Apostila de Haia: O que é e quando solicitar

Solicite sua certidão apostilada no Cartório 24 Horas

Solicite sua certidão com Apostila de Haia no Cartório 24 Horas

O que é a Apostila de Haia?

O apostilamento é definido como um certificado que autentica a origem de um documento público, para sua utilização em outro país.

Este documento é emitido em papel moeda contendo assinatura, cargo de agente público, selo ou carimbo da instituição. A apostila de haia torna menos burocrático a validação de documentos.

Antigamente, para validar um documento público no exterior (como a certidão de nascimento, antecedentes criminais, certificados, entre outros) era preciso sujeitá-lo a uma sequência de procedimentos.

Sendo pessoa física ou pessoa jurídica, era necessário fazer uma tradução juramentada do documento, reconhecimento de firma no Cartório de Notas, autenticação no Ministério das Relações Exteriores (MRE) e reconhecimento da autenticação em alguma embaixada ou consulado do país.

Todo o processo poderia levar meses para ser concluído e com a apostila de haia, eliminou-se pelo menos quatro etapas. Importante observar que, dependendo das exigências do país de destino, pode ser necessário fazer a tradução juramentada dos documentos.

Quando devo apostilar um documento?

O apostilamento deve ser solicitado sempre que houver a necessidade de apresentar o documento em outro país que não seja aquele que foi emitido.

Se a sua certidão foi emitida no Brasil mas será apresentada em outro país como Portugal, o apostilamento neste caso garantirá a devida autenticidade da certidão.

É importante saber que o país em que o documento apostilado for apresentado deverá, obrigatoriamente, constar na listagem dos países signatários da Convenção de Haia para ter validade.

Quais países fazem parte da Convenção de Haia?

Ao todo, são 116 países que fazem parte da Convenção de Haia. Confira alguns dos países signatários:

  • África do Sul;
  • Albânia;
  • Alemanha;
  • Andorra;
  • Argentina;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Chile;
  • China;
  • Dinamarca;
  • Espanha;
  • Estados Unidos da América;
  • França;
  • Irlanda;
  • Israel;
  • Itália;
  • Japão;
  • Portugal.

Para conferir a lista completa dos países participantes acesse a lista de países signatários.

Como solicitar minha certidão apostilada pelo Cartório 24 Horas?

Para solicitar sua certidão apostilada pelo Cartório 24 Horas é muito fácil. O apostilamento está disponível para certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito e certidões de imóveis.

Para realizar seu pedido basta acessar nosso site oficial. Em nosso blog já publicamos um tutorial com todas as etapas: Tutorial Cartório 24 Horas –  Como pedir Certidão com Apostilamento de Haia.

A entrega de certidões está disponível para todo o Brasil e mais de 90 países no exterior. O Cartório 24 Horas, inclusive, já entregou mais de 1.000 certidões no exterior.

Caso prefira, nós também elaboramos em formato de vídeo nosso tutorial sobre como pedir uma Certidão com Apostila de Haia.

20 thoughts on “Apostila de Haia: O que é e quando solicitar
  1. Sou advogada e gostaria de obter mais informações sobre os procedimentos e normas da Apostila de Haia, pelo que agradeço antecipadamente pela atenção Dra. Valeria

  2. Meu Nome e Regina Foster e tive minha neta aqui de Agosto a Jan. de 2017.
    Ela fez um semestre em escola publica da minha cidade, ja remeti todos os documentos
    para a cidade em que minha neta mora no Brasil mais esta dizendo que preciso da
    apostilha HAIA. o colegio não sabe o que e e não consigo informação do consulado do
    Brasil em Huston. Eu resido em Allen TX e minha neta no Brasil esta prestes a perder o ano se não conseguir este documento.
    Favor informar o que tenho que fazer para obter este documento .

    • Olá Regina, como vai?

      O apostilamento é um certificado que concede validade a documentos, sem a necessidade, por exemplo, de autenticação do consulado. Aqui no Brasil ele é feito nos cartórios. Infelizmente não possuímos informações sobre como você pode realizar este procedimento no seu país, uma vez que sendo de origem do mesmo deverá ser apostilado em sua região.

  3. Boa tarde,

    Como é possível apostilar um documento que não tem assinatura? Como por exemplo: antecedentes criminais, emito através do site da Polícia Federal.

    Grata,

    Lia

  4. Gostaria de tirar 2a. via da certidão de meu pai nascido da província de Lérida, Espanhã.
    Estou tirando minha dupla cidadania, ANDRÉS CODINA RONSÓ. COMO DEVE PROCEDER.

  5. Boa noite, gostaria de saber se a certidão de casamento substitui a de nascimento de ambos para apostilamento, e no caso se substituir preciso fazer o apostilamento de duas cópias, uma pra mim e outra pra ele?

    • Olá Ana Paula,

      A certidão de casamento substitui sim a de nascimento, entretanto você quer para a postilamento, dependendo da finalidade a que se refere o ato desta segunda via, será necessário a de nascimento. Recomendamos verificar para qual finalidade é essa certidão, e se for o caso, tanto a de nascimento como casamento com apostilamento, você pode efetuar o pedido online em nosso site, também é possível conhecer nossos preços e prazos. Segue o link: https://cartorio24horas.com.br/para-voce

  6. olá! estou tentando fazer o reconhecimento de meu diploma de mestrado feito no paraguai, e preciso fazer o apostilamento do diploma, da ata de defesa e do histórico escolar (todos documentos emitidos pela instituição paraguaia).
    Qual o procedimento?
    obrigada

    • Olá Carolina,

      Possuímos informações dos procedimentos para apostilamento de documentos emitidos no Brasil. Em seu caso recomendamos o contato diretamente com a instituição responsável pela emissão do diploma para obter melhor orientação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *