Cartório de Registro Civil: Qual sobrenome escolher?

Cartório de Registro Civil: Qual sobrenome escolher?

Cartório de Registro Civil: Qual sobrenome escolher?

Há algum tempo já não é mais obrigatório para as mulheres, adotar o sobrenome do marido ao se casar no civil e, a passo avançado, elas têm optado em permanecer com os nomes completos de solteira.

Esta mudança também deu abertura para que o noivo possa adotar o nome da família da futura esposa.

Sendo assim, a lei no Brasil não impõe mais a alteração do sobrenome e, você pode decidir conforme sua preferência: De acordo com o § 1º do artigo 1.565 do Código Civil, qualquer um dos futuros cônjuges (e não somente a noiva), querendo, poderá acrescer ao seu sobrenome o do outro. Note que não é uma imposição legal, desta forma as pessoas podem optar em alterar o sobrenome ou não.

Mas também podem ficar cada um com o nome que chegou à união, isso é, o de solteiro.

E mais: é possível até mesclar os sobrenomes.

Quando os noivos desejam mesclar os sobrenomes, devem ter entendimento que, a junção destes deve resultar num nome que seja uniforme, isto é, sobrenomes iguais. Por exemplo: Maria Mendes e Luís Leme desejam casar e mesclar um sobrenome no do outro, fica: Maria Mendes Leme e Luís Mendes Leme.

Em alguns Estados é possível também excluir um dos sobrenomes, para confirmar a possibilidade é interessante entrar em contato com o Cartório de Registro Civil onde será realizada a celebração do matrimônio e certificar-se desta informação, afinal, cada Estado brasileiro pode estabelecer normas próprias.

Esta é uma decisão tão importante, quanto decidir a comunhão de bens que irá reger no matrimônio, caso tenha dúvidas sobre os regimes de casamento permitidos no Brasil, acesse: Cartório de Registro Civil – Regime de Bens.

Depois de serem tomadas essas decisões , os noivos devem reunir as documentações necessárias para dar entrada no casamento do civil, você pode consultar a lista de documentos aqui: Documentos para Casamento Civil: saiba o que levar no cartório.

Os noivos, munidos dos documentos, devem ir até o Cartório de Registro Civil mais próximo ao endereço da residência de qualquer um e dar entrada a habilitação de casamento no cartório de registro civil.

74 thoughts on “Cartório de Registro Civil: Qual sobrenome escolher?
    • Boa noite,me casei no civil a quase 4 anos e pensei que iria acrescentar o sobrenome do meu marido ao meu,mas no dia da cerimônia ja recebemos a certidão com os nossos nomes de solteiros sendo que o rapaz do cartório não nos perguntou e nem nos informou nada no dia que demos entrada na documentação sou tão revoltada com isso,eu chorei viárias vezes com isso porque eu queria muito ter pegado o último sobrenome dele,será que não tem como mudar isso?

  1. NECESSITO DE UMA CERTIDÃO QUE CONSTE OS PROPRIETÁRIOS DESDE O PRIMEIRO REGISTRO DO IMÓVEL EM MS. SERIA A CERTIDÃO VINTENÁRIA OU A DE MATRÍCULA DO IMÓVEL? E, QUAIS DADOS SERÃO NECESSARIOS DO IMÓVEL? PRECISO INFORMAR EM QUAL CARTÓRIO DO MS.?

  2. Olá meu nome é Elayne e vou me casar e queria pegar o segundo sobrenome do meu noivo mas me disseram q só pode pegar o último como faço?!
    Obrigada, abraços!

  3. oi,,,eu gostaria de ver somente os dados de uma certidao de nascimento,para ver o nome dos avôs do meu avô,para pesquisar a chegada deles no brasil,como faço?

  4. Olá, eu vou marcar meu Casamento, e gostaria de saber se com a conta de água da casa que é no nome do meu pai pode ser usada como comprovante de residência? Pois moro com meus pais

  5. Vou me casar, meu noivo quer adotar meu sobrenome e eu o dele. Porém queremos a mesma ordem: Rocha Moura em ambos. Ficaremos com sobrenomes idênticos.isso é possível?

  6. Bom dia!! Meu namorado tem o mesmo sobrenome que eu. O meu é Tainara Lopes Miranda e o dele é Jaelisson Lopes de Miranda. Ter os mesmos sobrenomes implica em casar no civil e no religioso?

  7. Tenho União estável e quero mudar meu nome ha possibilidade ainda?
    E ha possibilidade apenas de tirar um dos meus 3 sobrenomes ao invés de acrescentar do meu marido, pois tenho 2 sobrenomes paternos.

  8. Gostaria de saber se posso mesclar nossos sobrenomes

    Natalia Celso Alves
    Gabriel Lima da Silva

    ficaria: Maria Carlos da Silvalvez e Gabriel Lima da Silvalvez

  9. Boa noite.
    Meu noivo tem o mesmo sobrenome que eu. O meu é Vanessa Cristina Silva e o dele é Àlafy Domingues Silva.
    Teria como eu pegar o Domingues dele e incrementar no meu nome??
    Ou não tem como?! E teremos que ficar com os nomes originais de cada um?!

    • Olá Janaina,

      Neste caso o pedido de alteração do sobrenome pode ser feito judicialmente, através de uma ação de retificação de registro civil. Desta forma, o Juiz – ao acolher o pedido – determinará a expedição de mandado ao Cartório de Registro Civil a fim de que seja procedida a alteração na Certidão de Casamento do nome.

  10. Ola bom dia , gostaria de saber se é possível colocar os dois sobrenomes do cônjuge (futuro marido , junto ao meu ?
    No caso ficaria Aline Rodrigues Nonato Sousa , pode ou ficaria muito grande ?

  11. Eu casei e minha esposa acrescentou um sobrenome da família dela mas eu não queria , e agora eu tenho que mudar meus documentos ou nao precisa, eu quero ficar com o mesmo sobrenome meu de solteiro

  12. Olá, estou pretendendo me casar, e gostaria de saber se tem como mudar nossos nomes dessa forma

    Antes: Alessandro Sales de Jesus
    Naianque Dos Santos

    Depois: Alessandro Sales dos Santos
    Naianque Sales dos Santos

  13. Olá gostaria de saber meu noivo se chama Alex Sandro Gonçalves Azevedo Silva
    O meu e Michelle Silva bezerra
    Eu consigo colocá o Azevedo dele no lugar do meu bezerra

  14. Bom dia, vou me casar mas meu nome é muito grande e eu gostaria de acrescentar o sobrenome do noivo. Teria como tirar um sobrenome de solteira que tenho?
    AGORA: DAIELI NELSY VISNESKI SCHNEIDER
    DEPOIS: DAIELI NELSY SCHNEIDER DE BORBA

  15. Olá, me casei há poucos dias, mas uma coisa me deixou intrigada e não tive tempo de ir atrás antes de entrar com a papelada do casamento.
    Meu Marido se chama Bruno Ranieri Martins Gomes
    Eu me chamo Keliane de Castro Rocha
    No momento de dar entrada no casamento eu disse que queria pegar o nome Ranieri do meu esposo e não deixaram. Isso procede?
    Acabou que não peguei nenhum, pois o que eu gostaria era o Ranieri.
    desde já agradeço!

  16. Olá! Boa tarde!
    Meu nome é SILVANA MARIA SOARES DE SOUSA ARRUDA. O sobrenome ARRUDA é do meu primeiro casamento. Agora estou viúva. Irei casar-me novamente. O nome do meu futuro marido é FRANCISCO JOSÉ XIMENES DE FREITAS. Gostaria de saber se posso continuar com o meu nome e o sobrenome do meu primeiro marido que é ARRUDA e acrescentar XIMENES?
    Ou seja, quero que meu nome fique:
    SILVANA MARIA SOARES DE SOUSA ARRUDA XIMENES

  17. Olá, boa tarde. Meu nome é Ana Carolina Silva Carvalho dos Santos e da minha noiva é Letícia Amaral Gambôa, gostaríamos de saber se podemos mudar nossos nomes para: Ana Carolina Amaral Carvalho e Letícia Amaral Carvalho?
    desde já, muito obrigado.

  18. Me chamo Cinthia Maria da Cunha, mas me casando gostaria de chamar cinthia da Cunha Eckhoff, sobrenome do meu esposo. É possivel tirar O Maria?? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *