Cartório de Protesto

Cartório de Protesto

Cartório de Protesto

Quase todo mundo já fez uma compra a prazo por boleto, emitiu um cheque ou assinou uma nota promissória, certo?

Se a compra a prazo foi numa loja, teve que assinar um contrato e o comerciante emitiu um carnê ou foi pago com um cheque pré-datado. Em ambos os casos, se o comprador não pagar pode ter muita dor de cabeça, o credor pode levar seu título ao Cartório de Protesto.

O protesto é um ato público, formal e solene de caracterização legal da impontualidade do devedor. Consiste num documento redigido pelo titular do cartório de protesto, que é anexado ao título e devolvido ao credor. Este pode fazer o que quiser com o título: executar judicialmente a dívida, requerer a falência do comerciante, executa-lo judicialmente ou até mesmo aguardar que um dia o devedor venha resgata-lo. Enquanto não pago o título, o nome do devedor figurará em todas as certidões de protesto como tendo um título protestado (certidão positiva de protesto).

Quais são as certidões de protestos emitidas pelos cartórios de Protesto?

  • Certidão de Protesto (Negativa ou Positiva) – o objetivo desta certidão de protesto é verificar se há pendências de quitação de títulos no cartório, também há possibilidade de solicitar pendências em nome do casal. Se a certidão de protesto for negativa, representa que não há registro naquele cartório de protesto.
  • Certidão do Instrumento de Protestoé a via com o teor do protesto que é emitida pelo cartório de protesto e entregue ao credor do título. Se o título não for pago pelo devedor no cartório dentro do prazo informado, o Instrumento de Protesto somente poderá ser retirado com o Credor da dívida.
  • Certidão Positiva de Cancelamento – esta certidão é emitida quando o devedor quita sua dívida com o credor e se dirige ao cartório com o instrumento de protesto em mãos, para que o cartório realize a baixa do mesmo. Neste caso  o título constará como pago no cartório de protesto e será emitida pelo cartório uma certidão positiva de cancelamento.
  • Certidão de Inteiro Teor – esta certidão contempla o detalhamento do protesto, dados do credor, dados do devedor, descrição detalhada da negociação da compra.

O protesto de um título deve ser registrado diretamente no Cartório de Protestos assim como a solicitação de sua baixa. Agora, se a necessidade for uma certidão de protesto, o Cartório 24 Horas solicita para você e entrega no endereço que desejar. No site do Cartório 24 Horas, também disponibilizamos certidões dos 10 Cartórios de Protestos de São Paulo/SP, onde, com apenas um pedido, você receberá um envelope com as certidões. É confiável e é mais prático do que se deslocar aos 10 Cartórios de Protestos de São Paulo/SP para pedir a certidão de protesto.

Oferecemos conforto, segurança e economia de tempo pra você!

12 thoughts on “Cartório de Protesto
  1. Pingback: Certidão dos Dez Cartórios de Protesto de São Paulo

  2. Fui Distribuidora de vendas de uma Empresa, fiquei com notas promissória pendente e o devedor nao quer quitar, já tentei de todas as formas. É a primeira vez que vou recorrer o cartório! Como proceder?

  3. ola , tenho um cliente que está protestado , o cartório recusa-se a me passar os dados do protesto por tel. porque diz que tenho que pedir uma certidão positiva de protestos se eu não pagar por esta certidão eles não me passam os dados do protesto para que eu possa fazer a carta de anuencia ,só que em outros cartórios ja me passaram as informações por telefone , só esse se recusa , eu queria saber se isso é correto ?

  4. Olá boa noite . Estou participando de uma seleção muito importante e me pediram para levar os documentos . E entre eles , solicitaram o documento de divórcio juntamente com a averbação .? Só que detalhes eu não tenho o papel da averbação . Mas na minha certidão há um trecho abaixo com descrições . Dá averbação . A certidão no caso pode ser aceita com a averbação nela . Ou realmente terei que solicitar uma nova segunda via da certidão de casamento averbada em divórcio ?

  5. gostaria de saber como posso quitar minha divida nao consigo contato com a empresa pedir certidao de protesto me ajudaria em que qual melhor solução preciso resolver isso urgente

  6. Olá boa tarde fui ao meu banco hj e descobri dois protestos em cartórios diferentes do ano passado. Acontece que não recebi nenhuma notificação do cartório como devo proceder ? Posso saber quem me protestou para fazer contato direto? Ou tem que ser pelo cartório ? Desconheço qualquer dívida e estou me sentindo lesada. Caso tenha que pagar assim mesmo sem concordar eu posso colocar a empresa ou pessoa na justiça . Estou muito indignada com essa situação . Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *