Saiba Mais Sobre o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais

Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais

O Cartório de Registro Civil é o responsável pelo registro de nascimento, de casamento, de óbito e realize a emissão das respectivas certidões de nascimento, certidões de casamento e certidões de óbito. O Cartório de Registro Civil é a natureza de ofícios que aponta os fatos da vida de uma pessoa, desde o seu nascimento, casamento, divórcio e também o óbito.

Além disso, também é registrado no Cartório de Registro Civil dados de interdições, tutelas, curatelas, adoções, exercício de poder familiar (chamado de pátrio poder no antigo Código Civil de 1916 do Brasil), opção de nacionalidade e outros fatos que afetam diretamente a relação jurídica de diferentes cidadãos.

No Brasil, deu-se início as atividades regulamentas do Cartório de Registro Civil à partir de 1875, passando a ser obrigatória em 1888, com a Lei do Registro Civil que foi promulgada antes da Proclamação da República. Atualmente, é apresentado como Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais, os oficiais são indicados pela seleção disposta por Concurso Público, estes são responsáveis pelas instalações técnicas e todos os atos atribuídos a natureza.

No Cartório 24 Horas é possível solicitar a segunda via de certidão de nascimento, certidão de casamento e certidão de óbito, para todos os Cartórios de Registro Civil do Brasil. Esta facilidade promove à parte interessada facilidade na solicitação de certidões, sem a necessidade de dispensar tempo e dinheiro com deslocamento até o Cartório desejado.

7 thoughts on “Saiba Mais Sobre o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais
  1. Pingback: Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas | Blog do Cartório 24 Horas

  2. Quero muito casar no civil com meu companheiro mais não sei como fazer onde devo ir como fonciona custo documentos fazer reserva não entendo nada poderia me explicar?

  3. Olá, boa noite.
    Então, hoje quinta-feira 01/03/2018 fui ao cartório de registro da cidade onde moro registrar meu filho de 4 meses, ao chegar no destino o servidor perguntou pelo pai da criança, e mesmo eu dizendo que queria somente ao meu nome, mal deixou eu acabar de falar e já mandou eu ir no conselho tutelar que no cartório não estão registrando sem o pai, e que não poderia fazer nada por mim, mesmo eu dizendo que era um direito meu querer registrar meu filho, porque ele estava precisando muito dos documentos para consultas médicas.
    Alguém poderia me dar uma resposta, se isto está certo? Muito ruim se deslocar com uma criança e ter esse descaso horrível .

  4. Boa tarde minha irmã pediu a segunda via da certidão de nascimento dela e aí veio com uma letra diferentes no nome e aí ela passou a usar assim mesmo porém agora quando foi pucha um documento viu que já tinha outros com o nome amigo e o sobrenome da minha mãe também está com erro e agora o que ela deve fazer pois tem duas certidões diferentes e documentos também.

    • Olá Irenilda,

      É preciso identificar se o erro na certidão dela ocorreu por simples erro de digitação, na emissão da segunda via, ou está incorreto no livro de registro. Esta confirmação pode ser efetuada no Cartório de Registro Civil em que ela foi registrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *