Dicas para registrar seu imóvel no Cartório de Registro de Imóveis

Solicite online matrícula de imóvel atualizada ao Cartório de Registro de Imóveis e certidão de escritura ao Cartório de Notas, todos os cartórios do Brasil em um lugar.

Solicite online matrícula de imóvel atualizada ao Cartório de Registro de Imóveis e certidão de escritura ao Cartório de Notas, todos os cartórios do Brasil em um lugar.

O Cartório de Registro de Imóveis assume importante papel nos registros imobiliários no Brasil, o Oficial é responsável pela divisão territorial imobiliária que recebeu a delegação de autoridade, isto é, só tem permissão de praticar atos relativos aos imóveis situados dentro de um determinado território.

Desta forma, o Cartório de Registro de Imóveis arquiva o histórico completo de cada imóvel registrado, tem condições de informar, por meio da matrícula do imóvel atualizada quais foram e quais são os donos do imóvel, se o bem tem restrições  ou se há algo que impeça a compra ou a venda do imóvel.

Para registro de compra e venda, é imprescindível que a formalização do evento ocorra por meio da Escritura Pública de Compra e Venda, no Cartório de Notas.

Na Escritura Pública de Compra e Venda constarão dados requisitados no art. 215, do Código Civil. Os vendedores e compradores devem estar perfeitamente qualificados com os seguintes elementos:

  • Nome completo;
  • RG e CPF;
  • Estado Civil;
  • Profissão;
  • Residência.

Quando os interessados forem casados ou convivem em união estável, todos esses dados devem ser mencionados de ambos cônjuges, bem como o regime de bens e a data do matrimônio ou inicio da união estável.

Se o matrimônio foi celebrado sob o regime de comunhão universal (total) de bens, separação total de bens ou separação de bens por aquestos (divisão de bens no fim do casamento ou não, falecimento, casamento entre idosos, etc), deve ser citado o pacto antenupcial. Caso o casal não possua mais sua via, a certidão do pacto antenupcial deverá ser emitida na circunscrição imobiliária onde foi registrado o pacto antenupcial.

Além destes dados e elementos, a legislação vigente exige o cumprimento de outras formalidades. A Escritura Pública do imóvel deverá mencionar que, para sua lavratura, foram apresentados os seguintes documentos:

  • Certidão do: Distribuidor Cível e de Família (Estadual), Distribuidor Cível (Executivo Fiscal Municipal e Estadual), Distribuidor Criminal (Estadual), Justiça do Trabalho (Federal), Distribuidor de Ações Excecutivos (Cível, Criminal e Fiscal), da cidade de residência do(s) vendedor(es) e da cidade onde o imóvel está situado, dos últimos 20 anos;
  • Certidão de inteiro teor (matrícula do imóvel atualizada), certidão de ônus reais e ações do imóvel;
  • Cartela do IPTU ou Certidão de Valor Venal (expedida na prefeitura);
  • Negativa de débitos de IPTU;
  • Guia de Recolhimento do ITBI/ITCMD.

Estes documentos devem estar em condições de leitura, sem rasuras ou manchas de tempo.

A listagem mencionada não é definitiva, serve apenas como referência, pois dependendo da análise da documentação e a situação jurídica dos registros, pode ser necessário complementação, esclarecimentos ou registro de outro tipo de ato.

Para saber se os valores praticados pelo cartório de registro de imóveis estão corretos, basta acessar a Tabela de Custas vigente no Estado relativa ao Cartório de Registro de Imóveis.

O prazo para registro de imóvel, considerando o percurso normal e sem prenotação, é de 30 dias após dar entrada com as documentações.

E por que deve registrar seu imóvel? De acordo com a lei, somente quem registra seu imóvel torna-se realmente o dono.

Para solicitar certidão de casamento atualizada, certidão de nascimento atualizada, matrícula de imóvel atualizada, certidão de ônus reais e certidão da escritura do imóvel, clique aqui no Cartório 24 Horas.

Atendemos todos os Cartórios do Brasil, de forma segura e rápida!

570 thoughts on “Dicas para registrar seu imóvel no Cartório de Registro de Imóveis
  1. ola bom dia.
    tenho um imovel que comprei em 2000 esse imovel ja tem 16 anos
    tenho um documento particular com todas as medidas calculadas
    nome e assinatura de quem me vendeu esposa e esposo
    esse documento autentiquei e reconheci firma, e depois levei no cartorio de notas
    e o registrei, nele consta que a dona anterior tinha que fazer desmembramento
    para eu dar entrada no usucapiao so que ela nao o fez eu quero fazer isso,
    coloquei na mao de um corretor ele disse que faria pra mim mas ate agora nada
    o que devo fazer pra dar entrada nesses documentos

      • ola boa tarde meu nome e marcelo.A minnha duvida era a seguinte:
        a avô da minha esposa tem um terreno que vai de uma a outra,e ela deu a metade pra minha esposa como eu poderia fazer pra colocar essa metade desse terreno no nome dela como eu poderia agir.

          • Olá boa noite tudo bem ? Foi proposto ao meu avô uma permuta onde o quem fez a oferta vai dar uma casa de 400 mil e mais 300 mim em valor no apartamento do meu avô. Só que. O apartamento ainda tem uma dívida no valor de 70 mil queria saber quais procedimentos que possamos fazer pra ninguém sair prejudicado nessa negociação e como faço todo esse trâmite?

          • Olá meu nome é Verônica meu padrasto comprou uma casa e colocou no nome da minha irmã por uso fruto porém nao passou pro nome dele ou dela a escritura que se registra no cartorio de imóveis… o ex dono faleceu recentemente porem ele ja tem a casa a uns 6 a 7 anos mais ou menos oque ele deve fazer para ter posse da escritura no nome dele ou da minha irmã?

      • Olá sou Alexandre, sou herdeiro de 50%da minha casa os outros herdeiros extinguiram o processo de inventário. Como faço a escritura no meu nome? A quem devo procurar?podem me ajudar? Agradeço muito.

    • Boa tarde!
      Primeiramente, nunca compre um imóvel sem antes consultar o cartório de registro de imóveis da circunscrição do mesmo.
      Posto isto, verificado a situação do imóvel, confirmando a existência de registro imobiliário, e que não existe nenhuma pendendia com a justiça e com os entes fiscais, entende-se que é possível comprar sem mais problemas.
      Tomadas as precauções acima, você deve dirigir-se a uma cartório de notas para lavra um contrato de compra e venda, na verdade para lavrar Escritura Pública de Compra e Venda, que ao final deverá ser levada ao cartório de registro do imóvel, para que dependendo do caso seja desmembrado ou não e para a efetiva transferência.

    • Boa tarde!

      comprei um terreno da loteadora e já quitei. tenho apenas o contrato de compra e venda. Preciso passar pro meu nome pois ainda está no nome da construtora. O que eu preciso fazer primeiro é o registro do imovel ou a escritura? Observação : já construi minha casa no terreno mas ainda está inacabada.
      desde já agradeço pela ajuda.

      • Olá Francislene,

        Primeiramente será necessário um alvará para a construção do imóvel na prefeitura. Com todos os tributos pagos, você fara primeiro a escritura e por fim o registro da matrícula no cartório de registro de imóveis.

  2. Olá,
    Boa noite!
    Gostaria por gentileza obter informações de quais procedimentos preciso fazer para o desmembramento de um imóvel, pois o mesmo pertence a quatro irmãos sendo que um destes, possui 50% do imóvel, e os outros três os 50% restantes.
    Agradeço a atenção.
    Rogerio.

    • Olá Rogerio, tudo bem com você?

      Para desmembrar o terreno com ou sem construção em cima, o(s) proprietário(s) deverá(ão) contratar profissional habilitado junto ao CREA para medir o terreno e sua divisão elaborando as plantas e o memorial descritivo que serão protocolados na prefeitura para aprovação.

  3. Olá, minha vizinha comprou um terreno há alguns anos, ela possui a escritura de compra e vemda, porém não registrou no cartório o imóvel no nome dela. Portanto quando é solicitado a matrícula do imóvel aparece o nome do antigo proprietário apenas. Qual procedimento para que ela faça a alteração de transferência para o nome dela?

        • Olá, E se foi registrado promessa de compra e venda no Registro de Imóveis como procedo se não consigo localizar os antigos proprietários.

      • Ola meu nome é Rosângela
        Vendi uma casa ta td certinho so falta o novo dono registraa escritura n nome dele e eu preciso disso pra financia a outra qui quero mais ele ja t 3 semana enrrolando e queria sab si tem algum proceso si acaso eu nao consegui pois o papel qui preciso é so esse to gravida nao durmo ando muito estressada ondi o medico disse qui posso prejudica o bebé oque fasso qual e meu direito com pessoa assim qui nu tem preça

  4. Comprei um terreno com direito de posse. Tirei todas as negativas e esse terreno nunca foi registrado… Como faço para registrar o terreno no registro de imóveis?

  5. Olá bom dia! Estou para comprar um imóvel de 500 mil, mas o proprietario tem uma divida com um shopping (locação atrasada de uma loja que tinha) no valor de 150 mil.. dívida que ele só soube quando tiramos as certidões.. Na matrícula atualizada do imóvel, não consta nenhuma nota e como vou fazer financiamento de 150 mil mais ou menos pelo Itau, eles também seguiram em frente e aprovaram o financiamento. Pergunta, corro o risco de algum dia o shopping entrar com uma ação e anularem a venda? Estão me dizendo que não corro o risco porque não tem nada mencionando a ação na matrícula do imóvel.. é verdadeira essa informação? Muito obrigado!

      • Olá , muito obrigado pela resposta! Pelo que entendi, podem fazer essa ação durante o período que estaríamos fazendo todo o tramite até que tudo estivesse em meu nome né.. seria este o único risco, correot? Para os que estiverem passando pela mesma situação, segue a Lei Federal n° 13.097/2015 que achei depois de ter postado aqui.. Muito bom o blog, parabéns e obrigado pelas dicas!!

      • Ola sou ivani alves pires a anos comprei ima casa no conjunto Norma gibalde Ta registrado no cartorio no meu Nome e na caixa no outro so k logo a caixa quitou ok restava.gostaria de saber ok fazer Para ter ela de volta

          • Boa noite.gostaria de uma ajuda eu comprei uma lage na mão. De meu primo.ele se separou da mulher so que. A separaçao foi de compartilhamentos de bens mas nao foi registrado no cartorio ta como se fosse eles o dono ainda com ele fiz a compra de vendas como faço para registrar no cartorio,pois tenho dados. Do vendedor e medidas da lage. Eu com as informaçoes dele posso fazer isso sozinha como compradora?ou preciso ir com o casal. Mesmo. Cada qual ja com sua parte separada ?

  6. Boa noite,

    Meu pai comprou um terreno em 1991 no qual construiu uma casa onde mora até então. Porém, na época não realizou o registro no cartório de imóveis. Como ele deve proceder agora para registrar seu imóvel? Qual o custo para esse registro?

  7. Bom dia.
    Acabei de concluir a lavratura da escritura pública de um imóvel.
    Para registrar essa escritura no Cartorio de registro de imóveis da Cidade, preciso apresentar novamente toda a documentação que já apresentamos na lavratura?

  8. Boa tarde, possuo apenas o compromisso de compra e venda de um terreno, cujo o qual não possui registro junto a prefeitura. Posso “legalizá-lo” realizando o seu registro e posteriormente obter o IPTU?

      • Boa noite.gostaria de uma ajuda eu comprei uma lage na mão. De meu primo.ele se separou da mulher so que. A separaçao foi de compartilhamentos de bens mas nao foi registrado no cartorio ta como se fosse eles o dono ainda com ele fiz a compra de vendas como faço para registrar no cartorio,pois tenho dados. Do vendedor e medidas da lage. Eu com as informaçoes dele posso fazer isso sozinha como compradora?ou preciso ir com o casal. Mesmo. Cada qual ja com sua parte separada ?

        • Olá Luciana,

          Para transferência de bens é necessário a presença do comprador e do vendedor. Provavelmente você terá problemas no registro, uma vez que os vendedores ainda não registraram as informações referente a partilha de bens resultante da separação.

  9. BOM DIA
    ESTOU ADQUIRINDO UM IMOVEL EM SAO PAULO A VISTA , SEI QUE PRIMEIRO PRECISO LAVRAR UM ESCRITURA EM CARTORIO DE NOTAS, PERGUNTO QUANTO VOU PAGAR POR ESSE DOCUMENTO O VALOR DO IMOVEL E DE 450.000,00 , O PAGTO DO ITBI PODE SER PAGO DAQUI A 3 MESES QUANDO DEVO PROVIDENCIAR O REGISTRO DO IMOVEL, PRECISO PEGAR ALGUMA GARANTIA DA PESSOA QUE ESTA VENDENDO PARA QUE ELE NAO VENDA PARA OUTRA PESSOA DURANTE ESSE TEMPO, POIS ENQUANTO NAO DER ENTRADA NO CARTORIO DE REGISTRO DE IMOVEIS NAO SEREI DONO DO IMOVEL VC TEM ALGO PARA ME ESCLARACER SOBRE ISSO, ME ORIENTE POIS TER DE DESEMBOLSAR 15.000 A 18.000 ESTA DIFICIL

  10. Prezados amigos:
    Comprei uma casa a um Fulano e ele passou uma procuração pública para mim e se mudou não sei para onde. Quando fui mandar fazer a escritura o cartório está exigindo a cópia da Identidade do Fulano cuja não tenho. Só que o número da dita Identidade consta na procuração pública.o que posso fazer? Muito obrigado pela ajuda.

  11. Bom dia!

    Preciso registrar um imóvel que comprei e tenho informações da lei que para compradores do primeiro imóvel através do SFH é concedido um desconto de 50%, além disso, para aqueles que se enquadram no programa minha casa minha vida e possuem renda inferior a 3 salários mínimos, caso eu solicite, o cartório deve emitir o registro gratuitamente. Como faço pra requerer esse desconto?

  12. Olá, moro em um terreno a mais de 30 anos, temos um documento de compra e venda e uma escritura do ano de 1949. O comprador era meu tataravô, e está morto, como o documento é muito antigo, gostaria de saber se ele está registrado, no cartorio de imoveis, pagamos iptu desde 1949 tambem. Preciso saber se está registrado, para tirar uma licença para construção. Como faço para saber se há algum registro, ou atualizar, sobre o terreno?

  13. BOM DIA, MINHA MAE TEM UM IMOVEL , SO Q NA ESCRITURA CONSTA SO O LOTE, E TEM UM SOBRADO DE 2 ANDARES. ISSO ELA HERDOU NA SEPARAÇAO DO MEU PAI. COMO FAZER PARA REGULARIZAR ESSAS BENFEITURIAS, PQ ELA PRECISA FAZER UM FINANCIAMENTO DELE. AGUARDO E OBRIGADO

  14. liquidei minha casa adquirida pela antiga COHAB(hoje denominada de CARHP), vou solicitar a escritura dessa casa a COHAB (ou CARHP). Tem algum prazo para se registrar essa escritura? Recebendo essa escritura em Janeiro de 2017, até quando tenho que fazer o registro no cartório de imóveis? E o IPTU, está em atraso. Eu fazendo acordo parcelando a dívida do IPTU, consigo fazer o registro da escritura no cartório de imóveis, antes de liquidar esse parcelamento do IPTU?
    Robson/ Maceió.

      • Meu pai separou de minha mãe o terreno em que moravam foi dividido, parte que ficou para meu pai ele vendeu para terceiros, terreno com uma casa eu comprei desta terceira pessoa ,o cartório não exigiu desmembramento quando meu pai vendeu e nem quando a pessoa vendeu para mim ,agora quero vender eles podem exigir desmembramento.

          • Mas cartório deveria ter exigido desmembramento desde a primeira venda , pois eles forneceram escritura e o registro do imóvel na primeira e segunda vez , então teriam que ter exigido o desmembramento nas vendas do imóvel da primeira e segunda vez que foi vendido. Eu me considero enganado pelo cartório já que comprei sem necessidade de desmembramento , agora quero vender e exigi desmembramento.

          • Olá Hélio,

            Compreendemos seu ponto de vista, mas nosso blog tem o intuito apenas de levantar informações sobre determinados procedimentos. Para uma reclamação dos procedimentos que o cartório está exigindo, você pode entrar em contato com a Corregedoria da sua cidade.

  15. Boa tarde,

    Tenho em mãos a Promessa de compra e Venda,Certidão de Numero,e marcação do lote,porém não sei como fazer o Registro.
    Obs: o antigo dono dos terrenos faleceu, mas a promessa e os demais documentos estão em meu nome. Como proceder agora?

  16. Já vendi um sítio a três anos e tínhamos feito apenas um contrato de compra e venda agora o comprador quer passar a escritura é meu nome está com problemas judiciais com dividas de umas prestações de um carro ,isto me impede de passar a escritura deste sítio?

  17. Bom dia! Tenho um terreno, em nome de minha esposa. Compramos de terceiros, mas temos apenas Compromisso Particular de Compra e Venda. Agora, vou precisar colocá-lo à disposição da Receita Federal, devido a uma Carta Precatória que acabei de receber. Quais seriam os passos a serem dados?

  18. comprei um imóvel, gostaria de saber como faço para registrar o imóvel, já foi lavrado a escritura. Quais os documentos necessário para o registro?

  19. OLÁ BOA TARDE, COMPREI DO MEU PAI UM IMÓVEL NA PRAIA QUE ESTAVA COM ESCRITURA REGISTRADA, FIZ NOVA ESCRITURA PASSANDO PARA O MEU NOME MAS NÃO REGISTREI, CORO ALGUM RISCO ? OU QUANDO FOR VENDER VOU TER QUE REGISTRAR ANTES?

    • Olá Reginaldo, como vai você?

      Sugerimos que realize o devido registro do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Pela lei brasileira só é dono de imóvel quem registra a compra (registro de escritura) no Cartório de Registro de Imóvel.

  20. Olá boa noite
    A mais ou menos a 4anos a trás comprei parte de um terreno.
    mas não passei pro meu nome contrui dois comodos e já estou morando nela mas por ventura dono faleceu e o terreno ficou com a esposa dela a sr e aposentada , agora não sei oq eu faço e quais os procedimentos tomar me ajudem

  21. bom dia ..tenho um imovel em sociedade que somente eu tenho pago as despesa como imposto pois ja teria ido a leilao ..agora fiquei sabendo que a socia o vendeu sem meu consentimento e nao posso registra-lo pois dependo da assinatura da dita coo proceder nesse caso

  22. Estou comprando um imóvel em Porto Seguro e além de uma parte em dinheiro estou incluindo um apt. E um carro aqui de SP.
    No início da semana estaremos assinando um.contraro chamado “permuta com mora “(correto?) que está sendo formatado pelo meu advogado após analisar as certidões da outra parte que n me exigiu certidões…
    Minha pergunta é: podemos ir ao final da semana que vem escriturar o imovel? O tabelião vai né exigir as tais certidões ou apenas nossoa documentos pessoais com certidão de casamento atualizada?
    E podemos já imediatamente ao sair do cartório da escritura solicitar o registro no outro cartório?
    Obrigado

  23. Boa tarde, gostaria de saber se o imóvel somente pode ser registrado na região a qual pertence ou em qualquer cartório? O imóvel pertence a Rib. das Neves e o Cartório que queria registrar é em Bh.

  24. Estou comprando um imóvel e o vendedor tem uma empresa que tem algumas ações trabalhista. Na certidão do imóvel não aparece nenhum onus.
    Corro algum risco na aquisição.

  25. Bom Dia, eu tenho um sobrado que construi a 8 anos , só que não fiz a documentação do terreno nem do imóvel, a única documentação que possuo é o contrato de compra e venda do terreno e a carta de quitação do terreno ,qual o passo a passo para fazer a escritura definitiva do imóvel ?

  26. Olá, comprei um apartamento em 2015, foi feita a escritura e ainda não foi registrado em cartório, vou registrar em janeiro de 2017, gostaria de saber se preciso atualizar a escritura?

  27. ASSINEI UM CONTRATO NA CAIXA DE COMPRA DE UM IMOVÉL APT 52M2 E JÁ PAGUEI O ITBI E LEVEI PARA REGISTRAR O IMOVEL.SÓ QUE ACHEI CARO UM IMOVEL DE VALOR 116MIL EU IREI PAGAR 3845 REAIS.NA MINHA CIDADE SÓ TEM ESTE CARTORIO DE REGISTRO.POSSO REGISTRAR EM OUTRA PAROQUIA(CIDADE)

  28. Eu recebi um imóvel ai em Campinas como doação,mas preciso registra-lo ai nesse cartório.quais os documentos necessários para o registro?Tenho a escritura de doação,certidão valor venal,certidão negativa de débito e o itcmd.O mais eu preciso?

  29. Olá ,meu pai comprou uma casa porem não esta no nome dele esta no nome do antigo dono que ja faleceu ,mas ele tem o documento de compra e venda do imóvel. Quais o precedimentos para ele passar o imóvel para o nome dele ? .

    Atenciosamente
    Aniely

    • Olá Aniely, como vai você?

      É necessário que seja feita a escritura do imóvel e posteriormente o registro no Cartório de Registro de Imóveis. Porém, levando em consideração que o proprietário do imóvel faleceu orientamos que contate o Cartório de Notas mais próximo para certificar-se dos procedimentos necessários para regularizar este imóvel.

  30. Preciso de ajuda urgente!
    São duas casas no mesmo terreno,porém somente o terreno está registrado no nome do antigo dono já falecido,meu pai tem o contrato gaveta dá compra,aqui estamos insetos do IPTU já há muitos anos,como faço pra reguralizar esses imóveis e meu pai passar pro meu nome é dá minha irmã ?
    Obrigado

  31. Olá , tenho uma duvida possuo um imóvel em outra cidade ( Praia Grande – SP ), ao efetuar a venda preciso ir no cartório da cidade do imóvel ou posso fazer isso em um cartório de outra cidade ( São Paulo -SP )
    Obrigado
    Fabio

  32. Estou para comprar um apartamento e gostaria de saber o passo a passo para não cair em furada o que devo procurar saber existe algum lugar que eu posso ver se o imóvel está regular ? Como farei o pagamento sendo ele a vista ? Uma transferência para imobiliária ou para o proprietário?

  33. Boa noite !!!

    Meu sogro comprou um terreno em 1972 ele construiu uma casa 62m
    Pois tem a escritura de compra e venda só não registrou ele acabou falecendo 2012 agora minha sogra achou uma comprador q qr compra o imóvel só que quando fomos dar a entrada no inventário não tem matricula do imóvel e as escritura não está no nome dele só tem o contrato de compra e venda registrado 17 cartório cheguei até solicitar certidão de transição como agora devo proceder

  34. Olá, meu sogro possui um imóvel herdado que não possui escritura, apenas contrato de gaveta, por isso não conseguimos efetuar sua venda. Há alguma possibilidade de nos orientar? algum contato para poder passar orientações? obrigado

    • Olá José,

      O primeiro passo para regularizar o imóvel é lavrar a escritura no Cartório de Notas. Orientamos que compareça no Cartório de Notas mais próximo para certificar-se dos requisitos necessários para esta solicitação.

  35. Olá, boa noite! Meu pai possui ,metade de uma casa que foi herdada, agora ele pretende passar 2/3 da sua metade para o meu irmão mais novo. É possível ele fazer uma escritura no nome do menor de idade?

    • Olá Luana, tudo bem?

      A princípio é possível realizar este procedimento sim. Orientamos que compareça no Cartório de Notas mais próximo para certificar-se de possíveis peculiaridades em seu caso ou alguma exigência específica.

  36. Meu imóvel foi herança já fiz o inventário só que foi pedido a minuta pra mim dá entrada na escritura já solicitei porém estou com uma pessoa interessada em compra o meu apartamento gostaria de saber se quando eu for fazer a escritura o comprador pode fazer uma para o nome dele no mesmo momento??? Obs: a venda será a vista

  37. Olá tudo bem!
    Tou com um probleminha.
    Minha mãe faleceu .
    Infelizmente não deu tempo de fazer um testamento em meu nome.
    A mesma deixou 2 filhos ambos mora nos estados unidos .
    Não tenho contato há mais de 30 anos .
    Tbm não sei onde localiza.
    O que devo fazer .?

  38. Boa Tarde!
    Comprei um imóvel, mas ainda não passei pr meu nome. Tenho em mãos a escritura no nome do antigo dono e também o Compra e Venda, sendo que eu sou a terceiro comprador, pois os 2 anteriores não fizeram o registro (apenas o compra e venda), nesse caso o que devo fazer para registrar em meu nome ?

  39. Boa noite!
    Comprei um imóvel, da minha,atualmente, cunhada, e o mesmo não foi registrado por ela. Está registrado no nome do meu sogro já falecido, tenho a escritura do mesmo. Agora fui registrar o imóvel e o cartório pediu a escritura constando a venda para minha cunhada, só que na época em que foi feita a escritura em meu nome o cartório ficou com a escritura de venda do meu sogro para ela. Estou com toda a documentação necessária para fazer o registro. Não sei como conseguir essa escritura ou se é obrigatório apresentar essa escritura visto que tenho toda a documentação em meu nome. Só falta o registro. Desde já agradeço.

  40. Bom Dia! havendo mais de um proprietário na matricula, exemplo, um imóvel urbano, com percentual de propriedade,” A” tem 21% e “B” 21% e sub sequente o “C” etc. fração ideal de cada um, sendo o “A” proprietário da sua Fração ideal,ele pode a qualquer tempo dispor de sua parte aos interessados do condomínio sem anuência ou interferência das partes e ou por objeção do tabelião Registrador, foi lavrada a escritura de compra e venda da alusiva fração ideal Pública, o cartorário esta exigindo a qualificação, dos outros proprietários que não figuram como outorgado do aludido titulo. há fundamento para isso§

  41. Bom dia tenho uma casa e tenho o comprovante de compra e vendas registrada no cartório , tanto água, energia e iptu estão no meu nome , o que faço pra garantir que o terreno é realmente meu?

    • Olá Maria, como vai você?

      Apenas o contrato de compra e venda não lhe dá garantias de propriedade deste imóvel. Orientamos que seja realizado a escritura do imóvel e posteriormente o registro no cartório de registro de imóveis da sua região.

  42. Olá,

    Eu possuo um imóvel em região de periferia (vila). Nós pagamos IPTU a mais ou menos uns 5 anos. Porém o imovel não possui escritura nem registro, visto que foi adquirido pelo meu pai a 18 anos atrás sem qualquer contrato comprovativo.
    Gostaria de saber se é possível fazer um registro desse imóvel agora que nós pagamos IPTU?

  43. Como faço?Onde vou? Para saber se um determinado lote tem dono ou não? se é registrado ou não? Sei que na prefeitura ele não tem cadastro gostaria de regularizar ele se não puder dono oque faço? Sou de várzea grande MT

  44. Olá, meu pai tem um imóvel apenas com a escritura, porem ele possui uma pendencia na receita federal, caso ele faça o registro do imóvel, no caso ele pode fazer o registro? e a outra pergunta se ele for vender futuramente, é possível o comprador fazer a escrituração e o registro?

  45. Bom dia! tenho a escritura em meu nome, mas a certidão de ônus saiu no nome do antigo proprietário. O que devo fazer para que venha em meu nome e qual valor?

  46. Bom dia!

    Me chamo Elcio e gostaria de tirar duas duvidas, em 2010 eu comprei uma pequena chácara ao qual o antigo proprietário só possuía uma escritura de posse e benfeitoria registrada em cartório, ao comprar o imóvel fizemos um contrato de compra e venda registrado em cartório e logo após isso fiz também uma escritura de posse e benfeitoria em meu nome, tudo foi registrado em cartório, só que a escritura de posse em meu nome foi feito em outro municipio próximo, pois o funcionário deste cartório me falou que não tinha problema, minha pergunta é, tem validade esta escritura ???? … Minha oura pergunta é, o Titulo de Propriedade que em muitos municípios são dados pelos prefeitos para habitantes que não tem nenhum documento do imóvel que mora é o mesmo que escritura ou tem alguma diferença entre eles e qual é esta diferença???

    Desde já agradeço a ajuda e informações

  47. Tenho um ap na praia grande, gostaria de saber como faço para tirar escritura. pois comprei em 2010 e estou vendendo como pode aparecer alguem que queira fazer financiamento e ainda esta no nome da construtora quero tirar a escritura é. um ap de 62m, tem mais ou menos um valor estimado e o que preciso. Preciso de um corretor caso haja venda ou pode se fazer direto com o cartorio. Obrigada. desde já.

  48. Meu pai comprou um terreno em sociedade com meu avô em 1994. Mas em 2002 meu avô faleceu, e nao haviam feito o registro de imóveis. Meu pai tem a escritura de compra e venda, ele pode fazer o registro no cartório de imóveis so no nome dele, Ou teria que fazer inventário?

  49. Minha família comprou uma casa e essa casa esta em nome de uma pessoa que ja faleceu? Que tipos de documentos temos que pedir para a familia dessa pessoa que faleceu para poder passar a casa para o nosso nome?

  50. Bom dia.

    Estou adquirindo o primeiro imóvel pelo sistema SFH. Como previsto na Lei 6015/73, tenho direito a 50% de desconto no registro do imóvel. Porém o cartório está exigindo uma certidão de primeira aquisição. Essa exigência é legal? Já que serão apresentadas declarações tanto da Caixa quanto minha( de próprio punho), de que este é o primeiro imóvel?

  51. Olá!
    Meu esposo comprou um imóvel, só que ele só possui um documento particular de compra e venda, com os herdeiros do imóvel que o vendeu reconhecido firma em cartório; tanto os herdeiros, quanto seus cônjugues. E além disso, os herdeiros passaram uma procuração pública para duas pessoas, contido nessa procuração o nome de meu esposo, podendo ele, mencionar para quem ele quizesse, logo essas duas pessoas na procuração fizeram o substabelecimento para o meu nome.
    Gostaria de saber 1- a quem pertence a responsabilidade do imóvel, visto que ele está locado?
    2- como fazer para passar o imóvel para meu nome, pois já paguei um advogado para fazer isso, só que o formol de partilha se danificou, pois o arquivo geral pegou fogo e a documentação é de 1983. Os herdeiros não possuem mais esse formol, pois disseram que achassem não ter muito valor e se perderam com o tempo.
    3- Como devo proceder para legalizar isso, visto que, de documento público só tenho as procurações? De quem é o imóvel realmente?

  52. Boa tarde!! Tenho uma dúvida muito grande, é o seguinte,meus pais foram contemplados com um programa habitacional dá prefeitura em 1999,então eles ganharam uma moradia,depois de um sorteio, eles fizeram inscrição pra esse programa porque não tinha condições de comprar um imóvel, então eles moram nessa casa há 18 anos, nas de 3,4 anos pra cá,o conjunto onde eles moram está sem condições pra morar,por causa das violência e guerra de tráfico, então meus pais querem sair dá casa,e morar em outro lugar, mas eles precisariam vender pra comprar em outro lugar, então a minha pergunta é: É possível conseguir um documento como escritura ou outro documento,pra que consiga vender esse imóvel dentro dos precedimentos legais? Pelo fato dá casa ser de programa de governo,isso impossibilita a venda dá casa?

  53. Olá me chamo Bruna… quero comprar um terreno de uma rapaz q diz q é dele o terreno q era uma antiga invasão, só que o rapaz nunca regularizou o terreno no nome dele, e agora o que eu faço?

  54. Boa tarde,estou comprando um imóvel ,ele está com registro de inventário em uma cidade diferente do imóvel, segunda informações do cartório onde farei a escritura, eles precisam ter o registro do inventário tbm para depois conseguir fazer a escritura..qual o meio mais seguro de estar comprando este imóvel dando um sinal em dinheiro e se é muito complicado transferir este registro de imóveis de inventário de um cartório para o outro?obrigado

  55. Boa tarde,estou comprando um imóvel ,ele está com registro de inventário em uma cidade diferente do imóvel, segunda informações do cartório onde farei a escritura, eles precisam ter o registro do inventário tbm para depois conseguir fazer a escritura..qual o meio mais seguro de estar comprando este imóvel mesmo sem ter registro de inventário transferido para o outro cartório pois darei um sinal em dinheiro para naun perder o imóvel e se é muito complicado transferir este registro de inventário de um cartório para o outro?obrigado

  56. Boa tarde!

    Uma amiga minha está com o seguinte problema.
    Ela é viúva e está querendo fazer o inventário, ocorre que o marido dela que faleceu, comprou o imóvel, mas ainda está no nome do antigo proprietário e herdeiros, e o antigo proprietário também faleceu.
    O que podemos fazer?
    Obrigado.

  57. Olá.
    Surgiu uma oportunidade grande para eu comprar uma casa, porém, esta encontra-se financiada pelo banco. Ou seja, eu devo assumir as prestações até quitar ao banco. Feito o acordo as obrigações de cada partes, resolvemos fazer um contrato de compra e venda, contrato de gaveta, SEI DOS RISCOS E DEVERES, MAS não posso perder essa oportunidade, ate porque eu não tenho condições de transferir ou financiar essa divida em meu nome.
    EU VOU ARRISCAR MESMO SABENDO DOS RISCO!!!
    o que eu peço é conselhos e ajuda!?
    Como fazer esse contrato? O que deve conter nesse contrato? Deve registrar ou autenticar no cartório?

  58. Boa tarde preciso registrar minha casa ainda não tem só tenho a cópia do contrato será que consigo fazer o registro do com a cópia do contrato?

  59. Bom dia!
    Gostaria de saber se para fins de registro imobiliário a “procuração em causa própria”, por si só, substitui a Escritura de Compra e Venda lavrada pelo Cartório de Notas.
    Obrigado!

  60. Oi boa noite.
    Encontrei um terreno na prefeitura que não tem registro lá, murei e coloquei luz e estou fazendo a fundação da casa , isso tem um ano, agr nao sei oq fazer . Quero fazer o documento de posse nao sei por onde começar. me ajude !

  61. Bom dia,
    Fiz a compra de um terreno a três anos atras, onde parcelei a compra direto com o dono e após três anos pagando e agora o terreno quitado dei a entrada na papelada da escrita .
    Quando negociei o terreno era no valor de R$98.000,00, com correção de juros das parcelas (36X) ficou o terreno no total de R$104.800,00. Esse valor de R$104.800 que está em contrato com o proprietário e é o valor declarado, e que foi feito a Escritura.
    Fui levar essa semana a Escritura para o registro de imoveis e eles barraram, pedindo que eu declarasse o valor real do Imóvel (valor de mercado). Onde vai me gerar uma correção nos impostos já pago. Isso é um procedimento correto do registro de imoveis sendo que eu paguei pelo terreno R$104.800,00?

  62. meu avô morreu e deixou uma terra de de 50 ha, ai 25 ficou para minha mãe e os outros 25 ficaram para 4 irmãos ai dois irmão abriram mão da parte deles então ficou duas áreas de terras de 12 ha e meio para dois irmãos, como fazemos para regularizar a terra, um termo de doação dos dois que não querem e depois para registrar como fazemos?

  63. Boa noite ,meu pai tem algumas propriedades eu tenho interesse que ele “registre ou passe” um apartamento para o meu nome.Qual os documentos necessários pra isso e quais os procedimentos ?

    • Olá Karol, tudo bem?

      Pode ser realizada uma escritura de doação em um Cartório de Notas. Depois, esta escritura precisará ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis onde se encontra a matrícula do imóvel doado.

  64. Olá eu tenho um imóvel só que precisa ser registrado no 1° cartório de imóvel .só que o antigo proprietário faleceu o que devo fazer para registrar esse imóvel sendo q não foram encontrados nenhum familiar desse antigo dono.tenho q entrar com ação adjudicação compulsória.

  65. Boa Tarde, Meu pai tem uma casa da qual moro, que comrou a cerca de 7 anos ele pagou a vista para a dona da casa, pegou a escritura e documentpi mais não passou para seu nome, ele gostaria de fazer a escritura em seu nome, porem ele perdeu os documento e não sabe o que fazer, onde correr poderia me ajudar, se ele for com a dona anterior da casa, teria como fazer um documento comprovando que ela vendeu para ele, e depois ele correr atras sem precisar dela para fazer a documentação.
    Vou agradecer muito se puder me orientar!
    Deus Abençoe!

  66. Ola boa noite, sou o Luiz Gustavo, preciso de uma orientação, tenho um imóvel que esta no nome do meu pai, vou fazer a escritura do mesmo e na sequencia fazer um financiamento junto ao banco, minha duvida é na hora de colocar o valor do imóvel na escritura posso colocar um valor menor, quando for fazer o financiamento esse valor menor implica?
    obrigado

  67. Olá!
    Quitei um imóvel financiado pelo Banco de Boston há mais de 10 anos mas por um lapso a escritura ainda não foi registrada em cartório.
    Tenho a carta de quitação do banco.
    Basta me dirigir ao cartório? Qunato devo gastar com o registro?
    Obrigado!

  68. Comprei um terreno no ano de 2009, apenas com o doc de compra e venda, construi uma casa e até o momento não fiz a escritura, quais os passos para eu obter essa escritura?

    Vocês podem me ajudar com qual o caminho devo seguir?

    Agradeço desde já.

  69. Boa tarde, comprei uma propriedade de 11hactare fiz documento de compra e venda foi colocado os dados pessoais do esposo RG CPF e não coloquei os documentos dá esposa do vendedor, fiz o reconhecimento de firma com este documento fiz a declaração do ano 2016 , depois descobri que o cônjuge é casado no civil, e agora tenho que fazer o documento de compra e venda de novo (atualizar)? e na receita federal tenho que atualizar?

  70. Olá! Boa tarde, gostaria de saber meu pai toma conta de uma propriedade rural de 11hactare de seu irmão e já faz mais de 40anos. Que ele não dá notícias, a propriedade não tem documento , o quê meu pai pode fazer para legalizar, ou seja, um documento no nome de meu pai..

  71. Olá minha mãe comprou uma casa apenas no contrato,a escritura ficou no nome do antigo dono,ele disse que tem a escritura mais que ela não está registrada no registro de imóveis, o IPTU vem no nome dele,gostaria de saber oque devo fazer pra deixar tudo no nome da minha mae e certinho.

  72. Boa noite eu moro em um terreno mas o antigo dono nunca aconteceu e já moro a 12 anos nele e eu queria regularizar como posso está fazendo isso

  73. Olá bom dia, comprei um lote de uma terceira pessoa, e na época foi feito um INSTRUMENTO PARTICULAR DE TRANSFERÊNCIA, CESSÃO DE DIREITOS E DEVERES DO INSTRUMENTO PARTICULAR DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL EM GARANTIA. do qual foi assinado por mim e pelo antigo dono. Isso foi feito em fev de 2015. A partir de então assumi as dividas. Meu lote está previsto para terminar o pagamento em 2023. Porém um banco que se diz da construtora entrou em contato comigo falando que deve ser feito o registro do imovel. Porém o prazo dado foi muito curto em menos de uma semana que foi avisado já deveria realizar os pagamentos cerca de 5.000 ( parcelado). Gostaria de saber se este registro deve ser feito antes do termino de pagamento. E a respeito da escritura preciso terminar de pagar também para que seja feito?

  74. Boa tarde, estou comprando um terreno e arrecem saiu a matrícula do mesmo, ele possui dívida de IPTU, posso passar ele pro meu nome mesmo assim e depois quitar tudo.

  75. Olá!
    Eu comprei um imóvel(Rio de Janeiro) de um parente por meio de contrato de gaveta, pois o mesmo encontrava-se financiando. Hoje, ele já esta devidamente quitado. Agora, eu preciso transferir para o meu nome. Como eu devo proceder?
    Obrigado.

  76. Boa noite, a minha vo morava na casa e descobri um carne de iptu no nome do meu tio, ele ja faleceu e minha tia mora so na casa….como faço pra passar para o nome dela pois ela e idosa e aposentada e nao tem escritura foi ela e minha vo quem contruiram a casa e ja mora na casa ha mais de 40anos.

  77. Olá, vou vender um imóvel que está no meu nome e no nome do meu irmão. À época que compramos meu irmão era solteiro, agora ele é casado. A imobiliária disse que pode ser feita a escritura nova, apenas com o pedido de averbação do casamento do meu irmão. Isso é possível? Ou temos que esperar averbar e depois fazer a escritura nova?

  78. Bom dia,eu sou o Tiago Neves e preciso de informações!Comprei um lote de uma pessoa,que possuía um contrato de compra e venda com uma imobiliária,mas em meio aos processos de escrituração,o cartório me informou que teria que me locomover até a imobiliária,e tive que pagar R$3.300,00 para que ela pudesse me dar o termo de quitação e um documento que me dava o direito,para eu fazer a escrituração.Porém a imobiliária já tinha um contrato de compra e venda com o com o proprietário do qual eu havia comprado o terreno diretamente .Tenho dúvidas se teria a obrigação de pagar algo a imobiliária,pois o contrato de compra e venda estava com o mesmo,gostaria de saber se é correta tal atitude do cartório,pois o proprietário anterior já possuía um contrato com firma reconhecida entre ambas as partes.

  79. Meu terreno está legalizado e com iptu em dia, mas quero passar para o nome de minha esposa. Pergunto se posso fazer isso em outro cartório que não o de registro de origem pois tenho pressa e o cartório de origem pediu para esperar tempo demais para fazê-lo. Pediria também se posso receber a resposta pela meu E-mail abaixo.

  80. Boa tarde,
    Comprei um apartamento e quando fui registrar vi que na matrícula do imóvel tem duas vagas de garagem. Já tentei entrar em contato com a construtora mas eles não tem interesse em acertar o registro do imóvel, pois vai gerar custos. Eu não tenho interesse em pagar algo que não é meu. Se eu efetuar o registro do imóvel com as duas vagas de garagem consigo brigar na justiça olá outra vaga? No contrato de compra e venda não se refere a nada sobre a vaga de garagem.

  81. Estou comprando um terreno. Gostaria de saber se eu consigo dar entrada na escritura somente com o contrato de compra e venda? ( existe a escritura em none de outra pessoa, mas quero saber se somente com o contrato de compra e vendame garante a possibilidade de iniciar com toda a papelada pra transferência da escritura pro meu nome?)

  82. Bom dia!
    Compramos um imóvel da CEF – venda direta.
    O imóvel já havia passado por 2 leilões e não fora vendido.
    Providenciamos todos os documentos e temos uma dúvida.
    O jornal que devemos apresentar ao cartório dos editais dos leilões (que foram negativos) tem que ser de circulação estadual ou tem que ser jornal da cidade (local) do imóvel que foi a leilão?
    Existe alguma lei, algum lugar que eu tenha acesso a essa informação?

  83. Bom dia!
    Por favor, tenho um imóvel que foi comprado em 2004, foi quitado junto a instituição financeira mas não foi transferido para o meu nome. Temos a carta de quitação do banco, vocês podem me orientar quais seriam os próximos passos? Quem eu devo procurar? Onde eu posso encontrar informações dos documentos necessários para a transferencia, taxas e etc?

    Obrigado pela ajuda!

  84. Olá, eu e meu marido compramos uma casa em uma área que não tem escritura de casas, apenas contrato de compra e venda. E o ex dono deixou uma multa, para poder nos livrar da multa temos que registrar o imóvel. Como podemos fazer ?

  85. Boa tarde…ainda nao paguei o iptu deste ano de 2017…possui escritura.
    Mas gostaria de saber ..se mesmo ainda não tendo pago o iptu. .se ha posso fazer o registro da escritura.
    Até 2016 esta tudo pago

    • Olá Washington, como vai?

      O documento que possui é particular ou é uma Escritura Pública de Cessão de Direitos? Caso seja um documento público, o mesmo poderá ser averbado na matrícula do imóvel para devida atualização do proprietário.

  86. Olá,
    Gostaria de saber como faço para ter um documento de um imóvel que pertencia a um tio meu que faleceu, e não deixou nenhum documento de procuração, ele tinha união estável com sua companheira que infelizmente faleceu primeiro que ele e os mesmos não tiveram filhos, e todos documentos existentes do imóvel estão no nome dele e era de vontade dele que eu tomasse conta de sua propriedade. Como devo proceder?

  87. comprei um imovel a 8 anos atras atraves de uma corretora de imoveis agora foi saber que não estava o registro do imovém , coloquei a venda só que os interessados pede logo o registro do imóvel) o que devo fazer por favor.

    • Olá Jorge,

      Sem o registro do imóvel não será possível vendê-lo, pois é um documento fundamental para esta transação. Sugerimos que verifique os procedimentos para regularizá-lo no Cartório de Registro de Imóveis mais próximo ao seu endereço.

  88. ola, gostaria da sua ajuda. Minha mãe, quando meu pai veio a falecer, fez o registro no cartório, mas apenas do terreno na época, não da casa. não sei se esse procedimento foi o correto mas nao tinhamos condiçoes para pagamento da escritura da casa. entao no momento tenho apenas do terreno a escritura e quero fazer a da casa para poder vende-la pro financiamento na caixa. tenho que fazer a da casa mesmo? essa escritura do terreno estava correto ter sido feita? agradeceria a ajuda.

  89. Fiz uma casa nova, ja estou com o habite se certidão de conclusão de obras porém não averbei a construção, posso parcelar o iss e averbar a construção?

  90. olá bom dia comprei um terreno a pelo menos 30 anos, resolvi passar para o meu nome o ex dono já passou seu dados para mim como toda a documentação como devo qual é a forma para eu esta registrando pois agora é o imovél ja construir

  91. Olá,estou negociando um terreno,mas o vendedor só tem contrato de compra e venda,o proprietário tem a escritura da propriedade ,ele vendeu metade do terreno pra uma sra e a mesma vendeu pra pessoa que está vendendo pra min através do contrato de compra e venda.Pretendo ir no cartório de registro de imoveis,pra tirar uma certidão da matricula atualizada e ônus reais pra saber no nome de quem está o registro .Minha dúvida é se o registro estiver no nome do proprietário que possui a escritura,como faço pra proceder na compra.

  92. boa tarde meu primo tem um lote de 20×80 em Piaçabuçu q está no contrato com o nome dele, ele me vendeu eu posso registrar em meu nome ou tem que passar p o nome dele antes?

  93. Oi, minha avó tem um terreno e nele tem 2 casas, queria saber se teria como individualizar as 2 casas e passar uma para o meu nome, ganharei uma das casas como presente e gostaria de colocá-la em meu nome, pois ela tem 5 filhos e tenho medo de que após o falecimento dela eu fique sem onde morar.

  94. Boa tarde!
    Estou querendo adquirir um lote para construção de duas casas e depois vender individualmente.

    Minha duvida é oque seria mais vantajoso em relação aos custos e menos burocrático:

    – Negociar com o vendedor o desmembramento do lote primeiro (eu pagando as despesas) e só então adquirir os dois, fazendo duas escrituras e duas taxas de ITBI definitivas.

    – Ou adquir primeiro o lote inteiro e só depois fazer o desmembramento?

    Nessa última situação, fazer uma escritura de tudo, pagar ITBI de tudo e depois no momento de desmembrar escriturar os dois e pagar ITBI dos dois novamente?

  95. bom dia gostaria de saber .registro de imóvel e o mesmo que registro geral de imóvel esto comprando um imóvel e a pessoa esta me passando registro de imóvel …

  96. Possuo um financiamento imobiliário pre aprovado com uma taxa de juros atraente porém o imovel que estou negociando ainda tem que ser transferido de titularidade da construtora para o adquirente e esse passará para mim. Ocorre que esse tramite demora e meu financiamento com a taxa de juros atraente vai demorar e eu perderei o financiamento. Tem algum procedimento com o juiz corregedor do cartório que eu possa me valer para agilizar esse procedimento?

  97. Comprei um imóvel com minha namorada e o nome dos dois foi colocado na escritura e toda documentação.
    Terminamos o namoro e entramos em acordo que tiraremos o meu nome e o imóvel ficaria com ela, pois ela já esta morando nele.
    Qual o processo e quais custos envolvidos para retirar meu nome da Escritura nesta situação?

  98. OLÁ gostaria de fazer uma pergunta.
    Estou comprando um apartamento pela caixa so que esta só com minha renda e meu nome,a minha duvida e quando eu for fazer a parte da escritura no cartorio consigo colocar o nome da minha esposa como dona mesmo nao sendo casada no papel ???

  99. Tive um terreno de posse que não foi registrado no Registro de Imoveis. Atualmente eu adquiri uma casa com financiamento da CAIXA. O cartório não quer fornecer os 50% de desconto porque diz que eu já tive um imóvel. Só que, ate onde a lei informa, quem não tem direito ao desconto são:

    i) quem pagou à vista o imóvel ou não o financiou;
    ii) quem adquiriu imóvel cujo valor de avaliação seja superior ao limite máximo apresentado pelo SFH;
    iii) quem já possui imóvel registrado;
    iv) quem adquiriu imóvel comercial;
    v) quem recebeu imóvel por doação ou herança.

    Eu não me enquadro em nenhuma dessas características, porque terreno de posse não pode ter registro de imoveis.

    O Cartório está certo? Como procedo?

  100. ola boa tarde…moro numa casa de aluguel ha 1 ano e 2 meses por supresa fiquei sabendo que a casa onde moro foi leiloada e que a casa foi comprada pelo estado…o comprado da casa faleceu e nao quitou a divida e ele nao era casado porem tem um filho com agora a suposta dona quer que eu desocupo da casa pq o oficial ligou pra ela e disse que a casa nao era dela mais..porem eles deixaram eu morar na casa e nao pagar o aluguel ate resolver asituaçaõ.

  101. Temos uma casa mas somente temos o registro do terreno da casa. Já regularizamos tudo e só falta registrarmos a casa. A casa esta no nome do meu pai, mas para evitar futuro inventário, é possível realizar o registro da casa diretamente no nome dos filhos ou de um deles na hora de registrar e ter a escritura?

    • Olá Ariane, como vai?

      Seu pai consta como proprietário do terreno na documentação? Caso sim, orientamos que termine a regularização no nome dele e posteriormente seja providenciado uma Escritura de Doação com reserva de usufruto para ele.

  102. Bom dia ! Gostaria de saber se informações se procede que para compra e venda de terreno é preciso retirar outra certidão de casamento e sendo que a certidão está intacta,plastificada e autenticada sendo que somos casados ha mais de 30 anos?!

    • Olá Marcella, como vai?

      Sim, a informação procede. A necessidade de uma via atualizada não refere-se, necessariamente, a qualidade em que a certidão se encontra mas sim as informações atualizadas. Neste período de 30 anos é possível que, por exemplo, averbações tenham sido realizadas. Oportunamente informamos que não se deve plastificar certidões.

  103. Opah boa tarde… Eu tenho um terreno já faz um tempo, e qr coloca a escritura do terreno no nome do meu neto de 17 anos ! Será q é possível por ele ser de menor.

  104. Boa tarde! Prezados, estou interessado em saber se posso na escritura pública ter o meu nome e o da minha namorada, já que estamos pagando o apartamento juntos? No contrato que foi realizado com a construtora já tem o nosso nome como promitentes compradores.

  105. comprei um imovel e ao fazer rimeiro a promessa de compra e venda e posteriormente a escritura definitiva por ter pago 5 prestacoes de parcelamento verifiquei que os valores que estavam nelas nao condiziam com o que paguei,esta nos dois recibosque maior o pagamto e muito maior os valores preciso de orientacao e ate um advogado para ver esta situacao agradeco muito

  106. Oi bom dia . Comprei uma casa ha três anos. Tenho o contrato de compra e venda do imóvel . Pois eu não reside no imóvel. Deixei minha irmã morar no imóvel. Minha duvida é ! Eu não Estar vivendo no imóvel pode influenciar alguma perda da casa . Sendo que tenho o contrato de compra no meu nome . Caso eu venda tenho que registra e ser feito a escritura. Pra ser um documento legal.obrigado

    • Olá Paulo, como vai?

      O fato da sua irmã residir no imóvel não influencia na possibilidade de perder o imóvel, mas o fato de possuir apenas um contrato de compra e venda sim. A lei diz que é só é dono quem registra, portanto você deve providenciar a devida escritura do imóvel e averbação da mesma na matrícula do imóvel.

  107. queria saber compramos um lote a prestação terminei de paga todas parcelas mas pra registra o corretor quer que pague uma taxa pra ele dinheiro vivo na mão dele de quase 3 mil reais queria saber o porque existe isso?? que eu saiba tem taxas pra paga no cartório isso eu sei agora pra corretor estranho alguém me explica exite algum tipo de serviço tao absurdo corretor cobra pra encaminha papelada pra o cartório?esta certo essa cobrança de 3 mil corretor esta cobrando??/

  108. Estou tentando obter os 50% de desconto no registro do primeiro imóvel comprado pelo SFH , IMÓVEL ESSE QUE CUSTOU 115.000,00 mais o cartório quer me contar o valor de 1.966,00 dizendo que ja esta com o desconto , sendo que a tabela diz que imoveis de 105.000 a 210.000 o valor maximo e de 2.089.88 . O que devo fazer?

    • Olá Erik, como vai?

      Primeiramente sugerimos que verifique todos os emolumentos que são cobrados para este registro, para correto cálculo junto a tabela. Caso permaneça com divergência orientamos que procure a Corregedoria da sua região.

  109. Olá, boa tarde!
    Comprei um imovel de uma pessoa agente fez recibo de compra e venda em um cartório de notas
    Gostaria de saber se posso colocar em meu nome a escritura do imóvel sem a presença do vendedor?

  110. Boa tarde.
    Possuo um apartamento financiado, mas o financiamento está no nome da minha irmã. As parcelas estão acabando.
    Gostaria de saber se ao final do financiamento minha irmã pode fazer a escritura do imóvel diretamente no meu nome ou se ela precisa fazer no nome dela primeiro e depois me transferir como se fosse doação?
    Obrigada.

    • Olá Fernanda, como vai?

      Como o financiamento está em nome da sua irmã, ela terá que providenciar a documentação em nome dela primeiramente e depois poderá passar a você como uma doação (como mencionado em seu questionamento).

  111. Boa noite! Meu tio comprou adquiriu um terreno através de procuração pública, antes dele, já passaram uns 3 adquirentes, que também adquiriram o imóvel pelo instrumento público, contudo, ele não passou o imóvel para o seu nome, e os antigos proprietários, vieram a falecer, inclusive o vendedor, restou apenas uma herdeira do primeiro adquirente. Acontece que já faz mais de 10 anos que ninguém veio contestar ou se pronunciar sobre o lote, meu tio já vem pagando o IPTU, resta saber, se é viável realizar a escritura perante o cartório de registro de imóveis ou realizar o ato mediante a justiça.

  112. Olá boa tarde!
    Eu tenho um lote mais este não tem registro eu sei que o número do lote é 27 pq na quadra todos os outros têm número é só o meu que não como faço pra registrar o número desse lote?

  113. Olá!
    Eu e minha irmã, compramos juntas, um terreno que pertencia ao nosso irmão. Esse terreno possui uma escritura em nome do antigo proprietário, e um Promessa de Compra e venda em nome do nosso irmão. Nós só recebemos um recibo normal, ou seja, não temos nada em nosso nome. Como fazer para obter a Escritura? e pode ser em nome das duas e depois desmembrá-lo?
    Desde já, agradeço!

  114. Bom dia levei escritura de um terreno para registrar mas cartório pediu para eu tirar uma xerox nova de quem me vendeu minha dúvida tenho que pagar outro Tô foi no ano passado.obrigado

  115. Ola!!! estou comprando uma casa,que tem contrato de compra e venda gostaria de saber quais os procedimentos que devo tomar?
    e quanto seria o custo para transferencia de nome?
    obrigado…

  116. Comprei 50 por cento de um lote mas a guia de itbi saiu 100 por cento no meu nome paguei e registrei td no meu nome, agora tem como eu transferi 50 por cento para o nome da outra parte e teria como ele registra essa parte novamente ? Para tira todo vínculo comigo ?

    • Olá Adriano, como vai?

      O ITBI é calculado de acordo com o valor venal do imóvel, neste caso o valor correspondente a parte que você comprou. Você pode realizar a transferência, mas, para um novo registro novas taxas serão cobradas.

  117. Olá bom dia,

    Minha mãe comprou um terreno somente no recibo em 1996 lote foi dividido a metade com uma minha irmã, eu reformei a casa da minha mãe em baixo e construí uma para mim em cima. Como fazer para regularizar o imóvel e desmembrar-lo, uma vez que como disse não possui escritura.

  118. Boa tarde, preciso de informações. Eu tenho um contrato de compra e venda pelo apartamento que adquiri. Quais são os passos para a escritura definitiva ? Está no meu nome e da minha esposa e assinado por mim, minha esposa e a pessoa que nos vendeu.

  119. Boa noite,

    Sou da cidade do Rio de Janeiro e estou adquirindo um imóvel, á vista, na mesma cidade.
    O registro e a escritura do imóvel podem ser feitas no mesmo cartório que atende a região onde encontra-se o imóvel ou o mesmo pode ser feito em outra cidade do estado?

    • Olá Marco, como vai?

      Orientamos o Cartório de Notas da localidade do imóvel para elaboração da escritura do imóvel. O registro desta escritura no Cartório de Registro de Imóveis (na matrícula do imóvel), será realizado obrigatoriamente no cartório que abrange a região do imóvel.

  120. Olá boa noite.
    Tenho a metade de um imóvel já escriturado e essa escrituração foi feita enquanto estou divorciada, quando eu for fazer o registro dessa escritura preciso estar na mesma situação civil ?

  121. Boa noite.
    Comprei um terreno onde moro faz um tempo mais a dona mora em outro estado e é distante agora to precisando passa a escritura pra o meu nome, mas ela não tem como vim pra passa. O que devo fazer pra passa pra o meu nome sem ela vim tem como?

  122. Olá meu pai conseguiu através do governo o titulo da sua terra porém já faz 4 anos e ele ainda não registrou no cartório! Qual o procedimento que ele deve tomar para registrar?

  123. Olá, boa tarde! Eu e meu marido estamos comprando um imóvel à vista, pagamos a taxa ITBI e agora precisamos ir ao cartório para registrar o imóvel em nosso nome. Você sabe me dizer quais documentos devo levar e se precisam estar presentes os dois compradores e os vendedores?

    Aguardo. Grata

  124. ola eu adquiri um terreno que era de um tio meu mas nunca teve nenhum papel o terreno esta so no capim quero fazer uma casa mas quero ela regularizada e não sei por onde começar, alguem pode me ajudar, obrigado aee

  125. Bom dia…
    Minha mãe comprou um terreno há 22 anos atrás, mas ela nunca se preocupou em passar o terreno para o nome dela. Agora ela quer passar o mesmo para o seu nome, só que ela não sabe o paradeiro do antigo dono, pois o documento de compra e venda é muito antigo e apenas fornece o nome completo dele. Como faço para resolver isso?

  126. Boa noite
    Comprei um lote , fiz escritura em 2012 e foi feito o ITBI.
    Recentemente fui na prefeitura para tirar o IPTU, mas embora o número do lote, quadra, tamanho e confrontamento consta na escritura, na Prefeitura não existe.No mesmo loteamento foram vendidas casas já construídas que já tem IPTU.
    Como conseguir constar o número do meu lote para tirar o IPTU?

  127. Boa tarde meus sogros que vender a casa mais para concluir a venda tão pedindo para atualizar o rgi eu sendo nora posso ir no cartório e pedi atualização do rgi

    • Olá Valeria, como vai?

      Depende do que você se refere ao mencionar esta atualização. Caso esteja se referindo a solicitar uma certidão de Matrícula Atualizada do Imóvel, você pode solicitar sim. Porém caso refira-se a alteração de dados neste registro, os proprietários terão que comparecer no cartório.

    • Olá Vilmar, tudo bem?

      Não prestamos consultoria ou recomendações através do Blog, sugerimos que entre em contato com o Cartório de Registro de Imóveis que atende a sua região para certificar-se dos valores para o procedimento.

  128. Tenho uma ata de fundação de uma igreja de 1956, so que ela nao esta registrada nem reconhecido autenticidade das assinaturas. E agora preciso dela registrada, como proceder?

  129. Boa tarde.
    Possuo 4 filhos em 4 relacionamentos diferentes. Hoje possuo uma escritura de união estável com efeitos de comunhão universal de bens e possuo 2 imóveis. A minha filha mais nova é fruto da união estável e estou em via de adquirir mais 3 imóveis para investimento, entretanto quero garantir a cada um dos filhos que fique com um dos imóveis (lembrando que são 4 filhos) e minha companheira tb com o 5º imóvel.
    Hoje esses 2 imóveis que já possuo estão averbados a escritura de união estável, portanto, qual a melhor modalidade de registros desses novos 3 imóveis?
    Registro tudo em meu nome e faço testamento, faço doação ou registro como usufrutos?

    • Olá Washington, como vai?

      A utilização da doação com reserva de usufruto pode uma boa opção para garantir a sua vontade e evitar gastos com inventário. Contudo, um testamento público, devidamente registrado em cartório, pode ser uma boa escolha também. Ambos atenderão a sua necessidade.

  130. Ola! Boa tarde.
    Tenho um imóvel onde comprei o 1/2 lote com uma outra pessoa. O lote inteiro apresenta ainda em nome da imobiliária e tenho apenas o Contrato de compra e venda. Com o contrato apresentando que cada parte tem 50% do terreno.
    Entretanto quero regularizar e tirar a escritura da minha parte, entretanto a outra parte não interessa em regularizar.
    Como faço para tirar a escritura somente da minha parte? O que preciso fazer?
    Já moro no lote a 07 anos. compra realizada em 2008.

  131. Olá,
    Tenho uma casa em cima da casa dos meus falecidos país, porém antes de morrerem fizemos um recibo de compra e venda passando a parte de cima com a área total definida no recibo que foi reconhecido em cartório, dos meus irmãos somente uma irmã adotiva que não reconheceu firma em cartório , e hoje nos fundos da minha casa na área que tá no recibo tem uma moradia e eles passam literalmente na frente da porta principal da minha casa, usando a mesma escada de acesso por ser nos fundos, mas nas mesmas mesma parede da minha casa. Como faço pra tirar essa família da minha propriedade, já que tá no meu recibo?

    Desde já obrigada!

    • Olá Maria, tudo bem?

      Primeiramente é importante saber que recibo de compra e venda não é um documento de propriedade do imóvel. O imóvel precisa estar devidamente escriturado e registrado no Cartório de Registro de Imóveis. Você pode procurar um especialista (advogado) para verificar a melhor forma de resolver este impasse.

  132. Boa tarde

    tenho um terreno já fiz a escritura e registro, mas o meu sócio vendeu a parte dele para outra pessoa e agora vamos fazer o desmembramento, Eu tenho que pagar tudo de novo , haja vista que já gastei com escritura e registro ou quem comprou que deve arcar com tudo.

  133. Acabei de contruir ja fiz o habitese e tudo os docs necessarios agora preciso registrar esse imovel quantos dias demora para registrar

  134. Meu terreno tem uma casa e fiz uma construção de uma pequena loja. Tenho Escritura e RGI e pago IPTU. Gostaria de saber os procedimentos para e documentos necessários para acrescentar ou pagar IPTU desta loja

    • Olá Luiz, como vai?

      Nosso blog tem o intuito de levantar informações e dados sobre determinados procedimentos, mas não prestamos consultoria, pois os casos são diferentes entre si. O ideal é você procurar a Prefeitura da sua cidade para certificar-se da melhor forma de acrescentar o pagamento do IPTU desta nova construção.

  135. Bom dia
    Gostaria muito de tirar essa dúvida
    Meu pai tem terrenos que estão no nome dele é ele possui nome sujo um terreno tem escritura outros não , queria saber se temeu como ele passar para o nome dos filhos e se isso sairia muito caro ?

  136. Boa tarde! Comecei a fazer uma transferência em 2013, ano em que paguei todas as custas devidas ao cartório, o qual solicitou uma diligência. Consegui resolver e dar continuidade à transferência agora, em julho de 2017. O cartório está cobrando diferenças das custas já pagas, sob a alegação de nova tabela. Como dei entrada em 2013, acredito que não seriam mais devidas custas complementares sob a alegação da nova tabela. Qual é o procedimento? É devida essa diferença?

    • Olá Layla,

      A informação do cartório está correta. Todos os anos existe atualização na Tabela de Emolumentos dos cartórios. Portanto não há como iniciar um procedimento em 2013 e finalizá-lo após quatro anos sem atualização das respectivas taxas.

  137. Moro na minha casa á 10 anos. mas ela não tem documentação
    Aliás nem uma dos casas não tem documentação, foi herança do pai do meu esposo, mas ele já morreu faz 15 anos

    Como eu faço pra tira esse documento
    Me ajude POR favor

  138. meu vizinho comprou um terreno juntos com o irmão terreno 10×25 tem o contrato compra venda justos os dois, e tem o contrato do ex dono primario do terreno que consta a matricula do cartorio imovel, so que nunca fizeram a transferencia so tem o contrato compra venda.
    o irmao vendeu a metade para outa pessoa que fez tambem contrato compra venda da metade do terreno.
    esta pessoa que comprou do irmao construiu um sobrado e vendeu para outra pessoa tambem com contrato de compra venda, so que agora quer reguralizar o sobrado, como posso proceder..

  139. O que significa dizer que um imóvel tem matrícula filha ? Fui ao cartório me informar sobre um imóvel que desejo comprar e a funcionária do cartório informou que não seria necessário eu solicitar certidão de inteiro teor e de ônus pq o imóvel tem MATRÍCULA FILHA! Me forneceu o número e disse que eu poderia acompanhar a situação do imóvel pela site do cartório. Então, o q significa dizer q o imóvel tem (ou ainda tem) matrícula filha?

  140. Olá, intendi acho que enrolou tudo mesmo é que o dono da matricula faleceu alguns anos, se teria outra auternativa,,,,ou so uso campeã….

  141. Ola , boa noite
    Tenho um imóvel que está em contrato particular de promessa de direitos.
    Preciso ser fiador e não consigo por n ter escritura.. como faço pra fazer a escritura do contrato?

  142. Bom dia,

    Estou com uma situação complicada.
    Meu apartamento é financiado e o financiamento está regularmente registrado na matrícula do imóvel.
    Porém, ele foi financiado enquanto eu estava casada e agora eu estou divorciada.
    Na averbação do divórcio não constou partilha de bens, pois o advogado falou que apartamento financiado não precisava constar da partilha.
    Junto ao banco foi feito um aditivo no contrato de financiamento onde meu ex-marido passa o financiamento todo para o meu nome e abre mão da parte dele.
    O que eu tenho que fazer no cartório para que fique registrado que o financiamento agora é só meu e que ao final, o apartamento será só meu?
    Tem que pagar alguma taxa e/ou imposto?

  143. Olá, boa tarde.
    Estou comprando um apartamento com uso do FGTS. Assim que sair o contrato pelo agente financeiro eu sei que precisarei levar ao cartório para registrar. Nesse momento em que eu levar o contrato para registrar, o que eu vou precisar apresentar além do contrato ? ITBI ? Alguma outra certidão ?

  144. Bom dia, preciso fazer 4 escrituras de imóveis em São Paulo, Capital. Sei que o registro tem que ser feito nos cartórios próprios, em SP, Capital. Minha pergunta é: Posso fazer a escritura pública de compra e venda em qualquer cartório do Brasil? Moro na divisa de MG e lá os valores dos cartórios são mais baixos do que em SP.

  145. tenho uma casa que já tinha a escrituração publica, pra financiar preciso de algun documento do imovel para financiar e se preciso como faço pra tirar já que o documento foi só do terreno

  146. Oi Boa noite tenho uma dúvida compremos um terreno e temos papel de pose e com este papel de pose nos podemos fazer a escritura com este papel aguardo a resposta

  147. Eu e meu ex-companheiro temos um apartamento, em cujo registro consta 20% do imóvel pra mim e 80% para ele. Para que o registro seja alterado e o imóvel fique em nome dele somente, preciso fazer um contrato de compra e venda e também escritura, antes de mudar o registro do imóvel? Ou basta ir ao cartório em que o imóvel está registrado e alterar a propriedade, com o pagamento do ITBI?

  148. O terreno onde moro está no nome da irmã do meu avô só que ambos já faleceram pq a muitos anos a mesma sedeu o terreno para o irmão quando casou só que minha avó gostaria de regularizar a situação do terreno como fazer isso ?

  149. olá comprei um terreno de um herdeiro reconhecido pelo processo de promessa de compra e venda, já paguei todo o dinheiro, só que agora apareceu outros donos que não tinha sido mencionado, será que eu corro o risco de perder meu imóvel que construir no terreno, ou é o vendedor que se responsabiliza pelas causas posteriores?

  150. Oi boa noite minha sogra tem um imóvel financiado pela cx só que estar no nome dela ela quer me Veber e fazer um documento no cartório constando que ela estar me passando a casa dai quando quitar a casa ela passa pro meu nome isso pode eu corro risco de pagar e perder a casa ?

    • Olá Rosangela,

      Infelizmente não temos como lhe fornecer uma lista exata do que será preciso, pois os casos variam entre si. O que recomendamos é a verificação diretamente com o Cartório de Registro de Imóveis que atende a região em que o imóvel está localizado.

  151. Eu , meu irmão e minha irmã temos 2 terrenos e estamos vendendo , o valor será dividido entre os 3 , mas eu tenho uma pendência trabalhista e minha conta bancária e da minha esposa ( ela é minha sócia ) estão bloqueadas , eu posso pedir que a minha parte seja paga com cheque administrativo no nome da minha filha ( maior de idade ).

  152. Boa tarde comprei um terreno no ano passado 2016 na epoca tirei todas as negativas do vendedor para fazer a escritura estao anexa a escritura, fui registrar este ano 2017 apareceu um protesto contra o vendedor embargaram o registro mas as negativas que tirei na epoca da compra não valem.

    • Olá Edson,

      Compreendemos que tenha apresentado os documentos em 2016, mas você deu continuidade um ano depois nos trâmites e as informações atualizam neste período. Por isso, pode lhe gerar alguns empecilhos durante o registro.

  153. Oi boa tarde a minha dúvida é a seguinte minha esposa ela herdou uma casa da parte da vó e da mãe só que a casa não tem documento nenhum e nem inventário pois agora estamos querendo fazer o documento da casa conforme a lei como devemos fazer isso quais são os passos a tomar

  154. Comprei uma casa 2000 , Nao tenho a escritura da casa , como faço pra conseguir ? SENDO QUE ARTIGA DONA , Nem sei por onde anda .

    O QUE EU FAÇO

  155. Olá, tenho um imóvel com 6 casas construídas, gostaria de saber se eu tenho que fazer escritura para cada casa ou 1 escritura para todas eles? Tenho que fazer 6 escrituras?

  156. boa noite,quero uma informação apenas,em 1999 eu era de menor efetuei a compra de imóvel com meu pai e minha mãe mais ficou no meu nome,e foi feito a escritura mais não foi registrado no registro de imóvel,eu atualizando essa escritura consigo registrar ela?

  157. Bom dia. Na cidade onde eu moro está impossibilitada de fazer registro de imóvel, segundo o que falam é devido uma dívida do municipio com o órgão que realiza esse tipo de trabalho. Gostaria de saber se há outra forma para mim fazer o registro do meu imóvel?

    • Olá George,

      De acordo com as informações que possuímos, apenas no próprio Cartório de Registro de Imóveis. Orientamos que tente o contato com a Corregedoria da sua região para verificar melhor esta situação e, se necessário, abrir uma reclamação referente ao cartório que você mencionou.

  158. Bom dia. Estou querendo comprar uma cãs usando a carta de crédito. E a empresa exigiu que a a casa precisa ter escritura para esta alienada a empresa. Mais a casa não tem a escritura. Como faço pra escriturar? Por onde começo? E necessário fazer a planta da casa que não tem? Somando todos os gastos que devo ter. Quanto gastaria em imóvel que vale 40 mil. Preciso da orientação de vocês. Obrigado.

  159. Olá Boa tarde.
    Eu quero comprar uma casa financiada mas ela não tem escritura,paga IPTU etc.. Mas não tem escritura o que eu faço para fazer essa primeira escritura ?

  160. Olá boa tarde,
    Vou comprar um imóvel onde o vendedor alega que: POSSUI RGI E ESCRITURA e não faz a consulta ao SPC E SERASA, qual seria o primeiro passo que devo tomar?????

  161. olá boa tarde tem um lote que adquirir a través de cotrato de compra e veda o lote não tem escritura o lote tem mais de 10 snos de ptu .sertidao numerca como registro o imovel nó cartório de registro

  162. Meu nome é Fredson estou com o seguinte problema: tem uma casa a 22 anos que foi adquirida em uma troca por outra mas não foi registrado em cartório estou querendo registra-la em cartório para poder vendê-la, como devo proceder pois não possuo documentos dessa casa.

  163. Bom dia, minha dúvida é: comprei um terreno em um loteamento e só tenho compra e venda, qual o passo a passo que tenho que fazer para tirar o RGI?

    • Olá Celso,

      Você providenciou uma Escritura Pública de Compra e Venda ou um contrato particular de compra e venda? Caso não tenha providenciado a escritura, o primeiro passo é procurar um Cartório de Notas e solicitar a elaboração de tal documento. Caso já possua a escritura, o próximo passo é procurar o Cartório de Registro de Imóveis que atende o perímetro em que seu imóvel está registrado.

  164. olá,
    meus pais têm uma casa adquirida quando eles ainda eram casados. O imóvel não tem escritura, tinha somente o contrato de compra e venda que foi extraviado, então ficamos sem nenhum documento do imóvel.
    Agora meu pai quer passar a parte dele para meu irmão e eu, como devemos proceder??

    • Olá Jaqueline,

      Cada Cartório de Registro de Imóveis é responsável por uma determinada área da cidade. Portanto, você não consegue realizar o registro em qualquer cartório, apenas no Cartório de Registro de Imóveis que atende a região em que seu imóvel está localizado.

  165. Bom dia, gostaria de um esclarecimento, se possível claro. Tenho um imóvel em Muriqui-Mangaratiba – RJ, que precisa de regularização, posso efetuar esses registros em cartório de Bangú-RJ?
    agradeço a ajuda desde já.
    Fernando.

  166. Boa tarde,
    Tenho um imóvel que foi passado de herança, estou em posse da escritura de cessão de direitos de meação e herança. Gostaria de dar entrada na escritura definitiva do imóvel, como procedo e qual valor?
    Agradeço desde já.

    • Olá Rafael,

      Você deve comparecer junto ao Cartório de Notas mais próximo ou de sua preferência para solicitar a elaboração da escritura. Os valores variam de acordo com a região (cada estado possui uma Tabela de Emolumentos) e valor do imóvel.

  167. bom dia tenho um imovel que nao esta registrado a 20 anos e tenho uma divida com terceiros o juizo autorizou a ele registrar minha escritura e penhorar pode outra pessoa registrar minha escritura .E tambem devo muito imposto no registrar a escritura pode sem cnd

  168. ola boa tarde minha mae e meu padrasto compraram um terreno em 2007 em uma invasao que hoje e legalizada e ja virou bairro porem nao tem documento no terreno temos as contas de água e luz que e no nome dela minha mae ja faleceu mas como faço pra legalizar esse terreno?

  169. Olá,
    Adquiri um terreno e já tenho a escritura de compra e venda. No registro atual constam as medidas do terreno, mas não a área total. Agora a Circunscrição de Imóveis está se negando a realizar o Registro do imóvel no meu nome, pois exige antes que eu contrate um engenheiro ou topografo e averbe a área total no próprio registro. Está correto isto já que em transações anteriores desse imóvel nunca foi exigido essa atualização? Não seria um direito meu registrar o imóvel adquirido?

  170. Boa noite, fiz negócio em um terreno do meu chefe, ocorre que ainda não tem a escritura e registro do imóvel, o que tem é a autorização da imobiliária, iptu e o laudêmio da SPU, terei que fazer primeiro a escritura no nome dele só depois fazer a transferência, ou poderá fazer uma única escritura, mediante ao ITBI e certidão negativa dos tributos da prefeitura?

  171. Bom dia,
    Para solicitar o registro de imóvel atualizado de minha empresa, quais documentos devo apresentar no cartório? Qualquer um pode solicitar este documento ou apenas o representante legal? Desde já agradeço.

    • Olá Rodrigo, bom dia.

      Este documento é público e portanto qualquer pessoa pode solicitá-lo. Será necessário fornecer as informações do imóvel como, por exemplo, número da matrícula, endereço completo, nome do proprietário, entre outros. Aproveite para conhecer nosso site oficial, onde também é possível solicitar o documento mencionado e recebê-lo em seu endereço: http://www.cartorio24horas.com.br

  172. Bom dia! Meu nome é Cristiano Eu construir uma casa em cima da casa de minha mãe como eu faço pra registrar a casa no nome da minha filha de 16 anos

    • Olá Cristiano,

      Primeiramente você terá que regularizar esta construção junto ao Cartório de Registro de Imóveis, para posteriormente verificar a melhor forma de transferir a propriedade a sua filha (Como doação com reserva de usufruto, por exemplo).

  173. Boa tarde, minha tia faleceu há 1 ano e deixou um apto para mim, sou a única herdeira no testamento. (Documentos tds ok) Para colocar esse imóvel no meu nome basta ir ao cartório e fazer nova esciritura.

  174. Boa tarde.
    Gostaria de pedir ajuda… Comprei um imóvel com contrato de cessão de compra e venda. Todos assinaram e reconheceram firma. Levei ao cartório 16º imoveis, que é la que esta registrado esse apartamento. Só que estou com receio de não registrarem…
    Pois, foi assim a compra.:
    Paguei 16.000,00 de dívidas condominiais (já estava com processo na justiça)
    Paguei 12.000,00 de parcelas de consorcio que estavam em aberta desde 12/2016
    Dei meu carro no valor de R$ 15.000,00
    E ainda assumi 148 parcelas de 688,00 mensais com intermediarias de 2.800,00 nos meses de dezembro de cada ano.
    O ex dono do apto, fez um consorcio e foi contemplado no 2º mês, quando pegou a carta de crédito e comprou esse apto.
    No contrato não tem assinatura da consorciadora.Somente do corretor, vendedor, comprador e testemunhas.
    Será que o cartório vai fazer a anotação desse procedimento na matricula??
    Obrigada

  175. Bom dia
    Tem um terreno que quero comprar, porem na matricula esta o nome do 1º dono. Depois dessa pessoa o terreno ja teve outros 3 donos, porem sem o registro na matricula, só tenho os contratos.
    Como eu posso realizar a transferência para o meu nome na matricula?

  176. ola boa tarde … gostaria de saber quais sao os procedimentos para eu passar o nome de imovel para minha filha de 4 anos ou para mim mesmo ou ate minha esposa. sendo que o nome dessa casa ainda estar na antiga dona. e eu nao sei aonde eu posso encontra – la. pois quando comprei essa casa ela estava se mudando ´para bahia. essa casa fica no rio de janeiro. por favor preciso muito da ajuda de vcs

  177. Ola me chamo Junior e queria tirar uma divida! Estou para comprar uma area de 1 alqueiro e meio so que essa area e um desmebramento de uma fazenda de 100 alqueiros que ainda nao foi feito o georreferenciamento, entao o imovel nao pode ser passado para meu nome agora enquanto nao for feito o georreferenciamento de toda a fazenda e os documentos da terra seria uma procuraçao e uma certidao da terra e todas as medidas da terra feita atraves de um agrimenssor? E possivel e lega compra uma area assim ? Muito obrigado

  178. Comprei um lote no valor de R$ 4.000,00, medindo 66,95m(2), nessa operação só tenho um recibo. Gostaria de fazer uma doação com reserva de usufruto desse lote ao meu neto, como devo proceder? É necessário fz o registro desse imóvel? Caso sim, qual a documentação necessária? Caso

    • Olá Alexandre,

      Será necessário o registro do referido imóvel, não há como doá-lo apenas possuindo um recibo. Recomendamos que compareça no Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade para obter a lista completa de documentos necessários.

  179. Boa tarde!
    Minha família reside em um imóvel há 30 anos, porém o mesmo está no nome do vendedor do terreno ainda. o contrato de compra e venda está com o nome de 2 tios já falecidos. Como proceder para colocar este imóvel no nome de que está vivo? E quanto a valores. Há algum em média?
    Obrigada!

  180. Uma amiga está vendendo uma casa pois não tem escritura, por esse motivo não é possível o financiamento. Gostaria de saber se existir alguma forma de financiar o que fazer e o que é preciso ? ( DOCUMENTAÇÂO.

  181. Olá boa tarde! Comprei um imóvel na capital mas o processo de financiamento para vendedora está parado. o Imóvel pertencia a vendedora e sua tia e o financiamento realizado no interior do Estado, porém a tia já falecida. Ela já tem o inventario e toda documentação mas a Caixa Economica não libera um documento para que a vendedora retire nova certidão de inteiro teor… que documento é esse que a Caixa precisa entregar para concluir o processo? Está parado desde o início do Ano.

  182. Olá,

    Comprei um imóvel (a vista, em 2015) e ele ainda está no nome da construtora, estou pesquisando pra fazer o registro do imóvel no cartório e este está saindo por 12 mil reais. Não tenho condições de pagar esse valor agora. Tem algum risco de perder o imóvel pra construtora por ele não estar registrado? tem algum desconto por ser primeiro imóvel? Obrigada

    • Olá Laiza,

      Existem descontos na documentação quando é o primeiro imóvel sim. Em relação ao imóvel, sempre existem riscos de ter problemas quando não ocorre a transferência para quem comprou, afinal mesmo tendo pago por ele o registro do imóvel não contém dados que o configuram como devida proprietária.

  183. comprei um apartamento em 1988.
    recente fui no cartório pegar a escritura mas ta faltando uma assinatura da primeira dona . não consigo encontra e nem tenho paradeira de onde ela possa estar morando faz muito tempo . que devo fazer. não e comentário
    repedido

  184. Boa noite,A
    Acabamos de quitar um apartamento da Cohab São Paulo,retiramos o termo de quitação,e estou com varias dúvidas em relação de como proceder,daqui pra frente.,Devo registrar no cartório de imoveis correto?.E gostaria de saber se a escritura fica muito cara, se esse valor pode ser parcelado,.e quando esse imóvel sera meu em definitivo.E se além do cartório preciso registrar em algum outro órgão como na prefeitura devido ao IBIT, ou só o registro do cartório de imóveis é o suficiente?.
    Grato
    Brasmeraldo

    • Olá Brasmeraldo,

      Existem várias etapas a serem seguidas para conclusão da regularização deste imóvel, por isso recomendamos comparecer diretamente no Cartório de Registro de Imóveis mais próximo para obter a orientação completa.

  185. Boa tarde!
    Comprei um terreno e já faz mais de ano, tenho recibo de compra e venda registrado em cartório, reconhecido firma, porém resolvi construir e agora pretendo gerar matrícula do imóvel com também posteriormente escritura. Como posso fazer isso, apenas no cartório consigo fazer tudo isso?
    Grato,
    Alcides.

    • Olá Alcides,

      Sim, os trâmites iniciais são realizados diretamente no Cartório de Registro de Imóveis. Contudo, se este imóvel não possuir nenhuma documentação serão necessários processos junto a Prefeitura e demais órgãos.

  186. Construir uma casa em cima da casa da minha mãe sendo q há casa da minha mãe não tem documento pois foi invasão há mas de vinte anos e foi comprovado q não tinha dono agr qr saber como posso fazer um documento pra mim dá minha casa em cima e um da casa dela ,mim disseram q minha mãe tem q no documento dela tem q ela expecficar q estar desmembrando a parte de cima pra mim ,pq tenho medo de minha mãe falecer e meu irmão qr ter direito a minha casa q construir em cima da dela por ser no mesmo terreno ,por favor mim ajudem como proceder como posso fazer pode ser no cartório sem precisar de contratar um advogado

  187. Meus pais compraram um terreno em Maceio ha 30 anos atras. Eles tem o documento de compra e venda, mas escritura nunca foi feita.
    A lei me permite fazer uma escritura no meu nome (filho) ou tenho que fazer no nome deles e depois passar para o meu nome?

  188. Comprei um imóvel de doação municipal, eu fui o terceiro proprietário, quando comprei ainda não havia nem escritura, quando saiu a escritura eu já era proprietário porém após 5 anos eu comprei outro. Agora eu gostaria de registrar mas o cartório diz que não posso pois a lei municipal diz que u não posso ter outra casa em meu nome… mas eu comprei depois de adquirir está, ou seja na época eu não tinha…como proceder?

    • Olá Luciano,

      Compreendemos que tenha efetuado a compra anteriormente, mas está solicitando o registro anos depois e o cartório se baseia em informações atualizadas. Ou seja, serão consideradas as suas informações atualizadas que incluem sua segunda propriedade.

  189. Boa Tarde! Gostaria de Saber e estas Custas estão Certas?
    Valor da Compra e Venda R$875.619,82
    Valor da Alienação R$639.606,30
    IMPOSTO (ITBI)R$ 26.268,59
    ESCRITURA R$ 5.250,96
    REGISTRO R$ 5.565,75
    CERTIDÃO – MATRÍCULA R$ 49,94
    CÓPIAS E AUTENTICAÇÕES –
    SERVIÇOS COMPLEMENTARES¹R$ 200,00
    TOTAL R$ 37.335,24

    • Olá Donizete,

      Os valores variam de acordo com a Tabela de Emolumentos vigente em cada estado. Em caso de dúvidas sobre a exatidão dos valores, sugerimos que solicite ao cartório que lhe demonstre os valores cálculados na Tabela de Emolumentos do seu estado.

  190. Meu irmão financiou um lote no nome dele porem vou ajudar a pagar,mesmo tendo restrição no meu CPF é possível constar meu nome na escritura e no contrato mesmo que tenho restrição no meu nome?

  191. Boa tarde!
    Meus pais estão se separando (não são casados, nem têm união estável, só moram juntos) e meu pai está exigindo o valor de 25 mil reais por uma parte da casa. Nós já temos esse valor para pagar a ele, gostaria de saber que tipo de documento deve ser feito nesse caso? É de compra e venda mesmo?

  192. Ola, meu sogro comprou um imóvel nos anos 80,mas não registrou, só temos a escritura,
    Fiquei sabendo que os ex proprietários faleceram. O que fazer para registrar esse imóvel?

  193. Boa noite, estou fazendo um compra de um apartamento e o dono atual só tem o contrato compra e venda , sendo que o primeiro dono comprou o ap e não fez escritura pública, ou seja, repassou para o atual dono. Gostaria de saber quais complicações posso ter fazendo a compra desse apartamento?

    • Olá Rodrigo,

      É um risco muito grande comprar imóveis sem o devido registro. Apenas contratos de compra e venda não lhe garantem a propriedade de um imóvel, ele precisa estar devidamente escriturado e registrado no Cartório de Registro de Imóveis em nome do proprietário. Sem os devidos registros você pode, até mesmo, perder a propriedade do imóvel futuramente.

  194. Bom dia. Comprei um terreno a mais ou meno três anos, o primeiro dono que o vendeu para uma outra pessoa que eu comprei, só que esse dono que comprei o terreno só fizemos um contrato de compra e venda reconhecida em cartório, quando fui tentar fazer a escritura não consegui devido ao primeiro dono não registar o mesmo em cartório e também não acho mais o antigo dono. Como devo proceder para lavrar uma escritura em meu nome.

  195. ola gostaria de saber como prosseguir, to passando meu apartamento por 23.000 mil. como passar pro nome do novo comprador quais são os documentos que devo tirar no cartório e os valores que irei gastar no cartório para legalizar tudo. obrigada

  196. Olá boa noite…
    Meu nome e Mônica e preciso de ajuda…
    Meu pai separou da minha mãe a mais de 17 anos porém ela e nos filhas continuamos morando na casa . No papel de acordo do divórcio ficou combinado que seria de responsabilidade de meu pai vender o imóvel e dividir meio a meio porém isso não foi feito. Hoje nos gostaríamos de passar a casa para o nome de minha mãe mas não temos os documentos da casa , o que temos é a liberação do terreno no nome dele apenas isso é alguns comprovantes de quitação do parcelamento do terreno que também está no nome dele … O que devemos fazer si ele Se recusar a passar para o nome dela ? Ela perde o direito Si não tiver nem hum papel em seu nome. Ela foi casada no papel tudo certo. Pode nos ajudar a entender como agir… Dês de ja agradeço.