Documentos exigidos para venda de imóveis

Certidão de Matrícula de Imóvel e Busca de Bens online.

Certidão de Matrícula de Imóvel e Busca de Bens online.

Está prestes a vender ou comprar um imóvel, porém não sabe quais certidões são necessárias? Calma, nós vamos te ajudar a esclarecer sobre quais se tratam.

Em regra, os documentos para a venda são os que descrevemos logo a baixo, mas, poderá ser necessário documentos adicionais. É importante contar com profissionais sérios para uma correta análise de riscos, agregando segurança jurídica no negócio prestes a ser feito.

Do imóvel

  • Matrícula Atualizada (Certidão de Propriedade ou Registro): é uma cópia atualizada das informações do imóvel, utilizada para fins de comprovação dos dados e da propriedade do imóvel;
  • ITBI: Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, esta guia á expedida pela secretaria da Prefeitura, que deve ser paga pelo comprador ao munícipio e apresentado na hora de dar entrada na escritura, a taxa é de 2% sob o valor o bem;
  • Certidão Negativa de Débitos Municipais: solicitada na secretária da Prefeitura, levando 10 dias úteis para ser expedida;
  • Certidão para se conhecer a situação enfiteutica, serve para verificar se o imóvel é foreiro (se tem domínio útil de órgãos p públicos ou privados, como Marinha ou igreja). Também expedida pela Prefeitura;
  • Planta Baixa: solicitada em casos de financiamento ou utilização do saldo do FGTS;
  • Declaração de quitação condominial (em casos de apartamentos): declaração do síndico ou da administradora, afirmando que o imóvel encontra-se com o pagamento em dia das parcelas do condomínio. Se for assinada pelo síndico, é necessário a Ata da Assembleia que o elegeu.

Do vendedor

As certidões listadas devem ser solicitadas em nome do vendedor e do cônjuge. Devem ser expedidas nos cartórios da cidade onde está localizado o imóvel e na cidade onde residem atualmente, caso sejam diferentes:

  • Documento de identificação válido e CPF do vendedor e se casado, do seu cônjuge;
  • Certidão de nascimento: se for solteiro. Certidão de casamento: se for casado (caso o matrimônio ocorreu após a aquisição do imóvel, a certidão deve estar averbada no Registro de Imóveis). Certidão de Casamento com averbação: se separado, divorciado ou viúvo;
  • Certidão do Distribuidor Civil – Fórum;
  • Certidão de feitos, emitida pela Justiça Federal;
  • Certidão de feitos, da Justiça do Trabalho;
  • Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas.

Sobre a Escritura

Ela pode ser lavrada por qualquer Cartório de Notas de preferência dos compradores e vendedores (o que estiver de fácil acesso, conhecido) e após entrega das documentações, a escritura é finalizada. Após o processo, deve ser providenciada a transmissão de proprietários no Registro de Imóveis.

Consulte nosso artigo sobre Registro Imóveis para saber mais sobre essa natureza de serventia e a função exercida na sociedade.

Certidões de Matrícula Atualizada/Propriedade ou Registro (Registro de Imóveis), Certidões de Nascimento/Casamento e óbito (Registro Civil) e outras atendidas por cartórios extrajudiciais, bem como segundas vias podem ser solicitadas através do Cartório 24 Horas.

Nossa estrutura foi totalmente pensada no bem estar dos nossos clientes e garantia no recebimento das suas certidões.

371 thoughts on “Documentos exigidos para venda de imóveis
    • Boa noite tenho um Apt financiado pela Caixa e quero vender posso ir com o comprador direto na caixa pra fazer a venda que também vai ser financiada

      • Olá Claudia, como vai?

        Você pode sim. Quando o comprador opta pelo pagamento mediante financiamento, a transação envolve o comprador, vendedor e também o banco que concedeu o financiamento. Primeiramente, o banco financiador apurará o débito do contrato vigente, com todos os juros, correções e descontos nele previstos. Então, um novo contrato de compra e venda será firmado entre o antigo comprador, que figurará como vendedor, o novo comprador, como comprador, e a instituição financeira, que aparece na qualidade de credora.
        Neste novo contrato, é ajustado que uma parte do valor do novo financiamento será utilizada para quitar a dívida do vendedor com o banco. O banco, por sua vez, concede quitação ao vendedor pelo financiamento bancário anterior através de uma cláusula inserida no contrato. Depois da assinatura deste novo contrato de financiamento bancário, ele será registrado no Cartório de Imóveis respectivo.No mesmo ato, o gravame é baixado e o novo contrato de financiamento bancário é registrado, com averbação também da nova alienação fiduciária.

        • Boa Noite.
          Estou na mesma situação que a Claudia, e gostaria de mais detalhes:
          – O novo contrato de compra e venda é elaborado pela instituição financeira ou pelo vendedor?
          – É realizado uma avaliação do valor do imóvel pela instituição financeira? Corro o risco de negociar com o comprador a venda por um determinado valor e na avaliação da instituição financeira ser estipulado um valor maior?

    • Oi Boa tarde gostaria de tirar uma dúvida eu e meu esposo vendemos nossa casa financiada pela caixa pra outra pessoa nós somos casados no civil meu esposo que é o vendedor e o comprador fizeram um contrato de compra e venda registrado no cartório mais só eles dois eu não assinei nada agora o novo dono quer vender a casa e eu quero voltar pra lá mais ele não quer me vender de novo quero saber se ele têm direito de vender a casa sem a minha assinatura e também se posso cancelar esse contrato pois não tem a minha assinatura

        • Olá.
          Se casaram no regime legal e dentro do casamento adquiriram esse bem imóvel, esse imovel só pode ser vendido se tiver a assinatura do casal. Contudo, você falou que era financiado não ficou claro se essa venda foi feita através de contrato de gaveta ou se houve uma quitação do saldo devedor, pois cada situação tem consequência diferente.

        • Olá, eu gostaria de saber como eu faço para adiquirir um financiamento de um terreno e construção de uma casa, em um terreno de 4×22 , é possível conseguir financiamento minha casa minha vida, e o vendedor não é jurídico, é físico. Oque eu e ele teriamos que fazer ?

        • Bom dia,estou vendendo nomeou imóvel que é financiado pela Caixa e a pessoa vai financiar ele pela caixa também.Gostaria de saber quais os documentos que preciso para fazer a venda da casa e o passo a passo como devo proceder para que eu consiga vender a casa de forma correta.Se preciso dormir com ela na caixa e ela financiar e depois ir no cartório fazer a averbação ou tem alguma coisa mais que preciso fazer e se os documentos que preciso é só RG,CPF e certidão de casamento homologadas com o divórcio e cópias aí matricula do imóvel com a averbação ou tem algum outro documento

          • Olá Rosa,

            Infelizmente não prestamos consultoria para compra e venda de imóveis, pois os casos são diferentes entre si. Para este suporte recomendamos que entre em contato com um corretor de imóveis ou profissional imobiliário da área.

    • Boa tarde eu comprei um terreno e construir uma casa …tenho todos os d9cumentos de compra..e plantas …agora quero vender..poremas pessoas me perguntam se pode ser financianda…e ai voce pode me orientar ..o que eu tenho que fazer ..para poder ser financiada pelo comprador…

  1. Olá,
    Tenho uma dúvida! Estou com uma situação em que meu cliente acabou de receber um imóvel através de doação do pai dele e ele quer vender para uma pessoa interessada, no entanto, essa pessoa irá pegar por meio de uma carta de crédito da caixa.

    A dúvida é o seguinte: Quais são os documentos que a caixa irá pedir do meu cliente? Por ser uma doação recente, a caixa pede algum documento do dono antecessor?
    Se o antecessor tiver alguma restrição, o meu cliente que recebeu o imóvel fica impedido de vender por meio de carta de crédito da caixa?

    • Olá Thiago, tudo bem com você?

      Será necessário, inicialmente, as documentações do imóvel que é a matrícula atualizada do imóvel (que não deve constar cláusulas de usufruto, nem que impeçam a venda do imóvel), a escritura pública de doação do bem e certidão de ônus reais negativa. Se as documentações estiverem de acordo, será necessário as documentações restantes padrões para concluir a o negócio.

  2. Caso a venda seja feita a prazo. Recomendo verificar se existe alguma restrição financeira registrada em nome do comprador do imóvel. Para realizar consultas de restrições junto ao SPC Serasa, sempre utilizo um site de consultas online chamado http://www.mercadoflex.com.br.

  3. Olá, tenho uma dúvida sobre a venda de um imóvel.
    O imóvel está registado no nome de minha mae que é viúva, somos eu e um que falecido, que tem um filho dele é necessário que a mae da criança autorize a venda??

  4. Olá, minha dúvida é a seguinte: Meu padastro quer me vender seu imóvel, porém ele é dono de 1/2 (metade) do imóvel, e os demais filhos dele com sua falecida esposa são proprietários de 1/12 avos, conforme consta em registro. Minha mãe é casada com ele há 14 anos, e tem uma filha com ele que tem 12 anos e esta filha não consta neste registro. Como proceder nessa situação? posso comprar o imóvel apenas com seu consentimento, ou os demais filhos deverão também autorizar a venda? Grato.

    • Olá Rose,

      Idade não significa incapacidade e nem existe previsão legal nesse sentido, portanto, poderá dispor dos seus bens a qualquer momento. Deve, portando, o tabelião arquivar um parecer do médico do idoso acusando estar ele lúcido e orientado, para fins de evitar futuras impugnações de terceiro, protegendo assim o adquirente.

  5. Bom dia,
    Parabéns pelo site. Gostaria de um esclarecimento por favor. Meu pai comprou um apartamento há 30 anos e não passou para o nome dele. Tendo o documento de compra e venda. Meu pai faleceu. Eu abri mão da casa dele e fiquei com o apartamento. Agora preciso vender. Tenho uma procuração do antigo dono me dando plenos poderes. Tomo conta há trinta anos. Esse antigo dono pode me prejudicar? Preciso dele para vender? Se algum comprador quiser comprar pode financiar pela caixa? Por favor me ajude. Obrigada.

  6. Boa noite, Estou pretendendo comprar um imóvel e a corretora me passou que a vaga na garagem é sistema de rodízio. Posso ter problemas quanto a isso?

  7. Boa tarde,

    Tenho um apartamento que está em nome do meu cunhado e esposa, por 16 anos esteve alienado por fins judiciários entre a Caixa Econômica e Governo. ganhamos a ação e obtve a quitação, puxei a certidão negativa do imóvel e está ok. Tenho uma procuração dos cunhados (marido e mulher) me dando plenos poderes.
    Gostaria de saber, para vender, quais documentos devo solicitar para saber se o dono (no papel) não tem restrinção que impeça a venda do imóvel?

  8. Bom dia,
    estou com uma duvida, financiei um imovel pela caixa economica federal usado, onde utilizei meu FGTS. para minha surpresa quando fui pagar o IPTU descobri que o imovel possui IPTU atrasado ha cerca de 7 anos para tras. Em uma das clausulas do contrato de compra e venda estava escrito que eu abria mao de algumas certidoes. Mas a caixa pode vender imovel com itpu atrasado e colocar no contrato que o novo comprador sera o responsavel pelo pagameto;

  9. Bom dia.
    Financiamos um terreno em 96 parcelas que acabam em dez/2016 Estamos vendendo a casa que construimos nele. Temos promessa de compra e venda. Podemos aceitar carta de credito. Obrigada.

  10. Boa Noite! gostaria de tirar uma dúvida, estou vendendo meu apartamento, que comprei direto da construtora, tenho a escritura definitiva, mas não registrei,posso vender com finananciamento com o banco? agradeço desde de já pela orientação.

  11. Boa noite!
    A casa do meu cliente é do irmão que faleceu.Nao foi feito inventário.Como faz por meio de cartório? Quais as custas?Como é feito?
    Cristiane

    • Olá Cristiane, tudo bem?

      É necessário escolher um Cartório de Notas onde será realizado todo o procedimento, além de ser obrigatório a contratação de um advogado. Certifique-se de toda a documentação necessária diretamente no Cartório de Notas de sua preferência, onde todo o procedimento ocorrerá.

  12. Olá tenho uma dúvida, tenho um apartamento, que recebi de inventário. Porém não tenho escritura, matrícula ou ITBI, apenas uma cessao de direitos. Quais documentos preciso providenciar para venda do imóvel?

  13. Boa tarde ,tenho uma casa que foi de minha mãe que já é falecida , somos eu e uma irmã . Essa irmã ,construi uma casa em outro estado , e vai morar lá . A casa que foi da minha mãe , ela vai deixar pra mim .Se eu futuramente quiser vender , quais os documentos necessários . OBRIGADA .

  14. Boa tarde. Por favor, me ajude com uma dúvida. Estamos vendendo o apartamento, mas o documento de RG da minha esposa está com o nome de solteira, faltando o último sobrenome, de casada.
    Precisamos atualizar o rg dela e o CPF, pra o nome de casada, para que possamos vender o apartamento financiado?

  15. Olá, parabéns pelo site. Ele é muito útil e informativo! Gostaria de esclarecer uma dúvida. Minha mãe, eu e minhas irmãs temos um imóvel que é herança de meu pai falecido. Já em nosso nome. Estamos vendendo o imóvel. O marido de minha irmã, que consta no RGI, é casado em comunhão parcial de bens. Ele precisa assinar a venda? Ou só as proprietárias?

  16. Estou comprando um imóvel que está em nome apenas da mulher, casada em comunhão de bens. Está correto, o contrato de compra e venda estar assinado apenas pela mulher e apenas no Cartório o marido colocar a sua assinatura dando anuência á transação?
    Para minha, segurança preciso das Certidões negativas de Cartórios e Distribuidores dos dois ou somente da mulher é suficiente? Grato… Blog excelente…

    • Olá Charles, como vai você?

      Na comunhão parcial de bens, tudo o que for adquirido a partir da data do casamento passa a ser propriedade comum ao casal, sendo que o que foi adquirido antes continua sendo propriedade individual. Ou seja, se apenas a mulher for proprietária do imóvel o procedimento está correto.

  17. Parabens pelo site. Sou proprietário e estou acertando a venda de 1 apto. com o comprador. Já acertamos o valor. E agora?… qual o primeiro passo?… Help!.. Grato! Aclimação – SP

  18. Bom dia, tudo bem?
    Tenho uma residência há 26 anos, com apenas documentos de registro. Sem escritura, devido a irregularidades na época por causa do loteamento da área. meus vizinhos já conseguiram o documento. Andei pesquisando e tudo parece certo. Gostaria de vender o imóvel,as mas estou o capital para regularizar a escritura. Com os registros e os documentos que tenho, consigo vender para um comprador que deseje usar financiamento? Desde já, agradeço a atenção.

  19. Bom dia , comprei um imóvel usado, financiado pela caixa, e agora preciso registrar, e para isso, preciso das certidões dos vendedores de 1 2 3 4 e 9 distribuidor. Os vendedores que têm que fornece-las a mim, ou eu que tenho que pagar por elas para fazer o registro?

  20. Bom dia! Fiz a compra de um imóvel e já quitei mas ainda não entregaram. o que seria o recibdo de quitação? Falaram que marcarão uma vistoria em breve pq esta sendo utilizado pelo COI e quando terei que fazer a escritura e registro e pagar itbi, após receber o imovel ou antes? Eles não falam nada, teria eu que fazer isso sozinha ou aguardar uma posição deles.

  21. Olá gostaria de esclarecer uma dúvida . Minha mãe é viúva e única herdeira de um imóvel . Quais papéis ela precisa em caso de venda deste imóvel ? É como funciona se foi ou não feito inventário se é que era necessário ?

  22. Olá, boa tarde.
    O meu caso é o seguinte, foi celebrada um compromisso de compra e venda de um imóvel que foi adquirido pelo vendedor através de doação.
    Ocorre que a donatária possui um processo trabalhista. Isso pode ser suficiente para cancelar a compra e venda?
    Obrigada !

  23. Boa noite, qual e o período de validade de uma certidão de casamento com adendo de divorcio, registrada na argentina, autenticado no ministerio de relacoes exteriores da argentina e traduzido por tradutor juramentado …? estou vendendo uma casa e precisso saber si o documento emitido em setembro /2016 tem validade ainda. Eu entendo que a validade e de 6 meses….estou correto..?

  24. Parabéns ótimas informações.
    Olá estou comprando uma casa a proprietária faleceu, o marido dela já era falecido, e estou negociando com o Filho único. Ele me falou que o inventário terminou q falta apenas pegar a certidão do imóvel no cartório. Preciso solicitar alguma documentação da esposa dele? Vou financiar pela caixa econômica existe alguma certidão específica por conta do financiamento que terei que solicitar dele?
    Obrigada

    • Olá Renata, como vai você?

      Em atenção ao seu questionamento, se o inventário estiver devidamente realizado e o imóvel estiver em nome dele (levando em consideração que seja herdeiro) os documentos necessários para esta transação serão referentes a ele.

      • Obrigada pela resposta. Estou fazendo tudo sozinha sem corretor, então fico insegura.
        Isso ele é o único herdeiro, mas é casado e tem um bebezinho, então não é necessário documentos da esposa?!

        Solicitei para ele isso: documentação do imóvel e pessoais solicitadas certidão negativa de débitos; certidão negativa de protestos; certidão
        negativa da justiça federal; certidão negativa da justiça trabalhista; certidão negativa da receita federal; certidão negativa da justiça federal; certidão negativa da justiça criminal; certidão negativa de ações cíveis, emitidas pelo Fórum de Jundiaí (todas as certidão dos últimos 05 anos).
        Falta mais alguma coisa?
        Me falaram de uma tal certidão para conhecer a situação enfiteutica do imóvel, é necessário?

  25. Bom dia parabens pelo site minha duvida seria sou procuradora de um imovel q eu fis a compra o unico que nao me da poder e sobre a venda so tenho a escritura publica no nome do meu antiguo namorado e eu como procurafdotadora e esta registrado no nome do antiguo dono … o antiguo dono poderia faser alguma coisa de mal intensao ? O se chegamos em um dialago ele pode pasar o imovel pro meu nome ?

    • Olá Kelle, como vai você?

      Judicialmente o imóvel só é considerado de sua propriedade se estiver devidamente registrado e constando você como proprietária. Sugerimos que regularize o imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis, para evitar eventuais transtornos.

  26. Olá, tenho uma dúvida,

    estou vendendo uma casa através de financiamento, porém tenho restrições em meu nome referente à imposto de renda, segundo meu pai, informou que esta restrição irá bloquear a venda do imóvel, como posso proceder? pois estou contando com a venda para quitar os meus débitos :(

  27. Bom dia, parabens pelo site!
    Seria possivel a compra de um imovel que foi financiado ao vendedor atraves de programas sociais vinculados a caixa economica? caso seja possivel, quais documentos saste imovel?o necessarios para compra e venda de

    • Olá Silvia, como vai?

      Isso pode variar de acordo com o programa social a qual está vinculado, orientamos que certifique-se junto ao banco da Caixa Econômica Federal todas as características sobre o programa social em questão.

  28. Olá ..Boa noite
    Tenho uma dúvida …
    O pai do meu amigo tinha 3 casas.
    Mudou de estado e precisou vender 1 casa.
    Ele na época não podia ta presente e fez uma procuração para uma irmã dele…
    A dúvida é. …. com essa procuração ela pode passar os imóveis pro nome de outra pessoa sem que ninguém saiba????
    Ou vender ???
    A procuração tem data de validade???
    O proprietário precisa assinar para ser vendida ???
    Pq nos temos medo que isso aconteça e passe despercebido.
    Desde ja agradeço a resposta

  29. Boa noite. Eu e minha noiva estamos construindo emcima da casa da mae dela, a casa não tem escritura . Gostaria de saber como faço para que a parte de cima da casa seja passada para o nosso nome.

  30. Meus pais deixaram um imóvel para seis filhos, temos em mãos certidão de propriedade e os documentos seguintes conforme acima mencionado acima, e temos tb a partilha de bens, mas esta foi feita quando minha mãe ainda era viva, ela faleceu a 16 anos e agora pretendemos colocar o imóvel a venda, quais os documento que ainda teremos que providenciar? e é melhor procurar uma imobiliária ou nós mesmo seremos capazes de providenciar todos os documentos necessários.?

  31. Minha avó tem 92 anos, está lúcida, e quer vender o imóvel que está no nome dela, neste caso precisaremos tirar a certidão negativa dos 10 cartórios dos filhos dela também?

  32. Boa noite tenho uma dúvida. Comprei um imóvel novo de último andar no documento consta uso e goso da lage contrui nessa lage um quarto e cobri parte da lage com telha agora quero vender. Esse apto pode ser financiado pela CAIXA. DESDE JÁ AGRADEÇO.

  33. Compramos um imóvel financiado pela Caixa Econômica Federal, sendo 50% meu e 50% da minha esposa.
    Sou casado com separação Total de bens. A caixa financiou 80% e os 20% eu paguei sozinho com FGTS e dinheiro que era meu antes do casamento.
    Agora separamos, quais os meus direitos e os direito dela no caso de venda do imóvel, um para o outro.

  34. Boa tarde.

    Eu sempre morei com minha mãe em um imóvel que era financiado na caixa e o financiamento repassado para minha mãe, este imóvel estava no nome do antigo proprietário.

    Após quitação, foi feita uma transferencia direto para o meu nome atraves de um documento de compra e venda e escriturado no meu nome.

    A dúvida é:
    O imóvel está no meu nome hoje e minha mãe assinou o registro como testemunha, como se eu tivesse comprado direto do antigo dono, mas minha mãe pagava o financiamento, tenho ainda mais 2 irmãos casados e com filhos.

    Eu posso vender esse imóvel?
    Ou todos eles tem o direito sobre ele?

    Obrigado

  35. Boa tarde! tenho um terreno em um condominio fechado, ja recebi a carta de quitação do terreno e construi uma casa, como faço para regularizar o imovel com a casa e pegar a escritura definitiva?

  36. Bom dia!
    Tenho uma dúvida, eu tenho uma procuração de um imóvel que comprei a muito tempo, o mesmo ainda continua no nome do antigo dono. Pretendo vender agora, preciso de algum documento do antigo dono, fora a procuração que tenho com amplos poderes para vender?

  37. Recebi casa de herança dos meus pais e já foi feito inventário, porém apos inventário a casa ainda não foi registrada em cartório e não tem planta. Para vender preciso ter a planta? E o registro pode ser feito agora sem problemas?

  38. Estou vendendo um imóvel a vista, diretamente c o comprador, gostaria d saber quais os cuidados q devo ter nesse caso e quais documentos devo pedir ao comprador? Essa pessoa tem uma união estável mas n é casado, devo pedir doc dessa pessoa tbm?

  39. Olá… Construí quatro apartamentos para vender e sou casado pelo regime de separação total de bens. Mesmo assim minha esposa tem que ter o nome limpo para eu poder vender o apartamento financiado pela caixa. Se sim, por quê? Desde já agradeço!

  40. Bom dia

    Adiquirir um imóvel e recebi recentemente a documentação para a baixa da hipoteca fiz a baixa e agora quero passar para o meu nome.
    Tenho uma procuração particular um recibo de compra e venda e a baixa da hipoteca o IPTU está em dia.
    O antigo dono faleceu antes de eu receber a baixa da hipoteca.

    Qual deve ser o meu procedimento para passar o apartamento, que peguei em forma de repasse. Contrato de Gaveta.

  41. Boa noite,

    Minha mã e meus 2 tios, tem uma casa de herança em outro estado.
    Os 3 querem vender, qual documento deve ser feito? Pois o comprador enviou uma procuracao particular colocando o nome dele no Outorgado, mas ele é o comprador.Como proceder nesse caso?

  42. Estou negociando a compra de uma casa, porém a caixa econômica solicitou um documento chamado ittu ,que comprova a quitação do imóvel. Onde e como o próprio pode conseguir esse documento?

  43. Olá
    Minha mãe é uma das herdeira de um único imóvel em Nova FRIBURGO deixado pela Irmã dela junto com os outros 6 irmãos. As certidões que minha mãe como herdeira

    tem que apresentar a compradora estão ok
    Tem 5 herdeiros com pendência nas certidões . Tipo CPF e ações trabalhistas A casa tem comprador como fazer para não perder a venda e fazer a observação que minha mãe não deve nada quanto a entrega dos documentos tendo em vista que se atrasar a entrega para a escritura
    o sinal deverá ser devolvido em dobro. Como proteger minha mãe. Me ajude
    Posso fazer uma observação no compromisso de compra e venda que eles é que ficarão responsáveis e não colocar o nome de minha mãe?

  44. ola, boa tarde Doutor! sou casada , comunhao parcial de bens, meu marido esta vendendo um imovel quitado que lhe pertencia antes do casamento! é exigivel averbaçao do casamento pela caixa q vai finaciar p o comprador?

  45. Boa tarde, meus tios estão vendendo um imóvel que era dos meus avós. Como minha mãe é falecida , eu e minha irmã vamos no lugar dela. E estão pedindo nossas documentações autenticadas e reconhecido firma , isso procede?? Ou só precisa que os documentos sejam xerocados??

  46. bom dia, meu marido a irma e ´prima são herdeiros de um apto. o advogado já deu entrada no inventário no ano passado e até o momento não tivemos o parecer . ele prevê que demora mais uns 4 meses. Gostaria de saber se já pode ser feita a venda do mesmo e quais documentos dos herdeitos serão necessários. Grata

      • Bom dia .
        Tenho um terreno mas perdi o contrato de compra e venda / o terreno nao tem escritura pois a prefeitura nao tinha liberado na epoca.
        Nesse caso. Qual.servico tenho que solicitar no site para ter o documento comprando que EU sou dona do terreno? Obrigada

    • bom dia Hilda
      Hoje é possivel fazer o iventario diretamente no cartório, sem precisar do judiciário. Somente se nao houver desavenças entre os herdeiros. O iventario fica pronto em um mes. Meus irmaos e eu demos entrada, através de um advogado, em maio deste ano e em junho ele
      foi concluído.

  47. Oi boa noite me chamo Israel e tenho uma dúvida.
    minha tia tem um terreno que comprou a muito tempo. ja esta quitado mais ela não tirou a escritura, mais agora ela que vender. ela tem que tirar a escritura no nome dela primeiro ou ja pode tirar a escritura no nome do provável comprador. lembrando que o terreno se encontra em nome da pessoa que o vendeu para minha tia.

  48. Tenho um imóvel, que coloquei a venda mais só tenho a promessa de compra e venda e os carne de IPTU, quitados.
    posso fazer a escritura do imóvel no cartório coma promessa de compra e venda.
    a pessoa que esta comprando vai realizar através da caixa.

  49. Tenho uma casa que foi me doada por uma tia, somente tenho este documento de doação, e tenho um contrato com uma empresa que aluga esta casa. Gostaria de saber como quais os documentos necessários para fazer a escritura e registro e ainda se corro algum risco de perder a casa por uso capiao mesmo tendo um contrato registrado em cartorio. Desde ja agradeco!

  50. Boa tarde!! ola!! Tenho nove irmãos, e meu pai sendo que minha mão faleceu. Bem, minha pergunta é o seguinte: Meu pai tem uma casa e quer vender,sendo,que a pessoa que quer comprar, não tem dinheiro para entrada, pois quer entrar no imóvel pagando parcelas como se tivesse financiado com um banco(caixa econômica) e pagando prestações do valor do imóvel como se fosse aluguel. PERGUNTO: O QUE DEVEMOS FAZER E QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS QUE DEVEMOS OBTER PARA ELA ASSINAR PROVANDO QUE ESTÁ PAGANDO PRESTAÇÃO DE UM IMÓVEL INVÉS AO ALUGUEL E CASO ACONTEÇA ALGO NA NOSSA FAMÍLIA,ASSIM, COMO ACONTECEU COM MINHA MÃE?

    • Boa tarde!! ola!! Tenho nove irmãos, e meu pai sendo que minha mão faleceu. Bem, minha pergunta é o seguinte: Meu pai tem uma casa e quer vender,sendo,que a pessoa que quer comprar, não tem dinheiro para entrada, pois quer entrar no imóvel pagando parcelas como se tivesse financiado com um banco(caixa econômica) e pagando prestações do valor do imóvel como se fosse aluguel. PERGUNTO: O QUE DEVEMOS FAZER E QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS QUE DEVEMOS OBTER PARA ELA ASSINAR PROVANDO QUE ESTÁ PAGANDO PRESTAÇÃO DE UM IMÓVEL INVÉS AO ALUGUEL E CASO ACONTEÇA ALGO NA NOSSA FAMÍLIA,ASSIM, COMO ACONTECEU COM MINHA MÃE?

  51. OLA!! NÃO. Devido a idade do meu pai esta um pouco avançada, embora esteja lúcido, ele não fez a divisão para os filhos, ainda. Por gentileza PODERIA me dá as duas respostas caso ele tenha feito o inventário dessa casa !? TKS,

  52. Boa noite !
    Tenho um apartamento financiado (pequeno valor para que seja todo quitado) e consequentemente como proprietário o banco financiador.
    Preciso de todos os documentos em meu nome para efetuar a venda?

  53. Boa tarde, Tudo Bem?

    Eu quero comprar um terreno, e nao sei quais documentos exigir da pessoa que quer vender o terreno, *tenho firma aberta*

    Caso o proprietário do terreno tenha documento de compra e venda, eu posso aceitar, e o terreno já passa a ser meu ?

    me ajuda por favor !

  54. Boa noite,
    Gostaria de saber se com Contrato de Compra e Venda feito por Imobiliária posso ir direto no Cartório de registro de Imóveis ou tenho que passar em um Cartório de Notas primeiro em uma venda?
    E se em todo primeiro Imóvel tenho desconto de 50% na documentação?

    Agradeço e aguardo retorno.

  55. Bom dia!
    Precisamos de orientacao sibre o seguinte: Somos um casal e queremos vender direto, em prestações, um terreno para uma tia que e casada com um viuvo e tem enteados. Gostaria de saber que documentos devemos pedir para ela, para fazer um contrato de cimpra e venda. Ficamos no aguardo e agradecemos desde já.

  56. Boa noite, fiz a venda de um imóvel financiado pela CEF, e o comprador também fez um financiamento pela CEF, todos os documentos e certidões solicitados pela caixa foram apresentados, tanto que o empréstimo ao comprador foi liberado para liquidar o meu, no entanto, na hora de registrar a escritura da caixa na matricula do imóvel, o cartório esta solicitando certidão de tributos federais em meu nome, a caixa não exigiu tal certidão para fazer a transação, meu empréstimo ja foi liquidado na caixa. so que tenho pendencia na receita federal., gostaria de saber se essa exigência é legal?

  57. Olá, boa tarde!
    Será que pode me tirar uma dúvida?
    Comprei um terreno de 12x34mt, é uma área nova de loteamento, foram 200 terrenos nessa medida a venda. Em São José dos Pinhais – Pr, e é um terreno financiado pela imobiliária/construtora, e no contrato eles exigem que a casa seja de material, não pode ser madeira e nenhum outro material menos rico, não podemos dividir o terreno e não podemos colocar mais que uma casa no terreno. Eles podem exigir isso? Pois vários compradores que ja colocaram mais que uma casa, ja tem mtas casas de madeira, ja tem terreno dividido e etc.
    Eu gostaria de colocar uma casa de madeira tratada e gostaria q meu pai construisse uma casa pequena pra ele nos fundos do terreno. Eu terei problema se fizer isso? Corro risco de perder meu terreno ou pagar alguma multa….ou a imobiliária está errada ao exigir como devemos tratar nosso terreno em nosso nome.
    Desde já…obrigada!
    Att.
    Emmanuelle Gomes

      • ola. assinei um contrato com uma construtora pra financiar um imóvel. Mas a mesma ainda não enviou pro banco um documento cnd. Pois o mesmo está vencido e a construtora precisa providenciar outro, mas nisso ja se passaram um pouco mais de um mes. como devo proceder? eles poderiam iniciar a venda como fizeram sem essa certidao em dia?

        • Olá Thiago, como vai?

          Infelizmente será necessário aguardar a construtora providenciar o documento necessário. Não é correto iniciar uma venda sem a documentação em dia, em virtude dos transtornos ocasionados como em seu caso. Porém, pode ter ocorrido um imprevisto e desde que a empresa realize as devidas atualizações do documento não há com o que se preocupar.

  58. Boa noite,
    Estou vendendo um imóvel de veraneio no Estado de São Paulo e moro desde 2015 em Brasília, sendo assim devo tirar as certidões dos vendedores, cônjuges, nos dois Estados?

  59. Boa tarde, minha mãe se separou do meu pai e o mesmo abriu mão da casa em favor da minha mãe. A casa possui somente documento de compra e venda, no nome do meu pai, porém não foi registrado. Para transferir este imóvel para o nome de minha mãe, eu vou precisar dos documentos da antiga dona, do meu pai ou de nenhum dos dois. É necessário fazer planta deste imóvel para a transferência de nome ?

  60. Olá bom dia!
    Minha dúvida é o seguinte:
    O meu apartamento está no meu nome, com usofruto da minha mãe que já faleceu.
    Para vender o imóvel necessito trocar essa documentação, ou é só vender?
    Obrigada.

  61. Olá boa noite tenho uma casa e queria vendela só que a ganhei do governo como faço p vendela sem ter problemas p mim e nem p o comprador? Obrigado

  62. Boa tarde, minha dúvida é a seguinte: Encontrei um terreno a venda e o proprietário me informou que o terreno está em transcrição e que é necessário fazer a atualização desse documento para matricula/escritura, com a ajuda de um advogado.
    Procede? Preciso fazer essa atualização para comprar o imóvel?

    Para checar se está tudo correto com o terreno preciso de quais documentos?

    Obrigada!

    • Olá Camila, como vai?

      A informação procede sim. Até o ano de 1975 não existia matrícula de imóvel e sim transcrições. Porém, esta atualização deve ser providenciada pelo atual proprietário do imóvel e não com uma condição dessa negociação.

  63. Olá, boa tarde.
    Estou com uma dúvida. Estou fazendo a negociação de venda de um imóvel, um apto em condomínio. Está incluído na comissão (remuneração) do corretor; que é de 6%; os pagamentos de toda a documentação necessária para se efetuar a venda?? Os compradores vão financiar 140 e dar 200 mil à vista… Quem tem que pagar toda a documentação? O corretor? Pq o banco está pedindo documentos e depois, o cartório tbm…

  64. Boa noite! Estou querendo comprar um terreno mais o proprietário morreu e deixou três herdeiros mais não fizeram o inventário, todos são casado com comunhão parcial de bens e mas todos assina, a pergunta é quais o documento nessarios quais eu tenho que providenciar e quais os que tenho que pedir a eles para que possa providenciar. como proceder mente caso já que eles não tem dinheiro para fazer o inventário. O terreno tem todas as documentação em dia e me enterrecei muito até mesmo pelo preço. Desde de já agradeço.

  65. Olá ,me tire uma dúvida ,quando compro um imóvel usado financiado pela Caixa econômica tbm é necessário tirar certidões dos compradores? Ou somente dos vendedores? Obrigada

  66. Bom dia! Gostaria de saber a respeito de algumas certidões. Vou comprar um imóvel em São Gonçalo pela Casa e Construção e o vendedor reside em Niterói. As certidões do vendedor deverão ser retiradas nos dois municípios citados ou apenas em um deles?

  67. Boa noite.
    Estou vendendo meu imóvel e antes de 150 dias estou comprando outro imóvel menor.
    Minha dúvida é se o pagamento do lucro imobiliário é sobre o valor total da venda ou se é sobre a diferença do que restou da venda e da compra do outro imóvel?

  68. Olá , bom dia .
    Estou para realizar a compra de um imóvel através da CEF , gostaria de saber se pago para eles o valor de 5% do imóvel para as documentações , ou se eu tenho que correr atrás da documentação e pagar cada uma em um local diferente ?

  69. Boa tarde!

    Pode me ajudar numa dúvida?

    O avo faleceu e deixou duas casas, 13 filhos (2 falecidos), ou seja 11 vivos. Não deixou testamento e estamos prestes a iniciar o processo de inventário, só que o advogado pediu um valor muito alto para montar o processo e não soube responder com a certeza de que poderemos vender os imóveis para arcar com a taxa (ITCMD) que são muito altas, antes de finalizar o processo de inventário. Os imóveis estão avaliados em 1 milhão e em pesquisa vimos que no RJ é 5% desse valor, no entanto, a família não tem condições financeiras para pagar esse (ITCMD) sem a venda dos imóveis.
    Pode nos ajudar?
    Desde já agradeço,
    Att
    Adriano C Moraes

  70. Bom Dia!
    Somos 7 irmãos. Meu pai faleceu. Temos um apartamento de herança em Brasília DF e estamos vendendo. 6 residem em Brasília e 1 reside em São Paulo. Quem reside em SP passou procuração para outro de brasília e na procuração foi dito que reside em SP.
    Pergunta: Quais certidões e documentos os residentes em São Paulo, precisam enviar?

    • Olá Leonel, tudo bem?

      Conforme consta em nosso artigo:

      – Certidão de nascimento: se for solteiro. Certidão de casamento: se for casado (caso o matrimônio ocorreu após a aquisição do imóvel, a certidão deve estar averbada no Registro de Imóveis). Certidão de Casamento com averbação: se separado, divorciado ou viúvo;
      – Certidão do Distribuidor Civil – Fórum;
      – Certidão de feitos, emitida pela Justiça Federal;
      – Certidão de feitos, da Justiça do Trabalho;
      – Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas.

  71. tenho uma casa sou divorciado, a ex morreu tenho uma filha que não mora na casa ela tem 46 anos divorciada também, não mora na casa, quanto terei que dar para minha filha e se eu posso vender. esta casa

  72. Bom dia!

    Primeiramente parabéns pelo belo artigo. Comprei um terreno e possuo apenas o contrato de compra e venda. Posso vender o terreno sem escritura?

    obrigado

  73. Boa noite!
    Eu fazia parte de um terreno deixado de herança.
    Vendi minha parte para parentes que hoje estão com o terreno praticamente vendido.
    Estão me pedindo documentos tudo denovo, de cartório, prefeitura, fórum.. , sendo que não tenho mais nada.
    Minha dúvida é: Eles precisam das minhas documentações para vender o terreno?

  74. Bom dia.
    Minha mãe e a irmã dela estão vendendo o apartamento que é herança de minha avó.Sendo que como são casadas precisam tirar as certidões negativas,quando foi tirar do marido de minha tia,não conseguiu porque parece que ele deve em tudo que é lugar.Ha como continuar com a venda mesmo assim?Como e feito nesses casos?

  75. Estou interessada em comprar uma casa de uma idosa de 75 anos, ela é viúva e tem 4 filhos, precisa da autorização dos filhos para vender? E quais os documentos necessários ?

  76. Boa tarde!
    Minha avó decidiu vender a casa onde morava e dividir o dinheiro com os filhos, enfim…foi solicitados os documentos dos filhos dela e dos netos também, em que situação é necessário também solicitar os documentos pessoais dos netos?

    No aguardo!

    Obrigada!

  77. Olá, estou vendendo um imóvel que está financiado. Vou quitar o financiamento com o dinheiro recebido. A escritura de compra e venda só pode ser feita após a averbação da baixa da alienação ou pode ser feita imediatamente e levada a registro no rgi junto com a baixa, quando essa sair?

  78. Boa tarde

    Por favor poderia me ajudar, vou comprar um imóvel e quero financiar pela caixa , qual o documento do imóvel a é necessário?

    Outra duvida quero comprar um terreno onde contem três casa, consigo financiar? qual seria os documentos? Posso financiar apenas como terreno?

    abraços

  79. Bom dia;
    Tenho um imovel rural que esta com uma hipoteca e foi feita uma ação premonitoria na escritura deste, porém o valor do imovel é superior ao valor da ação, e estou efeutando a venda do imovel, qual atitudes devo tomar para realizar a venda do imovel e garantir segurança para o comprador? E realizar o tramites dentro da lei? Desde ja obrigada

  80. Olá quero comprar um imovel que está financiado. Ocorre que o vendedor quer que eu quite o valor que ele deve do financiamento e ele receba a carta de quitação, porém ela irá sair no nome do vendedor. O ideal seria eu fazer um contrato de promessa de compra e venda?
    Obrigada!

  81. Olá, quero financiar um terreno que está no nome do meu pai, por sermos parentes, a algo que impeça o financiamento pela caixa?

  82. Eu quero vender minha casa, porem estou com nome sujo no banco ..
    A minha casa e averbada . Eu queria saber se para eu meu imovel finaciada pra um amigo meu eu tambem tenho que estar com nome limpo ? Ou só a pessao que vai comoprar que precisa estar com nome limpo ???

  83. Boa noite, estou comprando um imóvel urbano e o vendedor emitiu copia do RG e o digitalizou.
    Entreguei no cartório para dar inicio ao processo de escritura.
    Um dia depois da copia digitalizada o vendedor foi assaltado e levaram todos seus documentos. Como a escritura já está marcada, e o tempo para liberar a segunda via vai demorar muito, ele pode apresentar a carteira de trabalho com foto mais a certidão de nascimento para efetivar a venda legalmente ?

  84. Estou comprando um imóvel de 2 herdeiros.Registrado, tudo OK.
    Um proprietário é casado com comunhão total de bens.
    O outro é separado consensualmente e casado novamente com separação total de
    bens,
    Na Ônus reais,aparece a separação consensual mas a ex esposa faleceu há 1 ano e não consta que ele hoje ,está viúvo desta cônjuge.É necessário fazer uma averbação na escritura antes de fazer a venda para mim???
    Grata,Rosangela

  85. Olá , parabéns pelo site.
    Quero compra minha primeira casa financiada pela Caixa Econômica Federal. Quais os procedimentos passo a passo que preciso fazer para ter a casa em meu nome?

    • Olá Tiago, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pelos parabéns. Nosso blog tem o intuito de levantar informações e dados sobre determinados procedimentos, mas não prestamos consultoria, pois os casos são diferentes entre si. Como você pretende financiar pela Caixa Econômica Federal, sugerimos que realize contato diretamente com o banco para melhores informações.

  86. Boa Tarde! Estou precisando da matrícula de meu antigo imóvel, mas não resido mais na cidade.. O corretor tentou solicitar, mas disseram q somente através de procuração.. Mas não é público?

  87. Olá! Tenho algumas dúvidas a respeito da venda do meu imóvel. Sou viúva, e já saiu o inventário. Minha dúvida é , quero vender meu apartamento para dividir a parte que cabe a filha do falecido que seria de 25℅. Eu e ela aceitamos uma proposta de venda do imóvel. Queremos fazer a venda direto sem intermediários. Só que temos muitas duvidas, pois o Valor será pago parcelado. Como faço para repassar o valor que cabe a ela mensalmente? Tenho que fazer algum contrato com a pessoa que vai comprar e qual contrato que faço? Passo o imóvel pro nome da pessoa agora ou só após o pagamento total?

  88. Olá bom dia!

    Tenho algumas dúvidas a respeito do meu imóvel.

    1. Cancelamento de alienação fiduciária cai em qual categoria da tabela? (averbação)?

    2. O termo de quitação. O reconhecimento de firma pode ser por semelhança ou tem que ser por autenticidade? Aceitam ambos?

    3. Além do termo da caixa e preciso levar alguma outra documentação necessária? Algum formulário do cartório? Matrícula?

    Preciso também atualizar a matrícula do imóvel, pois meu estado civil mudou.

    4. É necessário atualizar a matricula primeiro antes do cancelamento de alienação fiduciária ou pode ser feito junto com o processo?

    5.Eu preciso levar a certidão de casamento com o termo de averbação de casamento e RG, com reconhecimento por autenticação ou semelhança? Aceita ambos?
    Qual o valor da tabela?

    Desde já agradeço,

    Atenciosamente,

    • Olá Sigrid,

      Nosso blog tem o intuito de levantar informações sobre determinados procedimentos mas não prestamos consultoria pois os casos são diferentes entre si. Recomendamos que se dirija ao Cartório de Registro de Imóveis para obter maiores informações sobre os questionamentos realizados.

  89. Bom dia! Meu nome é Marina. Gostei muito do blog. Sou bem leiga nessas questões burocráticas e gostaria de receber um auxílio de vocês. Comprei um imóvel com meu ex – noivo. O imóvel já está quitado e ele pretende comprar a minha parte. Recebi do mesmo a solicitação de documentos para lavratura de escritura. Nesta solicitação consta que devo comparecer em diversos cartórios para solicitar várias certidões (registros de interdições e tutelas / registros de distribuição). Esses custos são meus mesmo (vendedora)? Ou do comprador? Desde já, agradecida por um retorno.

  90. Bom dia, tenho uma casa e quero vender para uma pessoa que vai me pagar com o FGTS. O banco solicitou a certidão “humos” não sei se é assim que se escreve. Eles pedem esse documento para comprovar que a casa pode ser vendida.
    Onde posso fazer a solicitação deste documento???
    O que mais preciso fazer?
    Grata.

    • Olá Rômia, como vai?

      Acreditamos que esteja se referindo a Certidão de Ônus, que tem por objetivo verificar se o imóvel contém algum ônus que recaia sobre o imóvel, por exemplo, se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento, se há uma promessa de compra e venda registrada no imóvel etc. Você pode realizar a solicitação da sua certidão em nosso site e recebê-la em seu endereço, acessando http://www.cartorio24horas.com.br

  91. Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida:
    Estou vendendo meu imóvel que é financiado pela caixa. Para vender, eu vou com o comprador na Caixa e por lá mesmo eles fazem toda a documentação como o contrato de compra e venda, ou, eu que preciso emitir todos esses documentos? Obrigada

  92. Estou comprando um imóvel e os donos são pessoa física, porém são sócios proprietários de uma empresa. Se a empresa tiver execução fiscal posso ter problemas no futuro? Além das certidões negativas da pessoa física quais documentos devo exigir da empresa? Obrigado

    • Olá Andre,

      Não vemos motivos para você ter problemas no futuro, desde que vocês realizem a devida transferência da propriedade para o seu nome. Ou seja, devida escritura e transferência registrada na Matrícula do Imóvel.

  93. estou querendo vender minha casa pela caixa esta construçao precisa do laudo estrutural .
    a casa esta no meu nome e toda legalizada nao deve nada .

  94. Quero comprar uma chave de uma casa. Quais documentos tenho que tee em mãos? Onde consigo um documento de compra e venda pra autenticar no cartoeio. Esse documento é fornecido pelo cartorio?
    Quais documentos o proprietario do imovel.deve me.passar? No ato da compra do acordo

  95. Olá! Em uma comora de imóvel financiado, o comprador e responsável por levar todos os documentos? Até mesmo os documentos do vendedor e certidão de ônus?

  96. Bom dia,

    Estou interessada em comprar um imóvel à vista. Quais a documentação que preciso exigir do vendedor do imóvel? como verificar se este imóvel não possui débitos, nem de IPTU nem de financiamentos com bancos, etc?

  97. Bom dia,
    Estou vendendo um imóvel onde o comprador vai pagar a vista, queria saber quais os docs necessários para eu mesmo conseguir finalizar essa venda.
    Obrigado

  98. Oi,estou dissolvendo uma união estável,estou esperando audiência pra ser homologado.
    Estou vendendo a casa, na matricula consta somente meu nome, nao financiamos no nome dos dois por questoes de tx de juros na época.
    A pergunta é a seguinte: Eu consigo vender a casa pra alguem somente eu assinando? E assim que a caixa depositar o dinheiro,cai na minha conta? Ou tenho q esperar sair a homologacao da dissolucao pra averbar na matricula o nome da ex pra dai entao a caixa depositar em ambas as contas conforme estipulado na dissoluçao que foi averbada na matricula?

  99. Bom dia, eu estou qerendo vender um lote qe era de erança do meu avô qe já faleceu, mas só qe o terreno não está registrado no nome do meu pai, só constatá a parte do meu pai no formato de partilho , mas só qe meu pai era casado com uma outra mulher por comunhões de bens, e meu pai não se conforma de deixar erança pra ela por causa dos filhos, será qe teria jeito de fazer um inventário e meu pai já passar o registro direto pro meu nome,

  100. Tenho uma duvida, estou prestes a comprar um imóvel (à vista) direto com o proprietário, então fiz uma consulta de debitos da receita federal dela (real proprietária como consta na escritura) e a certidão saiu normalmente, porém, ao consultar o cpf do marido dela, vi que constava a seguinte informação: “As informações disponíveis na Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB sobre o contribuinte xxx.xxx.xxx-xx são insuficientes para a emissão de certidão por meio da Internet.” ainda assim é seguro comprar o imóvel?
    desde já agradeço a atenção

  101. Bom dia,
    Tenho casa própria, vou vendê-la. Para facilitar para o comprador gostaria que fosse financiada pela Caixa. Porém não sei quais passo tomar para que isso aconteça. Gostaria de esclarecimentos.

  102. Olá duvidas me ajudem por favor preciso muito esclarecer essas duvidas…..
    tenho um terreno onde estou negociando com uma construtora para construir um predinho baixo de 4 andares……para vender as unidades…..a partir de que momento ja posso negociar as unidades ….como o terreno é meu ,eu estou dentro da lei para negociar a venda dos aptos tendo apenas a planta do predio …..ou tenho que fazer algum registros no cartorio antes de comercializar…..

    • Olá Flavio,

      Esta situação é muito complexa para ser respondida aqui no Blog, pois envolve diversos processos que fogem do nosso entendimento. Para este tipo de investimento o ideal é buscar orientação pessoalmente de um especialista imobiliário.

  103. ola,
    tenho irmaos e temos terreno e casas em cima dos terrenos que sao ocupadas por alguns membros de familia como tia ou primos. Minha pergunta e, podemos vender o terreno, e como devemos faze-lo?

    obrigado

  104. Olá ,parabéns pelo site, muito funcional.Minha dúvida é estou vendendo um imóvel promessa de compra e venda em nome de meu pai falecido não abri inventario nem dele nem de minha mãe, meu irmão já e´falecido e tem 2 herdeiros, comprei a parte deles e registrei em cartório. Na venda preciso fornecer certidões dos sobrinhos meu e minha esposa?

  105. Bom dia estou querendo comprar um imóvel através de uma construtora através do minha casa minha vida. Só que a empresa tem algum títulos protestodos. Isso atrapalha a negociação. Por ser um financiamento pela caixa

  106. Ola amigo boa tarde, fiz a venda de um apartamento a vista, gostaria de saber quais procedimentos devo tomar onde devo ir e quais documentos necessários? Desde já agradeço

  107. Olá, meu pai está querendo vender seu apartamento mas pediu para eu fazer os procedimentos sem um corretor.
    Minha dúvida é, todos esses documentos são para fazer a escritura da casa ?

  108. meu pai comprou um terreno em 1999 quando casado(Mãe). Em 2013 ele ficou viúvo. Agora ele quer vender o terreno e me disse que para vender eu preciso assinar como filha única e herdeira, só que sou casada desde 1994. É necessário assinar os documentos no cartório?

  109. Olá cartório 24 horas tenho uma casa é gostaria de vendelá para minha namorada mas só tenho escritura do lote quais documentos a caixa vai me pedir desde já obrigado

    • Olá Valdinei,

      O Cartório 24 Horas não tem vínculo com a Caixa Econômica Federal, desta forma infelizmente não conseguimos lhe fornecer uma lista de documentos que serão exigidos. Recomendamos que entre em contato diretamente com a instituição financeira para melhor verificação.

  110. queria saber minha mae faleceu a casa deu quitaçao estou com o contrato da quitaçao do banco e com um documento do cartorio que preciso pra tranferir para o meu nome ja q sou unico filho e erdeiro para vendela ja q esta no nome da minha falecida mae

  111. Olá, boa tarde!
    Parabéns pelo site e disposição em nos ajudar!
    Estou vendendo meu apartamento financiado e o comprador fará o pagamento a vista, porém, utilizarei parte do valor para quitar o imóvel.
    Por favor, você pode “desenhar” quais são os procedimentos?
    Está correto afirmar que:
    – Faço um contrato de compra e venda com o comprador com as condições e valor (com reconhecimento de firma);
    – Comprador deposita parte ou total do valor de venda;
    – Solicito ao Banco o boleto para quitação/liquidação;
    – Junto com a pessoa que comprei o imóvel, vou até o banco para efetuar o pagamento;
    – Aguardo o Termo de Quitação que deverá ter as firmas reconhecidas dos vendedores;
    – Providencio as certidões listadas nesse post, de ambos vendedores;
    – Dirigimos-nos até o cartório de registro (eu e a pessoa que comprou o imóvel comigo) para dar baixa no registro;
    – Entrego toda documentação ao comprador para que ele possa prosseguir com a escritura e registro.
    Fico no aguardo.
    Desde já, agradeço pela atenção e ajuda.
    Karina

    • Olá Karina,

      Agradecemos pelo feedback sobre o blog e informamos que, de acordo com as informações que possuímos, o detalhamento que você listou está correto. Recomendamos apenas que no contrato exista todo o detalhamento do que será realizado, incluindo o fato da quitação do imóvel com parte do valor da venda.

  112. Bom dia, meu esposo tem uma casa pra vender quitada que esta em negociação para venda financiada pelo banco do brasil, sou casada e solicitaram meus documentos no banco, eu tenho um cheque devolvido ha 2 anos não consegui localizar para resgatar e apresentar no banco, isso pode atrapalhar a venda mesmo sendo ele o vendedor e que recebera?
    Aguardo
    Marina

  113. Oi, boa tarde!
    Meu nome é Donizete Vieira, fui fazer uma escritura e exigiram que minha certidao de casamento fosse atualizada, pois segundo eles ela so vale por seis meses, apesar dela estar em perfeitas condicoes. Isso e lei?

    • Olá Donizete,

      A necessidade de apresentar um documento com data de expedição atualizada é comum em diversas situações, seja em procedimentos de registro imobiliário ou até mesmo para dar entrada no processo de habilitação de um casamento. Essa necessidade não ocorre pelo fato da certidão estar ou não em boas condições, mas pelo fato que ao longo do tempo as certidões podem sofrer alterações (identificadas pelas averbações). Ou seja, esta é uma forma de assegurar que o registro foi emitido com todas as informações atualizadas, permitindo averiguar toda e qualquer informação que possar ser até mesmo um fator impeditivo para um determinado procedimento.

  114. Olá boa tarde meu nome é Daiane tenho 2 imóveis e quero vender financiado mais tem uma pessoa enterressada o banco liberou um valor pra ela mais ela não tem a entrada dai ela me disse se eu parcelava a entrada tipo com contrato mais estou em dúvida se é seguro tem alguma forma de eu fazer esse parcelamento pra ela sem correr risco de depois que o financiamento sair e ser concretizado a venda.Que ela não venha fugir do combinado no contrato pra pagar a entrada que foi parcelada.Tem algum tipo de contrato específico que seje feito no cartório e reconhecido firma que me de total segurança de que ela não tenha como deixar de me pagar a entrada que foi parcelada?

    • Olá Daiane,

      Infelizmente não há nenhum contrato específico que possa lhe fornecer toda a garantia desejada. Apenas o próprio financiamento é um documento que, de fato, tem segurança jurídica. Por isso, não recomendamos a venda do imóvel sem a efetiva entrada.

  115. Olá meu nome é Daiane sou de Sorocaba e tenho mais uma dúvida se vcs poderem me informa eu agradeço.Estou a pouco tempo no ramo de vender imóvel financiado queria saber se é verdade que agora saio uma lei que quem tiver imóvel e quiser vender financiado vai ter que ter Firma Aberta? Isso é verdade ou só boatos ? Teve alguma mudança de lei ou normas para donos de imóvel que serão vendido financiado?

    • Olá Daiane,

      O procedimento de reconhecimento de firma nas documentações imobiliárias sempre existiu. De todo modo, caso possua mais informações sobre o assunto questionado poderá nos encaminhar para que possamos fazer uma melhor averiguação.

  116. Comprei um imóvel por meio de contrato de gaveta, na ocasião o vendedor passou uma procuração para minha mãe que hoje é falecida, coloquei este imóvel a venda e gostaria de saber como proceder, uma vez q ainda esta no nome do antigo proprietário e quitado.

  117. Boa noite

    Tenho um apartamento quitado, coloquei o mesmo a venda sem o intermédio de um corretor e apareceu um comprador interessado.

    Gostaria de saber quem é responsável pelos custos de emissão dos documentos citados nesse artigo?
    Obrigado

  118. Estou em negociação para compra de uma casa porém vou dar uma entrada e vou parcela o restante,qual documento preciso fazer para acordarmos isso para que não tenhamos problemas futuros?

  119. Olá, tenho uma enorme dúvida!
    Estou interessada na compra financiada de um imóvel usado. Quando pedi a escritura definitiva da casa, a imobiliária me enviou a certidão de ônus reais, onde consta toda a história do imóvel, e onde mostra que a atual proprietária o adquiriu junto com seu marido em uma promessa de compra e venda.
    Ocorre que seu marido faleceu e ela ficou com a casa, tem a escritura de inventário e adjudicação.
    A minha dúvida é se o banco liberaria o financiamento para mim com essa certidão de ônus reais, mesmo sem a escritura definituva lavrada, e se isso me traria algum problema. A imobiliária diz que a documentação está toda correta, mas estamos com dúvida se eu teria de fato a propriedade do imóvel e não só sua posse.
    Obrigada.

    • Olá Taissa,

      A escritura é um documento que antecede o registro do imóvel. Em uma compra e venda, por exemplo, realiza-se a escritura de tal ato e posteriormente se averba o mesmo na matrícula do imóvel (de onde se extrai a certidão de ônus reais). Pelo que compreendemos todos os trâmites do imóvel foram realizados e devidamente averbados, estando a documentação em dia como a própria imobiliária lhe informou. A certidão de ônus reais tem, sobretudo, a finalidade de informar se existe algum débito que recaia sobre o imóvel.

  120. Boa Tarde!
    Depois de muito tempo descobri que tem uma pendência na minha certidão de ônus reais, pois existe um parcela da taxa de decoração do prédio que não foi paga. Paguei a taxa e estou tentando contato com a Construtura, pois comprei com ela, e não estou conseguindo contato de jeito nenhum.
    Quero vender o apartamento e estou com essa pendência, meu pai está querendo processar a construtora, pois já mandou e-mail, correspondência e nada.
    Não existe a possibilidade de vender com essa pendência, né? E o processo seria o melhor mesmo?

    • Olá Renata,

      Neste caso terá dificuldades para venda sim, pois a verificação de ônus que recaiam sobre o imóvel é uma das primeiras etapas avaliadas em uma negociação imobiliária. Isso porque uma pessoa não tem interesse em adquirir um imóvel que possui pendências que podem prejudicá-lo no futuro. Infelizmente não temos como opinar sobre o ingresso com a ação judicial, essa é uma orientação que pode ser melhor efetuada por um advogado.

  121. Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida. Estou comprando uma casa com financiamento e liberação de FGTS, minha pergunta é, a proprietária da casa (Vendedora), tem obrigação de me fornecer uma planta baixa ATUALIZADA com as modificações realizadas ou somente a planta baixa ORIGINAL já é suficiente para o banco liberar o financiamento?

  122. Ola!
    Estou vendendo um apartamento direto, sem corretor. Entre eu vendedor e o comprador não fizemos nenhum tipo de contrato, apenas conversa em e-mails e WhatsApp.
    O comprador encaminhou os documentos solicitações e eu também encaminhei os documentos solicitados para o banco. Porém agora o banco está solicitando os mesmos documentos porém atualizados novamente para o fechamento.. não moro mais na cidade para que eu possa retirar os documentos e a compradora não quer retirar os documentos. Se eu desistir de vender e não entregar estes documentos para o banco… o que pode acontecer? Apenas arquivar ou o comprador pode entrar com processo contra eu?

  123. Olá, Tudo bem?
    Quais os cuidados necessários no ato da assinatura dos documentos de venda de um imóvel para se evitar golpes? Quais os documentos e a sequencia a ser seguida? Em qual momento o comprador efetua o pagamento ( no caso pagamento `a vista)?

  124. Boa tarde.
    Quando me casei alterei meu nome incluindo sobrenome do meu marido, porém não regularizei nenhum documento até o momento e agora pretendo vender um imóvel que comprei antes de casar para adquirir outro, o fato de não ter documentos pessoais regularizados é algum impedimento para a transação de compra e venda?

  125. Olá
    Tenho interece compra um lote em que a escritura é em nome da sogra do dona.
    Mais a sogra faleceu e deixou para o marido após 1 semana o marido faleceu.
    Tem como compra fazer escritura
    Ela tem as certidões óbito mais a escritura é em nome sogra.

    • Olá Márcio,

      Com o falecimento dos proprietários é necessário que os herdeiros providenciem o inventário dos bens primeiramente. Sem isso você não conseguirá uma escritura, uma vez que demanda que o atual proprietário compareça junto com você no Cartório de Notas.

  126. Para fazer um Contrato de Venda, levando na correspondente da Caixa, preciso levar: Certidão de nascimento (atualizada? quanto tempo?) Comprovante de endereço necessita?

  127. Estou fechando a compra de um terreno e as certidões do CPF dos vendedores estão todas negativas, mas sei por terceiros que ele é sócio em uma empresa, então gostaria de saber se pode acontecer alguma coisa nesse imóvel, mesmo depois que eu tenha escriturado e registrado ele, em relação a ele possuir parte nessa empresa

    • Olá Vanessa,

      A partir do momento que a escritura estiver registrada e todos os trâmites ajustados, o imóvel será somente seu e nada nem ninguém poderá tirar ele de você.
      O que pode acontecer, é que se esse terreno possuir alguma restrição por parte do vendedor, o juiz pode proibir a venda dele pra você, porém nada que vá te prejudicar. Más com certeza pode comprar sem nenhum problema.

  128. Olá. Gostaria de tirar uma dúvida. Meu companheiro comprou uma casa com uma mulher, dizendo ser amiga dele. Porém estou preocupada, pois não sei se duas pessoas podem comprar uma casa juntas sem serem casadas. A casa foi financiada pela caixa. Detalhe, ele é divorciado da ex- mulher. E queria saber dessa compra, como foi feita. E se é possível, pois ele diz que foi apenas uma sociedade. Vivemos em união estável há 5 anos.

  129. Pergunta emergencial!!! Desculpem!! Vendi minha casa. Ainda não assinamos nada. Ela esta financiada e o comprador vai quitar através de um TED ou cheque administrativo. Podemos lavrar uma escritura apenas com o comprovante de quitação e após sair o termo de quitação do banco averbarmos para que ele tenha a posse? A diferença entre o valor da quitação e o valor da venda estaria em uma clausula especifica da escritura? Como fazer?

  130. Boa tarde, estou vendendo um imóvel com escritura e todo regularizado . O valor que vou gastar comas certidões e papeladas pra oficializar a venda por conta é muito menor do que os 6% que uma imobiliária me cobraria? Podem me dizer por cima qto eu gastaria fazendo a venda sozinha? Obrigada !

    • Olá Angela,

      O valor gasto não será o mesmo realizando os trâmites sozinha, uma vez que as imobiliárias cobram suas taxas de serviço. De todo modo é sempre recomendado contar com o suporte de um especialista imobiliário para acompanhamento do trâmite de compra e venda, visando manter toda a documentação regularizada. Infelizmente não há como estimarmos o valor que gastaria, pois ele depende de várias características que variam de caso para caso.

  131. Olá. Desejo vender meu terreno, possuo a Escritura e o RGI. Tendo em vista que o valor é alto, como posso vendê-lo financiado pela Caixa? Como funciona o financiamento?

  132. Ola amigos bom dia. Sou herdeiro de um apto no Rio de Janeiro, eu meu irmao e meu primo, que foi doado em vida pela minha tia. Tudo documentado e oficializado.
    Informações:
    1 – O comprador ira fazer financiamento pela CEF.
    2 – Uma parte ira pagar com recursos proprios.
    Perguntas:
    1 – Como nao iremos ao Rio eu e meu irmao, iremos passar uma procuraçao para o meu primo nos representar.
    2 – A CEF tem padrao de procuração ou posso escrever o que quiser na mesma, para limitar as atitudes de meu primo.
    3 – O que é realizado primeiro, a documentação da CEF e depois no Cartorio ou o inverso.
    Fico no aguardo
    Cordialmente
    Julio Patrao.’.

    • Olá Julio,

      Infelizmente não prestamos consultoria para negociações imobiliárias, pois os casos são diferentes entre si. Aproveitamos para recomendar que as dúvidas sobre os procedimentos da instituição Caixa Econômica Federal sejam sanadas diretamente com a mesma.

  133. Meu nome é Mauro, estou querendo saber quais documentos necessários que devo apresentar para a venda do meu apt. Quando comprei, tinha ha 11 anos de um relacionamento conjugal, sem ser oficial, mas agora estou com a mesma pessoa e estou casado. antes de casar, fui no banco e inclui a minha parceira como dona também. Somos leigos em matéria de documentos exigidos para vendermos nosso imóvel que tem 25anos. Nao queremos por corretor por encarecer o imóvel. Por favor nos oriente a respeito dos documentos e dos cartários e taxa que iremos ter. Obrigado pela Atenção

    • Olá Mauro,

      Ao longo do artigo descrevemos os documentos que são necessários, mas infelizmente não prestamos consultoria para quem está vendendo ou comprando um imóvel pois os casos são diferentes entre si. Na dúvida é importante contar com o auxílio de um profissional especializado na área.

  134. Boa noite, meu pai tem 95 e quer vender um dos imóveis dele pra mim. Meus irmão vão assinar a declaração de anuencia. Preciso tirar todas as certidões?
    Quais documentos seriam necessários?

  135. Oi boa tarde, queria uma orientação, eu tenho um apartamento e quero vender, uma pessoa se interessou e ela tem um terreno e carro pra colocar no negócio, que tipo de documentação eu tenho que tirar pra poder vender e qual o da pessoa interessada tem que tirar, o imóvel pode ser vendido pela caixa também

  136. Boa tarde

    estou realizando a compra de um apartamento de um terceiro, o mesmo possui uma procuração publica do proprietário com plenos poderes sobre a compra.

    porem a caixa econômica esta solicitando os documentos pessoais do proprietário, mesmo com a procuração e a documentacao do terceiro ja entregue.

    isso procede ?

  137. Uma dúvida. Tinha uma União estável.com filhos pequenos. Demos entrada no processo de dissolucao da uniao enpartilha de bens. Antes wue o processo pudesse ser homologado pelo juiz vendemos nosso apto. dividindo ao valor conforme acordo escrito e com o valor dei entrada em novo apto. Como procedo para que esse novo apto seja somente meu e de meus filhos?

  138. Até pouco tempo atrás a mulher possuía o mesmo CPF do seu marido. Nesta época o casal efetuou a venda de um terreno para outra pessoa que não fez a escritura do imóvel e agora vem a necessidade de vende-lo. Então neste momento o Cartório de Registro de Imóvel solicita o CPF desta senhora que já faleceu. Como obter tal documento para dar continuidade de regularização deste imóvel?

  139. Olá estamos vendendo um imóvel com 6 herdeiros mas 2 não estão conseguindo abrir comta bancária o imóvel será financiado pelo comprador e necessário abrir conta para receber

  140. Eu e minhas irmãs e meu pai, temos um terreno,queremos vender, só que no inventário na justiça. No qual a juíza disse que podemos vender ,mesmo que ñ tenha terminado o inventário, mais já tá no final agora. Tem escritura do terreno ou seja tá td ok. Quais os documentos para vender esse terreno.

    • Olá Milena,

      Infelizmente não prestamos consultoria para venda de imóveis, pois os casos são diferentes entre si. Em nosso artigo fornecemos um panorama geral dos documentos exigidos e para um orientação mais específica ao seu caso recomendados o contato com um corretor.

  141. Olá,

    Eu quitei o meu apartamento pela CEF via boleto (gerente de conta da CEF gerou um boleto de quitação e paguei na boca do caixa). Agora quero vender, inclusive já tenho comprador. Qual o próximo passo? Qual documento tenho que tirar para vende-lo? SEndo que a unica coisa que atualizei foi a quitação do mesmo via boleto bancário.

  142. Estou. Vendendo um terreno mais a compradora Ta me exigindo várias coisas como fotos da planta da certidão mae como diz ela queria saber oque eu posso fornecer a ela. E o que nao pode ser. Passado para o comprador

    • Olá Janiel,

      Infelizmente não prestamos consultoria para negociações imobiliárias, pois os casos são diferentes entre si. Neste caso é recomendado que um corretor acompanhe os trâmites para melhores esclarecimentos.

  143. Bom dia!
    Estou efetuando uma compra de uma apartamento financiado pela Caixa econômica ( quitado).
    Quais os documentos são necessários do vendedor do imóvel? E do imóvel?
    Para passar para o meu nome, que eu não venha ter problemas futuros?
    Desde já agradeço.

    • Olá Francineide,

      Infelizmente nós não realizamos consultoria para negociações imobiliárias, pois de caso para caso podem existir documentos mais específicos. O ideal é ter acompanhamento de um especialista imobiliário para acompanhar este processo de compra e venda.

  144. Bom dia! Gostaria de tirar uma duvida, quero vender minha casa, ela não é escriturada, tenho o documento de compra venda, qual os documentos que eu preciso para vender a casa e qual o primeiro a passo a ser tomado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *