Procuração Pública no Cartório de Notas

Certidão Procuração Pública no Cartório 24 Horas

Certidão Procuração Pública no Cartório 24 Horas

A procuração pública é um ato solene e formal, praticado pelo cartório de notas (tabelionato de notas).

Trata-se de uma autorização para prática de atos jurídicos em nome de um terceiro, no qual a pessoa é nomeado por outra para representação legal, podendo a procuração pública ser utilizada para várias finalidades.

De acordo com o Código Civil Brasileiro no artigo 654, toda pessoa é capaz e apta para conceder procurações, com exceção dos incapazes e relativamente incapazes, podendo estes últimos firmar procuração pública somente se assistidos por seus tutores legais.

O notário autorizado no cartório de notas é quem traduz em linguagem jurídica na procuração pública, ouvindo a manifestação da parte interessada nos poderes que deseja conceder e também orientando sobre a influência ou pacto que o ato pode onerar sobre o negócio.

Outorgante – é a pessoa que concede poderes, transfere interesses, autorizações, serviços e representações.

Outorgado – é aquela pessoa que foi permitida do direito, que se beneficiou dos poderes recebidos de representação legal.

Para conceder uma procuração pública cartório de notas, basta o outorgante e outorgado se dirigirem ao cartório de notas de confiança ou preferencia.

No caso de pessoa física, devem estar munidos de seus documentos pessoais originais; para pessoa jurídica deve ser apresentado o contrato social ou estatuto social, a última alteração do contrato social e ata de nomeação da diretoria.

No ato é possível determinar um prazo de validade para a procuração pública estar sendo utilizada.

Existe uma enorme variedade para utilização da procuração pública, mas geralmente são feitas para: representação perante o órgão INSS, representação perante a bancos, representação em negócios de compra e venda (ad negotia), representação na habilitação e/ou no casamento do cartório de registro civil, representação em ações judiciais (ad judicia) ou ainda para finalidades específicas.

A procuração pública, assim como a escritura pública, fica registrada em livro próprio no cartório de Notas eternamente, desta forma, o documento pode ser solicitado por meio de certidão por qualquer pessoa, o que evita desgastes desnecessários com extravios de documentos.

O Cartório 24 Horas atende a todos os cartórios de notas do Brasil para solicitação de certidão de procuração pública. Além desta certidão, também é possível solicitar certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de protesto, busca de bens, matrícula atualizada de imóvel e ainda outras certidões do cartório de registro civil, cartório de registro de imóvel, cartório de protesto e cartório de registro de títulos e documentos.

Você solicita a qualquer momento ou horário e recebe no endereço que desejar, de forma prática e segura!

70 thoughts on “Procuração Pública no Cartório de Notas
  1. É possível solicitar todas as certidões outorgadas em nome de uma pessoa, em vários cartórios, sem a determinação do objeto/objetivo dos documentos?
    Há uma pessoa querendo me vender imóveis e carros em nome de terceiros, dizendo que possui procurações em diversos cartórios em Jacareí e São José dos Campos, em SP.
    Gostaria de obter as certidões onde essa pessoa é a outorgada. Isso é possível?
    Att
    Luis Carlos Ferreira

  2. Boa tarde eu gostaria de saber seu eu posso copiar uma procuração pública, e autenticar no cartório ou reconhecer firma, não sei? Para usar na movimentação bancária dos meus pais, que não tem condições de andar muito tempo na rua. Sendo que eu já sou procuradora deles mas em março vence a procuração e o banco me pediu para que eu fizesse outra. Eu poderia fazer ou só o cartório é quem pode? Pq vi exemplos na internet. Aguardo por favor com urgência!

  3. Boa Noite!
    Gostaria de saber se com o nome e CPF de uma pessoa posso saber se há em algum cartório brasileiro uma procuração pública a ela outorgada?

    Obrigado.

    Claudio

  4. Se uma pessoa for idosa e não puder se locomover, o escrevente pode ir até a residência dessa pessoa, para fazer uma procuração pública?

    E se esta pessoa idosa estiver com as mãos trêmulas, com dificuldade de efetuar uma assinatura legível? Como proceder?

  5. boa tarde,

    minha mae tem uma doença neuromotora,na qual ela perdeu os movimentos dos bracos entre outros, temos um carro no nome dela na qual vendemos e temos de abrir e reconhecer firma para assinar no recibo o nome do novo proprietário, como devemos prosseguir?

    • Olá Renata, como vai?

      Vocês devem procurar o Cartório de Notas mais próximo ou que ela possua ficha de assinatura para verificar a melhor forma de realizar este reconhecimento. Em alguns casos pode ser necessário testemunhas ou até mesmo providenciar uma procuração.

      • Boa noite,meu pai deu avc e ta dificil levar ele no cartorio pq suas pernas nao firmam bastante,sera q o escrevente vem ate a residencia?E em relação a assinatura, a dele esta saindo tremula como procedo?

  6. boa tarde, gostaria de saber em qual cartório eu faço uma procuração publica especifica informando que a pessoa não assina (e analfabeta)?

    • Olá Michel,

      Você pode procurar o Cartório de Notas mais próximo e solicitar que um colaborador lhe acompanhe até o local em que seu filho se encontra, tendo em vista a impossibilidade dele comparecer no cartório. A partir disso, ele manifesta a vontade dele para que o documento seja devidamente elaborado.

  7. Olá, estou vendendo um imóvel e gostaria de saber se só o contrato de compra e venda resolve ou tem que ser feito um escritura pública?

    Se precisar quem deve ser responsável por esse gasto, eu ou comprador ou os dois?

    Quanto é em média uma escritura publica?

    Desde já grata!

    • Olá Juliana,

      A Lei prevê que só quem registra é dono. Portanto, durante uma transação imobiliária deve ser providenciado a devida Escritura Pública e em seguida o registro da mesma na Matrícula do Imóvel, concluindo a transferência da propriedade. É comum que para evitar gastos compradores e vendedores utilizem documentos particulares de compra e venda, mas, isso pode gerar transtornos no futuro.
      As despesas de escritura e registro na compra e venda ficam a cargo do comprador, salvo cláusula em contrário. Os valores variam de acordo com cada estado e valor do imóvel, sendo necessário confirmar diretamente com o cartório da sua cidade.

  8. Olá, eu preciso fazer uma procuração para minha irma que está em outro estado. Ela tem que comparecer no cartório? Se não for possível, há outra forma?

    • Olá Ana,

      Como ela está em outro estado, sugerimos que apenas você compareça no Cartório de Notas para solicitar a elaboração da Procuração. Lembre-se de estar munida dos seus documentos e leve também informações sobre os documentos dela. Acreditamos que não terá problemas ou complicações.

  9. Ola
    Se nao posso me locomover a um cartorio para fazer uma procuração publica, qual seria o procedimento??
    Preciso fazer uma procuração de divórcio em nome do meu irmao.

  10. Olá Boa noite fiz a compra de um imóvel.
    Um casal Vendeu para pessoa e agora são separados
    Porém na procuração consta o nome do esposo para o que meu vendeu
    E quando fui fazer a procuração o tabelião disse qie eu precisava que a ex esposa do antigo dono passasse uma procuração tbm
    Mais se só consta o nome do esposo na procuração como vou fazer com nome dela ?

  11. bom dia , vou dar entrada na habilitacao do meu casamento as tenho muitas duvidas
    na habilitacao casamento meu noivo na pode vir da entrada so ele pode fazer procuracao publica ou eu tbm,essa procuracao tem que definir quem vai o representar? ou so os dados dele.
    e a certidao de nascimento atualizada a propria pessoa pode pedir e pega ou outra pessoa pode fazer isso.pois ele mora no estado de sp e vamos casar na ba onde nossos documentos tds sao da ba.

    • Olá Neth, como vai?

      Pode ter alguém para representá-lo através de uma Procuração Pública sim, mas deverá ser determinado a pessoa no próprio documento. Com relação a certidão de nascimento, qualquer pessoa pode solicitá-la por tratar-se de um documento público. Caso precise da sua certidão de nascimento atualizada, aproveite para conhecer nosso site oficial: http://www.cartorio24horas.com.br

  12. bom meu tio comprou um moto so no nome dele mais ela e pra mim eu posso pedir uma procuração publica para representá-lo no Detran no ato da transferência e solicitar novo documento da moto fazer todos os requisitos para transferência ?

  13. Boa tarde…
    Eu pretendo me casar porem meu noivo esta preso em outro estado…
    Ele precisa fazer uma procuracao publica… gostaria de saber qual o valor aproximado para fazer isso… se tem como isentar…
    E se eu consigo fazer tudo isso aqui no estado onde eu moro ou se tenho q me locomover ate la?

  14. É possível lavrar procuração pública para representar interesse de pessoa, que esteja internada compulsoriamente para tratamento de dependência química, perante INSS e bancos? Em caso positivo, como é o procedimento?

    • Olá Lucas,

      Depende, pois para elaboração da procuração a pessoa que necessita de representação precisa comparecer junto ao Cartório de Notas para manifestar sua vontade. Em casos de dependência química, normalmente o que ocorre é a curatela determina de forma judicial.

  15. Olá! Preciso fazer uma procuração para que minha irmã possa sacar dinheiro de um processo mim, pois foi agendado com hora marcada e não poderei ir ao banco porque é em outra cidade. Eu preciso levar uma procuração pronta no cartório ou lá mesmo eles fazem?
    Obrigado

  16. Olá!
    Gostaria de saber se é possível eu fazer uma procuração pública, sem a presença do outorgado, pois moro em um estado distinto do dele e preciso que ele cancele o contrato do fies no banco para mim, e o banco solicitou a procuração publica por eu não pode esta presente.

  17. Se não puder comparecer ao cartório, por estar em outro país, posso fazer uma procuração para outra pessoa que va no meu lugar para fazer esta procuração pública?

  18. Boa noite meu parceiro está viajando e preciso de uma procuração pública para pega as chaves do nosso apartamento que está no nome dele tem como eu levar os documentos dele é fazer sem a presença dele ?

  19. sou brasileiro moro em barcelona espanha
    fiz uma procuraçao publica para minha sobrinha me representar no brasil
    ela foi ao banco na caixa economica abrir uma conta para mim e eles nao quiseram abrir
    dizendo que necessitam meus documentos autenticados tmb pelo consulado brasileiro de barcvelona porque se a procuraçao e publica e foram apresentados todos meu documentos inclusive certidao de casamento precisa de mais documentos sendo eu o ortogante?
    desde ja agradeço

    • Olá Sergio,

      O fato da procuração ser pública não significa que o banco não possa exigir outros documentos. A procuração tem por finalidade apenas outorgar poderes para uma pessoa lhe representar, não interferindo nas normas/procedimentos adotados pela instituição financeira.

  20. Preciso fazer uma procuração pra meu genro, ele mora noutro estado, a procuração será pra ele poder matricular minha filha no colégio de sua cidade, onde eles estão, pois ela é de menor e ainda não se casaram.A procuração será publica ou particular?

  21. Eu tenho um financiamento recente de um carro de 48 parcelas. Eu posso passar este financiamento para um terceiro mediante uma procuração pública, de forma que esta pessoa adquira os direitos e também os deveres em relação as prestações e questões de Detran?

    • Olá José,

      A procuração é uma forma de uma pessoa conceder determinados poderes para outra pessoa agir em seu nome. Desta forma, ela não transfere financiamentos e também não gera direitos ou deveres em relação a prestações ao financiamento.

  22. Olá preciso emitir uma autorização por procuração pública que se chama “AUTORIZAÇÃO DE FIXAÇÃO DE RESIDÊNCIA DE MENOR NO EXTERIOR” tenho uma filha de 14 anos sob a minha guarda, na qual irá residir comigo em Portugal a partir de 2018, o problema é que os cartórios em São Paulo estão se negando a emitir esse tipo de procuração, alegando que envolve menor, ressalvo que o pai biológico é quem irá fazê-lo perante o juiz do cartório e o mesmo está em comum acordo, entendendo que é o melhor para ela, já que a menor reside comigo desde o nascimento, sob minha total responsabilidade e embora eu obtenha a guarda unilateral o pai quando quer a tem visitado. Tenho tido imensa dificuldade com este assunto, por conta da negativa dos cartórios, no entanto tenho passado por um processo cansativo no qual sou instruída a procurar a “vara da infância” que diz não ser com eles, já fui na “vara da família” que também não sabe muito bem o que fazer e acabam me instruindo entrar com uma ação contra alguém que está em acordo comigo, alegando nunca terem visto algo parecido, já fui a “Policia Federal” que no caso só trata da autorização de viagem e esta já temos. Preciso de orientações pois a minha responsabilidade como mãe é que a criança não fique ilegal em outro país, tendo todos os direitos das outras.
    Recebi ontem um e-mail do Itamaraty me informando que os cartórios devem sim fazer a autorização por procuração pública, fico no aguardo de um retorno e agradeço antecipadamente Vossa atenção.

  23. Boa noite! Sou portugues e resido no Brasil. Tem um imóvel em Portugal o qual gostaria de fazer uma doação do mesmo, passar para nome dela. Pensei em uma procuração pública dando poderes ao meu tio que reside em Portugal. VocÊs emitem esse tipo de documento? Ele poderias ser enviado direto para Portugal?
    att

    • Olá Nuno,

      Infelizmente não possuímos informações sobre os procedimentos adotados para doação de imóveis em Portugal. Em nosso site viabilizamos apenas 2ª via da certidão de procuração, para elaboração do documento é necessário comparecer diretamente no Cartório de Notas de sua preferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *