Cartório de Notas: conheça esta natureza de cartório

Tabelionato de Notas

Tabelionato de Notas

 

Por meio do registro no Cartório de Notas de um ato notarial, você adquire um documento público, com garantia de publicidade, autenticidade, segurança e eficácia jurídica. No Cartório de Notas podem ser registrados os seguintes atos: lavrar escrituras declaratórias, compras e vendas, doações, emancipações, união estável, atas notariais, procurações públicas, testamentos públicos e aprovar os cerrados (secretos), pública-forma, reconhecer firma e autenticar cópias.

Obs.: No advento da Lei Federal 11.441/2007, o Cartório de Notas passou ainda a ter atribuição de praticar os atos de separação, divórcio e inventários consensuais, como forma de tentar desafogar o Poder Judiciário e desburocratizar a vida do cidadão.

 

Quais tipos de certidões o Cartório de Notas fornece?

Escrituracópia do registro de escritura, autêntico em todas as informações preenchidas no livro de escrituração da serventia que pode conter informações respectivas a atos de Compra e Venda, União Estável, Dissolução de Sociedade, Emancipação, Declaratória, Ata Notarial;

Procuraçãocópia do registro de procuração, autêntico em todas as informações preenchidas no livro de procuração da serventia que pode conter informações respectivas a manifestação da vontade do outorgante e outorgado;

Pública-Forma neste documento constará todas as informações de um primeiro registro deteriorado (registro de nascimento, casamento, óbito), com finalidade exclusiva para fins de expedir documento de identificação (RG), não podendo ser utilizada para nenhum outro tramite.

 

É bom saber que:

Outorgante – é aquele quem concede, transfere interesses e poderes, serviços.

Outorgado – é aquele a quem foi permitido do direito, que se beneficiou da outorga.

 

Por meio do Cartório 24 Horas, você pode solicitar a certidão de escritura e certidão de procuração que necessita, basta indicar o cartório que realizou o primeiro registro e o endereço que deseja receber o documento. No Cartório 24 Horas você encontra todos os cartórios Tabelionato de Notas do Brasil.

É rápido, fácil e seguro!

29 thoughts on “Cartório de Notas: conheça esta natureza de cartório
  1. Boa tarde! Preciso de uma certidão de óbito de uma pessoa que faleceu no hospital do inca II no ano de 1999. Fui ao cartório da graça aranha e nao consta. Tenho apenas o nome da falecida, de seus pais, data de Nascimento e óbito. Como resolver? Obrigada.

    • Olá Elizabeth, como vai?

      Nosso site viabiliza 2ª via de Certidões de Óbito, porém apenas mediante indicação correta do cartório e dados do registro. Neste caso sugerimos a verificação com os cartórios de registro civil da região onde possivelmente o óbito foi registrado.

  2. Bom dia, preciso de uma escritura publica de imoveis, como faço? qual o link aqui? tem muitas opçoes e nao consegui ver ainda, aguardo retorno e desde já agradeço

  3. Olá. Estou verificando a possibilidade de comprar um terreno para construção de casa própria. Quais as taxas a serem recolhidas pelo comprador (eu) para que eu efetive a compra? além disso, como saber s o imóvel de fato “está em dia” ou “já possui escritura” ou que nao tem nenhuma restrição para q o compre?
    grata

  4. Bom dia?uma duvida o pai do meu filho trabalha em uma empresa em sao paulo
    So q uma moça da impresa me ligou pedindo xerox de documentos do meu filho
    Disse q era pra liberar a certdao de obito isso ta certo
    Precisa mesmo dos documentos pra liberar

  5. bom dia
    gostaria de saber como faço pra adquirir o comprovante de compra de uma casa. Na verdade essa casa era da minha sogra e ela deu para nos. só q precisamos desse documento? o q preciso levar para o cartório para fazer esse documento

  6. Bom dia! Estou comprando um imóvel na Praia Grande, como devo proceder para efetuar a compra. Qual cartório devo procurar para efetuar a compra e fazer a escritura. Obrigada.

  7. Estão falando de uma lei que para compra e venda de terreno tem que tirar uma nova certidão de casamento? Isso procede ou não? Obs. Meus pais são casados a mais de 30 anos e certidão deles estão plastificada e autenticada vai precisar de retirar novamente a certidão de casamento só pra compra e venda do terreno no cartório?

    • Olá Marcella, como vai?

      Está correto, para diversos procedimentos é necessário a certidão de casamento atualizada para certificar-se da existência de possíveis averbações que impeçam a realização de deste procedimento (como a compra e venda). Oportunamente informamos que não se deve plastificar a certidão de casamento.

  8. Por favor, quais documentos eu preciso para dar entrada no meu divórcio? Documentos meu do meu ex esposo e dos meus dois filhos? Como faço? Preciso de advogado ou somente indo ao cartório eu já consigo resolver isso com o tabelião de notas?

  9. oie tenho 16 anos vou fazer 17 em julho desse ano mais minha mae moreu quando eu tinha 3 anos meu pai que matou nao conheço ele e quero amancipa mais so tenho meu tio aqui comigo ele pode acima ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *