terminar o segundo ano do ensino médio e, tenho uma dúvida: posso me emancipar para fazer o supletivo? Pois sei que só posso fazer supletivo quando for maior de idade.

  94. eu moro com minha avo,moava em curitiba minha mae e meu pai assinaram passando a guarda para minha vo no cartorio, então ela é a responsavel legal, ai so minha vo prcisa assinar para eu ser emancipada?

  95. Essa molecada querendo emancipar e viver por conta própria, e não dão conta de escrever direito e muito menoa arcar com as custa do cartório.. algo errado não está certo

  96. ola bom dia!
    sou luana, minha irmã tem minha tutela mas não quer me amancipar. tenho 16 anos e as vezes preciso me inscrever em alguns cursos e ate para estágios e ela nao tem tempo para isso e acabo perdendo. como faço para pedir minha emancipação?
    será se consigo?

  97. Boa noite sou de olinda pe quero me emancipa só que minha mae tem problemas mentas meu irmão mais velho pode assinar no lugar Dela?