Casamento gratuito no cartório de registro civil

Você sabia que o Código Civil prevê gratuidade para registro de casamento no civil? Entenda aqui as exigências para usufruir desse benefício.

Você sabia que o Código Civil prevê gratuidade para registro de casamento no civil? Entenda aqui as exigências para usufruir desse benefício.

O casamento é a oficialização da união entre duas pessoas, representa a sociedade conjugal entre o casal e é tido como uma realização de um desejo para muitas pessoas.

Quando se planeja uma cerimônia, logo surgem diversas dúvidas, começando por valores e documentação exigida.

O que muitos casais ainda não tem conhecimento é que, o Artigo 1.512 do Código Civil, pelas Leis nº 6.015/73 a 8.933/94, prevê a gratuidade deste registro.

A gratuidade do casamento no civil é destinado para casais que não tem condições financeiras para arcar com os custos do processo de casamento e, desejam oficializar a união.

Para entrar com este pedido, o casal deverá preencher e entregar uma Declaração de Hipossuficiência (popularmente chamada de Declaração de Pobreza), normalmente disposta no próprio Cartório de Registro Civil.

Esta declaração será preenchida e assinada, tendo conhecimento que a falsidade das informações ou condições financeiras ensejará responsabilidade civil e criminal aos interessados.

O Cartório de Registro Civil não pode, em tempo nenhum, dificultar a realização do casamento com gratuidade, tampouco exigir a apresentação da Carteira de Trabalho ou expor os interessados a algum tipo de constrangimento.

Junto com a Declaração de Hipossuficiência, o casal deverá também estar munidos de alguns documentos para dar entrada ao processo do casamento, no Cartório de Registro Civil mais próximo da residência de um dos noivos.

Normalmente, são requeridos os seguintes documentos:

Para noivos brasileiros, solteiros e com mais de 18 anos é necessário:

  • Certidão de Nascimento Atualizada (segunda via da certidão);
  • Carteira de identidade (RG);
  • Duas testemunhas, parentes ou não, maiores de 18 anos e que conheçam os noivos e estejam dispostos a atestar que não há impedimentos ao casamento;
  • Comprovante de residência.

Existem casos especiais que além do que foi citado acima, são solicitados aos noivos outros documentos

Divorciados

  • Certidão de Casamento Atualizada com averbação do divórcio;
  • Prova da partilha de bens (Se a partilha não tiver sido realizada, poderá haver o casamento, mas apenas no regime de separação universal de bens).

Viúvos

ou

  • Caso o noivo(a) tenha filhos do casamento anterior, deverá apresentar prova da prévia partilha de bens. (Se a partilha ainda não tiver sido realizada, poderá haver o casamento, mas apenas no regime de separação universal de bens).

Estrangeiros Solteiros

  • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte;
  • Certidão de Nascimento*;
  • Declaração de Estado Civil (atestado Consular).

Estrangeiros Divorciados

  • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte;
  • Certidão de Casamento com averbação do divórcio*;
  • Prova da partilha de bens*. (Se a partilha não tiver sido realizada, poderá haver o casamento, mas apenas no regime de separação universal de bens).

Estrangeiros Viúvos

  • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte;
  • Certidão de Casamento com averbação do óbito do cônjuge ou Certidão de Óbito*;
  • Caso o noivo(a) tenha filhos do relacionamento anterior, deverá apresentar prova da prévia partilha de bens*. (Se a partilha ainda não tiver sido realizada, poderá haver o casamento, mas apenas no regime de separação universal de bens).

( * ) Estes documentos devem ser traduzidos e registrados por Oficial de Registro de Títulos e Documentos;

Menores de 18 anos

Os menores de 18 anos e maiores que 16 apenas poderão se casar mediante o consentimento do pai e da mãe, que devem ir até o Cartório para assinar o Termo de Consentimento. Caso os pais sejam falecidos, é preciso levar a certidão de óbito. Se os pais morarem em outra cidade, eles devem ir ao Cartório Civil mais próximo para assinar o Termo de Consentimento, e em seguida enviá-lo aos noivos. Se um dos pais estiver desaparecido, os noivos devem levar ao cartório duas testemunhas maiores de 18 anos que atestem o desaparecimento.

Menores de 16 anos

Podem se casar mediante autorização judicial.

É possível solicitar a segunda via da certidão online, pelo Cartório 24 Horas.

A certidão a ser apresentada na entrada do processo de casamento, deve estar atualizada (no máximo 90 dias após data de expedição).

Vale lembrar que, o Cartório 24 Horas atende todos os cartórios do Brasil e que o pedido é pago. Então, caso não tenha como ir até ao cartório devido a distância, solicite sua certidão de nascimento ou certidão de casamento atualizada através do Cartório 24 Horas!

201 thoughts on “Casamento gratuito no cartório de registro civil
  1. Olá fui em um cartório aq em São Pau lo e uma moça me pediu o holerites Ai perguntei pra ela si poderia fazer conhecendo a lei mas ela me disse q la no cartório dela poderia porque tinha uma eliminar .

    • Olá Rosângela, como vai você?

      Os valores para habilitar o processo de casamento devem ser consultados na sua própria região, você pode entrar em contato com o cartório de registro civil mais próximo e checar os valores e prazos.
      Desejamos felicidades!

    • Olá Rosângela, como vai você?

      Os valores para habilitar o processo de casamento devem ser consultados na sua própria região, você pode entrar em contato com o cartório de registro civil mais próximo e checar os valores e prazos.
      Desejamos felicidades!

  2. Oi hoje fui ao cartório e eles me exigiram cópia da minha carteira de trabalho da página da foto até a do meu último emprego ,xerox da conta de água conta de luz do recibo do aluguel além de uma carta feito a punho dizendo o q faço com o dinheiro q eu ganho isso tudo tem q colocar do meu companheiro também.
    E ainda eles vão analisar se temos direito isso é certo.
    Além disso fiquei sabendo q na certidão vem um carimbo enorme por causa da gratuidade

  3. Gostaria de saber aonde devo recorrer para denunciar o cartório que me fizer constrangimento querendo me obrigar a comprovar pobreza pedindo meus documentos? o que posso alega a eles se isso acontecer?

  4. Gostaria de saber onde posso recorrer para denunciar o cartório que me fizer constrangimento querendome obrigar a comprovar testamento de pobreza para me casar pedindo todos os meus documentos e o do meu parceiro? O que posso alegar a eles se isso acontecer desde já agradeço pela resposta que me enviarem obrigada.

    • Olá Cris,

      A gratuidade do casamento no civil é destinado para casais que não tem condições financeiras para arcar com os custos do processo de casamento e, desejam oficializar a união. Para isso é preenchido uma Declaração de Hipossuficiência (popularmente chamada de Declaração de Pobreza).

  5. gostaria de casar com meu marido mais ele nao tem mais a certidao de nascimento ,e nem a certidao de divorcio com a primeira mulher dele o que faço tenho que pedir segunda via

  6. Bom dia ? Como faço pra divorciar pelo cartorio ?oq preciso
    Porq meu esposo e separado a 3 anos com a pri.eira esposa mas ainda nao divorciou
    A ex nao quer assinar como faço
    Nos queriamos oficialisar o nosso casamento obgd

  7. Meu filho esta amasiado com uma menina de 15 anos porq eles vao ser pais eles podem casar no cartorio
    Sendo q ela ja ta gravida ou precisa msm assim dos pais pra assinar
    Obgd

  8. Olá moro a 6 anos . Eu e meu companheiro queremos se casar , mas o registro dele esta todo rasgado velho oq devo fazer e tmb Gostaria de saber quanto meses leva p casar de graça .Demora muito .moro sp capital .obg

    • Olá Marly, como vai?

      Provavelmente será necessário que ele providencie uma certidão atualizada, em virtude das condições do documento atual. Posteriormente será necessário comparecer no cartório de registro civil mais próximo para dar entrada no processo do casamento solicitando a gratuidade.

  9. ola eu ouvir dizer que nao é mais exigida a atualização da certidao de nascimento para casar no civil mas estou sem saber se é em todo territorio brasileiro ou se é em cidades especifica
    estou em duvida

    • Olá Gabriela,

      Uma atualização da certidão de nascimento poderá ser necessária, dependo das condições em que se encontra a sua certidão. Orientamos que leve o documento que possui no cartório de registro civil onde será dado a entrada no processo do casamento para verificar se poderá ser utilizado.

  10. Olá fui ao cartório com a declaração de pobreza e o cartório me exigiu comprovante de gastos disse q iam analisar meu documentos e de meu esposo pra depois de 5 dias ligar pra vê se conseguimos o casamento sendo q estou com a declaração dá defensoria pública está certo isso

    • Olá Danielle, como vai?

      O Cartório de Registro Civil não pode, em tempo nenhum, dificultar a realização do casamento com gratuidade, tampouco exigir a apresentação da Carteira de Trabalho ou expor os interessados a algum tipo de constrangimento.

  11. Na minha cidade, Juiz de Fora, eles dizem que não fazem este tipo de casamento, alegando que são em apenas algumas cidades de alguns estados. Não sei se estou correta, mas vale para todo território Nacional?
    Isso procede ou devo fazer uma reclamação na corregedoria?

    • Olá Ana, como vai?

      A gratuidade do casamento no civil é destinado para casais que não tem condições financeiras para arcar com os custos do processo de casamento e, desejam oficializar a união. Nesta situação você declara que não tem condições de pagar os custos exigidos.

    • Olá Stefani, como vai?

      A gratuidade do casamento no civil é destinado para casais que não tem condições financeiras para arcar com os custos do processo de casamento e, desejam oficializar a união. Para isso é preenchido uma Declaração de Hipossuficiência (popularmente chamada de Declaração de Pobreza) que costuma ser disponibilizada no próprio cartório.

  12. Boa tarde! Minha certidão foi averbada a 5 meses. Gostaria de saber se posso optar pelo casamento gratuito ? No caso o cartório falou que minha certidão tem menos de 1 ano averbada,entao terei que casar com regime”separação total de bens” mas o cartório está me cobrando uma taxa por esse regime,isso pode ser feito???

  13. Bom, algo está errado, fui num Cartório bem próximo de minha casa e me informaram que o custo do casamento é de R$.960,00 eu ganho R$.1400,00, como podem ver fica inviável casar e não pagar as contas; Procurei saber sobre a gratuidade que vocês dizem que é no próprio Cartório e lá me disseram que deveria procurar a Justiça.

    • Olá Mário, como vai?

      A gratuidade do casamento no civil é destinado para casais que não tem condições financeiras para arcar com os custos do processo de casamento e, desejam oficializar a união. Esta gratuidade está prevista em lei.Se surgir dúvida quanto aos procedimentos adotados pelo cartório, você pode procurar a Corregedoria da sua cidade e abrir uma reclamação.

  14. Olá, fui no cartório de Taboão da Serra SP e, foi informado que mudou a lei em Janeiro de 2017, onde seria exigido o pagamento integral do casamento no civil e só haveria isenção se fosse comprovado nas carteira de trabalho que não temos renda. Isso procede??

    • Olá Derec,

      O Cartório de Registro Civil não pode, em tempo nenhum, dificultar a realização do casamento com gratuidade, tampouco exigir a apresentação da Carteira de Trabalho ou expor os interessados a algum tipo de constrangimento.

  15. olá a Constituição Federal de 1988 diz no seu art 226 § 1º O casamento é civil e gratuita a celebração,porque que o cartorio nos obriga a r declarar de pobreza, e nos faz comprovar renda,e ainda nos faz ir inumeras vezes a voltar no cartorio ,na minha cidade fui a primeira vez sem sucesso pois eles disseram que tem somente dois dias na semana para marcar ,e ainda assim um dia vou so deixar meu nome,depois marcaram outro dia so para eu ir pegas os nomes do documento ,e depois marcaram um dia para eu levar os documentos ,isso esta correto ou tem alguma lei que nos assegura que mediante irmos ao cartorio dese da primeira vez ja deveria ser marcado,sem essas burocrácias todas.

    • Olá Alini, como vai?

      A declaração de pobreza é um procedimento necessário para solicitar a gratuidade no casamento, mas o cartório não pode dificultar em momento algum a realização deste casamento gratuito ou expor os interessados a algum tipo de constrangimento.

  16. como faco pra casa minha esposa e recistrada em fortaleza e eu no interior e nao temos condicoes de oaga estamos morando no interior onde eu nascir e aqui e dificil como faco esse e meu zap85943870

    • Olá Antonio, como vai?

      Você deve procurar o Cartório de Registro Civil mais próximo ao seu endereço para dar entrada no processo do casamento. Para solicitar a gratuidade será necessário apresentar, além dos documentos habituais, uma declaração de pobreza.

  17. se eu assinar o atestado de pobreza, eu tenho o direito de escolher a data?? pois vou marcar 105 dias antes da data q pretendo casar

    • Olá Denise, como vai?

      O Cartório de Registro Civil não pode, em tempo nenhum, dificultar a realização do casamento com gratuidade, tampouco exigir a apresentação da Carteira de Trabalho ou expor os interessados a algum tipo de constrangimento. É importante ressaltar que a Declaração de Pobreza preenchida pelos interessados tem responsabilidade civil e criminal caso ocorra a declaração de informações falsas.

  18. Boa tarde, está certo eles olharem o salario bruto da pessoa sendo que nao recebe tudo aquilo ? E como posso recorrer a isso sendo que eles pedem o holerite ?

  19. Olá, Boa tarde!
    Meu casamento religioso será em uma terça feira, porém o cartório da minha região só realiza casamento aos sábados. Me informei e lá no cartório me disseram que preciso fazer uma transferência para um cartório que realiza nas terças feiras. Essa transferência é um direito meu também se eu já estiver assinado a declaração de pobreza?
    Desde já agradeço e no aguardo!

  20. Pq todas as duvidas q expõem aqui, são respondidas com trechos já colocados na matéria ? Aonde sei q isso realmente é lei e onde sei q a corregedoria da minha cidade (Osasco) ?

    • Olá Michele, como vai?

      Eventualmente são utilizados trechos do artigo para responder os comentários, tendo em vista que diversas vezes as respostas podem ser localizadas no próprio artigo. Para escrever os artigos realizamos pesquisas em fontes confiáveis, visando manter a qualidade e possibilitando o auxílio aos nossos leitores. Todas as leis mencionadas são disponibilizadas publicamente por órgãos governamentais e podem ser consultadas.

  21. olá! gostaria de me casar em dezembro ,gostaria de saber se já posso ir agendar , como vou atestar pobreza tenho q me casar nas datas que estão disponíveis , mas gostaria de saber se já posso ver tem vagas pra deazembro sera que já posso marcar meu casamento ou tenho que espera mais ? obrigada !

  22. Ola!
    Eu fui no cartorio e eles me pediram pra ir na defensoria publica pra eles analisarem a minha renda e d minha noiva. Eu fui na defensoria e uma semana depois eles nos chamaram d volta e nos deram os documentos assinados pela defensora e falaram q era so levar no cartorio q a gratuidade estava certa.
    Fos em seguida no cartorio eles olharam todos os documentos contra-cheqes meu e da minha noiva do pai dela e carteira d trabalho da minha mae e etc… no final deram o termo para assinarmos e preencher.
    Fizemos na hora.
    O rapaz levou todos os documentos ora dentro d uma sala e em seguida dpois d um tempo voltou dizendo q nossa situaçao ia passar por uma analise d renda e q era pra gent voltar na terça feira pra ver se foi aceita a gratuidade pq nossa renda era considerada alta.
    Mas minha esposa recebe um salario minimo. Eu q recebo um poko mais. Porem temos dois filhos q foi incluido as certidoes junto aos documentos na defensoria.
    Oq devo fazer se eles negarem nos casar?

  23. Achei muito interessante e preciso, por tanto eu gostaria de saber apenas se esse procedimento é demorado ou não, ou seja, quanto tempo mais ou menos demora a marcação da data de casório. Desde já agradeço.

  24. Achei muito interessante e preciso, por tanto eu gostaria de saber apenas se esse procedimento é demorado ou não, ou seja, quanto tempo, mais ou menos demora a marcação da data de casório. Desde já agradeço.

  25. Olá estou muito chateada com o cartório de são Mateus zona leste de SP. Fui marcar meu casamento gratuito no mês 3 a moça quis fazer entrevista como fez, me sentir coagida ela perguntou até nosso salário etc mandou eu ligar em 15 dias hj para minha surpresa meu noivo ligou a Sra que atendeu informou que foi aprovado nosso casamento mais vamos passar por uma nova análise pois não informamos que tinha um aposentando em casa ela praticamente nos chamou de mentiroso pois a moça que nos entrevistou perguntou tudo isso a gente falou que tinha um aposentado e eu que trabalhava a msm viu a minha carteira e tudo mais achei um absurdo o que faço agora ela mandou ligar semana que vem para dar uma resposta.

  26. Olá, bom dia. Gostaria de tirar algumas dúvidas. Se puderem me esclarecer, é claro.

    1.As testemunhas têm que está presentes no momento em que os documentos forem estregues no cartório? Li, em um site, que poderia reconhecer firma de suas assinaturas, dispensando assim a presença deles.

    2.Tenho que levar também comprovante de residência dos meus pais e sogros?

    3. Não tenho mais minha certidão original, somente uma xerox dela, posso usá – lá ou devo solicitar uma segunda via?

    • Olá Yasmin, tudo bem?

      1- De acordo com as informações que possuímos, as testemunhas devem estar presentes. Mas, de todo modo, é possível entrar em contato com o Cartório de Registro Civil onde será celebrado o seu casamento para certificar-se da possibilidade de apresentar os documentos com o reconhecimento de firma.
      2- Alguns cartórios costumam requerer os documentos dos pais também, mas isso pode variar em cada região.
      3- Não é possível apresentar a cópia (xerox) da certidão, deve ser apresentada uma via original atualizada com prazo de expedição de 30 a 60 dias.

  27. Oi meu marido trabalha mas se for pra pagar vai comprometer o nosso orçamento então procurei o cartório e o cartório pediu os documentos 2 testemunhas e a carteira de trabalho mas li que eles não podem pedir nenhum comprovante causando constrangimento eles podem exigir ou não

  28. Boa tarde fui dar entrada hoje no cartório com a isenção e o cartório mandou pra dar entrada no casamentl dia 18/8 isso está certo levar quatro meses pra dar entrada ainda??

  29. Irei na defensoria solicitar a isenção é necessario meu noivo ir junto? Tenho a carteira assinada e ele é militar mais não recebe muito e sera desligado esse ano. Temos uma filha eles podem recusar o pedido?

  30. Bom dia, agendei meu casamento gratuito a um mês atrás e ate então estava tudo certo, essa semana me ligaram pedindo para levar copia das carteiras minha e de minha noiva e afirmaram que caso não leve o casamento pode ser expugnado, isso realmente pode acontecer pois só faltam 13 dias para meu casamento, eles podem me impedir de casar na data já agendada?

  31. Gostaria de saber se quando se casa gratuitamente … Vem escrito algo sobre isso na certidão de casamento …
    Algum carimbó ou algo expecificando que foi de graça ….
    Me disseram que eles colocam um carimbo enorme alegando que foi feito atestado de pobreza .. isso procede!?
    Desde já agradeço

  32. Eu e minha noiva somos de estados diferentes e vamos casar no estado dela , gostaria de saber se ela indo com os documentos no cartório ela consegue agendar a data?

    • Olá Matheus, tudo bem?

      Pode ser necessário uma procuração sua para que ela inicie o processo do casamento, mas pode variar de acordo com cada cartório. O ideal é que sua noiva entre em contato com o cartório mais próximo ao endereço dela para certificar-se desta possibilidade.

  33. Gostaria de uma informação,meu noivo não sabe nada sobre os pais porque foi dado ainda pequeno mas o cartório está querendo data de aniversário ou falecimento dos pais dele. É vamos nos casar gratuitamente o que fazer neste caso sou do Rio de janeiro

  34. Boa tarde,

    Minha filha quer se casar e gostaria que eu fosse madrinha de casamento , porém ela só pretende se casar no civil. Gostaria de saber se é possível ?!!!

  35. Eu quero mim casa no Civil j vivo com esta pessoa a 15 anos decidimos casa agora pra poder ajente tomar a Santa Seia do senhor Jesus ir podemor casa na igreja como faço só renda suficiente pra paga como pra casa gratuitos no Civil

    • Olá Wedja,

      A gratuidade do casamento no civil é destinado para casais que não tem condições financeiras para arcar com os custos do processo de casamento e, desejam oficializar a união.Para entrar com este pedido, o casal deverá preencher e entregar uma Declaração de Hipossuficiência (popularmente chamada de Declaração de Pobreza), normalmente disposta no próprio Cartório de Registro Civil.

  36. Boa noite!
    Através deste site é possível casar-se, ou seja, por aqui é emitido a certidão de casamento(pagando, é claro)??
    Fiquei confuso..

  37. Bom dia!

    Fui no cartório para ar entrada no casamento, no sábado. Fui a primeira chegar só que tive que aguarda minha testemunhas chegar, e a atendente disse que seria para eu voltar na mesa dela só quando tivesse com todas as identidades, beleza aguardei e depois a moça disse que não poderia me atender que eles não dão entrada em casamento com isenção aos sábados, só que no cartório não tem nenhum informativos sobre isso. Me senti muito discriminada e ninguém quis me atender. Gostaria de saber se o cartório pode agir desa maneira discriminando dizendo que aos sábados só pode dar entrada em casamentos pagos?

    • Olá Jeniffer, tudo bem?

      O fato da atendente lhe comunicar que não poderia lhe atender, devido aos procedimentos internos do cartório, foi apenas uma informação. Compreendemos que o cartório não pode dificultar a solicitação de gratuidade no casamento, e, caso isso ocorra, sugerimos que busque a Corregedoria da sua cidade.

  38. Olá, estou com uma dúvida casamento por procuração com ambos os noivos ausente existe ou não pois pesquisei me informei em sites especializados e confirmei com o consulado mas na hora que fui no cartório eles me informaram que não fazem.Agora pq se está na lei?

  39. Olá, sou registrado na cidade de Campo Grande, MS. Mas estou morando em Teresina PI. E me casei aqui em Teresina, e o certorio me entregou um papel e disse que eu teria que entregar no meu cartorio de registro, o problema é que fica em outro estado! O cartório não deveria resolver essa questão? Ou sou eu mesmo quem tenho que me virar e levar o documento até o meu cartorio?

    • Olá Giovana, como vai?

      Você pode solicitar o casamento de forma gratuita, preenchendo a declaração de hipossuficiência (pobreza) no Cartório de Registro Civil. O dia para celebração do casamento será de acordo com o disponível no cartório.

  40. Olá, gostaria de saber se o casamento gratuito é válido para cônjuge estrangeiro, estamos a 1 ano e 6 meses juntos,desempregados e não conseguimos dinheiro para casar.
    Vivemos de favor com minha irmã.
    Já consegui a documentação dele traduzida e juramentada.

  41. Bom dia
    Eu e meu noivo fomos a defensoria pública e conseguimos o ofício para gratuidade do casamento mas ao levar o cartório disseram que teriamos que ir no INSS pegar CNIS (acho que esse nome) comprovando toda nossa renda de 12 meses mas carteira de trabalho e CPF de nos dois para eles verificarem se realmente teriamos direito a gratuidade.
    Queria saber se esse procedimento procede?Já que na defensoria grantiram que já teriamos esse direito garantido levando o ofício e os documentos.
    E se caso não proceda (Já qure na defensoria fizeram todas as análises) a quem devemos recorrer?
    Aguardo retorno
    Grata

  42. Boa tarde, gostaria de uma informacão, tenho um irmão que está detido, cumprindo pena , ele tem uma companheira e gostariam de oficializar a relaçao, gostaria de saber como eles podem fazer para ganhar a gratuidade do casamento, e quais São os documentos necessários?

  43. Prezados eu fui até o cartório faxer os procedimento para casar ja havia ido uma três vezes e sempre a atendente me tratando mal qdo me referia a casamento gratuito. Meu noivo tem 2 anos sem registro me fizeram um monte de questionamentos sobre a carteira incluse pediram minha carteira e meu holerites foi onde revidei e falei pra ela me mostrar onde tem cláusulas que exija minha renda. Depois ela colocou pressão falando quer a 1 salário mínimo e por fim se eu tivesse mentindo eu iria se ver em um processo. De tanto eu questionar apareceu uma mulher e disse que era até 2000 Reais e recolheu meus documentos deu entrada e fez eu pagar 40 Reais do jornal. E tbm disse que se não de certo eu retorno la entre o prazo de 30 dias e terei que pagar.

    Caso ja está nas mãos do juiz mas quase chorei e meu noivo quase brigamos por causa da atendente o que devo fazer nesse caso

  44. boa noite! me tira por favor uma duvida, quero oficializar minha união mais so o meu marido trabalha e nao temos condicoes de arcar com as despesas do processo e possivel conseguir o casamento gratuito

    • Olá Ana, como vai?

      Para solicitar a gratuidade no casamento você deve comparecer no Cartório de Registro Civil mais próximo ao seu endereço. Para entrar com este pedido, o casal deve preencher e entregar uma Declaração de Hipossuficiência (popularmente chamada de Declaração de Pobreza), normalmente disposta no próprio Cartório de Registro Civil.

  45. Oi.boa noite.. Eu gostaria de uma informação. Quero me divorciar. Não tenho filhos e nem bens pra dividir.e é um divórcio amigável. Mais não temos condições de pagar.consigo um divórcio gratuito. No mesmo cartório que nós casamos?

  46. Consigo me divorciar gratuitamente. É amigável. Não temos filhos e nem bens.e posso fazer o divórcio no cartório em que casamos?

  47. Bom dia, tenho uma questão. Eu e meu noivo fomos ao cartório da cidade que ele reside para dar entrada com o pedido de casamento gratuito, o cartório exigiu. Xerox de comprovação de renda/ carteira de trabalho dos dois. Tdo bem levamos, no entanto eles recusaram nosso pedido, com a justificativa de que meu endereço não é na cidade, exigindo que eu levasse endereço. No meu nome da cidade do meu noivo. Eu moro em outro município.

  48. Boa tarde eu não trabalho e meu marido trabalha mas paga pensão de três filhos e já moramos juntos a 12 anos moramos de aluguel e não temos condições de pagar e o cartório próximo de onde moro fala que não tem como casar sem pagar como faço

  49. Por favor me respondan, menús registros estao vencendo, valem três meses já se passaram dois, o cartório negou meu pedido de casamento exigindo comprovação de endereço dos dois no mesmo município, meu noivo mora no localização do cartório mas eu não, …. estou sendo prejudicada e exposta a constrangimento.

    • Olá Eridan, tudo bem?

      Nosso blog tem o intuito de levantar informações e dados sobre determinados procedimentos, mas não prestamos consultoria. Para abrir uma reclamação deste cartório você deve procurar a Corregedoria da sua região.

  50. ola gostaria de saber se eu tenho direito de casar de graca meu marido esta desempregado so eu que trabalho ganho pouco e pago aluguel e as contas e compras do mes nao sobra nada eu possso casar com declaracao de hipossuficiencia

  51. Já marquei meu casamento , a quase um mês e civil com efeito religioso mais os documentos não saíram nem do cartório ainda , será q consigo para 30 de setembro ?

  52. Boa tarde, meu noivo e eu estamos pretendendo nos casas esse ano, mas como estou desempregada não sei se é possível. Ele recebe um pouco mais de dois salários mínimos, pode haver algum impedimento oj multa se caso solicitado a inserção?

    Agradeço desde já

  53. Boa tarde!
    Hoje fui ao cartorio com a isenção, sendo que a carteira do meu marido estar assinada mais ele estar desempregado pois não deram baixa na carteira, sera que isso vai implicar na isenção?

  54. oi como fasso pra fazer uma declaraçao de hipossuficiencia? gostaria muito de me casar no cartorio mas nao tenho condiçoes de lidar com os custos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *