Autorização de viagem internacional para menor

Em 2011, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alterou alguns procedimentos na autorização de viagem internacional para menores de idade (criança e adolescente), por intermédio da Resolução nº 131.

A autorização de viagem internacional para menor não foi extinguida, continua sendo obrigatória nos casos em que o menor viaja:

  • Acompanhado de apenas um dos pais ou responsáveis legais (tutor ou guardião munido da certidão ou termo de compromisso), deverá levar autorização por escrito do outro;
  • Acompanhado de outro(s) adulto(s), deverá levar autorização escrita de ambos pais ou responsáveis legais;
  • Totalmente desacompanhado, deverá levar autorização escrita de ambos os pais ou responsáveis legais.

Baixe aqui o formulário da autorização de viagem internacional para menor.

O que você precisa saber sobre a autorização de viagem internacional para menor.

O que você precisa saber sobre a autorização de viagem internacional para menor.

Os pais ou responsáveis legais, devem preencher corretamente todos os dados indicados no formulário padrão (que pode ser baixado no link acima), a autorização é individual, ou seja, é válida para apenas um menor e nela, deve ser indicado o prazo de validade.

Caso não seja indicado o prazo de validade na autorização de viagem internacional, a mesma será válida por 2 (dois) anos.

Neste documento deverá ser reconhecido firma (isto é, a assinatura) dos pais ou responsáveis legais, no Cartório de Notas, por autenticidade/verdadeiro ou por semelhança.

Atenção! Deverá ser preenchida e reconhecida firma em duas vias, pois uma delas será retida no Polícia Federal, no momento do embarque.

No final do ano de 2014, a Polícia Federal tomou uma medida inédita em relação a emissão de passaportes para menores de idade, diretamente ligada a autorização de viagem internacional para menor.

O procedimento garante menos burocracia para viagens de menores desacompanhados.

Desde novembro de 2014, os passaportes emitidos podem conter incluso, na página de identificação, uma autorização prévia dos pais ou responsáveis legais que, substitui a autorização impressa e reconhecida firma no Cartório de Notas, o que continua sendo obrigatório quando não há a autorização inclusa no passaporte.

 

426 thoughts on “Autorização de viagem internacional para menor
      • Olá, no caso de pais separados que vivem em cidades distintas como pode ser feito o reconhecimento dado a impossibilidade da presença dos dois no mesmo local

          • Oi eu tenho uma procuração onde o pai me consede os direitos entre ele viajar tirar passaporte da criança .mesmo assim preciso de preencher essa autorização mesmo com essa procuração em mãos ?obrigada

          • Olá Laudeci,

            Quando for realizar o passaporte, existe a possibilidade de conter no próprio passaporte a autorização para que o menor viaje totalmente desacompanhado dos pais ou acompanhado de um dos pais.

          • Bom dia!
            Eu irei viajar com a minha neta, já foi feita a autorização e autenticidade no cartório,tem mais algum procedimento a fazer? Obrigada

        • Cada um dos pais assinam a autorização padrão, e reconhecem a assintura em suas respectivas cidades. Exemplo: A sua esposa assina o documento padrão e reconhce assinatura na cidade onde mora. Depois ela envia o documento (geralmente via Sedex) para a residencia do pai, o qual deve assinar o mesmo documento e também reconhece assinatura em cartório. O Veja que há, nesse caso, espaço para a assinatura de ambos. Ou podem fazer declaração padrão separadas, cada um em sua cidade. Os formulários estão disponíveis no site do Conselho Nacional de Justiça -CNJ.

          • Oi eu gostaria de saber se eu posso viajar para Portugal com meu filho mas o pai dele não mora com a gente foi embora com outra mulher e não liga nem para falar com ele eu posso viajar sem autorização dele porque ele não liga nem para saber do filho

      • Olá, boa noite!
        No meu caso eu e o pai somos separado e vou precisar que minha mãe faça o processo de emissão de passaporte para minha filha. Gostaria de saber como fazermos a prucuracao para minha mãe emitir o passaporte já com a altorisacao de viagem.
        Obrigada

      • No caso do pai desaparecido, sem nenhum vínculo com o menor. Como é feito essa autorização? O menor deixa de ter o direito de passear por que o genitor que nunca o sustentou sumiu?

      • Olá,meu caso como faço pra obter autorização pra saída do menor do Brasil e outra pra retirada do passaporte …outra nos formulários pedem passaporte mãe e pai ,mais só eu mãe que possuo o passaporte e os pais não como faço agora

        • Meus pais moram em outro país , eu sou menor de idade , eles então mandaram uma procuração dando poderes para a minha tia atual responsável para que assine autorizando que eu faça o passaporte e viaje sozinha.Na hora da entrevista com a polícia Federal dá algum problema ?

        • Olá, bom dia!
          Por gentileza como faço para obter a autorização para viajar com o meu filho ao seu país de origem, ele tem dupla nacionalidade, vamos visitar o pai dele. Tenho que ter a autorizacao do pai dele, mesmo que o filho viaje ao seu país de origem ou só é necessaria a autorização do juiz para realizar a viagem.

      • Hola estou muito preucupada mandei uma altorizacao para meu filho e no lugar do endereco escrevi meu nome e no lugar do documento escrevi orgao expedidor sera que tem perigo do meu filho ser barado ele vai vir para europa .e so tem 17 anos

    • bom dia o meu filho tem uma autorização no passaporte que eu fiz um passaporte é preciso outra documentação para ele viajar sozinho obrigada

      • Olá Angela,

        A autorização de viagem internacional para menor não foi extinguida, continua sendo obrigatória nos casos em que o menor viaja. Em casos de totalmente desacompanhado, deverá levar autorização escrita de ambos os pais ou responsáveis legais.

    • Olá.
      Resido no exterior.
      Minha filha ja tem no passaporte dela, a autorizacao que permite viajar desacompanhada ou com qualquer um dos genitores.
      A pergunta que não quer calar é: ao pedir renovaçao do passaporte de minha filha, será preciso novamente outra concessao para tirar o passaporte dela, por parte do pai?
      Ela, assim como Eu, tem visto de residencia aqui no Reino Unido.
      Outro item: o pai dela nunca foi casado comigo, nunca vivemos juntos, nao sustenta-a em nada, nunca teve vida participativa em qualquer área da vida de minha filha; enquanto que o padrasto (meu marido), responde por todos os quesitos mencionados acima acerca do que o pai biológico nao faz.

      Neste caso, voce pode me dar um esclarecimento de como proceder quanto à renovaçao do passaporte de minha filha de 14 anos?

      Aguardo uma resposta.

  1. Olá. No caso de viajar só com a mãe ,posso tirar a autorização para emissão do passaporte e a autorização de viagem junto também ? Posso pedir o preenchimento e assinatura da pai( que tá no exterior ) e lavrar no cartório aqui sem a presença do pai? Obrigada

      • Olá.
        Resido no exterior.
        Minha filha ja tem no passaporte dela, a autorizacao que permite viajar desacompanhada ou com qualquer um dos genitores.
        A pergunta que não quer calar é: ao pedir renovaçao do passaporte de minha filha, será preciso novamente outra concessao para tirar o passaporte dela, por parte do pai?
        Ela, assim como Eu, tem visto de residencia aqui no Reino Unido.
        Outro item: o pai dela nunca foi casado comigo, nunca vivemos juntos, nao sustenta-a em nada, nunca teve vida participativa em qualquer área da vida de minha filha; enquanto que o padrasto (meu marido), responde por todos os quesitos mencionados acima acerca do que o pai biológico nao faz.

        Neste caso, voce pode me dar um esclarecimento de como proceder quanto à renovaçao do passaporte de minha filha de 14 anos?

        Aguardo uma resposta.

    • OLA.. vim a passeio no Brasil com meu filho de 9 anos e não tenho autorização do pai. Nos moramos em Londres. Vim só por 15 dias e retornarei para Londres. Me informaram no aeroporto antes de embarcar para o Brasil que não conseguirei voltar para Londres sem uma autorização do pai que no momento está em Londres. O que preciso fazer? Preciso mesmo desta autorização? Qual o processo mais rápido? Pois Só tenho 2 semanas no Brasil.

  2. Adorei o post!
    Tenho uma dúvida o pai nao participa da vida das meninas e nem ajuda,porém nao quer me dar a autorizacao para viajar,como devo proceder?
    Desde já agradeço

  3. Olá!
    Adorei o post, muito esclarecedor, mas tenho algumas dúvidas
    O formulário padrão deve ser preenchido pelos dois pais, mesmo que a menor vá viajar com a mãe?
    A viajem será para um país aqui, pertencente ao MERCOSUL, então não tem passaporte, algum problema em deixar esse campo do passaporte em branco? Visto ainda que ela viajará por terra. Desde já, agradeço

  4. Parabéns pelo ótimo site,
    Estou querendo viajar no fim do ano com meu filho para Disney. O pai não participa na criação do meu filho e para viajar é só ele preencher esse formulário de autorização e reconhecer firma nas 2 vias ??
    Preciso de mais algum documento para apresentar na policia federal quando for sair do Brasil ?
    Irei tirar o passaporte ja autorizando a viajem com apenas um dos pais, mesmo assim tenho que ter esse documento ?

    Obrigada

  5. Boa tarde!!

    No meu caso, meu filho possui a autorização no passaporte, mesmo assim gostaria de levar a autorização em 2 vias (tenho medo de qualquer inconveniente). Minha dúvida é: no momento de preencher o formulário coloco apenas os dados do pai (que vai autorizar) ou preciso dos meus dados também? Ressalto que meu filho vai viajar comigo.

    Agradeço desde já a atenção.

  6. Olá, boa tarde!
    Otimo post, parabéns!!!
    Ainda tenho umas dúvidas, vou viajar com minha filha, fiz a autorização do pai e preenchi a data do documento dia 17/02/2017 e ele assinou no cartório e reconheceu a firma no dia 22/02/2017, tem algum problema essa diferença de dias, ou teria que ser datado no mm dia do reconhecimento de firma?
    Esse documento precisa ter foto?

  7. Para uma menor viajar desacompanhada para o exterior, a mãe fez uma autorizaçao no Brasil e o pai mandou a autorização dele do exterior pelo correio (feita pelo consulado no exterior) mas não chegou a tempo da viagem, ela pode viajar somente com a cópia da autorização do pai e a original da mãe? A policia federal aceitaria apenas a copia enviada por fax pelo pai que reside no exterior? Obrigada

  8. Eu tenho a autorização para viagens internacionais , o pai no momento dá confecção das autorização está no exterior, mas diz que já está vindo, e eu estarei indo, somos separados e temos um filho, ele disse que vai anular a autorização de viagem , isso é possível? E qual o procedimento que ele vai tomar? Como evitar isso?

  9. Minha esposa vai viajar com meus filhos para os EUA, fiz uma autorização tanto com meus dados Quanto os da minha esposa. Devo reconhecer firma de ambos(minha e da minha esposa)? Ressalto que quem viajará Sera minha esposa com meus dois filhos. Obrigado!

  10. Bom dia,

    Estou com uma dúvida, minha filha de 09 anos vai para Disney com a avó.
    Já tiramos o passaporte dela com a autorização para ela viajar desacompanhada.
    Mesmo assim é necessário levar uma autorização especifica no dia da viajem ou só essa do passaporte serve.

    Obrigada

    • Clara, por favor,me tire uma dúvida.Vou viajar pra orlando com minha neta,mas a mãe dela foi pra la antes de nós e esqueceu de deixar a autorização…eu tenho a certidão de nascimento original das duas e minha certidão de casamento,mostrando que sou avó e que nossos sobrenomes são os mesmos..mesmo assim,preciso de autorização?Outra coisa:Onde fica a utorização no passaporte dela?Dizem que vem,mas não encontrei a página e também se exigem a autorização só pra sair do Brasil,ou se na chegada lá,vão querer ver também?

  11. Entao eu consigo viajar, apenas com 1 via orignal que seria retida no embarque, e fica com uma copia autenticada?Pois nao tenho duas vias apenas uma .

  12. Ótimas dicas!
    Uma dúvida, essa autorização deve ser toda escrita a mão ou pode ser impresso o formulário e somente preenchido e assinado?
    Obrigada!

  13. Boa tarde, ótimos esclarecimentos. Estarei viajando com meu filho de 10 anos para p Chile, preenchi o formulário da Polícia Federal e entreguei pra mãe preencher os dados dela e reconhecer a firma. Minha parte e a de meu filho, eu preenchi com letra de forma, a parte da mãe, ela preencheu com letra corrida, porém legível, tem algum problema?

  14. sobre os formulários de autorização de viagem internacional já necessário registrar em cartório as vias desses formulários ? e como eu preencho eles ,?

    • Olá Giovana, tudo bem?

      Não é necessário o registro em cartório, apenas o reconhecimento de firma das assinaturas. O preenchimento da autorização deve ser realizado de acordo com as informações solicitadas no modelo escolhido.

  15. Meu filho tem 6 anos moramos na Argentina e o pai no Brasil , ele pode viajar sozinho só com essa autorização para ir visitar o pai.
    Obrigada

  16. Amei o post !!!! Parabéns bem esclarecedor.
    Eu gostaria quero saber se essa autorização no passaporte pode conter viajar com terceiros ? Quero levar meu neto de 2 anos para o Brasil. Obrigada !

  17. Olá. Gostaria de um esclarecimento: o pai da minha filha mora em outra Cidade, ele pode reconhecer firma no cartório de lá e eu, na minha Cidade? Ela viajará com a avó. Obrigada

      • Estou com uma situação bem complexa , vou para os eua com meu marido e enteado , a mãe dele está morando em Lisboa e deixou o passaporte autorizado , vamos fazer o Cruzeiro da Disney consigo embarcar no Cruzeiro apenas com a autorização no passaporte dele ? E se ela pode mandar a autorização em inglês e só reconhecer firma por semelhança pois ela não está conseguindo ir ao consulado em Lisboa reconhecer por autenticidade

  18. Olá! Vou viajar com meu filho menor de 13 anos para fora do Brasil, sem o pai, nosso voo fará duas conexões, uma na ida e outra na volta, ou seja vamos embarcar quatro vezes. Precisarei de quatro vias?
    Essa autorização preenchida com os dados do pai, precisa de algum carimbo ou assinatura de algum órgão judicial ou deverá ser apenas reconhecida em cartório?
    Obrigada!

    • Olá Márcia, como vai?

      A princípio duas vias são suficientes. Porém, para evitar transtornos, é possível estar munida de mais duas vias da autorização (lembrando que a autorização fica retida pela Polícia Federal).O reconhecimento de firma da assinatura no Cartório de Notas é suficiente.

  19. Eu segui o modelo porém escrevi todo a mão e não consegui imprimir o formulário. Será aceito? Já possui a autenticidade que minha esposa pegou no cartório, porém o documento foi todo feito a mão (não imprimi o formulário). Muito obrigado.

  20. boa tarde!!

    O documento precisa ter as duas vias com firma reconhecida, ou pode ser uma reconhecida e outra copia autenticada?
    E é necessario levar um copia do documento da criança anexada a autorização?

  21. Minha filha de treze anos irá viajar sozinha para a Espanha e tirou o passaporte com a autorização de viagem desacompanhada ao exterior.
    Existe atualmente muitas informações sobre a necessidade de autorização dos pais para viagem desacompanhado, inclusive no site do CNJ em sua cartilha e da própria PF que não é muito clara ao abordar o tema.
    Existe a necessidade dessa autorização ainda que a mesma já venha no passaporte do menor?

  22. Qual o procedimento para viajar com meus filhos 15 anos e outra de 9 anos sendo que sou separada do pai mas o pai está dificultando a viagem não querendo dar autorização para viajar.como fazer nesse caso .Ele já até me agrediu .meu noivo mora em Portugal já tem dupla cidadania ja reside lá 12 anos

  23. Olá, tenho uma dúvida eu morei 3 anos com minha mãe na españa tenho os documentos españoles, vim para o Brasil sem nesse cidade de autorização, e quero voltar e nessesario a autorização para voltar mesmo que eu tenho minha residência de lá, e se for como faço para ter a autorização da minha mãe se ela está lá e eu aqui no Brasil?

  24. Oi, Boa tarde!
    Gostaria de saber se posso apresentar a autorização de viagem na Policia Federal antes do dia da viagem, ou se eles só aceitam no dia do embarque. E tbm gostaria de saber se a mesma autorização poderá ser apresentada em outros países, pois na mesma viagem irei para 4 países diferentes.
    Obrigada.

    • Olá Marcia, como vai?

      A Polícia Federal retém a autorização no dia da viagem. Não temos como confirmar o funcionamento de autorizações entre um país estrangeiro a outro país estrangeiro, mas recomendamos que leve mais vias da sua autorização para evitar transtornos.

  25. Ola! Estou com uma duvida. Vou viajar para a Disney com minhas filhas de 8 anos e gostaria de saber se o reconhecimento d firma da assinatura do pai pode ser por semelhança para esta viagem ? Obrigada!

  26. Olá, retirei a autorização para viajar com ambos ou desacompanhado, tenho a seguinte duvida, preciso reconhecer firma no cartório? Espero poderes me ajudar!

  27. Vou viajar com minhas netas em Julho para Foz do Iguaçu, preciso so apresentar a autorizacao para entrar no Paraguai e na Argentina, ou eles retem uma via? A autorizacao pode constar so nomes dos pais ou tem que ser uma da Mae e outra do pai?

  28. Olá,
    Minha sobrinha está pra viajar pra o exterior pela segunda vez no dia 26 e a autorização de viagem dela vence dia 26 do mesmo mês. Gostaria de saber se terá q ter uma outra autorização? Ou ela viaja normal mesmo q está tão perto do vencimento, uma vez q é válido por 2 anos. Obrigada.

    • Olá Leah, como vai?

      Neste caso o problema pode ser no retorno ao Brasil, pois para ir ao exterior a autorização estará dentro da validade mas para voltar não. Por isso, o que recomendamos é atualizar esta autorização para evitar problemas durante a viagem.

    • Estou em situação complica. Meu esposo enviou pelos correios a autorização para eu viajar com nossa filha para Portugal onde ele está no momento. Porém esse documentação chegar depois de vinte dias úteis. E estou com passagem comprada para daqui a duas semanas. Fui na polícia federal perguntar se ele poderia enviar novamente o documento por email. Eles disseram que no meu caso, eles podem sim aceitar por email só que o consulado em Porto terá w autorizar isso. Mandei um email para o consulado de Porto explicando tudo e pedindo essa autorização. Será que eles podem dar essa autorização já que a polícia federal aqui da minha cidade aceitou? Estou muito preocupada em perder essas passagens :(

  29. Olá como faço para autorizar que meu filho viaje com a minha esposa para a Argentina uma vez que eu já estou na Argentina ?? Como assino e reconheço firma ??
    Como faço??

  30. Bom dia. Meu filho de 16 anos vai viajar com a professora de Inglês para um intercâmbio em Malta. Fiz a autorização e reconheci firma no cartório, mas não coloquei o nome da professora como acompanhante. Precisa colocar ou pode deixar em branco? Obrigada. Abraços

  31. Minha esposa irá viajar com meus 2 filhos. Preencho a autorização, em duas vias para cada um deles, reconheço firma das quatro e,, no dia da viagem, uma via de cada será retida. Perfeito. Quero saber se tenho q providenciar mais vias para o embarque de retorno. A viagem será para o Peru (Lima) e terá duração de 7 dias. Obrigado e parabéns pela iniciativa.

    • Olá Marcelo, tudo bem?

      Está correto, você providencia duas vias para que uma fique retida no embarque e outra fique disponível para o retorno. Caso prefira, pode elaborar mais uma via reserva para evitar quaisquer transtornos.

  32. Neste caso, só preencho a declaração com os meus dados, ficando os campos destinados ao outro genitor (da mãe, no caso), em branco?

  33. Olá , meus filhos vão viajar com as avós para a Europa (vou encontrar com eles em Portugal). Queria saber se na autorização posso colocar o nome de mais de uma avó ou seja, autorizar a viajar com uma OU outra para qq eventualidade. Ou terei que fazer uma autorização para cada avó ? Grato

    • Olá Leonardo, tudo bem?

      O modelo de autorização de viagem internacional, disponibilizado pela própria Polícia Federal, contém o campo que corresponde ao preenchimento de apenas uma pessoa como companhia. Desta forma, você pode providenciar uma autorização para cada avó ou certificar-se de qual deseja colocar como acompanhante.

  34. Olá!

    Queremos viajar com o meu filho para o exterior, porém o pai biológico dele apenas o registrou, nunca pagou pensão e nunca mais tivemos contato algum.
    Não tenho ideia de onde ele possa estar hoje e nem quero ter nenhum contato, pois hoje sou casada e meu esposo se tornou o “pai” do meu filho.
    Como eu consigo viajar sem a necessidade de solicitar a autorização do pai biológico?

    Obrigada!

  35. Olá, vocês poderiam me informar porfavor, se tem algum poblema se uma escrita passa da linha de escrita na autorização? Pois na minha passou um pouco e quero saber se tem poblema pois se tiver poblema eu irei fazer outras,grato.

  36. Olá, quero tirar o passaporte do meu filho menor,porém o pai dele é interditado pelos avós (país dele).
    Quem assina a autorização para vir impresso no passaporte que ele pode viajar para fora do Brasil comigo? O pai que é o genitor , ou os avós?
    Precisa reconhecer firma desta assinatura?

  37. Minha filha é menor e irá viajar com a diretora da sua escola. Sou divorciada e nao sei como devo colocar meu nome no formulário : deverá ser meu nome de casada(como consta na carteira de identidade e passaporte dela) ou meu nome de solteira (que uso atualmente). Caso eu coloque o de casada, acredito que terei problema pra reconhecer a assinatura no cartorio.
    Obrigada

    • Olá Elizabeth, como vai?

      Você deve colocar o seu nome de acordo como é atualmente. Para evitar problemas, sua filha também pode ir munida da sua certidão de casamento que consta a averbação do divórcio e nome que passou a utilizar.

  38. moro na europa, minha filha esta vindo me visitar, enviei a autorizacao pelo correio, mais até hoje nao chegou lá. se nao chegar ate o dia da viagem, ela pode viajar com uma copia colorida? a autorizacao do pai ela já tem, mais a da mae nao chegou ainda.

  39. Boa Tarde!
    Viajarei para Argentina de avião, ao chegar embarcarei de barco para o Uruguai. Após passar três dias no Uruguai, retornarei para Argentina de barco novamente e depois de quatro dias pegarei voo para o Chile. Depois de quatro dias, pegarei novo voo Chile-ARG e um dia depois, outro voo ARG – BRASIL.
    Quantas autorizações precisarei? Duas para cada trecho?

    • Olá Anna,

      Nosso blog tem o intuito de levantar informações e dados sobre determinados procedimentos, mas não prestamos consultoria, pois os casos são diferentes entre si. Sugerimos que entre em contato com os órgãos competentes da região que irá apresentar a autorização para obter maiores informações.

  40. ola, tenho 16 anos e pretendo viajar para europa desacompanhado de ambos os pais, meu passaporte contem a autorização para viajem desacompanhado, é preciso de alguma autorização impressa mesmo assim?

  41. Olá!

    Vou para a Holanda com a minha filha de 11 anos, sem o pai. Ela tem a autorização para viajar sozinha ou com um dos pais já registrada no passaporte. É necessário levar a autorização com firma reconhecida no cartório ou basta o passaporte? Preciso levar a certidão de nascimento (a filiação já consta no novo passaporte dela). Obrigada!

  42. Olá Leandro, viajarei com meu primo de 16 anos para Miami e depois um cruzeiro. Somente a autorização do passaporte para viajar desacompanhado é suficiente??? Preciso de algo mais?? No navio preciso de alguma autorizacao??? No hotel em Miami preciso de autorizacao também??
    Obrigada pela atenção.

  43. ESTOU NA ARGENTINA COM MEU MARIDO Argentino, e minha filha que é Brasileira,para entrar na ARGENTINA VIEMOS JUNTOS. NECESSITO IR AO BRASIL SOZINHA COM MINHA FILHA.POSSOFAZER A AUTORIZACAO NO MODELO BRASILEIRO E AUTENTICAR O MESMO EM UM CARTORIO AQUI NA ARGENTINA?

  44. óla , muito bom o conteúdo , vc pode me tirar uma dúvida , tenho dois filhos que vem me visitar na Europa , quando fiz o passaporte deles fiz com a autorização de poderes amplos que permite viajar sozinho ou com um dos pais , a questão é que eles vem sozinhos com uma hospedeira de bordo, não tem mesmo problema ? só a autorização no passaporte já serve ?

  45. boa noite, estou preenchendo a autorização de viagem international com menor, o pai não ira, no preenchimento coloco apenasos dados do pai e qdo chega na parte que autorizamos a viaje com destino, na cia… coloco os dados da mae? ou preencho com os dados dos dois, ois dois assinam e qdo chega na parte que autorizamos a viaje com destino, na cia… coloco os dados da mae de novo?

  46. OI! Boa noite
    Gostaria de saber, no meu caso vou viajar com o meu filho para Argentina, de carro e preciso desta autorização tambem, sendo que o pai reside em outro estado e não e presente?
    obrigada

  47. Boa tarde , minha filha viajará desacompanhada para um intercambio , tive que entrar com ação judicial para autorização do pai , porém na audiência ele assinou o documento de autorização , mas no dia com nervosismo nos campos mãe / genitor / tutor acabei preenchendo nos meus dados como tutora em uma via e na outra via esta genitora…
    Haverá problema no embarque devido as esses campos ? Os demaos dados está tudo preenchido impecável mas nos quadradinhos acabei colocando X no campo tutora .

  48. Vou para Portugal com minha filha com escala de duas horas em Marrocos porém o passaporte dela já vem com autorização pra ela viajar com um dos pais indistintamente preciso de mais alguma autorização

  49. Olá, viajo amanhã (04/09) para o Chile, vamos em família, mas acabei de perceber um problema. Meu RG tem nome de solteira, o registro do meu filho foi feito com meu nome de casada, no qual só foi acrescido o sobrenome do meu esposo ao meu. Tenho receio que isso impeça que eu seja rechonhecida como mãe. Gostaria de levar comigo uma autorização para meu esposo viajar com ele, no caso de algum problema surgir. Você tem essa autorização? Que somente 1 dos pais autorizam?

  50. Ola! Meu filho vai viajar com a avó para o EUA. O pai mora em outro estado. Preciso mandar preenchido o documento para
    Ele ir ao cartorio reconhecer firma e depois eu reconhecer? Ou ele pode fazer um documento lá me
    Mandar e eu fazer outro aqui?

  51. Bom dia ! Vou viajar para Europa, sou menor de idade, é meu pai habitua lá , ele e legal la, tenho irmã portuguesa etc…
    Mas vou viajar sozinho, pois pretendia saber quais os documentos nescessario para eu viajar so ! Meu pai nescessita mandar um documento de la, como se estivesse ” convidando-me” para um passeio lá ? Tenho um papel, que nele esta que eu passei minha guarda para meu pai, mas acho que so com esse papel não conseguirei nem entrar na sala de embarque ! Por favor, alguem poderia tirar- me essa duvida?
    Desde ja agradeço

  52. olá meu marido não tem passaporte eu vou viajar com meus filhos para o exterior ele vai me dar a autorização para a viajem porém queria saber se ele precisa preencher o campo do passaporte pois ele não tem?
    obrigada

  53. Boa Noite!
    Estou com a seguinte dúvida: estou solicitando ao pai da minha filha a autorização de viagem para o exterior para pessoas menor de 18 anos. Ou seja , eu a minha filha iremos residir no Canadá no inicio do ano. Portanto, ficou claro que o pai deverá encaminhar a autorização assinada autorizando a viagem da menor. Porém recentemente ele mudou para o Peru, neste caso ele vai ter que ir ao consulado do Brasil no Peru solicitar o reconhecimento de firma, ou posso solicitar que ele encaminhe o documento escaneado e através desse documento eu posso solicitar o reconhecimento da assinatura por semelhança no cartório onde possui o registro da Firma aqui em Sp. Seria possível? O endereço dele seria do Peru e não mais de SP (teria problema também?). No aguardo de uma breve resposta. Obrigada!

  54. Olá meu nome é Francisca eu tenho uma filha de 15 anos e moro com minha mãe no Maranhão e ela tem uma viagem para fazer Platina através do colégio e ela vai com os professores os documentos necessário que ela necessita sem eu ter que passar a guarda para minha mãe me responda rápido por favor

  55. Boa tarde , vou viajar com meus filhos para Portugal sem o pai… Quando fizemos a autorização preenchi TB o espaço como mae e assinei…. Terá algum problema?

    • Olá Monica,

      Não temos como prever se isso irá lhe gerar problemas ou não, pois quem disponibiliza o formulário e o solicita é a própria Polícia Federal. Em caso de dúvidas específicas o ideal é contato com a própria instituição.

  56. Boa noite,vou viajar com as minhas filhas para orlando e vou tirar o passaporte delas ja com a autorização para viajar desacompanhadas, preciso fazer a autorizacao e reconhecer em cartorio ou se no dia o pai e a mãe estiver juntos na receita federal pode ser assinado na hora essa autorizacao sem ter reconhecimento em cartório.

  57. boa tarde , vou viajar em Dezembro pra bruxelas com os amigos da minha mãe, pra ter autorização , e preciso ter assinaturas do meus pais ? moro com a minha mãe ela que e responsável por mim , meu pai sumiu faz 2 anos , Já procurei saber na onde que anda ele mas não acho!! , será que só a assinatura da minha mãe vale ? ou tem que ter a delr também?

    • Olá Vitória,

      Recomendamos que entre em contato com a Polícia Federal (órgão que disponibiliza a autorização e a retém no embarque da viagem) para verificar a forma correta de providenciar a sua autorização nesta situação.

  58. Ola, bom dia. Vou viajar com meu filho de 14 anos para a Holanda, sem o pai. A viagem será S.Paulo x Londres x Amsterdam x Lodres x Sao Paulo. No passaporte consta autorização para viajar sem um dos pais. No entanto, no passaporte dele, consta meu nome de casada ainda (e no meu já está o nome após o divorcio). Levarei a certidao de casamento averbada com a separação (onde consta que voltei a usar o nome de solteira). Estou preocupada com o trecho Londres x Amsterdam x Londres (estarei com documentos escritos em portugues, na Europa). Poderei ter problemas por acharem que o meu nome não bate (nome de casada no passaporte do menor e nome de solteira no meu passaporte)? Obrigada,

  59. Ola , me chamo Karine ,vou viajar para Alemanha com meu filho de 3 Anos , o pai dele vai assinar a autorização e autenticar ,vou fazer uma autorização que encontrei no site da PF que já serve para fazer o passaporte e como autorização de viagem , vou fazer o novo passaporte que a autorização de viagem vem impressa nele , sendo assim preciso de duas vias desta autorização ?? E provavelmente vou par a Alemanha e vou ficar lá pois meu noivo é alemão , qual autorização/documento preciso para morar com ele lá sem o pai dele .desde já agradeço

    • Olá Karine,

      Como você vai providenciar o passaporte com a autorização inclusa, não será necessário levar outras autorizações quando viajar (apenas o passaporte contendo autorização é suficiente). Com relação a autorização para ele morar em outro país, não possuímos as informações.

  60. Na autorização que encontrei tem o pai 1 e pai 2 eu vou estar na viagem com meu filho ,eu também preciso abrir firma (reconhecimento de assinatura) preencher os meus dados e assinar e autenticar ou somente o pai que nao estará na viagem que preenche e abri firma e autentica ??? Desde já agradeço e parabenizo pela iniciativa , este site me ajudou muito.

  61. Olá viajo com minha filha para o exterior sem o pai , já preenchemos o formulário , é preciso que eu também assine ou somente o pai ?

  62. Olá, gostaria de saber se é necessário o reconhecimento de firma do responsável que acompanha a criança na autorização, ou somente o reconhecimento dos pais?

  63. Olá, tudo bem?
    Posso imprimir esse formulário já com os dados preenchidos ? (Por problemas de letra feia… rs).
    E depois de reconhecer a firma no cartório é preciso levar em uma repartição consular brasileira?
    É para viagem internacional.
    Muito obrigada :)

  64. Bom dia tudo bem goostei do post uma consulta eu quero viajar com meu filho eu sou peruano e a mãe é brasileira os dois vamos viajar juntos para perú preciso de algum tipo de documentaçao fora o rg do meu filho ???

  65. Boa tarde,
    Minha filha tirou o passaporte com 14 anos para fazer uma excursão a Disney, quem preparou toda a documentação foi a agencia de viagens.

    Ela irá fazer uma outra viagem agora em 2018, porem no passaporte dela não tem nada escrito que ela pode viajar sozinha ou algo assim. Como fica isso agora? precisa fazer uma autorização para ela viajar ?

    • Olá Luana,

      Depende, qual a idade da sua filha? Se ela for menor de idade e for viajar desacompanhada de um ou ambos os pais, sem autorização inclusa no passaporte, será necessário providenciar a autorização de viagem (Exigência da Polícia Federal).

  66. Olá. Minha esposa esta nos EUA e tem um filho de menor brasileiro no Brasil. Ele tem a autorização para viajar desacompanhado dos pais reconhecida por eles em cartório e esta registrado no passaporte dele. Minha dúvida é se ele pode viajar com alguma pessoa que não tenha vínculos familiares com ele, de nenhum grau, apenas com este documento ou irá precisar de algum outro documento informando os dados de quem irá viajar com ele? Tanto para questões de sair do Brasil e viajar para o exterior como de questões de imigração ao chegar nos EUA. Agradeço desde já.

    • Olá. Minha esposa esta nos EUA e tem um filho de menor brasileiro no Brasil. Ele tem a autorização para viajar desacompanhado dos pais reconhecida por eles em cartório e esta registrado no passaporte dele. Minha dúvida é se ele pode viajar com alguma pessoa que não tenha vínculos familiares com ele, de nenhum grau, apenas com este documento ou irá precisar de algum outro documento informando os dados de quem irá viajar com ele? Tanto para questões de sair do Brasil e viajar para o exterior como de questões de imigração ao chegar nos EUA. Agradeço desde já.

    • Olá Mickael,

      Quando existe a autorização no passaporte, não são necessárias outras autorizações. Além disso, se ele tem autorização para viajar desacompanhado dos pais é indiferente o parentesco com a pessoa que estará com ele.

  67. Olá bom dia. Preciso de uma orientação. Vou viajar com meu afilhado menor de 13 anos para os Estados Unidos, ele tem passaporte brasileiro (sem o visto americano) e entrará lá com o passaporte alemão (fizemos o visto americano – ESTA). No passaporte dele não autoriza ele a viajar desacompanhado. Os pais dele irão fazer então a autorização com assinatura reconhecida em cartório em 2 vias me autorizando a viajar com ele. Somente isto é o necessário? Minha dúvida maior e não sei se você pode me ajudar, se este documento é válido na imigração ou lá não há necessidade de autorização?

    • Olá Ana,

      Para o embarque até o local de destino a autorização em duas vias é o suficiente, lembrando que uma via fica retida na Polícia Federal no ato do embarque. Em relação a validade do documento na imigração, infelizmente não possuímos a informação.

  68. Bom dia, obrigada pelo post muito esclarecedor e as perguntas e respostas tbem ajudam muito. Mas não encontrei a minha dúvida dentre as acima: vou viajar com o meu filho menor (17 anos) para a Europa em Janeiro, entretanto ele vai precisar voltar sozinho uns dias antes de mim. Esta autorização serve tbem para sair da Europa desacompanhado ou preciso de algum outro documento para ele voltar desacompanhado? Já vou precisar do documento com a autorização do pai para sair do Brasil comigo, pensei em preenchermos os 2, como se ele estivesse já saindo sozinho, mas não sei o que é necessário para ele voltar sozinho. Obrigada!

    • Olá Cristiane,

      Nós possuímos as informações relacionadas ao embarque aqui no Brasil, contudo, não possuímos informações sobre os procedimentos adotados na Europa. Recomendamos a verificação junto a companhia área responsável pelo viagem de retorno.

  69. Boa tarde! Minha filha tem 17 anos e vai viajar ao exterior desacompanhada. No passaporte não consta autorização, então devo preencher o formulario, assinar e reconhecer firma, juntamente com meu marido. Uma via será retida no dia do embarque? Para o retorno, será apresentado a outra via, sem necessidade de ser algum modelo diferente, que conste ser retorno? Pensei em providenciar 3 vias, para que ela tenha mais 2 de reserva na viagem. Obrigada!

    • Olá Mercia,

      Isso vai depender do local que ela embarcará no retorno da viagem. Nossa primeira recomendação é confirmar com a companhia área as exigências para o retorno, verificando se não existe outro documento além do já providenciado que seja necessário. Em um segundo momento, concordamos com sua sugestão em providenciar uma terceira via, para evitar qualquer transtorno na hora de retornar da viagem.

  70. Meu filho vai viajar para os EUA, tanto o passaporte como a carteira de identidade estão com meu nome de casada. Atualmente estou separada e voltei usar meu nome de solteira.
    Ele pode levar minha certidão de casamento com averbação da separação, para mostrar na hora do embarque? A Policia Federal aceita?

  71. Bom dia, estou indo para Punta Cana com meu filho sou separada, preciso preencher tambem a autorizaçao para menor desacompanhado, ou somente coloco os dados do meu ex marido, e somente ele assina?

  72. boa tarde, se eu quero revogar a autorização e já está impresso no passaporte que o menor pode viajar acompanhado de um dos pais, como devo proceder ?

  73. Olá boa tarde!
    Eu tenho 17 anos e irei viajar para a Argentina, só que não moro com meus pais eles moram em outra cidade como eu faço pra conseguir viajar ? se eu mandar o formulario para eles e eles preencherem e reconhecer no cartorio de la da cidade deles e me mandar por correio e valido ? por favor aguardo respostas… no caso eu moro na Bahia e eles em Belo Horizonte.

  74. O menor vajará desacompanhado para um curso de lingas no exterior. Como vai para a europa, vai viajar por lá, inclusive entre paises. A autorização é somente para sair do Brasil ou é necessário autorização para viajar entre paises na europa sozinho? Agradeço. Att.,

    • Minha filha foi fazer intercâmbio nos EUA, era menor idade. A agencia informou que ela não poderia viajar sozinha dentro do pais, somente junto com a família que acolheu ou viagens pela escola com autorização dos pais.

  75. Boa tarde, eu vou viajar sozinha e sou menor, mas não encontrei um formulário de autorização que peça a autorização de ambos os pais e não exija “na companhia de um terceiro

  76. Boa noite
    Estou viajando dia 28 de dez par Miami com meu neto.
    Tenho autorização dos pais mas somente em uma via original.
    Como devo proceder.

    obrigada

  77. Boa noite!!

    Preciso autenticar em cartório a autorizaçao que preencho para fazer o passaporte? Optei por fazer o passaporte autorizando minha filha a viajar apenas com um dos responsáveis. Tenho que preencher uma autorização para isso, que vem anexa ao boleto do pagamento do passaporte. Essa autorização, precisa ser autenticada? Grata!

  78. Boa noite!
    No site da Polícia Federal diz que, se no passaporte constar a autorização dos pais para a menor viajar desacompanhada, não precisa de outra autorização.

    Por gentileza, gostaria que me retornasse com essa informação .
    Obrigada
    Irani

  79. Oi
    Viu meu ex marido assinou a autorização com as assinaturas diferente de uma folha pra outra vou ter problema com isso?
    Ou por ter autenticado a assinatura não tem problema?

  80. Ola boa tarde!!!
    Gostaria de sabe se mesmo eu tendo o passaporte do meu filho já com autorização de viagem, é necessário mesmo assim uma outra autorização por escrito??

  81. Boa noite, tem algum problema se uma autorização for escrita à mão e a segunda for uma xerox da primeira?.
    E tem algum problema se eu tiver coberto a letra F por um S ?
    Obrigado .

  82. Olá, desculpe pela duvida que você já pode ter respondido acima, ESTOU A VIAJAR PARA PORTUGAL MÊS QUE VEM, JÁ TIREI PASSAPORTE E TODOS OS DOCUMENTOS PARA VIAGEM MINHA ESPOSA E FILHA (MENOR) IRA MAIS PARA FRENTE EM ALGUNS MESES ELAS AINDA NÃO TIRARAM SEUS PASSAPORTES MINHA DUVIDA É NAS AUTORIZAÇÕES PUBLICADAS PELO SITE DA POLICIA FEDERAL ELA PEDE OS DADOS PESSOAIS E NÚMEROS DOS NOSSOS PASSAPORTES COMO FAÇO O PREENCHIMENTO “APENAS COM OS MEUS DADOS” E AUTENTICAÇÃO DA MINHA ASSINATURA ??? E POSTERIORMENTE ELA PREENCHE SEUS DADOS COM A DA MINHA FILHA? É ISSO

    DESCULPE AGRADEÇO PELA RESPOSTA ESPERADA

  83. Olá, gostaria de viajar com minha filha para o Uruguai, mas ela não tem pai, não consta o nome do pai na certidão de nascimento, preciso fazer alguma autorização? Posso fazer a autorização só com meu nome e autenticar no cartório? Ou precisa de uma autorização especial?

  84. Muito bom o blog! Muito obrigada!

    Tenho dúvidas… viajarei para França e Itália com minha filha de 9 anos. O passaporte dela é novo, já consta a autorização viajar comigo somente, o pai dela autorizá-lo. Já basta?! Preciso mais de autorizações para entrar no país? Tipo França e Itália? Algum papel de imigração mesmo só turistas?

  85. Bom dia, gostaria de saber se a declaração deve ser toda preenchida a mão, ou os dados podem ser digitados e levado para reconhecer firma apenas das assinaturas?

  86. Bom dia, moro na fronteira com o Uruguai e com isso temos certos benefícios por conta do Mercosul. Vou viajar de carro com meu filho de 15 anos e nora de 14 anos pra uma praia no Uruguai. Sou separada com guarda compartilhada, necessito autorização do pai dele? E quanto a minha nora, ela também é filha de pais separados mas só a mãe tem a guarda já que o pai não participa da vida da menina, como fazer neste caso?

  87. Boa noite!

    Vou viajar com minha filha de 7 anos para a Irlanda, Portugal, Amsterdã e França. O pai dela vai assinar o formulário e reconhecer firma.
    Como são 4 locais, preciso de várias cópias?
    Eu que vou com ela tirar o passaporte, preciso reconhecer firma também ou só o pai tudo bem?

    • Olá Daniela,

      Pelo que compreendemos sua filha ainda não possui o passaporte, correto? Neste caso, nossa recomendação é que o passaporte já seja feito com autorização para viagem, assim não é necessário providenciar outras autorizações além da constante no próprio passaporte.

  88. No passaporte do irmão vem escrito que ele pode sair do país desacompanhado dos genitores.. Com isso não é preciso preencher o formulário e reconhecer firma???

  89. Boa tarde
    No passaporte da minha filha esta escrito desta forma:
    “o titular, enquanto menor, esta autorizado pelos genitores, pelo prazo deste documento,a viajar desacompanhado ou apenas com um dos pais, indistintamente. Res. CNJ 131/11, art. 13”
    Mediante isto, eu preciso de alguma autorização registrada em cartório, ja que ela irá viajar com meu cunhado, eu e minha esposa não iremos.
    Grato

      • Muito Obrigado pela resposta, ao fazer pesquisa pela internet, é muto confuso, cada um da uma opinião diferente e os manuais não são claros o suficiente,
        Grato

  90. A minha neta de 10 anos quer ir pra Disney com a prima dela, que já é adulta, mas quando o passaporte foi tirado, foi incluso aquela autorização para viajar com um dos pais. Pergunta: Qual o procedimento que devemos tomar para ela viajar com a prima?

    • Olá Rosileide,

      Neste caso, como ela vai viajar totalmente desacompanhada dos pais, será necessário providenciar uma autorização a parte como a que disponibilizamos para download no artigo. Para maiores informações sobre a autorização é possível a verificação no site da Polícia Federal.

  91. Tenho uma filha menor e fizemos o passaporte com autorização para viagem com um dos pais. Agora somos divorciados e pretendo viajar com ela para Disney. Preciso da autorização do pai?

  92. Bom dia!!
    Vou viajar para os Estados Unidos com meu filho, sem a presença do pai!!
    Preenchi o formulário de autorização pelo computador, e como eu vou junto, apaguei a parte que vai os dados da mãe! Tem algum problema??
    O pai do meu filho vai assinar e reconhecer firma em cartório!

  93. Boa tarde gostaria de saber se a autorização para fazer o passaporte pode vim autenticada de portugal pois meu marido esta lá. Não sabiamos dessa autorização antes dele ir é possível tira com essa autorização vinda de la ?

  94. Sou menor e tenho no meu passaporte a autorização para viajar sozinha ( “O titular, enquanto menor, está autorizado pelos genitores, pelo prazo deste documento, a viajar desacompanhado ou apenas com um dos pais, indistintamente. Res. CNJ 131/11, Art. 13.” ), estou no exterior e quero voltar para o Brasil, preciso de mais alguma documentação? Agradeço se puder ajudar.

  95. Boa tarde, minhas 2 filhas estao indo com minha esposa para os Estados Unidos em julho. A “autorizacao de viagem” devidamente preenchida das 2 filhas será suficiente para a ida e a volta? O que me preocupa é a volta delas, já que o formulário é todo em português. Me preocupo com a saída delas dos Estados Unidos para o Brasil.

  96. Olá gostaria de tirar uma dúvida. Sou Brasileira,Moro no Canadá com o meu marido que e canadense e com minha filha que também é canadense. Sempre passamos férias no Brasil. Dessa vez meu marido foi na frente por que precisou ir trabalhar e eu fiquei um pouco mais com minha filha de 3 anos. Estou para voltar pro Canadá . Minha filha sendo só canadense e não tendo dupla nacionalidade e voltando pro seu país, precisa de autorização de viagem.

    • Olá Simonelle,

      Em sua situação, infelizmente não temos certeza sobre a necessidade de uma autorização. Por isso, nossa recomendação é o contato com a Polícia Federal (responsável por recolher as autorizações nos embarques) para uma melhor verificação.

  97. olá, bom dia. Eu gostaria de tirar uma dúvida, eu não tenho contato com a minha mãe, e eu preciso tirar meu passaporte, como eu faço?

  98. OLA…GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO. ESSE FORMULARIO ESTÁ MAIS PROPÍCIO PARA MENORES QUE VIAJARÃO ACOMPANHADOS DE ALGUÉM. NO CASO DO MENOR IR SOZINHO COM SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO DA COMPANHIA AÉREA, É O MESMO MODELO?

  99. ola bom dia quero saber como fazer pra tira o passaporte da milha filha ela e de menor eu ja autorizei pelo cartorio so que precisa o pai dela autorizar tambem so que ele mora em outro estado

  100. Olá meu nome é jocelia estou prestes a viajar mas estou preocupada pois fui casada e eu tinha o sobrenome do ex tive duas filhas e foram registradas com o meu antigo sobrenome de casada, divorciei e voltei a se casar mas mantive o sobrenome de solteira pode dar algum probleminha quando for viajar com elas para a Europa.

  101. Bom dia! Vou viajar com meu filho de 13 anos para a Argentina. Tenho a autorização de viagem dele impressa no passaporte. Preciso de mais algum documento para o retorno ao Brasil? Preciso de alguma cópia de documento do pai dele? Grata

  102. Oi … estou fazendo passaporte do meu filho e preciso da autorização do pai ( estrangeiro mora em moçambique ) baixei o formulário Autorização de expedição de passaporte para menores (art. 27 do decreto no. 5.978/2006) com inclusão de autorização de viagem internacional (res. 131/2011- CNJ) na página de identificação do passaporte comum (poderes p/ genitor) como ele pode solicitar a autorização no país de origem dele?

  103. Bom dia,
    Vou viajar com meu filho menor. O pai assinou e reconheceu firma do documento.
    Eu assinei também o documento. Tem problema?
    Só precisa do reconhecimento de firma do pai que autoriza né?

  104. Olá, boa tarde!
    Viajo com meu esposo e minha filha para Londres, porém meu marido volta sozinho e eu e minha filha voltamos 20 dias depois.
    É necessário, ou tem alguma autorização específica para esse caso?

  105. Bom dia, vou viajar com a minha filha para o Chile, Já preenchi a autorização e o pai dela assinou e reconheceu firma, porém quando eu levei na agencia o proprietário disse que no campo “viagem com destino ao exterior” eu tenho que especificar o país que eu vou , a data de ida e volta.
    Porém no formulário padrão da Policia Federal do Brasil, não consta esses campos para preencher.

  106. Boa Noite estarei viajando com as minhas filhas menores de idade para a Suíça em Dezembro pra casa da minha mãe que já mora lá, porém sem o pai queria saber se mesmo escolhendo o passaporte que contenha a autorização no passaporte preciso da autorização do pai reconhecida no cartório mesmo ele indo junto conosco no dia do agendamento na PRF ? Ou somente se ele estiver Ausente. Essa é minha dúvida se puder me ajudar agradeço, lembrando que elas não possuem passaporte ainda estou esperando o agendamento Presencial.

    • Olá Lidia,

      Em seu caso é possível que na emissão do passaporte vocês incluam uma autorização em que o menor possa viajar com apenas um dos genitores, pois neste modelo suas filhas menores podem viajar acompanhadas apenas de você ou apenas do pai indistintamente.

  107. Bom dia! Minha filha está indo pra Disney com um casal de amigos e seus filhos. Ela tem 12 anos e já providenciei toda a documentação. Porém, por uma confusão da cia área, ela terá que ir num voo separado deles. Qual o procedimento nesse caso? Sei que ela pode embarcar sozinha, mas a dúvida é sobre a imigração americana: como ela vai provar que os responsáveis estão aguardando no check out? Obrigada!

  108. Boa noite,
    No passaporte do meu Filho consta a autorização para viajar com um dos genitores indistintamente. Entrei em contato com a companhia aérea e eles disseram que exigem a autorização de viagem impressa e reconhecida. Isso procede ? Uma vez que o passaporte foi emitido com autorização ?

  109. ola eu e minha filha precisamos viajar para espanha onde vive o pai pedi uma autorizacao do pai com firma reconhecida no notário na espanha com esse documento consigo fazer o passaporte da menor e tambem viajar para espanha com minha filha.Ela tem dupla nacionalidade.obrigada jonida

  110. Olá sou menor de idade possuo 16 anos, meu passaporte já possui autorização para viajar desacompanhado mesmo assim preciso mostrar alguma outra autorização no exterior?

  111. Olá sou menor de idade mas meu passaporte possue autorização de viajar desacompanhado, mesmo assim preciso apresentar alguma autorização no exterior ou essa do passaporte já é suficiente?

    • Olá Pamela,

      Infelizmente não possuímos essa informação, a autorização mencionada em nosso artigo refere-se as autorizações para viagem apenas. Recomendamos o contato diretamente com o órgão expedidor do passaporte para melhor orientação.

  112. estou com uma grande preocupação ligado ao processo de tratamento do passaporte do meu filho. Aprimeira tentativa pediram procuração o pai dele que reside em moçambique natural de la conseguiu fazer procuração autentifiquei no notoriado nacional de moçambique tanto como no ministerio nacional dos negocios estrangeiro em moçambique e por ultimo na embaixada do brasil em moçambique. Terminado o processo enviou os documentos via DHL correio e quando apresentou os documento na policia, a pessoa que lhe atendeu disse que autentificação feita da embaixada é de semelhança e não verdadeiro. Mas isso não será possivel porque na embaixada por tratar das questões diplomaticas quando recebe um documento pra autentificar eles so devolve o documento o dia seguinte o que significa eles autentificam na ausencia da pessoa que remeteu. Como posso fazer para eles aceitar a confecção do passaporte?

  113. Boa tarde.

    Minha tia quer levar meus filhos pra passear na Argentina.eu e o pai iremos fazer a autorização mais ela precisa estar presente no dia que fizermos a autorização pra ela assinar também ou não é necessário?

  114. Olá, vou levar minha prima menor para viajar e os meus tios já fizeram a autorização no passaporte.
    Mas, como algumas pessoas fizera eu também vou levar uma autorização com firma reconhecida e a minha dúvida é : é necessário que eu faça aquela tradução juramentada na língua de cada país que vamos visitar (no caso são 3).

  115. eu fiz a autorizacao dos meus filhos e já reconheci firma , só que o cabo que eu coloquei o pega o emissor da minha eu rg atuau e vou precisar tirar outro e agora o que faço …será que tem problema o órgão emissor dar datado em outra data…

  116. Olá boa tarde me chamo Flávia eu vou me casar com um espanhol tenho 1 filha menor de um rapaz brasileiro,E minha filha eu quero levar para viver no exterior quando me casar.Eu gostaria de saber se somente com autorização para ela viajar assinada por mim e pelo pai ela poderá viver na Espanha. Aguardo resposta. Desde já agradeço. Boa tarde

  117. O menor esta no exterior e os pais no Brasil, é necessario fazer a apostila de haia, mas posso entregar uma copia da apostila ou tem que ser a original?

  118. Olá,

    Em dezembro viajo com minha filha para Orlando e NY. No passaporte dele não consta autorização para viajar só com um dos pais, então fizemos a autorização do meu esposo e autenticamos em cartório em 2 cópias. É necessário algo mais, já que vamos de Orlando para NY de carro?

  119. Boa noite, eu e minha esposa vamos viajar com nosso filhos para o Peru um filho de 9 anos e outro 13 anos, a pergunta e mesmo estando nos dois juntos preciso de autorizacao para eles viajar juntos com nos.

  120. No caso do pai desaparecido, sem nenhum vínculo com o menor. Como é feito essa autorização? O menor deixa de ter o direito de passear por que o genitor que nunca o sustentou sumiu?

  121. Olá! Gostaria de saber se a autorização do pai para viagem internacional é ainda valida após o divórcio. No documento de autorização não consta o meu atual sobrenome, pois casei de novo. Obs: no primeiro casamento NÃO coloquei o sobrenome dele, então na autorização consta o sobrenome de solteira. Grata

  122. Bom dia, por gentileza me esclarece uma dúvida, meu esposo esta indo para Lisboa trabalhar, depois de uns meses irei com nossos 3 filhos de menor. Ele precisa tirar autorização ? o que precisamos fazer antes dele ir.? Obrigada.

  123. Boa tarde… muito boa a explicação no entanto tenho algumas dúvidas. Poderia esclarecer?
    Minha filha vai viajar para Europa (4 países) com meu irmão. Faço a autorização e reconheço firma das assinaturas minha e da minha esposa em 2 cópias ou em mais copias visto que ela vai passar por vários paises na mesma viagem? Outra pergunta, este documento precisa ser feito em inglês?

    • Olá Adriano,

      Atualmente é possível incluir a autorização diretamente no passaporte, dispensando outras autorizações. Neste caso, recomendamos que seja providenciado para sua filha o passaporte com inclusão de autorização de viagem totalmente desacompanhada dos pais. Para mais informações sobre esse procedimento, você pode acessar o site da Polícia Federal.

  124. Ola, parabens pelo texto.
    Possuo uma duvida:
    Em caso de paradeiro desconhecido de um dos genitores, devo entrar via juozado da infancia e juventude, correto?
    A pergunta é: Quanto tempo leva para sair esta autorizacao?

    Obrigado

  125. Bom dia, estou em dúvidas a respeito do formulario para viagem de adolescente para o exterior. O menor em questao viajara com um tutor, no qual nao é pai nem a mae, mas autorizado por eles. Pede-se 2 vias do formulario. Pode ser uma original e outra cópia autenticada?
    Muito obrigado pela atencao!

  126. É necessario formulario de autorizaçao de viagem de menor ,mesmo com a mesma impresa no passaporte? Minha filha esta registrada apenas em meu nome e vai viajar sozinha.
    Obrigada

  127. Olá! eu tenho um filho de 9 anos e gostaria de saber o que fazer pois recebi uma proposta de trabalho na Itália e preciso levar meu filho, pois não tenho como deixa-lo o pai é ausente não tenho contato do mesmo, faz exatamente 7 anos que não vê e nem fala com o filho por que não quer mesmo, a família paterna não colabora dando informações sobre ele, eu não sei o que fazer, não posso deixar meu filho e preciso viajar como faço?
    muito obrigada pela atenção.

  128. Boa tarde,sou a tatiany,queria saber como faço para conseguir autoizaçao pra sair do brasil com meus dois filhos menores,é o seguinte,eles nasceram la no exterior tem a nacionalidade de la por ter pai extrangeiro e tambem a brasileira por eu ser brasileira,o pai segue morando la e nós aqui,gostariamos de ir de ferias,porém, O pai ta impossibilitado de mandar autorizaçao,como tenho q proceder???obg

  129. Olá, boa noite. O meu neto vai viajar com o pai para Portugal. Ele e o pai têm dupla cidadania (brasileira e portuguesa). A mãe não quer autorizar a viagem. o pai tem a guarda da criança. è necessária a autorização da mãe? Neste caso de recusa pode ser adquirida judicialmente?

  130. BOA TARDE ! ESTOU INDO PARA O JAPAO COM MINHA FILHA DE 17 ANOS O PAI JA AUTORIZOU A VIAGEM DELA NO PASSAPORTE, MAIS COMO VAMOS PARA FICAR POR UM PERIODO INDETERMINADO PRECISO DE ALGUMA AUTORIZACAO DO PAI OU QUE ELE FACA UMA DECLARACAO QUE ESTA CIENTE, POIS VAMOS COM VISTO DE 1 ANO .
    O QUE DEVO FAZER?

    • Olá Selma,

      As informações sobre autorização de viagem internacional para menor estão explicadas ao longo do artigo. Caso sua filha ainda não possua passaporte, é possível incluir no próprio passaporte que ela viaje desacompanhada dos pais.
      Para informações mais detalhadas sobre a autorização você também pode visitar o site da Polícia Federal.

  131. Bom Dia, minha filha tem 12 anos, já possui passaporte e o mesmo encontra-se na validade, foi emitido modelo poderes para genitor, sendo que ela vai estar viajando sozinha mês que vem e queria saber se vamos ter que trocar o modelo do passaporte para poderes amplos? Pois ela estará com a autorização de viagem em mãos e queria saber se mesmo assim teremos que mudar o passaporte. Obrigada desde já

  132. Sou de menor e meu passaporte tem a autorizacao para viajar desacompanhada, irei para França e gostaria de saber se na volta para o Brasil precisarei de alguma autorizacao por escrita.
    Ou apenas a autorizacao impressa no passaporte é necessaria, para ir e voltar ?

  133. Meu Filho vai viajar para o exterior com meus pais (avós) e no passaporte dele já consta a autorização: Menor viajando ao exterior desacompanhado de seus pais e/ou responsável legal maior e capaz. Nesse caso precisa de algum documento a mais onde confirma o parentesco do meu filho com meus pais ?

  134. Uma criança que vive com a mãe, do seu nascimento até dias atuais, no qual, o suposto pai apenas foi reconhecido por medida judicial de paternidade e que o processo de alimentos ainda está em andamento, tem que realmente ter a assinatura dele? (A criança viajará com o time de futebol).
    Se tratando de uma pessoa que nunca esteve presente e se perguntar, talvez nem saiba o nome completo da criança?

  135. no meu casa uma amiga esta indo viajar pro exterior e quer levar minha filha
    nao peguei o passaporte dela ainda,posso preencher o formulario com o numero da identidade dela

  136. Olá! Vou viajar com minha enteada (14 anos) e sua mãe por países do Mercosul. Neste caso, ela pode viajar somente com a identidade, ou será necessário a autorização para viagem da menor?
    NOTA: o pai abandonou a menina e, encontra-se em lugar incerto e não sabido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *