Ônus Reais no Cartório de Registro de Imóveis

Solicite certidão de ônus reais online no Cartório 24 Horas.

Solicite certidão de ônus reais online no Cartório 24 Horas.

Os Ônus Reais do imóvel no cartório de registro de imóveis, significam, em síntese, obrigações que recaiam sobre um bem imóvel, que limitam o usufruto e disposição da propriedade, representam o direito sobre o bem imóvel. É o direito encarregado em gerar créditos pessoais em favor do interessado.

O conceito de Ônus Reais engloba a obrigação real e garantia real, todavia, isso não quer dizer que as duas relações se fundam em uma única, por exemplo: direito de hipoteca e penhor são consideradas garantias reais. A obrigação real do Ônus Reais contempla uma prestação em gêneros ou em dinheiro, que recaia sobre o proprietário do imóvel, vinculando o patrimônio como garantia de cumprimento a obrigação acordada.

Para que os Ônus Reais sejam definidos, é necessário que o proprietário do imóvel esteja enquadrado como devedor, sujeito de uma obrigação, cujo valor se limita ao cumprimento do débito e bem onerado.

A certidão de Ônus Reais, emitida pela natureza do cartório de registro de imóveis, informa se há algum ônus positivo que recaia sobre a propriedade, como por exemplo: se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento, se há averbado na matrícula do imóvel promessa de compra e venda etc.

Quando a certidão de Ônus Reais resulta negativa, significa que o imóvel está livre e desembaraçado para os fins que o proprietário desejar.

Os elementos constantes na certidão de Ônus Reais descrevem os dados do imóvel, dos proprietários e com a classificação de certidão de ônus reais negativa ou certidão de ônus reais positiva. Nos casos em que a certidão de ônus reais seja positiva, é descrito qual é a obrigação lançada a propriedade.

No Cartório 24 Horas é possível solicitar certidão de Ônus Reais a qualquer cartório de registro de imóveis do Brasil. O pedido é feito online, o cliente preenche os campos solicitados e informa o endereço que deseja receber o documento, o endereço pode ser aqui no Brasil ou no exterior.

151 thoughts on “Ônus Reais no Cartório de Registro de Imóveis
  1. Meu pai é falecido e a casa que eu morava antes era dele que vendeu para duas pessoas depois.
    Preciso da certidão de onus desta casa de Pai para justificar a venda para a compra da minha casa atual.
    Estou tendo dificuldade em saber qual o cartorio

  2. Tira minha dúvida.
    Comprei um imóvel. Vou dar uma entrada e financiar o restante. Esse imóvel ainda está pendente na caixa por financiamento do proprietário. A dúvida é a seguinte: entrei com pedido de financiamento e a imobiliária já quer que eu dê a entrada. Posso pagar a entrada ao proprietário só com a certidão de ônus do imóvel, mesmo sem sair ainda a resposta do financiamento?

  3. Olá. comprei um imóvel de um mutuário da Companhia de Habitação do Estado – COHAB que foi financiado pela Caixa Econômica. Continuei pagando em dias as prestações e o mesmo esta quitado há 12 anos. Porém, só agora a Companhia de Habitação do Estado, responsável pela venda do imóvel resolveu liberar a hipoteca. No entanto, ao solicitar a liberação da hipoteca, fui informado que o ofício há ser liberado pela companhia, para poder dar entrada na escritura perante ao cartório, sairá no nome do primeiro mutuário do imóvel. Tenho uma procuração pública de venda desse imóvel pra mim, me dando todos os poderes para eu vender, ceder, ou transferir para mim mesmo esse imóvel. Tenho também um contrato particular de compra e venda. Mas, como o ofício liberando a hipoteca, vem em nome do primeiro mutuário, o cartório local, está querendo que eu faça duas escrituras, uma no nome do primeiro mutuário e só depois, uma outra no meu nome. Isto está correto? Será que posso averbar na matricula desse imóvel, o contrato de promessa de compra e venda que tenho, junto com a procuração, poderei passar esse imóvel direto pra mim, sem a necessidade de fazer duas escrituras? O que eu faço nesse caso? Obrigado!

    • Vc fez um contrato de gaveta, porem a sua procuração​ não lhe dar direito passar o imóvel para o seu nome e sim representar o antigo proprietário, o que o cartório falou está correto e necessário registrar o imóvel no nome do antigo proprietário e só após passar para seu nome!! Tendo cuidado em saber se o antigo proprietário já não faleceu pois a procuração se extingue na morte de quem lhe passou a procuração!!!! Qualquer dúvida segue meu e-mail pra lhe esclarecer melhor meu amigo estfanlbarbosa73@gmail.com

  4. Olá eu legalizei um terreno q estava abandonado…paguei o IPTU atrasado dês de 1950 ..agora o IPTU vem no meu nome..se eu quiser vender esse terreno o q devo fazer..tenho q ir no cartório p passar pro nome da pessoa?

    • Olá Vania,

      Se ele estiver escriturado e com a matrícula do imóvel em seu nome, é recomendado que a venda seja formalizada com a escritura pública do imóvel, no Cartório de Notas, tendo em vista que é a forma mais segura e reconhecida no país.
      Agora, se o imóvel não estiver com estas regularizações, você faz um contrato de compra e venda de gaveta.

  5. Boa noite,
    MORO HA 38 ANOS NUMA MESMA CASA TENHO COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA NO NOME DO MEU PAI QUE JÁ É FALECIDO. PRECISO SABER NO NOME DE QUEM ESTÁ O NOSSO TERRENO PARA TOMAR ALGUMAS PROVIDENCIAS …O QUE PRECISO FAZER PARA CONSEGUIR ESTA INFORMAÇÃO? É NECESSÁRIO TIRAR UMA CERTIDÃO SÓ PRA ISSO?

  6. Gostaria de saber se somente com os dados do IPTU consigo a certidão de ônus de um imóvel? Pois, não sei se o mesmo foi registrado em algum cartório.

  7. Minha mãe comprou uma casa em que moramos há 25 anos, possuímos a escritura, mas não há nenhum papel do RGI. Como saber se é registrada no registro de imóveis e se não for como fazer esse registro? O IPTU vem no nome da antiga dona, isso já significa que a antiga registrou e minha mãe não?

  8. Òla eu pretendo compra um lote só que há pessoa tem só recibo de compra e venda isso é seguro
    ou sera que tenho que ver o ônus antes da compra?

  9. Ola bom dia, a minha casa esta quitada pela caixa so não esta no meu nome. Eu quero vender esta casa so que o dono da casa ja e falecido. Me orientaram que eu deveria ir no cartório e pedir o onus reais da casa para depois vender. E correto essa informação.?

    • Olá Aparecida, como vai?

      A Certidão de Ônus tem como finalidade verificar possíveis ônus que recaiam sobre o imóvel como, por exemplo, financiamentos. Essa certidão será utilizada justamente para verificar qualquer tipo de ônus que recaia sobre o seu imóvel.

  10. Certidão de ônus para ser fiador.
    A casa é quitada e está no nome do casal, porém a esposa faleceu. Não foi feita a escritura da casa.
    Pode ter algum impedimento devido ao falecimento da esposa, ou a certidão nesse caso é positiva?

  11. Boa noite,

    o povo do IPTU disse que se há Habite-se e IPTU então eu tenho que conseguir tirar a certidão de ônus reais. Só que quando tento fazer esse pedido no site do 9º RGI (responsável pela área) diz que o endereço não é encontrado. O atendente de lá disse que não há registro do número informado lá. Liguei pro cartório de notas e me disseram que só posso gerar a escritura da casa com a tal certidão de ônus que não consigo tirar. Detalhe: o IPTU está no nome do meu pai que já é falecido. Vocês conseguem me ajudar?

  12. Preciso tirar a certidao de onus reais de um apto que compramos na planta e acabou de ser entregue e vms passar a escritura. 0 que preciso para tirar esra certidao?

  13. Boa tarde, vendi uma casa que ainda tem bastante parcelas quitadas porém a compradora disse que os documentos estão demorando pois depende do ônus reais. Ônus reais nessa caso serviria pra quê (visto que a casa ainda ficará no meu nome até daqui uns 25 anos)?
    Ele sairá no meu nome, correto?

    • Olá Luana, como vai você?

      A certidão de Ônus Reais, emitida pela natureza do cartório de registro de imóveis, informa se há algum ônus positivo que recaia sobre a propriedade, como por exemplo: se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento, se há averbado na matrícula do imóvel promessa de compra e venda etc.

  14. Olá, tenho a seguinte dúvida, o processo de inventário será extrajudicial pois já obtive a informação com o advogado.Nesse contexto é necessário a certidão de ônus do imóvel logo no primeiro momento, ao dar entrada no cartório? Ou podemos dar entrada com a documentação exigida, exceto a certidão?

    • Olá Marcelo, como vai?

      Sim, é necessário. Após formalização do compromisso irretratável de compra e venda não tem a propriedade do bem, mas possui o direito real de aquisição de coisa alheia e, portanto, o dever de recolher os impostos incidentes sobre esse imóvel.

  15. Boa noite, estou recebendo um imovel em permuta e gostaria de saber se posso tirar certidao negativa de onus reais utilizando o endereco. Nao tenho o RI em maos. este imovel fica em campo belo sp.

  16. Olá meu imóvel não tem certidao de ONU registrada em cartório qual seria mais ou menos o valor para esse registro… Estou fazendo um financiamento e dando a casa como garantia.

  17. Boa tarde. Tenho o seguinte caso: um imóvel de propriedade da “Pessoa A” devidamente registrado e com hipoteca a favor da “Pessoa B”, também devidamente registrada e constatada na matricula atualizada do imóvel. Existe algum tipo de certidão a ser solicitada ao cartório de registro que ao consultar a “pessoa B” (favorecida da hipoteca), como chave de pesquisa, demonstre tal hipoteca? Ou somente aparecerá tal hipoteca se for consultado o dono do imóvel e por conseguinte a respectiva matricula do imóvel? Ou seja, o favorecido da hipoteca não é objeto de pesquisa publica?

  18. Boa tarde.
    Fiz uma solicitação de certidão de ônus reais e o prazo para receber é de 22 dias úteis. Tem alguma coisa que eu possa fazer pra chegar mais rápido?
    Já se passaram 6 dias úteis… Se eu for diretamente no cartório para pegar, eu consigo? Ou vou precisar fazer um novo pedido e pagar de novo?

  19. Boa Tarde, estou com uma duvida.

    Estou pegando documentos necessarios para alugar um imovel, e p/ fiar eh necessario a certidão negativa de onus. Porem talvez eu nao precise entregar o documento em si, mas sim uma foto… há a possibilidade de eu receber esse documento digitalizado?

  20. Bom Dia, estou realizando a compra de um imóvel com financiamento pelo Itaú, me solicitaram o documento com a matricula do imóvel e certidão negativa, fui no cartório onde o imóvel está registrado e tirei o Inteiro Teor, mas a gerente do banco informou que falta no documento a informação da lei de ônus nº 6.015 de 31 de Dezembro de 1973 e pediu que o cartório carimbasse a lei no documento. Só que no cartório ele não possuem esse carimbo e disseram que a inteiro teor deles tem que ser aceita assim. Como resolvo este impasse?

  21. Bom dia , poderiam me esclarecer uma dúvida, minhas certidões negativas venceram e agora terei que retirar novamente para dar entrada no rgi. É possível eu prorrogar a validade das mesmas ou conseguir gratuitamente??
    Obrigado pela atenção

  22. Boa tarde!
    Gostaria de saber como proceder na seguinte situação:
    Meu pai comprou um imóvel, faz tempo, na época ele colocou no nome de minha avo e agora ele que colocar no nome dele .minha avo ainda é viva.como pode ser feito?

  23. minha mãe tem 92 anos a 4 anos eu tinha um sobrinho que era procurador dela que tem a mãe falecida ele não estava administrando o dinheiro dela então peguei a guarda definitiva de minha mãe ele pegou o registro do imovel da minha mãe gostaria de saber se ele fez algum testamento pq havia me falado que poderia faser o endereço do imovel rua 20/número casa 35 codominio bidy viw joaquim de oliveira itaborai rj minha máe jovelina Maria Pires

  24. Bom dia. Meus avós maternos hj falecidos lotearam metade de um grande terreno e venderam e a outra metade foi dividida em partes iguais, não há servidão ligando nenhum. A parte q cabia a minha mãe foi dividida entre meus irmãos e eu.Desejo vender minha parte,mas meus tios não nos dão documento algum.a certidão de ônus reais me deixará ciente dá situação do terreno?Se está em usufruto por exemplo?Como fazer pra vender de maneira legal?

  25. Boa tarde. Meu sogro está com um terreno e eu estou querendo comprar dele. Porém é um loteamento antigo. O Iptu do terreno está no nome da minha esposa.. Mas ele foi ao cartório para retirar a certidão de Ônus reais, e la constaram que o terreno não consta na prefeitura. Gostaria de saber como agir para passar o terreno para o meu nome é construir um imóvel

  26. ola boa noite. tenho uma duvida, quando o proprietário vende o imóvel para outra pessoa, esta certidão de ônus reais automaticamente já passa a constar em nome do atual proprietário ? desde já agradeço o esclarecimento;

  27. Na cidade do Rio de Janeiro pesquisei e encontrei que é possível saber se uma pessoa tem testamento registrado, indo ao 5o e 6o cartórios. Isso englobaria possíveis testamentos registrados em qq cartório da cidade ? Engloba tb cidades do interior ? Em MG é possível fazer essa checagem tb, como ? Vcs prestam esse serviço ? Obrigado

    • Olá Lao, como vai?

      Na cidade do Rio de Janeiro, o 5º e 6º Ofício são distribuidores, portanto englobam todos os cartórios da natureza da certidão que necessita. Porém, referem-se apenas a cidade do Rio de Janeiro e não todo o estado. Infelizmente não prestamos serviço semelhante a este.

  28. ola boa tarde estive em negociaçao em uma casa cheguei a entregar toda a documentaçao exigida mas por motivo de força maior tive que desistyir da compra da casa . a pessoa que estava irtemediando a casa para mim cuidando de toda documentaçao agora esta me cobrando Rs 150,00 de um documento que ele foi no cartorio ONUS gostaria de entender isso . se eu tenho que pagar a ele esse onus que ele tirou no cartorio

    • Olá Marcelo, tudo bem?

      Esta pessoa que estava intermediando provavelmente está lhe cobrando os valores que gastou para solicitar a certidão junto ao cartório (emolumentos cartorários), portanto é correto o pagamento do valor.

  29. Gostaria de solicitar uma certidão de inteiro teor, mas tenho dúvida em qual cartório visto que o município de Carapicuíba era Comarca de Barueri e agora tem cartório proprio, a 1ra certidão 2008 eu fui pessoalmente no de Barueri e tirei. Algum tempo depois no Cartório de Carapicuíba eles disseram que eu teria que transferir para la mas eu tinha que pagar uma taxa que não fiz. Então aqui no site qual município eu escolho Barueri ou Carapicuíba?

  30. OI BOA NOITE,QUERIA SABER SE PODE DECLARAR ITR COM A DECLARAÇÃO DE POSSE E O RECIBO DE COMPRA E VENDA OU SE É OBRIGATÓRIO AS ESCRITURAS?

  31. Bom dia! sou locatário de um imovel em são cristóvão, e estou precisando tirar o cartão morador para que eu possa estacionar meu carro na frente de casa onde encontra-se um rotativo da prefeitura. Eles exigem além de outros documentos o Original da Certidão de Ônus Reais, como faço para conseguir? no caso eu sou o locatário e não proprietário, eu posso tirar esse documento?

  32. Comprei um apartamento financiado pela Caixa (alienado) e tenho duas dúvidas:

    1 – A certidão de ônus é o mesmo que certidão de registro de imóvel?
    2 – A certidão de registro de imóvel feita a partir de contrato de financiamento habitacional junto à Caixa é o mesmo que a Escritura? Ou mesmo com esse documento registrado em cartório é preciso fazer uma escritura?

    • Olá Renan, tudo bem?

      A certidão de ônus não é o mesmo que certidão de registro de imóvel. A certidão tem ônus tem por finalidade apenas verificar se o referido imóvel possui ônus que recaiam sobre ele, como financiamentos, hipotecas, processo de penhora, entre outros.
      A certidão de escritura e a certidão de registro do imóvel também são documentos diferentes. É comum lavrar a Escritura de Compra e Venda do Imóvel, formalizando todo o trâmite da negociação, e posteriormente realizar o registro desta escritura na matrícula do imóvel.

      • Eu Cerqueira um lote em 2012 e desde lá nunca apareceu ninguém q seja dono , e moro de frente para esse lote a 18 anos nunca apareceu ninguém e puxei ônus reais e diz q esta livre de ônus reais já tenho Açores plantadas estao enormes ype mangueira batem sapatas cavadas , posso construir nesse lote não tenho nenhum documento em meu nome ???

  33. Boa noite
    Gostaria de saber se apenas com o numero do lote e quadra do terreno eu consigo ônus reais. O terreno não tem nada , nem luz e nem agua e eu preciso de informações sobre o mesmo .

  34. Olá,
    O prazo para emissão de certidão de ônus reais, de imóvel na cidade do RJ, no site cartorio 24horas também é de até 5 dias úteis?

  35. Eu puxei ônus reais de um lote q cuido a 4anos e consta livre de ônus reais , eu posso construir nesse lote ??_nesses 18 anos q moro em frente à esse lote nunca apareceu ninguém para dizer q é dono , posso construir sem q eu venha a ter dores de cabeça ????

    • Olá Tiago,

      Você poderá ter dores de cabeça sim, pois o fato de não ter construção no mesmo não significa que não exista um proprietário. Além disso você também não é o proprietário do terreno, o que poderá lhe acarretar problemas no futuro.

  36. o correspondente da caixa disse que e u preciso tirar uma certidão de onus reais para comprovar que eu não tenho financiamnento em meu nome, um dia atrás no passado eu tentei junto com uma construtora, deu tudo errado e eu cancelei tudo… Distratei o contrato formalmente como regulamentado, e meu nome consta num tal de CadMut que só existe só pra dar dor de cabeça, fui na agencia que eu distratei tudo e fiz um requerimento para dar baixa no meu nome, mas mesmo assim estão querendo que eu tire uma certidao de onus reais para resolver isso ai… por fa vor solicito por gentileza informações a respeito.

  37. Obg pela orientação , mas mesmo estando livre de ônus reais não posso fazer nada , pois nessa mesma quadra os lotes estão iguais a esse q quero construir , e as pessoas já construíram já tem 3 anos e ate hj não deu nada , eles construíram e logo botaram relógio para que depois de 5 anos possam entrar cm usocampeão…

    • Olá Tiago,

      Se você deseja prosseguir com esta construção irregular é algo que deve fazer por sua conta e risco. Como lhe orientamos em outros comentários, você não é proprietário do terreno por ele estar desocupado, podendo ter dores de cabeça futuramente.

  38. Boa noite!

    Fui a imobiliária formalizar a compra de um imóvel e levei toda a documentação solicitada. Neste momento me pediram uma certidão de ônus reais a qual eu deveria, assim q tivesse pronta, entregar na imobiliária. Assim fiz e entreguei a certidão.
    Hoje o rapaz da imobiliária me ligou, informando que eu deveria tirar outra certidão porque a anterior havia perdido a validade. Argumentei com ele que a responsabilidade não era minha, uma vez que entreguei assim que ficou pronta.
    Enfim, ele me disse que era comum isso acontecer e que EU deveria tirar outra certidão. Fiquei p da vida, uma vez que essa certidão não é barata.
    A minha pergunta é, isso realmente é comum ou a imobiliária que cometeu algum erro?
    PS: Realmente tem mais de 30 dias que eu entreguei a certidão a ele.

    • Olá Viviane, tudo bem?

      De fato as certidões imobiliárias tem um prazo para serem utilizadas, pois as informações precisam estar atualizadas. O Cartório de Registro de Imóveis tem, por lei, o prazo de 5 dias úteis para emissão desta certidão. Você providenciou esta certidão junto aos demais documentos ou realizou este procedimento posteriormente? Com as informações que você forneceu não localizamos erros por parte da imobiliária.

  39. Gostaria de saber se é possível retirar a certidão de ônus reais só portando o documento de identidade, sem o canhoto adquirido no dia da solicitação. Obrigada

  40. eu gostaria de saber como faço para comprovar que um terreno que mora ha mmuito tempo pertence a mim.
    o problema é o seguinte eu morava com um velhinho e esse veelho morreu e deixou um terreno só que esse terreno não tem documneto algum o que eu faço para conseguir uma documentação para uqe eu posso pedir uma ligação de energia por não tem.
    aguardo resposta

  41. Boa tarde. Gostaria de saber se a Certidão Negativa de Propriedade sai apenas com as propriedades do indivíduo ou se constam também eventuais usufrutos que essa pessoa tenha. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *