Tutorial Cartório 24 Horas – Como solicitar Certidão de Escritura

A Escritura Pública é um dos atos que podem ser registrados no Cartório de Notas.

Caracteriza a formalização da vontade das partes sobre negócios e/ou declara fatos juridicamente relevantes.

Neste documento, é identificado o tipo da escritura pública: compra e venda, usufruto, divisão de área, alienação imobiliária, emancipação, declaratória, ata notarial, doação, inventário, partilha de bens, união estável, pacto antenupcial, divórcio; entretanto, não existe impedimento caso as partes queiram garantir a segurança jurídica em outros tipos de contratos de natureza particular.

A escritura pública fica registrada em livro próprio no Cartório de Notas eternamente, desta forma, o documento pode ser solicitado por meio de certidão por qualquer pessoa, o que evita desgastes desnecessários com extravios de documentos.

A certidão de escritura, assim como outros tipos de certidões e segundas vias, podem ser solicitadas através do Cartório 24 Horas.

Todos os cartórios do Brasil, em um site!

217 thoughts on “Tutorial Cartório 24 Horas – Como solicitar Certidão de Escritura
  1. Bom dia ! Eu gostaria de saber informações que eu moro nua residencia a 30 anos. Mais só que o iptu esta no nome de terceiro e eu acho que essa pessoa que o iptu esta no nome eu nunca sobre informação dela. Eu acho que essa pessoa já pode ter entrado até em óbito. Como é que eu faço para transferir o iptu para o meu nome ?

      • Boa noite gostaria de saber sobre escritura de um apartento.em 1997 paguei os custo de retirada de uma escritura do apartamento que meu sogro ao comprar mesmo não fez então ele veio a falecer eu consegui descobrir que o itjiv é o IPTU estar no nome de minha esposa mais na reta final meu corretor faleceu agora preciso saber onde estar essa escritura.

          • Tenho uma escritura antiga gostaria de ter uma nova no cartório que foi feito eu consigo uma segunda via e quanto custa vocês podem me ajudar

          • Olá Ricardo,
            É possível solicitar uma segunda via, você pode consultar nossos preços e prazos através do link: https://www.cartorio24horas.com.br/solicitar-certidao/precos

            Para solicitar 2º via certidão, basta acessar nosso site (https://www.cartorio24horas.com.br/), clicar na opção “ENTRAR” e realizar seu cadastro. Caso já possua cadastro é só realizar seu login.
            • Após realizar o login, clique em “Novo pedido”. Informe seus dados e confirme os termos de utilização e política de privacidade e clique em avançar;
            • Selecione o Estado em que se encontra o cartório e o tipo da certidão a ser emitida, caso seja necessário marque a opção “Com Apostilamento de Haia” e clique em avançar;
            • Selecione a Cidade em que se encontra o cartório e marque a caixa de seleção do cartório desejado. Se necessário, poderá marcar mais de um cartório ou todos caso não saiba qual o cartório de origem do registro, (é necessário informar exatamente o cartório onde o documento foi registrado, e caso ocorra a indicação incorreta do cartório poderá receber uma certidão negativa) e clique em avançar;
            • Informe os dados de busca da certidão solicitada (Caso ocorra a indicação incorreta dos dados de busca, poderá também receber uma certidão negativa), e clique em avançar. Os campos com o símbolo * são campos obrigatórios;
            • Escolha a forma e informe os dados de entrega, SEDEX, Carta Registrada ou FedEx (FedEx para quem mora no exterior) e clique em avançar;
            • Confirme os dados do seu pedido e clique em “Concluir Pedido”
            • Ao concluir o pedido, imprimir o boleto bancário, o qual poderá ser pago em qualquer agência bancária,  ou realizar o pagamento via cartão de crédito / Paypal (Paypal apenas disponível para pedidos com envio ao exterior).

          • Oi eu quero tirar um documento de um terreno mas só tenho o compra e venda recente mas já tenho o iptu no meu é já paguei 6 anos como eu faço pra tirar um documento legítimo? Pode ser qualquer um

          • Olá Andressa,

            Será necessário através do contrato de compra e venda realizar a escritura, e após isso registrar em matrícula no cartório de registro de imóveis. Para isso será necessário a presença dos antigos proprietários.

          • Olá Paulo,

            Caso o documento seja o contrato de compra e venda, e o mesmo foi registrado publicamente no cartório, poderá solicitar a 2º via. Se o documento foi apenas um contrato particular, deverá neste caso contatar o ex proprietário para realizar um novo documento. E caso esteja falando da escritura de compra e venda, poderá solicitar a segunda via no cartório de notas onde a mesma foi lavrada.

            Para solicitar 2° via de certidões, basta acessar (www.cartorio24horas.com.br), e acessar a área “Para Você” e clicar em “Iniciar pedido”.
            Deve ser indicado o cartório em que o documento está registrado e preencher o formulário.

            Após a confirmação do pagamento começa correr o prazo de entrega de seu pedido que é informado no momento da solicitação. Para realizar pedido de certidão através do nosso site, é necessário informar exatamente o cartório onde o documento foi registrado, pois nosso site não realiza buscas. Caso ocorra a indicação incorreta do cartório poderá receber uma certidão Negativa. Reforçamos que nosso site não realiza buscas de certidões.

          • Olá Charles,

            Para solicitar 2° via de certidões, basta acessar (www.cartorio24horas.com.br), e acessar a área “Para Você” e clicar em “Iniciar pedido”.
            Deve ser indicado o cartório em que o documento está registrado e preencher o formulário.

            Após a confirmação do pagamento começa correr o prazo de entrega de seu pedido que é informado no momento da solicitação. Para realizar pedido de certidão através do nosso site, é necessário informar exatamente o cartório onde o documento foi registrado, pois nosso site não realiza buscas. Caso ocorra a indicação incorreta do cartório poderá receber uma certidão Negativa. Reforçamos que nosso site não realiza buscas de certidões.

        • Ola , minha avo compro um lote a 25 anos so que o lote nao tem as documentação , e a imobiliária veio a falir . oque posso faze nesta cituaçao ?

        • Boa td. Ru herdei umas terras q fica em minas gerais tenho mais 5 irmãos w tem direito meu irma q mora la em minas disse q vendeu a parte dele. Como posso sem nem outro irmão assinar como isso e possível se as terras sao de usos r frutos .como posso pegar uma cópia da ecritura ollne?

      • Tenho q passar a casa pra outra pessoa q vendi o documento pode vir por correio para assinar pq moro em recife e a casa fica em sao paulo e possivel

      • Moro 1 ano e pouco em um terreno mas esse tem escritura só que ele foi cedido para meu pai a 40 anos atrás agora eu moro em uma parte desse porque no outro lado mora minha irmã ela mora mas tempo só que tivemos uma discussão e ela quer tirar eu da minha casa pode isso se esse terreno e de uma associaçãode vicentinos o que eu posso fazer para eu não perder minha casa e meu espaço

      • Oi tudo bem
        Eu paguei o itbi do meu lote e os outro documento e quando fui registra a atende do cartório pediu o comprovante de itbi , o que é isso sendo que eu tinha o papel de recibo do banco que paguei

    • Olá bom dia eu estou querendo comprar um terreno mais o vendedor falhou que só tem o contato de comprar e venda e agora como fazer pois o terreno pode ser da prefeitura eu espero que voces possam me ajudar

      • Olá Daniel,

        Não recomendamos a compra de uma propriedade em que o vendedor não seja o proprietário com os devidos registros regularizados. Isso porque se o vendedor não for o devido proprietário ele não conseguirá transferir o terreno para o seu nome posteriormente.

        • Bom dia!
          Quero muito comprar um terreno. Inicialmente, esse terreno era do incra….depois passou para uma empresa agro, com a emancipação do município, os lotes foram cedidos para o município que povoou os mesmos por posse.
          O imóvel está no nome do dono que ja faleceu. Esse dono tinha uma esposa que não era casada no papel, mas tem 4 filhos maiores com o falecido.
          Essa senhora vendeu o terreno por meio de troca em outro terreno em um outro município.
          Hoje o atual “dono” está vendendo o terreno e eu quero adquirir.
          Descobri que o IPTU está no nome da agro ainda, bem como a escritura ainda não foi lavrada no nome de ninguém. Como agir?

          • Olá Wesley,

            Neste caso recomendamos verificar a matrícula do imóvel registrada no cartório de registro de imóveis para descobrir ao certo quem é o dono. Também poderá contatar um consultor imobiliário para um melhor esclarecimento.

    • Olá boa tarde eu me chamo Renata e moro na cidade de Uberaba Minas Gerais eu presiço alugar um imóvel mais esse imóvel e de imobiliária a imobiliária está me pedindo um fiador e a pessoa que ia ser meu fiador sumiu a escritura será se eu for no cartório eu consigo a 2 via da estroutra pode se qualquer pessoa

    • Muito boa tarde, sou filho único e herdeiro, minha mãe faleceu e o título da casa junto com seus documentos foram extraviados, como reaver a 2 via dos mesmos?

    • Gostaria de saber se é possível tirar segunda via dos documentos do imóvel, escritura e registro do imóvel. Documentos foram roubados em casa, proveniente de furto.

    • Boa noite
      Tenho um imóvel que foi adquirido e quitado, por instrumento particular de compra e venda, a vendedora outorgou uma procuração para meu pai. Ambos faleceram. Haveria alguma altetnativa, que não fosse adjudicação compulsória?

        • Olá Luzia,

          Você pode solicitar a segunda via da sua certidão, basta acessar nosso site (www.cartorio24horas.com.br) e acessar a área “Para Você” e clicar em “Iniciar pedido”. Deve ser indicado o cartório em que o documento está registrado e preencher o formulário. Após optar por uma das formas de entrega, as quais podem ser SEDEX , Carta Registrada ou FEDEX(exterior), conforme preferência.
          Ao concluir o pedido de certidões, imprimir o boleto bancário, o qual poderá ser pago em qualquer agência bancária, ou realizar o pagamento via cartão de crédito / Paypal ( Paypal apenas disponível para pedidos com envio ao exterior). Após a confirmação do pagamento começa correr o prazo de entrega de seu pedido que é informado no momento da solicitação.
          Para realizar pedido de certidão através do nosso site, é necessário informar exatamente o cartório onde o documento foi registrado. Caso ocorra a indicação incorreta do cartório poderá receber uma certidão Negativa.

  2. meu pai faleceu à 13 anos ,só agora encontrei um contrato de compra de um terreno em campinas no nome dele,como saber se este imóvel ainda o pertence?muito grata,aguardo resposta.

  3. venderam a casa de minha vó em são fidelis rio de janeiro interior quero a minha parte sendo que tenho a procuração dela o nome do meu avô era durvalino da costa coimbra minha avò morreu fazmais oumenos um dois anos em setembro pode ser 780,00 mas eu quero venderam ainda com elaviva mas já estava totalmente sem poder assinar nada quem comprou tambem foioportunista como faço para colocar a mão nesse registro

  4. gostaria de saber minha mãe faleceu e eu não tenho o contato com meu pai , eles ainda são casados legalmente . posso ir no cartório e pedir o numero do cpf dele e tentar procura ?
    Pois só tenho a certidão deles de casamento .

  5. Bom dia

    Por favor me tira uma duvida já posso efetuar o pedido de usucapião direto no cartório ?
    Essa foi a informação que tive de um advogado que pode ser direto com o cartório.

    fico no aguardo

    grata

  6. Boa tarde, na minha cidade não existe IPTU, não emite titulo definitivo, e por isso não consigo registrar meus imóveis.
    gostaria de saber que documentos eu poderia consegui no cartório de minha cidade que comprove que eu sou o proprietário do imóvel?

  7. BOM DIA, AO PESQUIZAR UM SELO CARTORÁRIO REFERENTE A UM DOCUMENTO DE COMPRA E VENDA, DEPAREI COM A SEGUINTE INFORMAÇÃO: “ESTE SELO NÃO CONTÉM NENHUM ATO ATRELADO… O QUE SIGNIFICA?

      • Compramos um imóvel, hoje funciona uma igreja evangélica, temos a promessa de compra e venda,, as prestações foram quitadas, quando procuramos o proprietário para fazer a escritura definitiva, ele não quer assinar, precisamos legalizar esse imóvel . como fazer?

  8. Boa tarde. Gostaria que me ajudassem a entender minha situação. Eu comprei um apartamento e financiei 57 mil reais na CEF. A compra foi realizada junto com uma prima, porem somente eu fiz todos os pagamentos. Tentei por diversas vezes na CEF tirar o nome dela do financiamento, mas a CEF não fez. Acabei de fazer a quitação do financiamento e estou aguardando a documentação da CEF para dar andamento na averbação. Minha duvida é, o que tenho que fazer para tirar o nome da pessoa dos docs. e ficar só o meu. A pessoa aceita fazer oque for preciso para que ique só no meu nome. Desde já agradeço

  9. Muito interessante e de muita valia pra muitos brasileros, onde a maioria não conhece nada do próprio direito que tem, tudo que vcs fazem aqui é muito útil, ajuda bastante agente no desenvolvimento da cidadania, eu que o diga, pois tenho aprendido muito, por aqui, O Ministério da Justiça deveria, valorizar e bastante, o trabalho social tão relevante aqui oferecido por voces.
    Muito obrigado

  10. Boa noite, quero registrar a escritura do meu imovél, mas a esposa do vendedor falecido não quer fornecer copia do seu RG autenticada,pois era contra a venda na época. E agora o que eu faço?

  11. Comprei, há mais de vinte anos, um lote a prestação. Tenho o contrato de compra e venda que não registrei em Cartório. Pedi ao Cartório informações sobre o registro do imóvel e nada foi encontrado. Nem na Prefeitura. Descobri que o vendedor faleceu e a família dele não mora mais no Maranhão. Como procedo para regularizar o imóvel.

  12. Olá
    Tenho em mãos um documento de um imóvel da minha vó que faleceu, o documento estar assinado por ela, mais não estar com o selo, e acredito que não estar reconhecido ou autentificado!
    O que eu devo fazer para que esse documento seja válido.

  13. Desejo saber qual procedimento que devo adotar, no caso em que comprei um imóvel e o único “documento” que tenho em mãos, é um recibo referente ao pagamento ao valor do mesmo? E não consigo localizar o vendedor, já se passaram mais de 10 anos, da “compra” ou seja que tenho a posse do imóvel, e quero escriturá-lo.

  14. Como faço para conseguir a segunda via do documento de um terreno pois o documento foi perdido e quais documentos são necessário para conseguir essa segunda via. Porque no documento tinha so o terreno que meu pai mora mas no IPTU consta mais 2 terreno fora o que~ meu pai comprou e queremos a segunda via pra provar que esse outros 2 terreno não estão no documento.mas eu não sei em qual cartorio foi feito o documento .

  15. Boa noite gostaria de saber como fazer a escritura da casa da minha mãe ela foi casada com eles se separaram a quase 40 anos hoje ele é casado com outra pessoa mas ele adquiriu esse imóvel quando causou com a minha mãe hoje eu como filho estou querendo regularizar o imóvel e colocar em nome de minha mãe .obs;Meu pai concorda com os trâmites gostaria de saber qual o procedimento nos temos o escritura de compras e vendas .

  16. Tenho um imovel com compromisso d compra e venda apenas. O vendedor faleceu
    Como passar a escritura? É necessario advogado ou o Cartorio pode ajudar?

  17. Olá, meu pai comprou um terreno há alguns anos, só que minha mãe perdeu os documentos do terreno. Como faço p conseguir a segunda via e regularizar o IPTU do mesmo?

    • Olá Michel,

      De quais certidões específicas você está se referindo? Foi efetuada a transferência do terreno no Cartório de Registro de Imóveis corretamente? Caso esses trâmites tenham sido feitos corretamente, uma nova via dos documentos poderá ser solicitada no Cartório de Registro de Imóveis responsável pela região em que o terreno está localizado.

  18. Olá Boa Noite.. Gostaria de tirar uma duvida, meu marido vendeu um lote para um terceiro em 2014 por meio de um contrato de compra e venda, (lote adquirido por meio de usucapião) e em 2017 ele faleceu, ocorre que a atual proprietária exige que o imóvel esteja no nome dela, mas eu não tenho condições de entrar com processo de inventario, ao consultar um advogado ele me orientou á efetuar um novo contrato de compra e venda contendo os valores quitados etc. alem de ir ao cartório de registro de imoveis e solicitar uma certidão de ônus reais, para posteriormente conseguir a copia das escrituras,essa informação procede?
    muito obrigada.

  19. Boa noite ;tenho wue fazer a escritura de meu terreno ,gostaria de saber se posso realizar este procedimento on line ,sem precisar ir ao cartório! Oro joinville ,se sim como faço.

  20. Boa Tarde comprei um terreno em Mongagua – SP e perdi o contrato de compra e venda. Na época adquiri esse terreno de uma imobiliária, e não tenho a menor ideia de qual cartório esse contrato foi registrado. Vocês prestam esse tipo de serviço? Localizando e emitindo a 2 via?

  21. comprei um terreno em 1989, os proprietários originários já faleceram, e o herdeiro que é o inventariante dos bens , tem que assinar a minha petição solicitando o Alvará Judicial nos autos do processo de inventario, para que o juiz dê a outorga para eu tirar a escritura pública.

  22. Bom dia. Meu pai comprou um terreno em 1985. O antigo proprietário fez um documento de transferência com as dimensões do terreno, documentação de ambos tudo registrado em cartório. Esse documento é valido como escritura de imóvel, ou não?
    Meu pai já é falecido e a antiga dona eu nunca conheci.

    • Olá Rafael,

      Como não possuímos acesso a este documento mencionado, não temos como identificar sua validade ou não. Recomendamos que leve o documento no Tabelionato de Notas mais próximo ou de sua preferência para avaliação.

  23. Bom dia! A questão é sobre um terreno com dois proprietários. Foi feito um acordo na Defensoria Pública quanto a divisão deste. Foi informado pela Defensoria que os proprietários deveriam fazer uma ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA PARA AÇÃO DE JUDICAÇÃO.
    Como proceder neste caso. Salvo que só se tem a Promessa de Compra e Venda do terreno. Ademais, o vendedor já faleceu.

  24. Boa tarde, gostaria de uma informação minha mãe comprou um apartamento à 10 anos com um contrato de compra e venda (mas perdemos esse contrato) e o apartamento tb não esta no nome da moça que vendeu que tb tinha um contrato de compra e venda, fui no cartorio e pedi copia da escritura e descobrimos que está no nome de uma construtora que já fechou como faço para regularizar esse apartamento.

  25. Estou com uma dúvida, comprei um apartamento (através da caixa com o contrato de compra e venda) e consegui quita-lo, fui no cartório (1° Nota) e finalizei o pagamento para tirar a alienação. Existe mais alguma coisa que eu precise fazer? Teria que solicitar o envio da escritura? Pois tudo do apartamento está em meu nome, menos o condomínio, que a sindica solicitou que eu enviasse para ela a cópia da escritura, sendo que eu enviei a cópia do contrato de compra e venda e não aceitou.

  26. OLA ME CHAMO EDUARDA E GOSTARIA EM VER COMO ESTA A ESCRITURA DA MINHA CASA ONLINE ? MAS NÃO QUERO SOLICITAR NADA PARA ENVIAR PELO O CORREIO. COMO QUE EU FAÇO ?

  27. Bom dia eu moro com minha vó desde de pequena ela tem duas filhas ninguém não toma conta dela sio eu e meus 3 filhos ela tá com78 anos ela queria deixar a casa pra mim mais não pode por que foi uma doação eu gostaria de saber se eu tomo conta dela e moro com ela a 30 anos quando ela morre minha mãe e minha tia pode mim espusar

  28. Bom dia. Tenho uma Certidão de um imóvel registrado em Cartório de Registro de Imóveis, é necessário fazer uma Escritura Pública deste imóvel também? Agradeço a atenção. Obrigado.

  29. Boa tarde. Gostaria de saber se após estar pronta a Escritura Pública de Inventário de Bens, o cartório poderá, a pedido do herdeiro, emitir certidão de apenas um dos bens constantes dessa Escritura, no caso veículo, para fins de levar essa certidão (e não a Escritura com vários outros bens) no Detran para transferência de titularidade?

  30. Boa noite, estou querendo vender meu imóvel, porém não possuo escritura do mesmo, já o peguei assim, em contrato de compra e venda. Creio eu que a região aqui tenha sido aposada há muitos anos, sendo assim, como posso providenciar uma escritura para que eu possa vender financiada pelo Banco, e onde posso procurar ajuda, em qual órgão do município?

      • Olá, gostaria de saber como proceder nesse caso:
        Meu pai tem um imóvel, só que o lote foi uma doação do Estado de MG a mais de 35 anos atrás, esse lote era de meu tio, ele vendeu para meu pai a 30 anos e fez contrato de compra e venda, agora meu pai quer vender, como conseguir a escritura desse terreno?

  31. Olá!
    Temos um terreno que está no nome da minha avó, só que ela veio a falecer a dois anos atrás…não mexemos em nada, até por que não tinha necessidade de partilhar a casa ou coisa do tipo. Minha mãe acabou perdendo essa certidão de imóvel e agora estamos pensando em retirar a segunda via por precaução. Existe algum problema? Já que a dona (minha avó) veio a falecer, é necessário trocar o nome do proprietário? Existe algum risco de perca do imóvel? Lembro também de ter ouvido que minha avó foi insenta do IPTU – muito tempo atrás. Enfim, com toda essa história, tenho medo de desenterrar algo e acabar perdendo o terreno.
    Obrigada desde já!

    • Olá Caroline,

      Os registros dos imóveis são documentos públicos, portanto qualquer pessoa pode solicitar uma segunda via da certidão sempre que necessário. Quando o proprietário falece é necessário fazer o inventário de bens e devida partilha.

  32. olá,bom dia, comprei um terreno que o antigo dono morava no mesmo há 25 anos,só que ele não era o primeiro proprietario mas o IPTU esta em meu nome e eu gostaria de saber o que eu poderia fazer para documentalo já que eu não consigo encontrar o primeiro dono.

    • Oiii boa noite meu esposo foi criado pela avó da mãe dele desdo dia em que ele nasceu a avó dele tem so uma filha q no caso é minha sogra
      A avó tem um terreno onde nois mora ela pode dar metade do terreno para ele ele tem direito da parte do terreno

  33. Por gentileza, preciso de uma orientação.
    Eu consigo solicitar copia de Contrato Particular de Compra e Venda de um imóvel com Força de Escritura Pública que foi firmado em cartório entre e Construtora e o proprietário, na época da negociação conforme consta na matrícula atualizada do imóvel, não sendo eu a proprietária a constar nessa matrícula?

  34. Boa tarde
    Meu companheiro tem um contrato de compra e venda de um terreno, esta pagando o IPTU do mesmo mas não tem a escritura como proceder ; ele pode perder o imóvel pois tem uma família que mora lá à mais de 10 anos .

    • Olá Luciana,

      Existe o risco dele perder sim, pois sem a devida escritura em seu nome que o torne proprietário e com uma família morando no local há 10 anos, tem grande chance deles iniciarem o processo de usucapião do imóvel.

  35. Olá, só tenho o contrato de compra e venda firmado em um cartório autorização ART do CREA Recibos de compra e venda do terreno, só q esses documentos já tem 20 anos, pago condomínio, IPTU luz e já moro no local há 9 anos, tem como eu obter a escritura já quem vendeu pra minha mãe já morreu… e através da escritura tem co.o eu obter o RGI Registro de Imóveis para eu regularizar o meu imóvel, tem como eu Meo fazer isso sem precisar de despachante?

    • Olá Carlos,

      Neste caso como a vendedora já faleceu uma das alternativas é tentar a regularização por meio de usucapião, pois uma transferência em cartório dependeria da vendedora junto para devida troca de proprietários.

  36. Olá , bom me encontro em uma situação delicada , minha mãe se encontra em uma situação de separação por traição pelo lado do meu pai , ela preferiu fingir que estar tudo bem , antes de entrar com a ação juntar todos os documentos para entregar ao advogado , pois não vai ser uma separação amigável ele vai fazer o possível pra ela não pegar o que tem direito , já que é casada com partilha dos bens . Ele é arquiteto tem um escritório cheio de papéis , continuaremos procurando , mais não sabemos realmente está aqui em casa as escrituras dos imóveis . Por onde começar , seria possível tirar uma segunda via pelas mãos dela ?

  37. Olá!
    Meus pais tem um terreno e não fizeram o pedido da escritura, entramos em contato com a imobiliária onde fizeram a compra do terreno e fomos informados que o dono faleceu e não há possibilidade de obter a escritura e que seria preciso entrar como o Usucapião mas temos todos os recibos de compra e IPTU pagos desde a compra do mesmo. Há alguma outra alternativa para conseguir a escritura?
    Desde já agradeço.

  38. Olá!

    A minha avó tem uma casa há mais de 30 anos porém não tem escrituração. O terreno e nosso a casa nós construímos não tem divida alguma, porém não temos a documentação da casa.
    Queremos vender a casa sei que é mais dificil quando se encontra nessa situação, minha duvida seria.

    1. Estando nessa situação seria impossível o novo comprador fazer um financiamento?
    2. O que devo fazer para conseguir a documentação da casa (passo a passo).

    • Olá Gabrielle,

      Sim, nesta situação é impossível conseguir um financiamento pois estar com a devida documentação do imóvel é imprescindível para tal financiamento. Você pode obter uma orientação detalhada comparecendo no Cartório de Registro de Imóveis mais próximo.

  39. Ola!
    Quero saber o seguinte, fui casada durante 17anos e meu marido comprou uma chácara no valor de 5 mil reis,pagou algumas prestações e não pagou mais pq começamos a construir nossa casa.
    Nesse tempo que estávamos ainda construindo divorciamos,mas ate então só tinha uma promessa de compra e venda no nome dele que foi acumulando ate chegar ao ponto de a imobiliária mandar ordem de despejo. Fiz acordo com a imobiliária onde hoje sou dona oficial desse imóvel pq paguei todos os atrasados,e tudo aconteceu depois que separamos .hoje meu ex marido está morto já faz três anos e os filhos dele querem que eu divida esse imóvel com eles. Não acho certo sendo que ele me deixou na merda e foi eu quem fez todas as melhorias na casa ,desde reboco até a pintura,colocação de portas etc.
    Na imobiliária eles me deram um comprovante que eu quitei os atrasados no valor de 15,600.
    De comprovante de quitamento da divida só tenho isso e mais testemunhas como pedreiro,carpinteiro,serralheiros e das outras pessoas que trabalharam pra mim. minha pergunta é. Como devo proceder quando eles vierem falar comigo sobre o assunto?
    A filha dele quer a minha escritura, sou obrigada a passar pra ela?
    Sendo que a outra filha disse que quer me ver na rua.aff

  40. Olá,
    Gostaria de informações sobre: Tenho um imóvel o qual tenho apenas um documento de doação da prefeitura me doando o terreno e agora estou precisando fazer uma escritura pública para vender pela caixa. Daí pergunto oq é preciso para fazer essa escritura? Preciso entrar com o pedido de Uso Capião?

  41. Boa tarde, eu tenho um quisque a 13 anos na praia em um bairro de Ubatuba, eu queria fazer um documento o registro do terreno, como posso fazer? Grato

  42. Olá moro em um apartamento do mcmv,porém fui reassentada não pago nada,tenho todos os documentos q as outras pessoas q pagam tem,eu quero saber como faço para fazer ou pegar a escritura,pois quero vender urgente

  43. Olá, comprei uma terra através de um contrato de compra e venda. Ocorre que o vendedor faleceu antes de passar a escritura publica do imóvel para meu nome. (o imóvel tem matricula), o que fazer para conseguir obter a escritura do imóvel?
    obs: o falecido deixou apenas um herdeiro maior de idade.

  44. Bom dia!
    Quero muito comprar um terreno. Inicialmente, esse terreno era do incra….depois passou para uma empresa agro, com a emancipação do município, os lotes foram cedidos para o município que povoou os mesmos por posse.
    O imóvel está no nome do dono que ja faleceu. Esse dono tinha uma esposa que não era casada no papel, mas tem 4 filhos maiores com o falecido.
    Essa senhora vendeu o terreno por meio de troca em outro terreno em um outro município.
    Hoje o atual “dono” está vendendo o terreno e eu quero adquirir.
    Descobri que o IPTU está no nome da agro ainda, bem como a escritura ainda não foi lavrada no nome de ninguém. Como agir?

    • Olá Wesley,

      Neste caso recomendamos verificar a matrícula do imóvel registrada no cartório de registro de imóveis para descobrir ao certo quem é o dono. Também poderá contatar um consultor imobiliário para um melhor esclarecimento.

    • Olá Joaniris, como vai?

      Recomendamos o contato com o Cartório de Registro de Imóveis responsável pela região do imóvel, para uma orientação mais detalhada sobre como é possível efetuar a devida transferência do mesmo.

  45. Prezados,

    Gostaria de uma orientação. Herdei um terreno que não está no nome do meu pai. O terreno em questão tem débito de vários anos na prefeitura, já levantei os valores e pretendo regularizar. Mas temo não conseguir passar o imóvel para o meu nome, já que tenho apenas o contrato de compra e venda sem reconhecimento de firma, a data deste contrato é de 1993 e o paradeiro dos vendedores é desconhecido. Regularizando os débitos e em posse desse contrato consigo passar o terreno para o meu nome?

  46. Senhores.
    Foi solicitada a Certidão de Registro de um imóvel a um Cartório de Registro de Imóveis, dando o número da Matrícula, a identificação do Livro e das folhas, mas esse Cartório informa que não localiza essa Matrícula.
    Tenho urgênci nessa Certidão..
    Como resolver este problema ?
    CX

  47. Senhores,
    Queria perguntar se é legal registrar um imóvel – terreno – num Cartório de Registro de Imóveis que não é o da localização do imóvel.
    Mais pergunto: Como posso saber em que data um dado Cartório do Registro de Imóveis e Hipotecas iniciou essa atividade de Registro de Imóveis ?
    CX 2020.08.06

    • Olá Cesar,

      O imóvel deve ser registrado no cartório de registro que representa o distrito onde está localizado o imóvel. Para consultar a data de início da atividade, recomendamos entrar em contato com a corregedoria ou acessar o portal extrajudicial na internet para um melhor esclarecimento.

  48. Senhores
    Queria perguntar se é legal se mencionar que se é proprietário de um terreno num registro de hipoteca sobre um imóvel, em Cartório de Registro de Imóveis, sem existir qualquer menção na matrícula ou no registro do imóvel – averbação ou outra forma – de que essa pessoa física ou jurídica adquiriu esse terreno.
    CX 2020.08.06

  49. Meu pai faleceu,e deixou uma propriedade.minha mãe foi ao cartório e já doou a parte dela .fez um documento desmembrando dois herdeiro em um documento elaborando um outro documento com o nome de seis herdeiro em um só documento.em virtude que quatro dos herdeiros não tem conhecimentos das cláusula nesse documento,um herdeiro não assinou.fui a busca no cartório a cópia,para ter conhecimento e o mesmo se negou a passar.nao foi feito escritura,pelo motivo que não sabemos que documento é esse.nao temos o mapa que conste a parte de cada umaherdeiro preciso de uma informação concreta desde já agradeço.Elenita.

  50. Olá,tenho um apartamento à venda em Santos,e recentemente,um interessado,foi até o cartório pedir uma atualizada,moro em outra cidade,porém,o que achei estranho,foi que ele havia tratado com um cartorário de um outro cartório,e foi ate onde está a escritura,para pegar,detalhe,é que ele sumiu,e pelo o que consta não vai comprar o apto,estou preocupada,pois ao mesmo tempo que ele passou o contato do cartorário,ele decidiu pegar essa escritura atualizada,sei que tem apenas trinta dias de validade,mas o que está me preocupando,é que ele sumiu….minha pergunta é: Qualquer pessoa pode chegar no cartório e pedir uma certidão atualizada de qualquer imóvel,sem documento algum??? Desde já agradeço!!!

  51. BOM DIA!
    GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO. MEUS PAIS FALECERAM E DEIXARAM UM AP. COMO FAÇO PARA TIRAR A ESCRITURA JÁ COM MEU NOME? TENHO TODA DOCUMENTAÇÃO DE QUITAÇÃO DO AP QUE ESTÁ NO NOME DE MEU FALECIDO PAI.

  52. OLÁ
    Boa noite!
    Tudo bem?
    Espero que sim.

    Essa noite aconteceu maior trelele na minha família referente um terreno que meu avô deixou a muito tempo atras, deixou um doc que minha tias nao sabem bem informar qual é, apenas sabem que era do terreno e um dia uma das irmãs, a mais velha rasgou esse doc da terra(Doc que nao chegou de registrar) e passou-se o tempo e hoje, um dos filhos da minha tia (da que rasgou os doc) compartilhou o terreno para venda, loteando todos eles e colocando a venda.
    Oque eu gostaria mesmo de saber como proceder nessa situação?
    Lembrando que possivelmente ele registrou sem ninguém saber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *