Dúvidas frequentes sobre cartório de registro civil

O Cartório 24 Horas é a melhor solução para quem precisa solicitar certidões.

Em nossos atendimentos, notamos que o assunto de cartório de registro civil gera muitas dúvidas. Por este motivo, decidimos escrever sobre essas perguntas e suas respostas, esperamos que possam ajudar:

Em qual cartório de registro civil o registro de nascimento deve ser feito?

Todos os nascimentos que ocorrem em território nacional (Brasil), deve ser registrado no lugar que o parte ocorreu ou no cartório de registro civil mais próximo a residência dos pais, dentro de um prazo máximo de 15 dias. Caso a mãe compareça ao cartório para declarar o nascimento, o prazo é estendido em mais 45 dias.

O que é necessário para que ocorra o registro de uma criança?

A maternidade e hospitais fornece uma declaração chamada “Declaração de Nascido Vivo”, esta deve ser entregue ao cartório de registro civil e o declarante (pai ou mãe) deve estar munido dos documentos:

  1. Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da(s) pessoas(s) que estiverem presentes no cartório de registro civil. Além da carteira de identidade ou CNH, serão aceitas as cédulas de identidade emitidas por órgão controlador do exercício profissional ou passaporte, no caso de estrangeiros não residentes no país;
  2. Caso os pais sejam casados, apresentar certidão de casamento;
  3. No caso de partos que ocorreram em domicílios, além dos documentos pessoais citados, deverão comparecer ao ato do registro: duas testemunhas maiores, e que tenham conhecimento do parto;

Quem deve declarar o nascimento?

Listamos a ordem e possibilidades de substituição dos genitores (caso não os tenha):

  1. O pai ou a mãe (qualquer um dos pais se estes forem casados, munidos dos documentos, podem realizar o registro no cartório de registro civil);
  2. O parente mais próximo, sendo maior de idade e capaz;
  3. O médico ou a parteira que assistiu ao parto;
  4. O administrador do hospital onde o parte ocorreu;
  5. Pessoa que tenha assistido ao parto, se o mesmo não ocorreu nem no hospital e nem na residência da mãe;
  6. A pessoa encarregada da guarda do registrando, munido do documento judicial comprovando ser tutor legal.

PAIS NÃO CASADOS CIVILMENTE: Quando os pais não forem casados, estes deverão comparecer pessoalmente em cartório ou através de procuração especial dando poderes para representar no cartório de registro civil, a fim de que seus nomes constem como genitores do bebê;

Posso alterar o nome da criança após o registro?

Qualquer alteração no nome após feito registro, poderá ser feita somente através de uma ordem expedida judicialmente.

E quando os pais são menores de idade?

O pai ou mãe, maior de 16 e menor de 18 anos, pode declarar o nascimento de seu filho, sem assistência dos pais. Os menores de 16 anos deverão ser representados pelos pais ou responsáveis legais. Quando a mãe for menor de 16 anos, deverá comparecer para registro, seu representante legal. No caso do pai menor, o mesmo não poderá reconhecer o filho no momento do registro de nascimento.

O cartório de registro civil é extrajudicial e todos do Brasil estão disponíveis no Cartório 24 Horas para solicitação de certidão de nascimento, certidão de casamento e certidão de óbito. O serviço prestado é ideal para quem possui uma rotina agitada e nós entregamos no endereço desejado.

1.502 thoughts on “Dúvidas frequentes sobre cartório de registro civil
  1. Bom dia , meu nome é Gustavo e fui casado com a Daniela , moramos em Belo Horizonte e nos casamos no cartório de registro civil 1° subdistrito Av. Francisco Sales 244. Nos divorciamos a mais de 4 anos porém gostaríamos de nos casar novamente.
    Quando ligo para o cartório ninguém atende e os comentários na internet são de que somente indo lá é que terei algum tipo de informação e que mesmo assim com muita má vontade.
    Minhas perguntas são:
    Tenho que procurar o mesmo cartório para casar novamente ? qual o valor ? qual o procedimento no meu caso ?
    Por favor me respondam.
    Já agradecido,
    Gustavo

    • Olá, boa tarde, Gustavo. Tudo bem?

      Na verdade o cartório de registro civil que irá atender o processo de habilitação no registro civil, é o cartório mais próximo ao endereço que reside atualmente. O procedimento será o mesmo que foi realizado anteriormente, inclusive o pagamento de taxas será necessário.

      • Olá, Bom Dia
        Sou Meire Dalva trabalho na Maternidade Escola Santa Mônica aqui em Maceió, estou coordenando no momento o serviço de arquivo médico de nossa unidade hospitalar e mim chegou um caso agora de uma senhora que teve bebê aqui no dia 27/01/2002 diz não ter registrado ainda esta criança e solicitou uma segunda via da DNV. a pergunta é: Até que idade fornecemos este formulário de segunda via? Sei que o registro de nascimento é um documento obrigatório. A ultima informação que tive foi que forneceria até 12 anos de idade e que a partir daí, forneceria uma certidão com as informações necessárias para o cartório e esta mãe iria para a procuradoria geral do estado solicitar de um juiz que ele autorize o cartório a registrar esta pessoa. Esta correta esta informação??
        Grata.
        Meire Dalva

      • Olá meu nome é vanessa.
        Eu tenho 15 anos e estou grávida, ano que vem eu farei 16 e 3 meses depois meu bebê irá nascer no caso serei mãe com 16. O pai da criança não pode casar comigo porque ainda sou de menor, mais ele gostaria de registrar a criança, ele pode ou não ?

        • Olá Vanessa,

          O pai do seu bebê tem quantos anos? Ele só não conseguirá realizar o registro se possuir idade inferior a 16 anos. Contudo, caso possua 16 anos ou mais conseguirá realizar o registro do nascimento mesmo não estando casado com você.

      • Oi meu nome e samanta minha vo mim registrou como filha dela mas depois de 21 anos minha mãe biológica quer processar ela isso dar alguma pena pra minha vo?

        • Olá Samanta,

          Acreditamos que não. Claro que isso não está correto perante as leis, pois é considerado crime registrar um filho sabendo que não é seu filho biológico (exceto quando existe o procedimento de adoção legal). De todo modo, caso ocorra este processo recomendamos a contratação de um advogado para verificar as melhores formas de solucionar este ocorrido.

      • O filho do meu marido foi registrado com o nome de outro homem é agora a mãe do menino quer que ele passa para o nome do meu marido já foi registrado a 16 anos atrás
        Tem como fazer

      • Olá gostaria de uma informação no meu caso meu filho não tem o sobrenome do pai e nós nunca tivemos contato com o pai ele… meu filho tem 14 anos eu preciso da autorização para ele fazer essa viagem internacional? Ou eu posso viajar sem problemas pois sou mãe solteira e tenho total responsabilidade pela guarda do meu filho já que ele não tem o sobrenome do pai na certidão de nascimento. Vamos viajar em janeiro de 2018 poderia me dar essa informação? Obrigada!

      • Vivi uma vida maridalmente por 10 anos com meu ex marido, em (memória) tivemos um filho, hoje tem 36 anos, o pai registrou mais lá no registro consta que eu mãe fui a declarante, ele precisa tirar a cidadania dele e não pode por este motivo, tem como o cartória mudar isso? Pois o pai é falecido e o consulado exige que o declarante seja o pai! pode me informar por favor? Pois ele esta sendo prejudicado por este motivo!

        • Olá Maragareth,

          Infelizmente não há como mudar essa informação, pois como o próprio nome informa trata-se de quem declarou o nascimento no Cartório de Registro Civil. Portanto, não há como mencionar que o nascimento foi declarado pelo pai se a declaração foi realizada pela mãe.

      • Olá bom dia tudo bem? Então estou deixando esse comentário para que eu fique informada caso vocês possam me ajudar. Então eu tenho uma certidão de nascimento cujo está com a data de nascimento errada está como 22/02/2000, mas a data verdadeiramente em que nasci é 22/02/2000 ou seja moro em Salvador mas nasci em outra cidade. O que devo fazer? Devo procurar a maternidade onde nasci? Ou o cartório novamente para verificar isso pq eu acho que o erro foi de quem fez a 2via óbvio, meu documento original/1via Não existe no momento, mas ele existiu e foi levado para obter a 2via então eu quero esta bem informada onde devo ir caso for um errp estarei entrando em processo. Por favor me respondam pois os meus documentos atuais estão com a data errada e Morro de medo das complicações futuras. Desde ja Grata.

      • Olá Bom dia eu me chamo Laís e gostaria de saber se eu posso registrar uma criança em meu nome os pais não tem condições e querem me dar o bebê teria algum problema nisso esse é o meu sonho em ser mãe como não posso ter filhos Deus está me dando essa grande chance de me tornar mãe mesmo que não seja biológico justamente por isso queria esclarecer minhas dúvidas???

        • O bebê vai nascer em outubro por isso estou tirando a minha dúvida o quanto antes tô ansiosa pela chegada do bebê por favor diz que não terá algum problema em eu registrar o bebê obs.. os pais biológicos não podem criar por condições financeiras eles queriam abortar só não vão abortar o bebê por que eu falei que cuidarei que serei mãe dela (o) me ajuda por favor???

      • Olá, gostaria de saber como faço para incluir o nome do pai da minha filha na certidão de nascimento, tirei a primeira via só no meu nome por motivos de viajem.. E agora queremos ajeitar isso.. E se posso em outro cartório sem ser o da primeira via, pois moramos em outra cidade e è difícil irmos voltar lá no primeiro!

        • Olá Gabrielle,

          Pelo que compreendemos o campo da filiação ficou apenas com o nome da mãe, correto? Neste caso, para o reconhecimento da paternidade e devida inclusão do nome do pai, será necessário efetuar a solicitação junto ao Cartório de Registro Civil em que sua filha foi registrada. Compreendemos que não esteja mais na mesma localidade, porém cada cartório possui seu acervo e isso demanda que as alterações sejam feitas no local em que o documento foi registrado.

          • Me tire uma dúvida ? Tive minha bebê a 1 mês e o palhaço do caro que grudou do meu ex veio visitar achando que é o pai, mas eu tenho certeza que não é dele. Mas tbm nao tem ideia de quem é. Ele
            pediu meus documentos a meus pais e registro sem meu consentimento, mas eu ia registra em mãe solteira quando me recuperar da cesariana. Eu ainda quero fazer isso por favor alguém me ajude quero muito sabe o que fazer pois não quero minha filha com um sobrenome que no pertence a ela. É melhor no te nenhum e quando crescer eu falo filha de pauta a pessoa não sabe quem é o pai mesmo não.

          • Olá eu gostaria de saber quando a avó mãe do meu marido não é ou nn foi presente na gravidez, ou recusou o neto é obrigatório colocar o nome dela na certidão de nascimento do meu filho!?

      • Meu filho tem dois anos ainda não é registrado pós o pai diz que vai registra e some não quero mas esperar para registra meu bebê o que devo fazer vou ter que pagar algo ???

          • Oi tenho audiência de divórcio marcodo tenho 3 filhos e está escrito que minha filha de 17 anos tem que comparecer mas ela teria que viajar pra outro estado para cuidar da vó doente ela poderia não está presente no dia ?

          • Olá Suehellen,

            Neste caso como está formalizado que ela deve comparecer será necessário sua presença. De todo modo, recomendamos a verificação com o advogado responsável pelo caso sobre a possibilidade dela não estar presente.

      • Olá
        Sou gestante e queria saber se é obrigatório colocar na certidão do meu filho quando nacer, o nome do avô materno mesmo q a minha tenha ou se posso dxa em branco

      • Olá boa tarde eu tenho uma filha como outra pessoa mas eu não resistrei . A minha filha foi resistrado pelo ex marido da mãe da minha e eu quero resistrar a minha filha tem com ?

        • Olá
          Mim ajude ja recorrie a varios cantos,para ajudar a minha nora,gostaria de realizar o sonho dela e de meu filho,se casarem
          Mas nao é possivel,pos ela nao tem um documento de identificação, ela tem apenas o registro de nascimento que foi. Feita pela. A sua avó paterna ja falecida
          Ela não tem ninguém de sua familia materna(e no registro tem!! MAE NAO DECLARADA
          Hoje ela ja de maior,sofre por nao ter um documento
          Nao consegue tirar rg cpf título dd eleitor e etc,pos quando vai dar entrada os órgãos não aceitam o seu documdbto apresentadoestamos desesperados pars ajudar esta moça a ser uma cidadã
          Por favor nós ajudem
          Mim der uma resposta,muito obg

      • Boa tarde,fui fazer minha carteira de trabalho no já,com a certidão de casamento feito na Itália,e a moça que me atendeu,falou a a certidão não é valida, porque não tem os nomes dos meus pais e menos dos pais de meu esposo.No documento também está escrito,que tem validade em todo territóro brasileiro,mas não,nos órgãos públicos.Pode me explicar o porquê?

      • Boa noite… perdi minha certidão de nascimento e fui registrada em outra cidade, meu bebê vai nascer daqui 7 dias, posso registrar a criança usando somente o Rg e o restante dos documentos necessários, sem a certidão de nascimento?

      • Tenho um irmão fora do casamento de meu pai e minha mãe. Meu pai falecido há 20 não reconheceu a paternidade legalmente. Dois irmãos podem expontaneamente, reconhecer a filiação do mesmo pai, permitindo só terceiro constar em sua certidão de nascimento o nome do pai em comum? O que é necessário para que um terceiro irmão possa ter a paternidade de um falecido reconhecida?

      • Olá boa noite gostaria de tira uma dúvida.
        Pq minha filha nasceu na Bolívia e eu quero muito registra ela no Brasil tem possibilidade disse acontece pois sou brasileira e ela tem o registro Bolíviano

      • Olá meu nome e geiza eu gostaria de saber um seguinte minha irmã teve uma filha com um rapaz aí ele sumiu viajou e não voltou mas,aí a família dele mora próximo,mas os familiares falaram pra ela esperar o pai quando foi esta semana ela decidiu não esperar mais nada e quer ir registrar a filha dela sozinha.porem a filha já tem 2anos. Oque ela pode fazer .por favor ajude com a informação ela está preocupada e angustiada por todo esse tempo perdido.obrigada desde já.

      • Ola Bom dia Meu Nome É Veronica…
        Eu tenho 16 anos E meu namorado tem 20,Eu registei meu filho sozinha,pro meu namorado registra a paternidade,Por eu se de menor minha mae tem que estar junto

      • Olá meu é fabia sou do Rio de janeiro,no formulário de casamento tô com uma dúvida .
        Onde diz residência (pai e mãe)?
        Mais minha mãe não morar com meu pai e ele e casado com outra pessoa.que escreve lá

      • Bom dia meu sobrinho está em santa Catarina e descobriu que a ex namorada teve um bebê e ela diz que é dele, ele tem que vir pra Maceió AL pra registrar a criança?

      • Gostaria de saber se eu posso registrar minha BB sozinha no meu nome,depois posso registrar novamente incluindo o nome do pai e dá mãe?

        • Olá Paula,

          Para solicitar segunda via de certidão, basta acessar nosso site (www.cartorio24horas.com.br) e acessar a área “Para Você” e clicar em “Iniciar pedido”. Deve ser indicado o cartório em que o documento está registrado e preencher o formulário. Após optar por uma das formas de entrega, as quais podem ser SEDEX , Carta Registrada ou FEDEX(exterior), conforme preferência.
          Ao concluir o pedido de certidões, imprimir o boleto bancário, o qual poderá ser pago em qualquer agência bancária, ou realizar o pagamento via cartão de crédito / Paypal ( Paypal apenas disponível para pedidos com envio ao exterior). Após a confirmação do pagamento começa correr o prazo de entrega de seu pedido que é informado no momento da solicitação.
          Para realizar pedido de certidão através do nosso site, é necessário informar exatamente o cartório onde o documento foi registrado. Caso ocorra a indicação incorreta do cartório poderá receber uma certidão Negativa.

        • Olá Graziele,

          O artigo 1731 do Código Civil traz um rol dos possíveis nomeados: os parentes consanguíneos do menor de idade, preferindo-se os de grau mais próximo (exemplo: avós), com a possibilidade de nomeação até dos parentes colaterais de terceiro grau (exemplo: primos). No entanto, não há obrigatoriedade de seguir essa ordem. Assim, caso os pais não tenham deixado documento indicando um possível tutor para o filho na sua ausência, o juiz poderá seguir a ordem prevista no artigo. Porém, o principal é observar quem seria o mais capacitado para exercer a tutela (incluindo familiares socioafetivos), de acordo com o interesse do tutelando.

      • Olá eu e minha esposa temos 16 anos nasceu minha filha em uma cidade e se mudamos de cidade sem registrar ela o que faço por favor me ajudem

    • olá bom dia tenho um filho de 14 anos, é ele mas a namorada de 14 anos tb, mora juntos porém ele está grávida como fazer para registrar a criança ?

      • olá bom dia tenho um filho de 14 anos, ele mora junto com uma menina de 14 anos tb, a mãe dela nao quis mais saber dela expulso ela de casa, porém ela está grávida como fazer para registrar a criança ?

        • Olá Euza,

          Caso a mãe seja menor de 16 anos esta deverá comparecer acompanhada de seus pais ou representante legal quando do registro de nascimento. Quando o pai for menor de 16 anos a declaração de nascimento só poderá ser efetivada com autorização judicial.

      • Olá Euza,

        Caso a mãe seja menor de 16 anos esta deverá comparecer acompanhada de seus pais ou representante legal quando do registro de nascimento. Quando o pai for menor de 16 anos a declaração de nascimento só poderá ser efetivada com autorização judicial.

    • ola boa noite meu resistro de nasc e dos meus setes irmâos estâo tudo com a idade avançada e de um do meu irmâo consta que somos gemeios estou querendo casar mas mim diseram que posso mim prejudicar com isso ou seja nâo posso concerta so o meu temos que concerta todos o que devemos fazer pois nâo temos condicoes de pagar adivogados como posso fazer se vcs poderem mim audar agradeso obg

      • Olá Darlene,

        Vocês precisam entrar em contato com o Cartório de Registro Civil onde foram registrados para verificar o passo a passo da retificação dos registros. Em alguns casos toda a correção é feita no próprio cartório, porém em outros requerer autorização judicial.

    • Boa noite eu queria tirar uma dúvida eu registrei o BB hoje ele tem dois meses sendo que ele não é meu filho biológico
      E a mae que tirar meu nome pra colocar o nome do pai biológico sendo q ele abandonou ela qd ela tinha 5 meses ela pode fazer isso eu n querendo

    • Olá Boa noite gostaria de saber quantos dias leva para alterar uma letra q foi escrita errada no registro de nascimento ex..a letra certa é E é no registro está í..obrigada

    • A irmã de minha nora, estava passando por uma situação que não dava pra criar o filho, por esse motivo resolveu dar o referido para sua irmã, a criança já tinha sido registrado pela mãe biológica, sem constar o nome do pai, hoje ele tem 13 anos e mora com o pai e a mãe que o criou. Quero saber como proceder em relação da inserção do nome do pai e mãe que está criando a criança?

    • Eu marquei meu casamento pelo emei mais nao me ligarao eu posso ir ai no cartorio pra saber a data ou tenho que espera ligar falaque e 5 dias mais ja passou bem mais eles nao reponde vc pelo telefone isso e muito chato te que fica esperando sem sabe oque fazer

        • Olá, meu nome é Jaime Bezerra Serra e eu tenho uma irmã que é cada que é registrada no nome do pai dela. E eu gostaria de saber se é possível anular o registro dela para que eu possa fazer o registro dela como minha filha porque o pai dela não trabalha e ela precisa de assistência e dessa forma eu poderia colocar ela como minha dependente e até como minha herdeira. Isso é possível?

    • QUANDO FIZ MEUS DOCUMENTOS,MINHA ERA CASADA E CONSTAVA O SOBREMOME DO MEU PAI NOS REGISTROS DELA,HOJE MINHA MÃE CASOU DE NOVO E POSSUI O SOBRENOME DO ATUAL MARIDO,MEU CPF ESTA SUSPENSO CREIO EU QUE SEJA PELO FATO DE EU TER QUE COLOCAR MEU ATUAL SOBRENOME DE CASADA,MAIS OS CORREIOS NAO SABE ME INFORMAR CORRETAMENTE,FALAM QUE EU TENHO QUE COLOCAR O ATUAL SOBRENOME DA MINHA MÃE,ISTO É VERDADE?

    • Meu namorado registrou nossa filha como ana sofhia sendo que era sophia com P queria saber como posso recorrer pra conseguir mudar uma letra ela tem 1 mes

    • Tenho tres filhas registradas em meu nome e do meu marido, agora fui reconhecida como filha de meu pai e mudei meu sobrenome como faço com o registro de minhas filhas.

    • Me casei e foi alterado o meu nome. Meus filhos são registrados com o meu nome de solteira. Posso deixar assim mesmo? Ou tenho que mudar os documentos deles e netas?

    • Eu tenho, 27 anos eu não estou conseguindo , tirá os meus documentos porque meus pais , ñ me registraram em né um cartório , eu fico muito constrangido, porque não tenho documentos para fazer nada

    • Olá meu irmão faleceu e não deixou esposa e nem filhos, a declarante foi uma prima que colocou q ele não tem família, declarou no cartório que ela é a responsável por ele, e ele tem cinco irmãos, teria que colocar os nomes dos irmãos no atestado?

    • Na minha certidão de nascimento consta um nome e meus documentos foram feitos a partir dela e igual. Tirando a segunda via da certidão descobri que no livro do cartório consta meu nome com mais um sobrenome. O que devo fazer pra corrigir esse erro?

    • O meu esposo e do interior . Só que ele tá morando aqui em Fortaleza, agente quer casa só que ele tem que renova outro registro pra nós casa só que nos foi no cartório , e disseram que ele só pode ageita onde ele foi registrado , só que ele não pode ir por conta do trabalho oque eu faço dá pra ele ageita aqui em Fortaleza

    • Olá boa tarde meu namorado é de Portugal está aqui no Brasil e estamos precisando do certidão de divórcio dele será que vcs conseguem me enviar

      • Olá Stepanie,

        Se tal documento refere-se à Declaração de Nascido Vivo – DNV, esse é possível somente no hospital onde a criança nasceu.
        Agora se tal documento refere-se a 2º via da certidão de nascimento, esse pode ser solicitado no cartório de registro civil onde a criança foi registrada. Você pode solicitar através do nosso site pelo link: (www.cartorio24horas.com.br) , basta acessar nosso site e acessar a área “Para Você” e clicar em “Iniciar pedido”. Deve ser indicado o cartório em que o documento está registrado e preencher o formulário. Após optar por uma das formas de entrega, as quais podem ser SEDEX , Carta Registrada ou FEDEX(exterior), conforme preferência.
        Ao concluir o pedido de certidões, imprimir o boleto bancário, o qual poderá ser pago em qualquer agência bancária, ou realizar o pagamento via cartão de crédito / Paypal ( Paypal apenas disponível para pedidos com envio ao exterior). Após a confirmação do pagamento começa correr o prazo de entrega de seu pedido que é informado no momento da solicitação.
        Para realizar pedido de certidão através do nosso site, é necessário informar exatamente o cartório onde o documento foi registrado. Caso ocorra a indicação incorreta do cartório poderá receber uma certidão Negativa.

    • Boa tarde como faço para retirar a minha assinatura que fiz cartório do atestado de óbito da minha Mãe, Para meu pai receber pensão por morte..
      Eu e minha irmã mais nova assinamos ,agora eu quero retirar minha assinatura …como faço??

    • Eu queria saber como faço pra ajeita a certidão do meu filho ele tem 3 anos e quando tirei a certidão dele veio com o número de cpf . Mais o cpf q está na certidão não é dele .

    • Bom dia !!! Meu esposo fez um filho fora do casamento e a mulher engravidou e o menino já está com 5 anos e está registrado e agora quer DNA e registrar no nome do meu marido caso o filho seja dele. Isso é possível?

      • Olá Gabriela, como vai?

        O prazo para providenciar o registro de nascimento é de 15 dias para o pai e 45 dias para mãe. Desta forma, sugerimos o contato com o Cartório de Registro Civil mais próximo para melhor orientação.

  2. Olá! Meu nome é Francine, vou me casar e gostaria de saber se posso alterar a última letra do meu nome de “e” para “i”, da forma que se é pronunciado. Este é um assunto bem complexo e ainda não consegui uma resposta concreta, se tiver alguém apto à me esclarecer, agradeço muito.

    • Olá, Francine. Bom dia, tudo bem?

      Para a realização deste procedimento, é necessário que verifique junto ao cartório de registro civil, que realizou o registro do seu nascimento, a possibilidade desta alteração no nome e qual procedimento que deve estar sendo tomado.

  3. oi meu nome é alessandra neste ano de 2016 fui classificada no concuso publico, o mesmo esta pedindo a autenticação dos documentos,porem quando fui autenticar minha certidão de nascimento,não foi aceito devido não ter a assinatura do oficial, tinha apenas o carimbo, quais os procedimentos que tenho que fazer, e será se posso ser prejudicada com essa situação? me ajude por favor.
    ja agradecida

    • Olá Alessandra, bom dia. Tudo bem com você?

      A certidão só possui validade se constar carimbo do cartório e assinatura do Oficial do cartório ou de um Escrevente Autorizado da serventia. Neste caso, o correto é entrar em contato com o cartório e solicitar a substituição desta certidão.

  4. Oi, tudo bem?

    Estou comprando um carro e o dono mora longe, queria saber se tem como ele assinar o recibo e reconhecer no cartorio e depois me entrega, pra mim assinar e ir no cartorio depois, ou teria que ir os dois de uma vez no msm cartorio? 

  5. Estou montando processo para cidadania italiana, porem o cartorio em que meu avo, italiano, teve o registro de casamento registrado grafou erroneamente a cidade italiana onde ele nasceu e sua data de nascimento. Ja possuo a certidão de nascimento expedida na italia traduzida por tradutor oficial do estado de São Paulo como devo proceder para solicitar estas alterações junto ao cartorio de registro civil de Matão (SP).

  6. Vou me casar mas o meu registro não é autenticado , será se vai dar algum problema é o que faço pra autenticar , por acaso tem que contratar um advogado ?

    • Olá Íres, como vai você?

      Na verdade, acredito que você precise de uma segunda via atualizada da sua certidão, certo? Pois a apresentação dela é obrigatória para dar entrada no processo de habilitação de casamento no civil.
      Para resolver este problema é simples, solicite a certidão ao cartório que mantém o registro no site http://www.cartorio24horas.com.br, você recebe o pedido no endereço que desejar!

  7. Boa tarde, sou funcionário de um cartório em Mato Grosso, tenho uma pequena duvida: A tabeliã substituta nos orienta a cobrar no reconhecimento de firmas por procuração a qualificação da mesma no documento do cliente. Ex: Vendedor: Willia Souza Santos, brasileiro, solteiro, portador do RG n°. ………, CPF…………………, e assim por diante toda qualificação do vendedor. assim como disse no começo ela exige que coloquem no documento particular da pessoa, (neste ato representado por procuração lavrada no Lv…….., Fls……….., no cartório de ……………………, MT. Uma vez que eu entenda como desnecessária tal cobrança pois o que devemos observar em um reconhecimento de assinatura e a qualificação da parte, e se a mesma possui a procuração para tal poder? Outra duvida principalmente nas procurações para venda de veiculo se a procuração não constar (podendo representar em tabelionatos, autarquias, ou repartições publicas ela não autoriza o reconhecimento) entendo que se a pessoa recebe uma procuração com total poderes de vender, doar, fazer o que quiser com o veiculo o mesmo pode reconhecer firmas, pois me pergunto como a pessoa pode vender um veiculo e não pode reconhecer assinatura. Quase ganhei as contas pois fiz um reconhecimento deste. Por favor alguem pode me ajudar?

    • Olá Willia, tudo bem com você?

      A qualificação do outorgante e outorgado devem estar corretas, a fim de promover o reconhecimento de firma.
      De qualquer forma, o entendimento é que, Tabeliães podem ter entendimentos diferentes sobre o código de normas e aplicação de normas nos atos do cartório de notas, desta forma, ela está correta.

  8. Boa noite, sou avô e no registro do meu neto o cartório colocou o meu sobrenome de casada , já estou divorciada a 23 .apresentei a averbação e no cartório disseram que não podia retificar , uma vez que no registro do meu filho consta o meu nome de casada. Obrigada aguardo redposta

  9. Vou ser breve.Tenho uma filha de 5 anos que foi registrada so em meu nome so que no momento o pai reapareceu e queremos registra-la.Posso registra com foto da carteira de motorista dele?

  10. Quando uma mãe dá a luz a uma criança sem que esta mulher seja casada, como é feito o registro desta criança com o nome do pai e dos avós paternos? Esse registro pode ser feito de forma voluntária? é necessário ação judicial para o registro dessa paternidade? quais caminhos que essa mãe deve seguir?

    • Olá Laura,

      Os pais da criança vão juntos registrar. Mas, a mãe pode registrar sozinha se quiser.
      Se o pai reconhecer depois a paternidade, basta ir ao cartório de registro civil onde o registro da criança foi feito e reconhecer a paternidade espontânea.

  11. Estou me divorciando, comprei um imóvel enquanto casado (comunhão parcial de bens) e decidimos em comum acordo que o imóvel vai ficar comigo integralmente. Será necessário pagar alguma taxa em relação ao imóvel? Preciso realizar algum tipo de transferência deste bem?

  12. Gostaria de saber porque não posso colocar dois nomes e dois sobrenomes no meu filho sendo casada tipo Ana Júlia e mais o sobrenome meu e do meu marido

  13. Bom dia .. fui registrar minha filha Rafaela.. e havia escolhido Raphaela com Ph o dono do cartorio nao deixou .. disse que nao se pode mais .. so que vejo um monte de gente registrando … existe alguma lei pra isso?

  14. Olá boa noite estou com uma dúvida sobre o casamento no cartorio eu vou casar ja enviei a documentação das 2 testemunhas porem uma dessas teve um problema e não poderá comparecer e ja não da mais tempo para ir no cartorio avisar agora so tenho 1 padrinho para levar porque o problema e a questão da documentação que teve que ser entregue 15 dias antecedente ao casório e agora oque fazer ?

  15. Minha cunhada registrou meu sobrinho com o nome Matheus Henryque mas quando pegou a certidão não percebeu q o Henrique estava errado está escrito (HENHIQUE ) ela ligou no cartório e disseram a ela que é assim mesmo que escreve . Como assim ta errado o que devo fazer

  16. Olá, bom dia. Uma dúvida por favor.
    Gostaria de solicitar uma cópia de habilitação de casamento de meu avô. O cartório tem direito de me negar esse registro?
    Obrigado!

  17. oi,meu nome é aurea tenho uma duvida descobri um erro no registro do meu filho,o nome do pai tem uma letra errada,e o meu marido assinou errado,agora pra retirar um novo tem que ter uma certidão de nascimento do meu marido atualizada,mas não estou conseguindo pq somos casados no cívil,o que pode ser feito para retira essa certidão de nascimento do meu marido.obrigado.

  18. Boa tarde !!!…Assinei uns contratos de imóveis e fiquei aguardando para que a construtora me devolvesse para que eu pudesse reconhecer firma no meu cartório em São Paulo, só que fui surpreendido pois a construtora me devolveu os contratos já com as minhas firmas reconhecidas por semelhança sem eu ter firma aberta e jamais eu assinei o cartão de abertura de firma nesse cartório !!! Que providências eu posso tomar contra o cartório que cometeu esse absurdo ?

  19. O pai do meu filho menor faleceu e a família dele não me deu os documentos pra dar entrada nos direitos do meu filho , mas querem a todo custo que eu mande o registro do meu filho menor. A dúvida é eles falaram que se eu não der vão tirar a segunda via qria saberço se eles conseguem??

  20. Gostaria de sabe quantos dias o registro de Nascimento Vale para da entrada no casamento no Civil pois no cartório que vou da entrada falaram Que só é um mês se alguém poder mim ajuda agradeço.

  21. Boa tarde tenho uma averbacao de separacao judicial ha 20 anos.Para que possa casar denovo tenho que fazer Algum requerimento de divorcio. E como posso fazer isso caso preciso fazer algun requerimento

  22. bom dia eu gostaria de saber como que faço para obter o registro de uma criança que veio do interior e não foi devidamente registrada.
    por esse motivo ela não possui certidão de nascimento e um cliente me solicitou isso e não soube responder???

  23. Queria tirar una duvida se eu moro em outra cidade e não estive presente no momento que a criança nasceu posso fazer uma declaração para que a mãe possa registrar ela na cidade onde reside?

  24. BOA TARDE.
    SOU REGISTRADA APENAS NO NOME DO MEU PAI, PQ NA ÉPOCA MINHA MÃE ERA CASADO COM OUTRO O HOMEM E MEU PAI COLOCOU APENAS O DELE.
    EU POSSO IR COM MINHA MÃE EM UM CARTÓRIO FAZER A ESCRITURA DE RECONHECIMENTO DE FILHO E LEVAR AO CARTÓRIO CIVIL?
    NO HOSPITAL QUE NASCI EM SÃO PAULO NÃO TEMOS MAIS INFORMAÇÕES E AGORA ELE É PARTICULAR.
    GOSTARIA DE SABER SE APENAS O RECONHECIMENTO DE FILHO JÁ É O BASTANTE.
    OBRIGADA

  25. Oi, meu nome é Izabela Gentil, e só tenho um sobrenome, eu vou me casar, e gostaria de saber se posso tirar meu sobrenome e colocar os dois do meu noivo

  26. Olâ, o nome da minha ex-mulher e Francisca mas na certidao de nascimento do nosso filho erraram uma letra, coloram o nome dela de Francisco, trocaram A pelo O no final como faço para concerta?

  27. O nome de minha mãe consta errado na minha certidão por um erro de grafia simples em vez de C colocaram S no sobrenome dela. Preciso fazer a alteração deste sobrenome, só que fui registrada em Alagoas, gostaria de saber se em qualquer cartório pode fazer essa alteração ou tenho que ir no mesma cartório onde fui registrada ?

  28. ola Gostaria de saber se posso mudar o sobrenome do meu filho que no caso marido acabou registrando com sobrenome da mãe dele e muitas pessoas estao me falando que por lei ele acaba nao sendo filho dele em papel pois nao tem o sobrenome do Avo.
    como posso fazer para mudar isso ficarei grata se me ajudar.

  29. Olá, sou casada mas estou separada, tentei o divórcio de forma amigável e ele não aceitou, agora vou entrar com litígio, minha dúvida é a seguinte, estou grávida de outra pessoa, quando formos registrar terei que apresentar minha certidão de casamento, mas não quero meu nome de casada no documento do meu filho, isso é possível?

    • Olá Amanda, como vai você?

      Provavelmente será solicitado a sua certidão de casamento e desta forma constará seu nome atual (casada). Posteriormente após todo o procedimento do divórcio ocorrer poderá ser solicitado ao cartório a alteração das informações, através de uma averbação/retificação ou ate mesmo ação judicial.

      • Eu estou com o mesmo problema ! Mas ainda tenho o meu RG com o nome de solteira , posso apresentar esse RG para registrar meu filho no cartório ??

        • Olá Luana,

          Para aqueles que são maiores de 16 e menores de 18 anos, entende-se que podem se casar, desde que com a autorização de seus pais (artigo 1517 do Código Civil Brasileiro).
          Caso os pais não autorizem o casamento do filho que possui entre 16 e 18 anos, existe o que se chama de suprimento judicial de consentimento.
          O suprimento judicial do consentimento acontece quando aquele que pretende se casar possui mais de 16 e menos de 18 anos e um dos genitores (ou ambos) não autoriza o casamento. Nesses casos, o juiz, em sentença judicial, analisará a questão e autorizará o matrimônio, substituindo a autorização dos pais.

    • Me ocorreu essa dúvida também. Meu divórcio ainda não saiu e meu bebê nasce no final de junho. Teria como apresentar algum documento judicial dizendo que há um processo litigioso ocorrendo permitindo assim que conste na Certidão de Nascimento do meu filho apenas meu nome de solteira, visto que o pai é meu atual namorado?

  30. Olá, eu ja tirei quase todos meus documentos, hoje fui tira a carteira de trabalho e não tirei porque tem um ero no meu registro, eu nasci em uma vila, e essa vila não tem no sistema, pois e uma vila pequena e como se ela não existise, a mulher falou que tenho que concerta o nome da cidade! Para muda o nome da cidade, tenho que ir na cidade que fui registrada ou posso fazer na atual cidade que moro ? tenho 17 anos, posso fazer essa alteração com uma tia?

  31. Boa tarde, eu tenho 35 e fui registrada sem o nome da minha mãe que hoje já é falecida. Nunca tive problemas até então precisar abrir uma conta poupança na caixa econômica e eles negarem por não ter o nome da minha mãe. Gostaria de saber porque existem casos como o meu de não ter o nome da mãe e o cartório aceitar.

  32. Olá, eu tenho 18 anos e o pai da minha bebê tem 17 anos, para registramos ela precisamos de nossos responsáveis mesmo assim?
    E qual é o prazo pra registrar ?

    • Olá Leticia, tudo bem?

      Mães e pais com idade entre 16 e 18 anos podem registrar os filhos normalmente, sem a necessidade de representantes legais. O prazo é de 15 dias após o nascimento, caso seja o pai seja o declarante, e de 60 dias para a mãe.

  33. Olá!
    No ano passado eu entrei em contato com um cartório para solicitar uma certidão do início dos anos de 1900, me retornaram dias depois informando que nada foi encontrado, continuei minha pesquisa e encontrei uma informação no APERS (Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul) que a habilitação do casamento foi realizado naquela cidade, retornei o email anexei a informação encontrada no APERS e mesmo assim disseram – me que nada foi encontrado. Depois de alguns meses consegui que uma pessoa conhecida e muito respeitada lá na cidade, solicitasse a certidão pra mim, e adivinha só, a certidão estava lá.
    Gostaria de saber se posso processar o cartório por não fazer buscas de certidões?
    Antecipadamente já agradeço a atenção.

  34. Olá bom dia meu nome é Cristiane
    Gostaria de saber como é que eu faço pra
    Ser registrada no nome do meu pai
    Por que só tenho o nome da minha mãe isso já faz 34 anos e meu Registro e de Acopiara no Ceará e atualmente resido em fortaleza
    Surgiu um fato agora .Eu reencontrei ele e ele quer me registrar como filha dele .Já fiz até o exame de DNA .Minha dúvida é já não tenho o primeiro registro .so tenho a certidão de casamento como é q eu faço pra ser registrada no nome do meu pai.? Outro detalhe ele mora na Bahia .E preciso ele vim
    Pra assinar algum documento ? Quais são os passos q eu deva tomar? Agradeço desde já .

  35. Olá sou Sheyla tem 27 anos, meu registro quando foi feito deixaram de acrescentar o nome dos avós paternos e os avós maternos registraram com nome de uma senhora desconhecida. Como devo proceder para retificação, terei algum problema futuramente, já que não tenho nem um tipo de herança a receber?

  36. Boa noite ,aos meus 25 anos fui registrada pelo meu pai,porem eu sou casada legalmente , gostaria de saber como faço com os meu documentos? Eu preciso tirar uma nova certidão de casamento ? Quanto ao nome das minha filhas, vou precisar mudar meu nome na certidão delas tbm ?
    Desde já agradeço

    • Olá Daniele, como vai?

      Você pode realizar uma averbação em seu registro de nascimento com a informação do seu nome e sobrenome após o casamento. Este procedimento é realizado no Cartório de Registro Civil onde seu nascimento foi registrado.

  37. Oi bom dia eu gostaria de saber o seguinte tenho uma filha de oito anos registrada apenas no meu nome o pai a rejeitou ainda na gravidez terminamos o namoro quando ela nasceu ele nem quis ver isso foi em Sao Paulo na época eu morava lá . Hoje moro em Pernambuco e estou casada meu marido deseja registrar minha filha no nome dele é possível ? Qual o procedimento?

  38. Bom dia, tenho três filhos do mesmo pai e sou casada desde 2001. Minha primeira filha nasceu em 2002 mas como o pai morava no exterior e todos os meus documentos estavam no nome de solteira registrei minha filha como solteira. Meu marido reconheceu paternidade depois e incluímos o sobrenome dele. Só que a certidão da minha filha continua com meu nome de solteira. O que devo fazer para alterar o meu nome na certidão dela ? Agora todos os meus documentos estão no nome de casada mas receio ter problemas para viajar com ela para o exterior. Desde já agradeço .

  39. Ola! Tenho 29 anos e sou registrada somente no nome do meu pai, pretendo me casar e gostaria de saber se terei problemas por nao ter mãe no meu registro. Obrigada

  40. Bom dia, gostaria de saber se na hipótese de multiparentalidade, no caso um pai e duas mães, no registro de nascimento da criança pode constar os nomes dos 3 pais, sem ordem judicial?

  41. Oi meu nome é João preciso de uma certidão simples de união estável só autenticada e reconhecido a assinatura.Eu sou o declarante e tenho assinatura reconhecida no cartório. Será que a minha testemunha pode resolver sem eu estar junto com ela???(eu como declarante).

  42. Boa noite, meu nome é Mirella.
    Faz 17 dias que meu filho nasceu, ainda não fiz o registro dele, passando o prazo de 7 dias, tenho que pagar para fazer o registro? Quanto custa?

  43. Como são feito os procedimentos de troca de sobrenome na certidão de nascimento ! Ex : Foi feito um teste de DNA amigavelmente constatou que é pai biológico da criança , a outra parte suposto pai registrou a criança , sendo que o pai biológico agora quer o sobrenome na certidão do filho , como é feito ? quem recorre ? a parte que não é o pai para retirar o sobrenome dele ou o pai verdadeiro da criança ?

    • Olá Samara, como vai?

      O ideal é entrar em contato com o Cartório de Registro Civil que atende a sua região para certificar-se desta possibilidade. O Oficial pode recusar prenomes se considerar que expõe a pessoa ao ridículo, o que abre margem para a subjetividade e exageros.

  44. Olá, gostaria de saber se o cartório por recusar registrar o nascimento por causa do endereço ( localização que moro não ser dá região dá alçada do cartório) .
    Já fui em dois cartórios ( os mais próximos dá minha residência ) e nenhum quis registrar por causa do meu endereço , isso pode ?

  45. Olá, me casei recentemente, estou grávida e já aguardando a data do nascimento. Já solicitei minha nova identidade com nome de casada, mas só devo receber o documento após o nascimento. Quero que a documentação do meu filho tenha meu nome de casada, isso é possível apresentando apenas a certidão de casamento? Terei de dar entrada no hospital com o nome de solteira porque o plano só pode fazer a alteração quando eu estiver com a identidade em mãos. Como farei esse registro? Com nome de solteira e posterior averbação ou consigo fazer direto com nome de casada, mesmo entrando no hospital com nome de solteira por questões do plano de saúde?

  46. Olá, preciso fazer a correção do nome de minha mãe em minha certidão de nascimento, pois foi grafado errado.
    Pelo que entendi tenho que me dirigir ao cartório onde ocorreu o registro, porém o cartório não existe mais. Como proceder?
    Grata

    • Olá Laudicene, como vai?

      Sim, você precisa realizar a retificação no cartório de origem do documento. Quando um cartório fecha, o acervo é transferido para outro cartório. Desta forma orientamos que entre em contato com os outros cartórios de registro civil da região para certificar-se em qual deles consta o seu registro de nascimento.

  47. Olá , boa tarde ! Meu nome é dayane , sou casada civilmente e meu marido teve um filho com outra mulher e ela tem a segunda via da certidão de solteiro dele. Ela consegui registrar a criança com essa certidão dele ?
    Obs: Ele é fugitivo e porisso não vai e contudo isso nao vai assinar procuração também ! Como fica essa situação , mi responde em nome de Jesus. Desde já agradeço

  48. Olá,
    Meu esposo está a serviço em outro estado até final do ano. Estou grávida e gostaria de registrar nosso filho na nossa cidade em outro estado. É possível o bb nascer nesse estado em setembro e ser registrado na nossa cidade natal em dezembro? Irá sair na certidão nascido onde? Pois não temos parentes nesse estado e em breve vamos embora. Grata

  49. Boa Tarde,irri me casar ,sou divorciada e tenho minha averbaçao,meu atual esposo tem uma certidao de nascimento,mas ele diz q é divorciado da falecida esposa,como podemos saber se houve mesmo o divorcio ?
    Será q essa certidao de nascimento dele nao é apenas uma xerox?

  50. Olá preciso de uma informação! Meu filho vai nascer no mês de maio, só que não estou vivendo com o pai dele. Eu estou morando em Alagoas e ele em Minas Gerais, ele quer registra a criança mais vai esta longe. Como faço pra registrar já que ele não vai poder vim?

  51. Boa noite meu Nome é André minha filha esta gravida e o pai desapareceu, gostaria d saber se eu posso por o meu nome no registro da criança como tutor e como faço.

  52. Boa tarde ! Tenho duas filhas do mesmo pai so que tem um problema a primeira foi registrada normalmentemas essa segunda quando engravidei a gente se deixou e agora ela estar com 12 dias de nascida e nao estar registrada pois a atual dele nao quer que ele registre a minha filha e escondeu o documento dele como posso registrar minha filha agora ? E eu nao queria registrar apenas com meu nome pois quando ela crescer ira perguntar o motivo da irma ter o nome do pai e ela nao to muito triste mas tambm n posso deixar ela sem regiatro me indiquem o que posso fazer

  53. Casei a quase dois anos e não fizemos o registro da certidão conforme o juiz informou quando nos deu a certidão.
    Gostaria de saber quais os cartórios que devo ir, pois n lembro mais

  54. – oi bom dia,meu nome e Elane . minha duvida e vim ter bebê aqui em Alagoas mais moro em são Paulo vou viajar sem registrar só com a autorização do juiz e o papel da maternidade porque meu companheiro esta em são Paulo ,e possível registrar minha filha no cartório da cidade que residimos com o papel da maternidade de outro estado ou não a problema ?

    • Olá Elane, tudo bem?

      O registro do nascimento deve ser feito no cartório de registro civil da cidade onde o bebê nasceu. Quando os pais não são casados um deles pode levar ao cartório a autorização do outro, por escrito.

    • Olá gostaria de saber, se posso registrar meu filho somente com meu nome do meio “VANESSA CORTEZ DA SILVA” , estou em uma união estavel, quero registrar o meu marido como pai, mas não quero colocar o sobrenome dele, somente o meu tem como?

      • Olá Vanessa,

        Não existe sequência específica para formação do sobrenome. Tradicionalmente ele é composto pelo nome seguido do sobrenome da mãe e, por último, o sobrenome do pai. Isso não impede que um dos sobrenomes não seja utilizado ou a sequência seja alterada.

      • Olá vou mim casar mas tenho filhos de outro casamento como ficaaa os sobrenome dele ou seja e preciso mexer no deles ou so no meu sobrenome

  55. Olá meu esposo e eu fomos no cartorio registrar nosso filho mais o pessoal do cartório não deixou ele registrar pois ele não é alfabetizado agora meu filho ficou sem o sobrenome do pai como podemos fazer o cartório podia ter feito isto?

  56. Ola meu nome carlos gostria de saber meu pai tiro meu registro de nascimento e ele deixo minha mae foi embora para outro pais … e minha mae foi la com meu avo tiro outro entao meu documento esta tudo com sobre nome do meu avo como eu faço recupera sobre nome do meu pai

  57. Bom dia, Sou moradora do Rio de Janeiro e meu filho nasceu no municipio de Nova iguaçu, não fiz o registro dele no periodo de 15 dias pois o pai dele tinha pedido o dna, ele nasceu em outubro e fizemos o dna em dezembro, o resultado saiu em janeiro e foi positivo, mas quando decidimos registrar ele fomos no cartorio de nova iguaçu ( pois pensei que era por onde a criança tinha nascido) e me mandaram ir pra Belford Roxo (onde moro) ou o pai podia fazer o registro em Bonsucesso (onde ele mora) somente com a minha documentação, a documentação dele e o comprovante de residencia, chegando la mandaram ele vir para Belford Roxo pois é o municipio que a mãe mora, fui ontem no cartorio de belford roxo com ele e chegando la se recusaram a fazer o registro pois disseram que teria que ser em bonsucesso no endereço do pai, meu filho ja tem 4 meses e ainda nao conseguimos registrar por causa de falta de profissionalismo de ficar um jogando pro outro.
    No cartorio de Belford Roxo disseram que era lei, que teria que ser em bonsucesso onde o pai do meu filho mora, gostaria de saber o numero da lei, pois desconheço.

  58. Boa tarde, meu nome está diferente no Livro de Registro do que na minha certidão.
    No Livro está “Eulayna” e na minha certidão e todos os outros Documentos está “Eulana” mas agora quero me casar e quando fui tirar minha certidão atualizada descobri o erro. O cartório me informou que devo entrar com uma ação judicial não tem outro meio?

  59. OLA MEU NOME E NEUZA MEU FILHO NASCEU NO DIA 15/05/2007
    SO QUE A CERTIDAO FOI REGISTRADA NO DIA 02/05/2007
    QUERIA SABER COMO FAÇO PRA TROCAR…
    E MORRO EM OUTRA CIDADE …

  60. Ola, eu tenho 20 anos e meu pai vai me registrar agora, mas eu não quero usar o sobrenome dele, ao invés do sobrenome dele eu posso usar o sobrenome da mãe dele?

  61. Olá tudo bem? Meu nome é Katia!!
    Estou com uma dúvida, vou dá entrada para casar no civil, e vcs pedem a certidão original, a minha é original, porem autenticada com reconhecimento de paternidade, que foi feita em 2007….Tem algum problema? Aguardo urgente a resposta! Obrigada

  62. Boa tarde! Na certidão de nascimento do meu primeiro filho (1999) não consta meu nome de casada (1998) fui ao cartório e lá consta que foi apresentado somente o RG, minha filha nasceu em 2000 e meu nome está correto, gostaria de saber o que houve de errado? Se o erro foi do cartório, pois éramos leigos nessa parte, não seria o certo o Cartório pedir os documentos necessários assim como o da minha filha? Eles alegam que se o erro foi do cartório não pagarei nada para acrescentar o nome de casada, mas se não, terei que pagar 130,00. Como devo proceder? Meu filho precisa do documento urgente para alistamento, como provar que foi erro do cartório em não pedir a certidão de casamento?
    Obrigada

  63. Estou grávida de 3 meses , e tenho uma companheira w moramos juntas a 1ano e 4 meses , não somos casadas pois já sou casada no cartório mas estou separada a 3 anos dei entrada no divórcio .
    Mas ela pode resistrar o bebe mesmo agente nao sendo casadas ?
    Ou se o pai assinar abrindo mao da criança ela pode resistrar ?
    Des de já obrigada .

    • Oi Gleice,tudo bem?
      Vim em busca de uma resposta parecida com a que vc procura,seu bebê já deve ter nascido né? Rsrs parabéns! Vc pode me responder se vc conseguiu registrar ele junto com sua parceira? Desde já te agradeço,boa sorte!

  64. Boa tarde, gostaria de uma informação sobre registro de paternidade. A investigação de paternidade foi realizada em SP, no município de Ribeirão Preto. Mas a mãe e a criança se mudaram para Prado/BA, sem que houvesse sido realizada a averbação da paternidade reconhecida em acordo judicial homologado.
    O registro da paternidade pode ser feito em qualquer cartório ou precisa ser no de Ribeirão Preto?
    Obrigada.

  65. Bom dia!
    Olá sou Ana, tennho uma vizinha que tem mas de 60 anos , ela é viúva , e mora com uma irmã por parte de pai, e não tem filhos. Essa irmã que ela tem são de mães diferentes, no registro dela não tem o nome do , pai , não tem como ela provar que são irmãs, ela pode procurar o cartório pra colocar o nome do pai? O pai já faleceu.

  66. Olá, Sou Carlos Manoel tenho 19 anos, nasci e fui criado no interior, logo não possuo registro em cartório, vim morar na cidade de Belém-PA, e gostaria de saber como faço para efetuar meu registro.

  67. Oi,boa tarde!
    Meu nome é Geysa.
    Meu marido foi registrar nosso filho de 9 dias,ele deu os papéis tudo certo e o nome dá criança tambem,só que na hora que ele pegou o registro estava uma letra errada,o nome do bebê é Pyetro e no registro está Pietro tem como trocar e colocar como ele disse a mulher na hora? Porque foi um erro deles?

    • Olá Geisa, como vai?

      Provavelmente não foi um erro do cartório, pois o cartório pode intervir no nome do registrado. Em casos da utilização da letra “Y”, em nomes como “Daiany”, “Isabely” e outros, podem ser substituídos pela letra “I” como no caso do seu filho, que ficou “Pietro”.

  68. Eu moro em salvador e preciso de uma segunda via da minha certidão de nascimento só que nasci no interior, e no momento não posso voltar a minha cidade natal, sera que posso tirar uma segunda via da mesma aqui em salvador mesmo?

  69. Olá boa tarde gostaria de saber se e possível casar de graça no cartório pois eu e meu futuro marido não estamos trabalhando e no momento nao temos condição para pagar a taxa do casamento.

  70. Meu nome foi registrado como Renato de Oliveira cabral…porém todos os meus outros documentos (cpf,indentidade,…) foi tirando sem o “de” (Renato Oliveira Cabral) …vou ter algum problema no meu alistamento militar ?

  71. Oi tenho a dúvida. Dei entrada no cartório pro casamento civil. Já assinamos tudo e já levamos as testemunhas tbm pra assinar. So Que agora que cancelar tudo. Como eu faço? Quais vão vai ser as consequências?

  72. Olá meu nome é Elayne Gostaria de saber o seguinte tenho 15 anos e o meu parceiro 22 será que a gente já poderá casar no civil sem os pais ? E será que ia dar algum problema pra ele ? Na justiça?

  73. Bom dia, me chamo Matheus, acontece que o nome da minha mãe que consta na minha certidão de nascimento está escrito “Carmem” quando na verdade ela se chama “Carmen” , tive problemas para abrir uma conta recentemente e gostaria de saber do que preciso para retificar o nome dela, outra questão é que eu fui registrado em Almas-TO e hoje moro em Brasília, eu tenho que ir lá para fazer essa retificação?

  74. Boa tarde.

    Registrei minha filha apenas com o sobrenome do meu marido, ela casou e incluiu o sobrenome do marido dela, agora se divorciou e quer tirar o sobrenome do marido e incluir o meu sobrenome. É possível?

  75. minha namorada ta gravida em brasilia, e moro no piaui.
    bom gostaria de saber se a criança pode sair do hospital para vim para o piaui sem precisar eu ir no hospital que ela for nacer para faser algum registro
    .

  76. Me chamo Camilla Maria Santos ferreira , e o pai do meu bebê Joalisson Antônio da silva farias dos santos . Eu quero colocar o nome do meu filho de Arthur janderson farias dos santos (Farias da parte dele , e santos do meu )
    Isso é possível ?
    Obrigada .

  77. Oi bom dia eu tenho uma filha de 10 meses pois o pai dela aumiu no final da minha gravidez eu a registrei apenas no meu nome hoje estou com outra pessoa ele quer registra ela como faço???

  78. Olá eu vivi uma união estável aprocimadamente 20 anos sem me casar no civil . Tenho 3 filhos registrados no meu nome. estamos separados a mais de 2 anos fizemos um acordo eu pago pensão mas ainda não oficializados isto na justiça
    Pergunto se posso casar com outra pessoa no civil sem antes finalizar o processo se é crime casar

  79. Olá tenho uma duvida. Eu e meu marido não somos casados no civil. E em poucos dias nosso filho nasce. E não queríamos que aparecesse na certidão do nosso filho que somos solteiros.
    Se dermos entrada no cartorio para o casamento civil antes dele nascer é possivel alterar depois o registro dele? Como devemos proceder após casarmos? Queria alterar o registro tambem porque nosso filho terá apenas o sobre nome do pai. Sendo assim após casarmos eu terei o sobrenome dele. Me ajudem por favor. Muito obrigada!

    • Olá Fatima, tudo bem?

      Se os pais não forem casados, o pai levará a Declaração de Nascido Vivo e pessoalmente declarar o nascimento e a paternidade. Tanto o pai quanto a mãe poderão comparecer conjuntamente ao cartório, ou apenas a mãe com uma procuração especial, a fim de constar os nomes dos genitores da criança.
      Se você quiser ir sozinha registrar a criança, também é possível, mas deve levar a declaração de reconhecimento de paternidade (pelo pai), exigido o reconhecimento de firma.

  80. oi meu nome e sara eu tenho uma filha de um ano e trez meses ela foi registrada somente em meu nome quando eu fui registrar ela eu dei o nome do `´pai`´ agora q ela ja tem um ano e 3 meses eu queria ir registrar ela mais nao é o mesmo nome do outro que eu di porque eu me enganei o nome do garoto que eu di o nome nao é pai dela e sim esse que eu quero ir registrar oque eu devo fazer eu tenho q ir no cartorio ?

  81. Ola ,meu nome e Stefany , engravidei de um cara que fiquei só uma vez com ele ,e quando ele soube q engravidei ele sumiu ,,nao tenho endereço ,telefone ,nada dele ,agora meu BB nasceu ,e quero registra lo ,,mas me falaram q preciso dos dados do pai ,,e obrigatório ?? Pq eu nao sei nada dele ,

  82. olá me chamo Rafaela moro em Santa Isabel do Pará e meu registro é de Belém. Posso dar entrada no casamento civil no cartório de Santa Izabel mesmo?

  83. Boa tarde.
    Gostaria de saber se caso o nome do meu filho fosse o mesmo do pai, eu poderia inserir também o meu sobrenome ou só seria permitido o nome igual do pai mesmo?

  84. Tenho 15 anos e só tenho o nome dá mãe na certidão cujo ela está desaparecida desde os meus 8 meses. Fui criada pela minha vó na qual é mãe do meu pai, porém o nome dele não consta na certidão como já disse acima. Meu pai quer assumir paternidade mais não sabemos oque fazer para ir ao cartório sem a presença​ dá mãe. Ele tem a certidão em mãos mais nunca conseguimos resolver esse problema. Oque nos fazemos???

  85. Oi tudo bem?
    Gostaria de saber se eu posso registra minha filha com o sobrenome do meu namorado que e da silva eo meu que e januario eo do pai dela biologico q é gois….pretento casar com meu namorado dai meu nome vai ficar Gessica januario da silva…eo da minha filha quero colocar Lorena vitoria da silva januario gois

  86. Gostaria de saber se tem como duas mulheres registra uma criança, sendo filha apenas de uma, mas que não tem pai, porq foi por motivos de uma festa que a criança foi concebida e a mãe biológica não tem conhecimento do pai, gostaria de saber se pode a companheira dela registra essa criança ! Ou oque deve fazer ?

  87. Boa noite gostaria de tirar uma dúvida semana retrasada fui tirar a segunda via da minha certidão de nascimento no mesmo cartório que fui registrada , sendo que não prestei atenção que avia um erro no nome do meu pai só foi percebido quando fui tirar a 2 via do meu RG. Gostaria de saber se eu pago pela correção? O nome do meu pai é Hélio José da Silva e foi escrito Hélio José de Silva .

  88. Sou casada com meu Marido há 3 meses porém a 7 dias tivemos uma bebê só que eu ainda não tirei os documentos com o nome de casada e eu quero que ele registre a bebê sem minha presença terá algum problema na hora de registrar nossa filha?

  89. Emiti o RG do meu filho de 8 anos semana passa, recebi hoje pelos correios, quando percebi que na filiacao colocaram meu nome de solteira (quando ele nasceu eu ainda não estava casada, mas ja vivia com o pai da criança). OBS : quando fui tirar RG da criança apresentei a certidão de casamento justamente para o RG dele sair certo. Duvida : posso voltar ao poupatempo onde foi emitido o RG e solicitar que se faça a alteração ? tenho prazo para isto ?

  90. Ola mim chamo Maris tenho 22 anos, gostaria de saber como fasso pra colocar sobre nome paterno no RG Nacemento da minha filha, pois ela já tem cinco anos e e, so no meu nome, porém o pai de negar em assumir sua paternidade e eu gostaria de tenta mas uma vez com o processo

  91. Olá tenho dúvidas. Tenho 30 anos e fui registrado em nome dos meus avós eles já faleceram mas queria mudar meu registro com o nome do meu pai e minha mãe biológica tem como fazer isso. Meus pais biológicos estão de acordo.

  92. Posso colocar o sobrenome da minha mãe no meu filho, sendo que eu não carrego o sobrenome da minha mãe? Meu filho terá o sobrenome do meu marido e eu queria tb o da minha mãe!

  93. Olá, Cartório 24h. Sabemos que pelo art. 1.565, §1º do Código Civil é possível acrescentar o sobrenome do cônjuge. Minha dúvida consiste em: no ato da celebração do casamento posso acrescentar também o sobrenome do meu avô materno?
    O sobrenome consta na minha certidão, mas não faz parte do meu nome porque no ato do casamento dos meus pais optou-se p em retirar o sobrenome do meu querido avô. Gostaria de acrescer ao meu para que o sobrenome não se perca na minha geração.
    meu sobrenome é “da Silva Souza” Gostaria de ficar com o Souza, acrescentar o do meu avô e do meu futuro cônjuge. Isto é possível ou a alteração para incluir o sobrenome do meu avô deveria ser feita antes no cartório onde fui registrada para então eu ser “da Silva FERNANDES Souza”?

    Aguardo resposta e agradeço desde já.

  94. Tive uma filha recentemente, mais não tenho nenhuma maneira de encontrar o pai, pois perdi total contato com ele! É possível registra- lá apenas com meu nome?
    Desde já agradecida

  95. Olá, meu nome é Joyce tenho 19 anos, e aos 16 anos quando fui tirar a segunda via do RG constava que meu nome era Joyce Vetoria ao invés de Joyce Vitória como estava na primeira via, conseguia a pouco tempo a segunda via dá minha certidão de nascimento onde está Joyce Vitória….. É meu último sobrenome​ que seria do meu pai não consta, foi pedido a correção no cartório onde fui registrada eles dizem que está correto (de acordo com o que consta no livro daquela época) já tenho CPF, titulo, conta, e como sempre apresento o RG, não tive problemas mas queria saber se consigo alterar os outros documentos?
    Acho que poderei ter problema futuros caso eu queira casar.