Como limpar seu nome no Cartório de Protesto

Solicite no Cartório 24 Horas sua Certidão de Protesto para qualquer Cartório de Protesto do Brasil.

Solicite no Cartório 24 Horas sua Certidão de Protesto para qualquer Cartório de Protesto do Brasil.

O Cartório de Protesto de Títulos é a natureza cartorária que recebeu delegação para receber os títulos à serem protestados e requerer, em âmbito judicial, a quitação dessa dívida ao devedor.

Quando uma pessoa física ou pessoa jurídica protesta um título, significa que foi formalizada a situação de inadimplência do devedor. O protesto de títulos consiste em um ato formal e solene da caracterização legal baseado em uma impontualidade do devedor. Consiste num documento redigido pelo Tabelião de Protesto ou um Escrevente Autorizado do Tabelião, sendo o documento anexado ao título apresentado ao Cartório de Protesto e este é devolvido ao credor.

Abaixo segue o procedimento que deve ser adotado em casos que seu nome esteja protestado:

  • Certidão de Protesto: Solicitar ao Cartório de Protesto, onde o título foi protestado, uma certidão de protesto, esta solicitação resultará em uma certidão de protesto positiva. É possível solicitar a Certidão de Protesto através do Cartório 24 Horas para qualquer Cartório de Protesto do Brasil.
  • Pagamento do débito: Entrar em contato com o credor da dívida, ou seja, a pessoa ou empresa que registrou o protesto de títulos com o objetivo de efetuar o pagamento deste. Ao efetuar o pagamento, é necessário solicitar um comprovante ou recibo para comprovar que o  pagamento foi realizado. Na assinatura contida no comprovante ou recibo que lhe fora entregue, reconhecer firma da assinatura em um Cartório de Notas, para validar o documento.
  • Cartório de Protesto: Munido da Certidão de Protesto positiva e comprovante/recibo de quitação da dívida, é necessário apresentar no Cartório de Protesto onde o título consta protestado e requerer o cancelamento do mesmo, em face da comprovação de pagamento do débito e resgatar o título protestado constando o carimbo de cancelamento do protesto.
  • Serasa ou SPC: O Cartório de Protesto que realizou o cancelamento do título realizará a comunicação  ás entidades Serasa e SPC, visando dar baixa da dívida em nome do devedor, limpando o nome.

Atenção! Caso o interessado não saiba em qual Cartório de Protesto consta o título protestado, o serviço de atendimento ao consumidor do Serasa presta consultas e fornece informações desta natureza. Para tanto, é necessário se dirigir a agência do Serasa e solicitar este procedimento.

401 thoughts on “Como limpar seu nome no Cartório de Protesto
      • Boa tarde, meunome foi parta o protesto por divida de IPVA,
        sou do estado de MG ,fui ao cartório depois de pagar o ipva,e recebi a noticia que tenho que pagar 649,15 R$, para a retirada do nome do protesto. Isso é correto,mesmo após a divida paga?

          • como funciona se vc paga a divida do ipva e nao paga a taxa do cartorio, seu nome fica negativado até quando ? isso e permitido ? ou ja nao deveria estar ?

          • Olá Juliana,

            Quando você não efetua a solicitação do cancelamento do protesto e pagamento das taxas de cancelamento o protesto continua registrado, independente de você ter pago a dívida do IPVA.

          • e se o cartório onde a pessoa foi protestada for em outra cidade o que fazer nesses casos ? e a pessoa não poder ir.

      • Boa tarde… Tenho um financiamento em aberto e negociei hoje porém já havia protestado negociei em 6 parcelas paguei a primeira parcela hoje… Negociei direto com a empresa… Esse protesto sai sozinho, ou tenho que ir no cartório. Outra dúvida a dívida sendo negociada e pagando mensalmente em dias,o cartório tira o protesto, ou só após quitar toda a dívida?.. fico no aguardo

    • Olá esqueci de pagar um boleto de 48 reais,foi a protesto e n recebi a notificação.Fui chamada na loja e a agora custaria 240 para quitar a dívida,mas a loja me informou q n é possível parcelar o valor .Como devo fazer já q n disponho deste valor?

  1. fizeram um protesto em nome de meu esposo ,e ele nao sabe nem o motivo;ele trabalha e nao tem possibilidade de ir ao cartorio, eu como esposa posso ir e saber de onde provem e se posso pagar? nunca chegou nada de cobrança para ele.

  2. Boa tarde, minha irmã foi protestada por uma empresa de fotografia em nossa cidade, Blumenau/SC. Eles tinham um stande, na inauguração de um hipermercado em 2008 e fizeram fotos da minha sobrinha, levando na nossa residência depois. Do valor total que eles fizeram minha irmã ficou com parte do saldo em aberto e foi protestada no cartório de SP, pois a empresa também é de lá (descobrimos apenas agora). Como fazer para quitar esta divida?

  3. Olá gostaria de saber se com o recibo de pagamento da TFE(juridico) protestada paga, é só ir direto no cartório com o recibo ou tenho que levar algum documento a mais para provar o pagamento. Obrigada.

  4. Ola boa noite uma pergunta meu nome esta no protesto so que nao consigo contato por telefone e email, com a empresa que me protestou eu acho que a empresa abriu falencia e o que eu faço para limpar o meu nome do cartorio…

  5. boa noite….quero limpar meu nome o mais rápido possível…ainda este mês.eu não entendi quais os procedimentos que eu tenho w fazer p vcs retirarem p mim.por favor me responde..obrigada

  6. Olá, meu nome foi protestado em 2012, preciso limpar meu nome urgente pra fazer um financiamento, isso pode me atrapalhar assim que limpar meu nome ou isso definitivamente desaparece do sistema após pagar a divida e retirar meu nome do serasa
    SPC? ou se eu retirar o protesto, eu posso ir fazer o financiamento que esse protesto vai ter desaparecido?

          • Fui verificar meu nome em protesto me deparei com varias empresas participativas de protestos em meu nome, e vários serviços e contratos que eu não reconheço e nunca fiz na minha vida!!! Isso é um absurdoo é um abuso imoral, fraude e ato ilícito!! agora me deparei com uma intimação indevida !!! O que fazer nesses casos?? MEU DEUs isso é um absurdo e agora o que faço?? o prejuízo vai todo pra mim?? Por varioz serviços e contratos que nunca havia feito!! e ainda com 10 protestos Meu DEUS eu to DeSESPERADA isso é injusto!!

        • Olá Eduardo,

          O protesto não caduca, fica registrado eternamente até que seu cancelamento seja solicitado, o que demanda o pagamento da dívida. Uma dívida, por si só, não caduca, elas apenas deixa de aparecer nos órgãos de proteção ao consumidor depois de um determinado período.

          • Oi boa noite, aproveitando seu comentario… eu atrasei meu ipva de 2015 e 2016. De 3mil virou 6mil. Paguei os 6mil. Agora apareceu mais 6mil de taxa de cartório meu nome continua lá. Procede esse valor? Do jeito que estao fazendo leva o cidadao a inadimplência mesmoa gente querendo acertar tudo. Olha se me cobrasse 500,00 de taxa ja seria exagero mas eu pagaria. Agora pagar 6mil apenas de tava de dois aanos de ipva atrasaso é demais. Um absurdo! Há alguma lei autorizando esse abuso? No que se baseia e qual a procedência da cobranca dessa taxa tao abusiva? De onde tiram que pode explorar a gente? Grata

  7. Olá boa noite!
    Meu nome foi protestado ,porém a empresa decretou falência não consigo contato, se eu procurar um juiz de pequena causa eu consigo limpar meu nome ? Com a certidão de protesto em mãos ?

  8. Meu nome foi protestado no cartorio de guariba pela cpfl e a divida ja foi paga e o protesto continua ja liguei varias vezes para cpfl e diz que nao costa nada no sistema como resolvo pois moro em campinas e nao tenho como ir la

  9. boa tarde, meu nome foi protestado pois não paguei imposto de renda. fiz parcelamento na pgfn. como faço para limpar meu nome nos cartórios. e seria possível saber o valor das custas?

  10. Eu fui protestado indevidamente pele procuradoria da fazenda nacional, entrei com uma ação na justiça federal , provei que o protesto era indevido,o juiz me deu ganho de causa,e mandou que o cartório cancelasse o protesto imediatamente. O cartório acatou a ordem judicial ,e no dia 23/01/2017 baixou o protesto e deu o comando de cancelamento para todos os órgãos de proteção ao crédito,mas acontece que hoje faz 10 dias,e o meu nome já saiu da base do Serasa e do SPC ,mas continua no SCPC.
    Sendo que o juiz deu prazo de 5 dias para o meu nome estar limpo,pelo fato de eu ser produtor e depender de crédito rural (pronaf), para continuar plantando.O que eu tenho que fazer para que o meu nome também saia da base do SCPC

  11. Boa tarde hoje ..soube por meio do meu me gente q meu min e Ta com protesto em um cartório em São Paulo na data de 15/09/2016…onde eu to matando no Pernambuco a 8 anos…e não sei nem onde é ….e não sei como fazer para localizar esse cartório onde to sendo protestado…por favor mim ajudem …

  12. Meu nome foi para protesto, só que a compra foi realizada por telefone, o nome da Empresa é Mundial Editora , moro em Brasília. Se eu for em qualquer Cartório de Brasília consigo resolver?

  13. eu tenho uns titulos em protesto,so achei um valor muinto alto para retirar se ja paguei tantas das tachas.junto a empresa credora que cobra despesas de cartorio.e ainda pra retirar o protesto o cartorio cobra mais R$ 128,00 por cada titulo queria saber se esse valor é correto.

  14. Boa tarde, havia uma empresa em meu nome e a mesma tem duplicatas protestadas, fui realizar um financiamento e acusou o protesto. Eu irei sair do quadro societario, caso eu deseje realizar um financiamento, ainda acusará o protesto da empresa?

  15. Paguei a taxa no cartório para retirar meu nome do registro, mais ainda continua em vermelho sendo que deveria sair em ate 48hs.oq fazer?

  16. Boa tarde.

    Eu tive uma dívida protestada em cartório e agora fiz uma acordo parcelado com o credor. Eu só terei o meu nome retirado dos órgãos SPC e Serasa após a quitação de todas as parcelas ou a partir do primeiro pagamento? Eu recebo a carta de anuência agora ou só após pagar todas as parcelas do acordo?

  17. Paguei minha divida… fui ao cartorio e cancelei o protesto… isso ja fazem 4 dias úteis e meu nome ainda continua negativado devido a esse titulo. O que devo fazer?

  18. Boa noite, não tenho nada no meu nome e quando fui tentar fazer um boleto numa loja não consegui por que tinha um protesto, eu indo no cartório será que consigo resolver isso sem advogado ?

  19. Bom dia, minha empresa é de Minas e o contrato de arrendamento de direito minerário foi efetuado em São Paulo.
    A via original da empresa extraviou e estou precisando do documento original, consigo tirar essa via sem precisar de ir a São Paulo???

  20. Olá,minha mãe teve o nome protestado em um cartório em Uberlândia com duvidas que caiam todos os meses, te do seu nome sujo, porem ela não mora e nem teve nenhum contato com pessoas ou empresas de lá, pra.piorar ela procurou uma advogada que a 4 meses tenta entrar em contato com o cartório q nao existe, a conta aparece ea data porem não aparece local da compra e dados do credor, eo cartório nao existindo ou não funcionando mais, nao se tem como pagar, a advogada garante causa ganha pois não houve notificação alguma e hoje minha mãe esta te do problemas até p se aposentar por isso, vcs podem nos ajudar existe um meio de pagar essa conta se o cartório nao da sinal de vida não atende telefone nao retirou email, retirou a.pagina do face e nao a meus de manter contato, como saímos dessa ela terá qie ficar com o nome sujo ? Por favor nos ajudem.

  21. Boa tarde.
    Tenho boletos protestados sendo que esse protesto não aparece no Serasa quando efetuo a consulta. Isso significa que de alguma forma não exista mais?

  22. Boa noite!
    Meu nome consta um protesto de 2014 mês 3 só que no mês 6 quitei o contrato de financiamento e eles não deram a baixa o que faço? Por favor preciso de uma orientação .
    Tenho documentos que comprovam a quitação do veículo que por sinal já foi até vendido.

  23. Oi…Boa tarde! A faculdade protestou meu nome em 2015. Negociei e a divida ficou num valor que posso pagar. Porém a faculdade e informou q as custas do cartório são de 3x o valor que paguei a instituição. Ou seja.. paguei 1078,00 e as custas do cartorio sao de 3199,00. O cartorio é do Rj e o protesto foi em fevereiro de 2015. Esse valor nao é abusivo?

    • Olá Flávia, como vai?

      Para certificar-se deste valor, orientamos que entre em contato com o Cartório de Protesto da sua região. Os cartórios devem seguir a Tabela de Emolumentos de cada estado, por ela será possível confirmar o valor que a faculdade está lhe cobrando.

  24. Ola gostaria de saber se tem alguma taxa para ser paga no cartório, onde o nome está sendo protestado e se ha alguma taxa qual o valor da mesma?

  25. Olá… Me enviaram uma carta com o valor do debito para eu pagar,e se eu nao pagar ate o vencimento meu nome vai para o cartorio.
    O que eu quero sabet é?! Se eu pagar o debito ate o vencimento a minha divida estara quitada e meu nome nao vai ficar sujo? Ou eu terei ainda que ir ao cartorio pra dar baixa????

    • Olá Ingrid, tudo bem?

      Pelo que compreendemos no seu questionamento, o credor só irá protestá-la em cartório caso não pague o débito até a data do vencimento. Portanto, efetuando esse pagamento de acordo com a orientação não será necessário comparecer no cartório.

  26. Boa tarde meu nome está no 3 tabelião de protesto de São Paulo desde 2012 vc sabe me dizer o valor da multa que irei pagar o valor do próstesto e de 38,90

  27. eu ja paguei as dividas que estava constando no serasa e algumas foram por telefone, mas não sabia que todas estavam protestadas, eu sou obrigada a voltar aonde eu paguei e pedir essa assinatura ou eu posso ir com os comprovantes no cartório e pagar os protestos?

    o valor dos protestos são aqueles que o serasa esta informando no site?

    • Olá Marly, como vai?

      Em nosso blog não realizamos consulta de protestos, apenas publicamos semanalmente artigos informativos sobre procedimentos cartorários, procedimentos judiciais, tendências do ramo jurídico, novidades, dicas e informações do site Cartório 24 Horas.

  28. Boa noite. O meu nome foi protestado em São Paulo e eu sou do Rio de Janeiro, eu fiz o pagamento no valor da dívida pra empresa e a mesma se nega em me enviar por sedeX o comprovante de pagamento do débito que eu nem sabia que existia. Mesmo assim paguei. Tenho o comprovante de pagamento. Eles podem fazer isso?

    Agradeço muito se puderem me ajudar.

  29. PAGUEI MINHA DIVIDA E PEGUEI A CARTA DE QUITAÇAO DA DIVIDA, MAIS O CARTORIO PEDIU UM VALOR DE 1000 REIAS DO CUSTOS ACHEI O VALOR MUITO ALTO,GOSTARIA DE SABER SE ESSE VALOR TEM COMO SER ABATIDO OU NEGOCIADO.

    • Olá Jacques, como vai?

      Sem ter conhecimento de toda a situação (valor da dívida, tempo que permaneceu protestado e outros) não conseguimos obter um parâmetro sobre estar certo ou errado. Em caso de dúvidas o ideal é buscar a Corregedoria da sua região para melhor verificação da situação.

  30. Após a quitação da divida no estabelecimento que colocou o nome no protesto, quem deve retirar o nome e pagar as custas é o devedor ou credor? qual fundamento?

  31. boa noite… meu nome esta com protesto… ja fui no cartorio… e ja fui no cara q me protestou… pois eu ja paguei a divida… e so falta voltar ao cartorio… pois tem q pagar o cartorio ainda pra retirar o protesto… ele me passo o valor pra pagar.. so q ainda nao tenho o dinheiro… sera q o preço vai aumentar com o tempo ?

  32. Olá meu nome foi protestado em 16/07/16 no interior de SP. Moro em MG desde 2013. Nunca fui informada sobre o protesto. Como faço pra regularizar? Já q não vou mais ao interior de SP. E se a dívida for devida, como faço pra pagar? Posso realizar em qualquer cartório de MG?

  33. BOA TARDE EU TINHA PAGADO A DIVIDA E SEM SABER MEU NOME ESTAVA NO CARTORIO EU TIVE QUE PAGAR A TAXA PRA RETIRAR QUANTO TEMPO ELES TIRAM MEU NOME

  34. Apareceu protesto no nome do meu namorado, mas que ele lembre das parcelas que apareceram lá, já foram pagas, mas ele não tem mais o boleto, oq fazer? Ele pode pedir segunda via na loja?

  35. Olá,
    Tive meu nome ligado a um protesto devido a um débito de IPVA, paguei a dívida e o nome não limpou no Serasa. Procurando o cartório de notas fui informado que deveria pagar uma taxa, esta achei que tem um preço elevado 442,00$.
    Queria saber se este procede, pois se não queria saber o que posso fazer.
    Obrigado.

    • Olá José, como vai?

      O valor da taxa cobrada não conseguimos confirmar se está correto, uma vez que não temos acesso a sua documentação que gerou o protesto. Porém, é comum ser cobrado a taxa para retirada do protesto no cartório sim. Isto porque quando alguém protesta um título, não paga por isso, sendo o devedor responsável por estes emolumentos cartorários.

  36. Meu nome estava sujo pela credsystem ja paguei ja e parece que nao to liberado para fazer um cartao de credito so que eu nao sei se e serasa se e protestos que o meu nome esta sujo como faço para ver pra mim poder ir no lugar pagar??

    • Olá Wellington, tudo bem?

      Orientamos que busque os órgãos de proteção ao crédito da sua cidade para fazer a verificação do seu CPF. Oportunamente informamos que mesmo tendo quitado as suas pendências anteriores, algumas empresas podem não aprovar uma proposta de cartão de crédito. Às vezes é necessário aguardar um determinado período para conseguir este serviço.

  37. É possivel constar na pesquisa de spc e serasa um protesto em determinado cartorio, e ao chegar nesse cartorio o responsavel fala que não há nenhum titulo fisico no banco de dados do cartorio? oque pode ter ocorrido?

  38. meu nome foi protestado ja fiz o acordo e vou ate o cartorio da baixar, estao me cobrando 126,00 reais de um cartorio e 96,00 em outro cartorio para da baixa isso procede? taxa muito alta quase o valor da minha divida.

    • Olá Geovane, como vai você?

      Não temos como confirmar se o valor informado está correto, por não termos acesso ao mesmo. Mas a cobrança da taxa para baixa do protesto é correta sim. Quando um credor realiza um protesto ele não paga nenhum valor ao cartório, sendo de responsabilidade do devedor os emolumentos cartorários no ato da baixa.

  39. Olá, tinha um dívida em protesto, e creio eu que foi na Cagece, fui na CDL e me deram o papel onde eu estava devendo e fui fazer o acordo, paguei a entrada é parcelei o resto, olhei no SPC e Serasa e não consta mais nada, porém tenho uma aplicativo que mostra que ainda estou com essa dívida em protesto, não sei o que fazer

    • Olá Taynara, como vai?

      A negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA, etc) são diferentes do protesto, que fica registrado no cartório. Será necessário solicitar a baixa deste protesto.

  40. Oi meu nome está protestado em dois cartórios e não tenho idéia onde foi que eu sujei pois nao me lembro q deixei nada em pendencia como faço para saber o lugar é regularizar ?no cartório eles informam quem está me protestando

  41. Tive o meu cpf protestado e ao minha esposa tentar fazer um emprestimo bancario foi negado devido ao protesto que estava no meu nome , gostaria de saber si esse procedimento é correto , tendo em vista que foi o meu nome que esta protestado ?

  42. Protesto por não pagamento 4 mensalidades escolares de 2010.
    Estou com dificuldades de realizar acordo com empresa de cobranças contratada pela escola porque estou achando muito alto o valor cobrado pelas parcelas que ficaram e também, por estarem exigindo uma entrada de no mínimo 30 % do valor total da dívida para parcelar o restante.
    O que posso fazer em relação a isso? Eles não aceitam propostas.

  43. ola bom dia fiz um acordo paguei a primeira a finaceira tirou meu nome do spc e seraça mais quando pesquiso meu nome consta protesto em cartorio e a finaceira so quer tirar o proteto quando eu pagar a ultima issso prosede

  44. Tenho uma dívida de 21,000 mil no banco e me falarão que está com um processo extrajudicial , o que significa isso penhora bens é? obrigado” jose”

  45. meu esposo descobriu dois protesto no nome dele mas ele nao tem nenhuma divida ate hoje ele nunca ficou devendo nada em nenhum lugar ,como isso pode ser ?

  46. Olá! eu tinha uma divida de 15.000 a 7 anos, fis a consulta no serasa pois no serasa nada consta, so consta protesto em cartorio!! entao eu devo so para o cartorio?

  47. Bom dia gostaria de saber quanto foi protestado a empresa, e foi pago quase um mês e a empresa não fornece os documentos necessário para dar baixa no protesto o que pode ser feito,

  48. Olá , tenho uma dívida alta em meu nome e por causa disso meu nome foi parar no Serasa porém eu sei que não tenho dívida nenhuma só que meu nome foi protestado pelo 4° cartório de protesto de são Paulo e eu moro na Bahia como devo proceder para resolver esse impasse

  49. Bom dia sou de uma cidade pequena interior de minas gerais e tenho uma divida de R$ 341,00 e o cartorio esta me cobrando de despesas o valor de R$ 240, aproximadamente. Esse valor ta certo? Achei muito alto. Ja paguei a divida mas nao paguei o cartorio ainda

    • Olá Carlos, tudo bem?

      Verificamos a tabela de emolumentos da região e pelo nosso cálculo o valor cobrado está incorreto. Sugerimos que peça ao cartório onde consta registrado o protesto, o detalhamento do valor cobrado de acordo com a tabela, para melhor certificação.

  50. Ola , boa noite !! Primeiramente gostaria de parabenizar o site!!

    Tenho um protesto no interior de são paulo, de 5.000!! Mas, atualmente estou morando no nordeste!! Gostaria de saber como faço para regularizar isso , mesmo estando longe do cartorio que foi o protesto?? Consigo resolver isso por aqui? Como resolver??Desde ja agradeço pela atenção!!

    • Olá Rodrigo, como vai?

      Para efetuar o pagamento você terá que entrar em contato com o credor desta dívida. Após o pagamento, o credor deverá lhe entregar o documento original protestado ou uma carta de autorização para que o cartório efetue a baixa do protesto. Como você está distante do cartório de protesto em que o título foi registrado, recomendamos que após obter os comprovantes necessários de quitação entre em contato com o respectivo cartório para verificar a melhor forma de efetuar essa baixa, como, por exemplo, enviando o documento via Correios, etc.

  51. Paguei o protesto e já paguei as custas do cartorio. O cartorio informou q o protesto já consta como cancelado, porem meu nome ainda consta no serasa. quanto tempo demora para sair o nome do serasa?

  52. Bom dia
    Tudo bem
    Meu pai estar com 2 protestos, e precisa resolver em 5 dias , pois ele entrou em um consórcio, e para dar continuidade eles pediram 5 dias para resolver.
    Tenho como resolver nesse prazo?

  53. Boa tarde ! Estou com um parcelamento de imposto de renda no valor de cinco mil reais , recebi uma carta do cartório protestando esta dívida que esta sendo paga em parcelas , deste parcelamento já foram pagos aproximadamente doze boletos. O cartório está me cobrando 976,67 reais de taxas de emolumentos. Posso entrar na justiça contra esta taxa abusiva ?

  54. Boa noite ! Hoje recebi uma intimação para pagamento de um cheque num cartório de protesto de Jundiaí. Pergunto: caso eu não efetue o pagamento até o 3º dia útil o credor sendo agiota pode cobrar além do valor do título? Ou esse pagamento poderá ser pago no cartório mesmo vencendo o prazo de 3 dias ?

  55. Ola, tenho dividas em protesto mas já realizei o pagamento das mesmas.
    Se me dirigir ao cartório apenas com os comprovantes de pagamentos dessas dividas eles realizam a retirada do protesto apos o pagamento da taxa que eles cobram? Ou será necessário entrar em contato com o credor para ele me fazer uma carta ou documento provando a quitação?

  56. Boa tarde,meu nome foi a protesto e não sabia,,,,paguei a divida e nao me falaram nada que protestaram,nem recebi comunicado algum,só fiquei sabendo agora que fui tirar uma certidao,entrei em contato e me disseram que fica em 600,00 pra retirar meu nome,sou obrigado mesmo a pagar,mesmo nem sabendo que estava protestado??

  57. Boa noite, recebi uma intimação em meu nome de protesto de títulos. Fui no cartório indicado na carta, chegando lá perguntei se poderia negociar pois não tinha dinheiro pra pagar, o atendente imprimir uma boleta e me falou pra ir em qualquer banco pra pagar. Não o que fazer , nunca pensei q iria ver meu nome no SPC. Me ajude por favor.

  58. Ola gostaria de perguntar quantos dias leva para cartorio retirar nome da empresa do protesto pois já paguei tudo fiz todos procedimentos e ainda consta os mesmo debito no spc serasa

    • Olá Olair, como vai?

      Vamos por partes. Primeiramente, protesto e restrição junto ao SPC/Serasa são coisas diferentes. Após o pagamento de uma determinada dívida, o prazo para a mesma não constar nos órgãos de proteção ao crédito (SPC/SERASA) são de 5 dias úteis. O protesto deixa de constar apenas após solicitar junto ao cartório o cancelamento do respectivo protesto.

    • Olá Clailton, como vai?

      Você efetuou o acordo e pagamento com a empresa após o título já ter sido protestado? Questionamos pois se o mesmo já estava protestado, você terá que solicitar o cancelamento do protesto junto ao cartório.

    • Olá Clailton, como vai?

      Você efetuou o pagamento com a empresa após o título já ter sido protestado? Questionamos pois se o mesmo já estava protestado, você terá que solicitar o cancelamento do protesto junto ao cartório.

  59. Boa tarde, Meu nome é Danieli tinha uma divida que foi para protesto quitei essa divida, porem ele me dizeram que eu tinha que ir ao Tabelião de protesto para fazer o cancelamento do protesto e tinha que fazer mais um pagando para cancelarem o protesto no meu nome. isso está correto

    • Olá Danieli, tudo bem?

      A informação está correta sim. Quando você for ao Cartório de Protesto solicitar o cancelamento do protesto ele terá uma taxa de cancelamento, que varia de acordo com o valor do título protestado.

  60. ola boa tarde! tenho uma pequena empresa passei por um problema financeiro tive meu cnpj protestado em cartorio e negativado no serasa.renegociei a divida mais a outra parte so quer lampar o cnpj quado forem pagas todas as parcelas isso pode?

  61. Olá,

    Fui protestado de má fé (não sei se o termo está correto) por uma academia. O dono gerou um boleto no meu nome depois de eu ter saído da academia e um tempo depois vendeu tudo e sumiu. Já fui até o cartorio para emitir a certidão, porém fui avisado que só conseguiria quitar a dívida entrando em contado com a pessoa que protestou o boleto.

    Por não saber o endereço da pessoa, nem um processo que solicitei foi aberto.

    Tenho toda a documentação guardada, desde o evento inicial para provar.

  62. Ola Boa tarde, meu esposo tinha um protesto no nome dele de uma agencia bancaria a 5 anos , agora conseguimos entrar em contato com a empresa que comprou esta divida do banco , e quitamos. pois bem no ato do acordo a empresa que negociamos nos informou que eles retirariam o protesto automaticamente , mais ja se passou 20 dias e nada temos que fazer alguma coisa?

  63. Olá, meu marido ficou sabendo pelo banco q seu nome estava protestado em cartório, mas o trabalho não permite q ele vá até o cartório para solucionar está questão.
    Eu como esposa consigo informações e o valor a ser pago, se eu for até o cartório por ele?

  64. Bom dia
    Gostaria de saber, como faço para pagar só as custas do cartório e providenciar a retirada do protesto, sendo que estou em SP e o cartório que aparece no aviso é de Bresilia. Também tenho um problema de deficiência física que me dificulta a locação e gostaria de resolver pela internet é possível?

  65. queria saber se quando protestado meu nome posso negociar no cartório ou tenho que entra em contato com a empresa pra uma negociação,pois o valor em si tá alto.

    • Olá Fernanda,

      O pagamento diretamente no Cartório de Protesto pode ocorrer apenas antes do protesto ser registrado, sendo comum o cartório conceder um prazo de 3 dias. Após o protesto, a negociação e pagamento precisam ser feitas diretamente com a empresa que lhe protestou.

  66. pague o titulo ao cidadão desonesto agora ele ta chantageando querendo mais dinheiro para devolver a quitação ta querendo receber combustivel que segundo ele teve que deslocar de uma cidade para outra para me protesta custas do protesto e algo mais
    q devo fazer. Afinal estou prejudicado. E ele não quer abrir mão.

    • Olá Marcio,

      Você terá que comparecer no Cartório de Protesto onde este protesto foi registrado para solicitar o cancelamento. Como você efetuou o parcelamento desta pendência, provavelmente será preciso uma carta de anuência fornecida pelo órgão que lhe protestou.

  67. Prezado.
    Poderia me esclarecer uma dúvida?
    O prazo máximo que o nome de um devedor pode ficar em órgãos restritivos de crédito é 5 anos, como isso se aplica em relação aos cartórios? Se eles ultrapassarem o prazo de 5 anos podem ser acionados judicialmente?

      • Ocorre que meu namorado vendeu um carro em 2009, porém não transferiu. O novo dono fez diversas multas, também em 2009. Devido a isso um cartório colocou ele no Serasa em 2014. Não sei o vencimento das multas, mas é impossível ser mais que 2009, dessa forma o nome dele não poderia estar mais no Serasa em 2017 (já se passaram 8 anos das multas), porém o nome ainda está no Serasa. Posso acionar o cartório judicialmente para que o nome seja retirado do Serasa?

  68. Em julho/2016 recebi um comunicado do cartório cobrando dividas de condominio,fui ao cartório e pediram pra procurar o credor.Procurei entramos em um acordo e dividimos a dívida em 12 x.Estou pagando, já está acabando.Mas eles continuaram me protestando mesmo depois do acordo.È correto eu pagar as taxas para dar baixa no protesto?Terei que esperar terminar de pagar para dar baixa no protesto?.

    • Olá Zilda,

      Depende, você já estava protestada quando negociou a dívida? Pois quando ocorre o protesto é necessário o pagamento da taxa para cancelamento, sim. Sugerimos que solicite uma carta de anuência ao credor para cancelamento destes protestos.

  69. Boa tarde, meu marido teve o nome protestado por dividas de IPVA, hj realizou o pagamento através do programa de parcelamento de dividas do governo, o pagamento foi feito à vista em uma unica parcela. Gostaria de saber como preceder agora para que o protesto seja retirado.

    • Olá Willian,

      Protestos não caducam, ficam registrados até que a dívida seja paga e o cancelamento seja solicitado. Depois de 5 anos é retirado apenas a restrição junto a órgãos como SPC/SERASA, mas o protesto continua podendo ser identificado.

  70. Meu nome foi protestado .paguei a dívida com a loja e peguei essa carta de quitacao da divida , Mais porém não tenho condições financeiras agora de pagar essa taxa no cartorio .e agora não sei o que faço pois preciso do meu nome limpo urgente para alugar uma casa ! me ajudem

  71. Boa tarde!
    paguei uma conta e estou com o protesto em maos,porém o cartório informou q preciso de uma carta de anuência!
    Mesmo com ja pago a divida e com o protesto em mãos preciso dessa carta??

  72. Tinha uma dívida na Enel, de de conta de energia, paguei dívida lá mesmo, mas.consultei o Serasa e consta protesto em um cartório, a divida não era mas que 300,00 liguei por devido cartório,a atendente me disse que tenho que pagar mas 270,00 ao cartório????? E isso mesmo quase o valor da dívida que até então eu já quitei!.????? Acho valor muito alto???

  73. ola , eu tinha uma divida com a prefeitura e meu nome foi para protesto desde 2013 e eu não sabia , mas paguei a prefeitura uma divida de 800,00 e outra de 720,00 fui ao cartório de minha cidade sorriso mt e estão cobrando 495,00 para retirar meu nome do protesto , eu achei extremamente alta aprox 30% da divida e eu não posso pagar agora , gostaria de saber se esses valores esta correto pois achei abusivo , por favor me ajuda a saber se esta correto isso , obrigada

    • Olá Jackson,

      A princípio o valor mencionado está incorreto, pois no valor mencionado da dívida a taxa de cancelamento seria em média R$300,00. A melhor forma de você confirmar se está correto é retornar ao cartório e solicitar que lhe mostrem os valores cobrados na Tabela de Emolumentos vigente. Isto porque cada estado possui uma Tabela de Emolumentos e os valores cobrados são com base nela.

  74. Gostaria de saber se após 5 anos da dívida e 5 anos do protesto , o protesto caduca ou pode continuar ´´restringindo seu crédito , por exemplo uma dívida de 2010 e protestada em 2010 , o cartório não precisa excluir o protesto ?

    • Olá Marcelo,

      O protesto não caduca, fica eternamente registrado até que seja solicitado o seu cancelamento. Após 5 anos, apenas os órgãos como SPC/SERASA deixam de exibir em sua base as restrições, mas isso não ocorre com o protesto.

  75. bom dia!
    fui protestado pela prefeitura de aparecida de Goiânia por IPTU atrasados,fiz a negociação e já paguei 02 parcelas do total de dez,eles me informarão que o protesto só da baixa depois da quitação total das parcelas.
    isso é o correto?

  76. Ola bom dia! Tenho uma divida de cartão de crédito no santander.Em 2014 fiz um acordo me parcelei .paguei algumas parcelas .Fiquei desempregada,Não consegui pagar.em seguida fiz uma cirurgia não consegui pagar pq o que o inss concedeu não foi suficiente. Desde maio estou sem beneficio do mesmo.Me ligaram que vão protestar em cartório.Tem alguma coisa que posso fazer?Não tenho condição de pagar a divida.Grata Ana

  77. ola boa tarde tenho um protesto em meu nome referente ao nao pagamento de ipva.
    pago no cantorio de protesto ? e qual juros sera mensal? sou de itabira mg;;

  78. Ola, meu titulo da Credsystem foi enviado para o cartorio, porem o valor é muito alto, se eu nao pagar a divida, logo em seguida terei meus bens e conta bancaria bloqueada?
    Desde ja agradeço

  79. Ola , sei qual cartorio esta o protesto ,mas a pessoa que me protestou sumiu e a empresa ligada fechou, como faco para quitar esta pendencia e liberar meu nome?

  80. Boa noite
    Eu tinha 2 dívidas de terceiros, 1 nas Casas Bahia e outra na NET.
    O na Casas Bahia, eu negociei e quitei a dívida, e na NET, por terem usado meu nome sem minha permissão, após investigação, cancelaram o contrato por fraude (resolvi não entrar com processo contra a empresa para evitar dor de cabeças, ja que resolveram de forma agil)
    Mas constam protestos em meu nome dessas empresas, 2 de aproximadamente R$80 das Casas Bahia e 5 de R$198,00 da NET.
    Nesse caso, mesmo tendo quitado a dívida e no outro ter sido cancelado o contrato por erro da própria NET, eu tenho que pagar esses valores? Ou só as taxas para o cancelamento?

    • Olá João,

      Será pago apenas as taxas para o cancelamento. No primeiro caso, você já efetuou o pagamento ao credor. No segundo caso, as dívidas são indevidas, qual sugerimos que após o cancelamento do protesto solicite o ressarcimento dos emolumentos pagos.

  81. Olá boa noite. Fiz um financiamento DE UM VEICULO dividido em 60 vezes, paguei 41 parcelas,restam 19 parcelas sendo a ultima em 26 /02/2019,porem devido ficar desempregada estou com 5 parcelas em atraso que somando dará 3.993,00 mas recebi uma notificação de protesto no valor de 14.423,00, não entendi o porque desse valor todo. Eles podem me cobrar tudo junto,ou seja, parcelas que ainda vão vencer?

  82. Ola, bom dia
    A taxas de cartório para retirada do protexto, são fixas ou, depende do valor da divida(exemplo, porcentagem do valor da divida) ?

  83. Olá! Acabei não pagando um boleto de 250,00 e a empresa está me cobrando para quitar o valor de 354,83. Sendo que a multa e juros somados ficaram em 9,08. Me informaram que tiraram manualmente meu nome do Serasa e preciso pagar o custo de 95,75!!!
    Isto está correto? O valor é alto assim para uma divida baixa como a minha?

  84. Eu negociei um a dívida q está em protesto cartorio,paguei a primeira parcela,mais a empresa disse q só retira meu nome protesto cartório depois q eu pagar última parcela isso é certo?

  85. Boa noite. Queria saber se Após eu Pagar Minha Dívida Com quem me protestou,, Se tenho prazo pra ir ao cartório e paga a taxa p tirá o nome do protesto?

  86. Boa tarde! Negociei minha divida em 3 parcelas que eram um boleto protestado , paguei as duas primiras, porem ainda não retiraram meu nome do serasa, e se recusam a tirar ate eu quitar a terceira parcela, e os juros cartorarios vai ser pagos por mim, sendo que eles demoraram para retirarem do cartorio, por recusa deles mesmo? Como proceder?

    • Olá Carlos,

      Normalmente as empresas retiram as restrições do CPF a partir do primeiro pagamento dos acordos. Sugerimos que tente o contato com os canais de ouvidoria da empresa em questão, para verificar uma solução a curto prazo uma vez que seu acordo foi realizado e está sendo pago corretamente.

  87. Boa tarde eu tinha uma dívida ativa do carro em meu nome só que esperei a janela abrir pra pagar com desconto de fato paguei a dívida do carro só que tem um protesto no 3 cartório parece que referente ao carro ainda não teria que ter dado baixo ou sou obrigado a pagar tbm pra limpar meu nome, pois pelo que vi só pagando à vista, mas isso não tá errado não era pra ter já dado baixa já que arrumei o documento do carro. Grato!

    • Olá Aristácio,

      O protesto não é cancelado automaticamente. Após pagar sua dívida ao credor, você precisa solicitar o cancelamento do protesto junto ao cartório. Os emolumentos para cancelamento do protesto variam de acordo com o valor do título.

  88. Ola…eu tinha algumas dividas a 7 anos porém caducou,nao consta nada de dívida no meu nome. Mas consta 4 protesto…o que devo fazer?ir direto ao cartorio e pagar esses protesto?

    • Olá Jose,

      Depois de protestado você consegue efetuar o pagamento apenas ao credor da dívida, qual após o pagamento consegue solicitar o cancelamento do protesto no cartório. Comparecendo no Cartório de Protesto você conseguirá apenas informações do protesto como o valor, credor que protestou, entre outros.

      • Ola boa noite,obrigado pela resposta, porém ainda fiquei com dúvidas…obs são 4 protestos, os valores eu ja sei qual são e o cartório também, cada protesto é de um credor diferente.
        Então como faço? Vou ao cartório para saber quem são os credores sabendo devo efetuar o pagamento direto com esses credores no valor do protesto somente e os mesmos vão me dar uma carta de cancelamento pra que eu possa ir novamente ao cartório para efetuar o cancelamento? Lembrando que não consta nada de dívida no meu nome apenas o protesto será se vão puxar novamente o valor da divida? E vou ter que pagar essa dívida e o protesto? Ou vou pagar apenas esses protesto? Obg e uma boa noite.

  89. Meu nome foi protestado por uma dívida com a faculdade em que estudei, mas eu não tenho condições de efetuar o pagamento já que o valor é muito alto e até mesmo o parcelamento fica em um valor inacessível pra mim. Há alguma forma de eu conseguir um parcelamento que “caiba no bolso”, ou um descontão, prescrição ou algo do tipo? Quero pagar, mas nas condições deles fica impossível pra mim.

  90. Tenho um protesto indevido no meu nome, mas a empresa foi dada baixa e não consigo nem a carta de anuência, nem consigo fazer o pagamento, pois nunca recebi o boleto indevido. O Juiz deu a sentença para a empresa retirar o protesto, mas a empresa “sumiu”. Não consigo resolver essa questão, mesmo com todos os comprovantes de pagamento em mãos. Como posso solucionar esse problema?

  91. Olá …

    gostaria de saber quanto tempo leva para limpar meu nome após o pagamento?

    fiz o pagamento ontem e hoje meu nome ainda consta em aberto.

  92. Olá, fui protestado e paguei a dívida. A empresa me informou que devo levar o recibo no cartório, porém sou de outra cidade. A dúvida é: É obrigação minha ou da empresa fazer esse procedimento? Já se passaram 5 dias e meu nome continua no serasa.

  93. Qual o prazo pro cartório retirar o nome dos órgãos de restrição e consulta de CPF após o pagamento das taxas e quitação da dívida?

  94. BOA NOITE, FUI PROTESTADO PELA RECEITA FEDERAL, PAGUEI A DÍVIDA, AGORA O CARTORIO ESTA ME COBRANDO O VALOR DE 1.500,00 PARA TIRAR O PROTESTO DO MEU NOME, DIZENDO QUE TENHO QUE PAGAR AS CUSTAS DO PROCESSO, ISSO PROCEDE ? TEM ALGUMA OUTRA FORMA DE RESOLVER ?

      • Olá.

        Estou na mesma situação acima, mas o Tabelionato exige que a RFB envie uma carta de anuência (via sistema, disse ela) para a quitação. Não aceitam o relatório de exclusão do CAIN SISBACEN que é gerado no eCac.

        O que posso fazer?

  95. Boa noite. Estava em débito com a escola do meu filho, fiz o pagamento e então vi que a mesma dívida estava protestada em dois cartórios diferentes, isso é correto?
    E mais, em um cartório estava o meu nome protestado, e no outro o da minha esposa, procede isso?
    Desde já agradeço!

  96. Meu nome foi protestado, porém, o débito foi regularizado na época e não deram baixa, a empresa não existe mais, mas consegui o contato com o antigo proprietário e o mesmo só me enviou uma carta de protesto, com ela consigo retirar indo ao cartório ?

  97. Olá, boa noite,
    estou com nome protestado em cartório por uma dívida já prescrita, não fui notificado pelo protesto. Quando descobri a existencia do protesto procurei o cartório para pagar os honorários do cartório, aí o cartório me informou que só poderia pagar o honorário do cartório apos eu pagar a dívida prescrita. Isso é coreto? se não, o que devo fazer?

    • Olá Julio,

      Sim, está correto. O protesto só pode ser cancelado quando a dívida é paga. Aproveitamos para explicar que nenhuma dívida deixa de existir após um determinado período de tempo. O que ocorre é que após 5 anos a pessoa apenas deixa de constar em órgãos de proteção ao crédito (como SPC, por exemplo), mas isso não anula em hipótese alguma o pagamento não realizado e também não anula protestos realizados.

  98. Sou micro empreendedor, e nunca devi a niguem, devido a queda de venda, nao consegui pagar algumas conta, e algumas dessa conta foi pra cartorio e quando a vendas deu uma melhorada eu paguei direto para o fornecedor, e ele me mandou a carta de anuesia para apresentar no cartorio de protesto, ai quando chegou a carta eu fui la no cartorio e quando eu vi quanto tinha que pagar e achei um abirsurdo, fiz as contas e tinha dado 30 % sobre o valor da conta, e legal isso? ou tem algun artigo ou lei que proibe tais taxas abusivas de cartorio? e qual a providencia devo tomar?

    • Olá Lourenco,

      Os valores cobrados para o cancelamento do protesto estão previstos na Tabela de Emolumentos, qual cada estado possui a sua. É possível localizar esta tabela no site do Tribunal de Justiça do seu estado ou com o próprio Cartório de Protesto. A partir desta tabela você conseguirá saber se está correto ou não as taxas cobradas.

  99. Olá boa tarde! Meu nome foi protestado, paguei o boleto na loja e fui informada que tinha que pagar as custas de apontamento na loja pra receber a carta de anuência e dar baixa no cartório. É correto pagar as custas de apontamento na loja?

  100. TENHO UM PROTESTO EM CARTORIO MAS FIZ UM ACORDO SOBRE MINHA DIVIDA COM A SECRETARIA O CARTORIO JA FOI NOTIFICADO SOBRE O ACORDO JA PAGUEI A PRIMEIRA PARCELA E AGORA PRA LIMPAR O MEU NOME O CARTORIO TA ME COBRANDO O VALOR DE 650,00 REAIS NAO TENHO COMO PAGAR O QUE FAÇO POR FAVOR ME DE UMA LUZ

  101. Bom dia estou com processo no 3º cartorio de são paulo. como eu posso resover mas rapido está divida hoje moro na bahia estou com protesto neste cartorio. como faco para resolver o mas rápido possivel este problema sem ir até são paulo.

  102. fui notificado de que meu nome estava em protesto no cartório por contas de luz porem ao procurar meus talões de luz foi constatado que houve um engano e que as contas que estavam em protesto já estam pagas fui ao cartório e a moça disse que mesmo assim vou ter que pagar a taxa para que meu nome sai de protesto isso é correto? lembrando que houve engano já havia sido pagas essas contas

  103. em uma consulta online no cartorio costa um titulo protestado no meu nome i o mesmo tem uma mensagem autorizacao para cancelamento disponivel,sera que e so eu paga as taxas para cancelamento e ja era

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *