Notificação Extrajudicial no Cartório de Registro de Títulos e Documentos

Notificação Extrajudicial e cartórios de todo o Brasil.

Notificação Extrajudicial e cartórios de todo o Brasil.

A notificação extrajudicial é um ato praticado pelo Cartório de Registro de Títulos e Documentos. É infinita a utilização desta ferramenta, uma vez que a notificação extrajudicial torna de conhecimento público e de forma incontestável o conhecimento do notificado.

Os profissionais como advogados utilizam destas vias para resolução de problemas: tentativa de conciliação, solução por vias amigáveis, provas iniciais. A notificação extrajudicial permite que o documento adquira eficácia jurídica, sendo que o processo tramita de forma rápida e eficaz de responsabilizar o ato. A notificação extrajudicial chama à autoria e provoca provas. Utiliza-se para precaver-se contra danos e solicita com eficácia jurídica, o cumprimento de obrigações. Através dela as partes podem exigir contestar, defender interesses, prevenir responsabilidades, fixar prazos, propor acordos, colhendo a prova da entrega oficialmente, pois as diligências são feitas pelo próprio oficial do Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

As notificações extrajudiciais mais comuns são: comunicação de prazo para que o inquilino exerça direito de preferência, constituição em mora do devedor insolvente, entrega de duplicatas de prestação de serviços, pedido de retomada de imóvel, comunicação de revogação de poderes em procuração.

Para registrar uma notificação extrajudicial, o interessado deve se dirigir ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos com a documentação que deu-se origem à notificação, como por exemplo: contrato de locação de imóvel, duplicata, nota promissória, revogação de procuração pública. O oficial do Cartório de Registro de Títulos e Documentos irá preencher um formulário e dentro do prazo estipulado, o notificado será devidamente comunicado da notificação extrajudicial, assinando a mesma. Sendo assim, a notificação extrajudicial passará a ter validade jurídica para o fim que o notificador se interessará na esfera judicial.

O documento terá arquivo próprio no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e a certidão poderá ser requisitada sempre que necessária pela parte interessada, ora o notificador.

Através do site Cartório 24 Horas é possível solicitar certidão de nascimento, certidão de casamento, matrícula atualizada de imóvel, busca de bens, certidão de protesto de todos os cartórios extrajudiciais do Brasil, as naturezas são: cartório de registro civil, cartório de registro de imóveis, cartório de protesto, cartório de notas e cartório de registro de títulos e documentos.

É rápido, fácil e seguro!

343 thoughts on “Notificação Extrajudicial no Cartório de Registro de Títulos e Documentos
  1. Boa Tarde!
    Gostaria de mandar um documento de Denúncia Vazia , pedindo ao Locatário o imóvel no prazo de 30 dias.
    Como proceder, sou do Rio de Janeiro. Tel . 21- 976788806 ou 988347484

        • Olá Helena,

          Uma pessoa não é presa por possuir dívidas em um cartão de crédito. A notificação extrajudicial é um documento normalmente utilizado quando a empresa já utilizou todos os recursos de cobrança disponíveis e mesmo assim o devedor não efetuou o pagamento. Ela é um documento normalmente utilizado antes da empresa iniciar uma cobrança pelas vias judiciais.

          • ” Ela é um documento normalmente utilizado antes da empresa iniciar uma cobrança pelas vias judiciais.” O que quer dizer “pelas vias judiciais.”? O indivíduo pode ser preso? processado?

          • Olá Jecika,

            Como explicamos anteriormente, uma pessoa não é presa por possuir dívidas. O que ocorre é que as empresas tentam realizar a cobrança de forma amigável, mas quando não tem sucesso desta maneira iniciam os processos judiciais (cobrança judicial). A notificação é um documento que gera prova de que a empresa tentou todas as formas possíveis de negociação e, por não obter sucesso, poderá ingressar judicialmente para que a dívida seja paga.

      • Bom dia, recebi uma notificação da pernambucanas que vão enviar essa notificação extrajudicial, como não tenho condições de pagar agora, é possível que eu seja responsabilizado pelos honorários advocatícios sendo que foi a empresa que solicitou esse serviços e não eu ? pois quando eu tiver condições novamente de quitar a divida não vou arcar com os honorarios advocaticios sendo que não solicitei esses serviços.

      • OLA BOM DIA.SOU MANOEL EUSTAQUIO DE JESUS.CPF.18859569672..REPRESENRANTE LEGAL DO EMPREENDIMENTO IMOBILIARIO MACHADINHO..DEIXEI NO CARTORIO DE REGISTRO GERALDO CAMPOS UMA NOTIFICACAO DE DELIMITACOES DE DIVISAS COM A EMPRESA KINROSS.MINERACAO….JA FOI FEITO A NOTIFICAO..AONDE CONSIGO UMA COPIA DA MESMA PARA ANEXAR EM UM PROCESSO JUDICIAL.

    • Bom dia,estou sendo cobrada por uma instituição de ensino onde não cheguei a concluir os estudos,porém havia trancado a matrícula e os msm não fizeram o combinado,agora estão querendo levar meu CPF para cartório civil,o que pode acontecer e como devo proceder,pois não irei pagar nada.

  2. Eu e mais 10 irmaos temos um imóvel de herança e que não foi inventariado, porém, o mesmo é ocupado por uma das irmãs apenas.
    Gostaria de notificá-la sobre cobrança do aluguel sobre o imóvel em favor dos outros herdeiros.
    O procedimento via notificação surtiria efeito?

  3. Estou devendo no Magazine Luiza e como estou desempregada não tenho como pagar e enviaram uma msg dizendo que a homologação extrajudicial já foi para o cartório. O que significa?

  4. Tenho um imóvel a mais de 20 anos, adquirido através de um recibo registrado no cartório de títulos e documentos e nome de terceiro, de quem adquiri o imóvel. Hoje não sei o paradeiro dessa pessoa. Como revogar esse documento?

  5. gostaria de mandar uma notificaçao extrajudicial pedido de saida do imovel contrato de locaçao esta vencido a mais de 12 meses quanto isso vai me custa eu mandado na segunda feira dia 15 de agosto 2016 em quanto tempo inquilino recebe esta notificaçao

    • Olá Ary, tudo bem com você?

      Fazer uma notificação é muito simples e prático. Os procedimentos para fazer uma notificação são os seguintes:
      Como a notificação não tem um texto ou formato padrão, o conteúdo pode ser escrito livremente. Contudo, o texto deve observar algumas informações importantes:
      – Na carta deve constar: o nome completo e o endereço completo da pessoa a ser notificada, ou seja, o destinatário da notificação; o título “Notificação Extrajudicial” e os dados do notificado;
      – O texto deve conter informações claras a respeito do objetivo da notificação, as exigências e as providências que o notificado deverá tomar, os prazos para o cumprimento das exigências e as medidas que serão tomadas em caso de não cumprimento das exigências e prazos dados;
      – Ao final deve conter data e assinatura e deve ser elaborado em 3 (três) vias.
      Obs: O texto não pode atentar contra a moral, os bons costumes e a segurança nacional;
      Após o registro, o Cartório fará a diligência para entregar o documento à pessoa notificanda. Caso não encontre o notificando na primeira diligência, outras duas serão efetuadas em horários e/ou datas distintos. No caso do notificando se negar a receber a notificação, prevalece a Fé Pública do oficial ou escrevente autorizado, ao declarar que a diligência foi realizada e o documento foi recusado pelo destinatário.
      Após a realização da diligência o Cartório emitirá uma certidão relativa à notificação. Essa certidão comprova legalmente o resultado da diligência, ou seja, a entrega do documento para o notificado, o recebimento e/ou a recusa do documento por parte do notificado, a troca de endereço do destinatário, o fechamento da empresa, dentre outras situações. Nessa certidão constam todos os fatos relevantes a respeito da notificação.

      O custo deve ser verificado diretamente no cartório de títulos e documentos da sua cidade.

  6. Vendi um um imóvel com contrato de Compromisso de venda e compra, o comprador já esta com a inadimplência de 12 parcelas com o valor próximo de R$.70.000,00 em virtude da lentidão da justiça eu sempre procuro fazer um acordo,será que irei obter exito fazendo uma notificação Extrajudicial via Cartório de Registro de Imóveis ?
    Aguardo.

  7. Ola ,recebi uma notificação extrajudicial da procuradoria do município de poços de caldas , referindo a existência de débitos referentes aos honorários advocatívos equivalentes a R$ xxx,xx .
    Gostaria de saber se é dívida ou algum recebimento !?

  8. Preciso encaminhar notificação que darei início a uma obra de canalização do gás do meu apartamento aos proprietários do condomínio. Fiz uma reunião anterior porém eles se negaram a assinar a ata de presença uma vez que disseram que todos tinha boa fé e que não precisavam assinar . Enfim… não tenho o nome completo de todos os proprietários. Poderia dar entrada no cartório de títulos e documentos me referindo: Ao proprietário do apartamento 101 – Frente por exemplo?

    • Olá Joyce,

      Você pode obter as informações dos proprietários do imóvel solicitando a expedição da matrícula atualizada do imóvel ao cartório de registro de imóveis, assim, você estará munida de todas as informações a respeito do imóvel e a respeito dos proprietários.

  9. Olá, sou de Jahu/SP e gostaria de notificar uma empresa de Brasília, a notificação pode ser protocolada no registro de títulos e documentos de Jahu ?

  10. Bom dia,
    Minha irma mora numa casa deixada para nois dois como herança, eu estou desempregado e nao tenho moradia, ela nao deixa eu ficar na casa. Foi mandado uma notificaçao extrajudicial para ela, para eu ficar na casa ou ela me pagar um aluguel para uso exclusivo. Ela pode nao aceitar nenhuma das hipóteses? Se recusar o que eu faço?

  11. Sou fiadora de um imóvel alugada por um sobrinho aqui em Goiânia não sei o nome da imobiliária para mandar uma carta para retirar o meu nome do contrato de locação.
    Pedi várias vezes essa informação a esse sobrinho e não tive resposta.
    Minha preocupação e que surja problemas no futuro.
    Posso mandar cartório uma Notificação Extrajudicial.

    Antonia.

  12. O nome de minha mãe foi para protesto devido os custo de um processo de IPTU . No catorio o tabelião me disse O seguinte quando lhe falei que minha mãe não havia sido notificada “compareço apenas uma vez no endereço, não deixo nenhum papel , recado ou telefone e nem cartão , sou concursado e tenho a fé pública .,se disse que fui é porque fui e a minha palvra nem juíz contesta” . Gostaria de saber se isso procede e quantas vezes uma pessoa deve ser ptocurada antes de ter o seu nome negativado? .pois só tivemos conhecimento da dívida quando o crédito foi negado . Minha mãe tem 60 e ficou extremamente constrangida e quase foi parar no hospital . Quais as regras legais para uma notificação?

  13. Minha vô tem uma casa com garagem esse garagem ela se deu para meu faz um bar meu pai ficou 40 ano traballhando no bar minha vô falei minha tia começou fala po meu pai q era dela o bar q ela queria aí devido perturbação meu pai deixou o bar fechado no dia 17.03.13 eu passando enfrente o bar presensiei o marido dela dentro do ele arrombou a porta do bar aí fui na delegacia e fiz registro depois disso ele fez uma notificação extra judicial mas ele não levou no cartório não sabe q ela fez foi no correio mando como carta registrada para meu depois da carta sabe q ela fez abriu o bar pegou as coisa toda do bar jogou tudo na rua meu foi registrou outra queixa contra ela quero uma ajuda como devo agi

  14. Boa tarde.
    Fui fazer distrato de compra de imovel na planta (fiquei desempregada) mas não fui de acordo de não me devolverem a taxa de corretagem. Penso em entrar na justiça para reaver o valor pago mas antes eu gostaria de formalizar o pedido de distrato e devolução dos valores pagos através de uma notificação extrajudicial e ver se consigo resolver amigavelmente. Como funciona, eu escrevo o texto da notificação e levo ao cartório? Ou lá eles mesmos elaboram com base nas informações que eu der? Vou no cartório de imóveis ou títulos?

    • Olá Carine,

      Isso mesmo, sugerimos que solicite auxilio de um advogado para redigir a redação da notificação. Você irá registra-la no cartório de registro de títulos e documentos, e através deste cartório, será realizada a notificação por um Oficial.

  15. Boa tarde
    Recebi uma carta do tabelião de protesto de letras e títulos a respeito de uma dívida que tenho junto ao Itaú
    Para comparecer até lá e pagar uma dívida que tenho com um banco
    Só que estou desempregado não tenho dinheiro para pagar oque devo fazer des de já agradeço

  16. Infelizmente, devido a um descontrole financeiro após a morte de minha mãe, eu fiquei devendo no cheque especial, nos dois cartões de crédito do Santander, Nos dois cartões do Citibank e no cratão Mastercd Submarino A dívida de cartão mais alta é de R$6.000,00 no cartão Submarino Mastercard e a menor é de R$1.400,00 no cartão Citibank Visa. O resto também é pequeno. A dívida mais pesada é no cheque especial: R$16.000,00. Mesmo sem dever nada ao cartão Ourocard Visa do BB e ao AMEX, eles bloquearam os cartões. Não me queixem porque é direito deles, mesmo não devendo nada a eles. Os únicos dois cartões de crédito que tenham hoje são da bandeira Mastercard. Um da C&A e outro do Itaú. Ambos sabem que eu devo, mas como não devo nada a eles e uso os cartões basicamente para fazer compras do m~es no supermercado e coisas simples, deixaram eu ficar com eles, mas isso pode mudar, eu sei. Sempre fui uma pessoa responsável, mas a morte estúpida da minha mãe me causou um distúrbio pós-traumático do qual somente agora eu estou me livrando. Estou definitivamente sofrendo de Depressão, Distúrbio de Ansiedade, Labilidade de Humor e já não tenho atualmente Síndrome do Pânico. Ficou mais de um ano afastado do meu serviço por ordem da Psiquiatria. Retornando ao trabalho, eu fui afastado da assistência direta aos pacientes, por motivo de precaução. Sou Técnico de Enfermagem no governo federal e estou com dois processos administrativos de Readaptação Funcional abertos. Não se trata de alguma forma de, sendo apenas um mecanismo para aproveitar os servidores públicos doentes numa ocupação que seja produtiva para a instituição, respeitando as limitações de saúde deles. Não fui aposentado por invalidez por pouco. Eu estou me tratando até hoje e para o resto da vida.
    Já não tenho sequer plano de saúde, pois com cinquenta anos o preço subiu extraordinariamente e tive que cancelar. Tenho um irmão desempregado e uma irmã professora primária. Sou a maior renda daqui de casa.
    A casa é antiga e de herança, velha e carece de reforma. Não temos obras de arte, jóias, os móveis possuem mais de vinte anos e os eletrodomésticos mais de cinco anos. Conheço a lei de penhora: livros, o único imóvel da família, camas, fogão, geladeira e eletrodomésticos condizentes com um padrão de classe média não são penhoráveis. Não tenho sequer caderneta de poupança ou qualquer tipo de aplicação financeira. Não tenho dinheiro em conta corrente, exceto o meu salário.
    Que as instituições registrem as dívidas em cartório, isso eu considero normal. Mas eu não vou deixar ninguém se passando por Oficial de Justiça entrar na minha casa e tirar as minhas coisas. Muitas sequer são minhas e nenhuma delas possui valor. Sei que isso acontece com quem possui patrimônio, mas no meu caso, considero ameaça comercial alguém dizer que, sem nem ao menos eu falar com um juiz em audiência, vão simplesmente entrar aqui. Podem tentar através de algum ‘funcionário’ dessa firmas de cobrança, mas na minha casa só entram com a polícia e devidamente identificados.
    Se eu tivesse que procurar um advogado, seria um Defensor Público. Se é que a Defensoria Pública aceitaria o caso, pois ganho um pouco acima (cerca de R$3.000,00 se não me engano) para ter direito á justiça gratuita. E não tenho dinheiro para advogado particular.
    Resumindo e falando francamente: devo e não nego, mas somente pagarei no dia em que eu puder. Se é que poderei um dia.
    Não passei cheques sem fundo, não lese intencionalmente a praça de mercado e nunca ouvi dizer que alguém devendo milhões fosse parar na cadeia, muito menos quem é pobre, principalmente por dívidas de cartão de crédito e cheque especial. Quem deve tem que pagar, mas não nunca vi um juiz mandar alguém passar fome para pagar, tirar a casa da família, prender alguém por isso, fazer perder o emprego e coisa parecida. Ou deixar alguém entrar na casa de um cidadão humilde e etiquetar até um ventilador velho. isso não existe. Me cheira a ameaça e pressão comercial.
    No aguardo.

  17. Bom dia. Um cheque meu voltou duas vezes, não tenho o mesmo e nem encontro a pessoa (passando de mão em mão o cheque ficou nominal). Consigo entrar com uma ação de consignação em pagamento e notifcá-la mesmo sem os contatos? Qual seria o caminho? Preciso de um advogado para isso?
    Obrigada.

  18. Como faço para mandar para o inquilino de cima do meu apartamento uma notificação se não sei os números de documentos que preciso como cpf rg etc?
    Há um vazamento que está afetando o meu imóvel e tanto ele como a proprietária se recusam a arrumar.
    Obrigada
    Grata Adriana Wagner

  19. Recebi uma notificação, pelo que li tenho que fazer uma contranotificação, envio essa para o cartório que me enviou? Tenho que registrar em algum lugar ou posso mandar por AR?

  20. Olá gostaria de notificar uma construtora que não me entrega minha casa e quero ressarcimento to tempo q estou pagando aluguel pois o prazo d entrega do imóvel era em abril..como faço?

    • Olá Alessandra,

      A notificação extrajudicial é registrada e encaminhada pelo Cartório de Registro de Títulos e Documentos.
      Você mesma pode redigir a redação da notificação ou, poderá solicitar auxílio para algum advogado.

  21. O síndico do meu condomínio está fazendo vistas grossas para a exploração comercial da quadra de esportes, por parte de um morador, que é professor de Educação Física. Embora a Convenção da quadra estabeleça que as áreas comuns sejam para uso dos condôminos, o professor mantém uma turma regular de Treinamento funcional com 23 alunos que não moram no condomínio. Mandei um email para síndico questionando essa atividade e ele não se deu ao trabalho de me responder. Gostaria de fazer uma notificação extrajudicial para que o síndico suspenda de imediato essa atividade irregular no condomínio.
    Nesse caso, cabe a utilização da Notificação Extrajudicial?

  22. Eu era locatário de um imóvel e há dois anos tive de sair antecipadamente, com apenas 13 meses de locação (de um total de 30), pela proliferação de fungos no armário, o que causou uma série de prejuízos materiais e morais. Na ocasião, a imobiliária administradora do imóvel não cobrou nenhuma multa da locadora. A notificação extrajudicial é mais recomendável ou seria melhor ajuizar uma ação judicial desde logo?

  23. olá! gostaria de saber se no caso de notificação extrajudicial de cobrança por serviço nao prestado porem pago, devo também ir em um cartorio de registro de titulos e documentos, para poder prosseguir com a notificação?

  24. olá, resido em um condominio e nos fundos da minha casa estão fazendo uma construção, acontece que o terreno cedeu e no muro que divide os dois terrenos apareceram várias rachaduras graves. Já conversei com o construtor que ficou de arrumar mas não está querendo se responsabilizar. Pretendo fazer uma notificação mas estou na dúvida se direciono ao construtor ou ao prorietário do terreno, poderiam me orientar ? Obrigado.

  25. gostaria de saber se a notificação extrajudicial com aviso de possível futura denúncia aos pais no conselho tutelar contra maus tratos a menor (bebê de poucos meses) pode ser realizada no cartório. obrigada.

  26. gostaria de saber se meu condomínio ( através da comissão de administração) pode notificar um condômino que alugou uma loja comercial para fins incompatíveis com um prédio residencial, ouseja, foi instalado um moto club que realiza da parte da aréa do comum do prédio eventos com som alto e acumulo de pessoas, bem como, utiliza a aréa comum do prédio para deixar bancadas de madeira que são utilizadas como mesa. porém o condomínio não tem CNPJ.

  27. Boa tarde!
    Gostaria de saber se o cartório faz notificação extrajudicial para devedor que mora no exterior, no caso itália. Gostaria de notificar antes de entrar com uma ação de cobrança pelo inadimplemento contratual.

  28. Boa Noite!
    Recebi uma Notificação Extrajudicial, referente a um contrato de Compromisso de Compra e Venda de um determinado imóvel. Sou representante da menor que tem direito a determinada cota parte, e como sua representante ingressei no judiciário para conseguir a permissão da autoridade judiciária para que a menor e eu possa estar concluindo o contrato. No entanto, desde o encerramento do inventário, e após o pedido de permissão ingressado no judiciário, até o momento não houve resposta e devido a isto, acabei recebendo uma notificação Extrajudicial, referente ao devido contrato. Só que os interessados estão cientes do pedido no judiciário… O que posso estar fazendo?

  29. Olá.
    Moro ao lado de um bar com musica ao vivo e que não tem alvará para esse tipo de atividade, portanto eles não tem isolamento acústico como determina a lei. Ja venho pedindo desde o inicio do ano que façam o isolamento e sempre vão enrolando. Agora cheguei no limite e quero entrar com uma ação judicial, mas antes que fazer uma nova tentativa enviando uma notificação extra judicial até para constar no processo que tentei até a ultima instância uma solução pacifica.
    gostaria de saber se posso eu mesmo enviar usando um AR dos correios ou se tem que ser feito em um cartório e qual o valor dessa notificação?

    Grato

  30. Bom dia,
    Entrei em uma Cooperativa de Trabalho como membro do Conselho Administrativo (secretária), porem quero renunciar ao cargo e me desvincular. Entretanto não consigo contato com a Presidente de forma alguma apesar de ter tentado várias vezes. Sei que está na região porem não me atende e simplesmente deixou a cooperativa abandonada. Gostaria de saber qual tipo de notificação devo fazer para que ela receba minha carta? Essa notificação me respalda de responsabilidade caso haja qualquer problema com a cooperativa?

  31. Tenho um dívida com a caixa econômica (contrucard) recebi uma carta extra oficial para comparecer no fórum para renegociação, isso tem valor jurídico?
    Visto que não tenho como pagar agora, sou obrigada a comparecer? Estarei sujeita a alguma penalidade?

  32. Preciso notificar uma revogação de procuração para um advogado que está dentro de uma sociedade de advogados. Constam os nomes no Contrato de prestação de serviços de outros advogados da sociedade e ainda clásula de substabelecimento.
    Posso fazer somente uma notificação (em duas vias) no Cartório já com os nomes dos outros advogados na mesma notificação para diminuir as as minhas custas já que resido no exterior?

    E posso na mesma notificação já solicitar a devolução de parte de honorários e a indicação da minha conta para que o advogado me devolva os valores descontando os honorários? E qual prazo minimo que posso dar para o cumprimento da notificação.

    E quanto serão as custas da notificação em Cartório.

    Agradeço desde já
    Ione Peters

  33. Estou sofrendo danos no meu apartamento por diversas infiltrações vindas do apartamento de cima, o mesmo realizou modificação em todo o piso e ralos, como o prédio foi entregue a aproximadamente 1 ano, o proprietário alega não ter responsabilidade, também entrei em contato com a Construtora, que alega ser de responsabilidade do proprietário de cima me ressarcir, o síndico do meu condomínio esteve em meu apartamento constatou todos os problemas visualmente e nem ao menos notificou o proprietário ou a Construtora para entrarem num acordo e resolverem a situação do meu imóvel, que já foi atingido em mais de 50% dos cômodos de todo o apartamento…..que tipo de documentação devo levar ao cartório para notificação dos três? Construtora, proprietário do apto que está gerando as infiltrações e Condomínio que está omisso diante dos fatos?

  34. As notificações devem ser específicas? cada uma dirigida à responsabilidade devida?
    Também já tenho 3 orçamentos das obras que precisam ser realizadas para que eu possa recuperar meu imóvel….

    Eu e minha família estamos sofrendo muito! É humilhante ter que ficar correndo atrás de pessoas que não assumem a responsabilidades e não dão a mínima para os danos que estão causando a uma família….seja por ação ou omissão.

  35. Boa noite… Recebi uma notificação extrajudicial com um pedido de retratação… Como devo proceder para responder?! Preciso responder através de um advogado?! Ou posso responder por conta?! Como devo proceder nessa resposta?! Agradeço desde já

    • Prezado Elton, como vai você?

      Infelizmente não prestamos consultoria ou recomendações através do Blog, orientamos que compareça no Cartório de Registro de Títulos e Documentos mais próximo para maiores informações.

  36. Olá, Bom dia. Tenho um inquilino que paga o aluguel em dia. Mas as contas de luz não. A conta de luz já está em nome dele porém, já a 4ª conta de luz vencida. Eu posso fazer notificação extrajudicial em cartório para entregar a ele ? Nesta notificação, além de conter os dados das contas vencidas, pode colocar prazo para que ele regularize junto a concessionária dando um prazo de 15 dias por exemplo ? 15 dias é um prazo correto ?

    Davi

  37. Tenho um registro de união estável, com uma pessoa residente em Niteroi/RJ. Na época, fizemos em Brasília/DF.
    A mais de 1 ano e meio estamos separados. Estou noivo de uma pessoa em Salvador. Já estou residindo com a mesma em Salvador. Quero fazer o desfazimento da união estável. Como devo proceder?

    • Olá Fernanda, tudo bem com você?

      A dissolução da união poderá ser feita judicialmente (Poder Judiciário) ou extrajudicialmente (Cartório de Notas). A forma como será realizado o procedimento pode variar caso possua filhos ou uma das partes não concorde, por exemplo. Será necessário, também, um advogado. Desta forma, orientamos que certifique-se de todos os procedimentos necessários junto a um advogado.

  38. Tenho um registro de união estável, com uma pessoa residente em Niteroi/RJ. Na época, fizemos em Brasília/DF.
    A mais de 1 ano e meio estamos separados. Estou noivo de uma pessoa em Salvador. Já estou residindo com a mesma em Salvador. Quero fazer o desfazimento da união estável. Como devo proceder? Não temos bens nem filhos.

    • Olá Fernanda, tudo bem com você?

      A dissolução da união poderá ser feita judicialmente (Poder Judiciário) ou extrajudicialmente (Cartório de Notas). A forma como será realizado o procedimento pode variar caso possua filhos ou uma das partes não concorde, por exemplo. Será necessário, também, um advogado. Desta forma, orientamos que certifique-se de todos os procedimentos necessários junto a um advogado.

  39. Bom dia
    Estou vivendo uma situação que “A” alugou um imóvel na imobiliária com todas as garantias , e licenciou corretamente a atividade comercial nos órgãos públicos. “A” sublocou o imóvel para “b”. E “b” não teve nenhum prejuízo e desenvolve sua atividade comercial a mais de 01 ano. Sendo que “b” agora no final do contrato não quer mais pagar o aluguel.
    1 – Eu “A” posso pedir a Notificação No Cartório da saída dele por inadimplência ?
    2 – Ele não teve prejuízo nenhum até agora, muito pelo contrário, posso provar, por fotos, que o comércio está “bombando, ou seja, ele está ganhando dinheiro. Pelo fato de eu ter sublocado o imóvel, sem a autorização da imobiliária, isso constitui algum crime ou questão de indenização ?
    3 – Mesmo ele não querendo me pagar o aluguel, eu estou pagando o meu na imobiliaria, pra não haver despejo contra mim….Nesse caso eu tmb posso processar ele pedindo indenização ?

  40. Adquirí uma janela tipo cortina de Vidro para meu Aptº já tem tres anos. No Contrato tem uma cláusula de garantia por 5 anos contra defeitos de fabricação. A funcionabilidade desta janela não está boa e toda chuva que tem entra água através desta janela inundando minha sala. A empresa Cortina de Vidro já fez mais de 6 visitas para tentar resolver e não consegue. Se eu fizer uma notificação extrajudicial pedindo o ressarcimento do valor pago terei êxito ??

  41. Olá Boa tarde!!
    Posso usar a notificação extrajudicial para clientes que abandonam equipamentos na minha loja a mais de 90 dias? tenho uma assistência e estou sem espaço de tanto equipamento que o cliente não vem retirar.

  42. Bom dia, quero fazer um notificação extrajudicial para uma condutora que bateu em meu carro e não estamos chegando em uma conciliação! Como devo proceder? Obrigado

  43. Olá, eu preciso registrar uma Notificação Extrajudicial para um individuo que comprou um veiculo de mim faz muito tempo e ainda não transferiu.

    Eu já preenchi a declaraçao, gostaria de saber se posso enviar pelo correio com AR ou se devo me dirigir até algum cartório para fazer o envio, desde já agradeço.

  44. Olá, eu preciso de uma notificação extrajudicial ou um ato notarial para que três pessoas parem de falar de mim, tanto em meios eletrônicos como em rodas de conhecidos, sem provas, apenas para manchar minha moral e idoneidade, como devo proceder?

  45. Quero Fazer uma notificação para um inquilino (PJ) e a empresa está sediada em MG, uma das filiais é aqui em SP (sou proprietário do imóvel que ocupam aqui). Qual cartório devo fazer a notificação extra judicial, aqui em SP ou em MG?

  46. Bom dia!
    Estou recebendo emails de negociação judicial pendencia, mas não sei o q Se refere, não tem nengum numero de telefone. Como resolver, para onde eu ligo p obter informaçoes?
    Desde ja, obrigada!
    Dayanne

  47. Boa tarde! Então o problema começa assim: comprei uma casa de uma pessoa que já residia na casa a 7 anos. Porém de início ela pagava aluguel para o proprietário. Porém o proprietário morreu , e sem herdeiros para tomar posse da casa, ela continuou na casa. E durante os anos nunca apareceu ninguém atrás desse imóvel. Porém agora ela vendeu e eu comprei. Só que com menos de 2 meses veio uma carta da imobiliária pedindo pra comparecer com os documentos , IPTU em até 48 horas. O IPTU do Terreno está em dia, porém não tenho nada no meu nome para comprovar que o terreno é meu, somente o contrato de compra e venda feita por ela. E agora o que eu devo fazer?

    • Olá Angela, como vai?

      Sugerimos verificar essa situação com um especialista (advogado), pois foge do nosso entendimento situações peculiares vinculadas a cada situação. É importante ressaltar que o contrato de compra e venda de imóvel não representa, por si só, na aquisição do direito real de propriedade pelo comprador quando se trata de bens imóveis.

  48. Para notificar apenas um confrontante via Cartório de Títulos e Documentos é necessário apresentar quantas vias da carta de anuência com a planta em anexo?
    Se por algum motivo o confrontante que recebeu a notificação não puder comparecer ao cartório para anuir, como ele deve proceder?

  49. Boa Tarde!
    Preciso notificar o CRI que uma matricula de imóvel encontra-se em litígio numa Ação de Usucapição e numa Ação de Manutenção de Posse, sendo que nessa ultima já possuímos liminar.

    Para notificar o CRI de que há esses litígios, impedindo o provavél dono de que perceba uma venda do referido imóvel, posso fazer uma notificação extrajudicial ou somente judicial?

  50. Quero notificar meu seguro de saúde pela recusa de um cirurgião em realizar uma cirurgia agora, querendo adiá-la por mais três meses. Eu não concordo com o adiamento, posto ter sido liberada em todos os exames e especialistas para fazê-la. Faço o documento, levo até um cartório e registro e como fica o seguro saúde sabendo da notificação? Encaminho ou o cartório encaminha? E qual o custo?

  51. boa tarde

    adquiri um lote em um condominio com uma cerca de confrontação cinco metros pra dentro desse meu imovel. A pessoa é herdeira, porém, ainda não foi feita a partilha,diz que a cerca ja esta lá ha anos e por isso é de direito usocapião deste pedaço. Vou fazer uma notificação via cartório propondo exatamente o que? Pedir autorização para mudar a cerca de lugar por exemplo?? Qual seria o prazo que poderia propor?

  52. Olá , recebi hoje um aviso em que uma empresa , a qual eu não reconheço o nome ,chamada Capital, declarou que consta pendência de pagamento em meu nome é que foi registrado . O que isso significa ? O que eu tenho que fazer?

  53. Bom dia. Quero notificar uma empresa para que a mesma forneça documentos como contrato de trabalho e seguro de vida de um empregado dela que já faleceu. O que devo fazer, uma notificação extrajudicial mesmo? Vocês fazem? Qual o Valor?

    • Olá Vinicius,

      Infelizmente não realizamos notificações extrajudiciais, mas orientamos que certifique-se desta possibilidade no Cartório de Registro de Títulos e Documentos mais próximo ou de sua preferência. Provavelmente não será possível utilizar a notificação com a finalidade mencionada.

  54. Olá. Tenho sido perseguida por mensagens no celular e terça passada fui agredida por uma vizinha pois ela alega que meus cães não a deixam dormir, mas a rua onde moro tem 12 cães e não são só os meus que latem. Uma outra vizinha conseguiu empurrar a moça, então ela largou meu braço e eu consegui me afastar dela antes que me desse um soco, mas estou apavorada e tenho medo de sair na rua. Posso fazer uma notificação extra judicial pedindo que ela não se aproxime da minha casa, meus filhos e meus cães?

  55. Recebi uma intimação do banco estou devendo a eletrobras e prazo vence amanhã sendo que recebi essa intimação de registro de imóveis e protesto de letras e não tenho essa quantia para pagar estou desempregado oque devo fazer eles tomam o imóvel?

    • Olá Gabriel, tudo bem?

      Cada situação é diferente, por isso não temos como confirmar a possibilidade do imóvel ser penhorado ou não. Porém, como recebeu esta intimação o banco provavelmente está dando andamento nas medidas cabíveis para recebimento do valor devido.

  56. Bom dia

    Qual o procedimento para protestar uma empresa na qual usava o nosso serviço de abastecimento de combustivel para ser faturado e não pagou

  57. Por favor me der uma orientação: tenho um terreno , meio e de uma outra pessoa(joão) . Na matricula consta nossos 2 nomes como donos. Quero vender a minha parte no terreno. Devo primeiro oferecer ao João. seria uma comunicação normal, falando das minhas retenções e estipulando o valor da minha parte(avaliação feito pelo profissional)Qual prazo o João tem para me dá uma resposta? posso fazer o parcelamento do terreno, para poder separar a minha parte e eu poder vender, caso o João não queira comprar a minha parte?por favor preciso da sua opinião.

  58. Boa tarde! Esou devendo as lojas marisa a menos de um ano, e ainda não consegui quitarde meu débito. Agora eles me mandaram a seguinte mensagem ” A JV ASSESSORIA ENCAMINHOU O SEU TÍTULO DAS LOJAS MARISA PARA PROTESTO NO CARTÓRIO 6 OFÍCIO.”” Oq isso significa?

  59. BOM DIA
    Tenho uma oficina, a mais ou menos 10 meses foi deixado um veiculo para conserto em meu estabelecimento, e o cliente abandonou o mesmo,tentei varias ligaçoes telefonicas sem sussesso o valor do conserto foi 300,00 e se eu cobrar estacionamento passa de 2.000,00 como devo proceder?

  60. Bom dia!Vendi um imóvel parcelado em 60 vezes é o comprador pagou somente a primeira promissória,sendo que no contrato de compra e venda consta que se ele atrasar 2 meses irá ser reincidido o contrato.Já o notifiquei extra judicialmente,dei o prazo de 15 dias para que ou acerte valores atrasados ou desocupar o imóvel,já passou o prazo e ele não desocupou e nem entrou em contato comigo.Por favor peço que me auxiliem no que fazer.Obrigado

  61. Aluguei um apartamento e depois de 5 meses morando descobri que o proprietário na paga o condomínio sendo que o meu aluguel está incluso o condomínio pago tudo em dia , já fiz diversas reclamações na imobiliária e sempre falam que o setor jurídico está resolvendo e já se passaram um ano e nada resolvem, como devo agir para ser resolvido esse caso.

    • Olá Ricardo, como vai?

      Vocês possuem um contrato de locação do imóvel que descreva que neste pagamento do aluguel está incluso o condomínio? Como você já fez a reclamação será necessário aguardar a resolução do caso. Constando a informações que você está pagando corretamente as taxas acordadas não há com o que se preocupar, sendo de responsabilidade do proprietário o não pagamento das taxas de condomínio.

  62. Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida. Arrematei um imóvel em um leilão extrajudicial de um banco. Já tenho em mãos a escritura e registro do imóvel. Gostaria de saber, se eu posso emitir uma carta de notificação de desocupação do imóvel para o mutuário, para reduzir os custos com advogado, e depois, se a pessoa não sair, contratar o advogado para entrar com a imissão de posse?. Se eu puder, a carta que enviei terá validade jurídica para o advogado entrar com a imissão de posse?

    No aguardo de um breve retorno,

    At.

    Fabiana Passos

  63. Bom dia, eu gostaria de solicitar a minha retirada de 1% da empresa, como o sócio de 99% não quer transferir minha parte e não aceita a minha saída de jeito algum eu vou recorrer a notificação extrajudicial, porém todos os dados da empresa de endereço e tudo até mesmo da parte dele constam no meu endereço e eu não tenho o endereço dele e ninguém sabe mais onde ele está, como eu faço pra que ele seja notificado? Eu tenho o endereço do contador da empresa apenas.

  64. Preciso fazer um comunicado de cancelamento de uma procuração, por que vendi um veículo a um ano e a pessoa não transferiu vou precisar do endereço dá pessoa?

  65. Ola, emprestei uma quantia de R$ 20.000,00 a um cara q eu considerava um irmao e ja faz 3 meses q tento reaver o dinheiro e o msm sempre alega desculpas d problemas nos seus negocios p pedir mais. Tenho td pra crer q ele n paga pq n quer, pois leva vida bem confortável a julgar pela imagem q exibe nas redes sociais, enfim, queria saber se uma notificação extrajudicial teria alguma eficiência p forçar uma negociação. As unicas provas sao o TED entre as contas correntes e uma testemunha, desde ja grato.

  66. Bom dia!
    Minha situação é um pouco peculiar. Combinei com os donos de uma cachorrinha e levei meu cachorro da mesma raça até o apartamento deles para cruzar. Foi combinado desde o princípio que eu ficaria com um dos filhotes. Agora que a ninhada nasceu, a dona da fêmea me bloqueou em todas as redes sociais, não atende as minha ligações e está anunciando a venda de todos os filhotes, sem a reserva do meu. Gostaria de enviar uma notificação extrajudicial para que ela me entregue um filhote ou me pague o valor correspondente, já que ela estará ganhando dinheiro às minhas custas. Tenho as conversas de whatsapp salvas que comprovam nosso trato inicial de partilha dos filhotes. Minha dúvida é, posso redigir eu mesma uma notificação extrajudicial (com ar no envio) ou preciso do cartório pra isso?

  67. Olá, estou estudando a abertura de uma administradora de condomínios. Entre os serviços a serem ofertados, o de cobrança é bem quisto pelos contratantes, mas minha formação é de Administração, e não Jurídica.
    Sendo assim, neste momento, seria possível eu ofertar os serviços apenas de cobranças extrajudiciais(por não necessitar de um advogado), e quando necessário for a cobrança judicial, será contratada à parte com algum advogado em parceria com a administradora ?

  68. Olá, meu marido vendeu 50% do imóvel que era da ex mulher com ele, a mesma não pagou a parte dele.
    Eu atual esposa, que não faço parte da escritura (compra e venda), posso enviar a notificação extra judicial, ou somente meu marido que é o vendedor?

  69. Boa noite …sou inventariante no inventario do meu marido em S Paulo me mudei para \p \bernardes e a prefeitura de S.Paulo esta solicitando uma atualizacao na certidao de inventariante . Sera que tenho como solicitar via correio sem ir ate S Paulo…

  70. Olá tenho um valor alto retido na empresa de vendas online mercado pago do mercado livre, o dinheiro é meu referente a vendas já concretizadas, a empresa bloqueou o valor mesmo eu não tendo nenhuma pendência. Como faço nesse caso é apropriação indebita e danos morais? Obs já paguei todas as taxas referente às vendas já faz cerca de 10 dias que está retido meu dinheiro. Por favor me ajudem obg .

  71. Minha mae tem uma divida com o banco itau q foi para uma agencia de cobrança q diz q registrou no protexto extrajudicial por mensagem de sms ela recebeu outra mensagem dizendo q o beneficio deça esta bloqueado ate ela entrar em contato com a agencia isso e legal eles podem fazer isso

    • Olá Eduardo, tudo bem?

      O protesto, de fato, pode ter sido registrado sim. É um procedimento comum quando há pendência de valores. Com relação ao bloqueio do benefício, acreditamos que o mesmo não tenha sido feito. Infelizmente é uma prática comum de algumas empresas de cobrança a realização de ameaças como esta e isso não pode ser realizado, está previsto no código de defesa do consumidor, no artigo 42, o seguinte conteúdo: “Na cobrança de débitos o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo e não será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”

  72. Boa noite.
    Gostaria de um modelo de notificação extrajudicial. Preciso de uma que inclua que o inquilino devera pagar uma multa por quebra de uma das clausulas do contrato.Por gentileza pode me informa um modelo.Para que eu tenha uma base.

  73. Boa tarde!

    Tenho um imóvel do qual o inquilino desocupou porém ainda encontra-se bens do mesmo dentro imóvel. Neste caso posso fazer uma notificação extrajudicial solicitando a retirada dos bens? No texto gostaria de informar que caso os bens não sejam retirados ele serão colocados a leilão. Este formato procede? Quais outras opções eu tenho para esta situação.
    Muito agradecido.
    Um cordial abraço.

  74. Gostaria de saber como fazer uma carta, a qual, devo notificar um banco
    sobre a não devolução , ou demora de devolução de valores retirados diante de estelionado no caixa eletrônica nas dependências do banco ,

    Ao ligar para o gerente do banco ele diz que ainda não recebeu autorização do jurídico para a devolução , pede para ir ligando .

    Não sei como seria o texto a ser regido , embora estou lendo varios modelos de cartas , a maior parte com outros assuntos .

    Poderiam redigir um exemplo .

    Desde já agradeço

  75. Bom Dia !

    plano de saúde .
    tive que realizar uma cirurgia de urgência, sem utilizar o plano de saúde, uma vez que na guia de internação constava que o plano poderia levar até 20 dias úteis para agendar a cirurgia. Diante daquela protelação, passados 3 dias e após várias tentativas de liberar a gua no plano de saúde, sem sucesso, resolvi agendar uma consulta particular que resultou imediatamente em uma internação ( particular ). Ocorrer que agora o plano de saude se nega a pagar o que gastei. como devo proceder ? caso eu tenha que enviar uma carta extrajudicial os senhores teriam um modelo para encaminhar ? obrigado.

    • Olá Carlos, como vai?

      Infelizmente não possuímos modelos de notificação. Caso permaneça em conflito com a operadora do seu plano de saúde, recomendamos a orientação de um advogado. É importante apenas observar as cláusulas do seu contrato, pois existem contratos com operadoras de plano de saúde que especificam que não cobrem valores gastos com procedimentos feitos sem a rede credenciada/serviços da própria operadora.

  76. Meu nome e valdir
    Recebi boleto da tim pra pagar a fatura mais não usei o celular porque tava bloqueado o chip e meu nome ta spc e Serasa pelo não pagamento da fatura que fazer
    Nessa situação

  77. Tenho um imóvel o qual aluguei e entreguei as chaves antes de receber o valor do depósito, e já se passaram 2 meses, o inquilino nem pagou o depósito e nem os alugueres, e não quer sair do imóvel, o que devo fazer?
    Estou desesperada pois fiz um contrato e está com alguns erros assinei e reconheci firma mas não sei como fazer para cancelar e tirar ele do imóvel?

    • Olá Thais, tudo bem?

      Nesta situação o melhor a se fazer é procurar um especialista (advogado) para verificar as melhores formas de solucionar este ocorrido. Será necessário verificar, por exemplo, se em seu contrato existem cláusulas para casos de não pagamento.

  78. Olá, vendi uma moto porém confiei no comprador e ele não transferiu a mesma. Só fiquei com uma cópia não autenticada (por inexperiência minha). Agora o DETRAN não aceita como prova de venda. Posso enviar uma notificação extrajudicial pedindo a transferência?

  79. Boa tarde, realizei a compra de um objeto no site da loja shoptime e a mesma não respeitou o prazo de entrega, moro em Fortaleza- Ce e o endereço fisico da loja é no Rio de Janeiro, não sou advogado, eu mesmo posso ir ao cartório com a nota fisca ele tronica do objeto e impressão da data de entrega, com isso posso solicitar uma notificação judiação referente a a falta de entrega do pedido ?

  80. Boa tarde.
    Gostaria de fazer uma interpelação extrajudicial ao Banco do Brasil, via Cartório de Títulos e Documentos, para fins de esclarecimento de negativas de créditos através de meus cartões de crédito, bem como para que regularize a situação. A quem direciono esse documento? Tem que ser ao Superintendente da AgÊncia Central de minha cidade? Tenho que colocar o CNPJ dessa agÊncia central?
    Grata.

    • Olá Silvia, como vai?

      Nosso blog tem o intuito de levantar informações e dados sobre determinados procedimentos, mas não prestamos consultoria, pois os casos são diferentes entre si. Caso necessite de auxílio para elaboração do documento sugerimos o contato com um especialista (advogado).

  81. Olá, me chamo Eduarda, meu pai entrou na justica com o uso capião, pois minha tia quer tomar a casa que moramos á mais de 30 anos, e quer dividir igualmente sendo q meu pai fez mais de 50,000 mil de bem feitoria, e chegou uma ordem extrajudicial pedindo para ser assinada pela minha mãe para ficarmos cientes que no prazo de 30 dias sairmos da casa pois sera repartida igualmente pelos herdeiros (minha mãe é uma), o que devamos fazer agora?

    • Olá Eduarda, como vai?

      Compreendemos que ele tenha realizado a manutenção do local e gasto valores com isso, mas isso não tira o direito dos herdeiros deste imóvel nem o torna único proprietário por morar nele pelo tempo mencionado. Recomendamos que busquem orientação de um especialista (advogado), pois se receberam tal ordem extrajudicial, os demais herdeiros estão providenciando as medidas judiciais cabíveis para solucionar esta questão.

  82. Há alguns anos fiz um pedido de oração para o meu irmão no site http://www.universocatolico.com.br, ocorre que quando se faz uma busca pelo nome dele aparece um arquivo em PDF com o pedido de oração, expondo o que aconteceu com ele à época. Isso me causou um enorme transtorno familiar. Já fiz diversas solicitações para que o arquivo seja retirado da internet e os administradores sequer me respondem…Gostaria de saber como faço para Notificar o site a retirar o arquivo da rede?

    • Olá Rosangela, como vai?

      Nosso blog tem o intuito de levantar informações e dados sobre determinados procedimentos, mas não prestamos consultoria, pois os casos são diferentes entre si. Para auxílio na elaboração do documento recomendamos a orientação com um especialista (advogado).

  83. Boa tarde!

    Minha dúvida é a seguinte

    Encaminhei um título para ser protestado na comarca de contagem que é onde mora o devedor. Ocorre que a cédula consta como praça de pagamento São Paulo que onde foi firmado o contrato. O cartório se recusa a protestar por essa causa. Mas o artigo 543_c do CPC/ 1973 diz que o credor, pode escolher onde protestar. Além do más como o cartório em Sao Paulo vai intimar a pessoa se ela mora em contagem?
    O cartório pode mesmo se recusar a protestar nesse caso? Se não, quais medidas devo tomar?

  84. VENDI UMA EMPRESA E ATÉ HOJE A PESSOA NÃO ME PAGA. FUI ACONSELHADO POR UMA ADVOGADA A FAZER ESSA NOTIFICAÇÃO VIA CARTÓRIO, APENAS GOSTARIA DE SABER O VALOR COBRADO NESSE PROCEDIMENTO, AQUI NO RIO DE JANEIRO.

  85. Boa tarde!
    Recebi uma Notificação Extrajudicial.
    Gostaria de saber se a mesma deve ser em papel timbrado do cartório ou se deve constar alguma informação de que está registrada em um, pois a minha veio em folhas brancas, me comunicando o assunto e apenas com assinatura do advogado.
    Como saber se está registrada e foi emviada por um cartório?
    Obrigada.

    • Olá Regina,

      Quando a notificação extrajudicial ocorre por meio de um cartório, o oficial comparece no endereço indicado e faz a notificação. Contudo, é importante saber que também é possível realizar o envio de notificações através dos Correios, qual também podem constituir mora para ingressar nas vias judiciais.

  86. Ol, sou Gabriela. Pedi para que a faculdade acrescente meu nome social em minha plataforma, a secretária me pediu uma notificação extrajudicial para que meu pedido fosse realizado. Como faço essa notificação?

  87. Ola td bem? Minha duvida e a seguinte: tenho uma divida com a faculdade na qual estudo, mandaram um email com um processo judicial, mas vou efetuar o pagamento da parcela em 4 dias gostaria de saber se ainda posso realizar a renegociaçao com a empresa responaavel pela cobranca ou se tenho q ir em outro orgao para regularizar a situaçao.
    Desde ja agradeço a atençao…

  88. Recebi um notificação extrajudicial pedindo pra sair da casa onde moro oq fazer nessa situação e como saber se essa notificação e verdadeira

  89. Oi meu pai faleceu e eu sou a única herdeira sendo que a companheira reside na casa posso estar fazendo uma notificação extrajudicial para ela estar deixando o imóvel e qual a forma mais segura

    • Olá Telma,

      Não é tão simples assim. A pessoa que reside no imóvel, como companheira do seu pai, pode vir a ter sua devida parte sobre o imóvel. Recomendamos que realize a orientação com um especialista (advogado) para certificar-se dos seus direitos com relação a este imóvel.

  90. Se o meu pai construi uma residência quando ele era casado com minha mãe e após o falecimento de minha mãe ele teve uma companheira com o falecimento delê quem tem direito a ficar com a residência já que enquanto viveu com a companheira nada mais construiu

  91. Boa noite. O meu ex inquilino se mudou deixando contas de luz e débitos de aluguel não pagos.
    Não sei o endereço dele, apenas de onde ele trabalha.
    A notificação pode ser enviada para onde ele trabalha?

  92. Olá, tenho que enviar uma notificação extrajudicial para efetuar cobrança de danos causados em veículo após acidente de trânsito sem vítima. É necessário já levar pronta a notificação ao cartório ou ela é feita pelo cartório? O endereço do notificado (através da placa) pode ser localizado no cartório ou tb já tenho q ter em mãos?
    Obrigado!

  93. Recebi uma notificação extra judical pelo cartorio me deram prazo de 48h para regularizar o debito tenho 2 meses em aberto de aluguel. Sou empresa. Ja estou com 1 mês para pagar. Isso procede 48h. Tenho contrato assinado em cartorio. Nao agua e luz atrasada. Como devo proceder.

    • Olá Andreza,

      Não vemos impedimento no prazo mencionado. Não é o cartório quem determina este prazo mas, sim, o responsável que elaborou o documento e solicitou que o cartório notificasse. Quando um contrato não é cumprido o credor recorre aos meios disponíveis de cobrança, visando o recebimento em atraso.

  94. Gostaria de saber o seguinte: eu e minhas irmãs temos um imóvel que usa como uma empresa com seus equipamentos de marcenaria que era do nosso pai hoje fallecido e tem um antigo funcionário que aibda trabalha desde o fallecimento do meu pai dia 17.09.2015. E disse que só sai de lá co uma ordem Judicial e houve uma Ação Trabalhista que já encerrou e ganhamos todas audiência e não cabe mais recuso ebprecisamos que ele desocupe a empresa que por sinal já foi dado baixa e não existe mais e queriamos que o funcionário saisse o mais rápido possível. Qual documento que nos guarde e nos proteje para a retirada de funcionário que na verdade nem era funcionário era prestador de serviço na empresa . O Juiz alegou como autónomo

  95. Boa noite!
    Meu nome é Gabriel

    Comprei um apartamento na planta com a data de entrega descrita em contrato para o mês de abril de 2016. Até agora a construtora não o entregou

    Gostaria de notifica-lá
    A notificação extrajudicial prevê uma data limite do cumprimento do contrato?
    Ou eu posso enviar uma notificação só avisando do atraso do imóvel?

  96. Olá,
    recebi uma notificação do sindico. Como não concordei com os dizeres , escrevi uma contranotificação .
    Porém o sindico recusou-se a receber. Como devo proceder para o assunto ser discutido em Assembleia Geral e esta sim anular ou não a notificação?

  97. Olá, mandei uma notificação para desocupação do imóvel pelo cartório de titulos e documentos de São Paulo (CDT). no site efetuei a consulta e consta como “não atendida”. o que significa ? o locador não estava no local e portanto não assinou ? ou estava e não assinou ? nesse caso o que eu devo fazer ? caso seja uma dessas opções eu já posso entrar com um advogado pra reaver meu imóvel mesmo que ele não tenha assinado a notificação? pois já se passou o prazo de 30 dias que eu dei na notificação, obrigado.

  98. Boa tarde, tenho um imóvel que consta aforamento no mesmo. queria saber se existe alguma maneira que retirasse essa item. por exemplo: notificando o cartário no caso o primeiro dono do imóvel a fazer uma nova matricula.

  99. Ola recebo sms de um escritório de advocacia dizendo que meu cpf esta bloqueado . E uma mais recente sem identificação como notificação que sera enviada minha documentação ao cartório de registro o que quer dizer ?

  100. Boa tarde!
    Me tirem uma dúvida, fui até o cartório, efetuei o pagamento da taxa de notificação e me deram o comprovante.
    Terei que voltar no cartório para pegar algum documento?

  101. Olá!
    Fizemos uma notificação extra judicial via cartório e a pessoa foi notificada e tem um prazo de15 dias para sair do imóvel. Caso não saia como devemos proceder.
    Obrigado

  102. Olá, tudo bem? Gostaria de saber em qual site eu consigo pesquisar se alguns credores realmente já moveram uma ação judicial ou extrajudicial contra mim. Grato pela atenção e parabéns pelo blog!

  103. Olá. Arrendei uma área de terras, é o ex arrendatário mesmo sendo notificado pelo cartório continua plantando. Destrui a plantação dele para fazer o meu plantio. Agora ele me acionou na justiça pedindo indenização.

  104. Ola boa noite , preciso notificar extrajudicialmente uma carta de preferencia a uma empresa situada ai em Cuiabá, e possivel fazer tudo online , ou como devo proceder ?
    Obrigado

  105. Boa tarde.

    Meu imovel foi ocupado por um terceiro apos a saida do inquilino que o locava de mim. Quero fazer uma notificação para desocupar, para apos entrar com ação. Porem nao tenho os dados da pessoa que o ocupou. É possivel fazer a NOTIFICAÇÂO sem os dados do notificado??? Como devo proceder?

  106. Bom dia. Tive meu contrato de trabalho rescindido sem justa causa recentemente. Recebi as verbas relativa a extinção contratual, contudo vários direitos trabalhistas ficaram para trás (adicional noturno, adicional de periculosidade, horas extras, e outros). Antes de propor uma reclamação trabalhista, desejo chamar a empresa à mesa de negociação, a fim de solucionarmos o problema de forma amigável. É possível o envio de uma notificação extrajudicial comunicando a empresa acerca da minha intenção de conciliar antes de propor a reclamação?

  107. Tenho uma casa financiada e estava devendo prestações o oficial de justiça veio a te a residência dizendo q tinha q comparecer no cartório..mas fui ao banco e regularizei td..mesmo assim tenho q comparecer no cartório

  108. Recebi o protesto sem eu assinar no atp do recebimento simplesmente deixaram na caixa de correio e um pedaço de papel que nem vem sitado qual é a divida ou a respeito do que. Sendo assim não sou obrigado a comparecer? Já que não assinei recebimento e tbm não diz o que se trata, só fala que é do meu interesse kk. Que profissional !

    • Olá Eduardo,

      Neste caso sugerimos que tenha cuidado. É comum que golpistas pratiquem esse tipo de ação, embora sem analisar o documento não conseguimos lhe ajudar a verificar se trata-se de um documento verdadeiro. Caso tenha informações de contato de um cartório, sugerimos que entre em contato apenas para confirmação.

  109. Olá! Boa noite, meu nome é Ednaldo, minha pergunta é a seguinte: eu pertenço a uma instituição, em nosso estatuto interno podemos pedir o nosso desligamento por carta escrita sem nenhum problema, porém eu gostaria de fazer uma carta registrada em cartório, é possível isso ? E como posso fazer ?

  110. Preciso enviar uma notificação extra judicial de uma revogação de procuração, fui informada que tenho que preencher um formulário e enviar ao cartorio, como faço para ter este formulario.

  111. Boa tarde!

    Preciso fazer uma notificação,mais como funciona eu devo redigir uma carta sobre o motivo e levar ao cartório junto coma documentação que comprove para fazer a notificação/,ou o próprio agente cartorário confecciona este documento? obrigado!

    • Olá Marriette,

      As notificações devem ser levadas prontas ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos. Casa necessite de suporte para elaboração, nossa recomendação é que solicite a um advogado de sua confiança.

  112. Ola, boa tarde!
    Meu inquilino vai fazer um ano 31 de agosto de 2018.
    Ele desde quando entrou não pagou agua, luz e Iptu, está em nome de meu esposo.
    Queria saber como faço pra querer meu imovel, meu marido está com nome surjo por causa disso.
    Além disso quero vender pra outra pessoa.
    Nesse caso, com tantos danos que esse inquilino me fez, será que ainda tenho que dá prioridade a ele?
    OU só mando uma notificação extrajudial para que ele entregue meu imovel?
    Pois não tenho mais interesse dele ficar lá, nem no aluguel nem na venda.
    Irei pagar as dividas todas, só pra ele sair.
    então como faço pra eu tirar ele de lá?

  113. Bom dia , posso enviar pelos Correios ou tem que ser pelo cartório o seguinte documento.
    NOTIFICAÇÃO PARA RESCISÃO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL e DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL

  114. Me divorciei, e o juiz ordenou a partilha, vendi a casa por contrato de compra e venda, mas as dividas de bancos apareceu pro meu lado, o trabalhador de obras do comprador recebeu uma notificação de cartorio de pessoas juridicas, escrito á caneta, um dos numeros rasurado, mas com um carimbo de um escrevente, mas sem assinatura, sou pessoa fisica não tenho CNPJ, me oriente, obrigado.

  115. Boa tarde. Há anos que estou sendo assediada por pessoas que fecharam uma rua com portao e estão cobrando por serviços alegando condominio. Ja deixei claro que nao estou de acordo com eles. No entanto ligaram pra minha casa dizendo que estavam me gravando e por último me mandaram usar o dinheiro para comer porque era o que eu precisava, Já tenho um BO do filho dessa péssoa por insulto, xingamento e tentativa de jogar o carro contra o meu. Quero notificá-la atraves de cartorio para que cesse com as agressões verbais, ameaças telefônicas, depósito de fezes em minha calçada e cobrança indevida e vexatória. Estou correta? quantos dias dou de prazo para que se retrate? Grata.

  116. Olá, em 2017 era cargo comissionado de um orgão público da minha cidade. Fiz um empréstimo consignado, de 96 meses, mas no mês seguinte fui demitido. Não tenho como pagar 32.000,00.Estou desempregado. Me mandaram um SMS dizendo que irão enviar o caso para apontamento em cartório caso em não pague a dívida. O que isso quer dizer?

  117. Bom dia!!!!
    Preciso sair de uma empresa onde sou sócia e não estou encontrando o outro sócio na sua residência.(ninguém sabe onde ele está) o cartório tem uma notificação extrajudicial própria para isso, ou eu tenho que redigir de próprio punho e levar ao cartório?

  118. Boa Tarde,
    Comprei 03 apartamentos, foram entregues em 2017, porém, até agora não consegui transferir os mesmos por problemas na documentação da construtora, sendo que a mesma enfrenta vários processos na justiça. Tenho medo que alguma ação judicial dessa venha a penhorar os apartamentos, já que ainda encontram-se em nome da construtora.
    Assim, gostaria de saber, se tenho como notificar extrajudicialmente o registro de imoveis, informando que estas unidades me pertencem e para que este averbe nas matriculas estas informações.

  119. Gostaria de saber se um oficial de cartório pode se recusar a entregar uma notificação extrajudicial em área de risco, como comunidades e favelas, por exemplo, e o que se pode fazer para que a notificação seja entregue, como p.ex. acompanhamento por força policial para garantir a integridade física do oficial. Há algum órgão que possa ajudar nessa entrega? A polícia militar poderia ser chamada para ajudar?
    Grata pela orientação.

  120. Boa tarde,
    Preciso retirar o meu nome de fiadora de uma empresa à qual foi vendida em torno de 4 anos atrás ( houve alteração contratual),mas eles insistem em deixar meu nome como fiadora. Já procurei o locador ( sempre diz que irá em busca de outra pessoa para substituir, mas não vai) e o locatário diz não poder fazer nada. O aluguel está atrasado e tenho medo das consequências. Posso fazer uma carta somente registrada em cartório para avisa-los da retirada do meu nome, ou uma carta extrajudicial? Como proceder nesse caso?

    • Olá Larissa,

      O imóvel somente pode sofrer execuções em casos de: dívidas com o financiamento dele próprio; dívidas de IPTU e Condomínio; quando é ofertado em garantia de contratos de aluguel; quando é ofertado, espontaneamente, como garantia de um contrato de empréstimo.

  121. Como devo fazer para quitar o valor da dívida do protesto, uma vez que a loja já fechou há tempo, e o responsável pela empresa não retorna minhas mensagens ou ligações, morando em outra cidade. Li algo sobre fazer um depósito em conta com correção monetária, e com o comprovante desse depósito fazer uma notificação extrajudicial pelo próprio cartório onde o título foi protestado(ou outro qualquer) para a pessoa se manisfestar e receber, dando um prazo para isso. Caso ela receba, com que documento eu posso pedir a baixa desse protesto? E se ela não se manifestar ou receber, como proceder? Obrigado

    • Olá Marco,

      Caso você não consiga entrar em contato de forma alguma com a empresa, saiba que terá que procurar um advogado para entrar com um ofício judicial no cartório e depositar o valor da cobrança em juízo. Somente assim você terá o seu recibo de quitação e o protesto será cancelado.
      Procure um assessoramento jurídico para um esclarecimento mais detalhado.

  122. Boa noite,

    recebi uma notificação extrajudicial de um clube no qual eu fazia parte, nela dizia que eu teria que dar explicaçoes em um prazo de 5 dias sobre uma determinado assunto, e nessa mesma notificaçao dizia que eu poderia ter “vista das provas” … no dia seguinte a notificaçao eu fui ate o clube e solicitei por escrito a vista dessas provas, mas ja se passaram 3 meses e nao fui atendido.
    como devo proceder? pois oque eles me acusaram nessa notificação nao partiu de mim em nenhum momento, por isso que eu acho que eles nao me enviaram nada.
    devo fazer uma contra notificação? como devo proceder?

  123. Boa tarde!

    tenho uma pequena empresa, fiz uma venda a prazo com nota fiscal para o cliente pagar via deposito, mais o mesmo não efetuou o pagamento, ja liguei ref. a posição do pagamento em atraso, pediram para enviar um e-mail, e também não me deram uma resposta de quando iriam efetuar o pagamento, consigo protestar esse cliente uma vez que não foi feito boleto? e após quanto tempo de atraso posso protestar?

    grata,
    Silvana.

  124. Recebi uma notificação do cartório de registro por um notificador do próprio cartório,só que já está pago a dívida.Ele falou que eu tinha que assinar mesmo assim,causa algum transtorno pra mim?

  125. Bom dia. No caso de notificação para que o dono do prédio que possui os andares de cima, e devido a obras, causou enorme vazamento e transtornos ao meu apto, como proceder? Precisa ser também pelo cartório ou pode ser por correios ?

  126. Em data de 02/04 solicitei valores via e-mail para pagamento; no dia seguinte fui protestado.
    Não me neguei a pagar. Como posso proceder?

    • Olá Matheus,

      O fato de não se negar a pagar uma determinada dívida não é um fator impeditivo para realização do protesto, uma vez que ele ocorre quando uma dívida não é paga conforme acordado em uma determinada transação/compra.
      Dentro do prazo estipulado pela notificação do cartório você consegue efetuar o pagamento no próprio cartório, após protestado será necessário efetuar a regularização com o credor e posteriormente a solicitação do cancelamento do protesto.

  127. Boa noite, estou para adquirir um imovel, porém a construtora esta me enrolando e devendo algumas documentaçoes do imovel para o banco que financiará o imavel para mim.
    procurei um advogado e ele me orientou a notifica-lo extrajudicialmente.
    como devo proceder ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *