Sobre o blog Cartório 24 Horas

O Blog Cartório 24 Horas é o canal de comunicação criado pelo site Cartório 24 Horas, lançado em setembro de 2012.

A finalidade desta plataforma é compartilhar informações, procedimentos e dicas relevantes relacionadas ao segmento judicial e extrajudicial.

Os artigos publicados tratam diversos assuntos inseridos no cotidiano de muitos brasileiros, como: procedimentos cartorários, procedimentos judiciais, tendências do ramo jurídico, novidades, dicas e informações do site Cartório 24 Horas.

Queremos saber sobre o que você quer ler! Então, fique à vontade para nos ajudar a a abordar assuntos mais relevantes e tornar este canal  cada vez mais informativo!

Encaminhe sua sugestão ao e-mail: faleconosco@cartorio24horas.com.br

O site oficial do Cartório 24 Horas é o www.cartorio24horas.com.br, ou seja, pedidos de segunda via atualizadas e certidões devem ser feitos somente no site oficial.

Acompanhe-nos também em nossa fã page no Facebook.

81 thoughts on “Sobre o blog Cartório 24 Horas
  1. Bom dia,
    Preciso enviar uma notificação extrajudicial para o locatario do imovel informando que vou sair do imovel nos proximos 30 dias.

  2. Boa noite, fiz um depósito para o cartorio porta larga em recife para que enviassem a segunda via de averbação de certidão de casamento no dia 1 de setembro, até o momento não recebi, liguei varias vezes e passei vários e-mails cobrando a averbação, porém não resolvem nada, como devo proceder?

  3. Prezado(a), inicialmente quero agradecer os seus esclarecimentos ao público.
    Em 1971 ocupei um imóvel, que só tinha as pares externas e ano a ano fui construindo salas de aulas, onde funciona a minha escola técnica Nunca requeri Usucapião, apesar de periodicamente aparecerem pseudos “”herdeiros””ao ponto da União-INSS entrar com uma Ação de Despejo, pelo exposto, meses pp eu já tinha requerido Usucapião
    A Lei cita: “”….proprietário é quem averba seu imóvel no RGI””. …Para dar entrada nesta Ação é obrigatório apensar a Certidão do RGI. Mesmo assim esta Ação procede(?). Ninguém possui RGI deste imóvel.

  4. Boa tarde, gostaria de saber se vcs fazem busca no DETRAN, pelo CPF da pessoa para saber se existe veículos em nome dela. Se fazem, qual o valor?

  5. Minha esposa solicitou junto ao Corpo de Bombeiros uma restituição de indébito referente à taxa de incêndio que está em meu nome. Pediram uma procuração onde eu a autorizasse a fazer isso. Esta procuração deve ser pública ou privada?

  6. Pessoal, boa tarde. Preciso de ajuda.
    Preciso da Certidão de casamento de meu avô falecido. Os documento que eu tenho são: Carteira de Identidade para Estrangeiro (não consta o local de nascimento em Portugal nem dados da certidão de casamento) e certidão de óbito que também não apresenta dados sobre a certidão de casamento ou o local de nascimento.
    Sei que meu avô casou no Rio mas não tenho a data de casamento.
    O que eu devo fazer para conseguir a 2a. via da Certidão de Casamento ou obter algum outro documento que apresente informações do nascimento de meu avô ?

  7. (AXEI ESTA INFORMAÇAO NA INTERNET GOSTARIA DE SABER SE E VERDADEIRA) Quanto eu pago para tirar o protesto do meu nome? Há dois casos diferentes para esta situação. O primeiro caso se enquadra ao protestado que estiver disposto a quitar sua inadimplência dentro de 3 dias úteis, após receber a intimação, sendo assim, o mesmo pagará apenas o valor da dívida. O segundo caso se aplica ao protestado que não poderá quitar sua inadimplência dentro dos 3 dias úteis que lhe foram disposto, dessa forma, o protesto além de quitar sua dívida com o credor, deverá também arcar com as custas oneradas no Cartório de Protesto para limpar seu nome.

  8. Bom dia! por favor, me esclareçam. O terceiro que faz negocio com o procurador de uma procuração por instrumento publico , tem obrigação de verificar se esta procuração tem validade ainda?

  9. Bom dia!!
    A escritura publica de compra e venda pode ser feita/lavrada em cidade/estado diferente de onde esta o imóvel? Comprei um imóvel em uma cidade mas resido em outra.

    • Olá Telma, tudo bem?

      A escritura pública pode ser lavrada em qualquer Cartório de Notas sim. Porém, a averbação desta escritura na matrícula do imóvel só poderá ser realizada no Cartório de Registro de Imóveis da localidade do seu imóvel.

  10. Meu irmão comprou um imóvel e fez apenas um contrato de compra e venda na imobiliária,agora ele quer me vender e eu quero registrar certinho,como fazer.

  11. Boa tarde eu preciso urgente do dia ,mes,ano que os meu avÔ e avÒ morreu o mais rapido possivel eu so sei que morreram no rio grande do norte meu telefone e (11) 97396-8665

  12. Prezados bom dia, minha esposa foi tirar o passaporte. Acontece que ela foi casada e ficou viuva. Casou-se então com a minha pessoa. Assim sendo ele alterou o nome duas vezes.
    Quando fomos tirar o passaporte foi solicitada uma certidão de inteiro teor. É isso mesmo.
    Essa certidão de inteiro teor. resolve a situação junto a policia federal?

    • Olá Fernando,

      A certidão no modelo inteiro teor é um documento que contém de forma detalhada todas as informações do registro de forma narrativa. Desta forma, se o documento foi solicitado para providenciar a emissão do passaporte, será necessário providenciar tal certidão.

  13. Tenho que registrar um Formal de partilha onde constam 02 imóveis com matrículas diferentes ….POSSO FAZER O REGISTRO DE 01(UMA) MATRÍCULA E DEPOIS DA OUTRA…???…OU TEM QUE SEREM AMBAS AO MESMO TEMPO…???

  14. Gostaria de saber se uma pessoa pode fazer uma doação de um imóvel para outra pessoa que não seja da família?
    Mesmo o doador tendo um filho menor de idade?

    • Olá Margarete,

      Não vemos impedimento para que uma pessoa disponha dos seus bens como preferir (em vida). Ou seja, o fato dele possuir um filho não o impede de comprar novas imóveis, vender novos imóveis, ou proceder com uma doação.

  15. Boa Tarde ,
    Tenho uma vizinha que tem 84 anos de idade é lúcida, não tem parentes vivos ela pode passar usofruto para outra pessoa mesmo tendo essa idade? tem alguma idade minima pra isso ? Obrigada

  16. Olá vou casar no civil mais a certidão do meu noivo é de Alagoas e agente só pode resolver tudo dia de sábado e descobri que o cartório que ele foi registrado não abre dia de sábado pra poderem entrar em contato, será que vão pedir pro meu noivo voltar outro dia ou será que eu sozinha resolvo

  17. Boa Noite. Moro com minha esposa em um imóvel a 16 anos que pertence a seu Pai. Ocorre que só existe um documento de compra e venda do terreno, que ainda está no nome da antiga proprietária e vinculado a loteadora. Da casa não existe nenhum tipo de documento na prefeitura aqui de Londrina. Não tem projeto, não tem nada. O terreno vem descrito no IPTU como terreno sem uso e o valor ultrapassa R$ 1.500,00 reais. O IPTU está atrasado desde de 2008, já foi executado, protestado e penhorado. Conseguimos tirar a penhora e parcelamos os valores em 60x. Podemos pedir o Usucapião Extrajudicial? Quais documentos necessários? Obrigado.

  18. Gostaria de saber.
    Meu dia deixou um papel de doação pra uma sobrinha.mas não tem registro em cartório.
    Somente um papel autenticado.
    A esposa do meu tio estava viva e não tem a assinatura dela.somente de dois filhos.a doação é validade.o papel só apareceu depois dos dois já estarem mortos.

  19. Olá.

    Gostaria de obter algumas informações e achei este Blog muito interessante e objetivo.
    Preciso tirar escritura de um terreno que possui metade de sua área construída; seu único documento é o contrato de compra e venda, na região poucos proprietários tiraram a escritura pois, antigamente a região era considerada área rural. Qual o passo inicial para esta legalização?

    Obrigada

    • Olá Adriele,

      O processo de regularização do imóvel varia muito de caso para caso, o que impossibilita a prestação de consultoria em nosso blog. O que recomendamos, como passo inicial, seria o comparecimento no Cartório de Notas (onde são lavradas escrituras) mais próximo ou de sua preferência. Assim, neste cartório, uma orientação completa poderá ser realizada.

  20. Olá! Eu comprei uma casa em 2004 sem escritura que na qual estou pagando ainda.tenho apenas contrato de compra e venda feito em cartório. Falta apenas 10 mil para quitar a divida,eu queria saber se eu posso colocar essa casa a venda? ou terei problemas com o antigo dono? corro algum risco em colocar ela a venda antes de quitar?

  21. Boa tarde!
    Gostaria de comprar um loteamento, porém, a pessoa quem quer vender so tem o contrato de compra e venda. Quais são os procedimentos que devo tomar?

  22. Olá!
    Quero saber em relação a declaração de residência . Pois preciso levar o documento de comprovante de residência, mas moro cim minha tia
    Então ela fez a carta a punho e assinou
    Agora para reconhecer firma precisa ser só ela ou eu mesma consigo?
    Ou pode ser reconhecido a semelhança
    E válido o documento dessa forma??

    Me ajuda oor favor
    Obgdoo

  23. Prezados(as) senhores(as), boa tarde!!

    Posso fazer a lavratura da escritura de um lote em uma Estado (por ser mais em conta) e no Estado onde está o imóvel fazer o registro da escritura?? A diferença de preços chega a ser de até 8 vezes a mais aqui em Campo Grande – MS

  24. Comprei um imóvel em 1997 em meu nome e da minha esposa (união estável na época). Nos casamos oficialmente em 2012. É necessário averbar a certidão de casamento ao imóvel ? Esse imóvel está à venda.

  25. Ola?
    Gostaria de receber uma orientação de vocês, quando eu era pequeno eu morava na roça, tinha um irmão que foi dado como morto em um hospital onde estava internado como não tínhamos condições financeira nem pra locomover até o local, eles estão o enterraram sem a presença dos familiares, e não apresentaram a certidão de óbito, isso foi a 29 anos atrás, teria como eu conseguir uma cópia da certidão?

  26. Estou tentando fazer uma reificação na certidão de nascimento de meu pai onde consta erro de grafia no nome dos avos maternos dele, porem como ele esta vivo o cartório disse que tem que ser ele mesmo ou devo entrar judicialmente fazendo o pedido, pois ele está em lugar incerto, não sendo possível a localização dele, já procurei vários advogados que não sabem como proceder nesse caso, vocês poderiam me orientar quanto os procedimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *