Para dar entrada em alguns procedimentos, atividades e processos no Brasil, como por exemplo: dar entrada na habilitação de casamento no civil, realizar financiamento, solicitar expedição da identidade, requerer dupla cidadania, entre outros, se faz necessária a apresentação da certidão de nascimento ou a certidão de casamento.
Embora não haja muitas explicações a respeito da variação de expedição que uma certidão possa ter, as certidões dos cartórios de registro civil podem estar descritas como simplificada e de inteiro teor, sendo que cada uma apresenta informações relativas ao registro de forma diferente uma da outra.
A certidão de nascimento ou a certidão de casamento, na forma simplificada, é aquela que contém apenas as informações principais do registro realizado naquele determinado cartório de registro civil. São as certidões comuns, aquelas emitidas pelo cartório de registro civil quando ocorre um registro de nascimento ou casamento, ou na solicitação de uma segunda via atualizada.
Já a certidão de nascimento ou a certidão de casamento, na forma de inteiro teor, é aquela que possui a reprodução integral, pelas mesmas letras, onde todos os elementos que estão constantes no livro de registro de nascimento ou de casamento, encontram-se presentes e são transcritos de maneira fiel sobre todas as informações nele contidas.
Normalmente, para emitir a certidão de inteiro teor é necessário o preenchimento do requerimento, que poderá exigir a assinatura do responsável com firma reconhecida.
Para quem reside em cidade ou estado diferente do cartório de registro civil que foi feito o registro do nascimento ou casamento e, necessita de uma segunda via atualizada ou de inteiro teor, poderá solicitar através do Cartório 24 Horas.
Há mais de 11 anos Cartório 24 Horas realiza o envio da certidão de nascimento e certidão de casamento simplificada, para todo o Brasil e no exterior; e com o objetivo de atender as necessidades de tantos brasileiros que necessitam de um documento mais específico, adicionou a certidão de casamento, nascimento e óbito de inteiro teor, para qualquer Cartório de Registro Civil.
Boa noite. Estou interessado em comprar um imóvel e ele está nas seguintes condições. Era uma área muito grande que foi dividida em lotes . E não foi feito a documentação exigida para cada lote e isto já faz mais de 15 anos e continua no nome da pessoa que era dona de toda a área. QUAL O MELHOR PROCEDIMENTO PARA GARANTIR A REGULARIZAÇÃO? desde já agradeço
Olá Anderson,
Não prestamos consultoria e nem recomendações pelo blog, sugerimos que converse com um advogado e certifique-se das informações.
vivo na italia e presizo do documento para fazer a cidadinança naõ posso andar a brazil agora pedir meu irmaõ para fazer o documento mais naõ posso assinar como posso fazer
cittadinanza !
A pessoa entrar num comentario pra escrever isto , é ser muito pobre … povo que vive consultando o google tradução. Povo cansativo.
vc nao tendo cidadania acho que e a procuraçao e so particular se nao me engano
procuraçao publica mandar p seu irmao ou o procurador que seja, minha amiga vc tera que ir no consulado brasileiro do pais onde vc mora pedir a procuraçao publica com todos os dados de seu irmao ou procurador qualquer: nome ,endereço, c.posta ,copia de cpf rg,tudo que for dado dele fazer a procuraçao publica e fazer tmb copia de rg cpf e certidao de casamento autenicado e enviar por separado para seu irmao para poder ter os poderes que vc enviar parra ele.
tomara que vc tenha sucesso
um abraço
Oi bom dia ,queria saber quais documentos levar para Portugal pois irei casar lá com um português e sou brasileira.
Olá Iana,
Não possuímos informações sobre o processo de casamento em Portugal.
Olá boa noite.
Meu nome é felix cavalcante.
Estou pra viajar para Cuba E irei me casa lá. Qual é o documentos necessários que preciso registrar e traduzir para mim levar?
Tem validade os documentos?
Meu whatssap11 954698974
Olá Felix,
Não possuímos informações sobre os documentos exigidos para casamentos em Cuba.
COMO JÁ FOI DIVIDIDA EM LOTES PROCURE A DONA A QUAL O DOCUMENTO ESTÁ NO NOME DELA E VER SE ELA ACEITA A FAZER PELO MENOS A DECLARAÇÃO PÚBLICA.
Você vai ter que fazer a averbação de loteamento no cartório de registro de imóveis onde a área original é registrada. Pra isso vai precisar de uma série de documentos, dentre eles aprovação da prefeitura. Melhor procurar um advogado ou corretor de imóveis pra fazer isso.
vivo na italia e presizo do documento para fazer a cidadinança naõ posso andar a brazil agora pedir meu irmaõ para fazer o documento mais naõ posso assinar como posso fazer
Cittadinanza, pazzo!
Bom dia, gostaria de saber como poderia consultar um óbito com vocês?
Olá Leonardo, tudo bem com você?
Você pode solicitar no site http://www.cartorio24horas.com.br/para-voce
Olá bom dia, meu primo estuda nos EUA e para a defesa de sua tese precisa do Assento de Nascimento. Só que o mesmo assento precisa ser reconhecido pelo cartório, mas há um problema, os nomes dos avós paternos e maternos não estão conforme nos bilhetes de identidades de seus pais. E agora ele precisa fazer alteração desses nomes no seu assento de nascimento. Mas como ele não pode vir ainda precisa de autorizar o irmão para que trate desse assunto aqui no país. Que tipo de procuração seria e se pode ele mesmo redigir ou se tem de ser o consulado a fazer isso??
Olá Sebastiao, tudo bem?
Sugerimos verificar essa situação com um especialista, pois foge do nosso entendimento situações peculiares vinculadas a cada situação.
Boa noite no dia 20 de agosto 2017, fui ao cartório pedir uma certidão de inteiro teor,até hoje na tive resposta dia 27/09/2017, está certidão Débora quanto tempo.posso pudor nova certidão com vocês.
Olá Nina,
Você pode solicitar em nosso site sim: http://www.cartorio24horas.com.br
Para mais informações sobre prazo, você pode entrar em contato com Nossa Central de Atendimento no telefone gratuito 0800-7071-772.
Moro no exterior em Porrugal . Sou brasileira e vou ao Brasil buscar minha filha que e de nacionalidade brasileira também pra viver comigo, com a certidão de inteiro teor posso dar entrada na escola pra minha filha aqui em Portugal ou e com apostilha de Haia ?
Olá Athila, como vai?
Certifique-se na escola quais os documentos necessários para que seja possível realizar a matrícula na mesma.
Boa Tarde! Para fazer a matricula na escola vc precisa do histórico escola apostilado, e o passaporte Valido.
Boa tarde! Gostaria de saber como faço para pedir minha certidão de inteiro teor? Pois estou longe da minha cidade.
Olá John, tudo bem com você?
Você pode solicitar em nosso site https://www.cartorio24horas.com.br/para-voce
Foi vc feito o apostilamento da certidão de nascimento e casamento da minha mãe para futura cidadania portuguesa, porém, o cartório seguinte o cabeçalho das certidões de inteiro teor e não a averbação do.sobrenome no final dá certidão.. Conclusão colocaram no apostilamento o nome errado alegando ser inteiro teor e não seguem averbação isso é certo?
Olá Elisângela, como vai?
Sugerimos que certifique-se das informações junto ao local onde o documento foi expedido, para que sejam feitas as correções caso hajam divergências.
Boa noite, estou em dúvida . Irei casar, e no caso a segunda via simples da certidão de Nascimento é valida ou requer a inteiro teor?,
Olá Aline, tudo bem?
A certidão simplificada é válida sim.
Vou dar entrada no casamento no civil … para isso eu preciso pedir segunda via de certidão de nascimento atualizada para casamento ou posso simplesmente pedi uma segunda via da certidão de nascimento normal ?
Olá Thays, tudo bem com você?
Toda segunda via da certidão já é uma via com data de expedição atualizada.
Olá sou brasileira e vivo em Portugal já alguns anos com um português e agora estou pedindo a residência mas pediram uma certidão negativa de casamento com apostila. Com consigo este documento?
Olá Maria, tudo bem?
Normalmente a certidão de nascimento atualizada comprova que você é solteira, pois em caso de casamento fica averbado em seu registro de nascimento a informação sobre o casamento. Também pode ser solicitado junto ao consulado uma declaração para esta finalidade.
QUERO PEDIR A SEGUNDA VIA DE MINHA CERTIDÃO DE CASAMENTO QUE JÁ CONSTA COM A AVERBAÇÃO QUE ESTÁ NO CARTÓRIO DE FRANCISCO MORATO EM SÃO PAULO COM POSSO FAZER ESSE PEDIDO PARA QUE VENHA CERTO COM A AVERBAÇÃO QUE JÁ ESTÁ NA CERTIDÃO
Olá Marco, como vai você?
Você pode solicitar a sua certidão em nosso site https://www.cartorio24horas.com.br/para-voce
Nao sei aonde fui rejistrado para achar minha certidao de nacimento
Olá Anderson, como vai você?
Orientamos que entre em contato com os cartórios de registro civil da região do seu nascimento, para iniciar as buscas do seu registro.
Estou juntando a documentação para solicitar cidadania italiana. A certidão de inteiro teor de nascimento consta todos os dados do casamento, é necessário tirar certidão de inteiro teor de nascimento e casamento?
Olá Vinicius, como vai?
Será necessário certificar-se da necessidade com o órgão qual solicitou os documentos para sua cidadania.
Ola vou me casar com um francês eu preciso ter a certidao integral? Que tipo de certidão eu preciso levar para o casorio
Olá Vanderlaynni,
O casamento será celebrado no Brasil?
Meu avô era português, estamos querendo pedir a dupla cidadania no entanto meu pai mesmo sendo filho natural foi registrado como filho adotivo. Como devo proceder em relação a certidão de inteiro teor? Eu peço a do meu pai? Estamos em Estados diferentes, devo usar o cartório 24h
Olá Lucilea, como vai?
Sim, você pode solicitar a Certidão de Inteiro em nosso site, acessando este link: https://www.cartorio24horas.com.br/para-voce. Porém, em virtude da peculiaridade do seu caso orientamos que primeiramente entre em contato com o órgão solicitante desta certidão para verificar se é referente ao seu pai ou outra pessoa específica.
Quando passo minhas certidões para alaguem assessor avaliar se está correto,corro algum risco??E as certidões de inteiro teor,qualquer pessoa pode pedir?mesmo não sendo dela própria as certidões ou tem que fazer alguma procuração
Olá Sandra, como vai?
Para as certidões em inteiro teor o cartório solicita, na maioria das vezes, um requerimento específico para emitir a certidão.
Boa noite.
Tenho uma dúvida sobre o procedimento para transcrição do inteiro teor.
Estou juntando documentos para solicitar a cidadania italiana e solicitei a certidão de inteiro teor da minha avó que era filha de italiano. Ao recebé-la verifiquei que não foi colocado a nacionalidade de meu bisavô italiano (pai de minha avó). Ao questionar me foi respondido que não consta no livro, mas sei que no processo de casamento da minha avó consta a certidão de nascimento dela e lá consta que ele é italiano. Além disso, consta o nome do meu bisavô com erro de grafia no sobrenome (“Isabel” ao invés de “Izabel” – restante idêntico) de nacionalidade italiana como testemunha.
Em resumo, É CORRETO apesar da testemunha de casamento ser claramente meu bisavô e de constar na certidão de nascimento da minha avó, anexada no processo de casamento, que ele era italiano. O CARTÓRIO SE RECUSAR A COLOCAR ESSA INFORMAÇÃO (que de fato consta lá)?
Desculpe pela pergunta mas agradecei imensamente pela ajuda.
Olá Rodrigo, como vai?
O cartório emite a 2ª via da Certidão exatamente como consta no livro do registro. Desta forma, como mencionado em sua pergunta, o cartório informou que não consta esta informação no livro do registro e por isso a mesma não constará na certidão.
Para requerer cidade portuguesa é necessário a certidão de nascimento de inteiro teor ou a simples é suficiente? Nas orientações do consulado não existe menção a esse assunto.
Obrigada!
Olá Eliana, tudo bem?
Para os procedimentos de cidadania normalmente é solicitado a certidão no modelo em inteiro teor.
muito bom o seu artigo
Olá Janete, tudo bem?
Agradecemos.
TENHO UMA CAUSA DE SEPARAÇÃO NO CASAMENTO NA JUSTIÇA E A PESSOA PEDE INDENIZAÇÃO MORAL ,SÓ QUE SEI QUE TEM ANTECEDENTES CRIMINAIS. COMO FAÇO PARA PUXAR POPULARMENTE CHAMADA ” CAPIVARA ” DA PESSOA ?
Olá Carlos, como vai?
A Certidão de Antecedentes Criminais pode ser solicitada pela internet, no site da Polícia Federal, ou em um posto de atendimento do instituto de identificação.
Bom dia. Estou em portugal a tirar minha nacionalidade portuguesa mas me é necessário uma certidão de nascimento feito de “partilhada” é como me explicaram aqui . eu nunca ouvir dizer esse nome, mas no catorio daqui diz que alguns cartorios ai fazem essa certidão e nao é preciso levar no consulado portuguesa. minha mae vem me visitar e eu preciso saber como ela pode me trazer essa minha certidão “PASTILHADA” nao sei se isso é o mesmo que (certidão de inteiro teo) vcs podem me ajudar?
Olá Ismaelina, como vai?
O documento a que refere-se recebe o nome de Apostila de Haia (Apostilamento), em nosso blog escrevemos um artigo explicando sobre este procedimento. Segue link para consulta: http://blog.cartorio24horas.com.br/apostila-de-haia/
Bom dia .
Para dar entrada no segundo casamento civil , preciso da certidao do primeiro casamento com averbaçao atualizada na mesma.
porem resta uma duvida: essa certidao eh a certidao de inteiro teor de casamento ? ou possui outro nome pra q eu possa requerer no cartorio 24 horas ?
Aguardo .
Olá Ester, como vai?
Não precisa ser a de inteiro teor, pode ser o modelo simplificado. Na lista de certidões do site a opção consta como “Certidão de Casamento”. Segue o link para solicitação: https://www.cartorio24horas.com.br/para-voce
Olá, sou bisneta de italiano, meu bisavô nasceu em (Treviso Itália) minha bisavó em (Verona Itália) família Schiavinatto.
Porém se casaram no Brasil.
Tenho a certidão de casamento original.
Tenho em meu nome Schiavinatto da minha mãe e Godoy do meu pai,o fato de não ser o inverso, atrapalha?
Sou brasileira e moro na (Oceania Nova Zelandia).
Fazendo o pedido por aqui,uma vez que NZ foi colonizada pela (Inglaterra\ europa,) o tempo de requerimento é menor?
Olá Camila, tudo bem?
A qual requerimento se refere?
olá boa noite
Estou pedindo a minha nacionalidade aqui em Portugal e me foi pedido um registo de nascimento apostilado. Posso pedir isso através do cartório 24 horas? em caso negativo pode algum familiar meu ir ao cartório buscar? obrigada.
Olá Suzana, como vai?
Nosso site ainda não está realizando o apostilamento nas certidões, mas em breve este serviço estará disponível.
Boa noite. Meu irmão mora em Portugal e me pediu para enviar-lhe 2ª via da Certidão de Nascimento, Histórico Escolar autenticado e Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal (me parece que é para dupla nacionalidade). Já consegui todos os documentos, porém, agora ouvi falarem sobre Certidão de Inteiro Teor. O QUE QUE É ISSO e PARA QUAL SITUAÇÃO É EXIGIDA?!?!?!?!? Será que preciso desta bendita e a que já “levantei” não servirá de nada? Por favor tirem-me esta dúvida; grato.
Olá Jean, como vai?
Conforme consta em nosso artigo:
A certidão de nascimento, na forma simplificada, é aquela que contém apenas as informações principais do registro realizado naquele determinado cartório de registro civil. São as certidões comuns, aquelas emitidas pelo cartório de registro civil quando ocorre um registro de nascimento ou na solicitação de uma segunda via atualizada.
Já a certidão de nascimento, na forma de inteiro teor, é aquela que possui a reprodução integral, pelas mesmas letras, onde todos os elementos que estão constantes no livro de registro de nascimento, encontram-se presentes e são transcritos de maneira fiel sobre todas as informações nele contidas.
Boa tarde.
Eu preciso de segunda via da certidao de casamento, mas deve constar que sou divorciada. Devo pedir certidao simples ou inteiro teor?
Olá Luciana, tudo bem?
Você já realizou a averbação do divórcio em seu registro de casamento? Se você realizou a devida averbação o divórcio irá constar tanto na certidão simples quanto na inteiro teor.
Fui criada pela minha irmã desde que nasci porém ela se casou e me trouxe em sua companhia então eu a chamo de mãe ela faleceu no dia trinta e um de janeiro na hora de fazer a declaração de óbito os filhos dela me colocaram como filha .Quero saber se quando for fazer a certidão de óbito eles podem me excluir
Olá Mariângela, como vai?
Sim, existe a possibilidade em virtude do parentesco, sendo irmã e não filha dela.
Boa tarde, não lembro onde fui registrada e preciso emitir minha 2 via da certidão de nascimento. como faço?
Olá Sabrina, como vai?
Orientamos que inicie as buscas entrando em contato com os cartórios de Registro Civil da cidade do seu nascimento.
Bom dia! meu marido está em Portugal, quer dar entrada no BI Português. Tenho em mãos a certidão de nascimento e o histórico escolar dele, qualquer cartório eu consigo a certidão de teor?
Olá Silvana, tudo bem?
Você consegue solicitar a certidão de inteiro teor junto ao cartório onde ela consta registrada.
Hola boa noite!!! Vou dar entrada no casamento civil, para isso eu preciso pedir a segunda via da certidao de nascimento atualizada e apostiliada, para casamento ou posso simplesmente pedir uma cerdidao normal? E pedem tbém Certificado de estado Civil legalizado e apostiliado tbém? Por favor me oriente obrigada …
Olá Liliane, tudo bem?
Nesta situação o ideal é certificar-se junto ao local onde ocorrerá o casamento todos os documentos necessários. Caso necessite da sua certidão atualizada e apostilada ou simplificada, você pode solicitá-la em nosso site acessando http://www.cartorio24horas.com.br
Moro no Japao desde Crianca
Nao tenho CPF
como posso conseguir 2 via de documentos pertencentes a mim e a parentes?!
Olá Claudio, como vai?
Em nosso site (www.cartorio24horas.com.br), para estrangeiros que não possuem CPF é possível preencher uma sequência de zeros: 000.000.000-00. Caso surjam novas dúvidas durante o processo de solicitação, você pode encaminhar um e-mail para Nossa Central de Atendimento, no e-mail: faleconosco@cartorio24horas.com.br
Ola meu nome e jonas minha esposa nao tem registro por que meus sogros. Nao tiraram quando ela era pequena e agora ja de maio meu sogro disse que tirou como eu posso saber se o registro dela foi tirado.
Olá Jonas, como vai?
Orientamos que verifique junto ao responsável pelo registro uma via desta certidão.
Boa tarde sou brasileira e meu noivo português vamos dar entrada no cartório para nos casarmos em Portugal a minha certidão de nascimento precisa ser de inteiro teor ou simplificada além de ter que fazer apostilamento.
Olá Keila,
Recomendamos a de Inteiro Teor.
Boa noite , moro em Portugal a 12 anos e estou a tratar da minha dupla nacionalidade , preciso da minha certidão de nascimento e casamento inteiro teor e apostilada , quanto tempo demora a ficar pronto e qual o valor final , espero resposta por e-mail urgente, obrigado.
Olá Marcelo, tudo bem?
Os preços e prazos variam de acordo com cada região, mas podem ser simulados em nosso site previamente. Segue o link para consulta: https://www.cartorio24horas.com.br/solicitar-certidao/precos
Boa Noite gostaria de saber quais o procedimentos para solicitar a certidão de inteiro teor pois meu pai esta encaminhando a aposentadoria por ingrã e me informou que eu teria que retirar esse documento. para que serve e como proceder?
Olá Rozemeire, como vai?
Você pode realizar a sua solicitação em nosso site (www.cartorio24horas.com.br) acessando o menu “Para você” e em seguida clicando no ícone “Iniciar Pedido”.
obrigada
SOLICITO A MINHA CERTIDÃO DE INTERO TEOR POR QURER SABER SE REAMENTE SEU CONTEUDO É REALMENTE VERDADEIRO A RESPEITO DO MEU PROFIISSIONLISMO.
Olá Jose, tudo bem?
Você pode realizar a sua solicitação acessando nosso site (www.cartorio24horas.com.br).
Olá, estou com um problema, minha 1ª certidão de nascimento veio tudo certinho, agora quando precisei da segunda via veio com um dos sobrenome da minha mãe errado. Como faço para resolveu isso?
Olá Claudir, como vai?
Como foi feito a solicitação desta certidão?
Tânia Maria dos Santos
Desejo descobrir a nacionalidade de meus bisavós materno. Será que consigo obter
através de uma certidão de inteiro teor, sendo que o único documento que tenho
são os óbitos deles. Desde já meu muito obrigado
Olá Tânia, tudo bem?
Normalmente é possível, sim, obter a informação da nacionalidade por meio da certidão de inteiro teor.
Olá, estou precisando de uma cópia de certidão de nascimento reprográfica. É possivel emitir por este site? existe alguma exigência p tal solicitação?
Olá Ludmila,
É possível solicitar em nosso site sim, para isso basta acessar o site oficial: http://www.cartorio24horas.com.br
Caso necessite de auxílio durante a solicitação, possuímos uma Central de Atendimento no telefone gratuito 0800-7071-772 (de segunda à sexta-feira, das 09h às 16h30).
bom dia gostaria de saber como posso pedir para um cartorio particular para resolver uns pedidos de certidao de inteiro teor pois nao tenho tempo para ir a todos cartorios.
desde ja agradeco.
Olá Carlos, tudo bem?
Você pode realizar os pedidos em nosso site: http://www.cartorio24horas.com.br
Boa tarde, Eu me divociei em 2012, mas não fis a averbação do divorcio, temos um imovel, que esta em condominio, e agora resolvemos vende-lo para comprar um outro imoveil, só que tenho que tirar a certidão de inteiro teor, do divorcio para poder alterar o RGI, como posso fazer isso?
Moro no Rio de Janeiro, e Casei em duque de caxias – rj
Olá Francisco, tudo bem?
Você terá que comparecer no Cartório de Registro Civil onde se casou, munido dos documentos do divórcio, para solicitar a averbação deste divórcio e assim conseguir apresentar a certidão no Cartório de Registro de Imóveis.
Ola, na minha certidao de nascimento nao consta o nome do meu avó tem como adicionar o nome dele na certidao?
Olá Andre,
Para uma alteração como esta pode ser necessário recorrer as vias judiciais.
Olá !
Acabo de solicitar minha certidão de nascimento em formato Inteiro teor , porém ao recebera a certidão verifiquei que no título da mesma não consta a informação ” Inteiro Teor ” , lá diz apenas “Certidão de nascimento” , Meu nome e o número de matrícula. Seria esta mesmo uma certidão em inteiro teor , ou eles não fizeram como solicitei ?
Agradeço sua atenção !
Olá Mauricio, como vai?
Sem visualizar o documento não temos como concluir se está correto ou não. A solicitação da certidão foi realizada de qual maneira?
Gostaria de saber se na certidao de inteiro teor possui a informaçao de que sou adotado , se tiver sera q é possivel mudar ?
Olá Renato, como vai?
Não consta a informação de adoção. Quando o juiz dá a sentença de adoção, a certidão de nascimento é refeita, passando a constar os nomes dos pais adotivos. Não fica nenhuma referência à família biológica.
É possivel acontecer de uma certidão de casamento de inteiro teor não constar os nomes dos avós dos nubentes? ou obrigatoriamente precisa haver estes dados?
Olá Wellington, como vai?
Sim, é possível não constar tal informação. No documento de casamento constam apenas os nomes dos pais dos nubentes. A certidão em que deve constar o nome dos avós é a certidão de nascimento.
Bom dia. Apostila de Haia e Certidão de Inteiro Teor são coisas diferentes? Para cidadania me pediram Inteiro Teor. Então não precisa esse detalhe da Apostila de Haia, pelo que entendi.
Olá Ivan, como vai?
Sim, Apostila de Haia e Certidão em Inteiro Teor são coisas diferentes. A Apostila de Haia é um certificado de autenticidade, ou seja, para comprovar que seu documento é original sem a necessidade de autenticá-lo no consulado.
Pingback: Certidões simples vs Certidões em inteiro teor | Minha Saga Cidadania Italiana
Olá. Boa tarde!
Vou precisar tirar uma 2ª via do RG. Nesse caso, é preciso a Certidão em Inteiro Teor ou a Certidão Simplificada serve?
Obrigada!
Olá Andressa,
Para seu caso uma Certidão Simplificada já é suficiente. A Certidão em Inteiro Teor é utilizada, normalmente, para obtenção de cidadania ou retificações de informações incorretas.
Bom dia! Meu marido está no processo de dupla cidadania. E ele precisará tirar a certidão de inteiro teor. Nesse caso, ele tira a de nascimento ou casamento?
Olá Giselle,
Para os processos de dupla cidadania normalmente é solicitado a Certidão de Inteiro Teor de Nascimento. De todo modo ele vai precisar se certificar diretamente com o órgão em que está dando entrada neste processo.
ola boa tarde gostaria de saber , como faço para pedir o registro do meu companheiro em portugal para dar entrada no nosso casamento , visto temos tres anos juntos de convivencia. morei dois anos em portugal ,mas por motivos de doença tive que retorna ,ele vive comigo e queremos casar , o registrodele esta na conservatoria de portugal . voces fazem pedido.? temos documentos onde provam a nossa relaçao .obrigada e uma boa tarde
o que preciso para uniao estavel?
Olá July,
Nosso site viabiliza apenas certidões registradas nos cartórios do Brasil. Apenas a entrega que temos disponível tanto no Brasil, quanto no exterior.
Ola. Bom dia
Sou filha adotiva e gostaria d ter informaões de meus pais biologicos. atraves da certidao de Inteiro Teor é possivel?
Olá Tatiana,
De acordo com as informações que possuímos não é possível, pois quando ocorre a adoção um novo registro de nascimento é realizado com as informações dos pais adotivos.
olá como fico sabendo se minha certidao de nascimento é original?preciso pra tirar 2 via da mesma.
Olá Daniela,
Sem ver o documento não conseguimos lhe orientar sobre sua validade, por isso recomendamos que leve a certidão que possui no Cartório de Registro Civil mais próximo para que seja feito a verificação.
Bom dia! Para requerer a cidadania portuguesa é pedido a certidão de nascimento de inteiro teor, mas sendo casada serve a certidão de casamento de inteiro teor, ou precisa ser a de nascimento mesmo? Obrigada
Olá Rosa,
Esta é uma dúvida que você precisa certificar-se diretamente com o local que lhe solicitou o documento.
Bom dia! Sou divorciada ja tenho a certidao de casamento averbada mas que eu case no exterior estao pedindo minha certidão de nascimento com averbação de divorcio.? Posso solicitar minha certidao de nascimento simples ou de inteiro teor?
Olá Carla,
Você averbou no registro de nascimento o casamento e o divórcio? Pois caso não tenha averbado a informação não constará na certidão de nascimento simples ou de inteiro teor.
Olá, boa noite. Eu estou a fazer um processo e estão pedindo a certidão de nascimento do Brasil, mas eles precisam de uma cópia exata do cadastro, pois eles precisam ver as assinaturas das pessoas que intervieram no documento, ou seja, como é um certificado de nascimento Preciso da assinatura dos pais e das testemunhas. Como eu solicitaria essa certificação? Obrigado
Olá Nancy,
A certidão de nascimento precisa ser por cópia reprográfica, pois neste modelo o Cartório de Registro Civil faz uma cópia exata (como uma foto/xerox) do livro do registro.
Boa noite!
Por favor, preciso de uma informação , meu filho mora na Irlanda, precisa da cópia do registro de nascimento, com inteiro teor!
Sou a mãe dele, tem como o cartório me informar!
Fico agradecida!
Olá Alba,
Você pode solicitar a certidão de nascimento do seu filho em nosso site oficial: http://www.cartorio24horas.com.br
Boa tarde! meu pai corrigiu sua certidão de casamento à tempos atrás pois constava seu nome escrito com W e ele corrigiu pra V – Valdemar;Nas certidões de nascimento e demais documentos, meus e dos meus irmãos consta seu nome com W. com o falecimento dele, constatamos só agora, a divergência de escrita em relação à certidão de casamento atual ( corrigida após nossos registros). Para sair desse empasse,o cartório deve pedir uma CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR de nascimento do meu irmão ou do meu pai ,para comprovar o nome correto de meu pai. Pq ,como já informei fomos registrados com os documentos de meu pai antes da correção! Agradeço desde já a informação!
Olá Rafaela,
Recomendamos a Certidão de Inteiro Teor do seu pai, uma vez que o erro gira em torno do nome dele.
ola bom dia preciso de varios documentos para fazer a atribuiçao de cidadania portuguesa e me pediram certidao de inteiro teor e se nao me oengano o nome e criptografada ou digitalizada assinada pelo o escrivao e apostilada haia,rg apostilado e outros documentos
que por exemplo e do estado de minas gerais mais tem documentos de cidades diferentes
posso fazer o processo direto por exemplo a certidao nascimento inteiro teor tenho que fa-la no cartorio onde fui registrado e ali o escrevente reconhecer firma ou posso fazer em qualquer cartorio do meu estado?
desde ja agradeço
Olá Sergio,
Você só conseguirá o reconhecimento de firma no mesmo Cartório de Registro Civil que emitir a certidão se este cartório também incluir a natureza de Cartório de Notas. Do contrário, apenas diretamente no Cartório de Notas.
Retroativamente, a partir de que ano o Cartorio24Horas consegue buscar certidões de nascimento ou óbito em Natal-RN?
Olá Ylton,
A partir de 1900 é possível solicitar as certidões, qual salientamos que o Cartório 24 Horas não é um site de buscas, sendo necessário a indicação dos dados da certidão e cartórios onde foram registradas.
Boa tarde.
Minha certidão de nascimento não possui averbação de adoção, gostaria de saber, se a certidão de inteiro teor vai constar.
E se a mesma constar, é possível solicitar que não seja inclusa…pois não quero vínculos com pais biológicos….mas preciso dessa certidão.
Obrigado
Olá Murillo,
De acordo com as informações que possuímos, com a adoção uma nova certidão é registrada para que não exista vínculos com os pais biológicos. Ou seja, não é um ato que fica averbado ou consta na emissão de uma nova via da certidão de nascimento.
Boa noite!
Preciso solicitar a segunda via da minha certidão de casamento para apresentar no banco, estou com dúvidas a qual solicitar, digitada ou fotocopia?
Olá Sabrina,
A segunda via da certidão de casamento pode ser solicitada no modelo simplificado ou inteiro teor, desconhecemos as modalidades mencionadas em seu questionamento.
gostaria de tirar a certidao de inteiro teor para minha reciclagem como faço
Olá Jonathan,
Você pode solicitar a sua certidão de inteiro teor em nosso site oficial: https://www.cartorio24horas.com.br/
Boa noite,
Gostaria de uma ajuda. Estou tentando solicitar cidadania Portuguesa e Alemã devido minhas descendências, contudo, não tenho tantas informações acerca das datas de nascimento, local etc. Existe a possibilidade de apenas com o nome do antepassado, conjuge, fihos, data de falecimento, um cartótio que nao seja necessariamente onde encontra-se os documentos, localizá-lo?
Olá Isabel,
Os cartórios não possuem o sistema unificado, logo será necessário possuir, pelo menos, o local do nascimento para realizar o contato com os cartórios da região e solicitar as buscas.
Boa tarde
Cartório em Jundiai-SP informou a um familiar que é obrigado primeiramente solicitar e pagar por uma certidão simples e depois solicitar e pagar por uma certidão em inteiro teor. isso é legal?
Caso não, como devo denunciar o abuso?
Olá Francisco,
Não é necessário solicitar uma certidão simplificada para posteriormente solicitar a certidão em inteiro teor. Ocorre em alguns cartórios apenas o preenchimento de um formulário específico em virtude do inteiro teor da certidão. Recomendamos procurar a Corregedoria para que seja feito a verificação do cartório em questão.
Boa noite.
Gostaria de fazer minha arvore genealógica mais não sei qual município meus avos paterno nascerão, com a certidão de inteiro teor consigo saber nomes dos meus tataravós e origem de nascimento.
Olá Valderir,
Não compreendemos seu questionamento. Inicialmente foram mencionados os avós e, em seguida, os tataravós. Poderia nos explicar melhor?
Gostaria de saber se a certidão de inteiro teor,vem somente os nomes dos avôs e avós das pessoas,tanto maternos como paternos.Na verdade gostaria dos nomes dos abisavós também?É possivel ou não?
Olá Laudicéia,
Na certidão de inteiro teor ele consta apenas as informações sobre os avós, sobre os bisavós não.
Meu bisavô era alemão imigrante no Brasil,no caso o avô da minha mãe,gostaria de saber se tenho direito de conseguir dupla cidadania?
Olá Laudicéia,
Recomendamos a leitura deste artigo: Cidadania alemã
BOA NOITE QTO TEMPO TARDA EM SAIR UMA CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR.POR FAVOR RESPONDAM.OBRIGADO
Olá Regina,
Os prazos variam de acordo com cada região, mas podem ser simulados previamente nesta área do nosso site: https://www.cartorio24horas.com.br/solicitar-certidao/precos
Bom dia…uma copia reprografada original da certidão de casamento tem o mesmo valor da certidão original para efeito de emissão de passaporte.
Estou em duvida…só me lembro de ter recebido do cartório no casamento essa copia reprografada…
Se eu solicitar aqui a minha certidão de casamento original…vou receber o que, essa copia reprografada ou uma certidão original?
E sabe informar o quanto demora?…Obrigada.
Olá Cida,
A certidão por cópia reprográfica é apenas uma modalidade da certidão, assim como também existe no modelo simplificado ou inteiro teor. Ambas são certidões com valor original, mudando apenas a forma como as informações são dispostas na certidão. Não temos como confirmar se a mesma serve ou não para emissão do passaporte, pois esta é uma informação que precisa ser confirmada diretamente com o órgão emissor do passaporte.
Solicitando sua certidão de casamento pelo Cartório 24 Horas você verá que temos disponível todos os modelos da certidão. Os prazos podem ser simulados nesta área do nosso site: https://www.cartorio24horas.com.br/solicitar-certidao/precos
Ola! muito grata pelas informações…
Certidão de ônus reais e certidão de inteiro teor são a mesma coisa?
Olá Edson,
As certidões mencionadas não são a mesma coisa. Ambas são referentes ao imóvel, porém o objetivo da certidão de ônus reais é identificar possíveis ônus que recaiam sobre o imóvel (como dívidas e relacionados), enquanto a certidão de inteiro teor/matrícula do imóvel tem por objetivo detalhar todo o histórico do imóvel (como os proprietários, metragens, localização, etc).
Boa tarde,
Para dar entrada no pedido de união estável na França (chamado de PACS em francês), me pediram uma 2º via da minha certidão de nascimento, sem mais detalhes.
Logo esta 2º via pode ser a certidão simples ou precisa ser a de inteiro teor ?
Grata
Olá Rafaela,
Infelizmente não possuímos informações sobre os trâmites de união estável realizados na França. Sugerimos que sane esta dúvida com quem lhe solicitou a certidão.
Qual o valor para eu tirar uma cópia reprografica de inteiro teor da minha certidão de nascimento e apostilada? Meu ano de nascimento é 1956
Olá Maria,
A simulação do pedido para obtenção dos valores e prazo de entrega pode ser efetuada nesta área do nosso site: https://www.cartorio24horas.com.br/solicitar-certidao/precos
Fiz uma simulação e achei meio absurdo o valor de 477 Reais!
Mas é só minha opinião. O que posso fazer é não solicitar. obrigado
A informação de divorcio consta na certidão de casamento de inteiro teor? OU há outra certidão separada para divórcio?
Olá Luciana,
Certidão de casamento de inteiro teor consta sim a informação de averbação de divórcio.
Olá, gostaria de saber se eu consigo através desse documento de teor integral , achar o nome da mãe legítima do meu pai? Uma vez que, ele foi registrado com o nome da mãe adotiva na Certidão de Nascimento dele. Grata!
Olá Alessandra,
Não, você não conseguirá obter essa informação com a certidão de inteiro teor.
Mandei os documentos para minha nacionalidade só depois fiquei sabendo que a certidão não era de alto teor será que eles vão aceitar ou vou perder meu dinheiro por favor alguém me explica obrigado
Olá Fabiana,
Esta é uma informação que precisa ser verificada diretamente com a instituição para qual você encaminhou os documentos.
Bom dia! Sou divorciada ja tenho a certidão de casamento averbada, eu preciso de levar para Portugal a certidão de nascimento ou casamento de inteiro teor apostilada?
Olá Aline,
Isso vai depender da finalidade, entretanto recomendamos que esteja em posse de ambos os documentos pois são certidões diferentes.
ola bom eu tenho uma dia, eu tenho uma d.uvida esta certidão substitui as certidões primeira , segunta , treceira e quarta obrigado e um bom dia
Olá Jorge,
Não compreendemos o seu questionamento, poderia nos explicar melhor?
O inteiro teor é a 2° via do certidão ou há diferença?
Olá Suzamara,
Inteiro teor é um modelo de certidão, existe a certidão simplificada, certidão em inteiro teor, certidão em inteiro teor por cópia reprográfica, etc. Ambas são passíveis de obter uma segunda via.
Olá, entrei em contato com o cartório onde está a certidão de casamento dos meus avós e pedi uma copia da habilitação do casamento deles, me foi negada com base na lei de registros públicos, art. 22. Isso está correto? Como posso prosseguir?
Olá Maria,
Conforme dispõe o art.22 da Lei dos Registros Públicos (Lei 6015/73):
Art.22: Os livros de registro, bem como as fichas que os substituam, somente sairão do respectivo cartório mediante autorização judicial. (Redação dada pela Lei nº 6.216, de 1974).