Consulta CPF: 4 dicas para consultar grátis

Quando o nome fica negativado, significa que foi formalizada a situação de inadimplência como devedor.

Neste momento, a pessoa negativada recebe uma carta, que é encaminhada pelas empresas que realizam a negativação do CPF, sendo elas a Serasa Experian, o Serviço de Protesto ao Crédito do Brasil(SPC) ou o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Há um prazo para pagamento da dívida que, normalmente, fica estabelecido em 30 dias e caso a dívida não seja paga, o nome é negativado.

É possível efetuar a consulta CPF de forma grátis, seja pessoalmente ou pela internet. Abaixo listamos 4 formatos de consulta:

  1. Atendimento Serasa Experian: A consulta gratuita funciona em uma das agências da Serasa Experian, sempre presencialmente. O interessado na consulta deve estar munido de seus documentos de identificação com foto original (RG e CPF, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho e Previdência Social). Para encontrar uma agência mais próxima ao seu endereço, basta acessar o site da Serasa Experian (clique aqui) e consultar a localização da mesma.
  2. Atendimento Serviço de Proteção ao Crédito (SPCBrasil): A consulta gratuita, assim como na Serasa Experian, funciona em uma das agências do SPC do Brasil e sempre presencialmente. O interessado na consulta deve estar munido de seus documentos de identificação com foto original (RG e CPF, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho e Previdência Social). Para encontrar uma agência mais próxima ao seu endereço, basta acessar o site do SPC do Brasil(clique aqui) e consultar a localização da mesma.
  3. Consulta Online Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC): Este canal de atendimento disponibiliza em seu site (clique aqui) a consulta grátis do CPF de forma gratuita. Para quem reside em São Paulo/SP é possível também realizar a consulta do CPF presencialmente em um dos postos disponibilizados pelo serviço, para consulta do endereço basta acessar o site.
  4. Consulta Online Central de Protesto (CENPROT): Este é outro canal de atendimento que disponibiliza em seu site (clique aqui) a consulta grátis do CPF. A base de dados do site é fornecida pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil e vale considerar que alguns cartórios de protesto podem não estar participantes da consulta.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), quando o nome fica sujo e vai para os cadastros dos serviços de proteção ao crédito, ele deverá ser retirado automaticamente depois que a dívida completar 5 (cinco) anos. Porém, a empresa poderá continuar realizando a cobrança desta dívida, mesmo após os cinco anos completos da dívida.

Vale ressalvar a importância do Cartório de Protesto, que possui atribuição jurídica legal para formalizar o protesto de um título. Consiste em um ato formal e solene da caracterização legal baseado em uma impontualidade do devedor, onde após os procedimentos legais lança diretamente o nome sujo ao serviço de proteção ao crédito.

Ele também é responsável pela expedição da Certidão de Protesto, podendo esta certidão ser negativa ou positiva. Normalmente ela é requisitada nas situações de compra e venda de um imóvel, inscrições em concursos públicos, solicitação de crédito ao banco, solicitação de alienação fiduciária, entre outros.

A solicitação da certidão de protesto pode ser feita online através do Cartório 24 Horas, onde é possível solicitar certidão para qualquer cartório de protesto do Brasil e a certidão dos dez cartórios de protesto de São Paulo/SP.

A vida precisa de facilidades!

34 thoughts on “Consulta CPF: 4 dicas para consultar grátis
  1. Boa noite eu gostaria de tira umas dúvidas eu estava em débito companhia de energia mais ja Pagei eles me disse que era pra mim espera chegar uma carta em um mês para mim retira meu nome do prostesto em cartorio isso é certo ?e qual o valor que eu pago pra retira ?

    • Olá Gilnete, como vai?

      Isso vai variar de acordo com cada loja, por isso infelizmente não temos como ter esta certeza. Porém, se o seu CPF não consta junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPC/SERASA) acreditamos que conseguirá sem problemas.

  2. Meu nome foi pra cartório .Depois que eu pagar a dívida ele sai de cartório automático ou tenho que ir no cartório e tenho que pagar alguma taxa??? Obg Paty

    • Olá Patrícia,

      O protesto não é cancelado automaticamente. Após o pagamento da sua dívida junto ao credor, com a carta de anuência você pode comparecer no cartório de protesto em que o título foi lavrado para solicitar o cancelamento do protesto. Existem taxas para isso sim, que variam de acordo com o valor do título protestado.

  3. Consta um protesto em meu nome, liguei para o cartório e informaram que é referente a divida de IPVA do ano de 2013 de um carro que vendi em 2014, porém esta dívida não existe, pois passei o carro sem restrições como parte de pagamento de outro veiculo zero km numa concessionária, e consultando a placa atualmente também não consta restrições, neste caso como devo proceder para retirar o nome de protesto?

    Podem me orientar neste sentido?

    Obrigado,

    • Olá Valdir,

      Quando um título é protestado, este protesto só deixa de existir após o pagamento da dívida e solicitação de cancelamento do protesto junto ao cartório. Ou seja, mesmo que você tenha pago a sua pendência do IPVA, se você não solicitou o cancelamento do protesto ele continuará existindo. Será necessário comparecer no Cartório de Protesto onde o título foi protestado para solicitar o devido cancelamento.

  4. Eu queria saber se meu nome está sujo mais eu fiz uma consulta ao CPF mais diz esta regular e nada mais mais não consigo fazer nenhum cartão de crédito vai eu queria saber se meu nome ainda continua sujo como posso fazer isto.

  5. Boa tarde queria tirar uma dúvida meu nome esta protestado pelo Bradesco eu estou pagando as parcelas do acordo mas estou em outro estado quando eu pagar o acordo meu nome vai sair do protesto sem eu ter que pagar ou tenho que pagar para tirar meu nome de la

  6. Fui protestado no 4° Oficio do RJ. Não consigo identificar o protestante nem fui informado da dívida (revelia). A menos que pague por uma certidão que custa quase o valor do débito permanecerei na ignorância respondendo por um protesto (desconhecido) que está prejudicando minha vida sem Direito de reconhecimento ou defesa.

  7. Bom dia! Eu recebi um protesto de uma divida, ai enttei rm contato com o credor renegociei a divida e me informaram depois que eu efetuar o pagamento da primeira parcela e de 3 a 5 dias tenho que ir no cartório para pagar as taxas isso esta correto?

  8. Bom dia eu estava consultando o meu nome no serasa e Conta o protesto de 01/01/0001eu nunca tive essa dívida como q eu fico sabe por q esse prostetou e por q é quais são os meus direito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *