As diferenças entre Autenticação e Reconhecimento de Firma

As diferenças entre autenticação e reconhecimento de firma

Com o Cartório 24 Horas você solicita certidões de qualquer parte do Brasil.

 

O reconhecimento de firma e a autenticação são dois procedimentos realizados no Cartório de Notas. É comum que sejam equivocadamente interpretados como o mesmo procedimento, porém, existem diferenças entre eles.

Continue lendo este artigo para conhecer as diferenças entre Autenticação e Reconhecimento de Firma.

Reconhecimento de Firma

Neste procedimento o interessado comparece no Cartório de Notas de sua preferência, junto ao documento assinado, e solicita o reconhecimento da assinatura para que o Tabelião possa atestar que esta assinatura é, de fato, de quem assinou.

Para realizar o reconhecimento, o interessado deve ter o cadastro da sua assinatura no respectivo Cartório de Notas que comparecer, sendo este cadastro conhecido como “Cartão de Assinatura” ou “Abertura de Firma”. Caso não possua o cadastro, é possível realizá-lo estando munido de um dos seguintes documentos:

  • Documento de identidade (RG) e CPF, ou;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou;
  • Carteira de exercício profissional (OAB, CREA, CRO, etc.), ou;
  • Passaporte, ou;
  • Carteira de Trabalho (CTPS).

O Tabelião realiza a conferência do documento e submete a assinatura constante nele a uma comparação grafotécnica. Esta comparação ocorre entre a assinatura constante no cartão de assinatura e a realizada no documento.

A prática do reconhecimento de firma é utilizada para conferir segurança jurídica a determinados documentos, comprovando a autenticidade das assinaturas e impossibilitando que posteriormente o interessado negue a própria assinatura. Sua utilização é comum em:

  • Contratos de compra e venda de bens móveis/imóveis;
  • Declaração de residência;
  • Declaração de hipossuficiência;
  • Procuração particular;
  • Histórico escolar;
  • Contrato social, e outros.

Existem dois tipos de reconhecimento de firma, sendo eles: por semelhança ou por verdadeiro.

No reconhecimento de firma por semelhança o Tabelião, ou seus prepostos, após a comparação grafotécnica, declaram que a assinatura constante no documento é semelhante à assinatura existente no cartão de firma arquivado no Cartório.  Para esta modalidade um terceiro pode solicitar o reconhecimento sem a presença do signatário.

No reconhecimento de firma por verdadeiro, o signatário deve obrigatoriamente comparecer no Cartório de Notas e assinar o documento na presença do funcionário do cartório. Além disso, também deve ser assinado um termo em um livro de comparecimento, para confirmar a sua presença no cartório.

Autenticação

No processo de autenticação, a cópia de um documento é autenticada para declarar que está igual ao documento original apresentado. Para isso o interessado deve comparecer no Cartório de Notas com o documento original e solicitar a cópia autenticada.

Uma cópia é providenciada e após a conferência com o original, o escrevente utiliza um selo de autenticidade, além de carimbá-la e assiná-la. É possível levar o documento copiado de outro estabelecimento, desde que acompanhado do original.

É importante, também, ter conhecimento dos fatores que impossibilitam a autenticação:

  • Rasuras no documento original;
  • Adulteração por raspagem, lavando com solventes ou utilização de corretivos;
  • Documentos escritos à lápis;
  • Documentos digitalizados;
  • Papel térmico (utilizado em fax), entre outros.

No Cartório 24 Horas, você pode solicitar a sua certidão de forma online e segura e recebê-la no seu endereço residencial ou comercial. Além disso, para clientes com grande demanda de certidões, temos disponível um serviço com benefícios exclusivos: o Cartório 24 Horas Empresarial.

 

296 thoughts on “As diferenças entre Autenticação e Reconhecimento de Firma
  1. Oi meu nome é Larissa tenho 16 anos e ainda não fiz o papel de emancipação vou fazer segunda-feira e gostaria de saber quanto tempo leva para sair o resultado Porque me falaram que o papel não sai na hora

  2. So uma duvida, alguns irmão me deram sua parte da heração, foi feita uma
    Declaração de adoação de Herança reconhecido firma…… A pergunta é o seguinte: eu posso fazer uma escritura partical de compra e venda se eu quizer?

  3. Boa tarde.Situação:um estudante de Medicina,ainda concluindo Curso uma cidade “X”, tem menos de 15 dias para receber Certificado de Conclusão de Curso.Participou de determinado Concurso uma cidade “Y” e foi convocado por esta,para comparecer em 05 dias úteis.Mas o referido estudante deseja a prorrogação dessa convocação, até que receba o Certificado de Conclusão do Curso e seu CRM. Mas não pode comparecer pessoalmente ao município “Y” ,para protocolar prorrogação,devido a atividades acadêmicas e,então,decide realizar um Requerimento,com envio via Correios, à Prefeitura em questão.Neste caso,o ideal,para ter validade ou segurança jurídica,é realizar Autenticação ou Reconhecimento de Firma do Requerimento? Obrigado.

    • Olá Etevaldo, como vai?

      A autenticação refere-se apenas a uma cópia do documento, autenticada para comprovar que é uma cópia fiel do documento original. O reconhecimento de firma da assinatura apenas concederá autenticidade a sua assinatura, comprovando que a assinatura é de fato de quem assinou. Contudo, nem um dos procedimentos vai lhe garantir amparo jurídico caso possua problemas em tomar posse do cargo.

  4. Boa noite, tenho um un instrumento particular de promessa de compra e venda de um imovel para assinar e reconhecer firma, posso fazer por autenticidade ou semelhança, ou tenho que abrir firma para tal?

  5. Olá fui no cartório porque precisava autenticar uma procuração particular de um veículo passando poderes pra outra pessoa em outro estado.chegando lá eu não tinha firma aberta. Paguei pela abertura de firma .e pedi pra autenticar a procuração.Assim fizeram. Saindo de lá fui direto pra agência de correio e mandei o mesmo via sedex. 38.80;chegou lá depois de 3 dias a pessoa recebeu e fui agir a documentação chegando no de transporte não passou por que foi por semelhança oq o cartório fez.eu não sabia que existia essa por semelhanca. fui no cartório e eles alegá que eu estava errado por não ter falado pra autenticidade só porq falei autenticar eles fizeram por semelhança quem errou nesse caso?eu ou o cartório .caberia reembolso nesse caso porq tive gastos

  6. Ola. Minha mãe pagava um consórcio junto com uma tia minha que faleceu recentimente. O consórcio estava no nome da minha tia, porém em caso de falecimento duas pessoas foram indicadas eu e meu primo. Disseram que preciso reconhecer firma. Que tipo de cartório devo procurar? E no mesmo dia a firma já é reconhecida para eu resolver a questão da papelada?! Obg.

  7. Ola boa noite, eu fiz uma declaração de uniao estável, minha noiva levou no cartório e reconheceram firma so no nome dela, o das testemunhas não, sera que isso vale MSM assim? É para colocar ela no plano de saude da empresa

    • Olá Marcela,

      Se você está se referindo em solicitar uma cópia autenticada de um documento da sua mãe é possível que você solicite sim, desde que apresente o documento original. Porém, se você está se referindo a reconhecer firma da assinatura da sua mãe você conseguirá solicitar apenas o reconhecimento por semelhança.

  8. Bom dia tenho que autentica o documento da casa que está no meu nome e do meu esposo sendo que so ele tem firma aberta
    Eu preciso abri firma no meu nome ou o processo de autenticação e diferente

    • Olá Daniele,

      Se você for reconhecer firma da sua assinatura neste documento, sim, também precisa realizar abertura de firma. Não há como providenciar o reconhecimento de firma sem o cadastro junto ao Cartório de Notas.

  9. Oi sou brasilejra e estou em portugal. Não trouxe meu certificado, Minha cunhada vai buscar na instituição, carimbar na secretaria de educação. Minha divida é: tem mesmo que reconhecer firma?? E autenticar, pode ser em qlqr cartorio de Fortaleza-ce ou tem que reconhecer firma no mesmo cartorio que o diretor da escola??

      • Olá. Tudo bem?
        Tenho uma dúvida.
        Trabalho com vendas. E gostaria de colocar pessoas para vender meus produtos. E pensei em fazer um CONTRATO DE REVENDA CONSIGNADO… ONDE forneço meus produtos e dou uma renda extra.
        Com medo de levar golpe, não receber meus produtos e meu dinheiro. É possível fazer reconhecimento de firma ou autenticação? É util nesse caso?

        • Olá Bruna,

          O reconhecimento de firma é útil sim, pois ele gera autenticidade a assinatura presente no documento. Ou seja, ele comprova que a assinatura constante no contrato é de fato de quem assinou, evitando, por exemplo, que a pessoa alegue desconhecimento do contrato.

  10. Olá!
    Não consigo fazer uma busca no site do cartório para saber se tenho firma aberta.
    O site diz q está indisponível. Já tentei em vários.
    Peço ajuda!
    Obrigado.

  11. Dúvida…fiz aqui um contrato de compra e venda de uma moto…o comprador o vendedor e as duas testemunhas precisam ir ao cartório mesmo todos já tendo firma reconhecida lá? Ou somente um indo já resolve? Tem que levar os documentos deles? Por favor como devo proceder nesse caso?

    • Olá Fabiana,

      Em um documento como este é recomendado o reconhecimento de firma por autenticidade e para tal reconhecimento é necessário que as pessoas responsáveis pelas assinaturas compareçam pessoalmente no Cartório de Notas.

  12. Boa tarde! Tenho firma reconhecida em cartório de notas, porém precisei mudar de cidade. Para autenticar um documento qualquer só posso fazê-lo no referido município que localiza-se o cartório, onde houve reconhecimento de firma?

  13. Olá! Gostaria de saber em quanto tempo fica pronto o reconhecimento de firma para autorizações de viagem de menor para o exterior. E como funciona este processo.
    Agradeço desde já.

  14. Tenho um documento des estagio na qual a minha gestora assinou, so que a data tenho
    que colocar conformeo dia que terminei o estagio que foi 19 de maio, mas preciso levar
    no cartorio para reconhecer firma, a data precisa esta atualizada? ou não? vocês conferem so as assinaturas? no caso posso pedir para minha mae levar os documentos
    pra mim com o meu rg? qual a procedimento? grata e no aguardo

    • Ola Patricia,

      O Cartório de Notas irá averiguar as assinaturas. Se você precisar do reconhecimento de firma por semelhança, sua mãe poderá solicitá-lo para você. Mas, vale lembrar que você já precisa ter firma aberta (cadastro) no cartório que ela comparecer. Caso não possua firma aberta ou necessite do reconhecimento de firma por autenticidade, você mesma terá que ir ao Cartório de Notas.

  15. Boa tarde!!!!!gostaria de saber oque devo fazer em relação a um pedido de desistencia de processo,reconhecimento de firma ou autenticação,ou as duas coisas.Obrigada.

  16. Ola. Moro no exterior e ja tenho a ficha aberta com firma reconhecida em um cartorio. Gostaria de saber se eu mandar uma carta digitalizada, a minha mae poderia ir ao cartorio onde tenho a ficha com as assinaturas reconhecer firma? Obrigada

  17. Olá preciso de uma cópia de um contrato de compra e venda . E possível conseguir no cartório de notas onde tenho firma aberta, pois me lembro apenas de ter assinado o contrato. Uma via fica no cartório de notas?

  18. Olá,

    Fiz a venda de um veículo e gostaria de saber o seguinte: se a pessoa que esta comprando pode ir até o cartório sozinho autenticar a (compra/venda) munido de um documento meu já que tenho firma reconhecida, ou devo estar presente?

  19. boa noite comprei uma casa mandei fazer uma declaração de compra e venda ai tenho que ir no cartório autenticar é necessário as duas pessoas esta presente ou so assinado serve?

    • Olá Elielma,

      Nesta situação vai depender do tipo de reconhecimento de firma a ser realizado no documento. Caso seja por semelhança, não é necessário que todos compareçam. Contudo, sendo por verdadeiro/autenticidade as pessoas que assinaram devem comparecer.

  20. Gostaria de saber se consigo pega uma declaração ou um termo de comparecimento, porque vendi um carro e reconheci firma ,mas porém não fiz comunicado de venda,estava precisando leva no Detran

  21. Olá!
    Já tenho firma reconhecida em cartório, porém agora preciso autenticar uma declaração de autônomo. Gostaria de saber se só eu mesmo que posso ir recochecer a assinatura, ou se outra pessoa munida com meus doc. Também poderia ir no meu lugar?

  22. Tenho um contrato de aluguel qndo fui renovar a cnh a moça falou que precisava autenticar. .. Minha dúvida é o seguinte só a minha autenticação o documento já tem validade? ????

  23. Olá, fui no cartório da cidade onde moro recentemente e emancipei, mais eles falaram que preciso autenticar no cartório onde fui registrada que é em Brasília , gostaria de saber se posso mandar pelo correio para minha tia autenticar?

  24. O proprietário da casa onde moro me deu uma declaração de moradia q eu estava precisando, eu vou reconhecer firma, tem algum problema se reconhecer 15 dias após ter recebido ela? Tipo a data da declaração ser diferente da data do reconhecimento?

  25. Bom dia , Queria Tirar uma dúvida , eu preciso autenticar 2 papéis do mesmo conteúdo Autorizando Uma cesariana , no caso com 2 testemunhas , elas precisam estar presentes para autenticação ou só eu mesma ? Que no caso realizarei a Cirurgia ?

  26. Olá, então para vender um imóvel cujo comprei também como compra e venda, terei que providenciar apenas um documento de compra e venda e ir ao registro de notas com o documento assinado? Sem o meu documento anterior original de compra e venda?
    Obrigada!

  27. Boa tarde. Gostaria de saber em um termo de autorização pra viagem de pessoa de menor, autenticar o documento ou reconhecer firma é o mais correto?

  28. Boa Noite, passei em um concurso e eles pedem comprovante de residencia em meu nome ou em nome dos meus pais, mas a casa esta em nome da minha tia, nunca ligamos pra isso…. entretanto o concurso diz q se n estiver em nome dos meus pais devo fazer uma declaração de residencia com reconhecimento de firma…vcs podem me explicar como reconhece risso…

    • Olá Lucas,

      Após providenciar a declaração de residência basta comparecer com a proprietária do imóvel no Cartório de Notas de sua preferência para solicitar o reconhecimento de firma das assinaturas. É importante que possua firma aberta (cadastro) no cartório que comparecer, mas, caso não possua, o procedimento do cadastro é feito na hora.

  29. Qual reconhecimento eu preciso para dar entrada em recurso no detran, por autenticidade ou semelhança, e preciso tbm reconhecer uma procuração, essa pode ser por semelhança? Tem algum problema de não fazer a de autenticidade?

  30. Olá, ao vender um veiculo é sabido da necessidade de ir a um cartório para preenchimento do dut e reconhecer assinatura. Minha pergunta é: O cartório fica com uma copia deste documento?

  31. Olá, bom dia!
    Aluguei minha casa e fiz um contrato, gostaria de saber se tem necessidade de levar a pessoa que alugou para autenticar o contrato e quantas vias do contrato devo autenticar?

    Obrigada

  32. Olá amigos do blog do cartório 24hs tenho uma dúvida, fiz um pagamento no banco com um boleto em um valor alto só que o banco ficou com o boleto e simplesmente me deu o comprovante AMARELO com todos os dados do pagamento, gostaria de saber se posso autêntica-lo já que os dados nele impresso pode se apagar facilmente, pois preciso do comprovante pois é a única prova que tenho do pagamento feito para TERCEIROS. Obrigado.

  33. Bom dia, a autenticação só é feita em um documento com assinatura de caneta? Ou não checam se a assinatura foi impressa ou feita a mão? Obrigado.

  34. bom dia estou com um papel feito na lan house sobre uniao estavel, preciso levar no cartorio pra autenticar é preciso abriri firma pra isso?
    posso fazer isso sozinha sem meu companheiro?

  35. Ola
    Fiz um PSS da minha cidade, mas no resultado minha inscrição não foi homologada, disseram que a minha assinatura não estava devidamente reconhecida em cartório, mas me lembro que no dia em que fui no cartorio, fis reconhecimento de firma com meu CPF e assinei em tres linhas o meu nome de casada , e meu CPF e RG ainda não foi mudado, e do lado da minha assinatura a mulher do cartório carinbou uma mãozinha do lado da assinatura , e agora não entendo o que foi que deu de errado, se poder por favor me ajudem..

  36. Olá boa tarde,
    Preciso fazer um curso técnico em outra instituição e me pediram as cópias autenticadas de ementas do curso e histórico parcial.No cartório eles pedem documento original pra então fazer a cópia autenticada.
    Mas essas ementas só tem cópia que peguei no próprio site,imprimi da instituição de ensino,não tem uma Original e nesse caso como faço?
    Agradeço desde de ja atenção, obrigada!!!

    • Olá Vanessa,

      Como você mencionou em seu questionamento, o Cartório de Notas só consegue providenciar uma cópia autenticada mediante apresentação do documento original. Recomendamos que solicite as vias originais a instituição de ensino.

  37. Ola preciso reconhecer firma em uma DECLARAÇÃO DE ALUGUEL . Pois a locadora do imóvel não tem cadastros em nem um cartório, como fasso prédios ir com ela e os documentos até um cartório?????
    preciso muito saber
    Obrigada!!!

    • Olá Andressa,

      Ela deve comparecer com você no Cartório de Notas de sua preferência, munida dos documentos de identificação pessoal. O fato de não ter cadastro em nenhum cartório não é problema, o cartório que você comparecer realiza o cadastro no ato da solicitação do reconhecimento de firma.

  38. Meu pai tem uma herança de seu pai junto ao seu irmão 50por cento para cada um mais na escritura esta so no nome de seu irmão e o mesmo fez uma escritura no cartorio alegando q meu pai tem a terra junto com ele ele assinou e sua esposa tbm e reconheceu firma. Meu pai quis vender sua terra e ele não deixou meu pai entrou na justiça ganhou e o irmão dele recorreu em grau de recurso o resultado foi prescrição ou decadência com esse resultado que dizer que ele não tem direito na sua parte da terra não?

  39. Bom Dia,

    Gostaria de saber preciso a abertura de firma para reconhecer assinatura para realizar uma locação de imovel posso estar fazendo isso com a carteira de trabalha, devido o meu rg estar vencido (10 anos de uso).

  40. Boa noite, comprei um imóvel e gostaria de colocar no nome dos meus filhos, porém eles são menor de idade. Eu posso abrir uma firma para eles reconhecer o documento por autenticidade?

  41. Pergunta:
    Estou no exterior mais precisava abrir firma em um cartório, eu poderia fazer uma procuração a uma pessoa “A”, e com a procuração essa pessoa podeira abrir uma firma para mim ? Por quê sei que necessita a minha assinatura mais se ela estiver me representando poderia assim fazê-lo.

    Atenciosamente,

  42. Bom dia!
    uma dúvida: sou de São Paulo, realizei uma compra pela internet para para um terceiro retirar na loja no Espirito Santo, como é necessário documentação original de ambos, se eu reconhecer firma de meus documentos é válido como um substituto ao documento original?

    • Olá Juliana,

      O reconhecimento de firma é realizado apenas em assinaturas. Caso esteja se referindo a cópia autenticada dos seus documentos, será necessário confirmar antecipadamente com a loja em questão se aceitam a cópia autenticada dos documentos.

  43. Solicitei cancelamento do contrato de uso de software da empresa, e o fornecedor exige carta com assinatura reconhecida, mais cópia de RG e CPF e Contrato Social autenticadas. Qualquer empresa tem poder para exigir firma reconhecida e cópia autenticada??

  44. Olá fui no cartório porque precisava autenticar o cpf e eles disseram que eu tinha que ir à receita federal e que não era necessário autenticar porque já estava autenticado

  45. Depois que eu assinar o recibo de compradora no cartório quanto tempo leva pra ficar pronto o documento do carro e a placa pois comprei em outra cidade.

    • Olá Franciele,

      Não possuímos informações sobre os procedimentos adotados pelo Departamento de Trânsito (DETRAN). Para informações sobre documentos de veículos ou emplacamento recomendamos o contato diretamente com o mesmo.

  46. Olá, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo conteúdo do Blog.

    Tenho uma dúvida: uma vez realizada a abertura de firma em um cartório da Federação, é possível realizar o reconhecimento de firma por semelhança em qualquer lugar do Brasil? Ou seja, o banco de informações contendo o cadastro com as assinaturas é compartilhado entre as serventias extrajudiciais? Ou é individualizado, sendo necessário realizar mais de uma abertura de firma?

  47. Olá, ainda tenho muitas dúvidas sobre fazer uma procuração, eu tenho ela em mãos já assinada, porém eu preciso ir ao cartório para reconhecer firma é isso? Quanto custa?

  48. Boa tarde, eu tenho uma dúvida, eu comprei uma casa, mas eu não autêntiquei e nao reconhecir firma do recibo, eu posso autêntica e fzer o reconhecer firma do recibo sozinha sem o dono ou tenho que ir com com do dono?

  49. Olá boa noite, eu perdi o meu diploma original, mas tenho uma cópia autenticada, preciso enviar esse documento para uma faculdade. Para eu não ficar sem nenhum documento desse comigo, o tabelião pode autenticar uma cópia apenas com outro diploma autenticado? Fico no aguardo. Obrigado.

  50. Olá! Tenho que reconhecer firma de uma Declaração de aluguel assinada pelo proprietário em agosto de 2017. É possível fazê-lo ou preciso de uma nova declarção?

  51. Bom dia , um dúvida , a data para autenticação tem q ser precisamente a mesma q foi feito o documento ? Pq fiz a procuração com a data de hj , mas vou enviar para Recife para o outorgante assinar e autenticar.

  52. Olá! Tenho uma dúvida na seguinte questão: trabalho em instituição hospitalar e para facilitar o meu trabalho devido a demanda dos pacientes, comprei através da Internet um aparelho de medir glicose que é igual ao da instituição. Nesse caso é possível autenticar ou reconhecer a firma, para que eu tenha um respaldo caso possa ter algum problema e ser acusada criminalmente injustamente? Muito Obrigada Pela Atenção!

  53. ola!
    Tenho que reconhecer firma de uma autorização de retirada de documento, ou pode ser reconhecida na assinatura da pessoa que vai retirar o documento? Não tenho firma

  54. Bom dia!
    Sou de Belem e mi tranferir a Rio com minha filha
    cujo mesma e registrada no cartório a Belem,
    pedir uma segunda via da certidão de minha filha
    a minha mãe sendo de ferias a Belem,
    mais esquecel de autenticar a firma da escrevente autorizada,
    para tais fins resultado sem valor o documento
    como devo proceder para resolver esse problema?
    posso mandar diretamente ao vostro cartorio para autenticar firma?
    Quanto me custaria?
    Obrigado pela vossa atenção.

    • Olá Taline,

      Você conseguirá solicitar o reconhecimento de firma de terceiros apenas se o reconhecimento de firma for por semelhança. Contudo, caso este contrato demande do reconhecimento de firma por verdadeiro/autenticidade, será necessário que as pessoas que assinaram tal contrato compareçam no Cartório de Notas.

  55. Preciso de um comprovante de estado civil, para dissolução de união estável, preciso abrir firma e posso fazer em um cartório diferente?

  56. Moro com meus tios e pagamos aluguel, a empresa me pediu para minha tia assinar uma declaração dizendo que moro com ela. É necessário que ela vá comigo ao cartório para reconhecer firma?

  57. minha trabalha como autonoma, mas ela não tem tempo de passar num cartório para fazer a autenticação. Minha pergunta é, sendo eu o filho, eu poderia ir levar o documento até o cartório para ele ser autenticado ou somente na presença dela é possível? (considerando que a declaração já esteja assinada por ela e só seria precisa o carimbo do cartório.)

    • Olá Jose,

      Neste documento, o reconhecimento de firma pode ser por semelhança ou precisa ser por verdadeiro/autenticidade? A modalidade do reconhecimento de firma é o que vai determinar a necessidade ou não dela comparecer no Cartório de Notas.

  58. Ola, moro fora do pais e preciso que um amigo faca um reconhecimento de firma por autenticidade. Sei que ele ja fez a por semelhanca sem eu estar presente no cartorio.
    Minha pergunta e;/
    – Ele consegue fazer o reconhecimento por autenticidade sem mim?

  59. boa tarde! quero vender um veiculo para um amigo,porem gostaria de fazer um contrato ou um carne reconhecido pelo cartorio para que nao haja nenhum transtorno para ambas partes!

  60. Para reconhecer firma, acerca de um documento com duas pessoas que assinarão, as duas pessoas precisam ter firma aberta no cartorio de notas, ou somente uma basta para atestar veracidade e conferir valor juridico ao documento?

  61. Bom dia, eu passei no ProUni só que como estudei em escola privada como bolsista integral tenho que levar uma declaração da escola que fui realmente bolsista, o problema é que a escola em questão fechou fui atrás da secretaria que assinou a minha ficha 19 e a mesma fez uma declaração pra mim eu preciso autenticar essa declaração…ela precisa ir comigo? Na minha ficha 19 tem a assinatura dela assim como na declaração, como devo proceder nesse caso? Aguardo resposta!

    • Olá Mariana,

      Você vai providenciar o reconhecimento de firma nestas declarações, correto? Sendo este o procedimento, sugerimos que ela vá com você ao cartório para que seja feito o devido reconhecimento de firma por autenticidade.

  62. Olá!
    Quero saber em relação a declaração de residência . Pois preciso levar o documento de comprovante de residência, mas moro cim minha tia
    Então ela fez a carta a punho e assinou
    Agora para reconhecer firma precisa ser só ela ou eu mesma consigo?
    Ou pode ser reconhecido a semelhança
    E válido o documento dessa forma??

    Me ajuda oor favor
    Obgdoo

  63. Prezado(a),

    Tenho a seguinte situação: Um documento de Locação de Imovel que vou precisar reconhecer firma.
    O contrato já está assinado.
    Se eu comparecer ao Cartório e for identificado que minha assinatura não está mais parecida, (pois já tenho uma assinatura, mas faz muito tempo) simplesmente terei que abrir outra firma para reconhecer a assinatura que já está gravada no documento, ou daria algum outro problema?

    Desde já obrigado.

  64. Ola tenho 17 anos quero me emancipar ms e muito caro pelo cartorio. Entao eu apenas fui em uma lan house pedir para o rapaz fazer um documento de emancipacao para mim e fui ao cartorio e autentiquei junto com a minha mae. No caso entao eu ja sou emancipada ne?

  65. Bom dia.
    Estou providenciando toda a documentação para fazer uma escritura pública de compra e venda de um imóvel. Ocorre que o cartório se recusa a receber um comprovante de residência de dezembro de 2017 alegando que não tem mais validade. Essa recusa do cartório é válida? Comprovante de residência autenticado tem validade?

  66. Bom dia, tenho uma duvida.
    Vou realizar uma compra de um terreno rural, e será feito contrato de gaveta, qual seria o melhor reconhecimento de assinatura, até porque para que não haja problemas futuros.

    • Olá Luciane,

      Recomendamos o reconhecimento de firma por autenticidade/verdadeiro, uma vez que nesse reconhecimento quem assinou precisa comparecer no Cartório de Notas e também assina o livro do cartório. Salientamos que o reconhecimento de firma no documento não será garantia de que no futuro não existam problemas, uma vez que trata-se de um contrato de gaveta (sem registro em cartório).

  67. Boa tarde tudo bem?
    Eu cuidei de uma sobrinha , hoje em dia ela tem 20 anos de idade… Pra comprovar que a mesma foi criada por mim, o que devo fazer?
    Segunda informações tenho que minha irmã precisa fazer uma carta a punho e reconhecer firma… Confere essa informação? Através disso consigo comprovar que criei ela?

  68. Passei na faculdade e um dos documentos que eles pedem é a assinatura com firma reconhecida em cartório, no meu caso preciso de 5 assinaturas, a minha, a do meu pai, minha mãe e meus dois irmãos.
    Mas, meus irmãos são menor de idade, um tem 17 e o outro tem 13, eles precisam dessa assinatura com firma reconhecida em cartório?

  69. Olá meu pai vendeu um caminhão mas não transferiu e o comprador ficou de pagar e sumiu com o caminhão e no contrato só tem o nome do comprador reconhecido firma. Pergunta 1 esse contrato tem valor? Pergunta 2 o que fazer para reaver o bem um BO ou um pedido de busca e apreensão?

  70. Olá, boa tarde

    Desejo tirar uma dúvida. Eu fui autenticar meu histórico escolar, mas nao foi aceito, pois a assinatura do diretor do curso nao esta de caneta parece um carimbo, sendo que a da secretaria esta de caneta normal.
    Mas em outro momento ja fiz autenticação e nao teve nenhum problema nesse mesmo cartório.
    O que devo fazer nesse caso?

  71. Por favor me ajude.
    Pode uma LEI MUNICIPAL proibir o CARTÓRIO de reconhecer firma de uma assinatura em um contrato?
    SERÁ QUE TEM CONSTITUCIONALIDADE NISSO?

    • Olá Noemi,

      O interessado deve comparecer ao cartório, com seu RG e CPF originais (não serve cópia autenticada). Lá o interessado deverá assinar duas vezes em um formulário, preenchendo-o com seus dados. Seus dados serão, então, inseridos no sistema, e ele já terá firma aberta naquele respectivo cartório.

  72. Oi boa noite fui ontem no cartório com as duas testemunhas pra fazer uma declaração de amasia eu fiz só q eu esqueci de pedir pra autenticar é agora me ajude

  73. Fui ontem no cartório com duas testemunhas juntos pra fazer declaração de amasia eu fiz só q eu esqueci d perdir pra autenticar o papel

  74. Eu vendi uma moto. Reconheci firma e tudo .só q esqueci de tirar uma cópia autenticada . Se o rapaz q está com o recibo me mandar uma foto e eu imprimir posso ir até o cartório para fazer a autenticação ?sem o original pq ele é de outra cidade

  75. Boa tarde , tenho uma dúvida !!
    Eu moro com a minha tia , eu conseguir uma vaga , mas eles me deram uma declaração de residência , pois a casa está no nome da minha tia. Mas ela já tem firma conhecido. Ela não tem tempo de ir comigo. Eu posso ir sem ela ?? Com a assinatura dela RG e CPF ??

    • Olá Iago,

      Você consegue solicitar o reconhecimento de firma, sendo necessário ir ao Cartório de Notas em que ela possui firma aberta. Contudo, sem a presença dela, você conseguirá apenas o reconhecimento de firma por semelhança.

  76. Bom dia estou com a mão que escrevo imobilizada porém preciso reconhecer o recibo do carro que comprei … existe outra forma para reconhecer

  77. Oii.
    Passei um mês morando com uma pessoa em outro município e precisei de uma declaração de residência autenticada no cartório para fazer um cartão de transporte, mas voltei a morar com meus pais em outro município e agora preciso de uma declaração de residência autenticada no cartório que moro com eles para uma seleção na faculdade. É possível que eles façam essa declaração de residência que moro com eles , mesmo tendo uma declaração de residência de outro município??

  78. Gostaria de saber se é preciso a minha presença no cartório com o dono da casa onde sou inquilina para autenticacao de uma declaração de residência ?

  79. Boa noite!Gostaria de saber se eu posso autenticar o meu certificado da pós que veio com nome de solteira sendo que meus documentos estão com nome de casada?

  80. Oi boa noite.
    Eu e meu namorado compramos um terreno ele não tinha escritura, e o dono fez um Contrato na lan house pra agente assinar ,agora eu quero registrar no cartorio e por pro meu nome como devo fazer isso.

  81. Oi, tudo bem?
    Então, estou um pouco desesperada com essa situação, seguinte: ontem a faculdade (privada -.-) disse ontem pra mim que eu devia autenticar meu certificado/histórico escolar de 2017.
    Estou com o documento original em casa e quero saber se posso autenticar esse, ou devo pegar outro do Colégio na data de 2018.

  82. Olá, minha mãe assinou um documento com o nome completo e eu preciso reconhecer firma, porém no banco de notas a assinatura dela está em rubrica, devo ter outro papel ou esse mesmo funciona ?

  83. olá, fui convocado em um concurso publico, e tenho que apresentar algumas declarações com firma reconhecida, minha duvida é quanto ao reconhecimento, se pode ser por semelhança ou tem que ser por verdadeiro.

  84. Preciso ligar a energia de um apartamento que vou alugar no meu nome, estou com o contrato de aluguel em mãos, assinado por mim e pela locatária. Para ligar a energia, solicitaram a autenticação, mas é necessário reconhecer firma antes?

    • Olá Fabrine,

      Neste caso nossa recomendação é a confirmação junto a companhia elétrica, pois infelizmente o termo “autenticação” é utilizado muitas vezes como se fosse sinônimo do reconhecimento de firma pelas empresas.

  85. Tenho meu histórico escola e certificado de conclusão do ensino médio plastificado, e preciso que seja reconhecido firma dos mesmos para obter carimbo do MEC, para que seja validados para estudar em outro país, é possível fazer tendo os devidos documentos plastificados

  86. Preciso autenticar uma declaração de abandono de lar, fui no cartório e foi constatado que eu não tinha reconhecimento de firma desta forma gostaria de saber se outra pessoa de minha Confiança que tem reconhecimento de firma pode autenticar esse documento por mim? Isso implicaria na validação deste documento?

    • Olá Marcela,

      Neste documento consta a sua assinatura, correto? Desta forma, a sua assinatura deve ser reconhecida. Quando não se possui firma aberta em um determinado basta solicitar a abertura da mesma, mediante apresentação dos documentos originais de identificação.

  87. Olá, irei alugar um salão comercial.
    O que preciso fazer para me resguardar? Eu vou fazer um contrato TD certinho, mas é depois, preciso levar ao cartório para autenticar ou reconhecer assinatura? Ou não é necessário nenhum dos dois? Obrigada

    • Olá Daniele,

      Como explicamos no artigo, a autenticação trata-se de uma cópia de um documento onde a autenticação comprova que a cópia é igual ao documento original. Não acreditamos ser o seu caso, pois normalmente contratos são feitos em duas vias (para que cada parte tenha a sua). Com relação ao reconhecimento de firma nas assinaturas, este procedimento é recomendado sim, para maior segurança jurídica do contrato.

  88. Olá, bom dia!
    Quero fazer a compra de um imóvel, mas só que esse imóvel ainda esta vendo pago no banco pelo o proprietário, quero comprar e assumir as parcelas, só que só poderá passar por meu nome na quitação do banco, se eu comparar e assumir as parcelas como reconhecer o recibo do valor do pagamento feito?
    Quero comprar e também ter alguma forma de reconhecimento que estou pagando pelo imóvel mesmo antes da quitação do imóvel já que só poderá sei passado para mi no fim da quitação no banco.
    Como faço para reconhecer este recibo?

    • Olá Roberta,

      A prática mencionada não é recomendada, uma vez que o financiamento e propriedade estão em nome do vendedor, o que gera riscos para você. De todo modo, nossa sugestão é a elaboração de um recibo com as devidas assinaturas e posteriormente o reconhecimento destas assinaturas no Cartório de Notas em que possuírem firma aberta.

  89. Pressione fazer uma procuração com reconhecimento de firmaais o titular não mora aqui mora em outro estado ele presisa está junto no cartório?

  90. Boa noite, é possível reconhecer firma de uma cópia do documento? É o seguinte, preciso reconhecer firma de um diploma, mas não queria fazer isso no original.

    Att.,

    Simone Belas

  91. Eu posso reconhecer um documento por autenticidade, que já foi assinado pelo dono é já tem uma cópia dá identidade autenticada sem precisar dá presença dele?

  92. Eu não tenho o meu registo original tô só com a cópia e também tô sem os documentos só tenho a carteira de trabalho tem como eu autêntica a cópia e ela vale igual a original para mim tira meus documentos estou em outro estado

    • Olá Maria,

      Você pode solicitar uma cópia autenticada da sua carteira de trabalho sim, lembrando apenas que a carteira de trabalho original precisa ser levada ao Cartório de Notas no ato da solicitação da cópia autenticada.

  93. boa noite,
    fui até uma agencia da ligth para colocar meu nome na conta de luz, do endereço do imovel que comprei, ao entregar a declaração de posse, fui questionada que haveria de ser uma declaração por instrumento público. Não entendi, pois a declaração está em nome da associação de moradores pois não temos RGI. um documento reconhecido no cartório não seria por um instrumento público?

    • Olá Maria,

      O que caracteriza um instrumento público é o mesmo estar registrado no acervo do cartório. O fato dele ter firma reconhecida não o torna um instrumento público, permanece sendo um documento particular apenas com reconhecimento de firma.

  94. Boa tarde
    Estou sem minha identidade e preciso de um contrato de locação de imóvel pra diversas coisas. Gostaria de saber se com a carteira de trabalho posso autenticar o contrato(a carteira de trabalho é de outro estado e possui assinatura antiga) ?

  95. Bom dia
    Eu vou viajar em alguns meses e o meu pai tem que assinar uns documentos que precisam ser reconhecidos no cartório, porém, ele não mora no Brasil e vou precisam desses documentos antes dele chegar. É possível o reconhecimento da assinatura escaneada no documento e somente com a minha presença? Como eu faço nessa situação?

  96. Boa noite ! Preciso de uma declaração de resistência, porém por motivo de saúde o proprietário não vai poder comparecer , eu mesmo posso fazer a autenticação? Ou preciso de um documento comprovando a impossibilidade dele de comparecer no cartório?
    Obrigada

  97. Boa tarde.
    Tenho uma dúvida?
    Eu tenho reconhecida uma assinatura no cartório, meu nome por extensso, mas agora tenho assinatura. Como eu faco posso reconhecer outra assinatura no cartório.

  98. Olá, uma dúvida:
    Para declaração de viagem com menor, é necessário o reconhecimento de firma por semelhança ou por autenticidade?
    Ambos genitores tem q estar presente ?

  99. Ola,
    Preciso passar um recibo de compra e venda de um imóvel, que deve levar a minha assinatura e a assinatura da minha esposa, no entanto estamos em cidades diferentes. Gostaria de saber se posso assinar o documento, digitaliza-lo e envia-lo por e-mail para que a minha esposa assine e leve ao cartório onde temos firma, para reconhecer ambas as assinaturas?

  100. Para que um contrato de show tenha validade é preciso só que as firmas das assinaturas do contratante e do contratado sejam reconhecidas, ou as das testemunha também tem que serem reconhecidas em cartório?

  101. Por qual motivo alguns cartórios não querem autenticar Certificado de colégio que esteja plastificado, enquanto outros não vêem problema nisso?
    Desde já agradeço.

  102. Olá,
    Vou em um jogo de futebol e comprei o ingresso via internet, utilizando o cartão de um familiar, diz as normas que devo levar uma autorização autenticada no cartório, como faço isso?

  103. Olá. Tenho uma dúvida. Fiz um contrato de compra e venda de imóvel, acima de 100 mil, além das assinaturas do vendedor e comprador, as testemunhas também tem que reconhecer firma no cartório?

  104. Se eu fizer uma declaração de residência e autenticar, ela terá validade? Ou só terá validade se eu autenticar e reconhecer firma?

    • Olá Fernanda,

      Como explicamos no artigo, a autenticação é apenas uma cópia de um determinado documento com valor de original. Em uma declaração de residência o procedimento realizado é o reconhecimento de firma.

  105. Tem como reconhecer firma ao autenticar documento apenas com os dados ,nome ,cpf , identidade .
    Sem a presença do titular dos documentos ?

    • Olá João,

      Isso vai depender se a pessoa tem firma aberta (cadastro) no Cartório de Notas que você comparecer. Caso ela possua, você pode solicitar esse reconhecimento mas apenas o reconhecimento de firma por semelhança. Caso seja necessário um reconhecimento de firma por verdadeiro, apenas quem assinou conseguirá realizar o procedimento.

  106. Olá. Eu passei na facul e pra comprovar a renda da minha mãe eu preciso fazer uma declaração e autenticar em cartório. Eu msm posso levar no cartorio ou so ela pode fazer esse procedimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *