Como averbar mudança no nome da rua do imóvel no Registro de Imóveis

Saiba como averbar a mudança no nome da rua do imóvel no Registro de Imóveis.

Saiba como averbar a mudança no nome da rua do imóvel no Registro de Imóveis.

O Registro de Imóveis é a natureza cartorária extrajudicial que recebeu atribuição para arquivar o histórico completo referente a terrenos e imóveis, bem como os registros de informações das propriedades imobiliárias vinculados a estes lotes. O Registro de Imóveis é responsável pela divisão territorial imobiliária do qual recebeu delegação judicial, isso é, realiza a prática de atos pertinentes aos imóveis localizados dentro de um determinado perímetro territorial.

São praticados por esta natureza de cartório, vários atos relativos aos imóveis registrados em seus livros, como por exemplo: transferência de propriedade, reivindicação de usucapião sob um imóvel, anotações de benfeitorias, emissão de certidão negativa de bens, emissão da matrícula de imóvel atualizada, entre outros.

Entre os atos praticados pelo Registro de Imóveis, está incluso o procedimento de averbar uma mudança no nome da rua ou mesmo numeração do imóvel. Seguem abaixo, dicas dos documentos necessários e procedimentos a serem adotados, para requerer a mudança no nome da rua ou numeração do imóvel:

  • Prefeitura Municipal – Área Urbanismo: Solicitar a expedição de uma Certidão de Endereço, nesta certidão deverá informar a nomenclatura anterior e atual da rua em que o imóvel está localizado, ou em caso da numeração, a numeração antiga e atual.
  • Cartório de Registro de Imóveis: No balcão do Registro de Imóveis responsável pela área territorial que o imóvel está localizado, deve ser solicitado o modelo de Requerimento para Averbação, qual deverá ser preenchido pelo próprio interessado. No documento será necessário informar o número da Matrícula ou Transcrição do imóvel e qual o motivo da averbação. Lembrando que a Certidão de Endereço, emitida pela Prefeitura Municipal, deverá estar em mãos.

O processo entrará em fase de conferência pelo Oficial do Registro de Imóveis, dispondo de um prazo de 30 dias para devolutiva do processo. Se a documentação apresentada estiver em conformidade, o Registro de Imóveis dará prosseguimento à averbação da mudança no nome da rua ou numeração do imóvel. Se caso ocorrer Prenotação, o Oficial especificará as divergências encontradas, mencionando um prazo para entrega das pendências localizadas.

É importante manter claro que este tipo de averbação é o proprietário do imóvel quem realiza, uma vez que não há comunicação de mudanças destas naturezas entre Prefeitura Municipal e Registro de Imóveis.

O Cartório 24 Horas é especialista em solicitações de segundas vias e certidões, de qualquer cartório do Brasil.

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52 thoughts on “Como averbar mudança no nome da rua do imóvel no Registro de Imóveis
  1. Isto é mais uma burrice nacional, em o cidadão fica a merce do poder publico.
    Custa ao aprovar a mudança de nome de rua, a prefeitura ao mudar o nome da rua encaminha ao cartório competente e todo o ato sairá com a nova nomenclatura é o obvio. Mas o que ocorre atualmente e você ter providenciar, pagar (roubo) e ter que aguardar 30 dias para alteração.

  2. minha casa tem uma área de 109 m/² conforme certidão do IPTU e no Registro de Imóveis consta apenas 50 m². como atualizar essa área construída no cartório de registro de imoveis?

    • Olá Ligia,

      Como não possuímos acesso ao seu documento, ficamos impossibilitados de fornecer uma orientação precisa (como documentos necessários para apresentar junto ao Cartório de Registro de Imóveis). Por isso, recomendamos que entre em contato com o Cartório de Registro de Imóveis em que seu imóvel foi registrado para obter melhor orientação.

  3. OLA.
    COMPREI UM TERRENO COM 2 CASAS, EM CIMA E EM BAIXO E FIZEMOS O CONTRATO EM CARTORIO.
    A VENDEDORA NA EPOCA TINHA 78 ANOS , TOTALMENTE LUCIDA E MORA SOZINHA.
    DESCOBRI QUE ELA NAO PODERIA VENDER MAIS QUE 50 % DE SEUS BENS, POIS EXISTE UMA NETA COMO HERDEIRA NATURAL.
    QUERO FAZER UMA RETIFICAÇAO NO CONTRATO ESPECIFICANDO CASA 1 E A FORMA DE PAGAMETO QUE NO CONTRATO ESTA Á VISTA MAS FOI PERCELADO E TENHO OS RECIBOS.
    PQ EM CASO DE FALECIMENTO A HERDEIRA NATURAL FICARIA COM A CASA DE CIMA.

    COMO FAÇO?
    OU SERÁ QUE VOU PERDER MINHA CASA!!!

      • Olá!
        Comprei um imóvel que foi construído a 29 anos atrás, o registro do imóvel foi feito na época com endereço certo e número certo apenas o andar e Bloco errado sendo que o número da porta só existe o dela. Ela vendeu para mim agora e depois de tudo o registro feito é pago confirmes as leis no meu registro tb está constando o mesmo erro tem com retificar e onde posso fazer. Ou tem que pagar tudo novamente ITBI, funrejus, registro de imóvel

    • “DESCOBRI QUE ELA NAO PODERIA VENDER MAIS QUE 50 % DE SEUS BENS, POIS EXISTE UMA NETA COMO HERDEIRA NATURAL”
      Por quê não poderia vender? Não existe herança de pessoa viva! A figura do herdeiro somente existe quando a pessoa vem a falecer. Enquanto estiver viva e capaz, pode dispor de seus bens como bem entender.

      • Olá
        Vender o proprietário poderá vender todo seu patrimonio, quando se trata de doação ai sim aplica que só podera dispor de 50% dos seus imóveis.
        portanto voce poderá sim fazer escritura de compra e venda e registrar.
        pois contrato não é o instrumento correto para adquirir propriedade.
        Deve ser feito escritura e levado ao registro.

        andressa
        Registradora de Imóveis

  4. Eu tenho um terreno com 2.785 metro quadrado entrei fiz acordo com inea de deixar 2.000 metro quadrado para reserva florestal permanente comprovado em registro gostaria de saber qual o procedimento

  5. Boa noite, estou com um dilema, comprei um terreno localizado em uma esquina que uma das ruas nao existe, é um pasto. Porem o endereço na escritura está exatamente nesta rua “fantasma”. seria possivel eu mudar o endereço do terreno para a Rua Existente?

  6. A VIUVA PRECISA DA CERTIDAO DE OBITO, PARA LEVAR JUNTO A PREFEITURA
    PARA A TROCA DE NOME DA RUA, OU ELA TEM QUE LEVAR NO CARTORIO?
    ela possui a certidao de uniao estavel registrada em cartorio,

  7. Boa noite, estou em processo de compra de um imóvel novo, porém o dono me informou que o endereço da escritura está diferente do endereço atual que consta nas contas de energia e água.
    Neste caso, deve ser feita a averbação, se sim, deve ser feita pelo atual proprietário antes de vendê-la?
    Grata

  8. Boa noite. Estou vendendo meu imóvel. Porem, a documentação está com nome da rua Projetada. Agora a rua tem um novo nome. Preciso fazer a averbação de logradouro para vender ou essa atividade pode ser feita pelo novo dono após a aquisição do imóvel?

  9. Minha casa está numerada como 67, mas fica entre a 19 e 35, em frente a 26 … Ou seja, notoriamente registrada com número errado. Consigo corrigir no registro de imóveis ?

  10. Olá comprei uma casa de esquina e que tinha o endereço daquela rua no qual conta o endereço no documento da casa mas precisei demolir e construir a frente pra outra rua .Vou precisar mudar o endereço no documento .se ei não mudar tem algum problema?

    • Olá Wilcyanne,

      Quando se solicita o alinhamento do terreno na Prefeitura, antes de construir, indica-se o acesso de pedestres. É a localização desse acesso que define o número predial. Recomendamos ir até a prefeitura para um esclarecimento mais detalhado.

  11. BOM DIA! COMPREI UM TERRENO A 8 ANOS AGORA QUE CONSTRUIU A CASA E SEM PERCEBER QUE NO DOCUMENTO DE COMPRA E VENDA ESTA COM O NUMERO DA CASA ERRADA COMO POSSO CORRIGIR ESSE ERRO?

  12. OLA, FIZ UMA COMPRA E ESCRITURA DEFINITIVA EM 2012 A VENDEDORA NO CASO AINDA NAO TINHA COMPLETADO 75 ANOS, TEM HERDEIROS .MAS NAO FIZ O REGISTRO DE IMOVEIS ATE O MOMENTO PODEREI TER PROBLEMAS

    • Olá Rozana,

      É necessário que seja feito a devida transferência do imóvel para seu nome, pois sem regularizar o imóvel permanece em nome da vendedora e caso a mesma faleça você não conseguirá providenciar uma transferência sem a realização do inventário.

      • Boa noite,
        Tenho um grande problema e estou cansado de contratar engenheiros e ir na prefeitura e ninguém resolve.
        Tenho um imóvel onde o endereço no IPTU vem como: Praça (x) número 2400 – Porém estou localizado na Av (y) número 2400 – Todos os outros documentos (água, luz, telefone e etc.) vem como Av. (y) 2400. Já estive na prefeitura e me informam que a Av. (y) vai somente até o número 2350, porém a mesma vai até o número 2700 aproximadamente e a numeração no IPTU segue o número da Av. (y). A numeração da que vem no IPTU (2400), onde menciona ser uma praça, pergunto: A maior praça que temos em São Paulo (de meu conhecimento) é a Praça da Sé mesmo assim ela não chega nem próximo a numeração de 2400??
        Será que alguém consegue me ajudar, pois já não sei mais oque fazer para esplicar algo óbvio aos responsáveis.
        Grato
        Cassio

  13. Olá, Boa noite.
    Comprei uma casa cujo terreno é situado numa rua longitudinal, o penúltimo da esquina, porém, na matrícula consta o endereço da rua transversal. Ou seja, o endereço da matrícula do imóvel está errado, não há registro de desmembramento anterior do meu terreno do imóvel da esquina (meu vizinho de um dos lados), cuja frente dá para a rua transversal. Como posso corrigir junto ao Registro de Imóveis tal problema, e quais os documentos necessários ?

  14. Meu prédio teve o número alterado, todo o procedimento está correto, agora vou vender meu apartamento e o número do registro em cartório esta o antigo número do prédio, existe algum problema para o novo proprietário na hora da transferência? Qual o procedimento? Obrigada

  15. Desejo atualizar o endereço em minha escritura, pois aparece estrada dos bandeirantes na escritura mas na realidade a residência fica na rua zumba 458 = Quarto Centenário – Taquara -Rio de janeiro -RJ . Como fazer? Vocês fazem isto? Se fazem quanto custa?

  16. Boa tarde!
    Temos a seguinte situação: O cartório lavrou a escritura de um lote com o nome da Rua antigo e quando fomos averbá-la, o outro cartório diz que há divergência dos dados. Como podemos proceder? Quais documentos são exigidos para que essa correção seja feita? Desde já agradeço!

  17. Estou cuidando da parte Inventário do Meu sogro.

    imovel houve mudança no nome da rua… assim o cartório disse que é necessário solicitação uma certidão junto a subprefeitura (No caso da vila maria/SP).

    Passaram informações desencontradas.. A última que era necessário salvar em pen drive (formato pdf) E XEROX SIMPLES: RG/CPF do requerente, IPTU VIA AZUL, 01 VIA DA ESCRITURA REGISTRADA e requerimento de proprio punho.

  18. o município esta criando uma delimitação oficial de bairros, que hoje não existe. Os núcleos urbanos são somente conhecidos como o nome dos loteamentos que foram aprovados. Portanto foram registrados junto ao CRI como loteamentos, não tendo a informação de bairro nos registros, nem do loteamento e nem das matriculas dos lotes individuais. Ao delimitar oficialmente os bairros, o município pretende agrupar varios nucleos urbanos ( loteamentos) em um unico bairro.
    Ao aprovar essa lei oficial com a delimitação dos bairros, o municipio tera algum custo cartorario junto ao CRI em relação a essa mudança? ou será cada cidadão que tera que depois averbar em sua matricula a alteração com o nome oficial do bairro?
    Para isso o cidadão deverá ter em mãos um certidão de logradouro atualizada?
    Se o municipio tiver algum custo, qual seria a legislação que ampara a cobranca desse custo ao municipio?

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