Qual a diferença entre Transcrição e Matrícula de Imóvel?

Solicite Certidão de Transcrição ou Matrícula de Imóvel Atualizada online.

Solicite Certidão de Transcrição ou Matrícula de Imóvel Atualizada online.

A Transcrição de Imóvel no cartório de Registro de Imóveis deu-se início através do Decreto 4.857 de no ano de 1.939, o registro baseava-se em transcrever as transmissões no livro de Transcrição, este modelo de registro evidenciava os dados pessoais dos proprietários, sendo o imóvel em si figurado apenas como o objeto daquele registro, por este motivo as transcrições apresentavam descrição precária referente ao imóvel.

Um fato importante nos registros de transcrições é que quando um imóvel sofria uma alteração de proprietários, por exemplo, um novo número de transcrição era gerado, sendo o número de transcrição anterior finalizado. O que difere da matrícula de imóvel pois em transmissões de propriedade (compra e venda) o número da matrícula permanece o mesmo; pode sofrer alteração na numeração da matrícula nos casos de desmembramentos de lote, por exemplo.

A regulamentação para utilização do livro de Matrículas no cartório de Registro de Imóveis entrou em vigor no dia 31 de dezembro de 1.975, chamado de lei dos Registros Públicos, estaria alterando algumas praticas cartorárias, inclusive na esfera do cartório de Registro de Imóveis.

A mudança na lei para o cartório de Registro de Imóveis não excluiu a validade do sistema anterior, tampouco mudou a situação dos imóveis registrados no livro de transcrição. Isso significa que os imóveis que foram registrados no livro de transcrição e por ventura, não passaram por atualizações e atualização do registro de imóvel no livro de matrículas, permanece registrado no livro de transcrições.

A matrícula do imóvel caracteriza a correta localização, descrição e benfeitorias do imóvel. Na sequência, informações a respeito das transmissões e atuais proprietários, averbações e outras anotações localizadas na matrícula do imóvel.

No Cartório 24 Horas, é possível solicitar a certidão de transcrição dos livros de registro do cartório de Registro de Imóveis, ela deve ser solicitada de forma específica e no cartório de Registro de Imóveis responsável pela circunscrição onde o imóvel encontra-se situado.

A certidão de matrícula de imóvel atualizada também é possível solicitar através do nº da matrícula onde o imóvel encontra-se registrado ou através do endereço completo com informação de lote, quadra e planta.

O Cartório 24 Horas atende a todos os cartórios de registro de imóveis, cartórios de registro civil, cartórios de notas, cartórios de protestos do Brasil.

Cartório 24 Horas é rápido, fácil e seguro!

50 thoughts on “Qual a diferença entre Transcrição e Matrícula de Imóvel?
  1. Como tirar a segunda via do documento de usucapião? A minha mãe perdeu esse documento. Sou procuradora dela e ela está insistindo para eu resolver isso, mas não sei por onde começar nem quais documentos levar. Agradeço desde já sua atenção.

  2. Estve no cartório da 3 zona de registro de imoveis em Fortaleza pra tirar certidão de registro do imovel de meu pai que herdei e vou fazer o inventário. Falaram que o imóvel ñ tem matricula, sim transcrição, pois meu pai comprou em junho de 1975, desseram eles que matricula só para imóveis vendidos depois de janeiro 1976. Quando transferir para o herdeiro será gerada matricula. Transcrição equivale a matricula?

  3. Boa tarde .. Comprei uma casa no contrato de comprar e vendas de Imóvel . Hoje quero tirar a Escritura mas exigem o numero da matricula do imóvel e a certidão de onus para dai começar a fazer. So que eu nao sei exatamente em que cartório procuro na minha cidade em Salvador um cartório diz uma coisa pelo telefone e outro diz outra .Vcs fazem esse serviço de busca da Matricula e da certidão de onus

    • Olá Maria,

      Você sabe em qual Cartório de Registro de Imóveis este imóvel está registrado? Sabendo o cartório você pode solicitar uma certidão de Matrícula Atualizada do Imóvel pelo endereço. Nesta certidão constarão as informações do imóvel, como o número da matrícula.

  4. Boa noite, é possível se ter uma Certidão de transcrição de um imóvel que já possui matrícula? Se eu quiser que venha só o que está escrito no livro de transcrições isso é possível? Pergunto por que tenho me deparado com diversas certidões que atestam a transcrição de um imóvel em uma determinada página de um determinado livro, mas o texto não me parece esgotar a situação do imóvel.

  5. Boa Tarde, queria tirar a conta de luz do meu ex inquilino ” que deixo debito ” para o novo inquilino so que a light esta exigindo a trascricao do imovel o que seria ? E como consigo isso ?

  6. Tenho problema em duas certidão ,que não fala as conflontacao do imóvel ,que fazer ,vocês conseguem puxar as certidões com as conflontacao , então o quê devo fazer.

  7. olá. Meu pai possui um lote 15x30m. onde consta na escritura a venda de 50% do mesmo.
    existe alguma certidão que identifique como foi feita esta divisão de 50%?
    Na escritura consta apenas venda da metade do lote, sem definir detalhes.

  8. Olá, meu avô comprou uma casa das irmãs dele, em reserva de usufruto. Ele mora na casa a mais de 40 anos. A casa não está registrada no Cartório de Registro de imóveis. Só temos a escritura de compra e venda. Como faço para ter a extinção do usufruto?

  9. Tenho um Imóvel onde se tem uma Transcrição, onde o CRI era o 10ª – Capital/sp, passou a pertencer ao 18º da Capital/SP. Pergunto como agora o Cartório competente é o 18ª, a Matricula é aberta automaticamente ou não?

  10. Boa noite !!!

    Tenho um imóvel mais de 70 anos e só tem transcrição,será que consigo tirar a matricula desse imóvel ou uma possível escritura??

  11. Boa tarde!

    Gostaria de saber se a transcrição é um documento aceito pelo banco para financiamento do imóvel no lugar da matrícula, pois estou comprando um imóvel antigo que só possui a transcrição.

  12. Bom dia, comprei uma casa a mais de 5 anos e que moro no momento, a casa era nova e financiada pela caixa….. algum tempo atras o vizinho parou de pagar suas parcelas e acabou perdendo a casa, porem ai veio o susto, no ato de minha compra foi invertido a matricula do imovel…. porem ja fiz varias melhorias no imovel… o sr que comprou a casa concordou em fazer se possivel a troca destas matriculas…. isso pode ser feito ….. como devo proceder

    • Olá Carlos,

      Não compreendemos o que quis dizer com matrículas invertidas. Recomendamos que entre em contato com o Cartório de Registro de Imóveis onde a referida matrícula está registrada para obter correta orientação.

  13. Tenho 2 imóveis em um edifício comercial concluído há mais de 10 anos. Propriietários ocupam, alugam e vendem seus imóveis. O problema é que tenho apenas uma certidão com o nº de matrícula do terreno onde foi construído o dito edifício. Desta maneira não estou conseguindo vendê-los legalmente. O advogado me informou que os documentos para a regulamentação estão num tabelionato/cartório aguardando a transcrição dos mesmos e depois o Cartório de Registro de Imóveis registra e lavra a escritura. É isso mesmo? Obrigada
    Sandra Castro

  14. No caso de inventario para partilha de bens somente a transcrição de imovel servirá ou será necessária a matricula do mesmo ?

  15. Bom dia!
    Preciso fazer um INCRA para um cliente na qual o registro ele é de 76 sob o nº e transcrição 7058, na certidão atualizada retirada em Cartorio forneceu uma matricula 643.Gostaria de saber se essa transcrição foi transformada nessa matricula attual que o cartorio me deu.

  16. BOA TARDE, MEU IMOVEL ESTA COM REGISTRO DE TRANSCRIÇÃO DAS TRANSMISSOES “ANTIGO”, MINHA DUVIDA : FALECEU MINHA ESPOSA E PRECISO FAZER A PARTILHA, E OBRIGATÓRIO FAZER A MUNDANÇA DO REGISTRO DO IMOVEL PARA A NOVA LEI “MATRICULA”, ANTES DE FAZER A PARTILHA?

  17. Bom dia. Li a respeito da transcrição de imóveis e tenho uma duvida. Meu avô tinha um imovel transcrito em cartório, pois foi comprado em 1953. Agora, como herdeiro, tentei registrar o formal de partilha para este imovel e a moça do cartório disse que será necessário abrir uma nova matrícula. Não seria possível apenas fazer uma averbação junto ao antigo registro (transcrição) com meu nome?

    Obrigado e parabéns pelas informações. Muito uteis.

  18. Só tenho transcrição do meu imóvel. Li que o proprietário pode solicitar abertura de matrícula, porém nos documentos meu nome consta como possuidor, tenho apenas contrato de compra e venda, porém necessito da matrícula atualizada para dar entrada no processo de usucapião.

  19. Meus pais compraram as partes das terras dos outros irmãos de minha mãe, sendo que por conta que não foi feito inventário, essa compra e venda está registrada apenas em declaração no cartório. Agora precisam fazer partilha das terras. Um advogado solicitou novamente a documentação de todos, sendo que outro orientou apenas que fossemos ao Cartório e pedisse uma Certidão de Transcrição de Imovéis ou a Certidão de Inteiro Teor, para assim, repassar aos irmãos um documento de Compra e Venda com valor jurídico. Nesse caso, qual realmente é a opção mais assertiva?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *