Certidão de registro civil

Mais de meio milhão de certidões emitidas online!

A certidão do registro civil é solicitada em diversos momentos e ocasiões da nossa vida, geralmente ela deve estar atualizada para: matrícula de faculdade, segunda via da carteira de identidade, entrada no casamento civil, compra de imóvel, processo de cidadania estrangeira e entre outras ocasiões que possam ser necessárias.

Quando é pedido a segunda via de nascimento, casamento ou óbito atualizado significa que a data de expedição deve ser atual e na maioria das vezes a expedição da simplificada atende a necessidade. A certidão simplificada é a via normal emitida pelos cartórios, nela constará as informações:

I) Nascimento: nome completo, filiação, avós, se possui gêmeo, data de nascimento, data do registro, hora do nascimento, local do nascimento, nº de matrícula, nº de nascido vivo (se constar no livro), data de expedição, averbações/observações (quando houver) assinatura do escrevente autorizado e informações do cartório.

II) Casamento: nomes completos de solteiro dos noivos, nº da matrícula, nacionalidade, filiação dos cônjuges, datas e locais de nascimento, data de registro do casamento, regime de bens do casamento, nome de cada um dos cônjuges passou a utilizar (quando houver alteração), observações/averbações, data de expedição, assinatura do escrevente autorizado e informações do cartório.

III) Óbito: nome completo, nº de matrícula, sexo, cor, estado civil e idade, naturalidade, documento de identificação, eleitor, filiação e residência, data e hora do falecimento, local de falecimento, causa da morte, sepultamento/cremação (município e cemitério se desconhecido), declarante, nome e número de documento do médico que atestou o óbito, observações/averbações, data de expedição e informações do cartório.

Elas também podem ser solicitadas como Inteiro Teor e este tipo de certidão descreve de forma integral todas as informações contidas no livro. Por se tratar de um documento diferenciado, a grande maioria dos cartórios exige um requerimento formal de solicitação, a parte interessada deve possuir grau de parentesco para obter permissão de emissão da mesma.

A segunda via da certidão simplificada pode ser solicitada através do Cartório 24 Horas, atendemos a todos os cartórios de registro civil do Brasil e entregamos no endereço que estiver atualmente. Você recebe o seu documento com segurança e comodidade, ele é original e válido.

A certidão de inteiro teor é solicitada diretamente ao cartório, pois é um documento considerado sigiloso.

55 thoughts on “Certidão de registro civil
  1. Pingback: Certidão Negativa - Blog do Cartório 24 Horas

  2. Ola,
    Gostaria de saber que quando retificamos uma certidão de nascimento pagamos todas as custas o cartório deve emitir essa certidão em inteiro teor ou teor simples?
    Grato

  3. Olá bom dia !
    Gostaria de saber se na segunda via da minha certidão de casamento eu posso tira o sobrenome do meu marido .?não tirei nenhum sobre nome meu mais acrescentei um sobrenome dele .posso tira ?

  4. Olá, meu pai reconheceu a paternidade, fomos num cartório no estado de São Paulo, mais minha naturalidade é em Goiás, os papéis foram enviados e houve a averbação. Gostaria de saber se o cartório pode cobrar essa certidão nova.

  5. Preciso saber se e obrigatório levar os dois o pai e a mae pra assinar pois moro com meu pai e minha mae não fala comigo meu pai esta disposto a assinar mais minha mae não fala comigo tenhoc17 anos

    • Olá Juliana,

      Você ou um procurador (advogado) deverá requerer ao juiz da vara de execuções criminais o pedido de união conjugal (casamento), e que posteriormente apreciará o pedido. Como é um direito do cidadão tal pedido nunca será negado.
      E se desejar comemoração, o diretor da unidade presidiária, tem autonomia para determinar se haverá festa ou não de casamento no presídio.

  6. Ola meu nome é Sueli ,minha advogada fez requerimento com o juiz,para que eu possa adquirir minha averbação de divórcio…. Eu gostaria de saber quanto tempo leva para que tudo se resolva e eu consiga esse documento?

  7. Gostaria de saber como posso fazer algumas alterações no registro de nascimento ?observação: A certidão é de são paulo e atualmente moro em Recife.

    • Olá Joice,

      Quais seriam as alterações que você pretende realizar? Essa informação é importante para um correto direcionamento, mas, desde já salientamos que as alterações deverão ser solicitadas diretamente no cartório em que a certidão encontra-se registrada.

  8. Ola boa tarde,vou a defensoria pública para resolver um erro na minha certidão d nascimento,me solicitaram a certidão d inteiro teor,eu gostaria d saber s ela é uma segunda via da certidão d nascimento ou um outro documento??
    Obrigada!!

  9. Olá, irei me casar no exterior e necessito uma declaração de estado civil, ou melhor, uma “declaração de solteiro” emitido pelo registro civil. É possível obter este tipo de documento?

  10. Boa tarde
    Me casei no mesmo dia e tiver que mudar de estado com emergência e não pude retira que ainda não havia 16 dias da data do casamento como faço pois não tem como eu ir buscar no cartório que me casei como faço ?vou ter que pagar algum valor?

  11. O que fazer quando a certidão não consta no cartório que se foi registrado?
    Estou passando por essa situação, pedi a 2° via da certidão e me informaram que com base nos meus dados minha certidão não consta em tal cartório.
    O que posso fazer?

  12. gostaria de saber como faço para conseguir a certidão de nascimento da minha avó. Pois estou indo viajar para a cidade que ela nasceu na espanha e queria conhecer os descendentes que ainda mora la.
    Francisca Castro filha de JOSÉ cASTRO E FELICIANA BAIER OU BAYERO CASTRO NATURALIZADA EM RIBEIRÃO PRETO SP

  13. desejo saber o valor a ser pago para solictar 2a via de certidão de nascimento e em quanto tempo recebo. moro em lagoa da prata MG

  14. desejo saber o valor a ser pago para solictar 2a via de certidão de nascimento e em quanto tempo recebo. moro em lagoa da prata MG

  15. Casei a 3 anos e não consigo tirar minha carteira de trabalho porque quando coloca o numero da matricula da certidao de casamento nao passa ..como se não existisse..oque faço?

  16. Gostaria de saber se um estrangeiro solteiro residente no Brasil, tendo CPF e RG no Brasil, pode pedir declaração de estado civil no cartório, sendo que ele não tem certidão de nascimento nem de casamento no Brasil. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *