Cartório Distribuidor Cível

Solicite sua certidão online no Cartório 24 Horas e receba em casa

O Cartório Distribuidor é uma serventia pertencente à classe judicial, cujo funcionamento ocorre nas dependências do Fórum municipal, cada Município possui seu próprio Fórum. O serviço de registro do Cartório Distribuidor deriva de uma organização técnica, responsável em garantir publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

Essa natureza de ofício é responsável pela distribuição igualitária dos serviços forenses para os Juízes e seus auxiliares, de forma a manter o equilíbrio dos trabalhos. Possui a tarefa de distribuir equitativamente as ações jurídicas (feitos ajuizados) da mesma natureza (Vara de Família, Vara Criminal, Vara Cível, entre outras), efetuar averbações, cartas precatórias e cancelamentos de sua competência, expedindo-se certidões sobre os atos constantes em seus registros e papéis.

Existindo mais de uma Vara de mesma Natureza, por exemplo: 1.ª Vara da Família, 2.ª Vara da Família, o serviço de distribuição de ações judiciais cíveis é realizado através do modelo de sorteio eletrônico diário nas suas respectivas varas.

No registro de um processo jurídico, no Cartório Distribuidor, referente a ações cíveis, é atribuído o número de protocolo no processo apresentado ao Cartório Distribuidor, para que este possa distribuir para a Vara que arrolará o processo. O número do protocolo do processo não sofre alterações e para conferir o andamento do mesmo, basta acessar a área destinada a estes procedimentos no portal digital (site) do Tribunal de Justiça da Unidade de Federação (Estado) desejado.

Todos os interessados poderão solicitar a expedição de certidões (a exceção dos que tramitam em segredo de Justiça), munidos do nome e número do documento a ser pesquisado.

As principais certidões emitidas pelo Cartório Distribuidor são:

  1. Certidão Negativa de Ações Cíveis;
  2. Certidão Negativa de Execuções Fiscais;
  3. Certidão Negativa de Falência e Concordata;
  4. Certidão Negativa Criminal.

O Cartório 24 Horas possibilita a solicitação de 2.ª via e certidão de todos os Cartórios Extrajudiciais (cartório de registro civil, cartório de notas, cartórios de registro de imóveis, cartório de títulos e documentos, cartório de protesto, cartório distribuidor e cartório distribuidor de protestos) do Brasil, realizando o envio da Certidão a endereços nacionais e endereços internacionais.

Para mais comodidade aos clientes, o Cartório 24 Horas dispõe de canais de atendimento gratuitos, através do telefone 0800 7071 772, atendimento por chat online disposto no site e formulário de atendimento clique aqui, o horário de atendimento é de 09:00 às 16:30, de segunda a sexta-feira.

10 thoughts on “Cartório Distribuidor Cível
  1. Olá tenho a procuração assinada pela minha irmã,a moto está no nome dela…. Posso autenticar sem a presença dela no cartório ?

    • Olá Ester, tudo bem?

      Você poderá autenticar a assinatura apenas por semelhança, no Cartório de Notas onde ela tem cadastro da assinatura (popularmente conhecido como “Firma aberta). Porém, se o documento exigir um reconhecimento de firma por verdadeiro ela terá que comparecer no Cartório de Notas e assinar na presença do cartorário.

  2. Preciso reconhecer firma de estágio,tem que ser na cidade da escola onde eu estagio ou pode ser no cartório da cidade onde moro?
    Ex: Estagio na ETEC de Cajamar e moro em São Paulo.

  3. Boa tarde! Gostaria de saber se é possível reconhecer firma em dois cartórios diferentes no mesmo documento. Um cartório em diadema -sp e outro na Praia grande – sp. Documento de autorização de construção no terreno da minha vó.

  4. Oi! Boa Tarde…. Meu pai ganhou um terreno da minha vó… Com a escretura no nome do meu falecido vô… Então, ai meu pai pegou e vendeu este terreno… Só q apareceu um senhor dizendo q aquele terreno era dele e, q ele avia comprado direto com a minha vó… E disse tbm q a escritura q o meu pai tinha nao valia, q a q valia era a a ele tinha…. E o senhor Legou tbm q meu pai nem filho da minha vó era, e sim tinha sido adotado de coração… E agora o q fazer???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *