Certidão de Óbito no Cartório de Registro Civil

Iniciar pedido

Certidão de Óbito no Cartório 24 Horas

O cartório de registro civil abre um leque no que diz respeito aos documentos que devem ser registrados e as emissões de segundas vias de certidões atualizadas, bem como registro de averbações e/ou observações que devem constar nestes registros.

Vamos abordar neste artigo o que é uma certidão de óbito, com um rápido resumo de como e onde ela deve ser registrada.

Quando um falecimento ocorre em território brasileiro, este deve ser obrigatoriamente registrado no cartório de registro civil mais próximo de onde o fato aconteceu.

Porém, antes deste procedimento, um médico deverá atestar o óbito e entregar uma declaração médica validando o acontecimento, este documento apresenta a causa da morte, local do falecimento e assinatura do médico, com carimbo e nº de inscrição no CRM (Conselho Regional de Medicina). Caso não haja médico para validar o óbito, uma declaração pode ser preenchida acompanhado de duas testemunhas que tenham presenciado o falecimento.

Obtendo este atestado emitido pelo médico ou com a declaração em mãos, quem for declarar o falecimento, deve se dirigir ao cartório de registro civil mais próximo de onde ocorreu o falecimento e assim, registrar o mesmo. Quem poderá registrar o óbito no cartório de registro civil: (a) chefe da família para os falecimento de sua esposa, filhos, hóspedes, agregados; (b) viúva em caso do seu esposo; (c) filhos em casos de pai, mãe, irmão e demais familiares mais próximos; (d) diretor ou gerente em caso de falecimento no estabelecimento comercial; (e) em casos que nenhum requisito possa ser atendido, quem tiver assistido o momento do falecimento, poderá ser o declarante.

No registro do óbito serão constadas as informações, de: nome completo, nº de matrícula (sequência utilizada pelos cartórios como uma espécie de índice), sexo, cor, estado civil, idade, naturalidade, documento de identificação, eleitor, filiação e residência, data e hora do falecimento, local de falecimento, causa da morte, existência de testamento, se o falecido deixou bens ou não, sepultamento/cremação ou município e cemitério, declarante, nome e número de documento do médico que atestou o óbito, observações/averbações, data de expedição e informações do cartório de registro civil. Estando o procedimento finalizado e com a certidão de óbito em mãos, o sepultamento poderá ocorrer no cemitério de preferência dos familiares. Vale lembrar que o registro e a primeira via da certidão de óbito são gratuitos.

Destes registros podem ser extraídas e emitidas segundas vias de certidões e de forma online. No Cartório 24 Horas todos os cartórios de registro civil estão disponíveis para solicitar segunda via de certidão de nascimento, certidão de casamento e certidão de óbito e nós vamos entregar no endereço que você desejar.

É mais prático do que localizar cartórios, muito mais seguro do que um deslocamento, economia de tempo e dinheiro nas tentativas de contatos com os cartórios!

Pode deixar, nós fazemos por você!

590 thoughts on “Certidão de Óbito no Cartório de Registro Civil
  1. Oi estou com problemas da certidão de óbito do meu pai , ele faleceu em Loanda no Paraná, sou de São Paulo, foi minha prima q deu todos os dados da certidão, mas ela mentiu sobre estes dados , dizendo q meu pai era solteiro , e não deixou nenhum filho , e somos em quatro filhos , fora ainda q o cartório na hora de escrever o nome da minha avó,escreveu um nome de homem , não sei oq fazer ,já q o cartório não me responde

  2. boa tarde!! eu me chamo Maria Silva, a minha mãe veio a óbito no dia 13/07/2016, sepultada no dia 14/07/2016, aposentadoria dela só esta liberada no dia 30/07/2016, preciso saber se eu tenho o direito de retirar esta última parcela para as despesas funerárias. grata!!

  3. ola tive dois filhos com uniao estavel me separei e meu ex teve um relacionamento no qual se seprarou e algum tempo a mesma voltou e estava gravida eles manteram novamente a relaçao ele faleceu mas a criança ele nao resgistrou minha cunhada fez o atestado de obto incluindo ele como filho mesmo sem ele eter registrado a criança agora meus filhos tem direito a uma partilha de uma casa deixado por uso e frutos ela se alega assinar dizendo que ele tem direito se os herdeiros nao der a parte dele tera que esperar o exame de denea acriança quando ele faleceu ja tinha 3 anos

    • Olá Magali, tudo bem contigo?

      Ela está certa. Tem direito a partilha dos bens e se preferir resolver de forma rápida, basta fazer o exame DNA com um dos seus filhos, assim resolve o problema.;
      Agora, se preferem resolver de forma mais difícil, terá que aguardar a justiça andar com o processo.

  4. Estou com problemas para conseguir os documentos necessários para fazer a certidao de óbito. Não terei bens e nem pensão p receber. Se eu não fizer a certidao de óbito posso ter problemas futuros.?

  5. Olá. Estou precisando encontrar uma certidão de óbito antiga, mas não sei a data do óbito e nem o local do falecimento (sei apenas que possivelmente foi no Rio de Janeiro). Tenho apenas o nome e a filiação. O que me aconselham a fazer? É possível encontrar o óbito mesmo assim? Muito obrigada.

    • Olá Fernanda, tudo bem com você?

      Veja, é uma busca trabalhosa, mas é possível sim.
      Podemos indicar este site pra você https://www.falecidosnobrasil.org.br/, é um cadastro de todos os óbitos do Brasil.
      Caso não resulte em nada, tente buscar mais informações. O local do falecimento pode indicar onde foi feito o sepultamento e no cemitério, poderá ser encontrado a certidão de óbito ou mesmo a informação de onde foi registrado o óbito.

    • Olá! Gostaria de saber se tem como tirar um nome dos herdeiros colocado na certidão de óbito?
      Meu primo fez a certidão de óbito do meu pai e colocou eu e meus dois irmãos de herdeiros porém colocou minha prima como herdeira achando que ela é filha
      Ele achou isso porque meu pai criou ela por um tempo pois o irmão do meu pai ia deixar ela no hospital enfim mas logo deu pró outro tio meu criar e foi oque aconteceu ele criou ela é adulta já e ninguém sabe onde ela ta.
      Somos todos adultos do que precisava tirar o nome dela e deixar só quem é filho

  6. Minha vó faleceu quarta feira tenho que ir no cartório fazer a certidão de óbito possa ir lá daqui a quinze dias , será que haverá algum problema

  7. Bom dia,

    Me chamo Thamara, gostaria de saber se consigo fazer a retificação diretamente no cartório onde foi emitida a certidão de óbito, de algumas informações que constam no atestado de óbito do meu pai que não estão corretas, ele faleceu dia 24/08/2016 e a atual esposa dele colocou o nome da minha irmã errado e colocou que ela era a esposa de 1° núpcias, e declarou que ele tinha bens a inventaria, e não tem! Eu posso fazer isso direto no cartório ou terei que recorrer a Justiça?

    Grata e no aguardo da resposta de vcs…

  8. Olá Boa noite meu pai faleceu ontem hj fui fazer o atestado de óbito dele mais não consegui.porque preciso da certidão de nascimento dele porque ele não era casado.so que o problema que ele vivia com uma mulher e ela não quê me dar a certidão dele . gostaria de saber o que fazer nessa situação. obg

    • Olá Eliana,

      Você pode solicitar a certidão de nascimento ao cartório de registro civil que registrou seu pai sempre que precisar, é um documento público; e, de qualquer forma, você pode sim registrar o óbito sem a certidão de nascimento sim.

  9. minha mãe faleceu no dia 22/07/2016 e deixou em vida um terreno no qual já construir minha casa. mas não foi registrado em cartório. Já moro nove anos nesse neste terreno onde construir minha casa e agora meus irmãos querem incluir na partilha de bens. Pois ela faleceu e não legalizou o terreno. Sendo que as duas casas ( minha casa e a casa de herança) estão no mesmo terreno. E agora o que devo fazer para não perder minha casa que construir sozinha.

  10. Bem, e o seguinte o nome de meu pai é F J d Santos é o meu tio também é F j d santos, meu pai nasceu em 1950 e meu tio em 1948. ambos aposentados por idade, meu tio faleceu dois messes atrás (13 agosto de 2016). dia 23 agosto minha tia foi ao cartório emitir a certidão de óbito e requerer a pensão por morte. dois meses depois outubro de 2016 meu pai foi sacar o seu beneficio e não tinha nada na conta. ele foi ao INSS chegando lá o funcionário informou que o seu beneficio estava suspenso por constar no sistema de óbitos.ele pediu os documentos de ambos e pediu que ele volta-se la de pois de 8 dias. o nome é o mesmo, pai e mãe também, mas o número de CPF diferente, RG diferente, data de nascimento diferente. Na dúvida o sistema incluiu os dois no Sistema de óbito do INSS? ou foi Incluindo de forma errada o vivo no lugar do falecido?. a inclusão é feita automaticamente? ou manualmente? este sistema de óbito do INSS parece se falho?!..

  11. Olá,
    Na certidão de Óbito de meu pai consta como “Motivo da Morte” causas: 1-Encefalopatia Anóxica; 2-Síndrome Infecciosa; 3-Insuficiência renal; 4-Diabetes Mellitus; 5-Insuficiência Coronariana; 6 Hiper tensão arterial.
    Sendo que a partir do “item 3” foram constados informações de registro clinico, sendo a real causa apenas os “2 primeiros itens”.
    Um erro do hospital, temos essa constatação nos prontuários de internação do paciente e um laudo medico do Nefrologista informando a causa da morte os 2 primeiros itens.
    Como pode ser alterado a Certidão de Óbito nesse caso?

  12. Olá, meu avô faleceu a algum tempo e minha vó ficou recebendo beneficio no INSS, entretanto, recentemente apareceu uma filha menor de idade, registrada no nome dele, que ninguém tinha conhecimento sobre a existência… Ela quer entrar com o pedido de pensão por morte no INSS para fazer a divisão da pensão… Até ai tudo bem, o que eu quero saber é: Minha vó precisa fornecer a certidão de óbito original ou autenticada a mãe da menor ou ela pode conseguir isso diretamente no Cartório? E se ela puder diretamente no cartório, qual a documentação necessária?

  13. Boa tarde, meu pai faleceu e eu que passei as informações para fazer a certidão de óbito, ele era casada judicialmente, mas depois que ele faleceu a esposa estava com documentos para entrada de divórcio e ela concluiu, então meu pai ficou divorciado depois que faleceu pq os dois já tinha concordado e já haviam assinado os documentos necessários para divórcio. Na certidão de óbito conta como casado e na averbação da certidão de casamento consta divorciado, como fazer para corrigir isso?

  14. Ola preciso da segunda via do atestado de óbito do pai do meu filho, sendo q a irmã dele foi a declarante, estou c a copia do RG do falecido autenticado. Qualquer pessoa pode ir ao cartório aonde foi feito a certidão de óbito dele e solicitar a segunda via ou somente a requerente ?

  15. Olá, meu pai faleceu e a herança dele ficou integralmente para minha mãe. Nessa herança há uma casa que meu pai herdou junto com meus tios quando do falecimento do meu avô. Foi feito o inventário e hoje minha avó está em processo de venda, contudo, o futuro comprador irá adquirir via financiamento da caixa, ela pede certidão de nascimento da minha mãe com averbação do óbito do meu pai, o cartório se negou a fazer justificando que isso só é possível na certidão de casamento da minha mãe, certidão com averbação do registro do óbito, mas na certidão de nascimento da minha mãe não é possível agendar o óbito do meu pai, apenas se fosse na certidão de nascimento dele, logo creio que houve um equívoco da imobiliária ao pedir os documentos dos vendedores, isso confere: ou seja, não existe possibilidade de solicitar a certidão de nascimento da minha mãe que conste a averbação do óbito do meu pai? Confere o que o cartório disse: equívoco na solicitação? Grato

  16. Oi, meu pai é casado no papel porém é separado de corpos dessa mulher a 30 anos ele deu várias entradas de divórcios o qual não conseguiu. Ela deu entrada na pensão alimentícia e sempre recebeu. Meu pai é militar, faleceu e estamos tentando dar entrada na pensão de morte na marinha. Primeiro fomos pegar a certidão de óbito e teriamos que levar a certidão de casamento, só poderá receber a certidão se a esposa for retirar mas ela é sumida a mas de 30 anos. Eu queria saber se necessariamente precisamos dela pra pegar a certidão de óbito, sendo que ele possui dois filhos, eu e meu irmão que ja é de maior? Eu sou de menor porém meu irmao é de maior, ele pode dar entrada para suspender a pensão de morte caso ela fique recebendo? Grata!

  17. No atestado de óbito do meu pai esta faltando um sobrenome da minha mãe. Como fazer para arrumar? Ex: Nome: Maria Santos da Silva. No atestado de óbito está: Maria da Silva

  18. Boa tarde, moro na Bahia preciso localizar onde foi registrado um óbito e adquirir a segunda via ,tenho informações de Vila Prudente e Parque São Lucas, tenho nome e CPF do falecido é possível, favor enviar orçamento obrigado .

    • Olá Leonídio, tudo bem?

      Para solicitar através do nosso site é necessário informar corretamente o cartório onde consta o registro e os dados do registro, pois não realizamos buscas. Em caso de dúvidas sugerimos que realize primeiramente a confirmação do cartório onde consta este registro entrando em contato com os cartórios da região onde possivelmente o mesmo foi lavrado.

  19. Olá Bom dia! ! Meu problema é que vivia em união estável a 5 anos meu esposo faleceu ..E meu ex sogro colocou na certidão de óbito que ele não tinha esposa e se nega me dar qualquer documento. Como devo proceder nessa cituacão. Será se tenho direito a pensão…Eu não trabalhava e dependia financeiramente dele.

  20. Olá, minha filha era separada do marido mas foi ele quem solicitou a certidão de óbito. Como fazer para que não saia qualquer informação equivocada na certidão? O cartório me disse que não poderia fazer nada…. Obrigada…

  21. Ola. Tive um acidente onde o carro que bateu em mim fugiu do local, mas pegamos a placa e o proprietário é falecido. ele era casado no papel. pergunto. a esposa seria a responsável pelo veículo? obgado

    • Olá Harrison, como vai?

      Após o falecimento do proprietário, todos os bens devem integrar o inventário. Desta forma seria necessário verificar o responsável por este carro após a morte do proprietário. Sugerimos que certifique-se junto a um especialista (advogado) qual a melhor forma de prosseguir nesta situação.

  22. Boa tarde!
    Consta no campo “OBSERVAÇÕES E AVERBAÇÕES” de uma certidão de óbito “NÃO FEZ TESTAMENTO”. É necessário fazer a busca de informação sobre existência de testamento ou a informação contida nesta Certidão de Óbito é o suficiente?

  23. Boa tarde, necessito de uma resposta, meio que urgente, o pai de minha filha, o qual não somos casados, mas pagava pensão até mês passado, morreu dia 21/12/2016, gostaria de saber , se a atual mulher dele, que está com a certidão de óbito dele, é obrigada a me emprestar a certidão de óbito , e o RG, e outros documentos necessários que me pediram , para eu poder dar entrada na pensão de morte, no INSS…pois está marcada para mim ir no INSS…dia 07/02/2017….se puderem me fornecerem essa questão ….ficarei muito grata…

  24. Bom dia. Preciso de uma certidão de nascimento de meu Pai que já é facelido. Esta certidão foi solicita para a partilha se uma herança, porém moro em outro estado de onde meu Pai faleceu. Com posso fazer para solicitar esta certidão de nascimento.

  25. Bom dia. Preciso registrar um óbito de um familiar mas o que ocorre é que não possuímos qualquer dado sobre ele, como RG, CPF e principalmente a certidão de nascimento. O cidadão em questão possuía problemas mentais, perdeu os documentos e não fez o boletim de ocorrência, sendo assim, não temos nenhum informação. O cartório que irá registrar o óbito solicitou ao menos a certidão de nascimento, mas o cartório da cidade a qual ele é natural disse que não encontrou o registro. Como devo proceder?

  26. Oi meu pai faleceu a 20 anos e no seu atestado de obto está solteiro e com duas filhas .minha mãe faleceu faz um mês no seu atestado está como viúva do 1 marido na qual foi casada no Civil e que deixou 3 filhas.Essa outra filha dela tem algum direito na herança do meu pai?

  27. Olá meu nome é Daiane e mentive uma união estável de 10 anos no qual tivemos dois filhos nos separamos e ele namorou 3 meses e sem minha autorização foi colocado o nome dela no atestado de óbito como faço pra retiraate msmo pque ele tentou comprova uma união eatavel mais não conseguiu deu desistência do processo consigo retira o nome dela do atestado de óbito ?

  28. Boa tarde, minha vó faleceu tem uns dois anos e agora foi meu avô, a filha dele ( minha tia) foi fazer a certidão de óbito e falaram que precisa do nome completo e data de nascimento de todos os filhos. Isso é certo? E realmente necessário? Grata.

  29. Boa noite, meu pai era aposentado, e na certidão de óbito talvez por erro do declarante, consta como ele não era beneficiário do INSS. Minha mãe terá direito ao beneficio dele, já que ela não é aposentada e não recebe nenhum tipo de benefício.

  30. Boa tarde!
    Gostaria de saber se um veículo financiado (tipo de financiamento: CDC) tem que constar na certidão de óbito como bens do falecido.

  31. Ola Boa noite!
    Gostaria que me respondesse a uma duvida:
    É que foi feito um obíto no qual não está constando o nome e nem o CRM do médico. Ocartório pode fornecer através da declaração?

  32. Boa tarde! Preciso de sua ajuda, meu avô faleceu entre 1954 e 1960, no entanto, o responsável pelo cartório do município informou que não têm o registro do óbito. Assim, esse fato é no mínimo estranho, pois, o meu avô faleceu e foi enterrado neste município. Em pesquisa nos municípios vizinhos, verificou-se que também não foi feito o registro. Em fim, neste caso o que fazer. Vale mencionar, ainda, que a citada certidão é para o fim de processo para aquisição de cidadania italiana, e sem a certidão de óbito é impossível ocorrer. Muito obrigado!

  33. Boa noite minha sogra morreu em Salvador na Bahia e ela se chama Maria do Carmo Silva. Filha de Severina de castro Silva e Severino Zacarias da Silva . Preciso saber em qual cartório foi lavrado o atestado isso é possivel? Precisamos da copia da certidão e não sabemos em qual cartório esta a certidão em Salvador. Desde já agradeço a orientação.

  34. Bom dia !

    A certidão de óbito de meu pai está com uma informação errada, o estado civil está como Divorciado, porem ele era casado , como faço para realizar a correção ?

    att,

    Rogerio

  35. Ola.
    Gostaria de saber se meus pais fizeram um testamento, se essa informação aparecerá na hora em que for feita a certidão de óbito, ou seja, se o sistema dos cartórios são interligados e já fornece essa informação automaticamente? Ou se terei que ir atrás para saber mesmo após ter feito a certidão de óbito?
    Grato.

  36. Oi bom dia, esto com uma dúvida, meu marido faleceu a 8dias e a família dele q fez a certidão de óbito dele nós não éramos casados mais morávamos juntos a 8anos e temos dois filhos, na certidão de óbito ele ta como solteiro só tem o nome dos filhos, tem como eu pedi um novo certidão de óbito dele com o meu nome como esposa como uma União estável?

  37. Boa tarde, necessito de uma certidão de óbito do meu bisavô sei o local aonde ele foi sepultadoas não sei a data do óbito, sei somente ano aproximado é possível o cartório fazer a busca sem a data? Somente com o nome? O Cemitério consegue informar esta data com mais facilidade?

    • Olá Fernando,

      Para que o cartório possa realizar a busca do registro em seu acervo ele necessita de informações como a data do óbito. Você pode buscar maiores informações junto ao cemitério e caso não tenha êxito pode tentar realizar a busca no cartório com o ano aproximado do óbito.

  38. Ola meu pai faleceu,dia 10 de fevereiro,com 91 anos de idade teve 21 filhos, somos 15 vivos o cartório esta exigindo o nome e data dos filhos ja falecidos, isto é correto, ja qe fazem muitos anos atrás, minha mãe ja nem lembra mais datas .

  39. Boa noite, meu pai faleceu no inicio de 2012 e na hora de fazer a certidao de obito alguns familiares se intrometeram e falaram pra colocar o nosso terreno nessa certidao de obito, como eu faço pra passar a escritura do terreno para o nome da minha mãe ?

    Att,

    I.D

  40. Ola , boa Noite meu pai morreu em 2014, somos filhos eu e meu irmao mais novo , os dois maiores de idade.
    E quando foi feito o atestado de obito colocaram uma prima minha sendo filha dele no atestado de obito. queria saber como posso retificar esse erro, se consigo fazer isso no cartorio.

  41. boa noite tenho uma duvida ,
    na decada de 80 o patrao do meu pai pegou os documentos do meu pai e minha mãe
    e disse para eles tirarem outros pois aqueles ele estava levando em bora para regitrar em cartorio uma herança que seria parte dos seus bens ou da fazenda ou dinheiro em especie o que tivesse depois de sua morte fazem quase dez anos que ele morreu e disse que meu pai ou os filhos so pegariam essa herança depois dele partir mas hoje eu fui na fazenda17/02/2017 e descobri que ela foi vendida como faço para ter uma solução para tirar essa duvida nos moramos na fazenda uns 20 anos e na epoca ele levou todos os documentos ate sertidão de casamento deles tivemos de tirar tudo de novo obrigado

  42. Oi boa tarde. Como eu busco informaçoes em qual cartorio meu pai foi regidtrado como obito. Busco informaçoes da minha familia e ninguem informa. Aguardo uma respota positiva!!! Ahhh, eu siu de Sakvador e meu pai foi enterado aqui a uns quinze anos…

  43. Bom dia, meu pai já era falecido quando meu avô morreu, meus tios não colocaram o nome dele no certidão de óbito, mas ele tem 3 filhos, na época menores de idade, temos direito a herança do meu vô? Como faço pra requerer esses direitos. No caso moramos em outro estado, somos maiores e casados já, minha mãe poderia requerer essa correção em nosso nome? Quanto tempo em torno leva pra legaliza, por que meus tios estão vendendo os bens! Que documentos será necessário?

  44. Boa tarde
    Minha mae faleceu em 92 e por falha de comunicacao temos so a guia de sepultamento, nao temos a certidao de obito e um dos nomes dos filhos ficou errado. O que fazer

  45. Minha mãe faleceu em São Luís – MA e atualmente moro em Brasília. Estou precisando da Certidão de Óbito dela urgentemente. Há alguma maneira de conseguir a certidão sem precisar ir até a cidade onde ela morreu?

  46. Oi meu pai faleceu e o cartório se recusa a fazer a certidão de óbito por causa q não tem a data correta da morte mas o médico junto com a declaração deixou especificado.

  47. ola boa tarde.Minha mãe faleceu e a minha irmã que cuidava dela não fez o atestado de óbito e está recebendo a aposentadoria dela o que outros filhos podem fazer,e isso pode prejudicar os outros filho?

  48. Olá! Eu gostaria de tirar uma dúvida que me persegue a muito tempo.
    Quando eu tinha menos de dois anos meu pai faleceu e minha mãe veio a casar novamente. Depois do falecimento dela, e também do meu padrasto, familiares me contaram que ele tinha a intenção de registrar-me como filho, porém minha mãe foi contra. Fazer esse registro seria possível, caso ela fosse de acordo? Eu passaria a ter um novo pai?

  49. Tenho um problema sério minha mãe morreu minha irmã pegou todos documentos da casa que era dela e que eu morava durante a 26 anos entrou com processo para vender a casa sem me comunicar mesmo sendo eu que morava na casa , eu que reformei toda e mudei de lá rio grande do sul para Santa Catarina , queria entrar no processo com meu advogado mas não sei o cpf de minha mãe , como faço pois estou em Sta Catarina e o meu advogado só consegue entrar tendo o cpf

  50. Amigos,
    Estou a busca da certidao de obito do meu avó.
    Falecido no Rio de Janeiro, nao tenho data.
    Tenho alguns dados na carteira de trabalho da minha avô(falecida).
    Na carteira dela consta:

    Est. Civil: Viuva
    Doc No. 9
    Fls: 50
    Liv: 5
    Reg. Civil: R.J.C.C.
    C.Obito 12016
    fl 209
    li. C93
    r.j.

    Como posso levantar esta certidão?

    Grato,
    Abs,

  51. Meu ex marido faleceu e colocaram na certidão de óbito Divorciada em vez de separação judicial desde de 1985. Vou ter problemas? pois, moro há 32 anos com outra pessoa, e sou dependente dele em tudo.Também gostaria de informação se tem que constar na certidão de óbito que ele era aposentado.

  52. Tbm dia, perdi meu irmão a três meses, ele foi enterrado como indigente pois tive que fazer exame de DNA para comprovar que era ele, os exames ficaram prontos quase 3 meses depois dá morte do meu irmão, é somente agora que nos entregaram o laudo médico com nome e causa dá morte para emitirmos a certidão. Minha dúvida é a seguinte, como passou dos 15 dias após o óbito eu consigo tirar a certidão sem precisar de ordem judicial? Pois não foi por nossa vontade essa demora é sim do IML para liberar os exames e documentos.

  53. No meu caso, meu marido faleceu, éramos casados no civil, só que nunca troquei os documentos, usava os de solteira mesmo… Agora tô num impasse na empresa que ele trabalhava a rescisão dele foi feita em juízo e quase não aceitaram meus documentos…. No caso tenho tenho q atualizar meus documentos com o sobrenome dele??? E no inss consta também meu nome de solteira…

  54. Meu ex marido faleceu no Brasil quando foi de férias em 2012 (moramos nos Estados unidos), já estávamos divorciados desde 2004, e ele não se casou depois do nosso divórcio.
    O filho dele do primeiro casamento declarou a mãe dele como viúva, sendo que o falecido se divorciou da mãe dele em 1991 e se casou comigo e tivemos 1 filho. Consultei um advogado e ele me afirmou que a viúva no caso sou eu e que o nome que deve constar no atestado de óbito é o meu nome. Está correta esta informação ? E o que devo fazer para fazer a retificação do atestado/certidão de óbito? Preciso contratar um advogado ou posso fazer todo o processo via consulado brasileiro aqui nos Estados Unidos? Aguardo sua resposta. Muito obrigada!

  55. Boa noite referente ao documento para fazer declaração de óbito quando não tem registro de nascimento…
    no Caso meu sogro faleceu, ja foi casado com uma outra mulher no civil, fez o divorcio e por fim fez união estavel com minha sogra, mas hj ele não tem mais o registro de nascimento…..

  56. Boa tarde, meu pai faleceu em dezembro passado, minha mãe de forma esperta me comunicou o óbito uma semana depois e no óbito não consta que ele deixou filhos, tenho minha certidão que prova que sou filho dele.
    Como faço pra corrigir essa certidão de óbito pra fins de herança?

  57. Bom dia.
    Meu avó faleceu há 4 anos,não declararam no óbito dele dizendendo que deixou um terreno com 4 casas.
    Isso pode da algum problema ?
    Como faço para mudar isso?

    • Olá Carla, como vai?

      Sim, pode gerar problemas em virtude da necessidade de realização do inventário após o falecimento do proprietário. Orientamos que contate o Cartório de Registro Civil onde o óbito foi lavrado para verificar a possibilidade de retificação das informações.

  58. Boa tarde na certidão de óbito de meu pai o nome da minha mãe em que meu paia estava desquitado está errado e o nome de meu irmão .e não tem o rg dele de meu pai . Tem algum problema ?ele faleceu em São Paulo e eu moro em aracaju .

  59. olá… gostaria de saber como faço para pegar um atestado de óbito…
    de uma pessoa Arthur Ortega, falecido no ano de 1988 no estado do parana…

  60. olá me chamo maria e estou com varias duvidas o pai da minha filha foi assasinado por gente muito perigosas no estado do maranhão e os familiares recebiam ameaças por isso não registraram nenhuma ocorrencia e nem levaram o corpo para o hospital ,pois era de dificio acesso e por medo tambem ,o q devemos fazer pois a minha filha precisa dessa ajuda e ate agora não foi tirado a certidão de obito a dependente vai fazer 14 anos e ele foi enterrado no estado do pará no municipion onde nasceu.quem devemos procurar nesta situação.

  61. Olá sou Carol o pai do meu esposo faliceu e o filho dele que acinou o atestado de óbito não que da o atestado original para a mulher do pai dele , será que com uma copia da certidao ela consegue algum benefício
    Será que ele vai precisar assinar algum documento pra ela ??

  62. Olá. Ao fazer a certidão de óbito da minha avó declarei que ela não deixava bens, porém moramos em um terreno que está no nome do meu avô (esposo dela) já falecido a há 10anos. É preciso mudar a certidão de óbito dela?

  63. Minha mae morreu e deixou um recibo de casa sem reconhecer firma mas ela tem firma aberta no cartório próximo daqui eu como filha posso pedir para autenticar esse documento

  64. Bom dia, quantos dias tenho para fazer a certidão de óbito no cartório sendo que a pessoa falesceu em outra cidade e não é perto ?

  65. Olá,como faço para retificar uma certidão de óbito,pois o declarante colocou um nome de uma filha q n foi registrada pelo pai ,a filha quer tirar o nome dela do óbito!

  66. Olá meu nome linalva meu pai faleceu faz um ano e a gora que eu tive notícias como eu faço para obter a sertidao de óbito sendo que eu não tenho nenhum dos documentos dele a única coisa é minha sertidao de nascimento. Eu moro em campo grande ms e ele morava em Maranhão o que eu devo fazer

  67. Oi boa tarde meu nome e Maria ! Gostaria de saber se e necessário a retificação da certidão de obito da minha tia ,cujo o mesmo esta com o nome do cemitério errado ?

  68. Meu filho faleceu com 3 dias, antes de eu tirar a certidão de nascimento. Neste caso, como deve ser feito o registro de nascimento e óbito? Devo fazer os dois de uma vez só? Ou devo fazer a certidão de nascimento e depois de óbito?

  69. Boa noite! Minha vó faleceu e a pessoa que fez registrou o óbito colocou que ela possuía bens a inventariar, quando na verdade já havia passado tudo em vida para os filhos. Preciso entrar com um processo??

  70. Boa noite!
    Meu esposo faleceu e a mãe dele furtou os documentos dele da minha bolsa , gostaria de saber que tem que ter esses documentos eu ou ela, eu quero esse documento no caso posso fazer um BO de furto e apropriação indevida de documentos de terceiro ou nao?

  71. Boa tarde! Gostaria de saber como proceder em relação à minha certidão de nascimento, como estou querendo dar entrada na minha aposentadoria e por ser solteira terei que apresentar minha certidão de nascimento, como está muito danificada pedi uma segunda via, nesta certidão o meu sobrenome esta diferente da primeira certidão “Menezes” e “Meneses” na segunda via da certidão. Infelizmente a primeira está muito danificada, mas tenho como tirar uma cópia e enviar para o cartório, a certidão de casamento dos meus país onde está escrito o nome do meu pai, dos meus avós paternos e da minha mãe consta Menezes com “z”.

    • Olá Clara, como vai?

      Pode ter ocorrido apenas um erro de digitação na elaboração da nova via da certidão. Porém, também pode estar registrado desta forma sendo necessário requisitar a retificação administrativa do seu registro de nascimento. A melhor forma de confirmar é entrando em contato diretamente com o Cartório de Registro Civil em que seu nascimento foi lavrado.

  72. Boa noite,minha vó faleceu há quase 57 anos preciso de alguma certidão dela para ter acesso ao nome dos pais e da nacionalidade qual documento seria e existe essa possibilidade?

    • Olá Bárbara, tudo bem?

      Nada impede que você solicite uma segunda via da certidão de nascimento ou óbito, por exemplo. Porém, para tal solicitação você irá precisar das informações do registro e cartório onde as mesmas foram lavradas.

  73. Boa Noite, gostaria de saber se posso requerer a pensão por morte, junto ao INSS para meu filho menor, com seu nome não estando constando na certidão de óbito do pai

  74. Bom dia!
    Meu ex-companheiro e eu tinhamos uma empresa como socios. Está inativa ha varios anos. Nos separamos e ele ficou trabalhando na mesma sozinho, mas não alteramos a sociedade. Em 2009 veio a falecer e seu pai não citou a empresa como bem, portanto ela não consta na certidao de óbito. Tentei fechar a empresa ( Está tudo certo em relação às certidoes negativas) mas a Junta comercial não aceita pois teria que constar na certidao e, como tinha herdeiros, ter sido feito o inventario.
    Gostaria que me indicassem o caminho a seguir pra resolver isso.
    Agradeço a atenção.

  75. Boa tarde!
    O meu pai faleceu tem 11 anos, e estou precisando da certidão de óbito dele, mais o mesmo documento se encontra em posse da minha madrasta e ela não quer mim dar nem ao menos a cópia e não sei em que cartório foi feito a certidão. Como consigo essa segunda via?
    Mim ajudem por favor

    • Olá Nayara, boa tarde.

      Para solicitar uma 2ª via da certidão de óbito será necessário possuir a informação do Cartório de Registro Civil onde o óbito foi registrado. Você pode tentar iniciar as buscas nos Cartórios de Registro Civil da cidade onde ele faleceu.

  76. Boa Tarde. Preciso da certidão de casamento dos meus avós e a de óbito de meu avô. Como são muito antigas, entre 1913 e 1925, quero saber se posso pegar no próprio cartório da cidade, ou solicitar em outro lugar.
    Obrigada

  77. Ola,tudo bem?

    como posso fazer para retirar irmaos que nao tem o sobreno da mae da certidao obto,posso ir direto ao cartorio e refazer oa certidao sim ou nao.

  78. Boa noite. Meu nome é Marinês, e tenho uma dúvida.
    Meu companheiro faleceu e o declarante foi meu cunhado irmão dele.
    Posso passar a ser a declarante e não o meu cunhado , pois gostaria
    de passar para o meu nome a certidão de óbito.

    • Olá Marinês,

      A certidão de óbito não fica em nome de ninguém, o declarante é apenas a pessoa que foi até o Cartório de Registro Civil solicitar a lavratura da certidão, bem como informar os dados necessários.

  79. preciso de orientaçao minha mae faleceu a 4 anos e nao tirei a certidão de óbito por falta de informacao ache que somente aquela via amarela no hospital bastava… como devo proceder…. de ja agradeco

  80. Oi, boa tarde, gostaria de uma informação. Meu avô faleceu dia 19/06/2017 .Quando eu fui no cartório da cidade,já tinha passado os 15 dias corridos. Estou aguardando os Advogados públicos de uma Universidade voltarem aos seus trabalhos,porém tenho dúvida se pode haver algum problema futuro,já que Oficialmente o Óbito ainda não foi declarado. Tendo em vista que ele recebia benefício por Lei do Amparo (INSS) .E o mesmo tinha saldo devedor no Banco (Empréstimos Pessoal) . Obrigada desde já.

  81. Meu pai faleceu e deixou 4 filhos vivos. Porém, existiu um quinto filho que já faleceu (esse filho tinha seus filhos, que são netos do meu pai). No atestado preencho 4 ou 5 filhos? Independente disso, todos os herdeiros serão elencados no inventário.

  82. Olá,
    Meu nome é Fabio. Na Certidão de Óbito do meu pai, consta no item “”Observações e Averbações”, que ele possuía bens e que deixou testamento. A família não tem conhecimento de bens ou testamento. É comum escreverem isto na certidão?

  83. Boa noite!meu vo faleceu vai fazer dois anos.Era casado com a segunda esposa.
    A segunda esposa foi fazer a certidão de óbito dele é não colocou o nome dos filhos.Posso pedir para fazer uma outra certidão com o nome dos filhos,sem a presença dela?

    • Olá Adriana,

      Não há como fazer mais uma certidão, o registro de óbito é único. Se as informações estão incorretas você deve comparecer no Cartório de Registro Civil em que o óbito foi registrado para solicitar a retificação das informações.

  84. Essa pessoa não deixou filhos nem esposa veio a óbito eu que cuidei dele não tiver a Judá de ninguém eu que lavrei o óbito no meu nome eu tenho algum dereito.

    • Olá Natal,

      Infelizmente cuidar de uma pessoa não garante necessariamente direitos sobre seus bens após o seu falecimento. O que recomendamos é que busque orientação de um especialista (advogado) para verificar o que pode ser feito nessa situação.

  85. Boa tarde!Gostaria de saber coomo faco pra conseguir o atestado de obito de meu pai que faleceu em 1963 na cidade de PETROPOLIS , nao tenho nenhum documento pois tinha 10 anos na epoca.O nome dele era JOSE AUGUSTO PLANZ natural de PETROPOLIS RIO DE JANEIRO faleceu no HOSPITAL CASA DE SAUDE SANTA TEREZA na mesma cidade e existe ate hoje.

    • Olá Luisa,

      Para iniciar suas buscas você pode entrar em contato com os Cartórios de Registro Civil da cidade de Petropolis. Em nosso site viabilizamos segundas vias de certidões de óbito, mas apenas com a indicação do cartório e dados do registro por não trabalharmos com buscas.

  86. Boa noite,estou com problemas minha tia faleceu já faz 23 dias porém não conseguir registrar o obto no cartório ainda porque não sabia essa informação que seria de 15 dias úteis,pois minha mãe que era responsável por ela não entendia muito as coisas e agora estou com problemas para registrar pois o cartório informa que tem que ser judicial dps de 15

  87. Olá, meu avô faleceu e na certidão de óbito dele consta o nome de um Cemitério quando na verdade ele foi enterrado em outro? Isso pode trazer algum problema? Tem como alterar isso, modificando o nome errado pelo nome do cemitério na qual o sepultamento realmente ocorreu?

    • Olá Brenda,

      Pode ocasionar problemas sim, afinal ele não está enterrado no local descrito na certidão. Neste caso será necessário solicitar a retificação das informações no Cartório de Registro Civil onde o óbito foi registrado.

  88. Eu tenho a Certidão de Óbito do pai da minha mãe, meu avô. Como faço para obter a Certidão de Nascimento? Não sabemos ao certo o local e estamos muito precisando dessa informação. Será que o cartório que emitiu a certidão de óbito consegue fornecer esse dado?

  89. Boa noite, preciso achar a certidão de óbito de minha tia avó, ela faleceu há uns 70 anos no rio de janeiro. Só temos o nome dela todo e o do meu tio avô. Como posso fazer essa busca?

  90. Olá, estou em busca das certidões de nascimento, casamento e óbito dos meus antepassados (pai, avô, bisavô…) todos já estão mortos. Eu posso solicitar suas certidões? Preciso provar que sou parente mostrando algum documento? Porque imagino que, caso estivessem vivos, eu precisaria de procurações certo?

  91. Olá,minha mãe faleceu e o Certidão de óbito,ficou como solteira porque eu não achei a certidão de casamento,hj eu achei a certidão de casamento,posso ir no cartorio e pedir uma ratificação administrativa.

  92. Ola boa tarde, o pai da minha sobrinha morreu, ele pagava o inss e deixou bens, so que a familia dele n entregou a certidao de obto pra poder aposentar a menina, e vendeu todos os bens, o que pode ser feito?

  93. dei entrada na certidão de óbito da minha mãe ela recebia pensão do meu pai que morreu em acidente preciso ir no INSS o automaticamente e cancelado

  94. Boa noite!
    Minha vizinha tem mais de 80 anos e perdeu o filho há dois anos, o mesmo foi vitima de infarto, o hospital que fez o atendimento entregou a ela o atestado de óbito, só que ela queimo por engano junto com alguns exames do mesmo, ela sofre de depressão e agora precisa tirar o registro de óbito e o cartório diz que só tira o registro se tiver a guia amarela.Gostaria de saber como fazer já que consta os dados da morte no sistema de saúde do município e eles não aceitam. O que ela deve fazer para Registrar o óbito.

  95. Boa tarde, estou a procura de tirar a 2ª via de certidão de óbito do Sr PEDRO MONREVI RIBEIRO falecido em Fortaleza-ce., no dia 11 de março de 1960 não sei qual cartório foi registrado o certidão de óbito.

  96. O pai de minha filha faleceu em 2009. Tinhamos em comum uma empresa inativa já na época, porém não foi declarada como bem. Já tentei alterar pela justiça gratuita, mas foi indeferido pelo juiz. Para acrescentar esse bem, a unica forma é através da justiça, com advogado? Preciso resolver, pois sem isso não consigo dar baixa na empresa.

  97. Porque algumas entidades exigem certidão de óbito “atualizada”. Existe isso? A pessoa nasce, morre e renasce? Obrigada pela informação.

    • Olá Fatima,

      É comum a solicitação de certidões atualizadas. O que ocorre é a emissão da certidão da forma como consta registrada, porém com uma data de expedição recente (atualizada). Para exemplificar, quando uma pessoa vai se casar o Cartório de Registro Civil, precisa apresentar uma certidão atualizada de nascimento. Isto porque o documento que ela possui normalmente foi emitido há vários anos antes deste casamento e nesse tempo alguma alteração pode ter ocorrido (averbações) e pode, inclusive, ser motivo de impedimento da união.

  98. Olá boa tarde mim chamo Carla é que estou com um ploblema muito sério eu e mas três irmãs pois gostaria de saber como posso fazer para poder conseguir a segunda via da certidão de óbito de meu pai e onde ele foi enterrado pois já está a um ano e sete meses que ele faleceu e nunca descobrimos onde ele foi enterrado pois minha tia se nega a diz pra nós que mesmo estando com a certidão de óbito jamais entregaria a gente pois somos quatro filhas e não sabemos onde meu pai foi enterrado só sabemos que ele morreu mas nunca tivemos né um documento em mãos minha tia diz que não temos direito algum sendo que somos registrada e queria saber como posso fazer para obter este documento???

    • Olá Carla,

      Para poder solicitar as buscas deste registro de óbito serão necessárias informações mínimas como, por exemplo, a cidade em que ocorreu o falecimento/enterro, data do óbito, dados do falecido, entre outros. Com estas informações é possível entrar em contato com os Cartórios de Registro Civil da região do óbito para solicitar a verificação.

  99. Bom dia, minha avó faleceu na sexta-feira dia 13/10. Trouxe o atestado de óbito, mas a empresa não aceitou, somente aceita se for pai e mãe, isso está certo?

  100. Olá. Minha tia faleceu e não possuía sequer um único documento (nunca fez RG CPF CARTÃO DO SUS) pessoa criada pra fora… Pois agora não estou conseguindo fazer a certidão de óbito por ela não ter esses documentos acho que também nunca foi registrada no cartório…
    Me ajudem por favor!!!
    O que eu faço? Onde ir?
    Obrigada!!!

  101. Ola fui na justica federal resolver um processo de pensao por morte de minha mae,e a certidao de obito foi esquecida la no meio dos outros papeis.eu tirando a segunda via ela vale como se fosse a primeira?e aquela que ficou a orginal la,fica em off ou fica valendo como a segunda.
    Pq tenho medo de alguem ter me roubado la e essa pessoa ter acesso me explica como funciona?

  102. Boa tarde, por favor, poderia me esclarecer se devem constar os nomes dos filhos na certidão de óbito de minha mãe. Quando minha faleceu, minha irmã, que foi ao cartório pra fazer a certidão, não conferiu o registro e agora verificamos que constar que ela tinha cinco filhos e que não tinha bens e consta o nome de meu pai como cônjuge, sendo que meu pai já era falecido a anos. Quanto aos bens, minha mãe possuia a casa onde morava , sendo meira do meu pai.

    • Olá Rosangela,

      Sim, deve constar os nomes dos filhos e informações corretas com relação ao cônjuge e bens. Será necessário solicitar a retificação deste registro de óbito junto ao cartório em que foi registrado o mesmo.

  103. boa noite
    gostaria de saber se tem como corrigir a certidão de óbito do meu pai, pois no dia em que fui tirar nao tinha os dados do endereço de casa , e coloquei solteiro pois a mulher no cartorio falou que eu nao podia colocar unial estavel com minha mae pois nao tinha documento para comprovar a união.

  104. Oi tenho um ermão que tem meu sobrenome mas no óbito da minha mãe não consta o nome dele,foi erro do cartorio ou ele pode não ser ermão de sangue????

  105. ola
    me tire uma duvida
    há 26 anos atras uma pessoa casou no papel,mas não durou 4 meses,nunca mais si viram,mas nao houve separaçao no papel,o homem morou 25 anos com outra mulher formou familia,quando ele veio a obito ,a mulher apareceu do nada querendo o certidao de obto do homem,falando q precisa pra tirar seu documento de ´´solteira“……mas obvio q ela quer é a pensao da mulher q viveu com o homem a vida toda dele…..me diz uma coisa a familia q viveu com ele é obrigado dar a certidão? e ela precisa do certidão pra tirar o novo certidão dela……
    pra mim essa mulher ela tá mentindo e muito….

    • Olá Adriana,

      A certidão de óbito é um documento público. Isto significa que mesmo que não seja fornecido a certidão a ela, nada impede que ela solicite uma 2ª via da certidão de óbito diretamente em cartório. Com relação ao documento de “solteira”, isto não existe. Quando uma pessoa se casa ela nunca mais tem seu estado civil de solteira. Ela pode ser divorciada, quando oficializado o divórcio, ou viúva, quando averbado o documento de óbito do cônjuge no registro do casamento.

  106. Boa tarde. É possível pedir a certidão de óbito de alguém tendo apenas os dados do filho? Preciso das certidões dos meus bisavôs paternos, porém eu sei somente o nome completo deles, e o estado em que nasceram, o ano de nascimento deles foi em torno de 1880~1899. Eu tenho apenas a certidão de óbito do meu avô paterno (filho deles) contendo a filiação (o nome do bisavô e da bisavó que eu quero as certidões) e os próprios dados do meu avô, como naturalidade, cpf e local de falecimento etc. Por meio dos dados desta certidão é possível pedir a certidão dos pais deles (meus bisavós)? E assim suscetivamente, como tataravô, tataratataravô etc…?

  107. boa tarde!
    estou tentando tirar a certidao de obito da minha mae,que quando fui tirar ja tinha passado o prazo legal,entao reunir a documentaçao necessaria e levei para a advogada dar entrada, so que ela faleceu em maio e ate hj ela nao conseguiu tirar o obito,dizendo ela que eles alegam que a demora e pq ela possui 2 filhos especias(meus irmaos) e alguns bens. geralmente demora isso tudo mesmo pra sair??

  108. Boa tarde, a certidão de óbito do meu pai saiu com as informações incompletas, por ex ele já havia Cido casado antes de casar com minha mãe mais como minha mãe não sabia o nome completo da ex esposa dele a atendente do cartorio colocou que ele era casado com minha mãe é que deixou apenas umas filha e uma casa( a casa tbm nao era o estar na certidão pois não é no nome dele é sim da minha avó paterna ) depois fui orientada q está incorreto pois teria q ter na certidão os outros filho do primeiro casamento que são mais 4 esse ocorrido foi antes de ontem, oq eu faço vc pode me ajudar?
    Pois estou com medo de interferir na pensão que minha mãe tem direto.

  109. Boa tarde!
    Por exemplo: Maria das graças (pessoa viva) teve certidão de óbito lavrada em seu nome. Perdeu beneficio e seu cpf foi cancelado.
    A pessoa falecida seria outra.
    O que ela deve fazer?

    • Olá Elaine,

      O óbito foi registrado? Uma 2ª via da Certidão de Óbito pode ser solicitada no Cartório de Registro Civil onde ocorreu o registro do óbito. Em nosso site também é possível solicitar a 2ª via da Certidão de Óbito: http://www.cartorio24horas.com.br
      Contudo, caso não tenha sido registrado este óbito será necessário ingressar com uma ação judicial de registro tardio.

  110. Olá meu avô faleceu a mais de 10 anos e verificamos no atestado de óbito dele que consta como casado, mas na verdade ele era solteiro.
    Ainda posso pedir a retificação administrativa?
    Sabe me dizer o valor e o tempo pra isso ficar pronto?
    Obrigada

  111. Olá, boa noite!
    Gostaria de saber se quando o medico preenche a declaração de óbito, se existe algum problema de outro profissional preencher os campos de endereço de ocorrência do óbito, endereço, cep, apenas as partes de endereços. pode conter letras diferentes na DO? existe alguma lei que proibe isso?

    • Olá Jonilson,

      Como explicamos no artigo, quando um falecimento ocorre em território brasileiro, este deve ser obrigatoriamente registrado no cartório de registro civil mais próximo de onde o fato aconteceu. Desta forma, não há como providenciar o registro do óbito em outra cidade.

  112. Olá, boa tarde!
    Estou a procura do registro de óbito do meu trisavô Guerino Pizzo, mas obviamente eu não sei o cartório que se encontra o registro. Ele nasceu na Itália, casou na Itália mas faleceu no Brasil em São Paulo.
    Como eu faço para conseguir esse registro?
    Os documentos que eu tenho são: óbito da minha trisavó (Josephina Boldrini/Josephina Pizzo) e as certidões de nascimento, casamento e óbito dos 4 filhos deles.
    Obrigada aguardo contato.

  113. Boa tarde
    Minha mãe faleceu faleceu faz 7 anos vou casar e sou de menor meu pai apoiou e deixou eu casar…..mais preciso da certidão de óbito e não sei com qm da minha família ficou com esse papel….consigo casar no civil mesmo meu pai assinando sem a certidão de óbito

    • Olá Maite,

      Infelizmente não, pois sendo de menor existe a necessidade de autorização de ambos os pais. Como sua mãe faleceu, existe a necessidade de apresentação da certidão de óbito para que apenas seu pai possa assinar a autorização do casamento mencionada.

  114. Olá queri a saber se eu pego a certidão de óbito do meu bisavô, estou precisando porque quero fazer a dupla cidadania da Itália. Alguém sabe se consigo?

  115. Olá, o óbito do meu companheiro está constando que ele deixou dois filhos maiores, mas sendo que nosso filho tem 6 anos e a outra de outro relacione no tem 13, o que eu faço?
    Posso dá entradaa pensão com a certidão do meu filho?

  116. Olá! Declarei o óbito do meu avô ontem e acabei cometendo um erro em relação à idade de um dos filhos dele: coloquei um ano a mais (ele tem 49 e eu declarei 50). Isso implica em algum problema futuro e é necessário ser modificado? Muito obrigada!

  117. Meu padrastro faleceu e a filha do primeiro casamento pegou o atestado de óbito. Ela tinha até ontem para dar entrada na certidão de óbito mas não deu e nós precisamos dessa certidão para dar entrada no pedido de pensão. Minha mãe tem união estável reconhecida em cartório. Mas essa filha dele se nega a dar entrada no pedido da certidão. o Cemitério enterrou o corpo apenas com uma autorização do IML e também estava esperando a certidão, porem a filha dele não entrega. Gostaria de saber se isso que a filha dele está fazendo é crime, pois para efeitos legais o pai dela continua vivo, pois nem a conta bancaria dele estava bloqueada.

  118. Olá. Preciso da certidão de óbito da minha avó. Sei onde ela morava quando faleceu e o provável ano. Ela morava na Rua da Justiça na Vila da Penha/RJ e faleceu provavelmente em 1968. Tem como encontrar essa certidão?

  119. Eu preciso autenticar a certidão de óbito do meu pai, só que meu irmão é o declarante, eu posso autenticar sem ele? Pois como filhos aparece meu nome.

  120. boa noite, gostaria de saber se informações como aposentado do INSS e se possui bens são obrigatórias na certidão de óbito? Se por acaso for informado que o falecido não deixou bens, quando na verdade deixou, há como alterar?

    • Olá Laurita,

      As informações devem constar de acordo com a realidade do falecido. Desta forma, se ele deixou bens, deverá constar que deixou bens. É possível realizar a alteração caso alguma informação esteja incorreta, solicitando a retificação no Cartório de Registro Civil em que o óbito foi lavrado.

  121. no atestado de obito,saiu separado judicialmente, mas na certidao de casamento não ha averbaçao sobre essa separaçao,nos resolvemos q não iamos fazer divorcio, continuamos casado; na certidao isso pode implicar na solicitaão da pensao por morte? terei q retificar o atestado de obito.

  122. Olá. Boa noite. O bisavô do meu esposo era italiano, com isso ele tem direito a tirar a nacionalidade italiana, porém o avó dele não tem mais o óbito do pai. Precisamos pegar a 2° via do óbito do seu bisavô para prosseguir c o andamento. Como meu esposo faz p consegui essa 2° via? Obrigado.

  123. Boa Noite! Tenho uma dúvida. Minha avó faleceu a 04 dias e ela teve 07 filhos e 01 filho já falecido a 15 anos. O nome do filho falecido é colocado no atestado de óbito, ou não?

  124. Ola meu pai faleceu dia 10/12/2017 … mais eu nao conheci ele … mais uma tia minha veio atraves do whatsapp me avisar do falecimento dele …. e que a uns oito meses antes ele tinha pedido para que ela viesse atras de mim pra que eu fosse atras dos meus direitos … mais a mulher dele nao pos meu nome no atestado .. e la esta esceito q ele nao deichou bens a inventariar nem testamento… mais minha tia disse que ele tem seguro de vida carro e que tem uma casa que eles contruiram juntos.. queria uma ajuda..
    Obg.

  125. Meu pai morreu e era casado e tinha 3 filhos e na certidão de óbito consta só o nome deles , mais ele tem mais eu e minha irmã de outra mulher que somos filha dele também, que não consta na certidão de óbito. O que devo fazer para colocar nossos nomes na certidão de óbito também?

  126. Olá boa noite, recebi a certidão de óbito do meu pai porém a residência colocada na certidão não está correta, foi colocado o local onde ele morreu e não onde residia, tem algum problema ?

    • Olá Kaio,

      Deverá constar o local correto de residência e, também, o local do falecimento. Em caso de erros será necessário solicitar a retificação da certidão no Cartório de Registro Civil onde o óbito foi registrado.

  127. Minha avó faleceu quando meu pai, seu único filho, já era falecido. A declarante (uma vizinha) informou na certidão que ela “não deixou filhos”, sem mencionar meu falecido pai, e nem a mim e meu irmão (netos). Neste caso é necessário retificar?

  128. Boa tarde
    A certidão de óbito do meu pai possuem dois erros: não deixou bens e não deixou testamento. Para retificar o cartório realiza esse procedimento ou somente por via judicial?
    Quem fez as declarações foi um dos genros e ele não sabia desses dados.

    • Olá Andrea,

      A retificação diretamente no cartório ocorre, na maioria das vezes, apenas para erros mais simples como a grafia de um nome. No seu caso acreditamos que a única via será a judicial, por existir bens e o testamento.

  129. Ola!
    Estou precisando dos documentos da minha bisavó para dar entrada na cidadania portuguesa,só que minhas tias perderam todos os documentos dela só restando a certidão de óbito
    Com esse documento eu consigo a identidade dela é a certidão de casamento.

  130. Boa noite tenho uma dúvida e gostaria de ser esclarecido .tinha um homem que era aposentado ele morou oito anos com a minha irmã ele faleceu e deixou bens porém ele não tinha filhos.Nesse caso gostaria de saber se ela tem direito a alguma parte da herança.O declarante no atestado de óbito dele está no meu nome que sou irmão da mulher que vivia com ele,queria saber se eu poderia da entrada no inventário.

  131. Oi. Estou tentando obter a cidadania italiana e preciso de algumas certidões. Achei a certidão de nascimento de minha avó e agora preciso da certidão de óbito. Sei que ela morreu na cidade de São Paulo. Foi sepultada no cemitério campo Grande (avenida Sabará) e seus ossos foram transferidos para o cemitério de Santo Amaro. Não sei a data exata do falecimento, só que foi entre 1960-1970. Também não sei o cartório. É possível fazer uma busca? Obrigado.

    • Olá Marcio,

      No site do Cartório 24 Horas nós viabilizamos a segunda via de certidões, porém mediante indicação do cartório e dados do registro. No seu caso, para realização das buscas, nossa recomendação é o contato com os cartórios de registro civil do local do falecimento.

  132. Gostaria de informação minha irmã mas velha está viva e como ela tinha perdido o registro na enchente.
    Fez 1 pedido da 2 via do registro dela.
    Nos mora em são Paulo e nascemos na Paraíba aí minha prima q mora na Paraíba conseguiu pega a 2 via do registro dela.
    Só que no registro dela está como óbito desde 2005 e ela está viva ela tem 4 filhos e uma filha especial q tem 11 anos e até cortou o benefícios dela pq o registro da minha irmã está em óbito o que fazer numa situação dessa que ela está viva e tem q prova q não está em óbito!????!!

  133. ola minha mae no caso ta viva so que noc artorio consta que ta morta ja fazz 6 meses , ae eu fui mais ela la eles falarao que foi error deles , como eu poso ta prossesando eles obg a quem responde

  134. Olá boa tarde , minha mãe morreu em 2009 , e meus dois irmãos não consta o sobrenome da minha mãe queria saber se eles consegue tirar o atestado de óbito no cartório ?

    • Olá Scheilla,

      A certidão de óbito é um documento público, desta forma qualquer pessoa pode solicitar uma via do documento desde que possua os dados do registro e saiba o Cartório de Registro Civil em que está registrada.

  135. Oi! Meu pai faleceu há dez anos e no atestado de óbito minha irmã falou que ele era viúvo da minha mãe,más bem antes dele falecer ele casou com uma mulher e em seguida se separou judicialmente.O ultimo estado civil dele não era viúvo de minha mãe.o que fazer?

    • Olá Joselito,

      Será necessário solicitar a retificação deste registro de óbito. O primeiro passo é comparecer no Cartório de Registro Civil onde o óbito foi registrado, para obter a lista dos documentos necessários de acordo com o seu caso. Em alguns casos é necessário autorização judicial para alteração da certidão.

  136. oi Boa Tarde

    Minha a vo faleceu, tinha 5 filhos, 4 vivos e 1 falecido no caso meu pai! gostaria de saber o porq o nome dele nao vai na certidão de óbito? Pois ele e filho igual!

    • Olá Rodrigo,

      O cartório preenche as informações de acordo com o que o declarante do óbito fornece. Desta forma, se quem declarou não informou sobre tal filho ele não constará no registro e para que conste será necessário solicitar a retificação do registro de óbito.

  137. Boa tarde meu nome é Vanessa meu filho faleceu vai fazer quase 3 anos e nasceu uma criança após seu falecimento a mãe dessa criança diz ser dele ela consegue registra so com a copia deste documento atestado de obito

  138. Olá boa noite,
    Poderia me ajudar? Estou em busca de uma certidão de casamento de meu Bisavô na cidade de Casa Branca em SP. Na certidão de nascimento de avó que é filho dele consta que ele se casou em Casa Branca,mas o cartório “diz que fez a busca” e não encontrou…ele faleceu no ano de 1.960….com 85 anos….mas eu não tenho a data e nem o ano em que ele se casou…o que devo fazer para conseguir está certidão….Pois acredito que,se consta na certidão de nascimento de meu avô que ele se casou nesta cidade,como não achar……
    Desde já abrigado..

    Att

    • Olá Cleverson,

      Nesta cidade existe mais de um Cartório de Registro Civil? Caso exista, nossa recomendação é que seja solicitado as buscas também nos demais cartórios. Além disso a certidão de nascimento está especificando o local de casamento do seu bisavô ou do seu avô? Sugerimos esta verificação também.

      • Olá boa noite,eu acredito que exista sim mais de um cartório,agora na certidão de nascimento de meu avô consta que meu bisavô se casou em Casa Branca,essa é a única informação que temos….pois a certidão de óbito eu tenho.

  139. Olá . Meu pai faleceu a 7 anos atras . Minha mãe precisa da certidão de óbito dele com a data do falecimento recente para se aposentar e receber algum beneficio. É possivel mudar a data ??

  140. Olá! Poderiam me ajudar ???
    Eu e meu marido queremos tirar nossa cidadania italiana porém é impossivel de conseguir as certidões com os familiares … é possível conseguirmos as certidões de óbito do avô e bisavô dele e no caso a certidão de casamento da avós pelo cartório?

    • Olá Mariane,

      Certidões são documentos públicos, desta forma qualquer pessoa pode solicitar uma via atualizada. Entretanto, para que consiga solicitar precisará de informações dos registros a serem solicitados.

  141. Boa tarde!
    Como conseguir a certidão de nascimento ou óbito,sendo que não sei o nome da criança bem o dia e o mês do nascimento e falecimento que foi no mesmo dia, só sei o ano que é1997 é o nome dos pais sei tbm o local do sepultamento.
    Obs: já fui no cartório e na administração do cemitério mas não quiseram proucurar pelo nome dos pais .
    Preciso saber o que faço.

    Desde já obrigado.

  142. Olá gostaria de saber como faço o registro de óbito da minha mãe ela faleceu em 2000 eu achava que tinha óbito dela, mas na verdade é declarão do hospital,gostaria muito de resolver essa situação preciso de uma orientação por favor

    • Olá Joelia,

      Existe um prazo para o registro do óbito no cartório, sendo este de 15 dias (art. 78 c/c art. 50 da lei 6015/73). Após esse período, para providenciar o registro de óbito é necessário ingressar com uma ação de registro tardio pelas vias judiciais.

  143. Olá, minha avó faleceu, ele tinha 4 filhos, minha mãe, se comprometeu a dar entrada da certidão de óbito, mas ela estava com apenas com cópias dos documentos de 2 irmãs e cópia da declaração de óbito. O irmão dela possui um cópia da declaração e de documento da minha avó, ele se recusou a entregar documento dele para minha mãe. Agora minha foi com os documentos que possuía para tirar a certidão, e foi informada que já havia sido tira com a apenas o nome deste irmão. O que fazer agora? E quais consequências deste ato?

  144. Olá!

    Preciso encontrar a certidão de óbito e casamento do meu bisavô paterno nascido na Itália, mas não tenho ideia de qual cartório. Só sei que foi em São Paulo, capital.

    Como proceder? Obrigado!

  145. Bom dia.
    Minha avó nasceu em Portugal e morou e faleceu no Brasil.
    Não estou conseguindo localizar a certidão de óbito dela.
    No livro do cemitério consta os dados do falecimento dela, mas não consta o nome do cartório o qual foi registrado o óbito. Já fui no cartório e não acharam nada.
    Maria Madalena Marques
    Nascimento: 22/07/1883
    Falecida: 05/10/1959
    Pais: Manuel Amim e Maria Marques
    Nasceu na Ilha da madeira Portugal.

    Desde já, agradeço.

    Meire 011 99417-5206/4311-2019

  146. ola…sou juninho,meu sogro faleceu em março desse ano e só agr em junho minha sogra pode ir tentar tirar a certidao de obito.Ele faleceu em Parambu-CE e no cartorio estão cobrando uma taxa de 1000$ devido a demora,alegando alguns procedimentos a serem feitos,esta certo isso?

  147. Prezados,
    Preciso fazer uma retificação do atestado de óbito do meu pai, pois há uma informação incorreta sobre ele ter deixado bens. O declarante foi meu irmão. Outra pessoa pode fazer essa retificação no cartório?
    Att.

  148. Boa noite.
    Meu ex marido faleceu em Julho de 2017 em outro Estado ( estavámos separdos a 11 anos) porém ainda não estávamos divorciados oficialmente. Ele ja tinha constituído outra familia e quando faleceu foi declarado em seu óbito como solteiro. Pois bem, eu vou me casar novamente e gostaria de saber se é necessário a retificação do óbito ou se com minha certidão de casamento e o óbito dele levando ao cartório eu consiga me casar novamente sem mais problemas. Desde ja obrigada!

  149. Boa noite gostaria de saber se é possivel conseguir uma segunda via do atestado de obito sendo que a esposa mora em sao luis maranhao e o marido faleceu em outro estado sendo que eles nao conviviam mais juntos e hoje ela quer casar e nao consegui por falta do obito que prova que ela hoje é viuva quais os procedimentos para conseguir a segunda via do obito sem que ela se desloque do estado que ela mora para outro estado?

  150. Ola .. fui desbloquear meu cartão no banco e foi constatado que eu estou como falecido em 2008, eu sou de um estado e o estado do “falecimento” é outro . O que tenho que fazer ??

  151. Ola meu filhofaleceu e eu nao fui no cartorio com a certidao de obito o q pode acontece comigo ja faz tres meses que ele faleceu e nao fui ainda como proceder agora o q possi fazer posso responde algum processo judicial

  152. Olá, boa tarde, venho aqui solicitar uma ajuda.
    Minha bisavó faleceu à anos, mas quem fez o enterro dela foi minha prima; pois a mesma não quer dar a certidão de óbito da minha bisavó, aonde posso recorrer para conseguir a certidão ou a segunda via.
    Obs, não sabemos onde ela foi enterrada.

    • Olá Jonathan,

      As certidões são documentos públicos, isso significa que qualquer pessoa pode solicitar uma segunda via. Porém, será necessário possuir os dados da pessoa falecida e o Cartório de Registro Civil onde foi registrado o óbito. Caso não saiba o cartório, será necessário no mínimo saber a cidade do falecimento/enterro para solicitar as buscas aos cartórios desta região.

  153. Olá, bom dia, o meus tios na hora de fazer a declaração de óbito do meu pai, colocaram errado meu sobrenome e de minha irmã. Meu pai faleceu no estado da Paraíba, e eu moro em Brasília. Como faço para alterar o sobrenomes na certidão de óbito?

  154. Oi boa tarde meu pai faleceu e gostaria de saber quantos dias temos pra pegar a certidão de óbito pra minha mãe dar entrada na aposentadoria dela sem ter q dar entrada com advogado.

  155. Ola, eu quero saber se posso mudar o sobrenome do meu filho
    Meu sobrenome é “Cardoso da Costa” e do pai dele “Almeida de souza” mas n somos casados em cartório, apenas moramos juntos.

    Meu filho foi registrado como Guilherme Costa de Souza, eu gostaria de trocar o Costa pelo Cardoso.

  156. Ola,
    Preciso de orientação para o caso a seguir.
    Meu irmão de trinta anos deu AVC, e depois de 8 dias internado faleceu com suspeita de outro AVC, como não encontraram a causa do AVC, enviaram para o svo (IML), que não fez autópsia e emitiu atestado de óbito como causa do AVC o etilismo,
    meu irmão não era alcoólatra, não fumaça e nunca teve histórico de doenças,
    como faço para rever essa causa do AVC colocada na certidão de óbito, que não corresponde com a realidade?
    Consigamos comprovar com seu prontuário que ele não estava alcolizado em sua internação.

  157. Boa noite! Convivi com uma pessoa 6 anos ele veio a obito sendo que ele é casado no papel com outra mulher.sera que eu consigo tirar a 2 via do obito?como faço?

    • Olá Aline,

      As certidões são documentos públicos, isso significa que qualquer pessoa pode solicitar uma segunda via delas. Porém, será necessário saber o Cartório de Registro Civil onde o óbito foi registrado e os dados do falecido.

  158. Oi bom dia. Minha sogra precisa da certidao de óbito do avô dela para dar entrada no pedido de cidadania portuguesa, so que ela nao sabe qual foi o cartório que essa certidão foi tirada e ja tem mais de 40 anos da morte dele como devemos proceder?

  159. Olá. Meu Nome é Ana Carolina. Meu pai morreu dias antes deu fazer 1 ano de idade. Minha mae nao era casada com ele mas recebia pensão do inss por sua morte. Enfim, fiz meus 18 anos e a pensão parou de cair na conta dela. Tenho direito a pensão até os 21 anos? Oque posso fazer para ela voltar, no meu nome ao invés de minha mãe?

    • Olá Daniele,

      O atestado é emitido por um médico ainda que a morte não tenha ocorrido dentro de um hospital. A causa da morte pode ser vedada em casos de morte violenta ou suspeita.
      Para informações mais detalhadas aconselhamos ir até o registro civil para o devido esclarecimento.

  160. bom dia, meu primo morreu em Feira de Santana / BA, em 2012, porém um irmão dele diz que ninguém tem atestado de óbito dele, Agora minha tia precisa receber um dinheiro, porém.,nem sabemos onde foi registrado esse óbito, Só com o nome e a data do óbito conseguimos uma segunda via?

    • Olá Luciane,

      Geralmente o óbito é registrado na mesma cidade onde ele morreu, ou no cartório de registro civil mais próximo do hospital onde foi dado o óbito, no caso de um falecimento dentro de um leito hospitalar. O que recomenda-se neste caso, é fazer uma busca nos cartórios de registro civil da cidade onde acredita-se que está o óbito. Tal solicitação pode ser efetuada pelo nosso site no link: https://cartorio24horas.com.br/para-voce

  161. Boa tarde!
    Necessito de uma informação. Meu nome é Roselie Corcini Pinto e quero retirar o sobrenome Pinto que era do meu marido que morreu. Como devo proceder?

  162. Olá, gostei muito do blog e vi que respondem a todas as perguntas! Obviamente essa será também respondida pois vocês são ótimos no que fazem.
    Estou tentando ajudar um casal de amigos e a situação deles é a seguinte;
    Seu Thomas quer casar com a Janete, mas no documento dele consta o estado civil casado, ele não tem a certidão de óbito da ex esposa, pois os registros eram feitos em livros antes de 1996. A cidade onde ele morava na época era pura roça. Há alguma possiblidade de provar que ela morreu, e que ele pode se casar novamente ?

  163. Oi boa tarde
    Minha mãe e meu irmão faleceram dia 03/05/2016 foi homicídio fiz uma viajem e cheguei estar com 15 dias entao quero saber Como fazer pra ter o atestado de óbito deles pois ja faz mas de 02 anos e so tenho a guia q me entregaram no IML como faço o atestado de óbito deles posso fazer no cartório ? Me ajudem.

  164. Boa tarde!
    Preciso da segunda via da certidão de óbito do meu pai na qual conste o nome dos filhos. Eu nao lembro se na primeira via constava ou nao, seria possível incluir o nome dos filhos, caso na primeira via n constasse? Ou nesse caso teria que constituir advogado? Obrigado

  165. Olá. Gostaria de uma informação meu pai faleceu. E tinha bens como patrimônio e conta bancária. A companheira dele em posse do atestado de óbito.depois de três meses nos procurou falando que não deixou nada. Pra mim é minha irmã.e dizendo que casou com ele ? pra que é que eu não sei.é nem se é verdade se isso foi uma forma de nos desdobra.pergunto eu se ele deixou conta no banco se ela como estava perto com o atestado de óbito em maos tem toda autonomia que seja em banco e em qualquer imóvel.pra fazer qualquer falcatrua sem o aval dos dois filhos que consta no documento.isso e possivel.

  166. BOA NOITE,SOU JUNIOR.TENHO UMA IRMÃ FALECIDA HÁ 41 ANOS E NÃO POSSUO O ATESTADO DE ÓBITO DELA,HOJE ESTOU PRECISANDO DESSE ATESTADO POR CONTA DO FALECIMENTO DO MEU PAI PARA FINS DE PENSÃO.SUSPEITO DO CARTÓRIO ONDE POSSA TE SIDO FEITO O ATESTADO.COMO PROCEDER?SÓ LEMBRO DO MÊS E ANO DO FALECIMENTO DELA,SERÁ QUE NO HOSPITAL QUE ELA FALECEU EU CONSIGO?

  167. Preciso fazer a retificação do atestado de óbito, onde foi declarado que a falecida não possuía bens, porém, existem bens a serem inventariados. Indago: a retificação pode ser feita através de requerimento no próprio cartório ou há necessidade de ser via judicial? Antecipo os agradecimentos pela resposta.

  168. Recebi a notícia que meu pai faleceu em São Paulo e a minha irmã por parte dele se recusa a dar os dados e ele era aposentado gostaria de saber o que fazer para saber os direitos e ele sempre trabalhou como autônomo