A empresa que me protestou não existe mais

Solicite sua Certidão de Protesto para qualquer cartório de protesto do Brasil, com o Cartório 24 Horas.

Solicite sua Certidão de Protesto para qualquer cartório de protesto do Brasil, com o Cartório 24 Horas.

De acordo com a pesquisa Demografia das Empresas, realizada pelo IBGE e publicada em 04/09/2015; das 694 mil empresas que iniciaram suas atividades no ano de 2009 apenas 47,5% estavam em funcionamento no ano de 2013, ou seja, menos da metade das empresas deram continuidade às atividades.

E o que fazer quando um título foi protestado por uma empresa que desapareceu ou faliu?

Dívida de cheque: Nesta situação, o caminho é recorrer ao Juizado Especial Cível e requerer um depósito judicial do valor, para em seguida, solicitar ao Juiz a Tutela de Dívida. Munido deste documento, o interessado deve procurar os órgãos de restrição ao crédito, a fim de requerer a retirada de seu nome da lista de inadimplentes.

Dívida em estabelecimento comercial: Se o título estiver protestado, o interessado deve solicitar uma Certidão de Protesto, no Cartório de Protesto que processou o título; neste documento irão constar as informações do credor, de posse destas informações, dirija-se à Junta Comercial e solicite o número de telefone e endereço do antigo proprietário ou sócio(s) a fim de quitar a dívida. A Certidão de Protesto poderá ser solicitada através do Cartório 24 Horas, todos os Cartórios de Protesto do Brasil estão cadastrados no site e a entrega é para endereços nacionais e internacionais.

Caso não haja sucesso nos procedimentos sugeridos, a alternativa será contratar os serviços de um advogado e solicitar o levantamento nos fóruns trabalhistas e civis da cidade na qual a empresa atuava. O resultado deste levantamento direcionará as futuras ações que o profissional contratado deverá realizar, sugerindo orientações sobre as providências que deverão ser tomadas.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), no artigo 43, primeiro parágrafo, prevê que o nome do inadimplente pode permanecer nos cadastros de restrição de crédito em um período de cinco anos, após este prazo, a dívida continuará válida e poderá ser cobrada, entretanto, não poderá mais ser apontada na lista de inadimplência.

38 thoughts on “A empresa que me protestou não existe mais
  1. Boa tarde!

    Prezados, a nossa empresa possui alguns protestos nos últimos 5 anos, porém, não possuímos nenhum tipo de dívida com estes fornecedores e alguns deles não nos entregaram as cartas de anuência e agora não conseguimos contato algum com eles, já entramos em todos os meios de comunicação, mas sem sucesso. Como devemos proceder, temos todos os comprovantes e em alguns casos confissões de dívida, no qual o fornecedor se compromete em entregar as cartas de anuência.

  2. Boa noite!
    No fim do ano passado, isto é, 2016, ao solicitar crédito no Banco, tive recusa e descobri que haviam dois protestos em meu cpf. Me foi passado o cartório em que foi protestado então me dirigi até o mesmo.
    Nessa ocasião descobri através das certidões que os protestos eram de uma mesma empresa, uma franquia da Boticário que faliu. Em contato com a Boticário por e-mail me foi informado não constar nada em meu CPF, me instruíram a entrar em contato com a responsável regional. Foi então informado que o protesto se deu em decorrência de boletos em aberto no período em que fiz revenda dos produtos no ano de 2015. Ocorre que eu acreditava ter cumprido pontualmente com todas as obrigações, realizando a quitação integral. Por este motivo solicitei informações sobre os protestos e boletos, no entanto me direcionaram para uma terceira pessoa, que trabalhava na área administrativa da franquia que faliu, que atualmente exerce outra profissão mas segundo a mesma, foi incumbida pelos donos de cuidar dos protestos. Porém, há mais de 6 meses em contato com esta pessoa, não obtive nenhuma informação, ela só prolata, dizendo que ainda não teve tempo de ir ao Banco saber do que se trata e em último contato disse que estava aguardando uma carta com autorização dos donos que foi enviada por correio para ir ao banco verificar os protestos. Neste caso, não sei exatamente como prosseguir. Poderiam me dar alguma dica, por favor? Muito obrigada!

    • Olá Rafaela, tudo bem?

      Acreditamos que a carta mencionada pela pessoa que está resolvendo esta questão refere-se a uma autorização para baixa do protesto. Caso você permaneça com dificuldades na resolução do ocorrido, orientamos que busque apoio de um especialista (advogado) para verificar as melhores formas de resolver esta questão.

  3. Oi por favor preciso de ajuda
    O meu chefe no ano 2005 era sócio de uma empresa que tinha 0,03% de lucro, ele vem recorrendo para ter o nome de volta e não consegue. Os advogados dissem que o juiz nao esta lendo a defesa.
    O que ele deve fazer?

    • A empresa faliu ele já não trabalhava lá a 5 anos. O juro é abusivo ele tem que pagar um valor 1.000.000 de reais.
      Ele é médico honrado trabalhador, como vai conseguir para este valor?

    • Olá Michelly, como vai?

      Nosso blog tem o intuito de levantar informações e dados sobre determinados procedimentos, mas não prestamos consultoria, pois os casos são diferentes entre si. Sugerimos a verificação junto a um especialista (advogado) para obter melhor orientação.

  4. Boa tarde a escola de cursos formatec protestou meu cpf fui ao cartório p tentar resolver minha situação e o endereço que eles me passaram não existe mas nenhuma escola o telefone que me deram não atendem vcs podem me ajudar me orientar como faço para regularizar minha situação. ?

  5. Ola, boa tarde

    Tem um empresa que tenho uma pendencia financeira porem não consigo nenhum contato com a mesma nem por telefone, email, loja fisica…
    como devo proceder?

  6. BOA NOITE! tenho um protesto no cartório e a empresa que devo fechou.. tenho como pagar essa divida no próprio cartório?
    não estou conseguindo pagar meu nome.
    OBRIGADO!

  7. BOA Tarde! estou negativada no SERASA e a empresa que devo esta também inadimplente perante o SERASA e para regularizar a minha situação a empresa tem que quitar a pendencia serasa e os responsáveis pela empresa desapareceram .. como faço para resolver esta questao??não estou conseguindo pagar para limpar meu nome.
    OBRIGADO!

  8. Oi boa tarde pretendo dar baixa em minha empresa que está registrada no programa simples nacional. Mas tem alguns protestos pendentes. Estes protesto vão para o meu cpf apos a baixa da empresa?

  9. Olá, fui protestado a 3 anos atras, e nao consigo solicitar um pagamento para quitar, ja fui ao forum e la me disseram a ir no juizado especial e la me indicaram a advogado para pagemento em ordem judicial …

    Como faço, se reclamar no procon , eu consigo resolver ou pagar, ?

    qual melhor maneira de solucionar?

  10. Olá! Fui protestada em cartório no ano de 2014, de um financiamento de um veículo, porém ainda no mesmo ano foi quitada, porém continuo em cartório sem dívida e a empresa fechou. Já fui no cartório e solicitei um certidão positiva, porém preciso da carta de anuência e a única pessoa que dizia ser o dono, agora me disse que era apenas funcionário e alega não saber como me ajudar, porém no contrato do veículo consta o nome dele e da esposa como únicos sócios O que fazer? Estou desesperada!

  11. Boa Tarde,
    Tenho um cliente antigo protestado por uma empresa que já não faz parte do grupo que eu trabalho atualmente, e que agora esse cliente deseja realizar o pagamento dos valores, como faço pra realizar a baixa junto ao cartório sendo que não podemos assinar pela empresa que não é mais nossa?

  12. Boa tarde meu nome foi protestado no cartório de São Paulo eu sou de Itatiba e credor não consigo acha e preciso limpa o meu nome o q fazer pra limpa,mais entre em contato com cartório e eles me falaram q não está mais cm eles é pra mim entre contato cm o credor mais está sujo no cartório quando eu puxo o meu cpf

  13. Tive meu nome protestado no cartório de São Caetano do Sul, porém eu moro em salvador e a empresa que me protestou não está mais no mesmo lugar que era. E eu já gastei dinheiro de passagens pra ir lá resolver e não encontrei mais a empresa. Como conseguirei resolver?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *