Averbação no Cartório de Registro Civil

Retire sua Certidão ou 2ª via de onde estiver

Sempre que existe alguma alteração ou modificação de informações na certidão do cartório de registro civil, ela é constada em forma de averbação ou observação.

Essas informações formalizam um evento ou manifestação de vontade das partes, podendo ser: casamento, divórcio, separação, óbito ou retificações.

Esta declaração é realizada no próprio cartório de registro civil que realizou o primeiro registro, no ato é solicitado o inscrito original da sentença judicial ou certidão original para que a informação passe também a ser registrada no documento de nascimento, casamento ou óbito.

Também há casos em que o registro possui algum erro no livro, isso acontece porque até aproximadamente 1996 os sistemas dos cartórios não eram informatizados e estes registros eram transcritos no livro da serventia somente após o registro inicial. Milhares de certidões eram registradas com informações incorretas ou nem mesmo eram passadas aos livros de registro da serventia. As partes interessadas geralmente observam os erros somente ao solicitar a segunda via do documento.

Este tipo de erro é somente possível de correção através de uma retificação administrativa, este procedimento pode ser feito diretamente no cartório ou também via judicial. Não há problemas se o registro é muito antigo ou recente, o juiz irá avaliar se os erros procedem e fará a autorização da correção.

O site do Cartório 24 Horas não realiza as averbações/observações/retificações junto ao cartório, mas é possível solicitar a segunda via com a averbação constante, o pedido é realizado através do nosso site e você recebe no endereço que desejar.

Mais segurança e agilidade pra você, de onde estiver!

761 thoughts on “Averbação no Cartório de Registro Civil
  1. Ao marcar uma data para o novo casamento, a averbação de divórcio deve estar atualizada em qual prazo? E quando um dos envolvidos não mora na mesma cidade, pode fazer essa atualização na cidade no qual decidiram se casar, não sendo a cidade na qual reside atualmente?

    • Olá Viviane, como vai você?

      A averbação do divórcio deverá estar constada na certidão de casamento, se ela não estiver, o cartório de registro civil não dará continuidade a habilitação do casamento.
      A averbação só pode ser feita no cartório de registro civil que celebrou o casamento e mantém o registro em seus arquivos.

          • Eu eu gostei das informações sim.so que no meu caso eu sou divorciada e ele solteiro e de outra cidade.

          • Olá Ingrid,

            Isso vai depender do estado em que você se encontra, pois cada estado possui sua própria Tabela de Emolumentos Cartorários. É possível confirmar esta tabela diretamente no cartório ou pelo site do tribunal de justiça do seu estado.

          • Olá, o papel que o advogado entregou faltou a assinatura digital.
            A advogada nesse caso não se prontificou a nos ajudar a corrigir o erro. Como proceder?

          • Olá Kellyomar,

            Infelizmente não possuímos essa informação, caso os atos praticados por parte do advogado esteja em desacordo, poderá entrar em contato com o OAB para um melhor esclarecimento.

          • Me casei na penitenciária meu ex estava preso mais tinha que levar um papel no cartório da minha cidade para ver se tinha alguém contra o casamento ou coisa assim não me lembro mais não levei esse papel e nem fui mais atrás de nada porque me separei gostaria de saber se foi anulado o casamento ?

          • Bom dia me chamo Jeorge e fui renovar minha carteira de identidade só que no documento de averbação meu nome foi digitado de forma errada como eu resolvo e se esse documento é válido

        • Olá meu nome e juve eu gostaria de saber porque eu já divorciei. Tem 1 ano mais foi no cartorio como não tinha filhos e não dividimos. Nada foi conceisual. Eu quero mim casar eu queria saber se só com a carta de divorcio eu caso ou vai preçisar mais algum papel de averbação jbb8

          • Estou divorciada a uns 3 anos e quero me casar esse ano mais não tenho a certidão de casamento pq ficou tudo com meu ex marido e ele não mora aqui em São Paulo e como consigo a averbação do divórcio?

          • Olá fui ao cartório pedir averbação de divórcio e lá disseram que tenho que ter a carta de sentença…como faço para consegui

          • Boa noite! Meu processo de divórcio que pedimos a justiça gratuita já passou pelo MP que declinou e foi encaminhado para o juiz. Quanto demora para o juiz dar a sentença? Pois estou aguardando desde o ano passado dezembro e teve recesso, soube que o recesso do judiciário acabou agora dia 20 de janeiro.

          • Olá Pâmela,

            O recesso forense que é o recesso do poder judiciário vai normalmente do dia 19/12 ao dia 06/01. Sobre a demora da sentença, tudo vai depender da jurisdição que está tomando conta do caso.

          • Bom gostaria de sabe meu marido ele foi casado daí ele disquitou. Ele tem direito a uma certidão de solteiro ou ele n tem mais so tem a carta, gostaria de tirá essa dúvida pq caso eu queira casar com ele como faço pa fiquei sabendo quando se casar e desqueita n tem mais certidão.

          • Olá Lara, como vai?

            Depois que uma pessoa é casada, ela nunca mais tem como estado civil “solteiro”. Em caso de divórcio, ela passa a ter o estado civil de divorciada. Caso o cônjuge faleça, ela se torna viúva.
            Após o divórcio, quando uma pessoa vai se casar novamente, ela deve apresentar a certidão de casamento com averbação de divórcio.

        • Bom dia eu gostaria de saber o seguinte eu estou com meu companheiro mas ainda ele é casado até ele não conseguiu divorciar como a gente tá junto eu tenho que ir no cartório fazer algum papel registrado que eu estou com ele

          • Entrei com os papeis para mim casar e descobrir que meu marido divorciou mas não vez a averbação do divórcio ,o que faremos ,para fazer a averbação precisa de advogados?

          • Gostaria de saber se é obrigatório a minha certidão de nascimento, para casar no cartório eu sou divorciada tenho a certidão e averbação , porém não tenho a minha certidão o cartório não devolveu como faço tem que ter a certidão de nascimento mesmo tendo a de divórcio .?

          • Olá Luciana, como vai?

            De acordo com as informações que possuímos, é necessário apresentar a certidão de casamento com averbação de divórcio e a certidão de nascimento, ambas atualizadas (até 90 dias de emissão). De fato, o Cartório de Registro Civil fica com uma via da sua certidão de nascimento arquivada no ato do casamento, mas isso não impossibilita que você solicite uma nova certidão sempre que precisar.

        • Estou aguardando +ou – 4 meses e minha averbação não ficou pronta , vou lá e dão novo prazo , tem como acompanhar via internet no meu RCPN tem essa numeração : 123389-22-167 podem me ajudar ?

          • Olá Jeferson,

            Infelizmente não possuímos essa informação, visto que não somos um cartório físico. Nosso site viabiliza apenas 2ª vias de Certidões a partir da indicação do cartório e dos dados do registro.

          • Qual o custo de uma averbação em outro estado pois moro no Maranhão e casei no Piauí pois não posso ir no Piauí no momento e estou precisado do documento.

        • Olá bom dia! É possível liberar averbação online? Devido essa pandemia, desde Março não meu companheiro ainda não recebeu. O divórcio foi feito 04/03/ 2020

        • Oi eu fiz a averbação do meu divórcio e quando fui marca um novo casamento e apresentei a certidão de casamento com a averbação eles não aceitaram,dizem que tem que fazer a homologação é necessário essa homologação pra casar novamente mesmo tendo a averbação?

      • Estou casada novamente, o cartório ficou com a antiga averbação do casamento anterior, eu ainda consigo ir lá e pegar uma averbação do divórcio ou como minha situação atual é casada já não consigo mais?

      • Olá, fui casada e me divorciei, meu advogado que fez a separação me enviou pelo e-mail a averbação, mas foi apagado por achar ser spam, enfim, meu ex, casou-se novamente por obter a averbação que foi enviada para ele, quero saber se posso me casar novamente ou tenho que ter essa averbação, afinal se ele já se casou, eu posso me casar tbm sem eu ter a averbação?

        Grata

        • Ola boa noite! Me chamo Cristina Estou apenas com a sentença de homologação de divórcio! Moro em SP e meu ex esta na Bahia onde ocorreu o divórcio.
          Só com essa publicação consigo a averbação? Isso indica tbm que estou divorciada?
          Obrigada

        • Sim, você deve ir ao cartório no qual foi lavrado sua certidão de casamento e realizar a averbação, bem como pedir a anotação na sua certidão de nascimento.

        • Boa noite.
          A averbação do divórcio tem que ser feita no cartório da cidade onde me casei?
          Ou o cartório onde moro atualmente consegue fazer este pedido por email, ou via Sedex?

          • Bom dia fui casado em são Paulo em 2014 e mim separei em 2016 só que eu vim morar na Bahia com meus pais e a única coisa que eu tenho em mãos e a xerox da certidão de casamento e o documento da separação original só que agora estou convivendo com minha nova noiva e quero mim casar e fui no cartório aqui disseram que eu teria de ter a certidão de averbação só que o cartório que eu casei fica em são Paulo e eu não tenho mais contato nenhum com minha ex gostaria de saber se tem como eu fazer o pedido por aqui em salvador pra o cartório de são Paulo o qual eu mim casei pra chegar em casa pelos correios

      • boa noite . Na certidão de nascimento no caso para quem já foi casado consta a data do divorcio ou só a data da averbação? pq deu entrada da certidão do meu noivo na embaixada do Brasil em Angola.. eles dizem que tem q constar tb a data do divórcio.

        • Ao marcar uma data para o novo casamento, a averbação de divórcio deve estar atualizada em qual prazo? E quando um dos envolvidos não mora na mesma cidade, pode fazer essa atualização na cidade no qual decidiram se casar, não sendo a cidade na qual reside atualmente? A pergunta não foi respondida.
          Qual o prazo q uma averbação já em nossas mãos, tem validade de prazo para um novo casamento. Io

        • Me divorciei porém não peguei logo minha certidão. Agora estou precisando pra tirar meus documentos e estou morando em outro estado. Posso solicitar pelo cartório 24 horas? E Ela já vem atualizada com a averbação de divórcio.???

          • Olá Cintia,

            Poderá solicitar a certidão sim através do nosso site, ela será emitida a 2º via atualizada, porém só constará o divórcio se o mesmo tiver sido averbado por você.

      • Bom dia! Meu marido e divorciado a dois anos mas nao fez a averbacao . A ex dele mora em outra cidade e ela nao quer fazer pq tem q vir aq na minha cidade. Nos queremos fazer a uniao estavel para que eu possa vizita-lo porque ele esta a 2 meses preso. Se ela nao quer fazer a averbacao tem como a mae dele ir no cartorio fazer por eles?

        • So precisa pegar o mandado de averbação no forum onde foi feito o divorcio e levar este mandado de averbaçãono cartorio onde eles se casaram e mandar averbar…….nao precisa da presença da ex se ja foi feito odivorcio.

        • Ne casei e mudei meu sobrenome, prexiso alterar a certidão de nascimento do meu filho? E posso fazer isso em qualquer cartório ou só no que ele foi registrado? Porque ele foi registrado em São Paulo e agora moro na Bahia.

          • Me divorciei já faz uns 03 anos porém não peguei logo minha certidão.O meu ex já está com a dele. Agora estou precisando pra tirar meus documentos e estou morando em outro estado. Posso solicitar pelo cartório 24 horas? E Ela já vem atualizada com a averbação de divórcio.???

      • Boa noite.
        A averbação do divórcio tem que ser feita no cartório da cidade onde me casei?
        Ou o cartório onde moro atualmente consegue fazer este pedido por email, ou via Sedex?

          • Olá Fábio,

            Você pode solicitar a segunda via da sua certidão através do nosso site.

            Para solicitar 2° via de certidões, basta acessar (www.cartorio24horas.com.br), e acessar a área “Para Você” e clicar em “Iniciar pedido”.
            Deve ser indicado o cartório em que o documento está registrado e preencher o formulário.

            Após a confirmação do pagamento começa correr o prazo de entrega de seu pedido que é informado no momento da solicitação. Para realizar pedido de certidão através do nosso site, é necessário informar exatamente o cartório onde o documento foi registrado, pois nosso site não realiza buscas. Caso ocorra a indicação incorreta do cartório poderá receber uma certidão Negativa. Reforçamos que nosso site não realiza buscas de certidões.

      • Estou divorciada a uns 3 anos e quero me casar esse ano mais não tenho a certidão de casamento pq ficou tudo com meu ex marido e ele não mora aqui em São Paulo e como consigo a averbação do divórcio?

      • Olá meu nome é Ricardo, gostaria que esclarecesse se a averbação da certidão de nascimento precisa de advogado pois tenho duas certidões de nascimento em dois cartórios sendo que o segundo o meu me reconheceu como filho e agora preciso fazer a averbação da certidão.

      • Olá como vão?
        Então no ano retrasado quase casei. Aí eu fui lá e cancelei tudo. Agora eu quero me casar com meu atual, será que lá ainda tem alguma coisa que impeça meu novo pedido de casamento? Porque eu não quero nenhum constrangimento para meu noivo.

        • Boa tarde.
          Minha filha foi adotada pelo meu esposo. O pai biologiconque sempre foi ausente abriu mão da paternidade. Ele foi emancipada aos 16 anos e aos 18 foi adotada. Na nova certidaão consta a averbação da emancipação com o nome antigo. Ela quer muito tirar essa averbação do registro para facilitar o processo de pedido de cidadania europeia a qual ela tem direito devido o meu marido ser Europeu. É possivel? E se sim, como proceder. Obrigada

      • Boa noite, dei entrada no divórcio letigioso e saiu a sentença no ano passado , mas eu moro em outra cidade agora ,aluma outra pessoa pode pegar a carta de sentença e levar no cartório e fazer a averbação para mim?

      • Minha certidão de casamento foi averbada ,voltamos morar juntos .Tem como desfazer o documento? Ou tenho que casar de novo com a mesma pessoa.

      • Ola o meu caso e o seguinte a ex mulher do meu esposo pedio o divorssio ambos tiveram o papel so que na sertidao nao tem a averbacao do divórcio. Queremos casar so que ele jogou o papel fora o que poderiamos fazer?

      • Oi o meu esposo se divorciou mais ele não foi buscar o registro de nascimento no forum ele pode casar novamente ou não como Faço pra saber se ele realmente se divorciou

      • Minha ex mulher deu estrada no divórcio só q eu não tenho mais contato dele e estou em outra cidade como q eu fasso para conseguir um papel comprovando q tô divorciado

      • Bom dia,
        Preciso fazer a averbação da Assentada de Divórcio. Fui ao cartório, e fui informado que precisa das duas vias. Ocorre que a outra esta com a outra parte e já pedi para me dar o documento ou ela mesma ir ao cartório e resolver, mas até o momento nada.
        Cabe alguma ação judicial que a obrigue?

      • Ola sou Leticia,meu sobrenome mudou depois que casei,mais eu tenho uma filha, e agora tenho que mudar meu sobrenome na certidão de nascimento. Moro no Maranhão, e a certidão dela é do Goiás. O que me aconelha????

      • boa tarde meu atual companheiro foi trocar a identidade levou a averbação junto dos outros documentos mss mesmo assim saiu na identidade nova número da certidão de casamento da eis .isto e correto

      • Em que lugar da certidão de casamento encontro esse termo não acho esse número o que seria e onde fica no meu caso a certidão é com averbação. PLEASE

      • Olá bom dia , recebi por email essa mensagem : Já se encontra averbado o termo de casamento de Davi e Vitória. Assim que a 2ª via estiver pronta, enviaremos para conferência.
        O que isso significa ?
        Quanto tempo demora , e qual o procedimento ?

        • Bom dia gostaria de informações eu sou pai mas na época a mãe registrou sem meu conhecimento apois 4 meses vim conhecer a criança que de imediato percebi ser meu filho aos 6 meses leve o meu filho para que a mãe de 2 filhas minha o criasse com o consentido da mãe do meu filho e sempre implorando para que fôssemos no cartório para fazer o reconhecimento fe de paternidade mas ela nunca podia sempre dando desculpas para não ir ao cartório enfim hoje ele ja é maior e se encontra detido fui a um cartório proximo para tirar a segunda via da certidão e ao mesmo tempo fazer o reconhecimento de paternidade levei todos documentos ,fiz um preenchimento de um papel aonde eu reconheceria a paternidade mas quando fui buscar a certidão não tinha a inclusão do meu nome e na mesma está escrito averbação o que devo fazer desde já agradeço pela atenção.

        • Meu esposo foi casado no papel e ser divórcio mais ele falou que a certidão de nascimento dele agora e a certidão de nascimento isso é vdd ,
          Ele ñ usa mais a certidão de nascimento dele

          • Olá Rafaela,

            Quando se casa, a certidão que é válida é a certidão de casamento, sendo ela com averbação de divórcio ou não. A certidão de nascimento continua válida também, porém depende para qual finalidade será apresentada.

      • Qual o custo de uma averbação em outro estado pois moro no Maranhão e casei no Piauí pois não posso ir no Piauí no momento e estou precisado do documento.

        • Olá Amanda,]

          Neste caso recomendamos entrar em contato com o cartório para um melhor esclarecimento. Porém, poderá solicitar a segunda via através do nosso site.

          Para solicitar 2° via de certidões, basta acessar (www.cartorio24horas.com.br), e acessar a área “Para Você” e clicar em “Iniciar pedido”.
          Deve ser indicado o cartório em que o documento está registrado e preencher o formulário.

          Após a confirmação do pagamento começa correr o prazo de entrega de seu pedido que é informado no momento da solicitação. Para realizar pedido de certidão através do nosso site, é necessário informar exatamente o cartório onde o documento foi registrado, pois nosso site não realiza buscas. Caso ocorra a indicação incorreta do cartório poderá receber uma certidão Negativa. Reforçamos que nosso site não realiza buscas de certidões.

      • Estou divorciada a mais de cinco anos e tenho averbar pretendo me casar em Portugal a averbação serve ou eu tenho que tirar uma certidão de nascimento ?

    • Ola moro em trindade goias me casei no Estado de vitoria to me separando no litigioso sera nessessario eu ir la para homologar meu divorssio ? Ou tem como o cartorio daqui fazer essa tranzassao.bgd

    • Solicitei a segunda via do registro de nascimento do meu avó, nascido em 1940, no entanto, apesar de constar na sua certidão de casamento a indicação do livro e folha do registro original, o tabelião afirma não ter encontrado o referido registro e se negou a fornecer a segunda via. o que devo fazer?

    • No meu caso, aconteceu que o juiz estava de férias e a cartorária não me informou, e o processo do matrimônio ocorreu normalmente, passado alguns anos presisei requerer a segunda via, o cartório que já estava sob outra administração simplesmente disse que eu não era casado ali.

    • Depois que fomos no cartório e a pessoa não quis mudar o sobremenome ,depois da data marcada para voltarmos no cartório podemos tentar mudar ??

    • Olá, pode me esclarecer uma dúvida, meu noivo registrou o nosso filho com um sobrenome que eu não queria, eu não pude ir registrar junto, confiei nele e ele fez isso, tínhamos combinado de por o nome dele de Pedro Gabriel Scheufler Bengochêa, e ele colocou Pedro Gabriel Scheufler Bengochêa de Freitas, colocou dois sobrenomes dele, eu odiei ficou um nome muito grande e me arrependo muito de ter deixado ele ir sozinho, por favor me diz se posso retirar um dos últimos sobrenomes por favor, nem que fique Pedro Gabriel Scheufler de Freitas ou Pedro Gabriel Scheufler Bengochêa, só quero tirar um, o Scheufler é meu e o Bengochêa de Freitas do meu noivo

    • Boa noite minha mãe se divorciou mais não tem certidão averbada, no cartorio da cidade onde ela nasceu não esta averbado o divorcio, além do cartório onde posso resolver isso?

      • Olá Ana,

        Neste caso, se a certidão já possui a averbação de divórcio, basta solicitar a certidão de casamento que a mesma já vem averbada.

        Para solicitar 2º via certidão, basta acessar no site (https://www.cartorio24horas.com.br/), clicar na opção “ENTRAR” e realizar seu cadastro. Caso já possua cadastro é só realizar seu login.
        • Após realizar o login clicar em “Novo pedido”. Informe seus dados e confirme os termos de utilização e política de privacidade e clique em avançar;
        • Selecione o Estado em que se encontra o cartório e o tipo da certidão a ser emitida, caso seja necessário marque a opção “Com Apostilamento de Haia” e clique em avançar;
        • Selecione a Cidade em que se encontra o cartório e marque a caixa de seleção do cartório desejado. Se necessário, poderá marcar mais de um cartório ou todos caso não saiba qual o cartório de origem do registro, ( é necessário informar exatamente o cartório onde o documento foi registrado. Caso ocorra a indicação incorreta do cartório poderá receber uma certidão negativa ) e clique em avançar;
        • Informe os dados de busca da certidão solicitada (Caso ocorra a indicação incorreta dos dados de busca, poderá também receber uma certidão negativa) e clique em avançar. Os campos com o símbolo * são campos obrigatórios;
        •  Escolha a forma e informe os dados de entrega, SEDEX, Carta Registrada ou FEDEX (para quem mora no exterior) e clique em avançar;
        • Confirme os dados do seu pedido e clique em “Concluir Pedido”
        • Ao concluir o pedido, imprimir o boleto bancário, o qual poderá ser pago em qualquer agência bancária,  ou realizar o pagamento via cartão de crédito / Paypal ( Paypal apenas disponível para pedidos com envio ao exterior).

    • Boa noite! Eu e duas irmãs temos um imóvel, vamos ser fiadoras para um amigo alugar uma casa. Uma delas mora distante, mas tenho a procuração dela.Eu posso assinar a averbação por ela?

  2. Oi, vou me casar e meu noivo é divorciado Ele tem em mãos a carta de divórcio, oque precisaremos para que não haja complicações para casar? Quais documentos? E como fazer?

      • Olá, meu marido tem um filho de 14 anos, só que sempre teve dúvidas acerca da paternidade, pois a mãe do menino traiu. É possível. Realizar o teste de DNA? A mãe dele precisa autorizar? A defensoria pública pode intervir obrigando a realização do exame , mesmo se a mãe se recusar. Quais documentos serão necessários para se entrar com o pedido de DNA?

  3. Me divorciei em 2014 fui agora averbar o documento e o cartorii não aceitou pq não constava o nomw do cartorio e no meii sobre nome falta o “de” eles podem fazer isso caso o juiz assinou assim logo ja sou divorciada…brigada

    • Olá Neilde, tudo bem contigo?

      Pode ser que na sua sentença de divórcio haja alguns erros, sugerimos que encaminhe o documento para a advogada que lhe atendeu na época, para que a mesma possa revisar o documento e lhe orientar sobre as medidas que devem ser tomadas.

    • Boa tarde
      Me chamo Daniele, minha dúvida é minha sogra precisa tirar averbação de óbito pra solicitar a segunda via da identidade. Paga-se algum valor em dinheiro para adquirir essa averbação, mesmo tendo cadastro único?

  4. Olá tenho um filho de 17 anos e ele não tinha contato com o pai , quando ele tinha 2 anos entrei na justiça com o pedido de investigaçao de paternidade no qual ficou provado a paternidade,mais decidir na época não fazer a averbaçao de certidão de nascimento do meu filho e hoje eles tem um ótimo relacionamento e meu filho quer o sobrenome do pai como consigo fazer essa averbação?

  5. Bom dia. Gostaria de saber qual o procedimento que tenho que fazer para alterar uma transcrição errônea em um livro de registros?

    Caso: Fora averbado um casamento, porém no momento da transcrição da certidão para o livro foi colocado o nome de outra pessoa e esta só descobriu agora quando foi realizar seu casamento.

  6. Bom dia.
    Queria saber se quando casa-se a averbação de casamento é feita automaticamente na certidão de nascimento ou é necessário ir até o cartório de origem e solicitar essa averbação?
    Se for automaticamente, quanto tempo demora essa atualização?

  7. É normal registro de nascimento no livro E sendo brasileira, nascida aqui, pais nunca se ausentaram do país, e esse cartório alega que o registro foi para esse livro por causa de uma sentença de retificação de letra no prenome da minha mãe, mas essa certidão recebi 15 anos depois do nascimento, ou eu já nasci sentenciada?????

  8. Boa tarde!

    Me chamo Jadicely Silva e gostaria um esclarecimento sobre minha situação…
    Sou divorciada desde outubro de 2013 e meu e meu companheiro setembro de 2015, as nossos divorcio foram averbados. Recentemente fomos ao cartório de onde moramos para poder dar entrada em nosso casamento e lá o tabelião nos informou que temos que fazer uma nova averbação m nossas certidões, explicou que houve uma mudança na lei e que a averbação que fizemos só tem validade de 90 dias. Então minha pergunta é, essa informação dada pelo tabelião procede? Quais os procedimentos legais para podermos nos casar o quanto antes e o custo disso? Nós moramos em Pernambuco na região sul.

    Obrigada.

  9. Boa noite gostaria de tirar uma dúvida, minha filha tem o meu nome e do pai dela, porém casei e gostaria de acrescentar o nome do meu marido, como faço este acréscimo, este procedimento? Obrigada.

  10. Meu esposo está preenchendo os papéis do meu visto e la pergunta qual a data do meu divórcio, devo considerar a data da averbação? Obrigada!!

    • Olá tudo bem? Me chamo Eulinda. Minha pergunta é a seguinte. Demos entrada no cartório de tabelionato dia 16/03/2017. Só que ficou para meu ex pegar os papeis, lá no cartório, e levar para o cartório de Registro Civil. Porém ele foi a óbito, dia 24/04 desse mês, e dia 25, ontem quando fomos dá entrada nos documentos de certidão de óbito, lá ainda não tinha feito a averbação. E só ontem dia 25/04/17, fui informada de que eu continuava casada, para todos os efeitos da lei. No caso essa averbação é válida depois do óbito do meu ex? Ficarei como viúva, ou como divorciada? E se tenho direito em receber a pensão por morte pelo INSS? Já que ele não deixou filhos menor de idade, e nem deficiente? Gostaria de uma resposta um pouco urgente pois dia 15/05, já está agendado. E tenho direito em mas alguma coisa? Ou só a pensão por morte? Obrigada.

    • Eu entrei com o pedido do divórcio atravez da defencoria pública pois não tenho como pagar mas quando fui buscar o minha certidão eles falaram que tenho que pagar por ela .pois muitos estão me falar que isso não pode fazer comigo pois fui numa defensoria pública e tem que ser de graça como saber se eçes podem me cobrar pufavor me ajuda.

  11. Por gentileza gostaria de saber sou divorciada mas não concluí com averbação no cartório onde mi casei, o que devo fazer ? Tem como cancelar e continuar casada?? Ou tenho que finalizar????

      • Meu ex conjuge retirou a averbação e eu não . O processo correu e eu perdi a senha pois expiroua23de março em plena pandemia. Estou com consulta de advogadoas estou em se posso retirar a minha. foi litigioso e em nenhum moment recebi intimação. Será que devo ir retirar ?e vai sair com nome casada ainda? pois vai ultrapassar o prazo 20 dias que vi na internet. Não sei se devo esperar o advogado.

  12. NÃO CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO MEU NOIVO CONSTA AVERBAÇÃO A MARGEM DO ASSENTO, O QUE QUER DIZER? INTERFERE NÃO HORA DE MARCAR O CASAMENTO? OBRIGADA

  13. olá, preciso da segunda via da averbação, se eu for até o cartório que retirei a primeira via, em quanto tempo consigo retirar a segunda via?
    preciso urgente, se eu comparecer no cartório consigo retirar na hora a 2º via?

    obrigada

      • Mas a os ex conjuges precisam comparecer ao cartório que casaram para averbar o divorcio? Podem terceiros devidamente autorizados por procuração realizar este feito? Por exemplo, se o casamento (registro) ocorreu em São Paulo mas os cônjuges residem atualmente em Santa Catarina eles precisam ir até São Paulo para averbar o divórcio?

        • Olá Cláudia,

          A averbação é realizada no cartório onde consta registrado o documento em que constará a averbação. Orientamos que entre em contato com o respectivo cartório para certificar-se da possibilidade de um terceiro autorizado realizar os trâmites necessários.

          • Meu ex marido deu a entrada no divórcio o juiz deu a centenas eu peguei a sentença é agora o q tenho q fazer…mais ainda não levei ao cartório para averbar se eu não averbar ainda não vai contar q sou divorciada é isso

  14. Bom dia tive um divorcio em 2014 assinado pelo juiz pq eu não fui nas audiencias e quem deu entrada foi meu ex não fui pois ele me agrediu tentou MW matar então não me senti segura de estar no mesmo local que ele depois de quase ter sido morta isso em 2012 já se passaram 4 anos separados temos filhos e hoje nos falamos pelos filhos já sou casada de novo ele também ontem ele esteve aqui no Rio e me entregou os papeis do divorcio sentença e carta de sentença sendo que pelo que li nos papeis fui condenada a pagar 300 reais acredito que por não ter ido as audiências só que na carta de sentença diz que estamos na gratuidade para a averbação das certidões minha duvida é tenho que pagar realmente esses 300 reais? E só posso fazer a averbação depois de isso estar pago?

  15. Boa noite, tenho uma dúvida me divórcio em 2014, divórcio consensual.
    A certidão com averbação foi me entregue pelo oficial de justiça.
    Mas desde o ocorrido nao levei ao cartório pra levar essa certidão.
    Eu e meu ex usamos o sobrenome de nossas famílias, na época homenageamos a família um do outro.
    Minha dúvida nossos documentos estão com nome de casados, como não levei no cartório a certidão com a averbação, continuamos casados ou não .
    Pois ele quer uma segunda via da certidão

    • Boa noite, tenho uma dúvida me divórcio em 2014, divórcio consensual.
      A certidão com averbação foi me entregue pelo oficial de justiça.
      Mas desde o ocorrido nao levei ao cartório pra levar essa certidão.
      Eu e meu ex usamos o sobrenome de nossas famílias, na época homenageamos a família um do outro.
      Minha dúvida nossos documentos estão com nome de casados, como não levei no cartório a certidão com a averbação, continuamos casados ou não .
      Pois ele quer uma segunda via da certidão

  16. BOA TARDE, NASCI EM 1981. MEUS PAIS NÁO ERAM CASADOS. POR OCASIAO DE MEU REGISTRO O CARTORIO REGISTROU O NOME DE MINHA MAE COMO SENDO CASADA COM O MEU PAI. ESSA RETIFICACAO PODE SER REALIZADA VIA ADMINISTRATIVA? MINHA MAE FALECEU EM JUNHO DO ANO PASSADO. COMO DEVO PROCEDER?

    • Olá Claudia, tudo bem?

      Sugerimos que entre em contato com o cartório onde consta o seu registro para verificar se poderá ser feito a Retificação Administrativa ou se há necessidade de realizar o procedimento judicialmente.

  17. gostaria de tirar uma dúvida, na minha certidão encontra-se muitos erros, a data que nasci, solicitei a segunda via em 2012, Nasci em 1969, achei estranho pois a primeira certidão emitida estava com “supostamente” a data correta. Como emitiram a certidão com uma data sendo que no registro estava outra?
    Além de constar na margem esquerda a assinatura do juiz da época do meu nascimento,
    Existe a averbação do meu casamento e bem depois ( 15 anos) a correção da data de nascimento ( eu nunca solicitei essa correção). Paira uma dúvida sobre a minha origem, suspeita levantada por uma parente.

  18. Na minha CERTIDÃO DE NASCIMENTO CONSTA AVERBAÇÃO A MARGEM DO ASSENTO, O QUE QUER DIZER? INTERFERE NÃO HORA DE MARCAR O CASAMENTO? O registrado casou com fulana?

  19. Olá, poderia me tirar uma dúvida ? Para o caso em que houve a separação judicial, porém não foi levado a carta de sentença no cartório para averbação e aí ao solicitar a segunda via da certidão a pessoa conta como casada. Então, se perguntar para a pessoa qual é o estado civil a resposta seria casado, já que a certidão não foi averbada? Se sim, então para caso de falecimento o conjuge teria direito a pensão por morte bem como a partilha de bens?

  20. Separei em 2008 porém continuamos como marido e mulher até 2012 quando ele veio a falecer.E agora 5 anos depois enfrento sérios problemas quanto ao meu estado civil.A prefeitura onde trabalho e possuo dois vínculos escreveu(sem minha autorização( divorciada) na minha ficha funcional.O cartório onde fui fazer uma escritura escreveu no documento que sou separada.Formei em pós graduação e escreveram no documento viúva.Como faço para obter o meu verdadeiro estado civil?Sei que não posso ser separada de uma pessoa falecida pois este seria um estado transitório para o divórcio e não teria como divorciar de um morto.Então só restaria viúva mas como averbar a certidão de óbito nessa certidão de separada?Estou de posse de todos os documentos dele.Obrigada!

  21. É cobrado algum valor para incluir o divorcio na certidao de nascimento?
    So e possivel conseguir a averbação no cartorio em que ocorreu o primeiro registro da certidao de nascimento? Nao pode ser feito pela internet?

  22. Boa noite!
    Preciso da segunda via da minha certidão averbada de casamento. Moro em Minas e me casei em Recife. Posso pedir pra alguém retirar essa certidão?

  23. Olá, bom dia! Quando o cartório do Forum envia para o cartório de Registro Civil o Mandado de Averbação e a certidão de trânsito em julgado para registro via sistema CRCJUD, qual o procedimento a ser adotado a partir daí? de posse do mandado tem algum prazo, os divorciados precisam comparecer no cartório?

    Grata desde já

  24. Olá, gostaria de uma informação. Me separei através da Defensoria Pública. Já retirei a certidão do Tribunal de Justiça. Porém eles disseram que eu devo ir ao cartório para dar baixa. Moro em São José dos Campos onde nos separamos, me casei em São Paulo, eu devo ir no cartório daqui ou de São Paulo? E será cobrado?

  25. Bom dia!
    Fui viúva, e depois de 23 anos casei e me divorciei.Na certidão de nascimento é obrigatório no campo averbações, colocar viúva e divorcio?Se por acaso for contrair novas núpcias, na certidão de nascimento tem que constar esses detalhes?(viúva e divorciada).
    Obrigado(a)

  26. Boa tarde, me separei e não tenho a certidão de casamento, o advogado me mandou a homologação do juiz via whatsapp, pois ele é da cidade dela, aonde casamos e divorciamos através do divórcio consensual, mas não me deu documento algum, gostaria de saber o que posso fazer para averbação da certidão

  27. Boa noite.. tenho uma filha na qual o pai biologico nao registrou.. e meu companheiro na epoca registrou… porem agora estamos num impasse, pois eu quero tirar o nome dele do registro.. como faço?

  28. Boa noite! Escrevo porque preciso de uma informacao. Em 2015 houve uma sentenca que gerou a correcao do nome de meu bisavo e dos pais dele que eram italianos, em sua certidao de obito. Essa certidao esta arquivada no mesmo lugar da minha certidao de nascimento, e tambem das certidoes de nascimento casamento e obito de meu pai e meu avô. É possivel pedir a alteracao da minha certidao, da do meu pai e do meu avo administrativamente? Vocês fazem isso?!

  29. Boa noite Senhores,

    Gostaria de sabe o seguinte: Eu e meu ex. marido demos entrada em nossa separação em julho/2016 pela defensoria pública, porém, era pra voltamos lá em setembro/2016 e decidimos tenta novamente, então fomos lá para da baixa e fomos informando que era só não comparece em setembro que ficaria arquivado.
    Entretanto, não deu mesmo mais certo e voltamos as nós separa novamente de corpos em novembro/2016, porém, somos amigos, e ele não quis mesmo assim dá continuidade na separação, diz que tudo que é dele no dia que ele morre,o filho dele com sua primeira companheira, terá que dividi tudo comigo, porque serei a unica viúva dele rsrsrs, mais hoje chegou em casa um telegrama onde pede que eu e ele compareça no dia 27/03/2017 no cartório que não foi o qual casamos, para pegar a Certidão De Averbação de Divorcio, liguei pra ele e o informei sobre a carta, porém, ele continua não querendo o divorcio e para eu não tem problema, sempre disse que o dia que ele quiser estarei lá pra assina, pois, quem deu entrada foi eu.
    Então como procede nessa situação? Que mesmo separados de corpos a quase 6 meses, não queremos dá continuidade em nosso divorcio no papel?

    Desde já obrigada!

  30. ola
    meu caso eo seguinte a minha certidão de nascimento esta velha e fui tira a segunda via do RG e não aceitaram pois dizem que está ilegivel
    e quando solicitei a segunda via
    o cartório me informou que não consta
    no livro de registro da serventia
    e agora o que eu tenho que fazer

  31. Boa tarde!Sou casada pela segunda vez e fui abrir uma conta no banco mas como consta o nome do meu ex marido como cônjuge no cadastro que já havia lá de uma conta anterior,eles me solicitaram a averbação do divórcio,eu não me lembro,será que essa certidão com a averbação fica retida no cartório onde casei novamente?É possível solicitar uma segunda via mesmo depois de já estar casada?

  32. Olá bom dia , gostaria de tirar uma dúvida , no ano de 2011 me divorciei porém não sabia q podia retirar a averbação meu ex foi e retirou … E agora o q faço ? É só levar a certidão no cartório onde casamos na época ?

  33. Boa tarde,
    meu bisavô teve o sobrenome escrito com grafia errada no livro de registro. Embora a assinatura dele conste com a grafia correta, o cartório disse que preciso de um advogado para fazer a correção por via judicial, pois a certidão de nascimento dele não é brasileira. Onde é necessário que o advogado abra um processo?

  34. boa noite.SOU FILHA UNICA, MINHA MAE FALECEU EM 2015 ERA CASADA POREM NAO CONVIVIA E NEM MANTIA CONTATO COM O MARIDO HA 36 ANOS RESIDIAM EM CIDADES DIFERENTES , COM ORDEM DE SENTENÇA JUDICIAL CONSEGUI RETIRAR TIDO O DINHEIRO DA POUPANÇA MAS A SEGURADORA ESTA PEDINDO A AVERBAÇAO DA CERTIDAO DE CASAMENTO.COMO FAÇO ISSO? POR ONDE COMEÇAR? JA QUE ELES SE CASARAM NO RIO DE JANEIRO EU ESTOU NA BAHIA AONDE ELE CONVIVIA COMIGO E AONDE FOI SEPULTADA TAMBEM NAO SEI SE ELE JA E FALECIDO, POR FAVOR ME AJUDEM OBRIGADA

  35. Meu noivo seseparou com averbação agora queremos no casar novamente nos foi solicitado a via da certidão de nascimento para os dois so que quando chegamos no cartório o que foi entregue foi o de casamento dele com a averbação esta correto?

    • Olá Soraia, tudo bem?

      Você retirou no fórum os documentos que devem ser homologados no cartório? Caso tenha retirado você deve procurar o Cartório de Registro Civil onde se casou para solicitar esta homologação.

    • Fiquei viúva mas não queria sou obrigada averba o falecimento do meu esposo na certidão de óbito ou posso ficar com a documentação assim msm. Na certidão de óbito dele já saiu estado civil casado. Eu tbm tenho que mudar minha certidão casamento. Sou obrigada averba o falecimento dele na minha certidão de casamento? Abrigada aguardo resposta.

  36. ola boa noite no meu caso estou movendo um ação de reconhecimento de paternidade a certidão da minha filha o juiz vai solicitar a inclusão do meu nome no registro da criança

  37. Bom dia, me chamo Uemerson e preciso tirar uma duvida. Sou divorciado e já estou com a minha certidão averbavada e fui dar entrada em um novo casamento e me pediram para levar tbm, a petição de entrada e conclusão do processo, mas já consta na certidão, realmente esses outros dois documentos são necessários para dar entrada em um novo casamento ?

  38. Boa noite…fiz minha separação e meu ex marido não foi buscar a averbação e nem demonstra pressa para ir,como faço pra eu mesma pegar,ele está cm um papel para retirar,mais nunca vai

  39. Boa tarde… Meus documentos de divórcio já saíram, mas preciso ir fazer a averbação no cartório onde me casei, mas eu moro em SP e me casei na BA. Gostaria de saber se posso me casar mesmo sem ter feito a averbação? Tenho a sentença do juiz em mãos, e não levava o sobre nome do meu ex. marido.
    Posso me casar com meu atual marido, sem fazer a averbação?

  40. Boa noite,
    Tenho uma dúvida: Me separei em 2015 e estou com o mandado de averbação. Gostaria de saber se ele tem validade ou posso ir fazer a averbação agora (2017) no cartório?

  41. Meu estado civil é viúva, gostaria de saber se a certidão de nascimento vale para fins judiciais ou só a certidão de casamento averbada?

  42. tenho uma duvida espero que vocês possam me ajudar.
    Fui no cartório da entrada no meu casamento, chegando la não conseguirmos marcar o casamento, pois a certidão do meu noivo não tem o sobre nome da mãe dele de casada, pedimos a segunda via da certidão e continua vindo do mesmo jeito, e ele foi registrado na Bahia e não temos como ir la para resolver isso.
    Gostaria de saber se tem alguma maneira de eu conseguir marca meu casamento no civil com a certidão de nascimento dele sem o sobre nome de casada da mãe dele ?

    • Olá Daniela, tudo bem?

      Neste caso, caso o registro de nascimento dele não esteja atualizado com o sobrenome correto da mãe será necessário entrar em contato diretamente com o Cartório de Registro Civil onde ele foi registrado para realizar as alterações necessárias.

      • bom dia

        O problema è que ela não tem condições de ir la na Bahia pra resolver isso, sera que apresentando a certidão de casamento dela junto com a certidão de nascimento dele conseguiríamos, que no caso seria só para comprovar que realmente ela è a mãe dele ou teria outra solução??

  43. Boa Noite. Tenho uma dúvida e gostaria de uma ajudinha….
    Minha Mãe ficou viúva recentemente. Ela tem a Certidão de casamento e a de óbito do meu pai. Ela tem que Tirar outra certidão para ela ou pode usar a de casamento?
    Agradeço por qualquer orienta que puderem me dar. Paz e Luz a todos!!!

    • Olá Sonia, como vai você?

      Neste caso, ela terá que solicitar a averbação da Certidão de Óbito no registro do casamento dela. Após essa averbação, ela receberá uma nova via da Certidão de Casamento constando a informação do óbito do seu cônjuge.

  44. Bom dia. Foi encaminhado o divorcio do meu namorado para averbação junto ao Cartório onde ele casou. Eu gostaria de saber quanto tempo demora para a Certidão de casamento ser averbada com o divorcio? Queremos dar entrada no nosso casamento…
    OBS: Este documento foi enviado via correio pelo advogado para o cartório entre os dias 08 e 10 de maio de 2017… e ainda não obtive resposta… Demora assim mesmo?

    Desde já Agradeço!!!!

  45. Bom dia, me tirem uma dúvida quanto a averbação de um divórcio judicial, qualquer pessoa poderá fazer a averbação do divórcio na certidão de casamento levando a sentença ou somente as partes, ou seja, os cônjuges?

  46. Boa tarde…

    Gostaria de saber quando um casal se divórcia, cada um recebem a certidão de divórcio com averbação ou é uma única certidão para os dois.

    • Olá Helen, como vai?

      É um documento único, porém uma nova via pode ser solicitada sempre que desejar, visto que fica registrado no acervo do cartório. Oportunamente informamos que não existe certidão de divórcio, mas sim certidão de casamento com averbação de divórcio.

  47. Boa dia. Faz 5 anos que sou casada em termos de União Estável que foi realizado no registro civil 2°subdistrito da minha cidade no dia 10/08/2012. Gostaria de saber se posso apenas pedir a conversão da União Estável para casamento Civil sem fazer a cerimônia ou teria que estar casando perante Juíz?

    Desde ja agradeço!!!!!!

  48. Boa …uma duvida….separei legalmente a quase 1 ano e vou casar novamente…..preciso tirar novos docts de solteira com a certidão averbada e marcar a data do novo casamento ou com essa averbação posso marcar o casamento e depois tirar novos docts já de casada? Obrigado

  49. Meu ex marido está com a carta de sentença original ele sumiu não tive mais contato com ele. e ele nunca deu entrada na averbação o q eu faço?

  50. Olá…. Me divorciei a 10 meses e semana vem vou retirar a certidão averbada ….estou num novo relacionamento onde meu noivo faz questão de casarmos…posso marcar a data com a averbação ou devo tirar docts de solteira e marcar o casamento? Pq vou ter um novo sobrenome por questão familiar….quanto menos gastos pra melhor somente agora vou poder pagar a taxa da 2° via ….obrigado

  51. Era casada desde 99 em 2015 meu marido resolve pedir o divorcio eceitei numa boa e divorciamos mas depois resolvemos reatar o casamento .so que nao mechemos mas com documento nenhum nem averbou nada como fica minha situaçao nesse caso? e eu preciso tirar a segunda via dos meus documentos. e necessarioo a averbaçao nesse caso? ou eu consigo uma sertidao de casada no cartorio onde me casei mesmo sem eu averbar ?

  52. Casei em 02/1993, na época acrescentei um sobrenome do meu marido, não excluindo os dois meus. Ocorre que apenas a minha carteira de trabalho ficou com o nome de casada, os demais documentos permanecem até hoje com o de solteira. Fique viúva faz 12 anos, mas somente agora estou tendo problemas de documentação, como por exemplo ao sacar o FGTS. Eu poderia “retirar” o sobrenome de casada no cartório de registro civil, uma vez que sou viúva, ou terei que pedir judicialmente?

  53. Olá, boa noite !

    Minha filha divorciou e gostaria de que na certidão de nascimento do seu filho conste o seu nome atual nome de solteira ? É possível fazer este procedimento diretamente no Cartório onde meu filho foi registrado, apresentando a Certidão de Casamento com a averbação do divórcio, ou preciso entrar com ação judicial para retificar o nome dele na certidão de nascimento?

  54. Boa noite, me chamo Isis Silva, meu pai fez uma escritura de reconhecimento de filho na cidade onde mora, mas o cartório em Igarassu PE pediu para eu averbar no cartório RJ onde fui registrada. Pedi pra minha mãe levar a escritura e minha certidão e uma solicitação de próprio punho, mais foi informada que preciso comparecer ao cartório RJ com meu pai para assinarmos um termo reconhecimento de filho. Obs: Meu pai mora em PE, é cadeirante, e eu moro em RN. Como conseguir fazer essa averbação?

  55. Boa noite, eu assinei a escritura publica de divorcio em agosto de 2016, mas só agora farei a averbação. Gostaria de saber qual a data vai saor na averbação, a partir de qdo eu estarei de fato divorciada? Data da averbação ou escritura pública?

  56. Olá, tenho uma duvida e gostaria de esclarecer. Quando me casei, o cartório errou o meu local de nascimento em minha certidão. Foi realizada a averbação só que nela não consta o motivo. Quando fui tirar meu passaporte o agente da Policia Federal me disse q seria necessário uma declaração q conste o motivo da averbação. Chegando no cartório eles me disseram q é proibido constar no documento o motivo da averbação e que irão emitir um de inteiro teor e terei q pagar por isso. Na certidão de nascimento do meu marido, quando houve uma averbação por erro de grafia no nome, consta o motivo e ele não deve de pagar por isso. A informação do cartorário procede? É proibido constar na certidão de casamento o motivo da averbação? Estou tendo problemas em retirar outros documentos. Gostaria de saber se há uma lei que diga isso. Obrigada

    • Olá Juliana, como vai?

      Como consta a informação em sua certidão e como consta a informação referente a certidão do seu cônjuge? Normalmente as averbações relatam o ocorrido e especificam a alteração/inclusão realizada.

  57. Boa noite! divorciei e averbei meu divorcio na minha certidão de casamento no cartório. Todavia, ao solicitar a certidão esta veio com o nome de casada, no entanto que gostaria de que viesse com meu nome de solteira. Posso solicitar que seja emitida outra com o nome de solteira?

    • Olá Emanuela, como vai?

      Durante o trâmite do divórcio foi definido que voltaria a utilizar o nome de solteira? Questionamos, pois, se tal alteração não foi definida o cartório não poderá providenciar a certidão da maneira mencionada.

  58. Bom dia!!!Me casei em 2008 perdi o prazo de pegar minha certidao de casamento e com isso meu casamento foi arquivado a lei mudou posso pegar minha certidao de casamento que foi arquivada ou twnho que me casar de novo???

  59. Boa tarde! Olá, meu ex-esposo deu entrada no divórcio pela Defensoria Pública. A sentença saiu em abril desse ano e até agora nada de mandado de averbação. Mês passado iguei pra secretaria da vara de família onde tramitou o processo e perguntei quanto tempo depois da sentença sai esse mandado e disseram que não tem prazo. Quero saber se só com a sentença dá pra resolver isso ou tenho que esperar a boa vontade do juiz.

  60. Olá tenho uma dúvida, havia um erro no livro do meu registro civil, perdi a primeira via e ao solicitar a segunda via constataram que havia uma letra diferente do nome do meu RG, entrei na justiça e o juiz julgou procedente, a sentença foi enviada para o fórum da cidade de origem do meu registro, minha pergunta é: quanto tempo leva para sair do fórum e ir para o cartório para corrigirem o erro?

  61. Oi meu divórcio acabou de sair maa preciso pegar o meu registro de solteira novamente mim divorcie no maranhao e estou morando em outro estado como faço pra pegar a minha documentaçao novamente ele pode transferir pra cá pra mim assinar ou so resolve na minha cidade mim chamo Diane pode mim orienta o que deve fazer?

  62. Acabei de mim divorciar mas estou morando em outro estado, o que faço pra pegar novamente minha certidão de nascimento ,eles podem transferir aonde eu estou ou só resolve na minha cidade…Pode mim da uma resposta sobre isso?mim orientar …desde de já agradeço .

  63. boa noite por favor podem me tirar uma duvida dei entrada em meu divorcio em 2017 eu e meu marido fomos para a audiencia de reeconciliacao e nos dois assinamos com cinco meses saiu o divorcio o juiz assinou so que eu nao fui pegar a averbacao para levar pro cartorio onde nos casamos minha duvida e mesmo nao tendo feito isso eu continuo casada.

    • Olá Maria,

      Você não continua casada, afinal todo o trâmite do divórcio já foi realizado. O problema é que como você não averbou este divórcio no registro de casamento, ao solicitar uma nova via desta certidão as informações constantes vão se manter como se estivesse casada.

  64. Olá, boa tarde! Gostaria de algumas informações mas não sei se saberão me responder ao certo. Rsrs..
    Fiz separação de corpos há mais de 10 anos. Passei pela audiência onde foram feitas a repartição de bens e determinada a pensão de meu filho, mas o tempo passou e acabei não fazendo a averbação de minha certidão de casamento. O que preciso fazer como próximo passo para conseguir esta averbação? Devo diretamente procurar o cartório junto à minha ex, onde foi feito meu casamento para conseguirmos essa averbação? Precisarei passar por uma nova audiência, devido ao fato de termos um filho, ou conseguirei a averbação com o papel da minha primeira audiência, onde foram feitas a separação de corpos, divisão de bens e determinada a pensão de meu filho? Desde já agradeço muito a atenção..

  65. Bom dia.
    Preciso solicitar a 2 via do mandado de averbação de divórcio no fórum. Vc saberia me informar qual o valor que preciso pagar no fórum? Não encontrei no site do TJ – MG. Preciso levar cópias dos processos ou só o mandado de averbação é suficiente para levar no cartório de registro civil?

  66. Eu divorciei no Pará e tô morando no Maranhão, estou somente com a declaração,minha mãe pode retirar minha carta de divórcio?

  67. Olá ,meus pais se divorciaram receberam a carta do divórcio ,assim acharam que já estavam separados. Mas agora meu pai está doente com câncer e precisa de um documento que prove a separação, minha mãe tem a carta do divórcio mas o hospital não aceitou pois disse que não são originais,pesquisando aqui entendi que eles tinhas que ter feito a averbação,mas o problema é que ele tem uma perícia no INSS pro dia 15 será que tem alguma forma de adiantar o processo para ele devido o caso de doença? Ou algum outro documento que o INSS aceite?

  68. Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida, eu nasci em SP, mas me casei e me divorciei no Rio, preciso solicitar uma certidão negativa de interdições, onde devo solicitar ? No Rio ou em SP ? pois, como nasci em SP, mas moro no Rio.
    Att,
    Rute

  69. ola meu divorcio foi homologado pela defensoria publica,mais nao me deram nenhum papel fui ao forum e la me disseram para ir agora direto no cartorio onde me casei para fazer a averbaçao da certidao ,esta correto isso

  70. Olá, vou me casar novamente e o cartório pediu uma certidão negativa do meu divórcio, liguei no cartório de origem e me disseram que o processo foi arquivado e preciso de um advogado para resolver isso.
    É assim mesmo que funciona? O que devo realmente fazer ?

  71. Oi bom dia eu gostaria de um esclarecimento por favor eu disse o meu noivo já marcamos a dz tá do nosso casamento demos z entrada tudo certinho tiramos as nossas novas certidões de nascimento e lá não teve problema algum.Mas agora descobri que ele já foi casado e A ex dele mandou um papel de averbação de separação, e agora preciso ir lá no tabelião de mudar alguma documento ou não precisa,deixar tufo como está?

    • Olá Elisangela,

      Quando uma pessoa já foi casada, para agendar um novo casamento ela deve apresentar ao Cartório uma via atualizada da Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio. Sugerimos que retornem ao Cartório onde foi dado entrada no processo do casamento para correção dos documentos.

  72. Boa noite.
    Gostaria de saber se é possível mudar o sobrenome da mãe na certidão do filho?
    O cartório informou que tem que ser através do juiz.

  73. Olá ,
    Meu atual companheiro, francês, foi casado na frança , porém sua ex esposa por ser brasileira trouxe para averbar aqui, mas não sabemos em que cartório foi feita a averbação; agora estamos precisando averbar aqui no brasil sua separação , como devo proceder já que não sabemos em que cartório fora registrado?

  74. O advogado foi averbar a certidão de divórcio e disse que o nome da ex não foi mudado para o nome de solteira dela durante o processo de divórcio, demora pro juiz da outra sentença com o nome corrigido?

  75. Boa Noite,

    No atestado de óbito do meu pai o nome da minha vó esta incorreto (falta apenas o DA entre o sobrenome). Porém foi feito o atestado em outro estado a retificação só pode ser feita no mesmo cartório ou consigo em algum da minha cidade ?

  76. Boa noite! Me ajudem…
    A minha filha foi registrada em nome de uma pessoa. Dias depois o pai biológico dela fez o exame de dna e comprovou a paternidade dela.
    Sendo que ela já está registrada em nome de outra pessoa, como fazer para realizar a alteração na certidão? Pois ela ja convive com o pai e ele deseja excluir o nome do pai atribuido e dar a ela o sobrenome dele.

  77. oi eu e meu ex marido demo entrada no cartorio na entrada no divocio consensul no dia 06/06/2017 so que nao demos entrada na averbaçao no cartorio que agente casou agente ja estar divorciado ou nao essa é minha duvida pois agente estar se recociliando de novo meu zap 21976580354 alguem pode me ajudar a tirar essa duvida pois quando casamos só no civil agora queremos casar na igreja e tudo

  78. Boa tarde Dr. !
    Sou separado desde 1.991 e averbado na certidão de casamento separação consensual, porem nunca eu e minha ex demos continuidade ao processo de divorcio , a minha ex faleceu a 17 anos , e hoje vivo com outra pessoa a 26 anos no qual tenho um filho com ela que tem 27 anos , agora resolvemos nos casar, que devo fazer nessa situação? sendo que minha ex já faleceu? fico grato pela resposta e orientação.

  79. Boa tarde!

    Minha noiva mora em Góias e eu no RJ. Vamos nos casar no RJ. Posso apresentar uma procuração assinada por ela para darmos entrada no casamento, no Cartório?

    • Olá Marcos,

      Normalmente é possível apresentar a procuração para esta finalidade sim. Mas, para evitar a emissão de documentos sem a necessidade ou de forma incorreta, recomendamos que primeiramente entre em contato com o Cartório de Registro Civil que pretendem dar entrada no processo de habilitação do casamento para certificar-se.

  80. Aqui é meu noivo e eu fomos no cartório hj atualizar a certidão de nascimento. Para noscasarmos,só q ele é divorciado,a certidão de nascimento atualizada vale pra entrarmos com os processos nos papéis do casamento ou tem q atualizar a averbação tbm?

  81. me divorciei, mas nunca troquei meus documentos para usar o sobrenome de meu marido, agora fui contemplada no programa minha casa minha vida, posso apresentar meus documentos antigos ou tenho que fazer alguma retificação no cartório para voltar a usar meus documentos de solteira.

    • Olá Sirlandia,

      Como seus documentos estão de acordo com o nome atual, não vemos necessidade de alterá-los. Contudo, caso estes documentos sejam antigos (mais de 10 anos da emissão) pode ocorrer da instituição solicitar que providencie documentos atuais.

  82. Olá, dei entrada no casamento no cartório mas antes de assinamos meu cônjuge faleceu, gostaria de saber se é possível eu ter o documento que comprove que íamos nos casar.

  83. Desejo saber se o juiz pode expedir ofício para realizar a averbação no registro de nascimento da criança antes da sentença do processo de investigação de paternidade, uma vez que, o resultado de DNA positivo. Pode averbar antes da sentença?

  84. ola bom dia me tirar uma duvida por favor
    foi dado a entrada para meu casamento no civel religioso no cartorio so que na hora de dar entrada esqueci de pedir para acrescentar o sobre nome do meu esposo ao meu .minha habilitacao ja saiu vou casar em setembro de 2017 mais quero acrescentar o sobre nome dele ao meu antes do casamento .oque devo fazer agora?

  85. Olá!
    Eu divorciado em 2013 só peguei o papel do juiz autorizando para tirar a segunda via da certidão só que eu não fui no cartório. moro no Maranhão e o cartório é de Manaus.
    agora estou precisando casar e preciso da certidão de divorcio pra poder habilitar o novo casamento o que faço pra tirar esse doc. no cartório do 8º Cartório do Registro Civil de Manaus.

  86. Olá, bom dia!
    Eu fiz recentemente uma averbação de paternidade, porém logo percebi que foi acrescentado os dois sobrenomes do meu pai Pereira dos Santos, só que meu nome ficou imenso.
    Posso pedir ao cartório que exclua Dos Santos, para que não me atrapalhe na hora de assinar documentos? Me ajudem por favor, pois se eu for abrir outra ação e pedir vai demorar muito.

  87. Oi bom dia me chamo Daniela minha mãe separou de corpos do meu padrasto agora decobriu que faz 12anos que ele morreu mais a familia dele alega que so minha mãe pode tirar a certidão de óbito isto procede

    • Olá Daniela,

      Você está se referindo a solicitar uma 2ª via da Certidão de Óbito? Caso seja, informamos que qualquer pessoa pode solicitar este documento junto ao cartório, pois trata-se de um documento público. Será necessário apenas possuir as informações do registro do óbito (como nome completo, filiação, data do óbito) e Cartório de Registro Civil onde foi registrado o óbito.

  88. Em Relaçao ao livro E para registro de uma averbação de divorcio em se tratando de 2 pessoas estrangeiras há algum procedimento que diz que não existe este procedimento? por que fui informada em um determinado cartório que o livro E só registra caso 1 dos envolvidos fossem nacionalizado.. como não é o caso não há registro a fazer… mesmo os mesmos tendo sido casados tambem no Brasil…. em contrapartida este registro é exigido para desbloqueio de imoveis partilhados no cartório de registro de imoveis…

  89. Olá gostaria de esclarece uma dúvida meu companheiro atual está separado consensual na certidão de casamento já faz mas de 15 anos que seraparou judicialmente já está com a averbação para que a ex mulher fique com o nome de solteira só não fala no papel que é divórcio fala separação consensual afinal o que significa é divórcio ou não quando não tem más o sobre nome dó marido.

  90. Existe um campo em minha certidao de casamento que eu gostaria de entender o que significa.
    Campo – Observacoes / Averbacoes
    “Livro B-443 Fls. 48 Termo 66398 \\\”

  91. Prezado!

    Preciso de uma informação, se uma retificação via judicial já foi feita apenas em uma certidão em 1 Cartório em 2008 ,tem como pedir para desarquivar esse processo no forum , para pedir para incluir mais 2 Cartórios onde constam 5 certidões no total que precisam fazer as mesmas retificações.

    Aguardo retorno.

    Obrigada.

    Rosana

  92. Sou casada e sempre vivi com meu marido, e temos uma filha. Tenho minha certidão de casamento averbada e recebi o sobrenome do meu marido.
    Se eu tirar uma carteira de motorista ou qualquer outro documento com o nome de solteira eu passo ser punida pelo DETRAN ou pela RECEITA FEDERAL ou qualquer outro orgão?

  93. Estou casada e sempre vivi bem com meu marido, no nosso casamento a certidão de casamento foi averbada no Registro Civil onde eu aceitei o sobrenome dele na minha certidão. Eu posso tirar documento de carteira de Morotista no detran ou o meu CPF com o meu nome de solteira?

  94. Oi sou casada no Civil e na época eu tirei meu sobrenome , só que quero o meu sobrenome de solteira de volta ,sem divórcio não quero me separar só quero colocar meu sobrenome de volta eu consigo?

  95. Boa tarde!
    Gostaria de confirmar: de quem é a responsabilidade pela comunicação de divórcio e segunda núpcias para que sejam feitas averbações na certidão de nascimento?
    Meu marido era divorciado quando me casei com ele.
    Eu solicitei a certidão de nascimento em inteiro teor dele no cartório A e o cartório a emitiu apenas com a averbação do seu primeiro casamento, alegando que não havia nenhuma comunicação posterior a respeito do divórcio e segunda núpcias.
    Já o cartório B onde nos casamos, alegou que não fez a comunicação porque nós (eu e meu marido) não solicitamos, tendo em vista que para segunda núpcias não é necessária a certidão de nascimento e por essa razão eles não poderiam fazer tal comunicação por não saberem onde o meu marido havia nascido.
    Ocorre que o meu marido contraiu a primeira núpcias, se divorciou e contraiu a segunda núpcias no mesmo cartório, ou seja, no cartório B.
    Em virtude disso, após finalmente solicitar ao cartório B que comunicasse o divórcio e segunda núpcias ao cartório A, o cartório A quer me cobrar novamente para emitir a certidão atualizada com averbações.
    Ocorre que acho completamente injusto, visto que não fomos informados que deveríamos solicitar tais comunicações.
    Neste caso, de quem deveria ser a responsabilidade pela comunicação do divórcio e segunda núpcias? Ela é realmente nossa, como alega o Cartório B, onde nos casamos?
    Existe alguma lei que discipline a questão?
    Muito obrigada!
    Luciana

  96. Então sou separada desde 2010 no papel e temos uma filha é só agora q demos entrada no divórcio o advogado disse q a sentença já foi dada que agora depende só do cartório, mais isso já faz um mês já será q se eu for no cartório eles agilizam?

  97. OLá.
    Casei em 1988. Separei em 1997. Divorciei em 2001.
    Na certidão de casamento constam as duas averbações e conta que voltei a assinar o nome de solteira, SEM o SILVA.
    Ocorre que meu pai faleceu em 2016. Deixou um ap. para mim, fiz o espólio no imposto de renda. Fiz o inventário. Registrei no registro de imóveis. Tenho a escritura em meu nome de solteira e, quando clico no site da FAZENDA aparece o IPTU do imóvel com meu nome de casada, COM o SILVA.
    Fui no cartório da certidão de separação/divorcio e o atendente disse que a certidão atualizada ‘lá em cima’ estava escrito FULANO e ..DA SILVA, argumentei que não, que o cabeçalho da certidão deveria constar meu nome de solteira.
    Seria isso que faz com que meu nome nos registros da secretaria da fazenda continue de casada mesmo após tantos anos? Existe alguma coisa a fazer?
    obrigada

  98. Olá. Estou tentando solicitar a segunda via de certidão do meu avô (vivo) no cartório em que ele casou, pois não consigo achar no cartório de cidade de nascimento dele. Mandei e-mail e eles disseram que necessito de decisão do juiz para ter acesso a ela. Está correto? Se estiver, como devo proceder para dar entrada?

    Att.

    • Olá Marcelle,

      Sim, está correto. O Cartório em que ele se casou pode emitir apenas a certidão referente ao casamento. A certidão de nascimento, que é entregue junto aos demais documentos para dar entrada no processo de habilitação do casamento, não é disponibilizada. Infelizmente não possuímos informações sobre os procedimentos judiciais necessários aqui no blog, sugerimos a busca de orientação sobre esta ação judicial diretamente com o cartório em que seu avô se casou.

  99. ..
    BOA TARDE
    Gostaria de saber para incluir o sobrenome de minha esposa nos nomes de nossos filhos. Posso faze-lo diretamente no Cartório ou preciso de mandado judicial
    grato
    Antonio Dias

  100. Olá estou oficialmente divorciada e a guarda da minha filha é unilateral (minha) com visita livre. Devo fazer alguma alteração na certidão de nascimento dela?

  101. olá me chamo Leandro hoje fui, registrar o meu filho só que já passou do prazo de 15 dias, então pediram, o comprovante de residencia, só que nao estar em meu nome o comprovante como eu resolvo isso ?

  102. Boa noite !
    Eu fui a defensoria pública dar entrada no divorcio e eles me deram um papel para irmos ao centro da cidade pra pegar um Papel e levar ao cartório onde casamos, então só que eu e ele resolvemos voltar e não ir pegar esses documentos, a minha dúvida é, nós teremos que casar de novo pois assinamos o papel perqnte o juiz, ja estamos divorciados e teremos que casar de novo?

    • Olá Pedro,

      Os valores variam de estado para estado, de acordo com a Tabela de Emolumentos vigente. Desta forma a confirmação dos valores pode ser feita entrando em contato com o Cartório de Registro Civil em que ocorreu o casamento.

  103. O divórcio do meu noivo saiu e diz que ‘mantiveram o nome de solteiro’ mas o da ex continuou como casada, o advogado entrou com a petição pra corrigir mas a juíza disse que apenas a ex pode fazer esse pedido, de ela não aceitar mudar ou assinar a petição, tem como o advogado pedir pra emitir uma nova sentença escrita certa? Por favor responda!!

  104. Olá .. preciso da averbação do divórcio.
    Meu ex marido já pegou no cartório, pois ele casou novamente.
    Moro em sp e foi em manaus.
    Procurei no site mas não achei a opção averbação de divórcio.
    Para casar novamente, consigo com a segunda via ??