Tutorial Cartório 24 Horas – Como solicitar Certidão de Escritura

 

A Escritura Pública é um dos atos que podem ser registrados no Cartório de Notas.

Caracteriza a formalização da vontade das partes sobre negócios e/ou declara fatos juridicamente relevantes.

Neste documento, é identificado o tipo da escritura pública: compra e venda, usufruto, divisão de área, alienação imobiliária, emancipação, declaratória, ata notarial, doação, inventário, partilha de bens, união estável, pacto antenupcial, divórcio; entretanto, não existe impedimento caso as partes queiram garantir a segurança jurídica em outros tipos de contratos de natureza particular.

A escritura pública fica registrada em livro próprio no Cartório de Notas eternamente, desta forma, o documento pode ser solicitado por meio de certidão por qualquer pessoa, o que evita desgastes desnecessários com extravios de documentos.

A certidão de escritura, assim como outros tipos de certidões e segundas vias, podem ser solicitadas através do Cartório 24 Horas.

Todos os cartórios do Brasil, em um site!

36 thoughts on “Tutorial Cartório 24 Horas – Como solicitar Certidão de Escritura
  1. Bom dia ! Eu gostaria de saber informações que eu moro nua residencia a 30 anos. Mais só que o iptu esta no nome de terceiro e eu acho que essa pessoa que o iptu esta no nome eu nunca sobre informação dela. Eu acho que essa pessoa já pode ter entrado até em óbito. Como é que eu faço para transferir o iptu para o meu nome ?

  2. meu pai faleceu à 13 anos ,só agora encontrei um contrato de compra de um terreno em campinas no nome dele,como saber se este imóvel ainda o pertence?muito grata,aguardo resposta.

  3. venderam a casa de minha vó em são fidelis rio de janeiro interior quero a minha parte sendo que tenho a procuração dela o nome do meu avô era durvalino da costa coimbra minha avò morreu fazmais oumenos um dois anos em setembro pode ser 780,00 mas eu quero venderam ainda com elaviva mas já estava totalmente sem poder assinar nada quem comprou tambem foioportunista como faço para colocar a mão nesse registro

  4. gostaria de saber minha mãe faleceu e eu não tenho o contato com meu pai , eles ainda são casados legalmente . posso ir no cartório e pedir o numero do cpf dele e tentar procura ?
    Pois só tenho a certidão deles de casamento .

  5. Bom dia

    Por favor me tira uma duvida já posso efetuar o pedido de usucapião direto no cartório ?
    Essa foi a informação que tive de um advogado que pode ser direto com o cartório.

    fico no aguardo

    grata

  6. Boa tarde, na minha cidade não existe IPTU, não emite titulo definitivo, e por isso não consigo registrar meus imóveis.
    gostaria de saber que documentos eu poderia consegui no cartório de minha cidade que comprove que eu sou o proprietário do imóvel?

    • Olá Abinael, como vai?

      Orientamos que compareça no Cartório de Registro de Imóveis da sua região para certificar-se dos documentos necessários para registrar o imóvel. Apenas quem registra é considerado proprietário do imóvel.

  7. BOM DIA, AO PESQUIZAR UM SELO CARTORÁRIO REFERENTE A UM DOCUMENTO DE COMPRA E VENDA, DEPAREI COM A SEGUINTE INFORMAÇÃO: “ESTE SELO NÃO CONTÉM NENHUM ATO ATRELADO… O QUE SIGNIFICA?

  8. Boa tarde. Gostaria que me ajudassem a entender minha situação. Eu comprei um apartamento e financiei 57 mil reais na CEF. A compra foi realizada junto com uma prima, porem somente eu fiz todos os pagamentos. Tentei por diversas vezes na CEF tirar o nome dela do financiamento, mas a CEF não fez. Acabei de fazer a quitação do financiamento e estou aguardando a documentação da CEF para dar andamento na averbação. Minha duvida é, o que tenho que fazer para tirar o nome da pessoa dos docs. e ficar só o meu. A pessoa aceita fazer oque for preciso para que ique só no meu nome. Desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *